You are on page 1of 6

FAI- FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS

SHIGELLA
O gnero Shigella foi descoberto como sendo o responsvel pela disenteria bacilar pelo microbilogo japons Kiyoshi Shiga em 1898. A Shigella um bacilo Gram negativo, imvel e no encapsulado, pertencente famlia Enterobacteriaceae. Atualmente, so reconhecidas quatro espcies de Shigella, divididas em quatro grupos com base na similaridade sorolgica e nas propriedades antignicas e bioqumicas: Grupo A (S. dysenteriae), Grupo B (S. flexneri), Grupo C (S. boydii) e Grupo D (S. sonnei). Entre esses grupos so conhecidos mais de 40 sorotipos, cada um designado pelo nome da espcie seguido de um nmero. A Shigella flexneri 2 o sorotipo mais encontrado nos pacientes de paises subdesenvolvidos; j a Shigella dysenteriae 1 conhecida como o Bacilo de Shiga e produz a forma mais grave de diarria, que pode evoluir para sepse e coagulao intravascular disseminada. Dos poucos trabalhos que se tm realizado, so aceites as seguintes condies para o seu crescimento e a sua sobrevivncia: Temperatura: As shigelas conseguem crescer em ambientes com temperaturas entre 10 e 45C e tm uma temperatura ptima de crescimento de 37C. As shigelas no se multiplicam temperatura de refrigerao mas sobrevivem durante a refrigerao e a congelao. As shigelas so destrudas por pasteurizao. PH: As shigelas conseguem crescer em ambientes com valores de pH entre 5 e 8 mas sobrevivem por perodos de tempo curtos em alimentos com pH inferior a 4,5. Actividade de gua (aw): Vrios estudos tm demonstrado que as shigelas sobrevivem por longos perodos em alimentos com baixa actividade da gua, como a farinha. Relao com o oxignio As shigelas so anaerbias facultativas. A infeco por Shigella uma doena universal que ocorre principalmente no vero, especialmente em crianas de seis meses a cinco anos de idade. A transmisso ocorre por via fecal-oral - a ingesto de volumes to pequenos com apenas 200 bactrias viveis pode produzir a doena. Grandes aglomeraes de pessoas, baixos padres de higiene pessoal e infra-estrutura inadequada de gua e esgoto contribuem para aumentar o risco de infeco e surtos epidmicos. A shigelose uma infeco bacteriana aguda do trato gastrintestinal, usualmente limitada a alguns dias, caracterizada por diarria com muco, pus e sangue, associada a dor abdominal, tenesmo e febre. O ambiente natural da Shigella o clon humano. Durante a doena e por um perodo de at seis semanas aps a recuperao, os microrganismos podem ser excretados pelas fezes. O tratamento correto diminui o tempo de eliminao das bactrias. Alguns indivduos, dependendo do inoculo e do seu sistema imune, podem se tornar portadores e eliminadores prolongados da bactria. As Shigella so relativamente resistentes ao cido e, por isso, atravessam a barreira gstrica e cruzam o intestino delgado com maior facilidade que outras bactrias. Aps um perodo de incubao de aproximadamente 24 a 72 horas, elas atingem o intestino grosso e penetram nas clulas epiteliais multiplicando-se em seu interior, provocando uma resposta inflamatria na

mucosa. As clulas epiteliais so ento lisadas, resultando em ulceraes superficiais com liberao das Shigella nas fezes. A mucosa torna-se frivel e apresenta uma camada de polimorfonucleares na sua superfcie. A princpio, a inflamao restringe-se ao clon sigmide e reto, mas pode acometer o clon proximal com o evoluir da doena. A diarria decorre da dificuldade em absorver a gua e os eletrlitos que passam pelo clon inflamado.

Epidemiologia
Apesar da maioria dos casos de shigelose ser disseminada atravs da transmisso pessoa a pessoa, j foram relatados muitos surtos de infeco ocasionados pela ingesto de alimentos ou gua contaminados. Esta contaminao, no entanto, sempre em virtude da presena de fezes humanas provenientes, geralmente, das mos de um indivduo assintomtico ou com a doena em forma branda, no diagnosticada. No Brasil as shigelas so os principais agentes de enterocolite, sendo S.flexneri e S. sonnei isolados mais freqentemente. A shigelose est sempre associada higiene pessoal e condies sanitrias deficientes. As instituies para doentes mentais, comunidades urbanas de baixas condies scio-econmicas e creches infantis so considerados locais de alto risco. A shigelose pode evoluir como uma infeco assintomtica, como uma diarria leve ou como uma disenteria grave acompanhada de febre, toxemia e convulses febris. A S. sonnei associa-se a quadros clnicos mais leves, enquanto que a S. flexneri e a S. dysenteriae esto relacionadas com quadros mais graves.

Mecanismo de patogenicidade
As clulas de Shigela spp, alm de aderir s clulas epiteliais da mucosa do intestino grosso, mais especificamente, do leo terminal; e clon, atuam invadindo e multiplicando-se no interior dessas clulas, destruindo-as durante o processo. Shigella dysenteriae produz uma toxina: a toxina de Shiga, que apresenta vrias atividades txicas, embora esta toxina possa contribuir, de alguma forma, para danificar a mucosa intestinal, seu principal papel parece estar relacionado a sndrome de uremia hemoltica (HUS) decorrente da complicao da shigelose. Nesta sndrome ocorre a falncia renal que algumas vezes se desenvolve em crianas, poucos dias aps um ataque de desinteria, podendo ser fatal. Classicamente a doena se inicia aps 24 a 72 horas de contaminao, com um prdromo inespecfico composto de febre, anorexia, calafrios, mialgias, nuseas e ate vmitos. Concomitantemente - ou aps alguns dias -, instala-se um quadro de diarria inespecfica composta por fezes pastosas, clicas abdominais e diarria aquosa. Esse quadro habitualmente precede a instalao da disenteria, que se caracteriza por eliminao freqente de sangue e muco nas fezes conseqente leso da mucosa colnica. As evacuaes podem atingir uma freqncia de 20-40 episdios por dia, com dor retal intensa e tenesmo incontrolvel, muitas vezes levando ao prolapso retal durante o esforo. Nessa fase tambm h dor palpao abdominal, principalmente na projeo do clon sigmide (fossa ilaca esquerda). Aps uma ou duas semanas de tratamento, a doena tende a ceder espontaneamente na maioria dos pacientes. A shigelose crnica, decorrente de tratamento inadequado, rara mas pode ocorrer. Nela, o paciente apresenta surtos de diarria, dispepsia, fraqueza e quadros de disenteria ocasionais. Os pacientes que possuem o antgeno de histocompatibilidade HLA B27 podem desenvolver Sndrome de Reiter (artrite, uretrite e conjuntivite) aps exposio Shigella.

Alimentos Relacionados:
A contaminao de alimentos pelo gnero Shigella est relacionada com a falta de higiene durante a sua manipulao, sendo as saladas (batata, atum, camaro, e aves), os vegetais crus, o leite e derivados e as aves os alimentos referidos com maior frequncia. A contaminao destes alimentos ocorre principalmente atravs da via fecal-oral.

Como a Shigella transmitida?


Para causar infeco, os germes precisam ser ingeridos. Geralmente eles so transmitidos quando as pessoas no lavam as mos com gua e sabo aps ir ao banheiro ou trocar fraldas. Quem tem os germes nas mos pode se infectar ao comer, fumar ou levar a mo boca. Pode tambm passar os germes para qualquer pessoa ou objeto que tocar, at mesmo para alimentos que, se no forem bem cozidos, podero transmitir a doena. Em raros casos, os germes Shigella tambm podem ser transmitidos em lagos e em piscinas com quantidade insuficiente de cloro. Quando algum com diarria banha-se ou nada na piscina ou no lago, os germes podem sobreviver na gua e infectar outras pessoas que engolirem esta gua ou apenas molharem os lbios com a gua.

Principais fontes de contaminao


Na maioria dos surtos de shigelose conhecidos, a principal fonte do microrganismo foi o manipulador. As guas contaminadas com fezes humanas e as moscas, em zonas em que os esgotos no so convenientemente protegidos, tm tambm sido referidas.

Tratamento
O principal objetivo do tratamento da shigelose manter o equilbrio hidroeletroltico do paciente. A hidratao oral o mtodo de escolha e deve ser institudo o quanto antes. A via parenteral s deve ser utilizada em caso de vmitos intensos e desidratao grave, quando a hidratao oral no foi efetiva. Outro ponto importante na teraputica o aporte calrico. A dieta no deve ser suspensa - muito menos o leite materno. Em casos de vmitos intensos, a dieta pode ser momentaneamente interrompida e reintroduzida to logo o paciente tolere. Inibidores da motilidade intestinal (p.ex.: loperamida, difenoxilato e elixir paregrico) esto contra-indicados: a inibio da motilidade intestinal aumenta o tempo disponvel para proliferao do agente infeccioso. Dados clnicos mostram que o tratamento antimicrobiano da Shiguelose diminui a durao da febre e da diarria em 50%, sendo que a excreo de bacilos diminui numa percentagem ainda maior, fato de vital importncia epidemiolgica. Por outro lado, vrios trabalhos vm relatando a crescente resistncia da Shigella aos antimicrobianos mais utilizados, o que implica a necessidade imperiosa de coprocultura e antibiograma para guiar a terapia. Quando no se conhece o padro de sensibilidade, a medicao de escolha e o Sulfametoxazol- Trimetoprim. Norfloxacina ou ciprofloxacina podem ser utilizadas em adultos portadores de shigelose e provenientes de reas com elevada resistncia a trimetoprima, ou naqueles que se considera conveniente o tratamento emprico contra o Campylobacter. Em crianas, as quinolonas esto contra-indicadas pelo comprometimento das cartilagens de crescimento. Ceftriaxona e outras cefalosporinas de terceira gerao administradas por via parenteral podem ser opo em casos de vmitos intensos. Indivduos excretores de Shigella devem ser afastados do manuseio de alimentos at a obteno de

culturas negativas a partir de trs amostras sucessivas de fezes colhidas aps o termino da antibioticoterapia. A medida de controle mais importante consiste na higiene pessoal (lavagem de mos com sabo) daqueles que manuseiam alimentos ou trocam fraldas.

Medidas de controle
As medidas de controle e preveno de shigelose de origem alimentar esto relacionadas com a boa higiene pessoal e educao dos manipuladores de alimento. A contaminao de alimentos ou gua com Shigella spp indica contaminao recente com fezes humanas, devido a fragilidade desses microorganismos. A higiene pessoal, em particular a lavagem de mos efectuada de forma adequada, a principal estratgia de preveno de shigelose. de salientar a importncia da educao das crianas para que adquiram prticas e hbitos de higiene correctos.

Dicas para evitar a shigelose?


As duas coisas mais importantes a lembrar so que a Shigella s pode causar doena se voc ingerila e que sabo mata o germe. Siga as dicas a seguir; se voc fizer delas um hbito, poder evitar a shigelose bem como outras doenas. Lave sempre muito bem as mos com gua e sabo antes de comer ou tocar nos alimentos e depois de ir ao banheiro ou trocar fraldas. Se estiver cuidando de algum com diarria, esfregue as mos com bastante gua e sabo depois de limpar o banheiro, ajudar a pessoa a usar o banheiro ou aps trocar fraldas, roupas ou lenis sujos. No compartilhe alimentos, bebidas, talheres nem canudinhos. Caso seu filho freqente uma creche (day care) e esteja com diarria, avise os funcionrios da creche para que possam tomar todos os cuidados necessrios para que os germes no sejam transmitidos a outras crianas. No deixe ningum com diarria usar uma piscina ou nadar num lago enquanto estiver doente. Seja extremamente cuidadoso com crianas pequenas, mesmo que elas usem fraldas.

Shigella dysenteriae

Shigella boydii

Shigella sonnei

Shigella flexneri

Referncias Bibliogrficas:
(1) Microbiologia dos Alimentos Bernadete D. Gombossy de Melo Franco; Mariza Landgraf. Editora ATHENEU (2) http://www.espacorealmedico.com.br (3) http://www.mass.gov/dph/cdc/factsheets/portuguese/shigella_pt.pdf (4) www.agenciaalimentar.pt

You might also like