You are on page 1of 6

Direito Administrativo 03.08.09 Aula 01 1.

. Conceito de Direito Administrativo: um ramo do direito Princpios pblico que estuda reguladores o conjunto e e normas Do exerccio da funo administrativa. desses exercida pelos

- que estuda atividades estatais.

princpios

normas agentes pblicos para coletividade (interesses pblicos).

chama regime jurdico defesa dos interesses da administrativo.

- Existem 2 tipos de interesse pblico: 1. Interesse pblico primrio: interesse da coletividade 2. Interesse pblico secundrio: interesse do Estado como pessoa jurdica. 2. Competncia para legislar - A competncia, em regra CONCORRENTE, ou seja, pode ter leis da Unio, Estados ou Distrito Federal. Obs. O municpio legisla sobre direito administrativo, mas a partir do interesse local. Porm, alguns assuntos so de competncia privativa da Unio, como legislar sobre desapropriao. 3. Funo administrativa Exercida preponderantemente Com pelo o Poder Executivo - art. 2, CF. (Os poderes independentes e harmnicos). infralegal carter Mediante prerrogativas instrumentais.

- A caracterstica - Os poderes que a lei so mais da importante confere ao agente funo (prerrogativas) s devem

- A CF/88 usa duas palavras administrativa a ser para se referir a relao entre sua e harmnicos. - Funes tpicas: P. Legislativo

usados do

para

absoluta defesa

interesse

os 3 poderes: independentes submisso a lei, pblico. por isso, sempre que o a ato - Se o agente usar os poderes do cargo em lei benefcio ajudar pessoal parentes ou ou para favorecer amigos, perseguir inimigos, o ato ser nulo (desvio de finalidade). solucionar pois regras. mediante funo em Desvio de de finalidade/desvio poder/tresdestinao. Ex.: me Prefeito casa um de que da inimigo desapropria poltico. - Certo governador que fez uma estrada para valorizar - Funes atpicas: alm de sua funo tpica, cada Poder exerce tambm atividades prprias dos outros poderes (funo atpica). Ex.: medida provisria. - Obs.: - Pergunta: No Brasil, quem pode Poder exercer Executivo funo (exerce administrativa? 1. Desvio de finalidade vcio 2. de a finalidade, doutrina nunca de competncia. Hoje dele. Governador que transferiu policial para o interior a fim de dificultar o namoro com a filha. as fazendas inovao administrativo

originria da ordem jurdica. contrariar S o legislativo pode criar ser nulo. regra nova. Tem s funo ele cria primria, pois mbito jurdico. P. Judicirio conflitos de interesses. Tem funo aplicam Aplica P. secundria, as a novas lei

novidades (novas regras) no

provocao. Executivo administrativa. Consiste

aplicar de ofcio a lei. Aplica de ofcio ou por provocao.

como funo tpica) - Poder Legislativo e Judicirio (funo atpica) Ex.: licitao para compra de gua no Senado. (Legislativo) Concurso Tribunais de ao realizam externo para Contas juiz um da (Judicirio). pertencem Legislativo, controle administrao. - Cuidado: recente deciso do STF passou a admitir que os Estados criem Tribunais de Conta dos municpios. (1 rgo estadual que fiscaliza todos os municpios). Os particulares exercem por (ex: e os funo administrativa Poder

considera que o desvio de finalidade um vcio objetivo apenas Por na a (no inteno). inteno comportamento, e no isso,

viciada no suficiente para anular por desvio de finalidade do (deve interesse ocorrer tambm violao concreta pblico). - Desvio de finalidade = inteno violao pblico. Pergunta: No que a imvel de para uma consiste tresdestinao lcita? Se o desapropriado construo viciada do + interesse

delegao concessionrios permissionrios).

creche, mas vira uma escola pblica no se pode alegar desvio de finalidade (na desapropriao o imvel pode receber qualquer destinao pblica).

4. Princpios do Direito Administrativo:

- Todos os princpios do direito administrativo esto baseados em 2 noes centrais: - Supra princpios do direito administrativo: a) Supremacia do interesse pblico sobre o privado: os interesses da coletividade so mais importantes do que os interesses particulares. - S tem supremacia do interesse pblico primrio.
b) Indisponibilidade do interesse pblico: o agente pblico no

dono dos interesses da coletividade. (CESPE) A idia de indisponibilidade no mais absoluta, isso porque agora admite-se o uso de arbitragem e outros instrumentos privados nos contratos de concesso de servio pblico. (art. 23 da Lei n 8987/9) - Princpios Constitucionais do Direito Administrativo: - Princpios: art. 37, caput, CF. (L I M P E)
Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte.

- O CESPE reconhece mais 2 princpios constitucionais alm do art. 37, CF. Os princpios so:
a. Princpio da celeridade processual: o processo administrativo deve ter

uma durao razovel.


b. Princpio

da participao: a lei deve garantir instrumentos de

participao do usurio. Art. 37, caput, CF:


1. Legalidade: A administrao pblica s pode fazer o que a

lei autoriza.

- A legalidade privada (particulares) diferente da legalidade pblica (agentes pblicos). - Os particulares podem fazer tudo o que a lei no probe. J os agentes pblicos s podem fazer o que a lei autoriza.
2. Impessoalidade: A administrao deve observar uma

objetividade na defesa do interesse pblico (todo mundo deve ser tratado da mesma maneira). A impessoalidade pode ser chamada tambm de isonomia, igualdade, imparcialidade. - Esse princpio cria uma dupla proibio:
a. Tratamento privilegiado: quando o tratamento uma pessoa melhor do

que as outras. b. Tratamento discriminatrio: quando o tratamento a uma pessoa for pior do que a outra. - (CESPE) Importante! O art. 37, 1, CF, uma regra de impessoalidade, no de publicidade.
Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte. 1 - A publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos.

- A publicidade dos atos e programas do governo dever ter carter educativo e de orientao social, no podendo conter nome, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal.
3. Moralidade: alm de cumprir a lei o agente deve respeitar

tambm a tica, o decoro, a lealdade, a probidade e a boaf vigentes na sociedade.

You might also like