You are on page 1of 9

ADRIANA JESUS DA CRUZ LIMA FABIANA CRISTINA MENEGHESSO FERNANDA PONTES CAVALARI GUILHERME CORREA FUZINELLI

TREINAMENTO
Projeto Apresentado a Disciplina de Mtodos e Tcnicas de Pesquisa do Programa de Administrao das Faculdades Integradas de Ja FIJ.

JA 2010

SUMRIO

1 INTRODUO ......................................................................................................3

2 JUSTIFICATIVA ....................................................................................................4

3 OBJETIVO.............................................................................................................5

4 FUNDAMENTAO TERICA............................................................................6

5 METODOLOGIA....................................................................................................7

REFERNCIAS........................................................................................................8

1 INTRODUO

As mudanas ocorridas no mbito das organizaes levam as pessoas a uma nova realidade. A cada dia surgem novas tecnologias, novos mtodos e processos de se fazer s coisas. Em virtude destas constantes modificaes, as organizaes necessitam cada vez mais investir em seus funcionrios para que estes consigam desempenhar as tarefas necessrias para alcanarem as metas e os objetivos da organizao. Diante desse fato, este projeto de pesquisa ir analisar o papel do treinamento na consecuo das metas e objetivos de uma organizao. A pesquisa trabalha com a hiptese de que o treinamento no deve ser considerado como custo, mas um investimento que permite que as pessoas contribuam efetivamente para atingir as metas e os objetivos da empresa.

2 JUSTIFICATIVA

cada vez maior o nmero de organizaes que buscam seu aprimoramento por meio de ferramentas e tcnicas para um melhor posicionamento no mercado. Neste contexto, o treinamento considerado um meio de desenvolver competncias nas pessoas para que elas se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de contribuir melhor para os objetivos organizacionais. Empresas como Ribeiro Shopping, vem promovendo treinamentos aos seus lojistas. Para o gerente de marketing, Cleiton Martins, o treinamento um investimento que d excelente retorno. Algumas empresas investem na preparao de seus colaboradores, pois j entenderam que trata-se de um investimento que gera um diferencial competitivo. De acordo com Chiavenato (ano):
O treinamento uma fonte de lucratividade ao permitir que as pessoas contribuam efetivamente para os resultados do negocio. Nesses termos, o treinamento uma maneira eficaz de agregar valor s pessoas, organizao e ao cliente. Ele enriquece o patrimnio humano das organizaes. Ele responsvel pelo capital intelectual das organizaes.

Esta ferramenta valiosa para preparar as pessoas para que sejam realmente capazes naquilo que precisam executar, alinhando as competncias que os cargos exigem com a capacidade individual e age, por meio da educao continuada, como uma provedora de crescimento na organizao.

3 OBJETIVO

Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral mostrar importncia do treinamento. E tem como objetivo especfico: a) Verificar as vantagens de se investir no treinamento, como melhor maneira de acrescentar valor aos colaboradores e a organizao; b) Verificar o papel do treinamento para alcanar as metas e objetivos da organizao; c) Verificar que o treinamento uma fonte de lucratividade e no de custos.

4 FUNDAMENTAO TERICA

O aumento da competitividade aliado ao contnuo avano da tecnologia faz com que as empresas passem a se preocupar com o freqente aperfeioamento de seus colaboradores. Atravs do treinamento, so adquiridas habilidades motoras ou intelectuais que desenvolvem estratgias cognitivas e atitudes, que podero tornar o indivduo mais competente para desempenhar vrios papis, no presente ou no futuro e em diversas organizaes. De acordo com Boog (1999) o treinamento quando bem definido favorvel para o desenvolvimento educacional da empresa. Nele as pessoas aprendem e aplicam seus conhecimentos, visando atingir objetivos especficos e predefinidos de interesse mtuo. Nestes termos, o treinamento uma maneira eficaz de agregar valor s pessoas, organizao e aos clientes. Ele enriquece o patrimnio humano das organizaes e responsabiliza-se pelo capital intelectual das mesmas. Segundo Borges-Andrade e Abbad (1996) a falta de preparo dentro de uma empresa pode provocar srios prejuzos. Pensando em melhorar a qualidade do resultado esperado. O treinamento mais do que um simples custo, um grande investimento. Invista!(Abbad).

5 METODOLOGIA

Para responder os objetivos levantados por esta pesquisa, sero utilizados os seguintes procedimentos: a) Pesquisa terica a fontes bibliogrficas, livros, teses e dissertaes; b) Pesquisa em fontes paralelas, jornais, revistas e Internet.

REFERNCIAS Ferreira, Paulo Pinto. Treinamento de Pessoal: A tcnico pedagogia do treinamento. So Paulo, Atlas, 1975. Davies, Ivor K. A organizao do treinamento. So Paulo, McGraw-Hill do Brasil, 1976. Gil, Antonio Carlos. Administrao de recursos humanos: enfoque profissional. So Paulo, Atlas, 1994.

You might also like