You are on page 1of 2

MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO, Cludia S. Manual de Metodologia da Pesquisa no Direito. So Paulo: Saraiva, 2009. P.

62 a 68 Nome do aluno: Andressa dos Santos

Mtodo indutivo O seu objetivo chegar a concluses mais amplas do que o contedo estabelecido pelas premissas nas quais est fundamentado (MEZZAROBA; MONTEIRO, 2006, p.63). Essa generalizao no ocorre por meio das escolhas a priori das respostas, sendo que estas devem ser repetidas, geralmente baseadas na experimentao. Isso significa que a induo parte de um fenmeno para chegar a uma lei geral por meio da observao e de experimentao, descobrindo-se a relao existente entre dois fenmenos para se generalizar. Podem-se destacar algumas etapas para a utilizao do mtodo indutivo: Observao identificao de fenmenos da realidade, seja de forma natural, seja de forma induzida. Hiptese resposta prvia. Experimentao anlise da reao causa-efeito. Comparao classificar e analisar os dados obtidos. Generalizao tratar de forma universal os dados obtidos. Os professores Orides Mezzaroba e Cladia Monteiro (2006, p. 63) indicam o cuidado que se deve ter na utilizao do mtodo indutivo:
Vamos imaginar essa situao: os jornais do cobertura a um grande caso de corrupo de uma proeminente magistrada nacional. O cidado leigo em Sociologia utiliza seu senso comum para refletir e chega seguinte concluso: - Se aquele juiz X corrupto, logo todos os juzes tambm so!

Mtodo dedutivo O mtodo dedutivo o oposto do indutivo. Ele parte de uma generalizao para uma questo particularizada. Esses argumentos gerais apresentam-se como verdadeiros , pois j foram validados pela cincia. H, portanto, uma relao lgica entre as premissas gerais e os particulares, pois caso a primeira seja considerada invlida a concluso tambm o ser. Essa logicidade fez com que esse mtodo fosse amplamente utilizado por pesquisadores mais formalistas.

Esse tipo de mtodo fundamenta-se no silogismo: partindo de uma premissa maior, passando por outra menor e chegando a uma concluso particular. Premissa maior os empregadores so favorveis flexibilizao das leis trabalhistas. Premissa menor Mrio empregador. Concluso logo, Mrio a favor da flexibilizao das leis trabalhistas. Note-se que, se a premissa maior for considerada falsa, a concluso no ter validade. A questo fundamental da deduo est na relao lgica que deve ser estabelecida entre as proposies apresentadas, a fim de no comprometer a validade da concluso (MEZZAROBA; MONTEIRO, 2006, p. 65). Note-se que:
O mtodo dedutivo possibilita ao pesquisador caminhar do conhecido para o desconhecido com uma margem pequena de erro. Todavia, esse mtodo bastante limitado, uma vez que a concluso a que se chegou no pode ultrapassar as premissas (MEZZAROBA; MONTEIRO, 2003, p. 65).

Outro aspecto a ser observado em relao a esses dois mtodos que


[...] no se apresentam de forma muito clara, isto porque ambos esto fundamentados n processo observacional. Ressalta-se, no entanto, que, se por um lado, o mtodo dedutivo pode nos levar construo de novas teorias e novas leis, por outro, o mtodo indutivo s nos possibilita chegar a generalizao empricas de observao. (MEZZAROBA; MONTEIRO, 2006, p. 66)

You might also like