You are on page 1of 12

FACULDADE SENAI DE TECNOLOGIA GRFICA

MARIANA NAMI TERUYA

POLUIO VISUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

So Paulo 2010

MARIANA NAMI TERUYA

POLUIO VISUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovao na unidade curricular de Metodologia do 2 semestre do curso superior de Tecnologia em Produo Grfica da Faculdade SENAI de Tecnologia Grfica.

Orientado por Claudia Neves Cipriano

So Paulo 2010

MARIANA NAMI TERUYA

POLUIO VISUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovao na unidade curricular de Metodologia do 2 semestre do curso superior de Tecnologia em Produo Grfica da Faculdade SENAI de Tecnologia Grfica.

____________________________________________ Claudia Neves Cipriano

So Paulo 2010

RESUMO

Atualmente, a comunicao entre as diferentes reas de uma indstria grfica primordial para que no haja conflitos de informaes. Neste contexto, o modo como o trabalhador vive e se organiza em seu ambiente de trabalho est intimamente ligado com a forma de como essas informaes so geradas e encaminhadas aos diferentes setores da empresa. Com a necessidade de produzir mais em menos tempo, somos apresentados a um mtodo de trabalho muitas vezes confuso, onde o espao de produo utilizado como fonte de informaes ou notcias, tornando-se um local poludo visualmente. Baseando-se neste cenrio, torna-se inevitvel o estudo e a implantao de um mtodo de trabalho que vise a boa produo e, ao mesmo tempo, a boa comunicao dentro da empresa.

Palavras-chave:

Tempos

mtodos;

Tecnologia

da

Informao;

Gesto

Empresarial; Organizao Operacional; Anlise de processos.

ABSTRACT

Nowadays, the communication between the different areas of a printing industry is essential that there be no conflicting information. In this context, how the workers live and organize in their workplace is closely linked with the way such information is generated and sent to different parts of the company. With the need to produce more in less time, we are introduced to a method of working often confusing, where the production space is used as a source of information or news, becoming a polluted site visually. Based on this scenario, it becomes inevitable prepare and implement a working method that aims at good yield and at the same time, good communication within the company.

Keywords: Times and methods, Information Technology, Business Management, Operational Organization, Analysis of processes.

SUMRIO

1 INTRODUO ......................................................................................................... 6 2 DESENVOLVIMENTO ............................................................................................. 7 2.1 Situao Problema ............................................................................................. 7 2.2 Fundamentao terica ..................................................................................... 7 2.2.1 Poluio visual ................................................................................................ 8 2.2.2 Sustentabilidade.............................................................................................. 8 2.3 Hiptese ............................................................................................................. 8 2.4 Funcionamento .................................................................................................. 9 3 CONCLUSO......................................................................................................... 10

1 INTRODUO

O foco deste relatrio analisar os meios de comunicao entre os diferentes setores de uma empresa grfica, tendo como objetivo a melhoria do processo utilizado e o gerenciamento de seu sistema. Em frente s mudanas tecnolgicas e sociais da humanidade nestes ltimos anos, a indstria sentiu a necessidade de se adaptar s novas realidades. A interao entre as reas de produo e administrao tem que ser disponibilizada levando em considerao a relao trabalhador/ ambiente de trabalho e que traga benefcios, no apenas financeiros, como tambm scio-ambientais. Com base em pesquisas tericas e de campo, foi possvel analisar e comparar os diferentes meios de comunicao dentro da empresa estudada e, assim, a escolha de uma possvel soluo para o problema de poluio visual no ambiente de trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Situao Problema

Na grfica X, so gerados milhares de e-mails e relatrios por dia. Algumas informaes so demasiadamente importantes para controle de gastos ou desempenho geral da grfica. Com isso em mente, a rea administrativa imprime a informao desejada em uma folha A4 e fixa em algum espao livre do ambiente de produo para que os operadores possam olhar. So tantas informaes utilizadas no dia-a-dia da grfica que muitos recados so impressos e fixados na produo, resultando em um ambiente de trabalho confuso e poludo visualmente. Neste cenrio, somos apresentados a uma srie de fatores que colaboram para um desempenho de produo abaixo do esperado dentre as quais o conflito de informaes, a demora do tempo de resposta dos operadores para alguma questo administrativa e a falta de dinmica operacional. Em anlise feita no perodo de um ms na empresa, foi constatado que o funcionrio demora, em mdia, 10 minutos para localizar e apontar os cdigos de produo existentes nas mquinas. Esse intervalo de tempo resulta em tempo maior de setup de mquina e, conseqentemente, queda de produo. 2.2 Fundamentao terica

O problema que chamamos de poluio visual um tema recente e se aplica a leis diferentes de acordo com a sua localidade, o que nos leva a perceber a complexidade de como interpretada e tratada. Pensar em poluio visual nos leva a um outro tema, muito pesquisado e discutido nas empresas de hoje: a questo da sustentabilidade.

2.2.1 Poluio visual

Podemos definir poluio visual como a situao onde o receptor da informao no consegue digerir, ou interpretar corretamente, os elementos presentes no ambiente ou paisagem. Como exemplo, tomemos as fachadas de lojas no centro da cidade de So Paulo. So inmeros anncios, logotipos, propagandas e cartazes coloridos espalhados pelas ruas. Isso faz com o cidado perca um pouco da razo, tranformando-o em mais um expectador ou consumidor. Vale lembrar que a idia de poluio visual no se aplica apenas a cartazes ou folderes, mas tambm s pichaes, os grafites, quantidade de fios eltricos expostos, ao lixo orgnico jogado nas ruas etc. 2.2.2 Sustentabilidade

A mudana constante das indstrias em busca de melhor desempenho implica em outras mudanas alarmantes no meio ambiente, ocasionando uma degradao constante dos recursos naturais e do questionamento do futuro da humanidade no planeta Terra. Estar dentro de uma empresa e pensar em como produzir causando menos impacto possvel ao meio ambiente ter um pensamento sustentvel. A sustentabilidade visa uma sociedade cuja capacidade de utilizar recursos naturais para produo material seja muito diferente do praticado atualmente. Este tipo de prtica depende de uma mudana sociocultural. A busca pela sociedade autosustentvel no significa a busca pelo fim e sim de uma nova realidade. 2.3 Hiptese

Com base nos dados vistos pela grfica e na pesquisa feita, ficou decidido que a melhor soluo para o problema da grfica seria a criao e implantao de um

portal eletrnico para que seja feita a comunicao entre a rea administrativa e a produo. 2.4 Funcionamento

Primeiramente, pegaremos os apontamentos de mquinas utilizados pela produo. Cada mquina ter um portal, com layouts iguais mas com informaes diferentes, especficos de cada uma. O site ser feito a partir de programao HTML, e ser implantado no mesmo computador que a produo utiliza para apontamentos de produo. Para utiliz-lo, os operadores tero que minimizar o programa de apontamentos, acessar o portal e clicar nos links de acordo com o tipo de apontamento procurado. Ter, tambm, um campo onde o operador possa enviar e-mails diretamente para o gestor da rea.

10

3 CONCLUSO

A soluo para o problema apontado requer tempo, tica e criatividade para que seja bem sucedida. A mudana de um sistema de comunicao depende de vrias etapas, sobretudo o total redirecionamento da perspectiva dos trabalhadores e da quebra de algumas barreiras culturais. Hoje em dia, a informtica pode substituir o papel em quase todas as sua funes. A questo da sustentabilidade na relao papel x computador depende da freqncia de utilizao de cada um, cabe empresa e ao funcionrio a conscientizao de qual mtodo de trabalho causa menos danos ao meio ambiente e aplic-lo no cotidiano. Concluindo, podemos ver que, uma vez estabelecido o sistema de comunicao, ser preciso um trabalho social, ambiental e cultural para que seja devidamente aplicado.

11

REFERNCIAS

GARCIA, Valria Reani Rodrigues. Direito ambiental: o que quer dizer poluio visual? Disponvel em: <http://www.artigonal.com/direito-artigos/direito-ambiental-oque-quer-dizer-poluicao-visual-2108111.html>. Acesso em: 30 out. 2010. WIKIPDIA, a Enciclopdia Livre. Poluio Visual. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o_visual>. Acesso em: 30 out. 2010. ABREU, Carlos. Sustentabilidade? O que sustentabilidade? Disponvel em: <http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade/>. Acesso em: 30 out. 2010. MORTARA, Fabio Arruda. A sustentabilidade na comunicao grfica. Disponvel em: <http://www.pqn.com.br/portal_pqn2/index.php?option=com_content&task=view&id= 311&Itemid=70>. Acesso em: 30 out. 2010.

You might also like