You are on page 1of 15

Hermenutica Jurdica

IED - DIREITO UNI-ANHANGUERA ALUNO HUGO LEONARDO PCOLO BORGES MAT: 201020773 TURMA: 30 - 1 PERIODO PROFESSORA KARINA ADORNO DE LA CRUZ

Introduo
Hermenutica a cincia filosfica voltada para o meio de interpretao de um objeto. No caso do Direito, trata-se de tcnica especfica que visa a compreender a aplicabilidade de um texto legal. Em palavras mais simples pode-se dizer que quando uma lei entra em vigor, assim como toda e qualquer literatura, se requer uma compreenso de seu contedo. Se no houvesse regras especficas para tal interpretao cada qual poderia entender a lei da maneira que melhor lhe conviesse. Logo, a Hermenutica traz para o mundo jurdico uma maior segurana no que diz respeito aplicao da lei, e, ao mesmo tempo, assegura ao legislador uma anteviso de como ser aplicado o texto legal, antes mesmo que entre em vigor.

Conceito
A palavra Hermenutica segundo alguns autores origina-se do nome do deus grego Hermes, o qual teria o dom de dizer qual era a vontade divina, ou seja, seria uma espcie de mensageiro dos deuses. A referncia a mitologia grega rica em significados para ns, pois serviu para comparar os nossos juzes a Hermes, tendo os nossos magistrados a honrosa funo de dizer aquilo que est na lei, ou seja, serem mensageiros dos nossos deuses modernos, os legisladores. As palavras hermenutica e interpretao foram muito freqentemente confundidas por autores e no raro usadas como sinnimos. Entretanto, existe autores como Reis Friede e Carlos Maximiliano que preferiram tratar esses dois termos de forma distinta, se ligando por uma idia de processo e fim.

Conceito
possvel dar um conceito mais abrangente, em que a hermenutica o estudo dos mtodos atravs dos quais os operadores do Direito solucionam um problema jurdico aplicando a norma correspondente ao caso, atravs da interpretao quando esta norma j se encontra posta, ou atravs da integrao quando a norma extrada, ou mesmo construda pelo aplicador. Nesse conceito, a interpretao seria apenas um dos momentos da Hermenutica, talvez o mais importante, que tem por objetivo descobrir o contedo da norma, o seu significado mais apropriado, enfim buscar o seu verdadeiro sentido e alcance.

Escolas de interpretao
As Escolas de Interpretao ou Sistemas Hermenuticos so correntes de pensamento que surgiram no sculo XIX, em virtude do surgimento das grandes codificaes, e dominaram teoricamente certas pocas, procurando estabelecer a forma ideal de relacionamento entre a norma e seu aplicador, tentando determinar quais seriam as interpretaes possveis e qual o grau de liberdade a ser conferida ao juiz. Alguns autores preferem dividir os sistemas em duas grandes vertentes: as das que seguem as teorias subjetivistas (interpretar e aplicar a lei conforme o pensamento e a vontade do legislador) e das chamadas teorias objetivistas (interpretar a lei por ela mesma, retirando-a da figura do legislador e baseando-se em critrios puramente objetivos), entretanto o entendimento moderno deve superar idias maniquestas para estabelecer que possvel utilizar o que h de melhor em cada um desses pontos de vista a fim de se chegar a um resultado mais adequado s exigncias sociais.

Escolas de interpretao
Foram inmeras as correntes ou escolas que se destacaram na disputa pela razo, entretanto destacaremos apenas as quatro principais, que se diferenciaram pela maior ou menor influencia positivista.

ESCOLA DA EXEGESE OU DOGMTICA ESCOLA HISTRICO-EVOLUTIVA ESCOLA DA LIVRE INVESTIGAO CIENTFICA ESCOLA DO DIREITO LIVRE

ESCOLA DA EXEGESE OU DOGMTICA

A idia principal dos juristas dessa escola consiste no fato de que o intrprete deve apenas buscar a chamada mens legislatoris , ou seja, a vontade do legislador, o que ele queria dizer ao elaborar a lei. Desse modo no importar se a sociedade mudou ou evoluiu, a interpretao ser sempre aquela voltada ao passado, poca da elaborao da norma. Por essa razo, o mtodo utilizado era normalmente o gramatical ou literal, pois para esses tericos as palavras carregavam a vontade originria do legislador. Essa escola no aceitava quaisquer outras fontes seno a prpria lei, esta representava todo o Direito existente, havia o endeusamento das codificaes que eram consideradas obras perfeitas e completas, no se aventando a possibilidade de lacunas ou a atividade criativa da jurisprudncia. O inconveniente dessa idia o de que no acompanha a sociedade que est em constante evoluo, fazendo com que as normas se tornem obsoletas e arcaicas, presas ao tempo de sua criao.

ESCOLA HISTRICO-EVOLUTIVA

Esta escola desenvolveu-se no final do sculo XIX quando verificou-se a impossibilidade das leis por si s acompanharem a sociedade, razo pela qual passou-se a ver como imprescindvel a atuao do magistrado auxiliando o legislador, adaptando a norma aos novos tempos. Para essa escola a lei, ao contrrio do que pensavam os exegetas, toma vida prpria e se liberta totalmente do legislador; assim deixa-se de buscar a mens legislatoris para se buscar a mens legis que a vontade autnoma da prpria lei, extrada pelo aplicador em qualquer tempo. Assim o que interessa no mais o que o legislador queria no momento da elaborao, mas sim o que ele iria querer se vivesse no momento e contexto atuais. A idia principal era adaptar a velha lei aos tempos novos, dando vida aos Cdigos. Mas ressalte-se que o intrprete no tem qualquer poder inventivo ou integrador devendo manter-se no mbito do texto legal, pois essa escola tambm no admitia que o sistema fosse omisso, no fazendo portanto, quaisquer referncias s lacunas.

ESCOLA DA LIVRE INVESTIGAO CIENTFICA

Para essa escola tambm deve ocorrer a busca da mens legislatoris, ou seja, a procura da vontade do legislador, tanto assim que h a investigao da chamada occasio legis (ocasio da lei), que o conjunto de fatos que acarretaram a criao da norma. Entretanto, apesar de se preocupar com a vontade do legislador essa escola se diferencia da escola dogmtica por admitir que a lei tem limites impostos pelo tempo e que nesses casos o intrprete no deve forar o entendimento da norma, mas sim admitir que h uma lacuna que dever ser integrada, portanto essa escola tem tambm o diferencial de aceitar outras fontes que no s a lei. Ressalte-se porm, que o intrprete no tinha a liberdade de contrariar o texto legal, mas to-s explic-lo ou integr-lo, quando necessrio. A livre investigao s teria cabimento no caso de lacuna das fontes formais do Direito e no quando a norma fosse considerada injusta.

ESCOLA DO DIREITO LIVRE

Para essa corrente interpretativa nascida na Alemanha, o objetivo nico do Direito a Justia e portanto haja ou no uma lei escrita, o magistrado estar autorizado a se nortear por essa finalidade maior. Assim defende-se at mesmo a deciso contra legem nos casos em que o juiz reputar necessrio. A grande mxima alardeada por essa escola fiat justitia, pereat mundus (faa-se justia, ainda que o mundo perea). O Direito Livre fixou toda a sua ateno no papel do juiz, colocando sobre seus ombros a responsabilidade de realizar justia, entretanto, facilmente verificvel essa escola peca por ser to radical quanto a escola exegtica, e sua maior crtica refere-se a excessiva liberdade conferida ao juiz, que pode fazer com que este se deixe levar por sentimentalismos, passando a julgar com intuio e no com argumentos slidos, o que abalaria um dos nossos princpios jurdicos mais importantes que a segurana jurdica, constituindo uma ameaa ordem jurdica vigente e um convite ao arbtrio.

Mtodos de interpretao
Divide-se a interpretao segundo os procedimentos ou recursos utilizados pelo aplicador a fim de extrair o significado da norma e o alcance de suas expresses. LITERAL LGICO SISTEMTICO HISTRICO TELEOLGICO JURISPRUDENCIAL DOUTRINARIO HOLISTICA

LITERAL
Busca o sentido da norma pelo significado dos vocbulos nela inscritos, parte-se do pressuposto de que toda coletividade possui determinados usos lingsticos e que o legislador no momento de elaborao da norma ficou atento a esses usos e foi fiel ao que desejou expressar.

LGICO
Este mtodo consiste em avaliar a norma atravs de determinados postulados lgicos, busca descobrir o sentido da lei sem o auxlio de qualquer elemento externo seno a prpria norma e sua racionalidade, usando para tanto de argumentos lgicos.

SISTEMTICO
Considera em qual sistema se insere a norma, relacionando-a s outras normas pertinentes ao mesmo objeto, bem como aos princpios orientadores da matria e demais elementos que venham a fortalecer a interpretao de modo integrado, e no isolado.

HISTRICO
Busca o contexto ftico da norma, recorrendo aos mtodos da historiografia para retomar o meio em que a norma foi editada, os significados e aspiraes daquele perodo passado, de modo a se poder compreender de maneira mais aperfeioada os significados da regra no passado e como isto se comunica com os dias de hoje.

TELEOLGICO
a busca do significado da norma pelo conhecimento do objetivo que esta pretende atingir na sociedade, por isso alguns tambm o denominam de mtodo sociolgico, o seu uso consiste em procurar pela finalidade social da lei, no uso desse mecanismo o intrprete sempre dever buscar o para qu da norma, e aplic-la de modo que esta alcance seu ideal.

JURISPRUDENCIAL
a interpretao produzida pelo conjunto de sentenas, acrdos, smulas e enunciados proferidos tendo por base discusso legal ou litgio em que incidam a regra da qual se busca exaurir o processo hermenutico.

DOUTRINARIO
dado pela doutrina, ou seja, pelos cientistas jurdicos, estudiosos do Direito que inserem os dispositivos legais em contextos variados, tal como relao com outras normas, escopo histrico, entendimentos jurisprudenciais incidentes e demais conhecimento das regras.

HOLISTICA
Abraa o texto a luz de um mundo transdiciplinar (filosofia, histria, sociologia...) interligado e abrangente. Inclusive, dando margem a desconsiderar certo texto em detrimento de uma justia maior no caso concreto e no representada na norma entendida exclusivamente e desligada dos outros elementos da realidade que lhe do sentido.

Resultados produzidos
Aqui a classificao se atm ao produto final, concluso a que chegou o intrprete aps a anlise do texto normativo. O objetivo saber se o legislador foi eficiente nas palavras em que usou, ou se cometeu equvocos ao utiliz-las. DECLARATIVA
Quando o legislador foi feliz ao usar as palavras e o intrprete chega a concluso de que o texto exprime satisfatoriamente o contedo da norma.

RESTRITIVA
Ocorre quando o legislador disse muito mais do que deveria ter dito, ou seja, exagerou nas palavras que usou, cabendo ao intrprete corrigir os excessos, reduzindo o sentido.

EXTENSIVA
aqui o legislador foi tmido ao usar as palavras, e elaborou uma norma com um sentido menos abrangente do que o necessrio, cabendo ao intrprete corrigir o defeito, ampliando o sentido da norma, a fim de que ela cumpra os seus objetivos.

Bibliografia
1. pt.wikipedia.org/wiki/Hermen%C3%AAutica_jur%C3%ADdica 2. jus.uol.com.br/revista/texto/4324/hermeneutica-juridica 3. www.ihj.org.br 4. APOSTILA - Introduo ao Estudo do Direito II Hermenutica Jurdica - Prof. Alessandra M. Teixeira

You might also like