You are on page 1of 1

Terra habitada pelos judeus at a dispora do ano 70 d.C.

O conflito foi vencido por Israel que estendeu seus limites por uma rea de 20 mil Km2 = 75% da rea da Palestina. O territrio restante foi ocupado pela Jordnia (anexou a Cisjordnia) e o Egito ocupou a faixa de Gaza.

A guerra ocasionou a fuga de 900 mil palestinos das reas incorporadas por Israel.

Aps a destruio do imprio Romano do Ocidente pelos germanos, essas terras ficaram c/ o antigo imprio Romano Oriental/Bizantino.

ano 610 d.c A religio muulmana formou o imprio rabe, e ocupou a regio

Em 1948 a ONU decidiu que a Inglaterra no teria mais o domnio sobre a regio e criado o estado de Israel, porm no foi reconhecido pela liga rabe, (Egito, Sria, Lbano e Jordnia) foi o estopim da 1a batalha

Em 1956 explodiu o 2 conflito rabe-Israelense,motivo de choques na fronteira de Israel c/ o Egito, e Israel que estava apoiado por Frana e Inglaterra venceu e conquistou a pennsula do Sinai.

C/ o enfraquecimento do imprio rabe o imprio Turco-Otomano dominou essa rea no Sc XV.

Em 1947 aprovado pela ONU a diviso das terras palestnicas, 1milho e 300 mil Palestinos, e 600 mil Judeus. ( Projeto; 57% da rea seria dos Judeus) os rabes no concordaram c/ a proposta.

Em 1964 foi criada por Yasser Arafat a OLP que a Organizao p/ Libertao da Palestina, c/ objetivo de criar o estado Palestnico retomando as terras de Israel.

1a Guerra Mundial (191418); A Palestina possua 26 mil Km2 e popul. de 1 milho de palestinos e 100 mil Judeus e ainda se encontrava sob o jugo do imprio Turco.

C/ a derrota dos turcos na Guerra, a Palestina passou para o domnio da Inglaterra. Esta abriu espao p/ a emigrao judaica na regio.

Em 1967, c/ a retirada das tropas da ONU da fronteira de Israel/Egito iniciou-se o 3 grande conflito, foi conhecida como a "guerra dos 6 dias" e mais uma vez Israel saiu vitorioso contra (Egito,Sria e Jordnia)

O termo Palestina: nome dado pelos Romanos aquela regio quando da dispora dos Judeus, quando decretaram: Aqui Palestina, que em latim quer dizer, terra de Filisteus.

Em 1973 Egito e Sria realizaram um ataque simultneo contra Israel na data religiosa conhecida como Ramad, consolidando-se assim o 4 grande conflito.E terminou c/ uma interveno dos Estados Unidos.

De l para c, configura-se o cenrio que estamos cansados de ouvir e ver, constantes mutilaes e retaliaes por ambas as partes, sem um acordo permanente e consistente.

Em 12 de Julho de 2000 iniciou-se em Camp David nos EUA, mais uma srie de negociaes entre o 1 ministro Israelense Barak e o lder Palestnico Arafat, depois de alguns vrios conflitos ocorridos.

Em 1979 Egito e Israel estabeleceram um acordo de Paz. Mas a violncia entre OLP e Israel continuou. Em 1993 aps 6 meses de negociao chegaram a um acordo, permitindo a autonomia palestina transitria.

Nota:

Referente a povoao das terras de Cana. Posteriomente conhecida como Palestina.

1) As terras foram povoadas inicialmente pelos descendentes dos filhos de No, Exemplo: *Gn 10.6,13,14 - (No gerou a Cam - este a Mizraim - Casluim) de Casluim vieram os Filisteus * Do filho Cam - vieram por meio de Cana - os cananeus (Jebuseus,....) * Do filho Sem - vieram por meio de Hber os Hebreus 2) As terras foram tambm povoadas por escravos egipcios fugitivos - da opresso faranica. Quanto a Israel De No at Abrao o progenitor da Nao foram 10 geraes *Portanto quando Abrao chegou em Cana - a terra j estava habitada Gn 15.18-20 - Deus deu essas terras a Israel. Origem do povo rabe: *Alguns - so descendentes de Sem - por meio de Arfaxade o qual progenitor inclusive dos Caldeus *Alguns- so descendentes de Cam - por meio de Cuxe *De Ismael -o 1 Filho de Abrao Importante: S ocuparam a regio dominantemente aps o ano 600 d.C

You might also like