You are on page 1of 5

ROTEIRO DO PROJETO INTERDISCIPLINAR 2 PERODO MKT 2 A NOITE JOGOS EMPRESARIAIS - ROBERTO JUSTUS

PROF (A). FOMENTADOR (A): (Fernanda Rodrigues)


111 OBJETIVO: GERAL: Grupos do 2 perodo realizam estratgias de vendas de um produto escolhido pelos fomentadores. ESPECFICOS: Desenvolver estratgia de venda para o produto; Analisar posio mercadolgica do produto perante concorrncia e pblicoalvo; Fomentar nos alunos um semestre de aprendizado e informaes a partir da prtica das tcnicas adquiridas nas disciplinas curso. 2.0 METODOLOGIA: A turma ser dividida em 5 / 6 grupos de trabalho; Cada disciplina ir dispor de algumas solicitaes e os grupos iro procurar atender, de acordo com o grau de especificidade e coerncia, a fim de contribuir no resultado do projeto. No dia pr-estabelecido pelo professor lder, cada grupo ter que apresentar brevemente os pontos do trabalho. Ser necessria a avaliao escrita pra compor a nota, assim como todo o desenvolvimento do trabalho at a data de entrega. O trabalho tem como objetivo o fator competitivo entre os grupos da sala de aula e no interclasses, de acordo com um ranking pontuado pelas mdias das notas dadas pelos professores das disciplinas do perodo. 3.0 DESCRIO DAS ATIVIDADES: rea: Gesto Estratgica de Marcas e Produtos Professor: Fernanda Rodrigues Descrio: 1 Posicionamento de mercado; 1 Histrico e evoluo da marca; 1 Estratgia de Vendas; 1 Percepo de valor; 1 Composto Promocional; 1 Defesa da marca e do mascote e defesa das cores utilizadas na embalagem; 1 Estratgia de Penetrao; 1 Anlise de Mercado: Concorrentes, perfil do consumidor, PDV, estratgia de diferenciao; 1 Estudo da marca-me (guarda-chuva) e do produto base; 1 Regulamentaes junto ao pblico-alvo; 1 Mix de produtos (abrangncia, extenso e profundidade) rea:

Gesto da Inovao e Empreendedorismo

Professor: CARLA OLIVEIRA Descrio: Estratgia dos 4P`s Produtos ESTRATGIA: mude a mix / portflio de produto. TTICAS: Oferea s uma linha de produto. Amplie sua linha de produto para cobrir um mercado mais amplo. Desenvolva produtos distintos para diferentes mercados. Faa diferentes verses do produto com nomes diferentes para mercados diferentes. Adquira novos produtos que complementemos produtos existentes por meio da aquisio de novas empresas. ESTRATGIA: retire, adicione ou modifique os produtos. TTICAS: Crie uma imagem de qualidade por meio do desenvolvimento de produtos de qualidade. Distinga seu produto do produto dos concorrentes aos olhos dos seus clientes. Crie a reputao de inovao. Crie novas utilidades para seu produto atual atravs da melhoria do desempenho ou pelo acrscimo de caractersticas exclusivas. ESTRATGIA: consolide/padronize o produto. TTICAS: Racionalize sua linha de produtos. Retire componentes extras/especiais caros. Estabelecimento de preos ESTRATGIA: mude o preo, prazos ou condies para determinados grupos de produtos em segmentos de mercados particulares. TTICAS: D um preo baixo ao produto e obtenha o mximo lucro das peas de reposio. D um preo baixo aos produtos e use a margem de lucro baixa para as peas de reposio. Use preos diferentes e diferentes listas de preos para diferentes mercados. Planeje uma estratgia que v ao encontro de polticas de estabelecimento de preos especficas dos concorrentes. Fixe o preo em 10% abaixo da empresa lder do mercado. Reduza o preo do produto para maximizar as vendas (para permitir o aumento da produo e reduzir o custo de produo por unidade). ESTRATGIA: poltica de conquista de mercados seletivos. TTICAS: Estabelea preo do novo produto em um nvel 30% acima dos produtos anteriores. Promova as caractersticas e benefcios de design novo e revolucionrio. Esteja preparado para reduzir os preos conforme o volume aumentar se entrarem concorrentes no mercado. ESTRATGIA: poltica de penetrao. TTICAS: Estabelea um preo baixo para o novo produto a fim de desestimular os concorrentes a entrarem no mercado.

Aumente o giro para um nvel em que o produto se torne lucrativo neste nvel de preo. ESTRATGIA: poltica de descontos. TTICAS: Oferea descontos por quantidade para estimular a compra de um nmero maior de unidades. Oferea descontos retroativos baseados no nvel de compra deste ano. Oferea um nvel de descontos para o prximo ano tendo como base o nvel das compras deste ano. Propaganda/Comunicao ESTRATGIA: mude a organizao das vendas/equipe de vendas. TTICAS: Fortalea a organizao de vendas. Reorganize a equipe de vendas por reas especficas de mercado. Introduza um esquema de bonificao pelo desempenho para a equipe de vendas. Recrute um nmero adicional de pessoas para rea de vendas. Aumente o esforo de vendas para os produtos mais lucrativos. Aumente o esforo de vendas a fim de aumentar as vendas para os clientes-chave/ mais importantes. ESTRATGIA: modifique a propaganda/promoo de vendas. TTICAS: Aumente a propaganda de produtos em mercados especficos. Inicie nova campanha de propaganda. Introduza um esquema de vale-brinde. Oferea um esquema de incentivos para os distribuidores. Execute uma campanha de mala direta macia. Amplie a propaganda sobre a imagem da companhia. Realize um lanamento em grande estilo do produto-chave. ESTRATGIA: aumente a cobertura de exposies e feiras. TTICAS: Aumente a freqncia e o tamanho do estande nas maiores exposies e feiras industriais. Use a assistncia do Departamento de Comrcio e Indstria em exposies no exterior. Estimule os distribuidores externos a expor mais e a fornecer equipamentos e pessoal de apoio. Distribuio ESTRATGIA: mude os canais. TTICAS: Crie uma distribuio prpria e direta para as lojas. Mude o distribuidor para a regio. Aumente o nmero de armazns para o produto. Limite-se ao uso de apenas um armazm grande ESTRATGIA: melhore o servio. TTICAS: Crie uma rede de servio nacional. Organize os servios por meio de uma grande empresa com centros de servios em toda a regio. rea:

Gesto de Pessoas e Liderana

Professor: Daniele Lima Descrio: - Desenho do perfil dos funcionrios da empresa; - Poltica de remunerao e incentivos; - Poltica de Avaliao de Desempenho atrelado a treinamentos; - Cultura da organizao. rea: Planejamento de Mdia Professor: Paula Fernanda Descrio: Definir os objetivos de marketing, comunicao e mdia; Anlise da Concorrncia nos Meios de Comunicao; Montar uma estratgia de mdia sinalizando os meios de comunicao adequados para comunicar ao pblico-alvo e qual forma de divulgao (formato/pea) seria mais adequado.

rea: Comunicao Empresarial Professor: Eduardo Barros Descrio: - Elaborao de um plano de Comunicao de Marketing para a divulgao do produto. rea: Gesto de Vendas e Servios Professor: Carmen Malta Descrio: Desenvolver estratgia de vendas: 1. Estrutura - Cobertura e Segmentao de Mercados - Configurao de territrios de Vendas - Organizao e processos 2. Sistemas - Polticas e Procedimentos - Comunicao - Treinamento e Desenvolvimento - Plano de Remunerao - Prmios e reconhecimento 3. Estratgia Competitiva - Marketing de Relacionamento - Diferencial em Servio

4.0 MODELO DE AVALIAO: Cada equipe dever produzir cinco vias de um paper do trabalho de modo breve, descrevendo o que estar sendo apresentado e contendo todos os nomes dos componentes de equipe. Este material dever ser entregue no dia da feira impreterivelmente para que os professores possam cumprir com o prazo de lanamento de notas estabelecido. Caber a cada professor, a partir do ambiente caracterizado e da interao do grupo, averiguar a aplicao de seus conceitos pelo visual, apresentao e discusses. Haver critrios para as avaliaes. As notas sero dadas de acordo com um ranking, da seguinte forma:

1 lugar: Receber nota 10,0 2 lugar: Receber nota 9,5 3 lugar: Receber nota 9,0 4 lugar: Receber nota 8,5 5 lugar: Receber nota 8,0 6 lugar: Receber nota 7,5 No haver hiptese alguma de existir dois grupos em primeiro colocado no ranking.

You might also like