You are on page 1of 5

06296631491 POLCIA MILITAR DA BAHIA ESQUADO DE POLCIA MONTADA CURSO DE FORMAO DE SOLDADOS 2011 DISCIPLINA: RELAES INTERPESSOAIS INSTRUTOR:

CAP PM BANDARRA AL SD PM ROBERTO N 54 TURMA B RESENHA

Como relato inicial da minha resenha, iniciarei os comentrios a respeito do material que nos foi cedido pelo instrutor CAP PM Bandarra. A histria do filme Preciosa a priore, em seqncia comentarei sobre o texto O automatismo concordo-discordo e as armadilhas do reducionismo e o tpico 2.1 da apostila da disciplina Relaes Interpessoais, que trata sobre a Auto-estima. Pretendo concluir com uma breve confrontao dos temas citados relacionando-os com a atividade policial, fatos e acontecimentos do meu cotidiano enquanto civil e minhas perspectivas futuras como Policial Militar. Mais do que um triste relato da caminhada de uma jovem desprovida de afeto familiar que mesmo assim ainda conseguia sorrir. Com surpreendentes atuaes, ela vai alm e mostra o renascimento de uma vida que comea a ser, pelo menos em sua tica, importante em meio sociedade. Obesa e deprimida, pouco expansiva, ignorante, garota de dezesseis anos, vive em um bairro de New York. A menina tmida pouco fala, com variados pensamentos, dificilmente est alegre e foge da realidade, como nas fantasias que tem com o professor ou como quando se v como uma estrela de cinema. A jovem mora em um apartamento com sua genitora e em mementos que assistente social vai visit-la, para confirmar a necessidade do benefcio que a me recebe por estar desempregada, a av e a filha doente mental esto presentes na residncia para provar a extrema precariedade e dificuldade que a famlia passa para se manter naquela casa. Quem poderia ser sua salvao, na verdade o seu grande tormento e passa os dias fumando cigarros e assistindo TV. O fato de a filha ter esperanas de melhoria odiado pela me e a trata como uma empregada domstica, sempre a acusando de ter lhe tirado o seu marido, que abusou sexualmente da filha. A adolescente sempre obrigada a fazer s atividades domsticas, mesmo sem o seu interesse, sendo tratada como uma empregada sem direitos na base de ofensas verbais.A realidade da menina comea a se modificar, aps a sua matrcula em uma escola alternativa de supletivo, onde os alunos merecem ateno especial. A oportunidade de salvar uma alma perdida em meio aos mortos faz com que ela saia do inferno e passe a ter uma vida real. O carinho e ateno dado por sua professora e uma assistente social faz com que a garota recupere aos poucos a auto-estima e a dignidade e o direito de criar os seus filhos longe dos maus tratos da me. O Automatismo Concordo-Discordo... um texto amplamente interessante e bem agradvel de compreender. Mariotti d partida relatando sobre o reducionismo, que a tendncia natural do ser humano de reduzir as coisas, sendo este necessrio para uma melhor compreenso do mundo, porm questionvel. O comportamento padronizado reflexo de uma forma similar de pensamento, a

eliminao logo de cara uma defesa natural, logo, dispensamos a necessidade de interagir com outro, a isso ele define como Automatismo.... Nossa ansiedade nos impede de sermos cautelosos, ouvir os mnimos detalhes e at o fim j no mais to fcil, isso reflexo do condicionamento das nossas mentes a um pensamento linear.

A razo descrita como um desencantamento, a partir do momento que o Ser foi ignorado por ela. O projeto moderno colocou no pice a sensao do homem, fazendo-o se sentir no comando de todas as coisa do mundo natural, atravs da tcnica que em prtica corresponde ao pensamento linear, este que reprime a conscincia potica. A forma pela qual nos relacionamos e abordamos ou somos abordados por o prximo muito peculiar, porm o pensamento linear nos induz a, por exemplo, tratar as pessoas de um jeito similar. Se concordarmos com algo que o outro diz, mas nem ao menos esperamos por a concluso do raciocnio alheio, isso se constitui uma forma egosta de no querer ouv-lo. Outra situao a tentativa de contrariar as idias alheias por o nico propsito de desqualificar o interlocutor ou pelo fato de no simpatizarmos com o mesmo. Os rudos da comunicao so inevitveis perante a esse comportamento. Aprender a ouvir at o fim e esperar preciso, respeitar o outro. Seria interessante assumirmos uma postura reflexiva inclusiva, buscarmos mais a sabedoria do que o conhecimento.

Sobre auto-estima o autor revela variados tipos da mesma, esta que podemos compreender como a valorizao de si mesmo, o amor prprio. A auto-estima envolve tanto crenas, por exemplo, "Eu sou competente/incompetente", "Eu sou benquisto/malquisto" e emoes auto-significantes associadas, por exemplo, triunfo/desespero, orgulho/vergonha. Tambm encontra expresso no comportamento, assertividade/temeridade, confiana/cautela. Em acrscimo, a auto-estima pode ser construda como uma caracterstica permanente de personalidade, trao de auto-estima, ou como uma condio psicolgica temporria, estado de auto-estima. Finalmente, a auto-estima pode ser especfica de uma dimenso particular, por exemplo, "Acredito que sou um bom escritor e estou muito orgulhoso disso" ou de extenso global, por exemplo, "Acredito que sou uma boa pessoa, e sinto-me orgulhoso quanto a mim no geral".

Por fim devo ressaltar que os trs textos foram de grande valia, pois esto filosoficamente ligados ao ato da atividade policial. Devemos e teremos, em situao diria, quando em servio, que decidir, julgar e agir, tudo isso em frao de segundo, e sem ao mesmo ter noo do contexto situacional. Mas se no formos felizes e errarmos seremos execrados pela sociedade, esta que espera o mximo de eficincia das nossas aes. O bom senso muito importante para atividade policial, entender o prximo e escutar, sem antes discriminar essencial tambm. Agir dentro da lei sem usar dos excessos e estar sempre disponvel para ajudar ao prximo seja quem for. Esse ideal de polcia, em minha opinio, s se concretiza a partir do momento em que o policial est satisfeito com sua atividade exercida, quando h uma reflexo sobre a importncia do seu papel na sociedade e reconhecimento do seu valor em comunidade.

Direitos Humanos e Atividade Policial Devemos entender, por Direitos Humanos, que se tratam daqueles que o homem possui por sua prpria natureza humana e pela dignidade que lhe inerente, constituindo um dever da sociedade poltica a ser garantido. Em um passado recente, nosso pas foi sacudido por regimes polticos de governos mais rgidos, com inmeras violaes dos direitos fundamentais do homem, o que serviu para despertar o olhar de alguns seguimentos da sociedade quanto ao respeito pelos Direitos Humanos. Posteriormente, foi restabelecido o Estado de Direito e o apoio dos intelectuais, que antes militavam, se esvaziou e somente aqueles desligados e independentes do grande capital e que no tm, em princpio grande apoio da imprensa, que continuaram na luta em favor dos Direitos Humanos. Em contrapartida, iniciaram-se as distores com a reduo do discurso pelos Direitos Humanos a uma questo policial, deixando de lado os direitos bsicos sobrevivncia. Essa distoro, nos parece, que pretende mudar o eixo das discusses de todo o contedo dos Direitos Humanos, reduzindo-o a um discurso limitado na defesa desses direitos. Muitos acabam sem responder a uma indagao que com frequncia surge na boca daqueles que pretendem esvaziar o discurso acerca dos Direitos Humanos. Parece at que existem duas espcies de Direitos Humanos: os dos marginalizados e o das vtimas. Na verdade, Direitos Humanos constituem um instrumento forjado para defender a pessoa humana de um modo geral e no apenas um indivduo qualquer, seja ele criminoso, seja ele vtima de crimes. Os Direitos Humanos esto disseminados no s atravs de transgresses lei praticadas pelos homens, mas sim no exerccio abusivo do poder poltico e do poder econmico. As pessoas que lutam pelos Direitos Humanos no Brasil, so rotuladas como aquelas que lutam pela proteo do "bandido" contra a polcia, esquecendo-se que o conceito mais amplo e envolve outras aes civis na verdadeira luta por condies dignas de vida, portanto o discurso muito maior. O comentrio de que os Direitos Humanos se resumem na busca de proteger os bandido da polcia, encobre o fato de que a polcia, foi utilizada com freqncia como repressora dos movimentos de reivindicao das classes populares. Na verdade o choque no entre a polcia e o cidado e sim entre Estado e cidado. A polcia serve apenas de instrumento, de fora aparente, de materializao do Estado. Seria por demais simplista imaginar que a Segurana Pblica depende apenas das corporaes

policiais, essas representam apenas uma metade da questo, enquanto que a outra metade depende de fatores variados, como educacionais, sociais, econmicos, culturais, etc. E exatamente no manejo eficiente dessa complexidade que vai assegurar ao pas um bom nvel de segurana pblica. Esquecem alguns que jamais haver um equilbrio social, prosperando os Direitos Humanos, cidadania e democracia, sem que se melhore a distribuio de renda no pas. Acredito que o trabalho policial extremamente difcil e deveria merecer todo o respeito da sociedade, no entanto, muitas vezes no encontra na sociedade brasileira a considerao e apoio que requer. A segurana pblica necessita ser compreendida sob a tica dos Direitos Humanos, para que se ajuste a atuao das polcias e acontea seu aprimoramento. O respeito aos Direitos Humanos no implica em afrouxamento, tolerncia em relao criminalidade, ao contrrio exige respeito vida e integridade fsica das pessoas. A polcia como um todo tem que buscar a confiabilidade do cidado, por isso imperioso, respeitar o cidado para conquistar o seu respeito.

Sei que um dia tudo vai mudar Juro nunca mais..... te esquecer Juro nunca mais te esquecer

You might also like