You are on page 1of 48

CNCER

FAA VALER SEUS DIREITOS

Entidade Camiliana

M a r i a C e c l i a M a z z a r i o l Vo l p e

Somos uma Instituio dedicada ao tratamento, preveno e pesquisa sobre os diversos tipos de cncer. Cuidamos de todos que nos procuram; pacientes do SUS, conveniados ou particulares. Sabemos que receber um diagnstico de cncer no fcil, mas sabemos tambm que a doena, em muitos casos, pode ser curada. O objetivo da publicao desta cartilha mostrar aos nossos clientes que, alm de oferecer profissionais altamente especializados e qualificados no tratamento dos mais diversos tipos de cncer, queremos levar ao conhecimento pblico informaes importantes, como os direitos assegurados por Lei aos portadores da doena. Usufruir esses direitos ser extremamente til para que a luta contra o cncer seja concluda com sucesso. Conte com todo nosso carinho e apoio. A Diretoria, Instituto Brasileiro do Controle do Cncer (Entidade Camiliana)

FAA VALER

SEUS

DIREITOS

NDICE 1. AGRADECIMENTOS 2. INTRODUO 3. A SADE COMO DIREITO DE TODOS 4. ACESSO AOS DADOS MDICOS 5. DOCUMENTOS 6. DOENAS GRAVES PREVISTAS EM LEIS 7. FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIO 8. LICENA PARA TRATAMENTO DE SADE - AUXILIO DOENA 9. APOSENTADORIA POR INVALIDEZ 10. RENDA MENSAL VITALCIA/AMPARO ASSISTENCIAL AO DEFICIENTE 11. PLANO DE SADE OU SEGURO SADE 12. ISENO DO IMPOSTO DE RENDA NA APOSENTADORIA 13. ANDAMENTO JUDICIRIO PRIORITRIO 14. QUITAO DO FINANCIAMENTO DA CASA PRPRIA - SISTEMA FINANCEIRO DA HABITAO 15. PIS/PASEP 16. COMPRA DE CARRO COM ISENES DE IMPOSTOS (IPI, ICMS, IPVA) 17. SEGURO DE VIDA 18. PREVIDNCIA PRIVADA 19. FORNECIMENTO DE REMDIOS PELO SUS 20. DIREITOS DOS PACIENTES 21. LEGISLAO 03

AGRADECIMENTOS
Meus imensos agradecimentos razo de minha vida, minha filha Roberta. Pelo carinho, amizade, conhecimento, competncia, meus agradecimentos ao Dr. JUVENAL A. DE OLIVEIRA FILHO Dra. ALICE HELENA R. GARCIA Dra. CHRISTIANNE G. M. AMALFI Dr. GUILHERME LEAL REDI Dra. DANIELA V. MNACO E a todos os funcionrios da ONCOCAMP, por terem me ensinado a conviver com o cncer e seu tratamento e, principalmente, CONSTATAR QUE O CNCER PODE TER CURA.

05

INTRODUO Acredito que o choque de se saber portador de cncer abala qualquer pessoa. Porm, posso garantir que, logo, logo, o choque tem de passar e as coisas prticas tm de ser pensadas e postas em ao. O tratamento, mesmo quando se conta com a assistncia do Estado, caro e demanda a tomada de muitos remdios, suplementos alimentares, fibras e alimentao pouco convencional. Para fazer face a esses gastos necessrio descobrir meios, e estes podem ser: o levantamento do FGTS, a iseno de pagamento de Imposto de Renda incidente na aposentadoria, o andamento prioritrio de processo judicial, a quitao da casa financiada (em alguns casos), o levantamento do seguro (em alguns casos) e a previdncia privada (em alguns casos). A legislao brasileira assegura aos portadores de neoplasia maligna cncer e outras doenas graves alguns direitos especiais. Minha inteno fazer com que voc exera esses direitos por si ou por seus dependentes.

O exerccio dos direitos no cura, mas pode aliviar !


O pblico a quem dirijo o presente trabalho o doente, no os meus colegas advogados, razo pela qual usarei uma linguagem simples e procurarei apresentar os modelos de requerimentos e a relao de documentos necessria para conseguir obter os resultados. Experimentei e exercitei, pessoalmente, alguns desses direitos e essa experincia vivida que quero compartilhar com vocs. A briga, a luta para conseguir alcanar nossos direitos nos d nimo para continuar a viver e lutar contra a doena, serve de coadjuvante ao tratamento mdico fazendo com que o mesmo tenha maiores possibilidade de xito. Mariinha Maria Ceclia Mazzariol Volpe Av. Baro de Itapura, 1478 - cj. 11 - Vila Itapura CEP - 13.020432 - Campinas - SP Tel./fax - (19) 3232-8558 e-mail: mariinha@sorirama.com.br www.mariinha.adv.br 07

SADE COMO DIREITO DE TODOS

A Constituio Federal, a Lei maior de nosso pas, assegura que: Sade direito de todos e dever do Estado. Significa que todos, acometidos de qualquer doena, inclusive cncer, tm direito a tratamento pelos rgos de assistncia mdica mantidos pela Unio, pelos Estados e pelos municpios. O tratamento compreende consultas, remdios, cirurgias, exames laboratoriais, tomografias, raio X, ultra-sonografias, radioterapia, quimioterapia, etc. O tratamento deve ser realizado pelo Sistema nico de Sade (SUS) totalmente custeado pelo Estado. Importante esclarecer que o SUS mantido por todos ns brasileiros, por que todos ns pagamos impostos. Devemos exigir que o Estado d a todos os doentes o melhor tratamento, com o uso dos mais atualizados meios mdicos e cientficos existentes. Se a doena acometer seu filho menor de idade, um dos pais ou o responsvel tem direito a permanecer junto criana ou adolescente, durante toda a internao, por determinao do Estatuto da Criana e do Adolescente. O doente maior de 60 anos tambm tem direito acompanhante quando internado, por determinao do Estatuto do Idoso.

ACESSO AOS DADOS MDICOS

Pelo Cdigo de tica Mdica os dados do pronturio mdico ou hospitalar, ficha mdica, exames mdicos de qualquer tipo, so protegidos pelo sigilo (segredo) profissional e s podem ser fornecidos aos interessados doentes ou seus familiares. O doente ou seus familiares, no entanto, tm direito de acesso a todas informaes existentes sobre ele em cadastros, exames, fichas, registros, pronturios mdicos, relatrio de cirurgia, enfim, todos os dados referentes a doena. Para exercer seu direito necessrio encaminhar um requerimento a entidade ou ao mdico que detenha as informaes. O requerimento deve ser sempre feito em duas vias para ser protocolado e a cpia ficar em poder do requerente. 08

MODELO DE REQUERIMENTO

AO HOSPITAL

Eu domiciliado Rua , n , na cidade de

(nome), brasileiro, casado, , vem REQUER, nos

(documento de identidade R.G., Carteira Profissional, etc.),residente e termos do Artigo 43, do Cdigo de Defesa do Consumidor, sejam fornecidas cpias integrais dos seguintes documentos:

Pronturio de atendimento neste Hospital, Relatrio da cirurgia realizada, Exames que, eventualmente, estejam em seu poder, Demais documentos referentes a sua doena.

Os documentos solicitados destinam-se ao esclarecimento de situao de interesse particular. Termos em que, P.Deferimento. (Cidade), de de

Assinatura

09

DOCUMENTOS

Os atestados, laudos mdicos, resultados de exames de laboratrios, bipsias e outros so extremamente importantes, pois serviro para instruir todos os pedidos e conseguir fazer valer seus direitos. Tire cpia de todos os documentos, autentique no Cartrio (Tabelionato) e guarde os originais em lugar seguro. Documento autenticado pelo Cartrio/Tabelionato tem o mesmo valor que o documento original. Por isso, importante voc manter sempre o original e utilizar as cpias autenticadas. Todo requerimento ou pedido deve ser feito em duas vias, para se obter recibo de entrega na cpia. Exija sempre o protocolo de entrega, com data e assinatura e guarde bem essa via. Os prazos comeam a contar sempre desta data. Documentos para aes judiciais no precisam ser autenticados.

DOENAS GRAVES PREVISTAS EM LEIS

As leis brasileiras consideram como doenas graves as relacionadas abaixo seus portadores tm os direitos expostos nesta cartilha.

10

F A A VA L E R S E U S D I R E I T O S molstia profissional esclerose-mltipla tuberculose ativa; hansenase; neoplasia maligna (cncer); alienao mental; cegueira; paralisia irreversvel e incapacitante; cardiopatia grave; doena de Parkinson; espondilartrose anquilosante; nefropatia grave; estado avanado da doena de Paget (ostete deformante); sndrome de deficincia imunolgica adquirida (AIDS); fibrose cstica (mucoviscidose) e contaminao por radiao. Em todos os casos so sempre necessrios laudos mdicos e exames comprovando a existncia da doena. Existem outras doenas graves que, ainda, no esto contempladas nas leis, os portadores devem entrar com aes judiciais exigindo seus direitos com base no princpio da isonomia (igualdade). Alguns direitos, como a seguir exposto, s existem quando h doena cujas caractersticas impedem a pessoa de obter e conservar um emprego adequado. (invalidez).

11

FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIO

Todos os trabalhadores regidos pela C.L.T. (que tm Carteira Profissional assinada) a partir de 05/10/88, tm direito ao FGTS. Antes dessa data, o direito ao FGTS era opcional. Os trabalhadores rurais, os temporrios, os avulsos e os atletas profissionais (jogadores de futebol etc.) tambm tm direito ao FGTS. Poder realizar o saque do FGTS, junto Caixa Econmica Federal, o trabalhador portador de cncer, AIDS e estgio terminal de doenas graves ou o trabalhador que possuir dependente com cncer ou AIDS ou estgio terminal de doenas graves que esteja registrado como dependente no INSS ou no Imposto de Renda. Em caso de saque por cncer ou AIDS ou estgio terminal de doenas graves, o trabalhador poder receber o saldo de todas as suas contas, inclusive a do atual contrato de trabalho. Nesta hiptese, o saque na conta poder ser efetuado quantas vezes for solicitado pelo trabalhador, desde que este apresente os documentos necessrios. Os valores do FGTS devero estar a disposio, do requerente, para serem recebidos, at 5 dias teis aps a solicitao do saque. Os documentos necessrios para a realizao do saque so: 1. 2. 3. 4. Carteira de trabalho (original e fotocpia); Comprovante de Inscrio no PIS/PASEP; Original e cpia do Laudo Histopatolgico; Atestado mdico ( * ) que contenha:

a - Diagnstico expresso da doena; b - Classificao Internacional de Doenas (CID) ; c - Meno Lei 8922 de 25/07/94; d - Estgio clnico atual da doena e do paciente; e - Carimbo legvel do mdico com o nmero do Conselho Regional de Medicina (CRM).

( * ) A validade do atestado de 30 dias. Fonte: C.E.F. (www.caixa.gov.br) A Justia Federal, mediante ao judicial, tem liberado o FGTS para outras doenas graves, no s cncer e AIDS.

12

MODELO DO ATESTADO PARA RETIRADA DO FGTS:


(Papel Timbrado)

Atestado Mdico

Atesto que o paciente paciente) portador de

(nome do

(nome da doena), CID - Classificao Internacional de Doenas n ( o mdico deve verificar a Classificao da doena). O presente atestado destina-se a comprovao junto CEF, nos moldes da Lei 8.922 de 25/07/94, que acrescenta dispositivo ao art. 20 da Lei n. 8.036 de 11 de maio de 1990 e Medida Provisria n 2.164 de 24/08/ 2001, artigo 9, para permitir a movimentao da conta vinculada quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes for acometido de neoplasia maligna ou AIDS ou estgio terminal de doena grave. O estgio clnico atual da doena ...(Exemplo: estvel)..... e o paciente encontra-se em (Exemplo: tratamento quimioterpico).

(Local e data) ,

de

de

(Assinatura e carimbo legvel do mdico responsvel pelo tratamento)

OBS: Reconhecer firma do mdico. O atestado vlido por 30 dias

13

L I C E N A PA R A T R ATA M E N T O D E S A D E - AUXILIO-DOENA -

O auxlio-doena ser devido ao doente que ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual. Durante os primeiros 15 (quinze) dias consecutivos de afastamento da atividade por motivo de doena, cabe empresa pagar ao doente empregado o seu salrio. No caso de o segurado ser empresrio, a sua remunerao tambm deve ser paga pela empresa. Depois desse perodo o pagamento feito pelo INSS. No existe carncia para se requerer o auxlio-doena e aposentadoria por invalidez para quem tem doenas graves, desde que provado por laudo mdico e o doente tenha inscrio no Regime Geral de Previdncia Social (INSS). O auxlio-doena, inclusive o decorrente de acidente do trabalho, consistir numa renda mensal correspondente a 91% (noventa e um por cento) do salrio de benefcio. O doente, quando estiver recebendo o auxlio-doena, poder ter de se submeter a processo de reabilitao profissional para o exerccio de outra atividade. Lembre-se de que qualquer atividade que o faa se sentir til ser tima para seu bem-estar geral. At que volte a trabalhar, quando reabilitado na nova atividade que lhe garanta a subsistncia, o doente continuar a receber o auxlio-doena. O doente em auxlio-doena ou em aposentadoria por invalidez est obrigado, sob pena de suspenso do benefcio, a submeter-se a exame mdico a cargo da Previdncia Social (INSS), ao processo de reabilitao profissional por ela prescrito e custeado, e ao tratamento dispensado gratuitamente. O auxlio-doena deixa de ser pago quando da recuperao da capacidade para o trabalho ou pela transformao em aposentadoria por invalidez

A P O S E N TA D O R I A P O R I N VA L I D E Z

S existe possibilidade de requerer a aposentadoria por invalidez se a pessoa no mais tiver possibilidade de trabalhar. No basta, apenas, ter doena grave. 14

Existem dois tipos, fundamentais de relao de trabalho: os celetistas e os funcionrios pblicos. Celetistas so os que tm Carteira Profissional assinada e pagam o INSS. Funcionrios pblicos so os que ingressaram no servio pblico, mediante concurso, podem ser federais, estaduais ou municipais. O INSS assegura aos celetistas portadores de doenas graves quando no puderem mais ganhar seu sustento, com base em concluso de laudo mdico, o direito a aposentadoria por invalidez, independente do nmero de contribuies (sem carncia). Se o celetista estiver recebendo auxlio-doena, a aposentadoria por invalidez comear a ser paga a contar do dia imediato ao da cessao do auxlio-doena. Para o segurado do INSS (empregado) que no recebe auxlio-doena a aposentadoria por invalidez comear a ser paga a partir do 16 dia de afastamento da atividade ou a partir da data da entrada do requerimento, se entre o afastamento e a entrada do requerimento decorrerem mais de 30 dias. Para os demais segurados (trabalhadores autnomos) a aposentadoria por invalidez comear a ser paga a partir da data do incio da incapacidade ou a partir da data da entrada do requerimento, quando requerido aps o 30 dia do afastamento da atividade. Veja bem este direito. Ele muito importante se o segurado do INSS necessitar de assistncia permanente de outra pessoa, a critrio da percia mdica, o valor da aposentadoria por invalidez ser aumentado em 25% a partir da data de sua solicitao. A aposentadoria por invalidez o benefcio deixa de ser paga quando: o segurado recupera a capacidade para o trabalho; quando o segurado volta voluntariamente ao trabalho; e quando o segurado solicita e tem a concordncia da percia mdica do INSS. A relao de documentos e os formulrios esto disponveis nas Agncias ou Unidades Avanadas de Atendimento de Previdncia Social. Para mais informaes, consulte os atendentes nas Agncias da Previdncia Social ou use o PREVFone (0800 78 0191). Os funcionrios pblicos so regidos por leis especiais, as informaes devem ser procuradas nos departamentos pessoais de cada repartio.

15

R E N D A M E N S A L V I TA L C I A / A M PA R O ASSISTENCIAL AO DEFICIENTE

O doente deficiente ou o maior de 65 anos de idade, tem direito a uma renda mensal vitalcia, que igual a 1 (um) salrio mnimo mensal, se o doente ou o idoso no puder ganhar sua prpria manuteno e nem sua famlia tenha esta possibilidade.

Para ter este direito preciso: 1. que a famlia possua renda mensal de cada um de seus membros inferior a um quarto do salrio mnimo, 2. que o deficiente ou idoso no esteja vinculado a nenhum regime de previdncia social, 3. que o deficiente ou idoso no receba benefcio de espcie alguma. A famlia ser considerada incapaz de manter o doente deficiente ou o idoso, se a soma dos rendimentos da mesma, dividido pelo nmero de pessoas que dela fazem parte, no for superior a um quarto do salrio mnimo. O doente portador de deficincia aquele incapaz para a vida independente e para o trabalho. Mesmo estando internado o portador de deficincia poder receber o benefcio. A criana deficiente tambm tem direito a renda mensal vitalcia. O doente deve fazer exame mdico pericial no INSS e conseguir o Laudo Mdico que comprove sua deficincia. O salrio mnimo mensal ser pago pelo INSS da cidade em que more o deficiente. O benefcio ser revisto a cada dois anos.

16

PLANO DE SADE OU SEGURO SADE Os Planos ou Seguros de Sade, desde janeiro de 1999, tm que cobrir os eventos ligados s doenas catalogadas no Classificao Internacional de Doenas (CID). importante voc verificar o seu contrato para saber quais os seus direitos. Existem trs tipos de contratos de planos ou seguros de sade: Ambulatorial: cobre consultas, exames, radioterapia e quimioterapia ambulatoriais. No cobre cirurgias e hospitalizaes. Hospitalar: cobre cirurgias, internaes, exames (quando internado), radioterapia e quimioterapia. No cobre consultas/exames quando o doente no est internado. Ambulatorial + Hospitalar: cobre tudo. Quando o Plano de Sade feito aps o doente ter conhecimento da doena, existe a Cobertura Parcial Temporria, por um prazo fixado no contrato, quando ficam suspensas as cirurgias, procedimentos e internaes em leitos de alta complexidade (C.T.I. ou U.T.I.) relacionados doena preexistente Para ter atendimento imediato, o conveniado ter de pagar um acrscimo na mensalidade do Plano de Sade. No existe, ainda, base legal slida para o clculo desse acrscimo denominado agravo. Os atendimentos de urgncia e emergncia relacionados doena preexistente tero cobertura mesmo durante o perodo da Cobertura Parcial Temporria nas 12 primeiras horas. Depois, o atendimento ter de ser pago pelo paciente ou custeado pelo SUS. Nos Planos de Sade feitos pelas empresas no existe Cobertura Parcial Temporria, ou seja, o atendimento tem de ser integral desde a assinatura do contrato. A cobertura de qualquer evento ligado sade do conveniado s poder ser negada pelo Plano ou Seguro de Sade se o doente tinha conhecimento prvio da doena ao assinar o contrato e fez declarao falsa, ao adquirir o plano individual ou familiar. Compete ao Plano de Sade comprovar o conhecimento prvio da doena pelo subscritor do plano e o caso tem de ser mandado apreciao do Ministrio da Sade. Durante a discusso, o atendimento ao doente no pode ser suspenso, mas se o Ministrio decidir contra ele, o paciente ter de pagar todo o seu tratamento. Todos os planos ou seguros de sade garantem o direito de um dos pais ou responsveis permanecerem junto criana ou adolescente acometido pela doena, durante toda a internao. Nos casos de cncer de mama assegurada a cirurgia plstica reparadora a ser feita pelo plano de sade, nos contratos firmados aps 1/01/1999. Procure um advogado para propor ao judicial quando o direito estiver sendo negado. O Poder Judicirio tem dado liminares e ganho de causa aos doentes em quase todos os casos de aes contra Planos ou Seguro de Sade.
No caso de problemas com seu Plano de Sade ligue para a Agncia Nacional de Sade Suplementar (ANS) 0800.70119656 ou acesse: www.ans.gov.br.

17

ISENO DO IMPOSTO DE RENDA NA A P O S E N TA D O R I A

A iseno do Imposto de Renda aplica-se nos proventos de aposentadoria ou reforma aos portadores de doenas graves, mesmo quando a doena tenha sido identificada aps a aposentadoria. O aposentado poder requerer a iseno junto ao rgo competente aquele que paga a aposentadoria (INSS, Prefeitura, etc,) mediante requerimento (duas vias) a ser protocolizado. necessrio laudo pericial oficial emitido pelo servio mdico da Unio, do Estado ou do municpio. Depois de apresentados os documentos necessrios, aps o deferimento, a iseno automtica. Os documentos necessrios e que devem ser juntados ao pedido de iseno so:

- Cpia do Laudo Histo-patolgico; - Laudo oficial, de mdico da Unio, do Estado ou do municpio que contenha: a) Diagnstico expresso da doena; b) Classificao Internacional de Doenas (CID); c) Meno s Leis n 7.713/88; n 8.541/92 e n 9.250/95 e Instruo Normativa SRF n 15/01; d) Data de incio da doena; e) Estgio clnico atual da doena e do paciente; f) Carimbo legvel do mdico com o nmero do Conselho Regional de Medicina (CRM). O valor da compra de rtese e prtese pode ser deduzido da declarao anual do Imposto de Renda. Se a iseno for pedida aps algum tempo da doena, possvel pedir a restituio do Imposto de Renda pago nos ltimos 5 anos. Os portadores de doenas graves que no esto aposentados devem procurar o Poder Judicirio para conseguir igual iseno, pelo princpio da igualdade. 18

MODELO DE REQUERIMENTO

EXMO. SR.(autoridade mxima do rgo pagador da aposentadoria)

(nome), aposentado, INSS), residente e domiciliado

(n de matrcula ou nmero do , (bairro),

(rua, avenida), n

(cidade), vem expor e requerer o que segue:

1. O Laudo Oficial de Mdico da Unio (ou do Estado ou do Municpio) comprova ser portador da (doena) CID (doc. n 01)

2. Em data de incluso (doc.n 02).

de

de

, foi submetido a cirurgia descrita no Relatrio Mdico

3. Exame laboratorial confirma a existncia de doena descrita no Laudo Mdico (doc. n 03). 4. A Lei n 7.713/88 em seu artigo 6, XIV e XXI, a Lei n 8.541/92 em seu artigo 47, a Lei n 9.250/95 em seu artigo 30 e a Instruo Normativa SRF n 15/01 em seu artigo 5, XII, prevem, expressamente, os casos de rendimentos isentos e no tributveis. 5. Assim, por fora dos citados diplomas legais, o (a) Requerente no est sujeito ao recolhimento do Imposto de Renda relativo a sua aposentadoria. Diante do exposto requer a V.Exa. seja determinado ao rgo competente desta (repartio que paga a aposentadoria) a imediata cessao do desconto do Imposto de Renda em sua aposentadoria. Termos em que, P. Deferimento.

(Cidade),

de

de

(assinatura do Requerente)

19

ANDAMENTO JUDICIRIO PRIORITRIO

Recentemente, o Cdigo de Processo Civil a Lei que regula o andamento dos processos na Justia foi alterado para conceder o andamento prioritrio de qualquer processo (cvel, criminal ou trabalhista), em qualquer instncia, a todas as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, ou seja, o processo dessas pessoas deve andar um pouco mais depressa que os demais. O Estatuto do Idoso diminuiu a idade para gozar desse direito quem tem a partir de 60 anos e, alm disso, o Estatuto estendeu o direito aos processos e procedimentos administrativos. Em outras palavras, o doente que tem qualquer processo na Justia, contra qualquer pessoa, rgo pblico ou empresa, recebe o benefcio de maior rapidez no andamento. Para isso, basta apenas fazer um requerimento exigindo seu direito.

Mesmo que o doente no tenha 60 anos poder requerer o benefcio, pois tem menor expectativa de vida, em razo da doena grave que portador.

O pedido deve ser feito pelo advogado que cuida do processo e depende de despacho do juiz. Caso o juiz defira o pedido, o processo judicial poder terminar antes do normal e o doente, se ganhar a ao, poder gozar da deciso judicial. bom lembrar que, por causa da lentido do Judicirio, muitas vezes a deciso final acaba beneficiando apenas os herdeiros.

20

MODELO DE PETIO

EXMO SR. DR. JUIZ DE DIRETO DA VARA CVEL DA COMARCA DE

Processo n (nome), vem, respeitosamente presena de V. Exa., por seus advogados que a esta subscrevem, nos autos da ao ( ) , que move contra expor e requerer o que segue:

PRELIMINARMENTE

1. A recente Lei Federal n 10.173, de 9 de janeiro de 2001, que altera o Cdigo de Processo Civil, acresce ao mesmo os seguintes artigos: Art. 1.211-A Os procedimentos judiciais em que figure como parte ou interveniente pessoa com idade igual ou superior a sessenta e cinco anos tero prioridade na tramitao de todos os atos e diligncias em qualquer instncia. Art. 1.211.-B O interessado na obteno desse benefcio, juntando prova de sua idade, dever requer-lo autoridade judiciria competente para decidir o feito, que determinar ao cartrio. 2. O Estatuto do Idoso, Lei n 10.741, de 1 de outubro de 2003, em seu artigo 71, diminuiu a idade para 60 (sessenta) anos. 3. No resta dvida que a alterao legislativa tem como escopo possibilitar que o autor de uma ao judicial tenha possibilidade de conhecer e usufruir em vida da deciso do Poder Judicirio.

21

4. Consoante a jurisprudncia dominante em nossos tribunais, o limite provvel de vida de 65 (sessenta e cinco) anos. 5. O Rqte., ainda, no preenche o requisito pois conta com ... (.....) anos de vida. 6. Porm, conforme comprova, o documento em anexo, o Rqte. portador de doena de base NEOPLASIA MALIGNA, o que indubitavelmente reduz de forma categrica a possibilidade de vida. 7. A cincia comprova que a probabilidade de recidiva tumoral e de aparecimento de metstases so bastante freqentes em portadores de neoplasia maligna, o que lhes confere uma perspectiva de vida ainda menor que a dos indivduos de mais de 65 (sessenta e cinco) anos. 8. Diante do diagnstico preciso do tipo de cncer do Rqte., caracterizado no laudo do exame antomo patolgico, mostrou-se necessrio a complementao do tratamento atravs de quimioterapia. 9. Face as inmeras intercorrncias sofridas pelo Rqte., conforme a seguir descrito ....o que certamente concorre para tornar a situao da Rqte. ainda mais grave e mais sujeita a recidiva tumoral e/ou aparecimento de metstase. 10. Atualmente, o Rqte. est sendo submetida ao tratamento de ..........semanalmente e mesmo tem o seu trmino previsto apenas para daqui .... (......) meses. 11. Todos os fatos narrados levam a concluir que a perspectiva de vida do Rqte. encontra-se seriamente diminuda.

DO DIREITO

A integrao analgica, a equidade, a isonomia, fazem com que a nova redao do Cdigo de Processo Civil, com o acrscimo dos Artigos 1211-A e 1211-B e o Estatuto do Idoso devam ser aplicado ao presente caso.

22

DO PEDIDO

Ante o exposto a presente para requerer, que V.Exa. determine:

I. PRIORIDADE NA TRAMITAO DE TODOS OS ATOS E DILIGNCIAS DO PRESENTE PROCESSO. II. QUE O CARTRIO OBSERVE RIGOROSAMENTE A CONCESSO DO BENEFCIO. III. A ANOTAO EM LUGAR VISVEL NOS AUTOS A PRIORIDADE CONCEDIDA.

Tudo por ser uma questo de cristalina J U S T I A ! ! ! , Adv.- OAB/ de de 2003.

23

Q U I TA O D O F I N A N C I A M E N T O D A CASA PRPRIA S I S T E M A F I N A N C E I R O D A H A B I TA O

Quando se adquire uma casa financiada pelo Sistema Financeiro da Habitao (S.F.H.), juntamente com as prestaes mensais para quitar o financiamento, paga-se um seguro destinado a quitar a casa no caso de invalidez e/ou morte. Portanto o seguro quita a parte da pessoa invlida na mesma proporo que sua renda entrou para o financiamento. Se, por exemplo, o invlido entrou com 100% da renda, o imvel ser totalmente quitado. Se na composio da renda contribuiu com 50% ter quitada metade do imvel e sua famlia ter de pagar apenas os 50% restantes da prestao mensal. O seguro do S.F.H. entende invalidez total e permanente como incapacidade total ou definitiva para o exerccio da ocupao principal e de qualquer outra atividade laborativa, causada por acidente ou doena, desde que ocorrido o acidente, ou adquirida a doena que determinou a incapacidade, aps a assinatura do instrumento contratual de compra da casa prpria. Tratando-se do Segurado aposentado por tempo de servio ou no vinculado a rgo previdencirio, a invalidez ser comprovada por questionrio especfico respondido pelo mdico do adquirente da casa e a percia mdica realizada e custeada pela Seguradora. No aceitando a deciso da Seguradora, o doente comprador de casa financiada dever submeter-se junta mdica constituda por trs membros, o doente dever levar laudos, exames, atestados mdicos, guias de internao e quaisquer outros documentos de que disponha relacionados com o mal que no permite que exera seu trabalho. Nos casos de invalidez permanente, cuja documentao tenha sido complementada junto Seguradora, em um ms dever ter quitado o financiamento ou parte dele.

24

Para os casos de invalidez permanente, o banco ou a COHAB ou a Caixa que fez o financiamento, encaminhar Seguradora os seguintes documentos:

a) Aviso de Sinistro Habitacional preenchido, inclusive com a data da Relao de Incluso (RI) em que constou a ltima alterao contratual averbada antes do sinistro; b) Declarao de Invalidez Permanente em impresso padro da Seguradora preenchida e assinada pelo rgo previdencirio para o qual contribua o Segurado; c) Carta de concesso da aposentadoria por invalidez permanente, emitida pelo rgo previdencirio; d) Publicao da aposentadoria do Dirio Oficial, se for Funcionrio Pblico; e) Quadro nosolgico, se o financiado for militar; f) Comunicado de Sinistro devidamente preenchido e assinado, com firma reconhecida do mdico assistente do doente; g) Contrato de financiamento; h) Alteraes contratuais, se houver; i) Declarao especfica com indicao expressa da responsabilidade de cada financiado, o valor com que o doente entrou na composio da renda familiar para a compra da casa, se o contrato de financiamento no a contiver de forma expressa; j) Ficha de Alterao de Renda (FAR), se houver, em vigor na data do sinistro; l) Demonstrativo de evoluo do saldo devedor; m) Demonstrativo de pagamento de parcelas, ou planilha de evoluo da dvida, ou documento indicando o valor e a data da liberao.

25

PIS / PASEP

Poder efetuar o saque das quotas o trabalhador cadastrado no PIS que for portador de cncer ou AIDS ou cujo dependente for portador dessas doenas. Para fins de saque de quotas do PIS so considerados dependentes os inscritos como tal nos institutos de previdncia social da Unio, dos Estados e dos municpios, abrangendo as seguintes pessoas: Cnjuge ou companheiro(a); Filho de qualquer condio, menor de 21 anos ou invlido; Irmo de qualquer condio, menor de 21 anos ou invlido; Pessoa designada menor de 21 anos ou maior de 60 anos ou invlida; Equiparados aos filhos: enteado(a), o menor sob guarda, e o menor sob tutela judicial que no possua bens suficientes para o prprio sustento. Os admitidos no regulamento do Imposto de Renda - Pessoa Fsica, abrangendo as seguintes pessoas: - cnjuge ou companheiro(a); - filha ou enteada, solteira, separada ou viva; - filho ou enteado at 21 anos ou maior de 21 anos quando incapacitado fsica ou mentalmente para o trabalho; - ao menor pobre at 21 anos, que o contribuinte crie ou eduque e do qual detenha a guarda judicial; - o irmo, neto ou bisneto, sem arrimo dos pais, at 21 anos, quando incapacitado fsica ou mentalmente para o trabalho; - os pais, os avs ou bisavs; - o incapaz, louco, surdo, mudo que no possa expressar sua vontade, e o prdigo, assim declarado judicialmente; - os filhos, ou enteados, ou irmos, ou netos, ou bisnetos, se cursando ensino superior, so admitidos como dependentes at completarem 24 anos de idade. Os documentos necessrios para solicitar o saque na Caixa Econmica Federal so: Comprovante de Inscrio no PIS/PASEP; Carteira de trabalho; 26

Carteira de Identidade; Documentos comprobatrios do motivo do saque: Atestado mdico fornecido pelo mdico que acompanha o tratamento do portador da doena, contendo as seguintes informaes: - Diagnstico expresso da doena; - Estgio clnico atual da doena/paciente; - Classificao internacional da doena (CID); - Meno Resoluo 01/96 do Conselho Diretor do Fundo de Participao PIS-PASEP; - Carimbo que identifique o nome/CRM do mdico; Cpia do exame histopatolgico ou antomo-patolgico que comprove o diagnstico; Comprovao da condio de dependncia do portador da doena, quando for o caso. O trabalhador poder receber o total de quotas depositadas. Caso o PIS no esteja cadastrado na Caixa Econmica Federal, o trabalhador dever verificar junto ao Banco do Brasil se o mesmo no est cadastrado como PIS/ PASEP, pois o saque ser efetuado da mesma maneira. M O D E L O D O AT E S TA D O PA R A R E T I R A D A D O P I S / PA S E P
(Papel Timbrado do Mdico) Atestado Mdico

Atesto que o paciente (nome do paciente) portador de (nome da doena - Exemplo: (neoplasia maligna - cncer), Classificao Internacional de Doenas - CID (mdico deve verificar o Classificao da doena).O presente atestado destina-se a comprovao junto a CEF nos termos da Resoluo 01/96 do Conselho Diretor do Fundo de Participao PIS-PASEP; para permitir a movimentao da conta vinculada quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes for acometido de doena grave. O estgio clnico atual da doena (Exemplo: estvel) e o paciente encontra-se em (Exemplo: tratamento quimioterpico). (Local e data) , de de

(Assinatura e carimbo legvel com C.R.M. do mdico responsvel pelo tratamento)

OBS: Reconhecer firma do mdico. O atestado vlido por 30 dias 27

C O M P R A D E C A R R O C O M I S E N AO D E IMPOSTOS

ISENO DE I.P.I. Para gozar das isenes como deficiente fsico na compra de veculos necessrio que a pessoa tenha deficincia nos membros sejam superiores ou inferiores, que a impossibilite de dirigir automveis comuns. O direito as isenes no surge pelo fato de ter doena grave, preciso que a mesma ocasione deficincia fsica, como acima explicado. Neste caso preciso que o paciente pea ao seu mdico um Laudo Mdico descrevendo sua deficincia, acompanhado de exame que comprove o fato. As Leis Federais n 10.690 de 16 de junho de 2003 e a Lei no 10.754 de 31 de outubro de 2003 estenderam a iseno do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) s pessoas portadoras de deficincias visual, mental severa ou profunda, aos autistas, por intermdio de seu representante legal. As caractersticas especiais do veculo so aquelas, originais (de fbrica) ou resultantes de adaptao, que permitam a adequada utilizao do veculo pela pessoa portadora de deficincia fsica, por exemplo: o cmbio automtico ou hidramtico e a direo hidrulica. O pedido de iseno deve ser dirigido ao Delegado da Receita Federal ou do Inspetor da Receita Federal de Inspetoria de Classe "A" do domiclio do deficiente fsico (em 3 vias). O veculo adquirido pelo deficiente, com iseno de IPI, s poder ser vendido aps trs anos. Antes desse prazo necessria a autorizao do Delegado da Receita Federal e o imposto s no ser devido se o veculo for vendido a outro deficiente fsico.

28

D O C U M E N TA O N E C E S S R I A

Para obter a iseno do IPI, o interessado dever: I. obter, junto ao Departamento de Trnsito do Estado onde residir, os seguintes documentos: - laudo de percia mdica, atestando o tipo de deficincia fsica e a total incapacidade para conduzir veculos comuns, indicando o tipo de veculo, com as caractersticas especiais necessrias, que est apto a dirigir ; - carteira nacional de habilitao com a especificao do tipo de veculo, com suas caractersticas especiais, que est autorizado a dirigir, conforme o laudo de percia mdica. (se o deficiente fsico no tiver carta de motorista dever tir-la no prazo de 180 dias, se possivel)

II. apresentar requerimento de acordo com o modelo, em trs vias, dirigido ao Delegado da Receita Federal, ao Inspetor da Receita Federal da Inspetoria de Classe "A", do local onde resida o deficiente, com cpias dos documentos acima; III. no ter pendncias junto Secretaria da Receita Federal relativas aos impostos federais, como por exemplo, Imposto de Renda. Para os demais deficientes, o procedimento ser o mesmo, porm, no ser necessria a mudana da carta de motorista, quando o deficiente no seja o condutor do veculo.

I S E N O D E I M P O S T O S O B R E O P E R A O F I N A N C E I R A (I O F )

O deficiente isento do Imposto sobre Operao Financeira (IOF) no financiamento para compra de carro, desde que o laudo da percia mdica do Departamento de Trnsito do Estado especifique o tipo de veculo que ele pode dirigir.

29

MODELO- REQUERIMENTO DE ISENO DE IPI - DEFICINCIA FSICA

AO SENHOR DELEGADO/INSPETOR DA RECEITA FEDERAL EM 01. IDENTIFICAO DO REQUERENTE Processo n NOME 02. ENDEREO Rua, Avenida, Praa, etc Bairro/Distrito . Municpio Nmero UF CEP Andar/Sala Telefone . CPF/MF N

O(a) portador(a) de deficincia fsica que o(a) impossibilita de conduzir veculos comuns, acima identificado(a), requer a V. S se digne reconhecer, vista da documentao anexa, que preenche os requisitos exigidos pela Lei n 8.989, de 1995, com as alteraes do art. 29 da Lei n 9.317, de 1996, e dos arts. 1, 2 e 4 da Medida Provisria n 1.939-30, de 2000 e Lei FederaL n 10.182 de 12 de fevereiro de 2001, arts. 2o, 3o, 4o e 5o da lei Federal no 10.690 de 16 de junho de 2003 e arts 1o e 2o da Lei Federal no 10.754 de 31 de outubro de 2003, para a fruio da iseno/suspenso do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), na aquisio de automvel de passageiros ou veculo de uso misto, de fabricao nacional, com caractersticas especiais. Declara o requerente ser autntica e verdadeira a documentao apresentada. Nestes termos, pede deferimento.

(Cidade),

de

de

Assinatura do requerente (conforme identidade)

(O requerimento deve ser feito em 3 vias)

30

ISENO DO ICMS

O Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios (ICMS) um imposto estadual. Cada Estado da Federao tem sua Lei prpria regulando este imposto. No Estado de So Paulo e no Distrito Federal na Lei de ICMS existe previso expressa a respeito da iseno do imposto para os deficientes adquirirem seu carro. Se no Estado em que o deficiente reside no existe previso legal de iseno, o nico caminho procurar o governador, para que o mesmo envie Assemblia um Projeto de Lei de Iseno do ICMS, em obedincia ao convnio CONFAZ 35/99 e suas alteraes. O deficiente tem de ficar com o carro durante o perodo de trs anos, sob pena de ter de pagar o imposto. Em So Paulo preciso fazer um requerimento Secretaria da Fazenda do Estado, acompanhado dos seguintes documentos:

1. abclegal.

Declarao do vendedor do veculo em que conte: C.N.P.J., Declarao que a iseno ser repassada ao deficiente, Que o veculo se destina ao uso exclusivo do deficiente ou de seu representante

2. Laudo de percia mdica do Departamento Estadual de Trnsito.

3. Comprovao, pelo deficiente, ou de seu representante legal, de sua capacidade econmica-financeira compatvel para a compra do veculo.

31

MODELO DE REQUERIMENTO

ILMO. SR. DELEGADO DA RECEITA ESTADUAL EM (cidade)

(nome), brasileiro, (profisso), (documento de identidade R.G., Carteira Profissional, etc.), C.P.F. n ,residente e domiciliado Rua , n , na cidade de , vem respeitosamente presena de V.S., artigo 19, do Anexo I, do Regulamento do RICMS (Decreto Estadual n 45.490/2000) REQUERER ISENO DE I.C.M.S., do veculo que est adquirindo, anexando os seguintes documentos: 1. C.N.P.J. do vendedor (cpia), 2. C.P.F. do Requerente (cpia), 3. Laudo de Percia Mdica oficial (cpia), 4. Comprovao de rendimento do Requerente ou representante legal (xerox). Termos em que, P.Deferimento. (Cidade), de de

Assinatura do requerente

32

ISENO DE IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE DE VECULOS A U T O M O T O R E S ( I P VA ) N O E S T A D O D E S O PA U L O

O Imposto Sobre a Propriedade de Veculos Automotores (IPVA) um imposto estadual, pago anualmente. Cada Estado da Federao tem sua Lei prpria regulando este imposto. No Estado de So Paulo, na Lei de IPVA, existe previso expressa a respeito da iseno do imposto para os deficientes adquirirem seu carro. Se no Estado em que o deficiente fsico reside no existe previso legal de iseno, o nico caminho procurar o governador, para que o mesmo envie Assemblia um Projeto de Lei de Iseno do IPVA. Para a concesso de iseno a veculos de propriedade de deficientes ou seu representante legal, o interessado apresentar requerimento, acompanhado dos seguintes documentos:

1. cpia do CPF; 2. cpia do Certificado de Registro e Licenciamento de Veculo (CRLV); 3. cpia de Registro de Veculo ; 4. cpia do laudo de percia mdica fornecido exclusivamente pelo DETRAN, especificando o tipo de defeito fsico e o tipo de veculo que o deficiente possa conduzir, ou seu representante legal. 5. cpia da Carteira Nacional de Habilitao, em que conste a aptido para dirigir veculos com adaptaes especiais, discriminadas no laudo, na qual conste estar o interessado autorizado a dirigir veculo adaptado s suas condies fsicas; 6. cpia da nota fiscal referente s adaptaes, de fbrica ou realizadas por empresa especializada, feitas no veculo, considerando-se adaptaes as constantes na Resoluo no. 734, de 31.07.89, do Conselho Nacional de Trnsito;

33

7. Na falta da Nota Fiscal referente s adaptaes feitas no veculo, ser apresentado laudo expedido por entidades de inspeo credenciadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (INMETRO), que ateste as adaptaes efetuadas. 8. declarao de que no possui outro veculo com o benefcio.

Se teve veculo anterior com iseno: 1.cpia do comprovante de Baixa de Iseno do veculo anterior; Se veculo novo: 1. cpia de nota fiscal relativa sua aquisio; 2. requerimento do Registro Nacional de Veculos Automotores (RENAVAM), com a etiqueta da placa do veculo. No Estado de So Paulo preciso fazer um requerimento Secretaria da Fazenda do Estado, acompanhado de todos os documentos acima. A Seo de Julgamento da Delegacia Regional Tributria julgar o pedido e, se favorvel, emitir a Declarao de Imunidade/Iseno do Imposto sobre a Propriedade de Veculos Automotores (IPVA), destinando a 1a via ao contribuinte.

34

MODELO DE REQUERIMENTO ILMO. SR. DELEGADO DA RECEITA ESTADUAL EM (cidade) (nome), brasileiro, (profisso), (documento de identidade R.G., Carteira Profissional, etc.), C.P.F. n ,residente e domiciliado Rua , n , na cidade de , vem respeitosamente presena de V.S., REQUERER ISENO DE I.P.V.A., do veculo que est adquirindo, anexando os seguintes documentos: 1. cpia do CPF; 2. cpia do Certificado de Registro e Licenciamento de Veculo (CRLV); 3. cpia de Registro de Veculo ; 4. cpia do laudo de percia mdica fornecido exclusivamente pelo DETRAN, especificando o tipo de defeito fsico e o tipo de veculo que o deficiente possa conduzir; 5. cpia da Carteira Nacional de Habilitao, em que conste a aptido para dirigir veculos com adaptaes especiais, discriminadas no laudo, na qual conste estar o interessado autorizado a dirigir veculo adaptado s suas condies fsicas, se for o caso; 6. cpia da nota fiscal referente s adaptaes, de fbrica ou realizadas por empresa especializada, feitas no veculo, considerando-se adaptaes as constantes na Resoluo no. 734, de 31.07.89, do Conselho Nacional de Trnsito; (OU) Na falta da Nota Fiscal referente s adaptaes feitas no veculo, ser apresentado laudo expedido por entidades de inspeo credenciadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (INMETRO), que ateste as adaptaes efetuadas. 7. declarao de que no possui outro veculo com o benefcio: Termos em que, P.Deferimento. (Cidade), de de

Assinatura do requerente

35

SEGURO DE VIDA

Ao fazer um seguro de vida pode-se escolher fazer junto um seguro de invalidez permanente total ou parcial. Verifique o seu contrato. Se o seguro que o doente tiver inclui a cobertura de invalidez permanente total ou parcial, uma vez tendo conseguido o Laudo Mdico que ateste esta condio, deve-se acionar o seguro para receb-lo. Informaes sobre os documentos necessrios podem e devem ser obtidas junto as Seguradoras ou com o corretor que tiver feito o seguro.

P R E V I D N C I A P R I VA D A

Se o doente possui um plano de Previdncia Privada, verifique o contrato e se, nele, consta opo pela modalidade de RENDA POR INVALIDEZ PERMAMENTE TOTAL OU PARCIAL. Se constar, na eventualidade de ocorrer a invalidez permanente total ou parcial durante o perodo de cobertura e aps cumprido o perodo de carncia estabelecido no Plano, o doente ter direito a uma renda mensal. Ocorrendo a invalidez desde que constatada por laudo mdico e, a partir de ento, a Previdncia deve comear a pagar a aposentadoria devida.

36

FORNECIMENTO DE REMDIOS PELO SUS

A Constituio Federal assegura a todos os cidados o direito vida, a sade decorrncia desse direito, o direito sade representa conseqncia constitucional indissocivel do direito vida. O artigo 196 da Constituio determina: A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. A Justia tem determinado ao Estado atravs do Sistema nico de Sade (SUS) que compre remdios para os doentes sem possibilidade financeira de adquiri-los. Para obter esse benefcio, no entanto, necessrio entrar com ao judicial (Mandado de Segurana). Pode ser solicitado um pedido de Liminar, o processo tende a andar rpido e, em mais ou menos 20 dias o doente j pode obter o remdio, caso a Liminar seja concedida. O Supremo Tribunal Federal, o mais alto tribunal do pas, tem decidido reiteradamente que obrigao do Estado, fornecer medicamentos aos pacientes carentes, que no possuam recursos para a aquisio dos medicamentos que necessitam.

37

D I R E I T O S D O S PA C I E N T E S

Os pacientes, de qualquer doena, devero ter, assegurados, os seguintes direitos: 1. Ter um atendimento digno, atencioso e respeitoso. 2. Ser identificado e tratado pelo seu nome e sobrenome e no por nmeros, cdigos ou de modo genrico, desrespeitoso. 3. Ter resguardado o sigilo de seus dados pessoais, desde que no acarrete riscos a terceiros ou sade pblica. 4. Poder identificar as pessoas responsveis direta e indiretamente por sua assistncia, atravs de crachs visveis, legveis e que contenham: a) nome completo; b) funo; c) cargo; e d) nome da instituio. 5. Receber informaes claras, objetivas e compreensveis sobre: a) suspeitas diagnsticas; b) diagnsticos realizados; c) aes teraputicas; d) riscos, benefcios e inconvenientes provenientes das medidas diagnsticas e teraputicas propostas; e)durao prevista do tratamento proposto; f) a necessidade ou no de anestesia, o tipo de anestesia a ser aplicada, o instrumental a ser utilizado, as partes do corpo afetadas, os efeitos colaterais, os riscos e conseqncias indesejveis e a durao esperada do procedimento; g) os exames e condutas a que ser submetido; h) a finalidade dos materiais coletados para exame; i) as alternativas de diagnstico e teraputicas existentes no servio em que est sendo atendido e em outros servio; e j) o que julgar necessrio. 6. Consentir ou recusar, de forma livre e voluntria, procedimentos cirrgicos, diagnsticos ou teraputicos a que ser submetido, com autorizao por escrito, atravs do Termo de Consentimento. 7. Ter acesso s informaes existentes em seu pronturio. 8. Receber, por escrito, o diagnstico e o tratamento indicado, com o nome do profissional e o seu nmero de registro no rgo de regulamentao da profisso. 9. Receber as prescries mdicas: a) com o nome genrico das substncias; b) datilografadas ou em caligrafia legvel; c) sem a utilizao de cdigos ou abreviaturas; e d) com o nome legvel do profissional, assinatura e seu nmero de registro no rgo de controle e regulamentao da profisso. 10. Conhecer a procedncia do sangue e dos hemoderivados e poder verificar, antes de receb-los, os carimbos que atestaram a origem, sorologias efetuadas e prazos de validade. 38

11. Ter anotado em seu pronturio, principalmente se inconsciente durante o atendimento: a) todas as medicaes, com as dosagens utilizadas; e b) o registro da quantidade de sangue recebida e dos dados que permitam identificar a sua origem, as sorologias efetuadas e prazos de validade. 12. Ter assegurada, durante as consultas, internaes, procedimentos diagnsticos e teraputicos, e na satisfao de suas necessidades fisiolgicas; a) integridade fsica; b) privacidade; c) individualidade; d) o respeito aos seus valores ticos e culturais; e) sigilo de toda e qualquer informao pessoal; f) a segurana do procedimento. 13. Ser acompanhado, se assim o desejar, nas consultas, exames e no momento da internao por uma pessoa por ele indicada. 14. Ser acompanhado, se maior de sessenta anos, durante o perodo da internao, de acordo com o que dispe o Estatuto dos Idosos. 15. Ser acompanhado nas consultas, exames e durante a internao se for menor de idade, de acordo com o que dispe o Estatuto da Criana e do Adolescente. 16. Ter asseguradas durante a hospitalizao a sua segurana e a dos seus pertences que forem considerados indispensveis pela instituio. 17. Ter direito, se criana ou adolescente, de desfrutar de alguma forma de recreao, prevista na Resoluo n 41, do Conselho Nacional de Direitos da Criana e do Adolescente. 18. Ter direito durante longos perodos de hospitalizao, de desfrutar de ambientes adequados para o lazer. 19. Ter garantia de comunicao com o meio externo como, por exemplo, acesso ao telefone. 20. Ser prvia e claramente informado quando o tratamento proposto estiver relacionado a projeto de pesquisa em seres humanos, observando o que dispe a Resoluo n 196, de 10 de outubro de 1996, do Conselho Nacional de Sade. 21. Ter liberdade de recusar a participao ou retirar seu consentimento em qualquer fase da pesquisa, sem penalizao alguma e sem prejuzo ao seu tratamento. 22. Ter assegurada, aps a alta hospitalar, a continuidade da assistncia mdica. 23. Ter assegurada, durante a internao e aps a alta, a assistncia para o tratamento da dor e as orientaes necessrias para o atendimento domiciliar, mesmo quando considerado fora de possibilidades teraputicas atuais. 24. Receber ou recusar assistncia moral, psicolgica, social ou religiosa. 25. Recusar tratamentos dolorosos ou extraordinrios para tentar prolongar a vida. 26. Optar pelo local de morte. 39

T R A N S P O RT E G R AT U I T O

Os portadores de deficincia podem ser beneficiados com a lei Passe Livre Interestadual, que permite aos que tm renda mensal inferior a um salrio mnimo viajar pelo Pas de nibus, trem ou barco, sem pagar a passagem. Todo portador de deficincia fsica, auditiva, visual e mental, comprovadamente carente, pode ser beneficiado pela Lei. O portador de deficincia dever apresentar: o laudo mdico expedido por uma junta multiprofissional do Sistema Pblico de Sade (SUS) e cpia de, apenas um, dos seguintes documentos:

certido de nascimento ou certido de casamento ou certificado de reservista (dispensa) ou carteira de identidade ou carteira de trabalho e previdncia social ou ttulo eleitoral.

A Justia tem assegurado o direito do doente viajar de graa tambm em avies. A empresa area s pode exigir que o deficiente viaje com acompanhante se ficar evidente que ele no auto-suficiente. O acompanhante exigido pela empresa area pagar 20% do valor do bilhete de passagem area e ter direito ao assento adjacente ao do deficiente. O transporte dentro do mesmo Estado vai depender da lei de cada Estado. No Estado de So Paulo a lei permite a viagem gratuita dos deficientes. Nas cidades a iseno de pagamento ou transporte gratuito depende de lei municipal. 40

Procure a Cmara Municipal de sua cidade para saber se a lei existe. Em caso negativo, procure o prefeito pea para mandar projeto de lei Cmara Municipal dando este direito Na cidade de So Paulo existe Lei dando iseno do pagamento de onibus, metr, linhas de trens da CPTM, trlebus, micornibus. O direito poder ser extendido, tambm, a um acompanhante se assim entender o mdico do SUS. A Carteira de Passageiro Especial (CIPES) dever ser tirada nos postos de atendimento indicados pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos.

Documentos necessrio: Laudo de mdico do SUS, carteira de identidade ou Carteira Profissional e comprovante de residncia.

41

LEGISLAO

I - A SADE COMO DIREITO DE TODOS Constituio Federal Artigo 196 e seguintes Lei Federal n 8.069 de 13/07/90 Estatuto da Criana e do Adolescente, artigos 11, 12 e 298, VII Lei Federal n 10.741 de 01/10/03 Estatuto do Idoso, artigo 16.

II - ACESSO AOS DADOS MDICOS Constituio Federal Artigo 5, inciso XXXIV (para hospitais pblicos); Cdigo de Defesa do Consumidor artigo 43 (para os hospitais privados).

III - DOENAS GRAVES PREVISTAS EM LEIS Decreto Federal n 3.000 de 26/03/1999, artigo 39, inciso XXXIII Lei n 8.541 de 23/12/1992, art. 47 Lei n 9.250 de 26/12/1995, art. 30, 2 Instruo Normativa SRF n 25, de 29/04/1996 Lei Federal n 8.213 de 24/07/1991, artigo 151 Medida Provisria n 2.164 de 24/08/2001, artigo 9

IV - FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIO Lei Federal n 8.922 de 25/07/1994 FGTS, artigo 1 Lei Federal n 8.036 de 11/05/1990 FGTS, artigo 20, XIII e XIV Medida Provisria n 2.164 de 24/08/2001, artigo 9

V - LICENA PARA TRATAMENTO DE SADE - AUXILIO DOENA Lei Federal n 8.213 de 24/07/1991, artigos 26, II e 151 42

VI - APOSENTADORIA POR INVALIDEZ Constituio Federal artigos 201 e seguintes; Lei Federal n 8.213 de 24/07/1991, artigos 26, II e 151

VII - RENDA MENSAL VITALCIA/AMPARO ASSISTENCIAL AO DEFICIENTE Constituio Federal artigos 195, 203 e 204; Lei Federal n 8.742, de 07/12/1993 LOAS, artigos 20 e 21 Decreto Federal n 1.744 de 08/12/1995

VIII - PLANO DE SADE OU SEGURO SADE Lei Federal n 9.656, de 03/06/1998 Dispe sobre os planos privados de assistncia sade Lei Federal n 10.223 de 15/01/2001 Cirurgia reparadora dos seios

IX - ISENO DO IMPOSTO DE RENDA NA APOSENTADORIA Constituio Federal artigo 5 e 150 II Lei Federal n 7.713 de 22/12/1988, artigo 6, XIV e XXI Lei Federal n 8.541 de 23/12/1992, artigo 47 Lei federal n 9250 de 26/12//1995, artigo 30 Instruo Normativa SRF n 15/01, artigo 5, XII Decreto Federal n 3.000 de 26/03/1999, artigo 39, XXXIII.

X - ANDAMENTO JUDICIRIO PRIORITRIO Lei Federal n 10.173 de 09/01/2001 acrescentou artigos 1.211-A e 1.211-B ao Cdigo de Processo Civil. Lei Federal n 10.741 de 01/10/2003 Estatuto do Idoso artigo 71

43

XI - PIS/PASEP Resoluo 01/96 do Conselho Diretor do Fundo de Participao PIS-PASEP.

XII - COMPRA DE CARRO COM ISENES DE IMPOSTOS (IPI, ICMS, IPVA) Lei Federal n 9.503 de 23/09/97 Cdigo de Trnsito Brasileiro, artigos 140 e 147 4 Lei Federal n 10.182 de 12/02/2001 (I.P.I) Lei Federal n 10.690 de 16/06/2003, artigo 2 Lei Federal n 10.754 de 31/10/2003, artigo 1, 2 e 3 Convnio n 35/99 e suas alteraes Instruo SRF n 32 de 23/03/2000 e Instruo n 88, de 08/09/2000 (I.P.I.); Resoluo CONTRAN n 734/89. artigo 56 Decreto do Estado de So Paulo n 45.490 de 30/11/2001 ICMS Portaria CAT n 56/96 e CAT 106/97 Lei Federal n 8.383 de 30/12/1991 IOF artigo 72 IV

XIII - FORNECIMENTO DE REMDIOS PELO SUS Constituio Federal, artigos 5 LXIX, 6, 23, II e 196 a 200 Constituio do Estado de So Paulo, artigos 219 a 231 Lei Federal n 8.080 de 19/12/1990, artigo 6, I, d Lei Complementar Estadual de So Paulo n. 791 de 08/03/1995 Lei Estadual n 10.241 de 17/03/1999 do Estado de So Paulo

XIV - DIREITOS DOS PACIENTES Lei Estadual n 10.241 de 17/03/1999 Estado de So Paulo Hospital Universitrio Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

44

XV PESSOA PORTADORA DE DEFICINCIA FSICA Lei Federal n 7.853 de 24/10/1989 Decreto Federal n 3.298 de 20/12/1999 Lei Federal n 8.899 de 29/07/1994 Lei Federal n 10.048 de 08/11/1994

As Leis e Decretos Federais podem ser encontrados no site:

www.planalto.gov.br

45

EXPEDIENTE
Diretor Administrativo: Jos Antnio Passos Gerente Mdico: Valter de Oliveira Filho Gerente Assistencial: Dbora Montezello Gerente de Apoio: Renata Lopes Projeto Grfico: Cludia Hamamoto Gesto de Comunicao - CAAD tiragem: 100.000 exemplares Av. Alcntara Machado, 2576 Tel: (11) 6099-3999

FAA VALER

SEUS

DIREITOS

REALIZAO

PATROCNIO

Av. Alcntara Machado, 2576 fone: (11) 6099-3999 e-mail: ibcc@ibcc.org.br w w w. i b c c . o r g . b r

R. Alexandre Dumas, 1860 Chcara Santo Antnio - SP fone: (11) 5185-3865 w w w. p f i z e r. c o m . b r

APOIO

You might also like