You are on page 1of 3

Os caminhos da Matemtica vo muito alm dos nmeros

Costuma-se dizer que a intuio matemtica vai alm das aparncias estticas do raciocnio. Essa frase expressa uma verdade: o homem, muitas vezes, utiliza-se da matemtica e nem percebe quando faz compras e planeja o quanto pode gastar; quando toca um instrumento e tem que se concentrar na harmonia das cordas musicais; quando observa um quadro e percebe as formas utilizadas pelo autor etc. Fazer matemtica no apenas lidar com nmeros, mas tambm, enxergar o mundo de uma forma diferente, percebendo que podemos relacionar todo o universo a uma ordem (catica ou no) matemtica que tambm est presente no prprio homem, na sua vida e no seu destino. A matemtica no deixa apenas de ser uma cincia que provm de ns mesmos, ela nos sugere que resolvamos os nossos problemas, necessidade e situaes. Pois tudo que envolve nmeros, passa pela matemtica. Afinal, a matemtica no s uma disciplina, ela tambm uma forma de pensar, no depende da classe social, ela est disponvel a todos. Os clculos matemticos so indispensveis para termos uma boa economia, em nossa casa, escola, trabalho e em outros lugares tambm. O que seria dos comerciantes se no existisse a matemtica para calcular lucros e prejuzos. Podemos dizer que o mau uso ou a falta de clculos em nossas vidas pode causar grandes prejuzos em vrios setores de nossa vida. Podemos afirmar que somos dependentes da matemtica. considerada complicada por muitos, mas com a ateno dos estudantes e o empenho dos professores conseguimos aprend-la com facilidade. Uma das formas de identificarmos dados coletados coloc-los em forma de tabela ou organiz-los em grficos. A utilizao do grfico em estatstica de grande importncia, pois facilita a interpretao rpida do conjunto de dados que se analisa. Grfico uma representao da relao entre variveis. Muitos tipos de grfico empregados em estatstica dependem da natureza dos dados e da finalidade para o qual ele destinado. Entre estes, esto os grficos de segmento ou de linhas, de barras, setore e etc.

O Que a Matemtica?
A matemtica a cincia que estuda as quantidades, as formas e as relaes espaciais, e as relaes entre quantidades e espaos, pode ser definida como uma linguagem formada por smbolos, como algarismos, letras, equaes, figuras e formas, usada para expressar determinadas capacidades do ser humano, como a de relacionar coisas, medir e avaliar grandezas e formas. A matemtica comea quando o homem inventa os nmeros para contar. Este tambm o incio da aritmtica, a arte de comparar e calcular grandezas. Surge vinculada a problemas essencialmente prticos: contar rebanhos, repartir bens ou reas de terras, construir casas, registrar intervalos de tempo e prever pocas de chuvas ou de seca. Todos os grandes imprios da antiguidade persa, hindu, chins, egpcio, babilnio e, mais tarde, maia, asteca e inca, na Amrica desenvolvem algum tipo de sistema numrico, de aritmtica e de geometria. So regras prticas para calcular quantidades, resolver problemas geomtricos, calcular o movimento dos astros e marcar o tempo.

A importncia da Matemtica em nossas vidas

Professor... , onde eu vou usar essa Matemtica ? Sem matemtica... ningum anda Os meios de transportes esto, a cada dia, mais presentes em nossas vidas.Sua importncia em nosso dia-a-dia trouxe a necessidade de novas tecnologias que os tornem mais seguros, eficientes e menos poluentes. S com a ajuda da Matemtica foi possvel construir o primeiro motor, o primeiro trem, o primeiro avio. Organizar os dados sobre o fluxo de veculos nos milhares de cruzamentos das grandes cidades, determinar o melhor tempo para abrir e fechar cada sinal de trnsito, os minutos entre a chegada e a partida de cada vago do metr, so tarefas difceis demais que no poderiam ser feitas sem a Matemtica e os computadores.Tudo isto ajuda a reduzir bastante o tempo perdido em nossa locomoo. E vamos em frente que o sinal abriu. Sem matemtica... ficamos no escuro Em casa, nas escolas, no trabalho, todos precisamos de energia eltrica.E para que ela chegue at ns feito um levantamento de toda a energia ofertada no pas, dos custos para transmiti-la e distribu-la e do nvel de necessidade dos consumidores. a Matemtica que permite realizar todos esses clculos e selecionar as propostas de produo das vrias usinas e deste modo, se obter a maior segurana no abastecimento e os menores preos para os usurios. Sem matemtica... ningum vive Algum pode at argumentar que a Vida - e posteriormente o Homem - surgiu muito antes de se conceber o que era Matemtica.Entretanto, com o aparecimento da Medicina e Cincias correlatas, como a Farmacologia, a Bioqumica e o Sanitarismo, isso muda de figura.O estudo do comportamento das endemias e da evoluo de inmeras doenas, como as degenerativas, dependente da Matemtica. Ela se encontra nos novos medicamentos, nas tcnicas de diagnstico por imagem, como a tomografia computadorizada e a ressonncia magntica, e nos equipamentos dos modernos centros cirrgicos, que permitem que um mdico realize uma cirurgia distncia.A Matemtica est presente at no clculo do grau de seus culos - se que voc precisa deles. Na prxima consulta a seu oftalmologista, pea que ele troque o painel de letrinhas por nmeros; tem mais a ver. Sem matemtica... no samos do lugar O Homem teve de levar os seus olhos at as profundezas do espao para obter estas imagens.No teria como faz-lo sem a Matemtica.Tambm escondidas na beleza destas fotos h vrias outras tecnologias, todas elas dependentes e ligadas Matemtica como, por exemplo, processamento de imagens, comunicao de dados e correo de erros e cdigos. A Matemtica contm seus mistrios, mas tambm ajuda a desvendar outros. Sem matemtica... ningum come Pode parecer estranho temperar comida com nmeros mas, ao contrrio do que se possa pensar, a Matemtica est presente no dia-a-dia do Campo.Ela ajuda a melhorar o aproveitamento da terra e das sementes, otimizar a irrigao, adaptar a topografia dos terrenos e a estudar o clima.

Alm disso, a agricultura moderna tambm depende muito de tecnologia.Em equipamentos como colheitadeiras, em silos e moinhos, em fertilizantes e remdios, e at no desenvolvimento de novas espcies, adaptadas s diferentes condies climticas, esto presentes tecnologias que no seriam possveis sem a Matemtica. Pense nisso na prxima vez que estiver jantando. Sem matemtica... ningum fala O surgimento da internet e dos novos meios de telecomunicaes constitui, sem dvida, a grande revoluo tecnolgica da virada do milnio e vai mudar a vida de todos ns.Atravs dos computadores, todo planeta at agora permanentemente ligado e trocando informaes. Por trs dessa revoluo, a Matemtica teve, e continua tendo, um papel crucial. Matemticos foram fundamentais para a inveno e para o desenvolvimento do computador e do telefone celular. A instalao das redes de comunicao e a administrao do enorme fluxo de informaes que elas transportam envolvem problemas matemticos da maior relevncia. Por isso, matemticos esto ajudando a desenvolver o software que faz a internet e a telefonia celular funcionarem. E a, caiu a ficha ?!

You might also like