You are on page 1of 23

CARTA PROPOSTA CHAPA BALANA 22, RESGATANDO A NOSSA HISTRIA!

...a justia sustenta, em uma das mos, a balana, com que pesa o Direito, enquanto na outra segura a espada, por meio da qual o defende. A espada sem a balana a fora bruta, a balana sem a espada a impotncia do Direito. (Rudolf Von Ihering)

A Chapa BALANA 22 vem por meio desta Carta Proposta manifestar seus planos e sua conduta visando a eleio do Centro Acadmico 22 de Agosto.

Quem Somos:
Um grupo de estudantes dispostos e motivados a trabalhar e a honrar todos os nossos compromissos, que movidos pelo descontentamento com os atuais rumos que vm tomando o nosso movimento estudantil, urge a latente necessidade de tomarmos novos caminhos para revolucionarmos verdadeiramente nosso Centro Acadmico de forma concisa e coerente.
1 Balana 22

Observando a cena poltica da nossa universidade nos ltimos anos, se nota claramente um crescente desinteresse dos alunos do referido curso pelas questes de cunho poltico e jurdico, o que fez com que, atualmente, o nosso Centro Acadmico perdesse a fora que tinha outrora. O nome da chapa BALANA 22 remete a ideia de buscar um equilbrio, tanto na tomada de decises, quanto na maneira de conduzir o Centro Acadmico. E tambm uma alternativa para se trilhar um novo caminho na poltica estudantil, retomando o antigo ideal de melhoria constante do curso, mantendo os acertos, e corrigindo os erros de outras gestes, visando a excelncia almejada por todos aqueles que desejam ver o Curso de Direito da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo no lugar em que ela realmente deveria estar. Sabemos que papel do nosso Centro Acadmico agregar alunos para descobrir projetos, somar aes para juntar foras, usar a maquina para romper obstculos e, assim, operar mudanas. Dessa forma, que aparece a Chapa da Balana. Faremos um Movimento estudantil mais presente e representativo, que busca dialogar com os estudantes, ocupar espaos deliberativos do centro e, principalmente, estimular a participao estudantil em pautas universitrias e sociais. Propomos que o C.A. no seja um espao privado, uma sala fechada, que no leva ao conhecimento geral dos alunos o que est sendo feito.

2 Balana 22

NOSSAS PROPOSTAS:

PROJETOS ACADMICOS

CONSELHO DOS REPRESENTANTES DE SALA - CRS


inegvel a importncia dos representantes de sala, no processo da busca da melhora efetiva do ensino, do desenvolvimento pedaggico e at mesmo dos problemas estruturais que nossa Universidade enfrenta. No podemos fechar os olhos aos problemas pontuais de cada classe, seja no que diz respeito estrutura fsica, ou no andamento de questes acadmicas, como a constante ausncia de um professor em sala de aula. Essa melhora se dar na atuao conjunta entre os Representantes Discentes e os representantes de sala na efetiva realizao da Avaliao Docente. Propomos para tanto, a criao de um Conselho dos Representantes de Sala, exatamente para que estes alunos possam exercer a representatividade que lhes foi confiada pelos acadmicos, com a misso de representar a classe nas diversas necessidades. Entendemos que no h ningum mais legtimo para lutar pelos alunos do que os representantes, que foram democraticamente eleitos. E partindo deste pressuposto que propomos um Centro Acadmico aberto, disposto a ser ponte entre os alunos e professores na construo de uma Universidade que levante a bandeira da qualidade do ensino e da satisfao de seu aluno. Dinmica: Realizaremos reunies peridicas com os representantes de classe, com uma diviso estrutural que ocorrer da seguinte forma: Nos primeiros dias do ms
3 Balana 22

convocaremos em dois perodos (manh e noite), encontro com os representantes de classe, que sero divididos por ano (nas turmas de vestibular de vero) e por semestre (nas turmas de vestibular de inverno).

ASSOCIAO DOS EX-ALUNOS DA FACULDADE PAULISTA DE DIREITO


Viabilizar a criao da "Associao dos Ex-Alunos da Faculdade Paulista de Direito". Atualmente, existe um projeto em andamento, que conta, inclusive, com o apoio dos maiores escritrios de Direito do pas, bem como de professores e ex-alunos. Nesse sentido, acreditamos que dever do Centro Acadmico empregar todos esforos possveis para viabilizar tal projeto, que certamente ser um marco na histria do nosso "22". Como funcionaria: trata-se da abertura de uma associao, sem fins lucrativos, que ter por objetivo atender os anseios dos alunos e ex-alunos da faculdade, tendo em vista otimizar a vida acadmica dos estudantes, inovar suprir as deficincias da PUC, enquanto instituio, no consege prover aos alunos, sobretudo, no que tange aos espaos fsicos e de infraestrutrua. A diretoria da Associao ser formada por representantes dos alunos e dos ex-alunos, seus associados contribuiro com uma taxa anual que ser revertida para: - Criao de uma "Sede Social", prxima PUC, com biblioteca, sala de reunio, convivncia e estudo; - Concesso de bolsas de estudos; - Concurso de monografia jurdica e outras aes que visem incentivar a pesquisa e iniciao cientfica; - Manuteno de uma biblioteca atualizada e aberta comunidade puquiana; - Desenvolvimento de trabalhos sociais, em especial, com crianas carentes, tendo em vista a natureza filantrpica da PUC e a formao humanstica que todos os alunos de Direito devem ter.

4 Balana 22

PUC NA ESCOLA
Um dos momentos mais importantes de nossa juventude se d na deciso do nosso futuro. Jovens que enfrentam cada vez mais cedo essa questo ao ter que fazer a escolha por um curso superior, sentem-se pressionados e obrigados a definir o que querem sem ao menos terem a certeza de que isso o que almejam para vida. Essa deciso pode estar relacionada a diversos fatores, como famlia, professores e empregabilidade. Ao projetar o futuro, o pr-vestibulando deve vislumbrar o cenrio desse futuro e, assim, encontrar oportunidades para seu desenvolvimento e tambm na comunidade. Para enxergar novas possibilidades preciso buscar informaes e no pautar as decises apenas no momento presente. Para isso, propomos a criao de comisses que sero designadas a visitar escolas pblicas e privadas em nossa regio, com o intuito de apresentar a PUC-SP e o curso de Direito, e assim promover auxlio e dirimir eventuais dvidas que possam existir, e ainda uma breve aula expositiva de qualquer tema empolgante do Direito, para que compreendam como FAZER DIREITO NA PUC-SP.

RODA VIVA PUC


A Chapa BALANA 22, com o objetivo de ressuscitar a dinmica e atuao de um verdadeiro Centro Acadmico na vida do estudante de direito da PUC-SP, compreende ser essencial a volta do esprito UNIVERSIDADE vida estudantil. O aluno da PUC, hoje, frequenta sua universidade como mero lugar de aula expositiva e acaba por abster-se do real valor do que uma vida acadmica ativa, na qual o debate de idias e proximidade com o educador fazem toda diferena. Para isso, criamos o projeto RODA VIVA PUC-SP. Esse projeto acontecer no mnimo duas vezes por ms, no
5 Balana 22

qual ser convidada uma pessoa (geralmente um grande professor universitrio) para debater temas atuais e de relevncia junto aos alunos da nossa universidade. O espao ser um lugar que possibilite a permanncia do professor ao centro, rodeado pelos alunos nas margens do crculo. Primeiro, o professor comear a discorrer sobre um tema e responder s perguntas das pessoas que estiverem presidindo a roda no intuito de colocar todos a par do que est acontecendo. Em seguida, todos os alunos estaro autorizados para perguntar, expor suas idias e requerer um posicionamento acerca de determinado assunto que porventura seja ventilado.

MELHOR UTILIZAO DO ESPACO FSICO DO C.A


To importante quanto s aulas na formao acadmica e universitria do estudante est o contato com seus colegas de curso, e a troca de opinies e experincias que este contato trs. O C.A. deveria ser o espao que proporcionaria o encontro dos estudantes de direito, onde pessoas se conhecessem, experincias fossem trocadas e amizades fossem fomentadas. O espao do Centro Acadmico deveria ser hospitaleiro e convidativo ao aluno. Entretanto, sob a batuta das ultimas administraes o espao fsico do C.A. deixou, gradativamente, de receber o aluno de direito tornando-se um ambiente hostil e pouco convidativo ao estudante. Hoje, quando o aluno deseja relaxar ou encontrar amigos no vai mais ao C.A., pelo contrrio, em nossos corredores existe um numero assustador de estudantes de direito que nem ao menos sabem a localizao daquele que deveria ser o seu espao. comentrio preponderante nos corredores falar que a discusso acadmica e poltica sumiram de nossa Universidade, acreditamos que um dos fatores que contriburam para isto a ausncia de um espao onde os alunos possam expor e discutir suas opinies Ns da Chapa Balana 22 pensamos ser inconcebvel que o espao fsico de nosso centro acadmico tenha deixado de servir o aluno e passou a ser, no mximo, o Palcio de Versailles da chapa eleita nas eleies.
6 Balana 22

Ao assumirmos a gesto do Centro Acadmico 22 de Agosto nos comprometemos a mudar a maneira como o aluno enxerga o espao do C.A., e com isto traremos de volta o habito do estudante freqentar o espao do Centro Acadmico.

APOIO AOS INTERCAMBISTAS


Todos nos sabemos que o mercado de trabalho hoje, em muitas reas, requer muito mais que experincias de estgio e o domnio de uma lngua estrangeira . Neste contexto, a PUC tem desenvolvido, h alguns anos o programa de mobilidade, promovendo intercmbios com diversas universidades ao redor do mundo. Neste contexto, se engana quem pensa que no Direito isso no faz diferena, que o fato das legislaes serem diferentes nos diversos pases do mundo, interfere na questo do intercmbio do aluno de Direito. A globalizao e a permanncia do Brasil no foco mundial, permitem que o Direito tenha abrangncia internacional. Mesmo a PUC oferecendo a possibilidade de intercambio, o que temos um foco maior nos outros cursos, e muitas vezes os nossos alunos acabam nem sabendo da possibilidade desta experincia, havendo pouca procura e o no preenchimento de todas as vagas disponveis. interessante que se tenha uma maior visualizao da questo do Intercmbio, uma maior publicidade para os alunos do Direito. vlido que se estimule que o Corpo Docente e Discente dessas universidades conveniadas com a PUC possam oferecer palestras e cursos dentro do nosso Campus, beneficiando assim aqueles que tem interesse em fazer a mobilidade internacional ( possibilitando a obteno de maiores informaes, dirimindo as dvidas). Queremos ajudar aqueles que tambm voltaram do intercmbio, muitas vezes atrasados com as matrias (em que o aluno poder apenas conseguir equivalncia no quinto ano nas optativas) e perdidos com as salas e as turmas. necessrio um maior dilogo com a direo na esperana de mudanas que no s beneficiariam a faculdade como o prprio intercambista. Cabe abordar um assunto muito delicado no que se refere ao intercmbio da PUC: os intercambistas, devem pagar integralmente o valor da mensalidade da PUC durante a estadia, na Universidade que o recebe. Evidente que todos aqueles que vo, so informados sobre isso, tanto previamente como ao trmino do processo seletivo. A questo que se
7 Balana 22

manter fora do pas, e ainda ter que pagar a salgada mensalidade, torna o pblico alvo do programa de Mobilidade, cada vez mais escasso. O dilogo com a Faculdade na esperana de fazer com que os alunos intercambistas sejam isentos da mensalidade ou a curto prazo, que aqueles que comprovarem a dificuldades financeiras no o faam, j seria um comeo para a ampliao do Intercmbio em nossa Universidade. Todo esse trabalho necessita de uma intensa comunicao e integrao com a Universidade, e uma relao bilateral entre o CA e o institucional da PUC, comeando pela melhor divulgao e informao sobre os programas de intercmbios. O que almejamos poder auxiliar todos aqueles que queiram participar dessa experincia.

APOIO AOS PROUNISTAS


Como sabido por todos, o Pro-Uni, um dos melhores projetos universitrios do nosso pas, tanto em aplicao, quanto em conceito, e esse tema, por bvio no pode ficar afastado de uma gesto de centro acadmico de qualquer universidade particular do pas. Em ateno a isso, a chapa balana 22 criar o conselho dos pro-unistas, em que os interessados em participar do projeto tero voz ativa sobre esse tema especifico em reunies semanais com os representantes do centro-academico a fim de sanar qualquer bice que os estudantes pr-unistas esto sofrendo, seja em atualizao de rematrcula ou em qualquer outro cerne a ele referente.

EVENTOS
Festivos: Manteremos as tradicionais cervejada dos Bixos e Cabaret 22! Formamos um grupo que apoia respectivos eventos porque pensamos na necessidade da confraternizao da nao Puquiana, alm, claro, da agradvel experincia que tais festas proporcionam aos alunos de Direito da PUC. Ainda sim, com o apoio da gloriosa Bateria do 22, gritaremos, em uma s voz, as musicas que inflamam nossos coraes em cada oportunidade festiva que for criada. Acadmicos: Trataremos com grande ateno as tradicionais semanas de palestra que so: Recepo dos Calouros e Semana do 22. Cada qual ser viabilizada com a maior excelncia possvel, mantendo o alto nvel que a instituio merece. Abordaremos todos os temas relevantes em nossa sociedade e no meio Jurdico com palestras ministradas por
8 Balana 22

professores e doutrinadores notoriamente reconhecidos. Buscaremos tambm personalidades internacionais que podero agregar muito a formao acadmica. Dessa forma, cultivaremos o pensamento intelectual, levando o aluno a uma reflexo critica que elevar o prestigio e o reconhecimento da nossa entidade por ser, na sua histria, criadora de mentes exemplares no cenrio jurdico atual. Periodicamente, tambm sero realizadas palestras sobre diversos assuntos que buscaremos, junto ao aluno da PUC, o assunto e o palestrante que melhor convir para o momento em questo, sempre tendo em mente o altssimo nvel crtico dos alunos da PUC que somente concordaro com palestras de real importncia e relevncia, agregando a formao acadmica. Ainda sim, sero viabilizados Cursos, das principais matrias jurdicas, que buscaremos, junto ao professor da PUC, a melhor qualidade no ensino daqueles que desejam aprimorar o conhecimento com atividades extracurriculares. Dessa forma, com todas as atividades festivas e acadmicas, continuaremos nossa histria marcada por traar um perfil do mais alto nvel intelectual, crtico e social caracterstico do aluno Puquiano.

PROJETOS SOCIAIS

ASSISTNCIA JUDICIRIA (A.J.)


Pensaremos, juntamente com os estudantes, quais so as reais possibilidades de aumentar a produtividade e a eficincia da instituio, a fim de dar continuidade ao brilhante projeto que a Assistncia Judiciria, executada com tanta dificuldade. Buscaremos modernizar o espao fsico da A.J. que encontra-se numa situao de alta precariedade, sem condies estruturais para a execuo plena do projeto.

9 Balana 22

Lutaremos, com todas as nossas foras, pela contratao de um psiclogo! Esse profissional ter um papel importantssimo dentro da Instituio, no sentido de proporcionar suporte psquico aos assistidos em seus conflitos. Dessa forma possibilitando um maior equilbrio emocional para as grandes decises que a vida nos trs. Sempre visando apoiar famlias necessitadas com o mais alto nvel e excelncia que merecem e somente profissionais gabaritados podem proporcionar. Tornaremos um ambiente mais agradvel para o trabalho e auxilio dos que procuram ajuda. Incentivaremos os alunos iniciados na academia que procurem, primeiramente, esse local para dar inicio as atividades de estagio com um exerccio nobre de ajudar ao prximo. Montamos uma equipe que buscar os melhores profissionais possveis dispostos a trabalhar, aumentando a eficincia do atendimento, elevando o grande prestigio dessa instituio.

ADVOGADO PUC PRO BONO


A advocacia pro bono, significa, advocacia para o bem. E pode ser definida como a prestao gratuita de servios jurdicos na promoo do acesso Justia Calcada na idia posta e executada com excelncia, pelo Instituto Pro Bono acerca de 10 anos, o projeto indito Advogado PUC Pro Bono adentrar ao Centro Acadmico 22 de Agosto como um dos pilares da nossa gesto. Inicialmente, imprescindvel conceituar a funo exercida pelo Instituto Pro Bono h dcadas atrs. Consiste no oferecimento de: assessoria jurdica gratuita e especializada, e a organizaes do terceiro setor, contribuindo para o fortalecimento e profissionalizao da sociedade civil, bem como para a construo e consolidao da justia, da solidariedade e da participao ativa de cada indivduo. Em especfico, cabe por ora exemplificar a atuao do instituo pro Bono na seara jurdico: o projeto se baseia na atuao de advogados, que vislumbram o bem comum, em demandas judiciais sem a busca de qualquer lucro, ou seja, uma atuao gratuita no liame judicial a fim de auxiliar quem de fato necessita.
10 Balana 22

Portanto, embasados nesse brilhante projeto, entendemos que a PUC- SP o palco perfeito para sua implementao, de forma a ser amplamente executado pelo Centro Acadmico 22 de Agosto, afinal, alm das incontveis benfeitorias que traz para a sociedade carente, tambm por consequncia, auxiliar a nossa assistncia judiciria, resultando em uma atuao mais eficaz e gil no atendimento por ela exercido. O projeto decorrer em nossa instituio da seguinte forma: todo advogado formado pela PUC-SP receber uma carta em nome do Centro Acadmico 22 de Agosto solicitando a colaborao no projeto, e os interessados em auxiliar essa nobre causa entraro em contato conosco para maiores informaes e diretrizes. Mas claro, no permaneceremos inertes aguardando a aceitao de nossos ex-alunos, e iremos buscar parcerias junto a instituies privadas para que o projeto possa ser amplamente executado.

PARAISPOLIS - ALFABETIZAO
Apoiar o projeto de erradicao do analfabetismo na comunidade de Paraispolis. H 1 ano a Associao de Moradores de Paraispolis, organizou o instituto escola do povo com o objetivo de alfabetizar todos os moradores maiores de 15 anos. Atualmente so 15 mil pessoas que no sabem ler e escrever. Alm de alfabetizar, o projeto visa qualificar e enviar ao mercado de trabalho esses cidados, at ento excludos de diversas oportunidades por ainda no estarem alfabetizados. Objetivo: Arrecadar Material escolar (Caderno, Lpis, caneta, borracha, livros).

EU TENHO A FOME DO IRMO


A responsabilidade social uma atitude que merece ser contemplada em qualquer meio. Por conta disso, atravs do projeto Eu Tenho a Fome do Irmo, pretendemos criar uma campanha mensal, em que o Centro Acadmico, atravs de seus apoiadores, passar em todas as salas, recolhendo voluntariamente a quantia de R$ 2,00 de cada aluno, evidente que aqueles que puderem e quiserem contribuir com maior valor podero faz-lo.

11 Balana 22

importante que se esclarea, que essa contribuio voluntria, e a solidariedade um dom que todos valorizamos. Os valores arrecadados sero utilizados na compra de alimentos para entidades carentes de nossa regio, e ainda para entidades indicadas pelos nossos alunos.

PROJETOS DE COMUNICAO E INTERATIVIDADE

JORNAL DO 22 a imprensa o dedo indicador Victor Hugo


O Jornal do 22 um instrumento de inegvel importncia no convvio e dilogo entre entidades, movimentos sociais, gesto e alunos, dessa forma, ser integralmente reestruturado, ganhando uma nova cara. Buscaremos produzir um jornal atualizado com distribuio mensal que trar maior interatividade com assuntos no s do mundo jurdico, mas tambm sobre a nossa Faculdade e aqueles que constroem nossa histria desde os funcionrios at nossos professores e diretores, nunca deixando de lado a necessidade de informar os alunos sobre os mais importantes temas jurdicos da atualidade. Nesses tempos modernos no ser descartada a hiptese da ferramenta digital como meio de divulgao do jornal. Disponibilizaremos o jornal no formato digital que poder ser acessado de qualquer computador com extrema facilidade. No podemos esquecer a grande importncia da participao dos alunos, para que redijam textos e exponham seus posicionamentos, seja no que diz respeito s questes jurdicas e polticas. Nosso grupo proporcionar para que grande parte dos alunos exteriorize sua opinio critica por meio desse importantssimo veiculo informativo. Acreditamos que o Jornal do 22 ganhar vida e maior numero de leitores se demostrarmos, nas suas paginas, caractersticas do prprio aluno do direito da PUC que participar efetivamente e se reconhecer nele, reafirmando a credibilidade do famoso Jornal do 22.
12 Balana 22

Como inovao, traremos um espao dedicado aos nossos atletas, que lutam com amor pela nossa camisa. Tudo isso como forma de reconhecimento e agradecimento pelo esforo, raa e vontade no desempenho em quadra e nos treinos que duram madrugadas e consomem finais de semana. Tambm sero lembrados os membros da Bateria 22, que tero no jornal um reconhecimento efetivo por ser a fora motriz que inflama os coraes Puquianos. Buscaremos, tambm, dar espao, em concursos de redao e poesia, queles que querem expor suas obras intelectuais. Alm de todas as mudanas, nossa histria ser preservada e viabilizaremos meios para que os alunos a conheam ainda melhor para que, assim, os Puquianos possam sentir a responsabilidade e a importncia de serem alunos do Direito PUC.

PRESTAO DE CONTAS E BALANOS GERAIS


Todas as aes do Centro Acadmico 22 de Agosto, tanto politicas, quanto financeiras devero ser informadas aos alunos. Isso se dar atravs do PORTAL 22 DE AGOSTO, o nosso site. Isso se dar atravs de balancetes trimestrais Portal da Transparncia: Ferramenta online, que ter o escopo de promover a transparncia de todas as aes da gesto e estimular que o aluno acompanhe as atividades financeiras. Sobre o Portal 22 de Agosto: Propomos torna-lo uma vitrine acadmica, com fomento jurdico atualizado, um espao para publicao de artigos cientficos, downloads de materiais acadmicos, mural de informaes e anncios de vaga de estgio, espao para os projetos de ex-aluno, apresentao de documentos histricos do 22 que sero integralmente digitalizados, dentre outras atividades que podero e devero ser de iniciativa dos estudantes. O Portal contar ainda com um espao para que os interessados divulguem, por exemplo, os grupos de estudo. Idealizamos tambm, criar uma Agenda unificada disponvel online para acompanhar desde os jogos dos nossos atletas at atos ou palestras
13 Balana 22

organizados pela Comunidade Acadmica, em parceria com a Diviso de Comunicao Acontece na PUC-SP Por fim, o JORNAL DO 22, ficar tambm, disponvel online.

RELACIONAMENTO COM A ATLTICA


Acreditamos que todas as entidades de representao devem andar juntas em prol do aluno. Centro Acadmico e Atltica tem objetivos diferentes, mas ambos so entidades representativas oficiais e que tem por objetivo defender os interesses dos alunos, mas em reas distintas. Em virtude disso, consideramos de extrema importncia, no apenas manter um bom relacionamento com a Atltica, mas tambm auxiliar e contribuir com o que estiver ao alcance do Centro Acadmico. Ao apoir a Atltica, o CA est cumprindo seu objetivo primeiro: "representar os alunos". Nesse sentido, buscaremos manter um relacionamento harmonioso com a Atltica, para que os alunos possam aproveitar o que de melhor estes dois orgos tem a oferecer. Dentre nossas propostas para Atltica, destacamos: - Dividir aes especficas para a "Recepo aos Calouros", tendo em vista superar qualquer tipo de conflito de interesses, - Negociar, junto Reitoria, a obteno de um espao fsico adequado e mais prximo dos alunos para servir de sede social;

14 Balana 22

- Intermediar negociaes com a Prefeitura afim de se obter praas esportivas para os alunos treinarem; - Abrir epao para a Atltica apresentar seus projetos, tanto na "Semana do 22", quanto na "Semana de Recepo aos Bixos".

COMUNICAO EXTERNA
Propomos uma maior aproximao com os demais C.As, como exemplo: Diretria Acadmico Joo Mendes Jnior, Centro Acadmico XI de Agosto e o Diretrio Acadmico Getlio Vargas. Dessa forma, poderamos trazer para Comunidade Puquiana, as iniciativas implementadas pelos referidos Diretrios, que possam porventura ser eficazes ao nosso Corpo Estudantil.

DIGITALIZAO DO ARQUIVO DO 22
importante, no que diz respeito ao Arquivo do 22, que se estabelea um mecanismo de digitalizao de todos os arquivos disponveis do nosso Centro Acadmico, pois trata-se de documentos que remetem ao passado de nossa Universidade, protagonista em diversos momentos decisivos para a historia nacional, arquivos estes que atualmente encontram-se espalhados de forma precria no acervo.

CINEMA NO 22
Aproveitando a contestada aquisio da televiso pela atual gesto do c.a 22 de agosto, propomos a criao de um ciclo de debates a partir da exibio de filmes relevantes que fomentem a reflexo de variados temas.

15 Balana 22

SEMANA CULTURAL DO 22 90 ANOS DA SEMANA DE ARTE MODERNA


A Semana de Arte Moderna ocorreu entre 13 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de So Paulo, com a participao de artistas do Rio de Janeiro e de So Paulo. A Semana de Arte Moderna foi, portanto, uma tomada de posio coletiva da nova gerao contra o culto do passado, contra os preconceitos artsticos e a submisso a normas impostas pela tradio acadmica. Mais que uma proposta terica, o movimento foi uma atitude de contestao, uma declarao franca e ruidosa dos direitos do artista brasileiro, uma forma de protestar contra uma retrica parnasiana esterelizante (que, de resto, j estava desacreditada), contra a obsesso pelo purismo lingustico que tinha como padro as normas europeias. Considerando os 90 anos da Semana da Arte Moderna, estamos motivados a buscar grandes nomes paulistas e tambm cariocas, se possvel, para criarmos uma semana de eventos voltados para a arte produzida quela poca. Nessa semana iremos incluir a histria cultural da nossa Universidade.

Estrutura Administrativa
Propomos uma estrutura Administrativa baseada em Coordenadorias, cada uma com independncia e tarefas especficas sob sua responsabilidade, onde tero, quando necessrio, o auxlio da Coordenadoria Geral, conforme se observa abaixo:

Coordenadoria Geral
-Coordenar e auxiliar todas as coordenadorias!

Coordenadoria de Imprensa e Comunicao


-Jornal do 22; -Site; -Facebook.
16 Balana 22

Coordenadoria Pesquisa e extenso


-Buscaremos a celebrao de convnios, acordos e protocolos, que nos permitam atingir a competitividade para adquirir recursos e tambm que possibilitem a ampliao dos atuais grupos coletivos de pesquisa e o intercmbio de estudantes e professores com outras instituies nacionais. -Palestras; -Grupos de Estudos, auxlio.

Coordenadoria Poltica Interna/qualidade de ensino/Ouvidoria


-Zelar pela qualidade de ensino e pela melhoria do nosso curso. -CRC (Conselho com os representantes de sala) -Buscar contatos e unir foras com Atltica, Reitoria, Bateria, Outros C.As.

Coordenadoria Poltica externa/ Cultura e Meio Ambiente


-Representar nosso C.A de direito fora da universidade, lutar pela melhoria da imagem no nosso curso de direito e de seus alunos fora da faculdade perante a sociedade; -Promover campanhas solidrias, como a Campanha do Agasalho, Natal Sem Fome, Natal dos Sonhos, alm de parcerias com ONGs e instituies beneficentes para que os alunos tenham oportunidade de ajudar as pessoas que mais precisam. Alm disso, pretendemos instituir no Centro Acadmico uma conscincia ambiental, utilizando papis reciclados, incentivando a coleta seletiva, etc.

Coordenadoria Eventos
-Organizar festas e cervejadas! Atualmente temos duas, mas no vamos nos restringir a isso. Contato com a Atltica.

17 Balana 22

Coordenadoria Administrativa e financeira


-Elaborar projetos para a adeso de recursos, cuja finalidade seja a estabilidade do Centro Acadmico. Quanto a esses meios, temos por objetivo a anlise das formas de distribuio dos recursos obtidos, para evidenciar a responsabilidade oramentria interna; - Agilizar a sesso burocrtica com prestao de contas mensais e registros em cartrio, para assim esclarecer toda e qualquer modificao de ordem da gesto; -Auxiliar a Coordenadoria Geral no exerccio da organizao e fiscalizao das atividades de competncia conjunta, para reforar a segurana com a qual sero tratados os assuntos do Centro Acadmico; -Analisar e avaliar os dados obtidos pelas Coordenadorias; -Renovar a Biblioteca do C.A.

Coordenadoria AJ
Como melhorar e como aumentar a produtividade.

18 Balana 22

CHAPA PROTOCOLADA:
PRESIDENTE HEITOR MARQUEZI VICE-PRESIDENTE RAFAEL TUCCI 2 VICE-PRESIDENTE TONY CHALITA 1 TESOUREIRO GABRIEL ISSA 2 TESOUREIRO BRUNA MEIKEN SECRETRIO GERAL VICTOR HUGO VILLAS BAS 2 SECRETRIO CLARA PACCE

19 Balana 22

APOIAM ESSA IDIA:

Adriano Guimares (5 Ano) Alexandre Bombarda Vieira (3 Ano) Alice Marinho (3 Ano) Aline da Silva Ribeiro (1 ano) Aline de Michele (1Ano) Aline Demichele (1Ano) Aline ris (3 Ano) Aline Nordi (4 Ano) Ana Carolina Candia (3 Ano) Ana Paula Arenzon (2 Ano) Anaisa Salgado (3 ano) Andr Akkawi (3 Ano) Andr Feher Jr (1 Ano) Andr Guerreiro (5 Ano) Andr Mariano (3 Ano) Anna Beatriz Hirsh (3 Ano) Arthur Calixto (2 Ano) Arthur Gabrier Braz (2 Ano)

Brbara de Oliveira (3 Ano) Barbara Fernandes Marcon Pires (1 ano) Barbara Majer Franceschini (3 ano) Beatriz Delcio (4 Ano) Bruna Barletta (3 Ano) Bruna Breviglieli (3 Ano) Bruna Graziella Biancardi (1 Ano) Bruna Pavanello (3 Ano) Bruno Ferola (3 Ano) Bruno Landi (4 Ano) Bruno Santos (3 Ano) Caio Quatrini (3 Ano) Camila Cardoso (3 Ano) Camila Luz (2 Ano) Carol Castro (3 Ano) Carlos Gabriel Americano de Resende Filho ( 2Ano) Clara Cavezale (4 Ano) Cludio Ribeiro Ramalhoso (2 Ano)
20 Balana 22

Daniel Lima (2 Ano) Daniel Oliveira de Almeida (5 Ano) Daniela Smagsz (3 Ano) Debora Fiore (3 Ano) Eduardo Gigante (2 Ano) Emmanuel Kaes (3 Ano) ros Betoni (4 Ano) Fausto Cesar (4 Ano) Felipe Buonamici (3 Ano) Felipe Ferreira (4 Ano) Flix Raposo (3 Ano) Fernanda Assalin (3 Ano) Fernanda Gallo de Carvalho (3 Ano) Fernando Bergamo Ferraz Silveira (4 Ano) Fernando Cota (3 Ano) Flavia Landroni (1 ano) Gabriel Bahdur (3 Ano) Gabriel Lellis (3 Ano) Gabriel Stecca (2 Ano) Genilson Ramos (3 Ano)

Gerson Gomes (3 Ano) Glauco de Melo Macedo (4 Ano) Guilherme Piccardi (4 Ano) Guilherme Zaccaria (4 Ano) Guiulio Prioietti (3 Ano) Gustavo Chauffaille (3 Ano) Gustavo Duarte Elias de Almeida (1 ano) Gustavo Gama (3 Ano) Henrique Cleto (4 Ano) Henrique Malerba (3 Ano) Isabela Cruz Sanchez (3 Ano) Izabel do Val (3 Ano) Jaqueline Alves dos Santos (1Ano) Jssica Caparroz (3 Ano) Jessica Passarini (2 Ano) Juan Lima (3 Ano) Julia Pereira Baretto (3 Ano) Juliana de Sousa Feldman (5 Ano) Las Bassoli (3 Ano) Leonardo Mendes (3 Ano) Leonardo Nuzman (2 Ano)
21 Balana 22

Levio Scattolini (2 Ano) Ligia Valin (3 Ano) Luca Furlong Nigra (3 Ano) Lucas Miranda (4 Ano) Lucas Teixeira (5 Ano) Lucca Walker Bradfield (3 Ano) Luiza Baldin (3Ano) Marcelo Asamura Azevedo (3 Ano) Marco Antonio P. Ferreira (3 Ano) Maria Julia Gonalves de Oliveira Ribeiro (1 Ano) Maria Rita Dutra Bahia (3 Ano) Mariana Bars (3 Ano) Mariana Espindola (4Ano) Mariana Torres (2 Ano) Marina Junqueira (1 Ano) Marina Pecucci (3 Ano) Marina Verenicz (3 Ano) Marjory Alves Hirata (3 Ano) Mateus Kikoche (4 Ano) Matheus Sanches (3 Ano)

Mikael Lee (3 Ano) Mirela Alves (2 Ano) Moiss Minervino (3 Ano) Mnica Nishikawa (3 Ano) Natalia Godoy Rincon (3 Ano) Nayra Fernandes (3 Ano) Pamella Ribeiro (4 ano) Patrcia Passos (3 Ano) Paula Vazquez (2 Ano) Pedro Carvalho (3 Ano) Pedro Dutra (1 Ano) Pedro Magalhaes (1Ano) Pedro Vallery (4 Ano) Petros Papathanasiadis (2 Ano) Rafael Augusto Galvani (4 Ano) Renan Beloto (3 Ano) Renata Antonelli (2 Ano) Renata Goez Simesin (3 Ano) Renata Veit (4 Ano) Renato Arruda (3 Ano) Ricardo Barbin Candido (1 Ano)
22 Balana 22

Ricardo Russo (3 Ano) Rodrigo Octvio (2 Ano) Srgio Ferraz e pice (3 Ano) Stefano Moraes (3 Ano) Talitha Aguillar Leite (3 Ano) Thiago de Melo Araujo (3 Ano) Thiago Kojima (3 Ano) Thiago Nojiri da Silva (3 Ano) Thiago Quintanilha (1 Ano) Thiago Roxo (3 Ano)

Toms Regina (3 Ano) Vanessa Marques (3 Ano) Victor Tavares (2 Ano) Vinicius Lucilio (5 ano) Vitor Amorim (4 Ano) Vitor Hugo beda (1 Ano) Wevertton Flumignan (3 Ano) Wilson Matsura Jnior (4Ano) Yahn Rainer (2 Ano) Yasmin Cotait (4 Ano)

PARA SE TER MUDANA, BUSQUE EQUILBRIO NA BALANA

23 Balana 22

You might also like