You are on page 1of 146

Anabela Fragata

Objectivos
Preparar o aluno para elaborar e desenvolver uma anlise financeira, fornecendo os mtodos e as tcnicas que viabilizem uma anlise da situao econmica e financeira da empresa, tomando por base essencialmente as peas contabilsticas, e outras informaes de origem interna ou externa, que directa ou indirectamente estejam relacionadas com a actividade da empresa.

Anabela Fragata

Contedos Programticos
Programa (contedos aulas tericas) Aula 1 2 Apresentao As tarefas, objectivos e papel da funo financeira e anlise financeira Instrumentos-base de anlise financeira 3 Mtodo dos rcios Rcios de Liquidez Rcios de estrutura ou endividamento Rcios de Rentabilidade Rcios de actividade Rcios de mercado Outros rcios Gesto de Tesouraria. O equilbrio financeiro fundamental. O fundo de maneio. As necessidades de fundo de maneio. A Tesouraria Liquida. Anlise do Risco Operacional e Financeiro, Grau de alavanca operacional e anlise do risco do negcio Ponto critico das vendas e margem de segurana Grau de alavanca financeira e anlise do risco financeiro O grau combinado de alavanca 25 Grau de alavanca financeira e anlise do risco financeiro O grau combinado de alavanca Analise da Rendibilidade Avaliao de investimentos. Acetatos e Bibliografia recomendada Acetatos e Bibliografia recomendada Tpico Leitura associada/texto apoio Programa e Regulamento de Avaliao Acetatos e Bibliografia recomendada

Acetatos e Bibliografia recomendada

16

Acetatos e Bibliografia recomendada

20

Acetatos e Bibliografia recomendada

30

Teste de Avaliao

Formulrio

Anabela Fragata

Modo de avaliao
Avaliao Continua: 1 A Avaliao Continua efectuada com base em trs elementos de avaliao, que visam avaliar no apenas os conhecimentos tcnicos e cientficos dos alunos, mas tambm avaliar as respectivas capacidades e competncias. Neste sentido, ser realizado um Teste de Avaliao escrito, ser solicitada a realizao de um trabalho de grupo e a participao em aula. 2 O Testes de Avaliao ter uma ponderao de 70% para clculo da mdia final da avaliao e apresenta uma classificao mnima de 9,5 valores. Se o aluno no obtiver nas provas escritas a classificao mnima exigida poder tentar recuperar essa nota. Recuperao que s ser possvel se a nota for igual ou superior a 5 valores. 3 Relativamente realizao do trabalho em grupo, os alunos devero organizar-se em grupos de trabalho, com um mximo de 5 elementos cada grupo. A apresentao do trabalho de grupo em sala de aula obrigatria. A nota relativa ao trabalho de grupo levar em conta o trabalho escrito e a respectiva apresentao. A nota do trabalho de grupo contar com 25% para clculo da mdia final da avaliao. 4- Ser avaliada a participao em aula, assiduidade, pontualidade e atitude, com uma ponderao na avaliao de 5%. 5 Os alunos cuja nota final da Avaliao seja igual ou superior a 9,5 valores (e tenham obtido classificao igual ou superior a 9,5 valores no Teste de Avaliao ) consideram-se Aprovados e dispensados de ir poca de Avaliao por Recurso; os alunos cuja classificao final da Avaliao seja inferior a 9,5 valores podero fazer uso da poca de Recuperao para recuperar a nota obtida (que ser efectuada apenas para obteno da nota final para aprovao de 9,5 valores). No caso de no conseguirem efectuar a recuperao da nota os alunos consideram-se Reprovados, ficando admitidos poca de Avaliao por Recurso.
Anabela Fragata 4

Modo de avaliao
Avaliao Final 1 Os alunos trabalhadores-estudantes gozaro de um regime de avaliao adaptado s suas preferncias, se bem que a opo pelo sistema de avaliao pretendido dever ser comunicada ao docente em tempo oportuno. Neste sentido, o aluno trabalhador-estudante poder optar por: - Seguir o regime de Avaliao Continua (as regras de avaliao sero idnticas s dos alunos no trabalhadoresestudantes), ou - Realizar um Teste de Avaliao e o trabalho de grupo, com um nmero mximo de 5 elementos (neste caso, a prova escrita contar com 70% da mdia final e o trabalho de grupo representar os restantes 30% da nota final). 2 Os alunos que em Avaliao Final obtenham classificao igual ou superior a 9,5 valores consideram-se Aprovados; os alunos que obtenham uma classificao inferior a 9,5 valores consideram-se Reprovados. Avaliao em Recurso Os alunos que no obtiveram aprovao na Avaliao Peridica ou na poca de Avaliao Final so admitidos prova escrita da poca de Avaliao por Recurso, que incidir sobre a totalidade da matria, contando com 70% da nota final (os restantes 30% dizem respeito ao trabalho de grupo).

Melhoria Na poca de Melhoria, ir prevalecer a melhor nota entre a classificao obtida em Avaliao Peridica ou, no caso dos trabalhadores-estudantes, em poca de Avaliao Final, e a classificao obtida em poca de Avaliao por Recurso. No permitida a realizao de melhoria relativamente ao trabalho de grupo.
Anabela Fragata 5

Cronograma de Avaliao
Avaliao Continua
Teste de Avaliao: 13 de Janeiro Recuperao Teste: 3 de Teste de Avaliao Final: 13 de

Avaliao Final (Trabalhadores estudantes)

Fevereiro Proactividade: em todas as aulas Entrega de Trabalho: 15 de Janeiro Apresentaes de trabalhos: 26 de Janeiro

Janeiro Recuperao Teste: 3 de Fevereiro Entrega de Trabalho: 15 de Janeiro Apresentaes de trabalhos: 26 de Janeiro

Anabela Fragata

Bibliografia
Breadley, R. e Myers, S. (1998), Princpios de Finanas Empresariais, McGraw-Hill de Portugal, Lda., 5 Edio; Carvalho, C. e Magalhes, G. (2005). Anlise Econmico Financeira de Empresas. 3ed.Universidade Catlica Editora. Lochard, Jean (2003). Os Rcios Essenciais. Lisboa:Bertrand Meneses, H. Caldeira (2001). Princpios de Gesto Financeira. 8ed. Lisboa: Editorial Presena. Nabais, C. e Nabais, F. (2011). Prtica Financeira, Vol I Anlise Econmica e Financeira. 6ed.. Nabais, C. e Nabais, F. (2010).Prtica Financeira, Vol II Gesto Financeira. Edies LIDEL. Neves, J. Carlos C. e Neves, J. Carvalho (2004). Anlise financeira -Tcnicas Fundamentais. 14ed. Lisboa: Texto Editores Neves, J. Carlos Carvalho (2000). Anlise financeira Avaliao do desempenho baseada no valor . 3ed. Lisboa:Texto Editores.

Anabela Fragata

Horrio de Atendimento/Contactos
Telefone/Tlm 966348759
E-mail afragata@estgl.ipv.pt Skype: anabela.fragata@hotmail.com

www.estgl.ipv.pt ou Web http://moodle.estgl.ipv.pt

Horrio de Atendimento

Presencial: tera das 18:00 s 20:00 Online: segunda das 10:00 s 12:00

Anabela Fragata

1.Introduo
1.1. As tarefas da funo financeira Principais tarefas: Efectuar os recebimentos e os pagamentos decorrentes da realizao da sua actividade Manuteno de uma saldo de disponibilidades que permitisse o normal funcionamento da empresa. Tradicionalmente relacionada com as tarefas do Tesoureiro

Anabela Fragata

Conceito tradicional

1.1. As tarefas da funo financeira


Conceito actual Tarefas relacionadas com: Decises de investimento e Decises de financiamento
Anabela Fragata 10

1.1. As tarefas da funo financeira

Entre as tarefas da funo financeira destacam-se:


- A inventariao das necessidades de recursos financeiros; - A obteno vantajosa de recursos financeiros; - A aplicao racional dos recursos financeiros

Estas tarefas esto sujeitas a critrios que se prendem com o alcance de nveis de rendibilidade e de equilbrio financeiro.

Anabela Fragata

11

Para alcanar os seus objectivos, a funo financeira reparte as suas tarefas pela:

- Analise Econmica e Financeira e


- Gesto Financeira.

Anabela Fragata

12

Analise Econmica e Financeira


Conjunto de tcnicas que visam o estudo da situao econmica e financeira da empresa atravs da analise de documentos contabilsticos:
Balano,

Demonstrao de resultados,
Demonstrao de Fluxos de Caixa e Mapa de Origens e Aplicaes de Fundos.

Objectivo
Dotar os responsveis da organizao e outras entidades de informao econmica adequada para a tomada de decises
Anabela Fragata 13

A Gesto Financeira

Anabela Fragata

14

Gesto Financeira
Politica de : - Investimentos Mdio/Longo Prazo Decises Estratgicas - Financiamento - Distribuio de resultados

Gesto do:
Curto Prazo Decises Operacionais - Activo Corrente (circulante) - Dbitos de curto prazo

Anabela Fragata

15

Gesto Financeira
Estratgia Financeira (m/l prazo):

A politica de investimentos: preocupa-se com a analise da rendibilidade e do risco potenciais das decises que implicam um dispndio de fundos no presente em troca de um potencial de entrada de fundos no futuro;

A politica de financiamento: visa proporcionar empresa os fundos de que esta necessita;


A politica de distribuio de resultados: estudo da melhor forma de afectar a riqueza adquirida pela empresa entre a reteno em reservas e o pagamento de dividendos aos accionistas;

Anabela Fragata

16

Fontes de Financiamento

Anabela Fragata

17

Amortizao de Emprstimos

Anabela Fragata

18

Gesto Financeira

Gesto de tesouraria: - Gesto do activo corrente (circulante): gesto de

disponibilidades, a gesto do crdito concedido aos clientes, controlo financeiro dos stocks, etc;

- Gesto dos dbitos a curto prazo: gesto dos crditos obtidos pelos fornecedores e dos restantes devedores correntes, assim como a cobertura dos dfices temporrios de tesouraria.

Anabela Fragata

19

Gesto Financeira

Objectivo
Maximizao do valor da empresa

Criao de valor para o accionista/scios.


Rendibilidade:
Exprime a capacidade de uma empresa para gerar lucros, ou melhor fluxos de caixa com valor positivo.

Risco:
Reflecte a variabilidade potencial dessa srie de fluxos de caixa.

Anabela Fragata

20

1.2. Limites da funo financeira


Limites:
As finanas oferecem uma pretensa universalidade, pois proporcionam uma unidade de medida comum - o dinheiro.

Esta universalidade denota-se em relao aos factos e aos efeitos das decises tomadas na empresa, no entanto , a natureza dos problemas no se resume nunca a aspectos exclusivamente financeiros nem o corpo terico das finanas permite o seu diagnstico completo.
A fonte de criao de valor da empresa no a sua situao financeira mas sim a sua vantagem competitiva; A rendibilidade um imperativo necessrio a qualquer empresa que pretenda viver numa economia de mercado, o equilbrio financeiro uma condio necessria (indispensvel) mas no suficiente sobrevivncia e

desenvolvimento da empresa;

Anabela Fragata

21

1.2. Limites da funo financeira


O gestor tem uma importante tarefa negocial a

desempenhar junto das clientelas internas e externas da organizao. - funo financeira cabe apenas a representao (defesa) dos interesses de algumas clientelas: titulares do capital e principais credores;

Os resultados da aplicao dos mtodos e tcnicas

propostos pela teoria financeira so to bons quanto a qualidade e a fiabilidade da informao utilizada , nas previses e dos pressupostos em que se baseiam.

Anabela Fragata

22

1.3 Papel da Anlise Econmica Financeira na gesto


A Analise Econmica e Financeira a responsvel por:
- Pela apreciao critica da funo financeira, nomeadamente

determinar o montante do valor criado para os accionistas e ainda explicar a situao que originou ou no a criao de valor da empresa de forma a aferir da sua capacidade competitiva e servir de base formulao de uma estratgia futura.

- Pelo estudo da situao econmica (estrutura de activos;

composio da conta de resultados, analise da eficincia econmica, rendibilidade e risco econmico);

Anabela Fragata

23

2.Instrumentos-base da Anlise Financeira


A Anlise Financeira um processo baseado num conjunto de tcnicas que tem por fim avaliar e interpretar a situao econmica e financeira da empresa. Mapas
- O Balano; - A Demonstrao de Resultados Lquidos; - O Mapa de Origem e Aplicao de Fundos; - A Demonstrao de Fluxos de Caixa.

Anabela Fragata

24 24

2.Instrumentos-base da Anlise Financeira


- A anlise das demonstraes financeiras de um nico

perodo;

- A comparao de demonstraes financeiras

sucessivas;

- A utilizao de rcios.

Anabela Fragata

25

2.1 Documentos-base da Anlise Financeira


2.1.1.O Balano
O balano um documento que expressa a situao patrimonial de uma empresa em determinada data. Activo - conjunto de bens e direitos Passivo - conjunto de obrigaes Activo No corrente
Corrente

Capital Prprio ou Situao liquida


Capital nominal Reservas Resultados Capital Alheio ou Passivo No Corrente Corrente

ptica Financeira Activo corresponde s aplicaes de fundos ou investimento. Estes bens e direitos da empresa so financiados quer por capitais prprios quer por capitais alheios, por isso tambm se designa o 2 membro por origens de fundos ou financiamento.

Aplicaes de fundos ou investimento

Origens de fundos ou financiamento

Anabela Fragata

26

2. 1.Documentos-base da Anlise financeira


2.1.1.O balano
O total das aplicaes de fundos iguala a todo o momento o total das origens de fundos:
Activo = Passivo+ Situao Liquida Activo = Capitais alheios + Capitais prprios Aplicaes de fundos = Origens de fundos

Anabela Fragata

27

2.2. Dos documentos contabilsticos aos documentos financeiros para anlise


2.2.1. O Balano Patrimonial
A ordenao por graus de liquidez crescente no activo e de exigibilidade crescente no passivo, fundamental para analise financeira: Aplicaes
Activo No Corrente Activos fixos tangveis e intangveis e Investimentos financeiros Contas a receber m/l prazo Activo Corrente Inventrios Contas a receber c/ prazo Caixa e seus equivalentes

Origens
Capitais permanentes Capitais prprios Contas a pagar m/l prazo(vencimento>1 ano)

Passivo Corrente Contas a pagar c/ prazo(vencimento<=1 ano)


28

Anabela Fragata

Actividade Pratica
Caderno de Exerccios
Resoluo do Exerccio 1 - a)

Anabela Fragata

29

2.4. A demonstrao de resultados

A demonstrao de resultados evidencia a formao dos resultados (lucros ou prejuzos) num determinado perodo de tempo (entre dois balanos).

um documento de avaliao do desempenho econmico no referido perodo. Avalia-se atravs dele a rendibilidade das vendas, a rendibilidade dos capitais investidos, em suma a eficincia econmica.

O SNC apresenta duas formas de elaborao da demonstrao de resultados: - Demonstrao de resultados por natureza; - Demonstrao de resultados por funes
Anabela Fragata 30

A Demonstrao de resultados por natureza

Agrega os rendimentos e gastos em grupos homogneos de acordo com a sua natureza

Anabela Fragata

31

A demonstrao de resultados por funes


Os rendimentos e gastos so agregados por funes, evidenciando os gastos das funes clssicas da empresa - produo, distribuio, administrativa e financeira.

*Nota:
Para implementar esta demonstrao de resultados ser necessrio que as empresas tenham sistemas de contabilidade analtica que acumulem os custos pelas funes descritas, dado este condicionalismo, sempre que no existe contabilidade analtica numa empresa, a demonstrao de resultados por natureza , que apresenta a maior fiabilidade e consistncia em termos de custo.

Anabela Fragata

32

2.5. Demonstrao de resultados para anlise financeira


Deve ser feito um esforo interno no sentido de identificar os gastos variveis e os fixos passando a ter-se, para o efeito de anlise uma demonstrao de resultados a custeio varivel:
Vendas -Gastos variveis = margem de contribuio -gastos fixos = resultados operacionais + resultados financeiros = resultados correntes -Imposto sobre o rendimento -Interesses minoritrios -= resultado liquido
Anabela Fragata 33

2.5.1. Demonstrao de resultados para anlise financeira


Gastos variveis: CMVMC, FSE, impostos e outros encargos operacionais, que se verifique terem um comportamento varivel em relao actividade; Gastos fixos: despesas com pessoal, FSE, impostos e outros custos no considerados como variveis, amortizaes do activo fixo, as provises

relacionadas com clientes e inventrios;


Resultados financeiros: resultam da diferena entre proveitos financeiros e custos financeiros; Resultados correntes: resultam da soma dos resultados financeiros com os operacionais

Anabela Fragata

34

2.6.Limitaes dos documentos contabilsticos


As principais limitaes: Por principio os registos so efectuados ao custo histrico, reflectindo valores desactualizados; As provises para crditos duvidosos e inventrios so estimativas. As amortizaes do activo fixo so efectuadas na base de uma estimativa de vida til; A reavaliao do activo fixo normalmente ignorada; O activo humano, a imagem, o valor de uma clientela fiel esto omitidos no Balano; Existem diversos critrios valorimtricos que podem conduzir a dificuldades de comparao da situao das empresas; As normas contabilsticas regem-se muitas vezes pela lei fiscal que reduz o significado econmico-financeiro da informao contabilstica.

Anabela Fragata

35

Caderno de Exerccios
Resoluo do Exerccio 1. c)

Anabela Fragata

36

UNIDADE 1 Mtodo dos Rcios

Anabela Fragata

37

Unidade 1
3.Mtodo dos Rcios 3.1Tipos de rcios 3.1.1.Rcios de Liquidez 3.1.2.Rcios de estrutura ou endividamento 3.1.3.Rcios de Rentabilidade 3.1.4.Rcios de actividade 3.1.5.Rcios de mercado 3.1.6.Outros rcios 3.2Limitaes dos rcios
Anabela Fragata 38

Conceito de rcio
O rcio, do latim ratio, uma razo ou quociente entre duas grandezas que tm relao entre si.
Outras ferramentas de anlise financeira:
Comparaes entre balanos e demonstrao de resultados em

exerccios sucessivos:

Em valores absolutos Em percentagem Em grfico de barras

Outros indicadores (fundo de maneio, cash-flow, VAB, ..)


Tcnica de preferncia dos bancos e empresas
Anabela Fragata 39

Bases de comparao dos rcios


Fontes de informao A anlise financeira atravs dos rcios s tem sentido se tiver alguma base de comparao
Rcios efectivos ou reais documentos financeiros histricos Rcios do sector apurados a partir das centrais de balanos com um

numero representativo de empresas do sector Banco de Portugal, Dun & Bradstreet, Milennium BCP, Associaes de industria e comrcio Rcios oramentais oramentos Rcios ideais definido pelos analistas, em funo do sector Relatrios de contas das empresas concorrentes

Conhecimento do negcio onde a empresa actua


Anabela Fragata 40

3.1.Tipos de rcios
1. Rcios de liquidez

Liquidez geral Liquidez reduzida Liquidez imediata

2. Rcios de estrutura ou endividamento


Solvabilidade Autonomia financeira Endividamento Debt to Equity Ratio Estrutura do endividamento

Anabela Fragata

41

3.1.Tipos de rcios
3. Rcios de rentabilidade

Rentabilidade liquidas da vendas Rentabilidade operacional das vendas Rentabilidade das vendas antes de encargos financeiros e impostos Margem de contribuio das vendas Rentabilidade do capital prprio Rentabilidade do activo total

4. Rcios de actividade ou funcionamento 6. Rcios de mercado


Anabela Fragata 42

3.1.Tipos de rcios

Rcios Financeiros relacionam as diversas massas patrimoniais do balano, em termos financeiros (e.g. estrutura financeira, autonomia financeira, solvabilidade, capacidade de endividamento); Rcios Econmicos revelam aspectos da situao econmica, tendo como base a DR (e.g. rentabilidade operacional das vendas, rentabilidade das vendas); Rcios econmico-financeiros expressam relaes econmico-financeiras, construdos a partir do Balano e DR (e.g. rentabilidade dos capitais prprios, rotao do activo);

Anabela Fragata

43

3.1.Tipos de rcios

Rcios de actividade ou funcionamento avaliam a eficincia com que a empresa est a gerir os activos que possui , ajudam a explicar os impactos financeiros da gesto ao nvel do ciclo de explorao (e.g. prazo mdio de recebimento, pagamento, armazenamento)
Rcios tcnicos exprimem aspectos relacionados com a produo e as actividades gerais. Expressos em unidades fsicas ou comparando unidades econmico-financeira com fsicas (e.g. Produtividade = Produo /Ordenados)

Anabela Fragata

44

3.1.1. Rcios de Liquidez


Medem a capacidade da empresa para fazer face s suas obrigaes a

curto prazo.

Permitem verificar se a empresa tem ou no capacidade para pagar

as suas dividas na data do seu vencimento.

Activo Corrente Liquidez geral Passivo Corrente


Em que medida que o passivo de curto prazo est coberto por activos que se esperam vir a ser convertidos em meios financeiros lquidos num perodo supostamente correspondente ao do vencimento das dvidas de curto prazo.

Anabela Fragata

45

Liquidez Geral
Se o valor apurado for maior que 1, a empresa pode utilizar activos lquidos para liquidar dividas a menos de 1 ano. Para garantir o pontual pagamento de todas as dividas que se iro vencer no prazo de um ano, o montante do Activo Corrente deve ser, pelo menos, igual ao Passivo Corrente, ou seja a Liquidez Geral dever ser, pelo menos, igual a 1.
Anabela Fragata 46

Liquidez Geral
Costuma dizer-se que quanto maior for o indicador melhor, no entanto, no exactamente assim, porque um valor elevado pode significar: Bastantes stocks inteis em armazm;

Um valor bastante elevado de dividas por parte dos clientes por no cumprimento de prazos de pagamento;
Grandes disponibilidades em caixa ou em bancos Assim apesar de se indicar um valor ideal, acima de 2, para empresas bem geridas, valores entre 1,2 e 1,4 so ideais.

Anabela Fragata

47

Liquidez Reduzida
Activo Corrente Inventrios Liquidez reduzida (Acid Test) Passivo Corrente
D-nos a capacidade da empresa de solver as suas dvidas de curto prazo, sem ter de recorrer s existncias em stock. Se houver uma diferena exagerada entre o valor da Liquidez Geral e o valor da Liquidez reduzida deveremos acautelar-nos, pois tal facto poder significar que a empresa est a produzir para o armazm e no para o mercado. Rcios entre 0,9 e 1,1, correspondem, em geral, a situaes de liquidez reduzida aceitveis Pode ser inferior a 1, sem que isso signifique que a empresa tem dificuldades financeiras, basta para isso que a empresa consiga gerar Disponveis e Realizveis a uma taxa superior s Dividas.

Anabela Fragata

48

Liquidez Imediata
Liquidez imediata Depsitos Ordem Caixa Inst. Financeiro s Passivo Corrente

- Mede

a capacidade da empresa solver os seus compromissos a curto prazo, recorrendo somente aos meios financeiros lquidos. vizinha de 1 pode significar uma tesouraria ociosa, valores disponveis subutilizados, decrscimos de actividade, etc.

- Geralmente inferior a 1, uma relao superior ou

Anabela Fragata

49

3.1.2. Rcios de estrutura ou endividamento (Financiamento)


Medem a capacidade da empresa para resolver os seus compromissos a mdio e longo prazo. Comparam fundos fornecidos pelos accionistas (capitais prprios) com os fundos obtidos junto dos credores (capitais alheios).
So rcios muito utilizados para anlise de crdito identificando por isso as dvidas que a empresa contraiu e as implicaes que as mesmas tm na explorao. So indicadores importantes para as anlises de concesso de emprstimos junto de entidades financeiras de crdito, reflectindo o risco que se corre ao se conceder crdito adicional.

Os rcios de endividamento procuram dar indicaes sobre o grau de intensidade de recurso a capitais alheios no financiamento de uma empresa.
Anabela Fragata 50

Solvabilid ade

Capitais Prprios 100 Passivo Total

Rcio de Solvabilidade
-

Mede a capacidade da empresa para resolver os seus compromissos a mdio e longo prazo e determinam a sua independncia face a terceiros.

Obtm-se indicaes sobre o risco que os credores correm em resultado dos crditos concedidos empresa.

- Quanto maior o valor deste rcio, melhor a empresa responde aos seus compromissos, de mdio longo prazo, mantendo uma certa autonomia financeira. - Se o rcio for inferior a 1, a empresa tem de ser capaz de gerar lucros para satisfazer as suas obrigaes para com terceiros nos prazos previstos, ou em alternativa os accionistas tem de injectar capitais na empresa.
Anabela Fragata 51

Rcio de Solvabilidade

- Quanto maior for o rcio, maior ser a segurana dos credores em recuperar os seus crditos, em caso de liquidao ou dissoluo da empresa. A solvabilidade total mostra a percentagem do patrimnio que financiada pelos proprietrios. - Se menor ou igual que 0,5, existir uma forte dependncia relativa aos credores da empresa (normalmente fornecedores e banca) , o que poder :

- Obrigar a autofinaciamento (aumento de capital ou prestaes suplementares) ou - Exigir-se uma gesto mais cuidadosa sobre os valores dos activos (stocks, clientes, imobilizado com baixa ou sem utilizao).

Anabela Fragata

52

Rcio de Autonomia Financeira


Capitais Prprios Autonomia Financeira 100 Activo Total
Este rcio permite apreciar em que percentagem que

o activo da sociedade se encontra a ser financiado por capitais prprios.


Avalia o nvel de financiamento do investimento total

por capitais prprios. Este indicador, sendo reduzido, traduz o risco financeiro para o financiador.

Anabela Fragata

53

Rcio de Autonomia Financeira


pedido em muitos programas de apoio s empresas (PEDIP,..),.
Um dos indicadores mais utilizados pelas instituies financeiras na

apreciao do risco de crdito de um cliente.


Indica-nos, por cada 100 aplicados na empresa, quantos so

prprios e quantos so alheios, ou seja mede a participao do capital prprio no financiamento da empresa.

Este indicador varia entre 0 e 1.


Zero a total dependncia de terceiros; 1 a autonomia total, a empresa no recorre a qualquer capital

alheio.

Anabela Fragata

54

Rcio de endividamento
Passivo Total Endividame nto 100 Activo Total
ou

Endividame nto

Capitais Alheios * 100 Capitais Totais *

-Apura a extenso com que a empresa utiliza capital alheio no financiamento das suas actividades. -Trata-se de um indicador complementar do anterior, pois a soma dos dois valores igual a 1 -Quanto menor for o rcio, maior ser o financiamento com Capitais Prprios, -Se o rcio for igual a zero, temos financiamento total com capitais prprios. - Quanto mais elevado, maior a vulnerabilidade da empresa. -* Inclui locao financeira Capitais Totais = Cap. Prprios + Cap. Alheios
Anabela Fragata 55

Debt to Equity Ratio


Capitais Alheios * Debt to Equity Ratio Capitais Prprios
-

Uma alternativa ao indicador anterior consiste na relao entre o endividamento de uma sociedade e os seus capitais prprios Permite analisar rapidamente o menor ou maior grau de financiamento por capitais alheios. Quanto maior for o rcio maior o passivo.

Para os accionistas quanto maior for o Passivo, maior ser o risco que correm, dado que os credores tem direitos preferenciais sobre os accionistas em caso de falncia.
Certos analistas recomendam que este indicador apresente um valor inferior a um. * Inclui locao financeira
Anabela Fragata 56

Grau de endividamento
Grau de endividamento = Activo Total/Capitais Prprios

Dever ser sempre maior ou igual a 1 Se for igual a 1 ento Activo = Capital Prprio Indicador inverso ao de Autonomia Financeira Evidencia a capacidade da empresa para contrair emprstimos a mdio e longo prazo

Anabela Fragata

57

Estrutura do endividamento
- No interessa apenas conhecer o grau de endividamento mas

tambm como este se estrutura

Estrutura do endividame nto

Capitais Alheios de c/ prazo* 100 Capitais Alheios *

- Quanto maior o rcio, tanto maior o peso das dividas de curto prazo

nas dividas totais.

- Este indicador fornece informaes relativas estrutura do

endividamento no que respeita relao entre o endividamento de curto-prazo (passivo circulante) e o total do endividamento da empresa - * Inclui locao financeira

Anabela Fragata

58

Cobertura dos Encargos Financeiros


Resultados antes dos encargos financeiro s Amortizaes Cobertura dos Encargos Financeiro s Encargos Financeiro s

Mede o grau com que a explorao consegue cobrir os encargos financeiros.


Permite analisar em que medida os RAEF, Amortizaes e impostos excedem os encargos financeiros

Anabela Fragata

59

Cobertura do Imobilizado
Capitais Permanentes Cobertura do Imobilizado Total do Activo Fixo Tangivel

Avalia a cobertura do imobilizado por capitais permanentes, sendo complementar ao rcio de liquidez geral. Traduz a taxa de cobertura das aplicaes com carcter estvel (imobilizado), pelos recursos estveis

Se tem um valor inferior unidade poder significar que parte do Activo fixo est a ser financiado por capitais FIM exigveis a curto prazo.
.
Anabela Fragata 60

3.1.3. Rcios de rentabilidade


A rentabilidade tem a ver com a aptido da empresa para produzir fluxos financeiros positivos (lucros). Trata-se dum valor relativo que resulta de uma relao entre um determinado resultado (output) gerado e um montante de recurso ou investimento que permitiu gerar esse mesmo resultado

Rentabilid ade

Resultado/Output Valor do recurso investido

Estes rcios relacionam o Resultado (lucro ou prejuzo) com os

capitais que o segregaram ( vendas, activo e capitais prprios) Quanto mais elevados forem os rcios em melhor situao se encontra a empresa. Os rcios de rentabilidade reflectem a capacidade que a empresa tem de gerar resultados

Anabela Fragata

61

3.1.3. Rcios de rentabilidade


Rentabilidade das Vendas
A Rendibilidade das Vendas permite conhecer a margem que as vendas esto a produzir e como tem evoludo essa margem, podendo ser avaliada atravs dos seguintes rcios:

Anabela Fragata

62

Margem Bruta Rentabilid ade Bruta das Vendas 100 Vendas


Capacidade da empresa para gerar lucros a partir da sua actividade. Indica-nos a proporo das vendas que resta depois de cobrir o CMVMC, custos com pessoal, FSE, impostos e outros custos de explorao (antes de amortizaes e provises)

Revela a percentagem de vendas que sobra com vista cobertura de outros custos uma vez que a mg bruta a diferena entre as vendas e o custo das mesmas

Anabela Fragata

63

Resultado Liquido Rentabilid ade Liquida das Vendas 100 Vendas

- Analisa a relao entre os resultados e as

vendas, ou seja mede o lucro da empresa por cada Euro vendido.

Anabela Fragata

64 64

Rentabilid ade Operacional das Vendas

Resultado Operacional 100 Vendas

Relaciona os resultados operacionais (contendo todos os

proveitos e custos relacionados com a explorao inclui amortizaes e provises) com o volume de vendas obtido. Uma melhoria deste indicador pode reflectir:
Alterao dos preos, Melhoria nos custos dos factores utilizados no processo produtivo; Maior eficincia na utilizao desses mesmos processos

Anabela Fragata

65

Rentabilid ade das Vendas Antes de Encargos Financeiro s

RAEF 100 Vendas

Avalia

a capacidade/eficincia da gesto em gerir um conjunto de activos da empresa Mede o resultado obtido com todos os activos da empresa antes de entrar em considerao com os custos de financiamento e os impostos, em funo do valor das vendas
Anabela Fragata 66

Notas: No analisar estes rcios sem inserir a empresa no

respectivo sector; Estes rcios esto relacionados com os de rotao (uma baixa rentabilidade das vendas pode ser compensada por uma alta rotao de stocks, conduzindo a boas rentabilidades do activo ( ex: hipermercados - baixa , joalharia - elevada).

Anabela Fragata

67

Rentabilid ade Capital Prprio

Resultados Liquidos 100 Capital Prprio

o rcio preferido dos accionistas e investidores.

-Permite

ao accionista calcular a taxa de retorno dos capitais que investiu, comparando esta taxa com as remuneraes oferecidas no mercado de capitais ou com o custo do financiamento, os detentores das aces das empresas podem concluir se o seu capital est a ser bem aplicado. - Considera-se como valor razovel para a rendibilidade do capital investido, um valor pelo menos igual taxa de remunerao dos depsitos a prazo; - Quanto maior for o rcio maior ser a capacidade da empresa de remunerar o capital investido
Anabela Fragata 68

Resultados Liquidos Rentabilid ade Activo Total 100 Activo Liquido

Avalia a rendibilidade o desempenho dos capitais totais investidos na empresa, independentemente de serem prprios ou alheios ou seja mede a rentabilidade do investimento nos negcios da Empresa

FIM

Anabela Fragata

69

3.1.4. Rcios de actividade ou de funcionamento


Medem a eficincia das decises da gesto da empresa sobre os recursos de que dispe. Apuram-se em termos de rotao ou em dias de funcionamento. Devem utilizar-se os valores mdios do balano, de forma a no serem afectados por valores acidentais em determinada data do Balano.

Anabela Fragata

70

Prazo Mdio de Recebimentos


Prazo Mdio de Recebiment os Saldo mdio de clientes * 365 Vendas e Prestao de Servios

(* Deduzido o saldo mdio de adiantamento de clientes)

Este indicador permite verificar qual em mdia o numero de dias que a empresa demora a receber dos seus clientes, isto, mede o espao de tempo que separa a venda do seu recebimento. Um valor elevado deste rcio pode indicar ineficincia do departamento de cobranas ou falta de poder negocial da empresa perante os seus clientes.

Anabela Fragata

71

Prazo Mdio de Recebimentos


No seu calculo, deve-se considerar que: - - Na conta clientes devem estar includas a conta corrente, as letras a receber, letras descontadas ainda no vencidas, deduzidas da conta de adiantamentos de clientes, excepto as provises para cobranas duvidosas , se se quiser que o rcio no seja afectado por decises financeiras de negociar letras ou lev-las a desconto. - - O valor do saldo de clientes deve ser expresso em termos mdios de inicio e de final de ano; - - s vendas deve-se acrescentar IVA.
importante comparar o PMR calculado com o prazo concedido

aos clientes, de acordo com o estipulado na politica comercial da empresa. Esta relao permite verificar a eficincia ou ineficincia negocial da empresa. PMR<= Prazo concedido (eficincia de cobranas) PMR> Prazo concedido (ineficincia das cobranas)

Anabela Fragata

72

Prazo Mdio de Pagamentos mdio de fornecedores * Saldo


Prazo Mdio de Pagamentos Compras
(* Deduzido o saldo mdio de adiantamento a fornecedores)

365

Este indicador mede a celeridade com que a empresa paga as suas dividas aos fornecedores
- Quanto mais baixo for o rcio, menor ser o grau de financiamento que os fornecedores fazem explorao. - Esta situao poder ser reveladora de falta de poder negocial da empresa perante estes agentes ou pode corresponder ao aproveitamento de descontos de pronto pagamento.

Anabela Fragata

73

Prazo Mdio de Pagamentos


- Um valor muito elevado pode tambm indicar dificuldades da empresa em satisfazer as suas obrigaes.
No calculo do rcio , deve-se ter em considerao que:
- Os valores utilizados para a rubrica Fornecedores devem ser expressos

em termos mdios. - Considerar o IVA - Na falta do valor de compras , poder-se- usar como aproximao o CMVMC.

Anabela Fragata

74

3.1.4. Rcios de actividade ou de funcionamento


Medem a eficincia das decises da gesto da empresa sobre os recursos de que dispe. Apuram-se em termos de rotao ou em dias de funcionamento. Devem utilizar-se os valores mdios do Balano, de forma a no serem afectados por valores acidentais em determinada data do Balano.
Rotao do activo total = vendas/activo total
Mede o grau de utilizao dos activos. Um valor elevado significar que provavelmente a empresa est a trabalhar perto do limite da sua capacidade, um valor baixo pode significar subutilizao de recursos. Deve-se analisar em pormenor que peso tm os dois blocos fundamentais do activo (Fixo e corrente):
-

Rotao do activo fixo = vendas /activo fixo

Rotao do activo corrente = vendas /activo corrente


Anabela Fragata 75

Rotao dos Inventrios


Rotao dos Inventrios Vendas Inventrios mdios

Evidencia os efeitos da gesto ao nvel dos armazns. Determina o n de vezes que o stock gira face ao montante anual de vendas. - Um rcio elevado encarado como indicador de eficincia, mas tambm pode significar rupturas frequentes de stocks.

Vendas Rotao de Matrias Primas Inv. Matrias Primas mdias Vendas Rotao de Produtos Acabados Inv. Produtos Acabados Mdios
FIM
Anabela Fragata 76

3.1.4. Rcios de actividade ou funcionamento


Prazo mdio de durao dos inventrios = (valor mdio dos inventrios (Si+Sf/2) /CMV)x365 Numero de dias de vendas de mercadorias que podem ser assegurados com o stock de armazm Analisam o montante dos inventrios em armazm, expresso em nmero de dias, face aos consumos ou utilizaes

Anabela Fragata

77

3.1.4. Rcios de actividade ou funcionamento


Este rcio pode ser desdobrado consoante a natureza dos inventrios: -Matrias-primas: (valor mdio das matrias primas/custo das mat.primas consumidas) x 365 Numero de dias de consumos (produo) que podem ser assegurados com o stock de armazm -Produtos acabados: (valor mdio dos produtos acabados/ custo das vendas) x365 Numero de dias que a produo em curso perfaz em relao ao valor global da produo. - Produtos e trabalhos em curso: (valor mdio dos prod. e trabalhos em curso/ custo de produo (CIPA)) x365 Numero de dias de vendas de produtos que podem ser assegurados com o stock de armazm

Anabela Fragata

78

Prazo mdio de durao das existncias


- Quanto menor for o valor do rcio, melhor, pois conseguimos alcanar objectivos com menor investimento em activos e consequentemente ser um factor positivo na contribuio para uma boa rentabilidade. Trs factores contribuem: 1 . Minimizao dos capitais empatados em stocks e os encargos financeiros associados;

2. Diminuio de custos de armazenagem;


3. Reduo dos riscos de depreciao dos stocks devido a deterioraes, obsolescncia ou ficarem fora de moda

Anabela Fragata

79

Prazo mdio de durao dos inventrios


Nota: - Um nvel baixo poder significar situaes de ruptura de stock e insatisfao dos clientes. - Enquadrar sempre na especificidade da industria/servio, da empresa, da tecnologia utilizada, no mtodo de valorizao de stocks e das tendncias observveis.

- excludo o valor do IVA, uma vez que dedutvel, no afecta o valor de stock, nem dos custos e proveitos em causa.
- (Ex: sector de joalharia e construo civil rcios muito elevados, enquanto que os hipermercados tm rcios de dois dias)

Anabela Fragata

80

3.1.5. Rcios de mercado


muito til ao director de marketing e ao director da produo a fim de definirem as suas estratgias e linhas de actuao, conhecerem respectivamente os preos e o custo unitrio das produtos concorrentes. O mesmo acontece com o director financeiro relativamente aos indicadores de mercado. So rcios fundamentais para todos os investidores e credores da empresa.
-

Price Ernings Ratio (PER) = Preo de cotao/ resultados por aco

Representa a relao entre o preo de cotao e os resultados lquidos por aco.


Um PER elevado pode significar que: - Os investidores tm em perspectiva um elevado crescimento dos dividendos; - Os accionistas sabem que a empresa apresenta baixo risco e por isso aceitam uma rendibilidade mais baixa; - A empresa prev obter um crescimento razovel, prevendo vir a distribuir uma elevada percentagem de dividendos;
-

Rendimento em dividendos (Dividend yield) = (Dividendo por aco/preo de cotao)x100

Mede o rendimento dos accionistas, ou seja que parcela do investimento realizado pelos accionistas foi nesse ano recuperada em dividendos.

Anabela Fragata

81

3.1.5. Rcios de mercado


- Preo/ Valor contabilstico (Market to Book Ratio)= Preo de cotao/valor contabilstico por aco
Este rcio compara o valor de mercado da empresa com o seu valor contabilstico. O valor contabilstico por aco o capital prprio a dividir pelo numero de aces em circulao.

- Payout ratio = Dividendo por aco /Resultado Liquido por aco

e Reteno de Resultados = 1- Payout


Mede a proporo dos Resultados que a empresa distribui sob a forma de dividendos. Permite-nos analisar a Politica de Dividendos da empresa e a proporo dos resultados que a empresa reteve para financiar o seu crescimento.

Anabela Fragata

82

3.1.6. Outros rcios


Valor Acrescentado Bruto (VAB)
Mede o excedente de riqueza criada pela empresa e corresponde, a contribuio da empresa para a criao de valor. o resultado da diferena entre o volume de negcios e os consumos intermdios (custos de matrias, fornecimentos e servios de terceiros, impostos indirectos).

VAB = Proveitos Operacionais - (CMV+FSE +Impostos Indirectos)

Anabela Fragata

83

3.1.6. Outros rcios


Excedente Bruto de Explorao (EBE)
Mede a rendibilidade econmica da empresa. um indicador de crescimento e exprime a relao entre a explorao e o financiamento. a componente principal da capacidade de autofinanciamento. O seu nvel sustenta a manuteno e o crescimento da empresa. Pode ser determinado a partir do VAB, subtraindo os custos com pessoal e os impostos directos, ou: EBE = Proveitos operacionais CMV- O.C. Variveis - Custos fixos desembolsveis.

Anabela Fragata

84

3.1.6. Outros rcios


Cash Flow Operacional ou Meios libertos de

explorao
Evidencia os meios monetrios gerados pelo negcio da empresa, bem como a capacidade em gerar tesouraria para solver os compromissos e investir. um indicador de avaliao de riscos de crditos concedidos.

Cash-flow Operacional =EBE Variao das necessidades em fundo de maneio

Anabela Fragata

85

3.1.6. Outros rcios


Autofinanciamento Bruto
Representa o excedente bruto da empresa. Autofinanciamento Bruto = Res. Liquido + Amortizaes e Provises

Autofianciamento liquido
Autofinanciamento Liquido = Autofinanciamento Bruto - Dividendos

Anabela Fragata

86

3.1.6.Outros Rcios
Definio de produtividade:
A produo como processo de criao e/ou adio de valor, necessita de factores produtivos humanos, financeiros e materiais. Todos os factores produtivos que contribuam para esse processo de criao e/ou adio de valor podem ter uma produtividade: -o trabalho dos empregados; -as matrias incorporadas no produto; -os equipamentos utilizados; -o sector econmico, a empresa, a oficina, um departamento administrativo.
Anabela Fragata 87

3.1.6.Outros Rcios
A produtividade pe em causa dois elementos: as actividades e os meios. Este rcio exprimese geralmente a partir de unidades fsicas, que se podem traduzir em unidades monetrias:

Produtividade = Actividades/Meios A produtividade traduz a eficincia dos meios e a eficcia das actividades e aumenta: - Quando se consegue uma maior produo/venda com os mesmos ou menores recursos (trabalho, capital, matriasprimas, energia); - Quando se consegue um mesmo output com a reproduo dos meios utilizados.
Anabela Fragata 88

3.1.6.Outros Rcios
Produtividade Econmica/Salarial
A produtividade econmica relaciona o valor criado com o n de trabalhadores. Valor Acrescentado Bruto (VAB)/N de trabalhadores

Anabela Fragata

89

3.2. Limitaes dos rcios


Os rcios tratam apenas dados quantitativos. No tm em conta factores qualitativos como tica, motivao, a qualidade dos gestores, a capacidade tcnica dos quadros, etc;
Decises de curto prazo podem afectar profundamente os documentos financeiros e os rcios que lhe esto inerentes. Ex: venda intempestiva de existncias data do balano; A comparao dos rcios entre empresas do mesmo sector, ou com mdias do sector, pode ser falseada pelas diferenas das prticas contabilsticas das empresas; No existe uma definio normalizada a nvel nacional e muito menos internacional de cada rcio; A contabilidade feita aos custos histricos, pelo que a inflao verificada na economia afecta diferentemente as empresas. Alm disso a comparao entre dois perodos tambm afectada;

Anabela Fragata

90

3.2. Limitaes dos rcios


O apuramento de um valor para um rcio individualizado no diz nada ao analista . O rcio mais adequado para uma empresa especifica est dependente do estado da economia em que se insere, da industria em que trabalha e da estratgia seguida pela gesto. Concluses do tipo o valor deste rcio bom e o daquele mau so completamente infundadas. O rcio tem de ser analisado no contexto;
A anlise de rcios baseada em dados publicados e a sua comparao com a empresa assenta na pesquisa de conhecimento sobre o passado. O analista interessado no futuro no deve pressupor que as concluses sobre o passado reflectem necessariamente a situao actual ou futura. Deve obter os dados de plano da respectiva empresa.

Anabela Fragata

91

Unidade II

4- Gesto de tesouraria

4- Gesto de tesouraria
O equilbrio financeiro fundamental
O equilbrio financeiro pode ser estudado segundo:
A analise patrimonial A analise funcional

4- Gesto de tesouraria
O equilbrio financeiro fundamental
- A anlise patrimonial
Esta analise tem por objectivo detectar a capacidade que a empresa tem de satisfazer as suas obrigaes de pagamento nas datas exigveis e que se encontram registradas no Balano. Esta analise permite ajuizar se a estrutura da empresa est equilibrada, visto que a empresa ter de liquidar as origens de fundos que se vo tornando exigveis com as aplicaes de fundos que se vo tornando disponveis. Os elementos patrimoniais activos podem ser financiados por capital prprio e por capital alheio. A concepo patrimonial decompe o Balano em : - Activo - Passivo - Capital Prprio

4- Gesto de tesouraria
O equilbrio financeiro fundamental
-

A anlise patrimonial

Os elementos patrimoniais activos so agrupados e ordenados segundo o grau de liquidez e os valores passivos segundo o grau de exigibilidade:
Activo - Fixo (baixo grau de liquidez) - Corrente(apresentam um elevado grau de liquidez)

Capitais permanentes - Capital prprio (grau de exigibilidade nulo) - Capital alheio m/l prazo (grau de exigibilidade superior a 1 ano)
Passivo Corrente ou Capitais alheios de curto prazo (elevado grau de exigibilidade)

4- Gesto de tesouraria
O equilbrio financeiro fundamental
-A anlise patrimonial

Activo Fixo

Como o passivo corrente representa obrigaes que a empresa tem no prazo de um ano e, o activo corrente, os direitos de propriedade e crditos que se transformam em dinheiro no prazo de um ano. A teoria patrimonial conclui que a empresa est equilibrada a curto prazo desde que:

Capitais permanentes

Fundo de Maneio

Activo Corrente

Passivo Corrente

4- Gesto de tesouraria
O equilbrio financeiro fundamental
- A anlise patrimonial

Activo Corrente >Passivo Corrente ou: Activo Corrente - Passivo Corrente>0

4- Gesto de tesouraria
O equilbrio financeiro fundamental
- A anlise patrimonial

O Fundo de Maneio Patrimonial pode se calculado por:


ptica da Liquidez
FMP = Activo Corrente - Passivo Corrente

ptica Estrutural
FMP= Capitais Permanentes - Activo Fixo

4- Gesto de tesouraria
No haver equilbrio se a empresa tiver mais obrigaes a curto prazo do que bens e direitos a receber a curto prazo, ou seja, quando:
Passivo Corrente Activo Corrente>0 Nestas condies a empresa tem capitais exigveis a curto prazo a financiarem elementos patrimoniais do Activo Fixo, cuja capacidade de gerarem dinheiro lenta, excepto em caso de alienao.

4- Gesto de tesouraria
Qual o valor ideal para o Fundo de Maneio?
O fundo de maneio uma margem de segurana para que a empresa possa fazer face aos seus compromisso de curto prazo. Porque que se considera a situao de equilbrio: Activo Corrente - Passivo Corrente>0 e no Activo Corrente Passivo Corrente = 0

4- Gesto de tesouraria
Qual o valor ideal para o Fundo de Maneio?
Segundo a regra do equilbrio financeiro mnimo: Os capitais utilizados pela empresa para financiar um activo fixo , um stock ou qualquer outro valor activo devem ficar disposio da empresa durante um prazo que corresponda pelo menos durao do valor activo adquirido com esses capitais. Contudo o cumprimento desta regra pode no ser o suficiente, porque para muitas empresas verifica-se que no basta a igualdade entre o Activo Corrente e o Passivo Corrente. necessrio que o Activo Corrente exceda o Exigvel a curto prazo, pois possvel existirem valores cuja rotao lenta e aleatria e em que o seu baixo grau de liquidez no permite fazer face s dividas de curto prazo. Por sua vez os valores do Passivo Corrente tem um prazo certo que deve ser cumprido e os valores a cobrar dos clientes podem no ser realizados nos prazos previstos.

4- Gesto de tesouraria
Qual o valor ideal para o Fundo de Maneio?
necessrio que o Fundo de Maneio exceda o valor das dividas a curto prazo, constitudo assim uma margem de segurana. Contudo h actividades em que um Fundo de Maneio negativo no origina problemas de explorao ( Ex: os supermercados recebem a pronto e pagam a prazo) Por outro lado um Fundo de maneio em excesso prejudicial visto que origina custos de explorao para a empresa.

4- Gesto de tesouraria

Qual o valor ideal para o Fundo de Maneio?

A concluso de que o Fundo de Maneio tem de ser positivo para a empresa estar equilibrada ento falso, pois parte de uma anlise esttica da actividade da empresa, e assim o nvel de fundo de maneio adequado est dependente de diversas variveis como a natureza e o volume da actividade. No existem regras fixas que ditem a estrutura e composio do Balano, contudo existem alguns princpios orientadores:
1. 2.

3.

O equilbrio estar mais assegurado quanto maior for capital prprio e menor o alheio ( verificar rcios de Endividamento e Estrutura de Endividamento); Verifica-se tanto mais equilbrio quanto mais os capitais permanentes cobrirem os Activos fixos e outros activos de carcter permanente ( analise do Fundo de Maneio, da liquidez, ou cobertura do Activo Fixo); Quanto maior a rendibilidade do capital total em relao ao juro a pagar ao capital alheio, tanto melhores as condies de equilbrio a prazo ( analise da rendibilidade e efeito de alavanca financeira).

4- Gesto de tesouraria
- A anlise funcional
De acordo com esta abordagem elaborado o Balano Funcional *com base no Balano Contabilstico., de forma a identificar claramente:
Os ciclos financeiros da empresa (explorao, financiamento e investimento) As aplicaes em activos fixos resultantes das decises de investimento; As necessidades e os recursos de explorao;

Os recursos estveis ou capitais permanentes decorrentes do financiamento por capitais prprios e alheios a m/l prazo;
A situao de tesouraria.

O Balano funcional
O balano funcional procura fotografar em determinada data as aplicaes e recursos relacionados com os ciclos financeiros da empresa, qualquer que seja a sua situao juridico-patrimonial.
Por ciclos financeiros entende-se a resultante financeira das decises tomadas na empresa aos diferentes nveis -estratgico, operacional e financeiro. Os ciclos financeiros classificam-se em: - Ciclo de investimento; - Ciclo de explorao ou operacional; - Ciclo das operaes financeiras.

105

2.2.2. O Balano funcional


A forma de apresentao mais corrente para analise do equilbrio financeiro a seguinte:
Balano funcional 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Capital Prprio Capital alheio estvel Capitais permanentes(1+2) Activo fixo Fundo de maneio (3-4) Clientes Inventrios Adiantamentos a fornecedores EOEP ( a receber) Outros devedores Necessidades cclicas (6+7+8+9+10) Fornecedores Adiantamento de clientes EOEP ( a pagar) Outros credores Recursos cclicos (12+13+14+15) Necessidades em fundo de maneio (11-16) Tesouraria liquida (5-17) 106 2000 2001 2002

2.2.2. O Balano funcional

Activo Fixo ( Activos com permanncia prevista na empresa superior a 1 ano Activo Fixo Tangvel e Intangvel, investimentos financeiros, dividas de terceiros a Mlp e acrscimos e diferimentos a mais de 1 ano);
Necessidades cclicas (compreende as contas resultantes das decises tomadas no ciclo de explorao que implicam necessidades de financiamento - Inventrios, adiantamentos a fornecedores, clientes, EOEP, outras dividas de explorao); Tesouraria activa ( diz respeito aos activos lquidos e quase lquidos - dep. bancrios, caixa e Ttulos negociveis) Capital Prprio (capitais prprios) Capital alheio estvel ( dividas de mdio e longo prazo - emprstimos por obrigaes, bancrios, fornecedores de Activo fixo, etc.); Recursos cclicos (Compreende as contas resultantes das decises enquadradas no ciclo de explorao, que geram de forma automtica recursos financeiros - adiantamento de clientes, fornecedores, EOEP, outros credores de explorao); Tesouraria passiva ( diz respeito ao passivo imediato ou quase imediato que resulte de decises de financiamento - emprstimos por obrigaes, emp. bancrios, por exemplo relacionados com o financiamento do Activo Fixo)
107

4- Gesto de tesouraria
- A anlise funcional
De forma geral os trs grandes indicadores de equilbrio financeiro so:
- Fundo de Maneio Liquido (FML) ou Fundo de Maneio Funcional (FMF); - Necessidades em Fundo de Maneio (NFM); - Tesouraria liquida (TL).

4- Gesto de tesouraria
- A anlise funcional
Fundo de Maneio Funcional (FMF)
Nesta abordagem o FMF calculado comparando os recursos estveis com o Activo Fixo:
FMF = Recursos estveis ( Capitais Permanentes)- Activos Fixos

O FMF expressa o diferencial entre os recursos estveis da empresa e as aplicaes. Com diferencial positivo evidencia uma margem de segurana do financiamento sobre as aplicaes permanentes. Os conceitos de FMP e FMF so distintos. O valor do FMF o resultado das politicas de investimento e de financiamento a mdio e a longo prazo.

4- Gesto de tesouraria
- A anlise funcional
Fundo de Maneio Funcional (FMF) Quando FMF>0, existe uma parte dos fundos estveis que financiam o

ciclo de explorao; Quando o FMF<0, os recursos estveis so insuficientes face s necessidades de financiamento do Activo Fixo. Torna-se um factor de risco.

4- Gesto de tesouraria
- A anlise funcional
Necessidades de Fundo de Maneio (NFM)
A noo de necessidades de fundo de maneio est ligada necessidade de financiamento do ciclo de explorao. O ciclo de explorao exige uma srie de meios financeiros para executar os pagamentos das despesas operacionais, antes ainda de se obter o recebimento do cliente: - Pagamento a fornecedores de matrias-primas, mercadorias e outros materiais; - Pagamento ao pessoal; - Pagamento de fornecimentos e servios diversos.

4- Gesto de tesouraria
- A anlise funcional
Necessidades de Fundo de Maneio (NFM)

necessrio ter assegurado um determinado montante de dinheiro antes de lanar um ciclo de produo. Alm disso a empresa arranca com o 2 ciclo de explorao quando ainda no obteve recebimento dos clientes do 1 ciclo, e assim sucessivamente As NFM so importantes para fazer face : - As necessidades estruturais de fundo de maneio relacionadas com a actividade normal da empresa; - As necessidades temporrias relacionadas com a actividade sazonal de muitas empresas;

4- Gesto de tesouraria
- A anlise funcional Necessidades de Fundo de Maneio (NFM)

As necessidades do fundo de maneio (NFM) representam quando o seu valor positivo, as necessidades de financiamento do ciclo de explorao. Caso o seu valor seja negativo, representam excedentes financeiros do ciclo de explorao. O nvel das NFM depende do sector em que a empresa actua, das prticas de gesto do negcio, da tecnologia empregue, do volume de negcios e e da gesto global ao nvel do ciclo de explorao. As NFM so por isso um meio de avaliao financeira dos esforos da gesto operacional.

4- Gesto de tesouraria
- A anlise funcional

Necessidades de Fundo de Maneio (NFM)


Em termos de clculo as NFM definem-se pelo saldo das contas relativas ao ciclo de explorao: Compras, Produo e Distribuio. Resultam da diferena entre as Necessidades Cclicas e Recursos Cclicos As Necessidades Cclicas so constitudas pelas seguintes contas: - Inventrios(IN) - Clientes (CL) - Adiantamentos a Fornecedores (ADF) - EOEP a receber (ER) - Outros devedores de explorao (ODE)

4- Gesto de tesouraria
Os Recursos Cclicos so: - Fornecedores (F) - Adiantamento de clientes (ADC) - EOEP a pagar (EP) - Outros credores de explorao (OCE)
Assim as NFM, so:

NFM=(IN+CL+ADF+ER+ODE)-(F+ADC+EP+OCE) Necessidades cclicas Recursos cclicos

4- Gesto de tesouraria
-A anlise funcional

Tesouraria Liquida (TL)


O balano funcional identifica: Aplicaes de investimento ou activo fixo (AF) Activo cclico ou necessidades cclicas (NC) Recursos prprios Recursos alheios estveis (CE) Passivo cclico ou recursos cclicos (RC)

Tesouraria activa Tesouraria (TA) passiva (TP) A relao fundamental do balano por isso: AF+NC+TA =CE+RC+TP

Reordenando a frmula: TA-TP= (CE-AF)-(NC-RC)

4- Gesto de tesouraria

A anlise funcional

Tesouraria Liquida (TL)

Tesouraria Liquida (TL)= Fundo de Maneio (FM)- Necessidades de Fundo de Maneio (NFM) Esta relao quantifica e caracteriza de uma forma mais rigorosa a definio de equilbrio financeiro Investimentos permanentes devem ser financiados por fontes permanentes e investimentos temporrios por fontes temporrias. Como o FM a parte dos fundos permanentes que ficam disponveis para financiar outros investimentos permanentes e como as NFM so investimento de carcter permanente ,ento conclui-se que existe equilbrio financeiro se o FM for suficiente para financiar as NFM: FM-NFM>=0 e como TL = FM-NFM, ento o equilbrio financeiro exige que: TL>=0

4-anlise funcional de tesouraria Gesto -A


Em funo dos valores de FM e TL possvel identificar seis estruturas financeiras bsicas:
+ Nec. Em Fundo de Maneio + Fundo de Maneio -

(1) TL <0 (3) TL>0 (4) TL >0 (2)TL <0 (5) TL >0 (6) TL <0

4- Gesto de tesouraria
A anlise funcional
(1) FM positivo com NFM superiores uma situao financeira frequente. A empresa financia parte das necessidades cclicas de carcter permanente com operaes de tesouraria . Evidencia uma empresa em desequilbrio financeiro apesar de ter um FM positivo. o caso frequente das empresas com grande volume de capital e com ciclo de explorao longo (Ex: construo naval). (2) FM negativo com NFM positivo ser uma situao mais delicada que a anterior , e a nica diferena que os capitais estveis so ainda mais insuficientes para financiar o activo fixo. (3) FM positivo com NFM positivo e TL positiva a situao financeira normal com uma certa segurana.

4- Gesto de tesouraria
A anlise funcional
(4) FM positivo e NFM negativo, com TL positiva, as NFM so resultado de um ciclo de
explorao favorvel ( rpida rotao de existncias e recebimentos mais rpidos que os pagamentos). Eventualmente pode acontecer que o FM seja exagerado, sendo possvel fazer aplicaes de capital a mais longo prazo com rendibilidades mais atractivas; (5 ) FM negativo com NFM negativas e TL positiva o caso anterior com uma gesto mais cuidada das aplicaes a longo prazo. H que ter em conta o risco desta situao em caso de reduo da actividade para um nvel em que a explorao no consiga realizar meios face ao ritmo de exigibilidade das dividas a pagar.

4- Gesto de tesouraria
A anlise funcional
(6) FM negativo com NFM negativo e TL negativa, representa situaes normalmente arriscadas pois no apresentam liquidez nem garantia de segurana. Esta situao por vezes encontrada em grandes cadeias de supermercados em crescimento exagerado face as capacidades financeiras.

5. Analise do risco operacional e financeiro

5. Anlise do risco operacional e financeiro


Noo de risco
O risco pode ser definido como possibilidade de perda. Quanto maior a possibilidade de perda maior o risco. Na analise financeira, o risco pode ser visto como a variao provvel dos fluxos de caixa futuros.
*A varincia e desvio-padro so as medidas estatsticas mais utilizadas na quantificao do risco.

5. Anlise do risco operacional e financeiro


Tipos de risco
- Risco especifico e risco de mercado - Risco de negocio e risco financeiro

5. Anlise do risco operacional e financeiro


Tipos de risco
- O risco especifico e o risco de mercado:
O investidor e o gestor so normalmente avessos ao risco, pelo que para um maior risco exigem uma rendibilidade esperada maior. Pe-se a questo de saber qual a rendibilidade mnima exigida pelo accionista face ao risco. O risco decompe-se em:

Risco total = Risco especifico + Risco de mercado


O risco especifico o que envolve tipicamente uma empresa especifica e os seus concorrentes directos (pode ser reduzido pela diversificao). O risco de mercado respeita incerteza da inflao, da politica monetria, cambial e oramental, mudanas conjunturais e outras, que afectam todas as empresas em geral, e no possvel ser reduzido pela diversificao.

5. Anlise do risco operacional e financeiro


Tipos de risco
O risco do capital prprio investido na empresa reflecte o risco especifico que pode decompor-se em:
- Risco do negcio: associado gesto de explorao da empresa, influenciando a
variabilidade de fluxos de caixa operacionais resultante da actividade da empresa sem considerao com o endividamento ( antes de encargos financeiros e impostos). Assim se a estratgia da empresa aumenta a exposio de risco inflao, etc, natural que os accionistas exijam dessa empresa um rendimento adicional para exporem os capitais a tais riscos.

- Risco financeiro: associado estrutura financeira. O facto de a empresa se endividar cria um risco adicional sobre os capitais prprios.

5. Anlise do risco operacional e financeiro


A demonstrao de resultados o suporte bsico para analise do risco operacional e financeiro.
O mtodo bsico de avaliao do risco operacional passa pela tentativa de quantificar a volatilidade dos resultados operacionais. O mtodo de avaliao do risco financeiro com informaes da demonstrao de resultados procura quantificar a volatilidade do resultado liquido causado pelo grau de endividamento da empresa. Da conjugao dos dois indicadores de volatilidade resulta um indicador combinado de risco.

5. Anlise do risco operacional e financeiro


5.1.Grau de alavanca operacional e analise do risco de negocio
O risco de negocio pode ser definido como a incerteza inerente s projeces do resultado operacional, ou resultado antes de encargos financeiros e impostos. Existe sempre uma volatilidade dos resultados operacionais no passado que pode ter diversas causas: - Recesso/expanso da economia; - Lanamento de novos produtos na empresa; - Lanamentos de produtos concorrentes/aparecimento de produtos substitutos; - Etc. De forma que estes e outros acontecimentos podem ocorrer no futuro, e assim o resultado operacional s pode ser previsto com um certo grau de probabilidade.

5.Anlise do risco operacional e financeiro


Assim a incerteza do resultado operacional, ou risco do negcio pode ter vrias origens:
Instabilidade da procura; Volatilidade do preo; Volatilidade dos custos dos factores;

Repercusso da inflao no preo de venda;


Estrutura de custos ou risco operacional ( quanto maior o peso dos custos fixos maior o risco do

negcio). Algumas decises tomadas na empresa podem reduzir o risco do negcio: Politica de marketing; Negociaes de contratos com os fornecedores e clientes; Etc. *Nota: a medida de risco do negcio o desvio padro do resultado operacional, o grau de alavanca operacional, o ponto critico operacional e a margem de segurana operacional.

5.Anlise do risco operacional e financeiro


Grau de alavanca operacional
Quanto maior o peso dos custos fixos, maior o risco do negcio, assim empresas de capital intensivo ou com pessoal muito especializado e que durante uma recesso tero de manter o volume de custos fixos para o nvel de actividade para o qual se estruturaram, so empresas com um elevado risco operacional. Se a empresa tem um peso elevado de custos fixos,

Ento, tem um elevado grau de alavanca operacional Grau de alavanca operacional = margem de contribuio/ resultado operacional

Significa que uma variao nas vendas tem um impacto mais do que proporcional nos resultados operacionais. Quanto maior o grau de alavanca operacional maior o risco operacional.

5.Anlise do risco operacional e financeiro


O ponto critico operacional das vendas

O grau de alavanca operacional ser tanto maior quanto mais prximo o volume de vendas da empresa estiver do seu ponto critico operacional. O ponto critico o valor das vendas para o qual a empresa tem resultado zero.

CF V0 m%

V0 o ponto critico operacional CF o custo fixo total m% a margem de contribuio em percentagem das vendas (= margem de contribuio /vendas)

5.Anlise do risco operacional e financeiro


A margem de segurana operacional
Margem de segurana indica qual a queda percentual das vendas que conduz ao limiar do ponto critico.

CF MSO 1 MC

MC = Margem de contribuio

5.Anlise do risco operacional e financeiro


5.2. Grau de alavanca financeira e analise do risco financeiro
O grau de alavanca financeiro (GAF) permite analisar o risco associado utilizao de divida. Interessa analisar e concluir se o endividamento est a ser favorvel ou prejudicial rendibilidade dos capitais prprios. Isso ser feito atravs da analise do efeito de alavanca financeiro. O grau de alavanca financeiro indica a mudana percentual nos resultados disponveis para o accionista (resultado liquido) face mudana percentual nos resultados operacionais.

GAF = Resultados operacionais/ Resultados correntes

5.Anlise do risco operacional e financeiro


5.3.O grau combinado de alavanca
possvel medir o efeito combinado das duas alavancas anteriores. O grau combinado de alavanca pode ser definido como a capacidade da empresa em usar custos fixos, tanto operacionais como financeiros, para aumentar o efeito de variao das vendas no lucro por aco. Ou seja, mede a sensibilidade do resultado corrente s variaes do volume de vendas. Grau combinado de alavanca = margem de contribuio/Resultado corrente Ou Grau combinado de alavanca = grau operacional de alavanca x Grau financeiro de alavanca

5.Anlise do risco operacional e financeiro


O efeito de alavanca financeira
A rendibilidade dos capitais prprios afectada por: - Grau de alavanca financeira; - Estrutura de capital (volume de capital prprio versus alheio). O efeito de alavanca financeira o efeito da politica financeira sobre a rendibilidade dos capitais prprios.

RC AE 1 RO CP
Efeito dos encargos financeiros Mltiplo da estrutura financeira

O endividamento favorvel desde que da conjugao dos dois rcios resulte um efeito de alavanca maior que 1.

AE = Activo econmico

6. Anlise da rendibilidade
6.1. A Rendibilidade do Investimento
um indicador de desempenho dos capitais totais investidos na empresa., independentemente da sua forma de financiamento, e determina a sobrevivncia financeira da empresa a longo prazo e atraco de capitais quer alheios, quer prprios. Rendibilidade do Investimento = [Resultado Operacional / Investimento* ] x 100 *O Investimento aqui considerado como sendo o Activo econmico ( inclui o Activo Fixo e Necessidades em Fundo de Maneio ).

6. Anlise da rendibilidade
6.1. A Rendibilidade do Investimento
- Decomposio da rendibilidade do investimento

A rendibilidade do investimento funo de :


Rendibilidade Bruta das vendas; Grau de alavanca operacional; Rotao dos capitais investidos.

6. Anlise da rendibilidade
6.1. A Rendibilidade do Investimento
- Decomposio da rendibilidade do investimento
Rendibilidade Bruta das Vendas: apura a margem de contribuio em percentagem das vendas, ou seja a margem gerada por cada 100 Euros de vendas. Rendibilidade Bruta das vendas = Margem de contribuio/ Vendas Grau de alavanca operacional : exprime a variao percentual dos resultados operacionais em resultado de uma variao de 1% nas vendas. Grau de alavanca operacional = Margem de contribuio/Resultado operacional

6. Anlise da rendibilidade
6.1. A Rendibilidade do Investimento
- Decomposio da rendibilidade do investimento

O inverso do Grau de alavanca operacional chama-se Efeito dos Custos Fixos:


Efeito dos custos fixos = Resultado Operacional / Margem de Contribuio

Quanto menor o rcio maior o peso dos custos fixos e maior o risco operacional.

6. Anlise da rendibilidade
6.1. A Rendibilidade do Investimento
- Decomposio da rendibilidade do investimento
Rotao dos capitais investidos: mede o grau de intensidade de utilizao dos recursos e da evoluo da intensidade capitalstica da empresa.

Rotao dos capitais investidos = vendas/ capital total investido

Quanto maior a rotao do investimento melhor a utilizao dos capitais investidos.

6. Anlise da rendibilidade
6.1. A Rendibilidade do Investimento
- Decomposio da rendibilidade do investimento

A rendibilidade dos capitais investidos

MC RO V RCI V MC CT
A rendibilidade dos capitais investidos permite analisar o desempenho do negcio independentemente da forma de financiamento adoptada.

6. Anlise da rendibilidade
6.2. A rendibilidade dos capitais prprios
A rendibilidade do capital prprio e a rendibilidade do investimento (ou dos capitais totais investidos), diferem, porque parte do investimento total financiado por capitais alheios.

A rendibilidade do capital prprio (RCP) dado por:

RCP =( Resultado Liquido /Capitais Prprios)x100

6. Anlise da rendibilidade
6.2. A rendibilidade dos capitais prprios
A gesto financeira pode potenciar a rendibilidade dos capitais prprios atravs de alavanca financeira, mas para isso ser necessrio que a rendibilidade operacional do investimento seja superior ao custo do capital alheio:

ndice de alavanca financeira = Rendibilidade do capital prprio (RCP) / Rendibilidade do investimento (RCI)
em que:

Se o ndice > 1 :mostra que o financiamento tem sido favorvel rendibilidade dos capitais prprios, ou seja a rendibilidade do investimento superior ao custo do capital alheio; Se ndice < 1 : a rendibilidade do investimento inferior ao custo do capital alheio.

6. Anlise da rendibilidade
6.2. A rendibilidade dos capitais prprios
A gesto financeira pode potenciar a rendibilidade dos capitais prprios atravs de alavanca financeira, mas para isso ser necessrio que a rendibilidade operacional do investimento seja superior ao custo do capital alheio, por isso fundamental que se usem as armas bsicas de criao de vantagem competitiva. A rendibilidade do capital prprio pode decompor-se ainda, para se efectuar uma analise integrada, podendo apreciar-se melhor a gesto da empresa, compreender a origem da rendibilidade dos capitais e medir o impacto de cada rcio na rendibilidade.

6. Anlise da rendibilidade
6.2. A rendibilidade dos capitais prprios
Da analise destacam-se trs grandes reas:
Operacional: cujos rcios permitem avaliar a eficincia de utilizao

das alavancas comercial, produo, operacional e de investimento; alavanca financeira, em que a politica financeira ser favorvel rendibilidade dos capitais prprios desde que o ndice de alavanca financeira seja superior unidade; rendibilidade dos capitais.

Financeira: cujos rcios permitem avaliar a eficincia da utilizao da

Fiscal: cujo rcio evidencia a gesto fiscal e o impacto sobre a

6. Anlise da rendibilidade
6.2. A rendibilidade dos capitais prprios

MC RO V CT RC RL RCP V MC CT CP RO RAI
Rend. bruta das vendas Efeito dos custos fixos Rotao dos capitais investidos Mltiplo da estrutura financeira Efeito dos encargos financeiros

Rendibilidade dos capitais investidos

ndice de alavanca financeira

Efeito fiscal

You might also like