You are on page 1of 24

Secretaria de Estado da Sade Concurso Pblico (Edital SEA/SAE 018/2006)

Caderno de Prova
Nvel Superior

Enfermeiro Obstetra

(ES04)

Secretaria de Estado da Sade

Enfermeiro Obstetra
Dia: 25 de fevereiro de 2007 Horrio: das 14 s 18 h Durao: 4 (quatro) horas, includo o tempo para o preenchimento do carto-resposta.

(ES04)

Instrues
Para fazer a prova voc usar: um caderno de prova; um carto-resposta que contm o seu nome, nmero de inscrio e espao para assinatura. Verique, no caderno de prova: a) se faltam folhas, se a seqncia de questes, no total de 60 (sessenta), est correta; b) se h imperfeies grcas que possam causar dvidas. Comunique imediatamente ao scal qualquer irregularidade. Para cada questo so apresentadas 5 (cinco) alternativas diferentes de respostas (a, b, c, d, e). Apenas uma delas constitui a resposta correta em relao ao enunciado da questo. No permitido qualquer tipo de consulta durante a realizao da prova. A interpretao das questes parte integrante da prova, no sendo permitidas perguntas aos scais. No destaque folhas da prova. Ao terminar a prova, entregue ao scal o caderno de prova completo e o carto-resposta devidamente preenchido e assinado. O gabarito da prova ser divulgado no site http://ses.fepese.ufsc.br Conra o nmero que voc obteve no ato da inscrio com o que est indicado no carto-resposta.

Pgina 3

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Gerais
Lngua Portuguesa
(4 questes)

(20 questes)
2. Leia o trecho abaixo. (...) Do querer que h e do que no h em mim. Em relao ao verbo haver, correto dizer que: No texto est na terceira pessoa do singular do presente do indicativo e monosslabo tnico. II. verbo transitivo direto e quando funciona como auxiliar de outro verbo, concorda normalmente com o verbo principal. III. O verbo haver funciona como auxiliar de outro verbo, deve concordar normalmente com o respectivo sujeito. IV. verbo auxiliar de segunda conjugao e no apresenta a desinncia o na primeira pessoa do singular do presente indicativo. V. Os verbos haver, fazer e existir so impessoais, devendo car na terceira pessoa do singular. I. Assinale a alternativa correta. a. b. c. d. e. ( ) (X) ( ) ( ) ( ) Corretos I, II e V. Corretos I, III e IV. Corretos II, III e V. Incorretos I, II e IV. Incorretos II, III e IV.

(...) O quereres e o estares sempre a m Do que em mim de mim to desigual Faz-me querer-te bem, querer-te mal Bem a ti, mal ao quereres assim Innitamente pessoal E eu querendo, querendo sem ter m E, querendo-te, aprender o total Do querer que h e do que no h em mim.
Caetano Veloso, O Quereres. BMG, RCA, 1993.

1. Considere os seguintes versos: (...) Do que em mim de mim to desigual Faz-me querer-te bem, querer-te mal Bem a ti, mal ao quereres assim (...). gramaticalmente correto dizer que: I. Os pronomes pessoais oblquos tnicos mim e ti so sempre precedidos de preposio. II. O verbo fazer est iniciando a orao exigindo a nclise. III. Me e te so pronomes pessoais oblquos tonos. Nunca so precedidos de preposio. IV. Mau e mal pertencem a mesma classe gramatical. V. Mal adjetivo e antnimo de bem. Assinale a alternativa que indica as armativas corretas. a. b. c. d. e. (X) ( ) ( ) ( ) ( ) As armativas I, II e III. As armativas I, II e IV. As armativas II, III e IV. As armativas II, IV e V. As armativas III, IV e V.

Pgina 4

Secretaria de Estado da Sade

3. Nas frases abaixo, justique a concordncia do verbo: I. II. Discutiram-se os planos. Assistiu-se demonstrao de fora.

4. Leia atentamente as seguintes frases: I. II. Tratando-se de cinema, prero lmes europeus. Em se tratando de cinema, prero lmes europeus.

Assinale a alternativa correta. a. ( b. c. ) Ambos os verbos esto acompanhados da partcula apassivadora se. ( ) Ambos os verbos esto acompanhados pelo ndice de indeterminao do sujeito se. ( ) O primeiro verbo est acompanhado pelo ndice de indeterminao do sujeito se e o segundo est acompanhado da partcula apassivadora se. ( X ) O primeiro verbo est acompanhado de partcula apassivadora se e o segundo est acompanhado pelo ndice de indeterminao do sujeito se. ( ) O verbo apassivado pelo pronome se no concorda com o seu sujeito e, quando a indeterminao do sujeito marcada pelo pronome se, o verbo ca necessariamente na primeira pessoa do plural.

A respeito das frases anteriores, assinale a alternativa correta quanto colocao pronominal: a. ( ) Ambas as frases esto corretas. Na primeira, o verbo inicia a frase, exigindo a nclise e, na segunda, o verbo est no innitivo impessoal, exigindo a prclise. ( ) Ambas as frases esto corretas. Na primeira, o verbo est no particpio, exigindo a nclise e, na segunda, o verbo est no particpio, precedido da preposio em, exigindo a prclise. ( X ) Ambas as frases esto corretas. Na primeira, o verbo est no gerndio, exigindo a nclise e na segunda, o verbo est no gerndio, precedido da preposio em, exigindo a prclise. ( ) A primeira est correta, pois quando o verbo iniciar a orao, deve-se optar pela nclise e, a segunda est incorreta, pois o verbo est no gerndio, exigindo a nclise. ( ) A primeira est incorreta, pois o verbo est no incio da frase, exigindo a prclise e a segunda est correta, pois o verbo est no gerndio, precedido da preposio em, exigindo a nclise.

b.

d.

c.

e.

d.

e.

Aspectos Histricos e Geogrcos de Santa Catarina

(4 questes)

5. Assinale a alternativa que identica a microrregio de Santa Catarina em que est situada a cidade de guas Mornas. a. b. c. d. e. (X) ( ) ( ) ( ) ( ) Tabuleiro. Blumenau. Florianpolis. So Bento do Sul. Campos de Lages.

6. Assinale a alternativa que identica corretamente algumas das localidades de Santa Catarina onde foram localizados os colonos aorianos no sculo XVIII. a. b. c. d. e. ( ) (X) ( ) ( ) ( ) Laguna Jaragu do Sul. Ilha de Santa Catarina So Miguel. Ilha de Santa Catarina Vale do Itaja. Ilha de Santa Catarina Campos Novos. Vale do Rio Itapocu Vale do Rio Cachoeira.

Pgina 5

Conhecimentos Gerais

7. Leia a notcia. Colheita da ma comea neste ms. [...] Empresas, produtores e trabalhadores esto na contagem regressiva para o incio da colheita da ma em Fraiburgo. At o dia 25, boa parte das mas deve estar madura nos pomares e trabalhadores temporrios lotando os abrigos das empresas. A colheita se estende at o ms de abril. [...] Apesar das perdas com a geada tardia, que veio em setembro, quando j havia ocorrido a quebra de dormncia, Peres avalia que o nmero de horas de frio foi suciente para uma fruta boa para o mercado. Foram 640 horas de frio at 7,2 C, e o ideal mas que no ocorre nos invernos de Fraiburgo seriam 800 horas. [...]
Dirio Catarinense, 12/01/2007. Disponvel em http://www.clicrbs. com.br/agrol/jsp/default.jsp?tab=00024&newsID=a1395538. htm&subTab=02608&uf=2&local=18&l=&template./2007. Acesso em 12/01/2007.

8. Hans Staden, um aventureiro alemo de Homberg, esteve em Santa Catarina na segunda metade do sculo XVI. O mapa que nos deixou da Ilha de Santa Catarina e continente limtrofe, um dos primeiros e dos mais detalhados.

Assinale a alternativa correta em relao ao cultivo da ma em Santa Catarina. a. ( ) O cultivo de ma a principal atividade econmica de Santa Catarina. Esse cultivo responsvel por cerca de 70% das exportaes catarinenses. ( ) A produo de ma, pera, banana e outras frutas constitui-se, em Santa Catarina, na mais importante atividade econmica voltada para o mercado externo. A fruticultura responsvel por mais de 70% das exportaes catarinenses. ( X ) O cultivo de ma uma atividade signicativa na economia catarinense. As maiores plantaes dessa fruta esto localizadas na regio de So Joaquim e no meio-oeste, em Fraiburgo. ( ) O cultivo da ma tornou-se, por razes climticas, invivel em Santa Catarina. As elevaes das temperaturas mdias anuais e as geadas tm destrudo nossos pomares e inviabilizado a atividade economicamente. ( ) Embora importante para o Municpio de Fraiburgo, o cultivo da ma no mais uma atividade econmica expressiva em Santa Catarina. O estado perdeu, nos ltimos anos, a posio de destaque na produo nacional. Fatores climticos como a geada e o nmero insuciente de horas de frio foram responsveis por grandes quebras na produo catarinense.

Fonte: Mapa da obra de Hans Staden. Apud PIAZZA, Walter F., Laura Machado Hbener. Santa Catarina Histria da Gente. Florianpolis: Editora Lunardelli, p. 24.

Assinale a alternativa correta com base nestas informaes e nos seus conhecimentos da Histria de Santa Catarina. a. ( ) O litoral catarinense era desconhecido dos portugueses e espanhis at a chegada de Hans Staden a Santa Catarina. ( ) O litoral catarinense era desconhecido dos europeus at o nal do sculo XVI. As expedies que demandaram o litoral brasileiro, no chamado perodo pr-colonial, concentraram-se na regio nordeste do Brasil, onde se produzia cana de acar. ( ) O primeiro mapa onde aparece um trecho do atual territrio catarinense foi traado pelo cientista e aventureiro alemo Hans Staden que foi um dos primeiros habitantes da Ilha de Santa Catarina. ( ) Com exceo dos alemes que aqui se xaram j no nal do sculo XV, os exploradores europeus, em busca das riquezas tropicais, pouco se interessaram na explorao do atual territrio de Santa Catarina, que s foi visitado e mapeado por volta de 1650. ( X ) Visitantes europeus, como Hans Staden, estiveram em Santa Catarina desde o sculo XVI, o que pode ser comprovado por cartas geogrcas daquela poca onde aparecem trechos que correspondem ao litoral catarinense.

b.

b.

c.

c.

d.

d.

e.

e.

Pgina 6

Secretaria de Estado da Sade

Informtica

(4 questes)

9. Verique se as armativas abaixo, a respeito da formatao de pargrafos no Microsoft Word, so verdadeiras. I. O espaamento de um pargrafo dene a forma como o texto distribudo em uma linha. II. Os recuos de um pargrafo denem a distncia do texto em relao s margens esquerda e direita. III. O alinhamento dene a distncia entre linhas e entre pargrafos. Assinale a alternativa correta: a. b. c. d. e. ( ) (X) ( ) ( ) ( ) Todas as armativas so falsas. Apenas a armativa II verdadeira. Apenas as armativas I e II so verdadeiras. Apenas as armativas II e III so verdadeiras. As armativas I, II e III so verdadeiras.

11. Assinale a alternativa que descreve uma maneira possvel de inserir o logotipo do governo do estado no topo de todos os slides de uma apresentao criada com o Microsoft PowerPoint 2002. a. ( ) Clicando no menu Exibir Cabealho e Rodap, e em seguida inserindo a gura no cabealho da apresentao de slides. ( ) Clicando no menu Editar Cabealho e Rodap, e em seguida selecionando o arquivo com a gura a ser inserida no cabealho da apresentao de slides. ( ) Clicando no menu Inserir Figura Do arquivo, e em seguida selecionando a gura a ser inserida no cabealho da apresentao de slides. ( X ) Clicando no menu Exibir Mestre Slide Mestre e inserindo a gura no local desejado no(s) slide(s) mestre(s) da apresentao. ( ) Abrindo o slide mestre, selecionando o menu Editar Cabealho e Rodap, e selecionando o arquivo com a gura do logotipo do governo do estado.

b.

c.

d.

e.

10. Suponha que foi efetuado um levantamento para determinar se h dcit no nmero de prossionais da sade em cada municpio do pas. Considerando que foi estabelecido como parmetro que, em cada municpio, deve haver 1 mdico e 2 enfermeiros para cada 1000 usurios do SUS, assinale a alternativa que apresenta a frmula do Microsoft Excel para determinar corretamente se h dcit de prossionais no municpio de cdigo 001, cujo resultado exibido na clula E2 da planilha mostrada abaixo.

12. Assinale a alternativa correta. O campo CC de uma mensagem de e-mail especica: a. ( b. ) O endereo para o qual devem ser enviadas respostas a esta mensagem. ( X ) Endereos de e-mail de um ou mais destinatrios que recebero cpia da mensagem, com o conhecimento dos demais destinatrios. ( ) O endereo do servidor de correio eletrnico utilizado para envio da mensagem. ( ) Endereos de e-mail de um ou mais destinatrios que recebero cpia da mensagem, sem que os demais destinatrios tomem conhecimento. ( ) O endereo do computador utilizado pelo remetente para envio da mensagem.

c. d.

a. ( b. c. d. e.

) =SE((($B2/$C2)<1000) OU (($B2/(2*$D2))<1000);No;Sim) ( ) =OU(((B2/C2)<1000); ((B2/(2*D2))<1000);No;Sim) ( ) =SE(OU(($C2/$B2)>0,001; ($D2/$B2)>0,002);Sim;No) ( ) =OU((B2/C2)>1000; (B2/2*D2)>1000);Sim;No) ( X ) =SE(OU((B2/C2)>1000; (B2/D2)>500);Sim;No)

e.

Pgina 7

Conhecimentos Gerais

Legislao

(4 questes)

15. Assinale a alternativa verdadeira, conforme a Lei Complementar Estadual 323, de 2 de maro de 2006: a. ( ) Os cursos de formao, ensino fundamental, ensino mdio, ensino superior em nvel de graduao, ps-graduao e os exigidos como pr-requisito para o exerccio prossional em cada competncia podero ser considerados para ns de progresso. ( ) Os servidores que exercem cargos de provimento em comisso ou funes tcnicas gerenciais podero receber o pagamento de hora-planto. ( ) O servidor que estiver em escala de sobreaviso, quando convocado para comparecer ao local de trabalho e no o zer, perder o direito percepo do sobreaviso inerente escala mensal, sendo vedada a incluso nas escalas dos meses seguintes, pelo perodo de 3 (trs) meses. ( ) Aos servidores mdicos ca assegurado o horrio especial de trabalho de 20 (vinte) horas semanais. Esse horrio dever ser cumprido em escala de 6 (seis) horas dirias e/ou escala de 12 (doze) horas, ou outra que possa melhor atender a necessidade de servio xada em regulamento. ( X ) proibido ao servidor manter sob sua chea imediata, em cargo ou funo de conana, cnjuge, companheiro ou parente at o segundo grau civil.

13. Assinale a alternativa verdadeira, de acordo com a Lei estadual 6.745, de 28 de dezembro de 1985: a. ( ) Haver treinamento nos casos de impedimento de ocupante de cargo em comisso ou de funo de conana. ( ) Substituio consiste no conjunto de atividades desenvolvidas para propiciar ao funcionrio pblico condies de melhor desempenho prossional. ( X ) Redistribuio o deslocamento motivado de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no mbito do quadro de pessoal, para outro rgo ou entidade do mesmo Poder, com prvia apreciao do rgo central de pessoal. ( ) Dar-se- a reconduo funcional quando, no sendo possvel a transferncia, ocorrer modicao do estado fsico ou das condies de sade do funcionrio, que aconselhe o seu aproveitamento em atribuies diferentes, compatveis com a sua condio funcional. ( ) Readaptao a volta do funcionrio ao cargo por ele anteriormente ocupado, em conseqncia de reintegrao decretada em favor de outrem ou, sendo estvel, quando inabilitado no estgio probatrio em outro cargo efetivo para o qual tenha sido nomeado, ou, ainda, quando for declarada indevida a transferncia, a promoo por antigidade e o acesso.

b.

b.

c.

c.

d.

d.

e.

e.

14. Nos termos da Lei Complementar estadual 284, de 28 de fevereiro de 2005, os convnios que envolvam repasse de recursos estaduais a municpios e entidades de natureza privada sem nalidade econmica, a qualquer ttulo, para a execuo descentralizada dos programas, projetos e aes governamentais sero rmados aps deliberao: a. b. c. d. ( ) ( ) ( ) (X) Do Gabinete do Governador. Das Secretarias de Estado Setoriais. Da Secretaria de Estado da Fazenda. Dos respectivos Conselhos de Desenvolvimento Regional. ) Das Secretarias de Estado Desenvolvimento Regional.

16. Conjunto articulado e contnuo das aes e servios preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os nveis de complexidade do sistema. Conforme a Lei Federal 8.080, de 19 de setembro de 1990, esta denio corresponde ao conceito de: a. ( X ) Integralidade de assistncia. b. ( ) Universalidade de acesso. c. ( ) Descentralizao poltico-administrativa, com direo nica em cada esfera de governo. d. ( ) Autonomia das pessoas na defesa de sua integridade fsica e moral. e. ( ) Igualdade da assistncia sade, sem preconceitos ou privilgios de qualquer espcie.

e. (

Pgina 8

Secretaria de Estado da Sade

17. Considerando a Lei Complementar Estadual 323 de 2 de maro de 2006, leia as armativas abaixo e classique-as em verdadeiras ou falsas. ( ) A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuzo ao errio ou a terceiros. ) Tratando-se de dano causado a terceiros, responder o servidor perante a Fazenda Pblica, em ao regressiva. ) A responsabilidade penal no abrange os crimes e contravenes imputadas ao servidor, nessa qualidade. ) As sanes civis, penais e administrativas no podero cumular-se, sendo independentes entre si. ) A responsabilidade administrativa do servidor ser afastada no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou sua autoria.

19. Assinale a alternativa incorreta, de acordo com a Constituio brasileira de 1988: a. ( b. ( ) A assistncia sade livre iniciativa privada. ) As instituies privadas podero participar de forma complementar do sistema nico de sade, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito pblico ou convnio, tendo preferncia as entidades lantrpicas e as sem ns lucrativos. c. ( X ) vedada a destinao de recursos pblicos para auxlios ou subvenes s instituies privadas sem ns lucrativos. d. ( ) vedada a participao direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistncia sade no Pas, salvo nos casos previstos em lei. e. ( ) A lei dispor sobre as condies e os requisitos que facilitem a remoo de rgos, tecidos e substncias humanas para ns de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfuso de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercializao.

Assinale a alternativa que indica, de forma seqncias e correta, as armativas verdadeiras e falsas. a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) (X) ( ) F, F, V, V, F. F, V, V ,F, V. V, F, V, F, V. V, V, F, F, V. V, V, F, V, F.

20. No so consideradas outras fontes de nanciamento do SUS, conforme a Lei Federal 8.080/90, os recursos provenientes: a. ( X ) Do oramento da seguridade social. b. ( ) De ajuda, contribuies, doaes e donativos. c. ( ) De alienaes patrimoniais e rendimentos de capital. d. ( ) Dos servios que possam ser prestados sem prejuzo da assistncia sade. e. ( ) De taxas, multas, emolumentos e preos pblicos arrecadados no mbito do SUS.

18. Incluem-se entre os objetivos do Sistema nico de Sade(SUS), de acordo com a Lei 8.080/93: a. ( b. ( ) Participao da comunidade. ) Preservao da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade fsica e moral. c. ( ) Igualdade da assistncia sade, sem preconceitos ou privilgios de qualquer espcie. d. ( ) Direito informao, s pessoas assistidas, sobre sua sade. e. ( X ) A assistncia s pessoas por intermdio de aes de promoo, proteo e recuperao da sade, com a realizao integrada das aes assistenciais e das atividades preventivas.

Pgina 9

Enfermeiro Obstetra

Conhecimentos Especcos
21. O Programa de Humanizao no Pr-Natal e Nascimento (PHPN), institudo pelo Ministrio da Sade atravs da Portaria/GM n 569, de 01/06/2000, um importante instrumento para a organizao e estruturao de redes de referncia para a ateno s gestantes nos municpios, na lgica da regionalizao e hierarquizao do sistema de sade. Assegura a melhoria do acesso, da cobertura e da qualidade do acompanhamento pr-natal, da assistncia ao parto e puerprio, s gestantes e ao recm-nascido, na perspectiva dos direitos da cidadania. Trancorridos cerca de 5 anos de sua implantao e funcionamento, foram estabelecidos alguns ajustes pelo Ministrio da Sade atravs da Portaria n.1.067/GM, de 4 de julho de 2005, visando a aprimorar o programa. Sobre tais ajustes, assinale a alternativa incorreta. a. ( b. c. ) Revogar a exigncia de processo adeso ao PHPN. ( X ) Disponibilizar o Sistema de Informao do PHPN (SISPRENATAL) para 80% dos municpios. ( ) Repassar incentivos do PHPN para 100% dos municpios que informarem, por meio do SISPRENATAL, a realizao dos procedimentos estabelecidos na Portaria. ( ) Extinguir o componente II do PHPN institudo pela Portaria GM/MS n.571 de 2000. ( ) Substituir o nmero de cadastro de gestantes no PHPN (srie numrica) por nmero do cadastro do SUS.

(40 questes)

22. A ateno obsttrica e neonatal humanizada baseada em evidncias cientcas e preconizada pelo Ministrio da Sade como poltica nacional, est fundamentada em vrios princpios e diretrizes. Assinale a alternativa que no constitui um desses princpios ou diretrizes. a. ( ) O resgate dos processos de gestao, do parto, do puerprio e do nascimento como experincias humanas das mais signicativas, que envolvem no s a mulher, mas o seu parceiro e sua famlia e a prpria comunidade. ( ) Adoo de prticas e rotinas cujos benefcios estejam comprovados por evidncias cientcas, evitando-se manobras e intervenes desnecessrias e potencialmente iatrognicas. ( ) O respeito s caractersticas siolgicas da gestao, do parto, do nascimento e do puerprio, ao fortalecimento da autonomia da mulher e preservao da sua privacidade. ( X ) Forte nfase na utilizao de tecnologia e intervenes segundo nveis crescentes de complexidade. ( ) Estmulo ao parto normal e ao aleitamento materno, com alojamento conjunto.

b.

c.

d.

e.

d. e.

23. M.S.L est grvida, tercigesta e procura a Unidade Local de Sade para realizar a sua primeira consulta de pr-natal no dia 16/03/2007. Ao ser questionada pela enfermeira sobre a data da sua ltima menstruao (DUM), a gestante informa que foi em 18/12/2006. Portanto, a data provvel do parto, segundo a regra de Naegele, ser: a. b. c. d. e. ( ) ( ) (X) ( ) ( ) 18/09/2007. 24/09/2007. 25/09/2007. 27/09/2007. 28/09/2007.

Pgina 10

Secretaria de Estado da Sade

24. A gestao um fenmeno siolgico e, por isso mesmo, sua evoluo se d na maior parte dos casos sem intercorrncias. Apesar desse fato, h uma pequena parcela de gestantes que, por terem caractersticas especcas, ou por sofrerem algum agravo, apresenta maiores probabilidades de evoluo desfavorvel, tanto para o feto como para a me. Essa parcela constitui o grupo chamado de gestantes de alto risco. Tendo como base as gestantes que apresentam incompatibilidade materno-fetal para o fator Rh, marque V ou F, conforme as armaes a seguir sejam verdadeiras ou falsas. ( ( ) Cerca de 10% das gestantes tm incompatibilidade materno-fetal para o fator Rh. ) Na preveno da sensibilizao pelo fator Rh, deve-se administrar imunoglobulina humana anti-D dentro das primeiras 12 horas em mes Rh negativo no sensibilizadas com partos de recm-nascidos Rh positivo e Coombs direto negativo. ) O diagnstico feito pela pesquisa quantitativa de anticorpos irregulares em toda gestante Rh negativo, com parceiro Rh positivo ou desconhecido. ) Consideram-se positivos os ttulos anti-D, iguais ou menores que 18. ) A aloimunizao Rh, alm de mais freqente, a de maior gravidade para o feto, levando, em alguns casos, hidropisia e ao bito.

25. Joice enfermeira obstetra e vem desenvolvendo suas atividades prossionais em uma maternidade de mdio porte no Estado de Santa Catarina. H um ano foi designada pela direo da instituio para coordenar as atividades de implantao dos Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno relativos Iniciativa Hospital Amigo da Criana. Com base nessa iniciativa, so considerados passos para o sucesso de aleitamento materno: I. II. Garantir informaes sobre sade reprodutiva e direitos da mulher. Ajudar as mes a iniciar o aleitamento na primeira meia hora aps o parto.

III. Mostrar s mes como amamentar e como manter a lactao, mesmo se vierem a ser separadas de seus lhos. IV. Incentivar o parto normal e humanizado. V. Informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento.

A alternativa que contm todas as armaes corretas : a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) ( ) (X) I, II e III. I, II e V. I, III e IV. II, III e IV. II, III e V.

( (

A seqncia correta, de cima para baixo, : a. b. c. d. e. ( ) (X) ( ) ( ) ( ) V, V, F, F, V. V, F, V, F, V. V, F, F, F, V. F, V, V, F, V. F, F, V, F, V.

26. L.J.S uma purpera, encontra-se no 14 dia de ps-parto normal e procura o Servio de Banco de Leite Humano e Central de Informaes sobre Aleitamento Materno por apresentar dor, calor e vermelhido, localizados em sua mama direita. Queixa-se tambm de febre, mal estar geral, nuseas e vmitos e por isso diminuiu a frequncia das mamadas. Nessa situao, a conduta de enfermagem indicada orientar a purpera para: a. ( X ) Amamentar com maior frequncia na mama afetada ou ordenhar a cada trs horas. b. ( ) Suspender totalmente a lactao. c. ( ) Complementar as mamadas com mamadeira. d. ( ) Fazer exerccios fsicos diariamente. e. ( ) Reduzir a ingesto de lquidos.

Pgina 11

Enfermeiro Obstetra

27. Em publicao destinada Assistncia ao Parto Normal: um guia prtico, a Organizao Mundial da Sade (1996), fez uma cuidadosa reviso baseada em evidncias cientcas das prticas correntemente adotadas no parto, classicando-as em quatro categorias: prticas demonstradamente teis e que devem ser estimuladas; prticas claramente prejudiciais ou inecazes e que devem ser eliminadas; prticas em relao s quais no existem evidncias sucientes para apoiar uma recomendao clara e que devem ser utilizadas com cautela at que pesquisas esclaream a questo; e prticas freqentemente utilizadas de modo inadequado. Com base nessa classicao, so consideradas prticas demonstradamente teis e que devem ser estimuladas: I. II. Liberdade de posio e movimento durante o trabalho de parto. Uso rotineiro de enema.

28. Correlacione as listas abaixo, considerando os sinais clnicos de descolamento e de descida da placenta: 1. 2. 3. 4. 5. 6. ( ( ( ( ( Sinal de Schroeder. Sinal de Fabre. Sinal de Kustner. Sinal de Calman. Sinal de Garber. Sinal de Strassman. ) Identicao digital da placenta no fundo de saco posterior da vagina. ) Toro do cordo, concomitante com a sua descida. ) Elevao do fundo uterino (entre 2 e 3 cm) e seu desvio para a direita. ) No transmissibilidade ao fundo uterino das traes exercidas sobre o cordo. ) Ao elevar-se o corpo uterino (presso sobre o segmento inferior) no ocorre a subida do cordo. ) Sensao de peso retal, com ou sem clica ou puxos.

III. Oferecimento de lquidos por via oral durante o trabalho de parto e parto. IV. Uso de mscaras e aventais estreis durante a assistncia ao trabalho de parto. V. Exame rotineiro da placenta e membranas ovulares. (

A seqncia correta, de cima para baixo, : a. b. c. d. e. (X) ( ) ( ) ( ) ( ) 5 5 5 6 6 6 6 6 5 5 1 1 1 1 4 2 3 4 2 2 3 2 3 3 3 4. 4. 2. 4. 1.

A alternativa que contm todas armaes corretas : a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) (X) ( ) I, II e III. I, II e V. I, III e IV. I, III e V. II, III e IV.

29. K.L encontra-se na 27 semana gestacional e apresenta dor abdominal sbita, de intensidade varivel, perda sangunea de cor vermelho-escura e em pequena quantidade, incompatvel com o quadro materno de hipotenso, ou de choque. Ao exame clnico, o tero apresenta-se hipertnico, doloroso, sensvel s manobras palpatrias. A principal hiptese diagnstica : a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) ( ) (X) Rotura uterina. Placenta prvia. Gravidez ectpica. Ameaa de abortamento. Descolamento prematuro da placenta.

Pgina 12

Secretaria de Estado da Sade

30. A posio vertical adotada pelas parturientes durante o trabalho de parto e parto reconhecida historicamente, com referncias de mais de 3000 anos antes de Cristo, e transmitida culturalmente de gerao em gerao. Com o desenvolvimento da obstetrcia ocidental, principalmente a partir do sculo XVII, o mdico passou a intervir mais no momento do parto e as mulheres foram estimuladas a adotar a chamada posio francesa, em decbito dorsal (DANTAS et al., 2003). Atualmente, a posio vertical durante o trabalho de parto e parto vem sendo cada vez mais retomada, em funo das evidncias de suas vantagens em relao postura horizontal. Sobre essas vantagens, analise as armaes a seguir: I. A fora da gravidade dirige o peso do feto e do lquido amnitico para baixo, cooperando com as contraes uterinas e com os esforos de puxos, e na abertura do canal de parto e intrito vaginal. Aumenta a habilidade da parturiente em realizar esforos de puxo sobreposto s contraes uterinas.

31. Ao assistir a uma gestante com eclmpsia, esperase encontrar no planejamento da assistncia de enfermagem os seguintes cuidados gerais: I. Manter a gestante em repouso no leito, preferencialmente em decbito dorsal, em ambiente arejado e com pouca iluminao. Observar cuidados na administrao de sulfato de magnsio: reexo patelar presente, frequncia respiratria igual ou maior que 16 incurses por minuto; a diurese superior a 100 ml durante as 4 horas precedentes, e manter 10 ml de gluconato de clcio a 10% j preparado para pronto uso.

II.

III. Manter a permeabilidade das vias areas superiores e aspirar orofaringe em caso de acmulo de secrees. IV. Observar cuidados com a teraputica anticoagulante, controlando o tempo de coagulao. A alternativa que contm todos os cuidados indicados para a gestante com quadro de eclmpsia : a. b. c. d. e. (X) ( ) ( ) ( ) ( ) II e III. II e IV. III e IV. I , II e III. I, II e IV.

II.

III. As contraes uterinas so menos intensas e mais freqentes. IV. A fora da gravidade, as contraes uterinas e os puxos deslocam a apresentao diretamente para o intrito vaginal, diminuindo consideravelmente a distenso do perneo posterior, reduzindo a incidncia de episiotomias e roturas. V. A parturiente tem um melhor controle do parto, podendo nele participar ativamente e at mesmo ver como nasce o seu lho.

A alternativa que contm todas as armaes corretas : a. b. c. d. e. ( ) ( ) (X) ( ) ( ) I, II, III, IV. I, II, III, V. I, II, IV, V. I, III, IV, V. II,III, IV, V.

32. As fases clnicas do parto so divididas em quatro perodos denominados perodos clnicos do parto. Alguns fenmenos caraterizam o nal do perodo de dilatao e o incio do perodo expulsivo. Sobre esses fenmenos, assinale a alternativa incorreta. a. ( ) Ocorrem entre quatro e cinco contraes uterinas a cada 10 minutos, com 50 mmHg de intensidade e 45 a 70 segundos de durao. ( ) A apresentao insinua-se no canal do parto, podendo encontrar-se no estreito inferior. ( ) A apresentao fetal exerce presso sobre as paredes vaginais, sobre o perneo e especialmente sobre o nus. ( X ) Nas multparas, ocorre primeiro o apagamento do colo e depois a dilatao do orifcio externo. ( ) Ocorre abaulamento do perneo com protruso do nus, apagamento dos grandes lbios, a vulva se entreabre e dilata-se lentamente.

b. c.

d. e.

Pgina 13

Enfermeiro Obstetra

33. No perodo em que ocorre a regresso das modicaes antomo-siolgicas que se produzem no organismo materno durante a gestao e o parto podem surgir intercorrncias, impedindo que estes processos ocorram siologicamente dentro dos padres normais. Tais alteraes constituem a patologia puerperal e podem surgir em qualquer perodo do puerprio. Entre as principais intercorrncias que constituem a patologia puerperal, ocupa posio de destaque a infeco. Em relao infeco puerperal, analise as armaes a seguir: I. a que se origina no aparelho genital, aps parto recente e que se acha favorecida pelas alteraes locais e gerais do organismo puerperal. A fonte de infeco pode ser endgena e exgena.

34. Compreende-se por assistncia imediata ao recm-nascido aquela prestada logo aps o seu nascimento, isto , nas duas primeiras horas que se seguem aps o parto, ainda no Centro Obsttrico. Embora sejam procedimentos universais e obrigatrios, segundo normas da Organizao Mundial da Sade, os cuidados a serem prestados ao recm-nascido devem ser desenvolvidos segundo a tica prossional, a losoa da instituio e os princpios de humanizao do nascimento. Com base na assistncia de enfermagem ao recm-nascido no Centro Obsttrico, marque V ou F, conforme as armaes a seguir sejam verdadeiras ou falsas. ( ) A anlise do coto umbilical importante para detectar anomalias do recm-nascido. Normalmente pesquisa-se a presena de duas veias e uma artria. ) A vitamina K administrada em dose nica por via intramuscular, logo aps o nascimento, com o objetivo de prevenir a doena hemorrgica neonatal. ) O contato pele-a-pele do recm-nascido com a me, na primeira meia hora aps o nascimento, importante pois contribui para o aumento da durao e prevalncia da lactao, favorece a relao me/lho, a expulso da placenta e a involuo uterina. ) O ndice de Apgar deve ser realizado no primeiro e quinto minuto de vida do recmnascido e utilizado para avaliar a sua idade gestacional. ) A credeizao realizada para fazer a prolaxia da oftalmia gonoccica (mtodo de Cred).

II.

III. De modo geral, a infeco puerperal monobacteriana, e tem como principais bactrias, as que colonizam o intestino. IV. A purpera apresenta temperatura, no mnimo, de 38C, durante dois dias quaisquer, dos primeiros 10 do ps-parto, excludas as 24 horas iniciais. V. A cesariana considerada o fator predisponente mais importante para o desenvolvimento da infeco puerperal.

A alternativa que contm todas as armaes corretas : a. b. c. d. e. ( ) ( ) (X) ( ) ( ) I, II, III, IV. I, II, III, V. I, II, IV, V. I, III, IV, V. II, III, IV, V.

A seqncia correta, de cima para baixo, : a. b. c. d. e. ( ) ( ) (X) ( ) ( ) V, V, V, V, F. V, V, V, F, V. F, V, V, F, V. F, V, F, V, F. F, F, V, V, V.

Pgina 14

Secretaria de Estado da Sade

35. Quanto aos cuidados de enfermagem a serem desenvolvidos diariamente aos recm-nascidos que se encontram internados em unidades de alojamento conjunto, analise as armaes a seguir: I. A avaliao dos sinais vitais dever ser executada sempre que as condies do recmnascido exigirem. Em condies rotineiras, a maioria dos recm-nascidos dever ter seus sinais vitais aferidos duas vezes ao dia. O banho geral dever ser realizado uma vez ao dia. Durante o procedimento aconselha-se manter a temperatura da sala de banho em torno de 24 a 26C.

II.

36. De acordo com estudo realizado em 2004 pelo Ministrio da Sade, 3 milhes de mulheres do luz no Brasil anualmente, sendo que a taxa de prevalncia de mulheres portadoras do HIV no momento do parto de 0,42%, o que corresponde a uma estimativa de cerca de 13 mil parturientes infectadas. Diante dessa situao, o enfermeiro que atua no servio de prnatal tem o compromisso de participar ativamente enquanto membro da equipe de sade, estando atento s possibilidades de interveno para reverter o quadro epidemiolgico do binmio me-lho. Assim sendo, no protocolo de atendimento deve constar uma srie de condutas. Com relao a essas condutas, assinale a alternativa incorreta. a. ( b. ) Orientao sobre o protocolo de tratamento do recm-nato durante a internao. ( ) Orientao sobre o protocolo de tratamento durante a gestao e parto e a importncia do seguimento, aps a alta hospitalar, visando manuteno de sua sade, informando ainda aos servios pblicos que disponibilizam os medicamentos. ( ) Informao sobre os servios especializados existentes para seguimento aps a alta hospitalar, bem como sobre os servios pblicos que disponibilizam os testes. ( ) O estmulo gestante de submeter-se ao teste anti-HIV o mais precocemente possvel, pois o diagnstico precoce da infeco pelo HIV possibilita o incio do tratamento ainda na gestao, o que favorece o prognstico da doena a curto, mdio e longo prazo, alm do corte da cadeia de transmisso, com as medidas preventivas adequadas. ( X ) O estmulo da noticao dos casos por parte dos prossionais de sade, aps consentimento formal da gestante, com o intuito de colaborar com o aprimoramento das aes de vigilncia epidemiolgica.

III. A pesagem diria do recm-nascido fundamental para que se avalie a perda ponderal durante os primeiros dias de vida, j que todos os os bebs perdem at 20% de seu peso, desde o nascimento, at por volta do 3o ou 4o dia de vida. IV. Todos os recm-nascidos internados em alojamento conjunto precisaro ser avaliados para afastar qualquer manifestao clnica de hipoglicemia. V. Na ocorrncia de choro intermitente, deve-se oferecer chupeta ao recm-nascido nos intervalos das mamadas.

c.

d.

A alternativa que contm todas as armaes corretas : a. b. c. d. e. ( ) (X) ( ) ( ) ( ) I, II, III. I, II, IV. I, II, V. II, III, IV. II, III, V.

e.

Pgina 15

Enfermeiro Obstetra

37. L.S gestante HIV-positivo, com 40 semanas de gestao e interna da maternidade em verdadeiro trabalho de parto. Por apresentar condies favorveis, realizar parto vaginal. Tendo como base as recomendaes a serem adotadas para o manejo adequado nesta situao especca, marque V ou F, conforme as armaes a seguir sejam verdadeiras ou falsas. ( ( ) No parto vaginal, a episiotomia dever ser realizada sempre que possvel. ) O AZT dever ser administrado por via intravenosa desde o incio do trabalho de parto at o clampeamento do cordo umbilical. ) Sempre que possvel, proceder ao parto impelicado (retirada do neonato, mantendo a bolsa das guas ntegras). ) A ligadura do cordo umbilical, com ordenha, dever ser feita imediatamente aps a expulso do recm-nascido. ) No h necessidade de se isolar a gestante HIV-positivo.

39. Como recomendao de sade pblica global, os lactentes devem ser amamentados exclusivamente durante os primeiros seis meses de vida para terem um crescimento, desenvolvimento e sade timos. Aps essa fase, para satisfazer a evoluo de suas necessidades nutricionais, os lactentes devem receber alimentos complementares nutricionalmente adequados e seguros, ao mesmo tempo em que continuam sendo amamentados at dois anos de idade ou mais. Sobre essa temtica, analise as armaes a seguir: I. Orientar a me ou o responsvel pelo cuidado da criana para utilizar o liquidicador no preparo das papas. Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir o seu armazenamento e conservao adequados.

II.

III. Oferecer criana diferentes alimentos ao longo do dia. Uma alimentao variada uma alimentao colorida. IV. Estimular o consumo dirio de frutas, verduras e legumes nas refeies. V. A alimentao complementar deve ser oferecida sem rigidez de horrios, respeitando-se sempre a vontade da criana.

A seqncia correta, de cima para baixo, : a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) (X) ( ) V, V, F, V, V. V, F, F, V, V. F, V, V, V, F. F, V, V, F, V. F, V, F, F, F.

A alternativa que contm todas as armaes corretas : a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) ( ) (X) I, II, III, IV. I, II, III, V. I, II, IV, V. I, III, IV, V. II, III, IV, V.

38. Existe consenso entre estudiosos e clnicos, de que o diagnstico do real incio de trabalho de parto nem sempre estabelecido com facilidade. Portanto, a enfermeira obstetra, ao avaliar inicialmente a gestante com contraes uterinas, deve saber distinguir o trabalho de parto verdadeiro do falso. Com relao aos sinais de trabalho de parto verdadeiro, assinale a alternativa incorreta. a. ( X ) As contraes interrompem-se com a sedao. b. ( ) Contraes regulares, durao e intensidade aumentando gradativamente. c. ( ) Dilatao e apagamento cervical progressivo. d. ( ) Descida progressiva da apresentao. e. ( ) A parturiente queixa-se de desconforto ou dor localizada nas costas que se irradia para o abdome.

Pgina 16

Secretaria de Estado da Sade

40. O conhecimento da estrutura e do funcionamento da glndula mamria feminina de fundamental importncia para a promoo, o manejo clnico e a respectiva assistncia de enfermagem. Assim sendo, marque V ou F, conforme as armaes a seguir sejam verdadeiras ou falsas. ( ( ( ( ) O controle da lactao at a apojadura do leite essencialmente endcrino. ) A fase galactognica responsvel pela manuteno da lactao. ) A ocitocina o hormnio responsvel pela produo do leite. ) Durante a gestao, ocorre intenso desenvolvimento lobular sob a inuncia do lactognio e esterides luteais e sexuais placentrios. ) O parnquima mamrio corresponde parte funcional da glndula mamria.

42. M. S. chega no servio de emergncia de uma maternidade, referindo dor sbita e forte no baixo ventre e discreto sangramento vaginal. Aps atendimento, tem como diagnstico gravidez tubria. Durante a assistncia de enfermagem, a enfermeira observa que a paciente est deprimida e possui muitas dvidas sobre o ocorrido, enquanto aguarda o tratamento. Em relao a essa situao, assinale a alternativa incorreta. a. ( X ) O nico tratamento a retirada da trompa que pode ser atravs de laparoscopia ou interveno cirrgica. b. ( ) Pode ocorrer hemorragia; portanto, deve-se atentar para os sinais de choque. c. ( ) A gravidez tubria ocorre quando a implantao e desenvolvimento do vulo fecundado se d fora da cavidade uterina, ou seja, na trompa de Falpio. d. ( ) Como fatores de risco citam-se: uso prolongado de anticoncepcional oral, doena inamatria plvica prvia, tcnica de fertilizao assistida. e. ( ) As principais conseqncias da gravidez tubria so a infertilidade e a destruio da anatomia dos rgos aonde o ovo se implanta.

A seqncia correta, de cima para baixo, : a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) (X) ( ) V, V, F, F, V. V, F, V, V, F. V, F, V, F, V. V, F, F, V, F. F, F, V, F, F.

41. No Brasil, a doena hipertensiva especca da gravidez (pr-eclmpsia/eclmpsia) continua sendo a primeira causa de morte materna e determina o maior nmero de bitos perinatais, alm do aumento signicativo de nmero de neonatos com seqelas quando sobrevivem aos danos da hipxia cerebral. Constituem fatores intrinsecos ou obsttricos para a ocorrncia dessa doena: a. ( b. c. d. e. ) Primiparidade, obesidade, tipo constitucional, isoimunizao Rh. ( X ) Primiparidade, gravidez mltipla, macrossomia fetal, poliidrmnio. ( ) Primiparidade, diabetes mellitus, macrossomia fetal, poliidrmnio. ( ) Multiparidade, tipo constitucional, gravidez mltipla, macrossomia fetal. ( ) Multiparidade, estado psicolgico, poliidrmnio, gravidez mltipla.

Pgina 17

Enfermeiro Obstetra

43. J. S. atendida no servio de ambulatrio de referncia de pr-natal de alto risco, tendo como diagnstico diabete gestacional. Durante a consulta de enfermagem, refere estar bastante insegura frente ao diagnstico, tratamento e risco de sua sade e do concepto. Com relao s orientaes a serem dadas, assinale a alternativa incorreta. a. ( ) O controle da glicemia importante pois poder evitar complicaes obsttricas como a doena hipertensiva da gravidez. ( ) Alm da monitorao metablica, a monitorao obsttrica, a alimentao adequada e a atividade fsica fazem parte dos cuidados que a gestante deve ter. ( X ) A insulina o tratamento indicado em 100% dos casos de diabete gestacional. ( ) Gestantes com controle glicmico satisfatrio e sem complicaes obsttricas podem aguardar o termo da gestao. ( ) O acompanhamento adequado da gestante pode evitar complicaes fetais como: imaturidade pulmonar, hipoglicemia, hipercalcemia.

45. As hepatites virais constituem-se em importante problema de sade pblica, apresentando distribuio universal e magnitude que varia de regio para regio. No Brasil, um dos objetivos da vigilncia epidemiolgica o controle das hepatites virais; entre elas, cita-se a hepatite B. que est includa na lista de noticao compulsria. Em relao a essa patologia, assinale a alternativa incorreta. a. ( ) Recomenda-se a administrao de imunoglobulina e vacinao de recm-nascidos nas primeiras 12 horas de vida, quando a me HBs Ag positiva. A segunda e terceira doses da vacina devem seguir o calendrio normal de vacinao recomendado pelo Ministrio da Sade. ( ) Os prossionais de sade, ao entrarem em contato com pacientes infectados, devem obedecer s normas de biossegurana. ( ) Dentre as principais vias de transmisso citase: parenteral, sexual e vertical. ( ) O homem o nico reservatrio com importncia epidemiolgica e a transmisso vertical se d no momento do parto. ( X ) A vacinao durante a gestao contra-indicada, assim como o aleitamento materno.

b.

c. d.

b.

c. d.

e.

e. 44. A slis congnita, enquanto problema de sade pblica, uma doena de noticao compulsria e sua investigao obrigatria visando erradicao. Estima-se que a prevalncia de slis em gestantes no Brasil de 4% e, quando no tratada, a transmisso vertical pode chegar de 70 a 100%. A taxa de bito (aborto, natimorto, bito neonatal precoce) elevada, estimada em 25 a 40% dos casos. Em relao a essa temtica, assinale a alternativa incorreta. a. ( ) Recomenda-se a toda criana com diagnstico de slis congnita a avaliao neurolgica, auditiva e oftalmolgica a cada 6 meses, durante os primeiros dois anos de vida. ( X ) transmitida por via placentria at o segundo trimestre da gestao. ( ) O tratamento adequado e imediato da gestante e seu parceiro bastante ecaz na sua preveno. ( ) O homem o nico reservatrio. ( ) A transmisso materna ocorre predominantemente por contato sexual.

b. c.

d. e.

Pgina 18

Secretaria de Estado da Sade

46. A rubola considerada uma doena exantemtica aguda de etiologia viral, que apresenta alta contagiosidade, acometendo principalmente crianas. Sua importncia epidemiolgica est relacionada ao risco de infeco na gravidez, podendo provocar a ocorrncia da sndrome da rubola congnita. Em relao a essa temtica, assinale a alternativa incorreta. a. ( X ) Uma das medidas de controle da doena se deu por meio da incluso da vacina tetravalente no esquema bsico de vacinao. b. ( ) A imunidade ativa adquirida atravs da infeco natural ou por vacinao. c. ( ) A ocorrncia da sndrome da rubola congnita pode provocar complicaes como: aborto, natimorto, surdez, cardiopatias congnitas. d. ( ) Dentre as principais vias de transmisso, citase: parenteral, sexual e vertical. e. ( ) recomendada a vacinao de mulheres em idade frtil, caso no tenham sido vacinadas na infncia.

48. O Sistema nico de Sade foi criado a partir da Constituio Federal e constitui-se num novo modelo de organizao dos servios de sade que tem como principal caracterstica a valorizao do nvel local. Seus princpios foram estabelecidos na Lei Orgnica da Sade n 8080, de 19 de setembro de 1990. Em relao aos conceitos dos princpios do SUS: Marque V ou F caso o conceito seja verdadeiro ou falso. ( ) Integralidade: A ateno sade inclui tanto os meios curativos quanto os preventivos; sempre de forma individual, estando garantido em todos os nveis de complexidade do sistema. ) Eqidade: Todos devem ter igualdade de oportunidade em usar o sistema de sade; ou seja, todo cidado igual perante o SUS. ) Universalidade: A sade um direito de todo cidado; portanto, entende-se que o Estado tem a obrigao de prover a ateno sade. ) Descentralizao poltico-administrativa: a redistribuio das responsabilidades quanto s aes e servios de sade entre as vrias esferas do governo, cada uma com comando nico e atribuies compartilhadas, enfatizando a transferncia dos servios da esfera federal para a estadual e da estadual para a municipal, respectivamente, de acordo com o nmero de atendimentos. ) Resolutividade: Signica que quando surgir um problema de impacto coletivo sobre sade ou quando uma pessoa necessitar de atendimento, o servio deve estar capacitado para resolv-lo at o nvel de sua competncia.

47. O ttano neonatal uma doena aguda grave, no contagiosa, que acomete o recm-nascido nos primeiros dias de vida. Em relao a essa patologia, assinale a alternativa incorreta. a. ( ) Os lhos de mes adequadamente vacinadas nos ltimos 5 anos apresentam imunidade passiva at os 4 meses de vida. ( X ) A vacinao na gestante como medida de preveno contra-indicada. ( ) Uma das primeiras medidas a adotar a internao imediata do recm-nascido. ( ) Uma das aes da vigilncia epidemiolgica a busca ativa de outros casos, incluindo a investigao de todos os bitos ocorridos em recm-nascidos menores de 28 dias de vida, sem causa bsica aparente. ( ) Entre os fatores de riscos, cita-se a baixa cobertura vacinal das mulheres e a realizao de partos domiciliares sem instrumentos de trabalho adequados. (

b. c. d.

A seqncia correta, de cima para baixo, : a. b. c. d. e. ( ) ( ) (X) ( ) ( ) V, V, F, F, V. V, F, V, V, F. F, V, V, F, V. F, V, F, V, F. F, F, V, F, V.

e.

Pgina 19

Enfermeiro Obstetra

49. Um dos princpios do Sistema nico de Sade (SUS) a participao da comunidade, tambm denominado controle social. Este princpio foi mais bem contemplado na Lei n 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Em relao ao que dispe esta Lei, correto armar: a. ( X ) A participao da comunidade garantida por meio da Conferncia de Sade e do Conselho de Sade. b. ( ) A Conferncia de Sade reunir-se- cada quatro anos, tendo como objetivo avaliar a situao de sade e propor novas diretrizes para formulao da poltica de sade nos nveis correspondentes, e sendo convocada sempre pelo Conselho de Sade correspondente. c. ( ) O Conselho de Sade tem carter permanente e deliberativo; suas decises no precisam ser homologadas pelo chefe do poder legalmente constitudo em cada esfera do governo. d. ( ) O Conselho de Sade ter sua organizao e normas de funcionamento denidas em regime prprio, devendo ser aprovado pelo chefe do poder legalmente constitudo em cada esfera do governo. e. ( ) No Conselho de Sade ocorre a chamada paridade, ou seja, enquanto os trabalhadores e usurios tm metade das vagas, o governo tem a outra metade.

51. O enfermeiro, como membro participante ativo da equipe de sade, nas diversas esferas do governo, tem o compromisso de contribuir efetivamente para a consolidao do Sistema nico de Sade (SUS). Nesse sentido, ele deve conhecer e compreender as competncias especcas e comuns de cada instncia de governo. Em relao a essa temtica, no compete direo Estadual do SUS: a. ( b. ) Promover a descentralizao dos servios e das aes da sade para o municpio. ( ) Coordenar a rede estadual de laboratrios de sade pblica e hemocentros e gerir as unidades que permanecem em sua organizao administrativa. ( ) Identicar estabelecimentos hospitalares de referncia e gerir sistemas pblicos de alta complexidade, de referncia estadual e regional. ( X ) Participar de forma sistemtica do planejamento, organizao, controle e avaliao das aes e dos servios da rede estadual e municipal de sade. ( ) Acompanhar, controlar e avaliar as redes hierarquizadas do Sistema nico de Sade.

c.

d.

e.

50. O Pacto de Indicadores da Ateno Bsica de Sade constitui o instrumento nacional de monitoramento das aes de sade bsica. Ele a base para negociao das metas, visando melhoria do desempenho dos servios de ateno bsica e da situao de sade da populao a serem alcanados pelos municpios e estados. Dentre os indicadores da ateno bsica de sade, estabelecidas pelo Ministrio da Sade para pactuao pelos municpios e estados, todas as alternativas esto corretas, exceto: a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) ( ) (X) Eliminao da hansenase. Controle da tuberculose e sade bucal. Controle da hipertenso e diabetes mellitus. Sade da mulher e da criana. Sade do idoso e apoio psicossocial da criana e do adulto.

52. Os indicadores de sade passam a ser utilizados na prtica quando se mostram relevantes, ou seja, quando so capazes de retratar com dedignidade e praticidade, os aspectos da sade individual ou coletiva, observados seus princpios ticos. Em relao a essa temtica, correto armar: a. ( b. c. ) Devem ser representados apenas por uma fonte de informao. ( X ) Um dos seus propsitos facilitar o monitoramento de objetivos e metas em sade. ( ) So utilizados como fonte de pesquisa para conhecer, analisar e avaliar somente uma dada situao de sade da populao geral. ( ) A qualidade dos indicadores independem dos componentes de construo. ( ) A morbidade o indicador mais utilizado no Brasil para representar a sade coletiva.

d. e.

Pgina 20

Secretaria de Estado da Sade

53. O Ministrio da Sade dene noticao como a ao de comunicao da ocorrncia de determinada doena ou agravo sade que pode ser feita autoridade competente pelos prossionais de sade ou qualquer outro cidado para ns de adoo de medidas de interveno pertinentes. Em relao a essa temtica, assinale a alternativa incorreta. a. ( ) A noticao deve seguir um processo dinmico, varivel em funo de mudanas no perl epidemiolgico, dos resultados obtidos com as aes de controle e da disponibilidade de novos conhecimentos especcos. ( ) O Estado e o municpio podem adicionar na lista de doenas que compem o Sistema Nacional de Agravos Noticveis - SINAN outras patologias de interesse regional ou local, desde que justicada a sua necessidade e denidos os mecanismos operacionais correspondentes de noticao. ( X ) Toda noticao deve ser divulgada para o pblico geral, no momento da ocorrncia do evento. ( ) a principal fonte de dados da vigilncia epidemiolgica. ( ) A ecincia da vigilncia epidemiolgica est diretamente relacionada ao conhecimento e conscientizao dos prossionais de sade.

55. As doenas de noticao compulsria, para todo o territrio nacional, compem o Sistema Nacional de Agravos Noticveis (SINAN). Os parmetros para a incluso de doenas e agravos na lista de noticao compulsria devem obedecer a alguns critrios, dentre eles cita-se: magnitude, potencial de disseminao, transcendncia, vulnerabilidade, ocorrncia de epidemias, surtos e agravos sade. De acordo com os conceitos relativos a esta temtica, correlacione as colunas abaixo. 1. 2. 3. 4. 5. ( Magnitude. Potencial de disseminao. Transcendncia. Vulnerabilidade. Ocorrncia de epidemias, surtos e agravos sade. ) Expressa-se por caractersticas subsidirias que conferem relevncia especial doena ou agravo, destacando-se: severidade, relevncia social e relevncia econmica. ) Aplicvel a doenas de elevada freqncia que afetam grandes contingentes populacionais e se traduzem por altas taxas de incidncia, prevalncia, mortalidade e anos potenciais de vida perdidos. ) Medida pela disponibilidade concreta de instrumentos especcos de preveno e controle da doena, propiciando a atuao efetiva dos servios de sade sobre os indivduos e a coletividade. ) So situaes emergenciais que impem a noticao imediata de todos os casos suspeitos, com o objetivo de delimitar a rea de ocorrncia, elucidar o diagnstico e deagar medidas de controle aplicveis. ) Representado pelo elevado poder de transmisso da doena por meio de vetores ou outras fontes de infeco, colocando sob risco a sade coletiva.

b.

c.

d. e.

54. A busca ativa de casos faltosos uma atividade dentro da vigilncia epidemiolgica que possibilita interferir diretamente no estado de sade da pessoa envolvida. Em relao a essa temtica, assinale a alternativa incorreta. a. ( X ) A busca ativa se restringe a um domiclio. b. ( ) O prossional assume o papel de investigador. c. ( ) Deve-se neste momento processar e analisar os dados. d. ( ) Possibilita a elaborao de um plano de tratamento adequado. e. ( ) Contribui para a determinao da magnitude e extenso do evento para tomada de medidas de controle.

A seqncia correta, de cima para baixo, : a. b. c. d. e. ( ) (X) ( ) ( ) ( ) 1, 4, 2, 1, 3. 3, 1, 4, 5, 2. 4, 1, 3, 5, 2. 4, 5, 2, 1, 3. 5, 2, 4, 3, 1.

Pgina 21

Enfermeiro Obstetra

56. A Lei Orgnica da Sade Lei 8.080/90, dene a vigilncia epidemiolgica como: o conjunto de atividades que permite reunir a informao indispensvel para conhecer, a qualquer momento, o comportamento ou histria natural das doenas, bem como detectar ou prever alteraes de seus fatores condicionantes, com o m de recomendar oportunamente, sobre bases rmes, as medidas indicadas e ecientes que levem preveno e ao controle de determinadas doenas. Assinale a alternativa que no indica, na prtica, uma funo da vigilncia epidemiolgica. a. b. c. d. ( ) ( ) (X) ( ) Coleta de dados. Promoo das aes de controle indicadas. Tratamento das doenas e seus agravos. Recomendao das medidas de controle apropriadas. ) Avaliao e divulgao da eccia e efetividade das medidas adotadas.

58. A equipe de sade de uma determinada unidade local de sade, juntamente com representantes da comunidade, encontram-se reunidos para elaborar o planejamento local de sade de sua rea de abrangncia. Para a realizao dessa atividade, o grupo deve ter conhecimento dos propsitos do planejamento local de sade. Em relao a esses propsitos, assinale a alternativa incorreta. a. ( X ) Priorizar as aes de ateno secundria. b. ( ) Construir objetivos comuns, considerando as necessidades locais. c. ( ) Sair do modelo vigente para efetivar os princpios do SUS. d. ( ) Agir sobre um territrio denido com amplos conhecimentos epidemiolgicos do mesmo. e. ( ) Substituir a demanda espontnea pela oferta organizada, a partir de estudos epidemiolgicos.

e. (

57. A estratgia de Sade da Famlia foi eleita pelo Ministrio da Sade como modelo de organizao da rede de ateno sade. Ela se constitui em uma diretriz da poltica de sade para melhorar o sistema como um todo, porm pode variar de um lugar para outro, dependendo das especicidades locais. Da a importncia da elaborao do planejamento local de sade. Um dos momentos a ser considerado durante as elaborao do planejamento local de sade, a identicao dos problemas de sade que no se d por meio do(a): a. ( b. ( c. ( ) Reconhecimento do territrio. ) Utilizao dos dados ociais de sade. ) Conhecimento e utilizao de dados informais de sade. d. ( X ) Construo da viabilidade das solues. e. ( ) Anlise dos problemas de sade.

59. A programao local de sade deve atuar como instrumento de garantia da eqidade, que um dos princpios do Sistema nico de Sade (SUS), sendo elaborada pela equipe local de sade, juntamente com representantes dos usurios do servio. Sob esta ptica, a programao local de sade no deve contemplar: a. ( b. c. d. e. ) O atendimento s necessidades reais da populao. ( ) A disponibilidade de recursos e incorporao tecnolgica. ( ) Os protocolos de atuao. ( X ) A priorizao do atendimento demanda espontnea. ( ) A resolubilidade das unidades locais de sade envolvidas.

Pgina 22

Secretaria de Estado da Sade

60. Para a elaborao da programao local de sade, so utilizados alguns conceitos-chave; dentre eles, cita-se: rea de inuncia, rea de abrangncia, rea de ocorrncia, territrio - rea, territrio - microrea. De acordo com os conceitos que envolvem esta temtica, correlacione as listas abaixo: 1. 2. 3. 4. 5. ( rea de inuncia. rea de abrangncia. rea de ocorrncia. Territrio - rea. Territrio- Microrea. ) Corresponde ao espao onde se concentram grupos populacionais mais ou menos homogneos, em conformidade com suas condies objetivas de vida. ) Corresponde ao espao em que a ao de sade acontece. ) Corresponde ao espao geogrco de residncia dos usurios atendidos em uma unidade local de sade. ) Corresponde ao espao geogrco de responsabilidade de uma unidade local de sade. ) Corresponde rea de abrangncia de uma unidade local de sade.

( (

( (

A seqncia correta, de cima para baixo, : a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) ( ) (X) 1, 4, 2, 1, 5. 3, 2, 4, 5, 1. 4, 1, 3, 2, 5. 4, 3, 5, 1, 2. 5, 3, 1, 2, 4.

Pgina 23

Secretaria de Estado da Sade Rua Esteves Junior, 160 7o andar Centro 88015-530 Florianpolis SC Fone: (48) 3221-2300 http://www.saude.sc.gov.br

FEPESE Fundao de Estudos e Pesquisas Scio-Econmicos Campus Universitrio 88040-900 UFSC Florianpolis SC Fone/Fax: (48) 3233-0737 http://www.fepese.ufsc.br

You might also like