You are on page 1of 6

Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS ORIENTAO NORMATIVA N 2, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2010.

Estabelece orientao sobre a concesso dos adicionais de insalubridade, periculosidade, irradiao ionizante e gratificao por trabalhos com Raios-X ou substncias radioativas, e d outras providncias. O SECRETRIO DE RECURSOS HUMANOS, DO MINISTRIO DO PLANEJAMENTO, ORAMENTO E GESTO, no uso das atribuies que lhe confere o inciso I do art. 34 do Anexo I do Decreto n 6.929, de 06 de agosto de 2009, resolve: Art. 1 Esta Orientao Normativa objetiva uniformizar entendimentos no tocante concesso de adicionais estabelecidos pelos artigos 68 a 70 da Lei n 8.112, de 11 de dezembro de 1990, pelo artigo 12 da Lei n 8.270, de 17 de dezembro de 1991, e pelo Decreto n 97.458 de 15 de janeiro de 1989. Art. 2 A caracterizao da insalubridade e/ou periculosidade nos locais de trabalho, respeitar as normas estabelecidas para os trabalhadores em geral, de acordo com as instrues contidas nesta Orientao Normativa. Art. 3 A gratificao por trabalhos com Raios-X ou substncias radioativas, e os adicionais de irradiao ionizante, insalubridade e periculosidade, obedecero s regras estabelecidas nesta Orientao Normativa, bem como s normas da legislao vigente. Art. 4 O adicional de irradiao ionizante de que trata o 1 do art. 12 da Lei n 8.270, de 1991, regulamentado pelo Decreto n 877, de 20 de julho de 1993, no se confunde com os demais adicionais ou gratificao de que trata esta norma, e no se acumula com estes. Art. 5 A concesso dos adicionais de insalubridade, periculosidade e irradiao ionizante, bem como a gratificao por trabalhos com Raios-X ou substncias radioativas, estabelecidos na legislao vigente, so formas de remunerao do risco sade dos trabalhadores e tem carter transitrio, enquanto durar a exposio. 1 O servidor somente poder receber um adicional ou gratificao de que trata esta Orientao Normativa.

2 Os adicionais e a gratificao sero calculados sobre o vencimento do cargo efetivo dos servidores civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais, com base nos seguintes percentuais: I - cinco, dez ou vinte por cento, no caso de insalubridade nos graus mnimo, mdio e mximo, respectivamente; II - dez por cento, no caso do adicional de periculosidade; III - cinco, dez ou vinte por cento, no caso do adicional de irradiao ionizante; IV - dez por cento no caso da gratificao por trabalhos com Raios X ou substncias radioativas. 3 Considera-se exposio habitual aquela em que o servidor submete-se a circunstncias ou condies insalubres e perigosas como atribuio legal do seu cargo por tempo superior metade da jornada de trabalho semanal. 4 Considera-se exposio permanente aquela que constante, durante toda a jornada laboral e prescrita como principal atividade do servidor. Art. 6 Para fins de concesso do adicional de insalubridade em decorrncia de exposio permanente ou habitual a agentes biolgicos, devem ser verificadas a realizao das atividades e as condies estabelecidas no Anexo I, bem como observados os Anexos II e III. 1 A exposio permanente ou a habitual sero caracterizadas pelo desenvolvimento no eventual das atividades previstas na maior parte da jornada laboral. 2 No caracteriza situao para pagamento de adicionais ocupacionais para efeito desta norma legal, o contato habitual ou eventual com: fungos, caros, bactrias e outros microorganismos presentes em documentos, livros, processos e similares, carpetes, cortinas e similares, sistemas de condicionamento de ar; bactrias e outros microorganismos presentes em instalaes sanitrias. Art. 7 A caracterizao e a justificativa para concesso de adicionais de insalubridade e periculosidade aos servidores da Administrao Pblica Federal direta, autrquica e fundacional, quando houver exposio permanente ou habitual a agentes fsicos ou qumicos, dar-se-o por meio de laudo tcnico elaborado nos limites de tolerncia mensurados, nos termos das Normas Regulamentadoras n 15 e nos critrios da Norma Reguladora n 16, previstas na Portaria do Ministrio do Trabalho e Emprego n 3.214, de 08 de junho de 1978, bem como o estabelecido nos Anexos II e III desta Orientao Normativa. Art. 8 O laudo tcnico dever preencher, ainda, os requisitos do Anexo III desta Orientao Normativa e ser preenchido pelo profissional competente. 1 Entende-se por profissional competente para avaliao da exposio e emisso do laudo tcnico previsto no caput, o ocupante do cargo pblico, na esfera federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, de mdico com especializao em medicina do trabalho ou engenheiro e arquiteto com especializao em segurana do trabalho. 2 O laudo para a concesso de adicionais no ter prazo de validade, devendo ser refeito sempre que houver alterao dos riscos presentes. 3 O laudo tcnico dever considerar a situao individual de trabalho do servidor.
2

4 Compete ao profissional responsvel pela emisso do laudo tcnico caracterizar e justificar a condio ensejadora dos adicionais ocupacionais. Art. 9 A execuo dos pagamentos das vantagens pecunirias presentes nesta Orientao Normativa ser feita pela unidade de recursos humanos do rgo, com base no laudo tcnico expedido por autoridade competente. Pargrafo nico: para fins de pagamento do adicional, ser observado a data da portaria de localizao, concesso, reduo ou cancelamento, para ambientes j periciados e declarados insalubres e/ou perigosos, que devero ser publicadas em boletim de pessoal ou de servio. Art. 10. O pagamento dos adicionais e da gratificao de que trata esta Orientao Normativa suspenso quando cessar o risco ou o servidor for afastado do local ou atividade que deu origem concesso. Pargrafo nico: Cabe unidade de recursos humanos do rgo realizar a atualizao permanente dos servidores que fazem jus aos adicionais no respectivo mdulo do SIAPENet, conforme movimentao de pessoal, sendo, tambm, de sua responsabilidade, proceder a suspenso do pagamento, mediante comunicao oficial ao servidor interessado. Art. 11. responsabilidade do gestor da unidade administrativa informar rea de recursos humanos quando houver alterao dos riscos, que providenciar a adequao do valor do adicional, mediante elaborao de novo laudo. Art. 12. Respondem nas esferas administrativa, civil e penal, os peritos e dirigentes que concederem ou autorizarem o pagamento dos adicionais em desacordo com a legislao vigente. Art. 13. Os dirigentes dos rgos da Administrao Federal Direta, das autarquias e suas fundaes, promovero as medidas necessrias reduo ou eliminao dos riscos, bem como a proteo contra os respectivos efeitos. Art. 14. Os casos omissos relacionados matria tratada nesta Orientao Normativa sero avaliados pelo Departamento de Sade, Previdncia e Benefcios do Servidor da Secretaria de Recursos Humanos, do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto. Art. 15. Esta Orientao Normativa entra em vigor na data de sua publicao. Art. 16. Revogam-se as disposies contrrias a esta Orientao Normativa, bem como o disposto nas Orientaes Normativas n 4, de 13 de julho de 2005, e n 6, de 23 de dezembro de 2009, e o Oficio Circular n 25/COGSS/DERT/SRH/MP, de 14 de dezembro de 2005.

DUVANIER PAIVA FERREIRA Secretrio de Recursos Humanos

Anexo I Atividades permanentes ou habituais a agentes biolgicos que podem caracterizar insalubridade nos graus mdio e mximo , correspondendo, respectivamente, a adicionais de 10 ou 20% sobre o vencimento do cargo efetivo.

Atividades Contato permanente com pacientes em isolamento por doenas infectocontagiosas Contato permanente com objetos (no previamente esterilizados) de uso de pacientes em isolamento por doenas infecto-contagiosas Contato habitual com carnes, glndulas, vsceras, sangue, ossos, couros, pelos e dejees de animais portadores de doenas infecto-contagiosas Trabalho habitual em esgotos (galerias e tanques) Trabalho habitual com lixo urbano (coleta e industrializao) Contato permanente com pacientes em hospitais, servios de emergncia, enfermarias, ambulatrios, postos de vacinao e outros estabelecimentos destinados aos cuidados da sade humana Contato permanente com material infecto-contagiante em hospitais, servios de emergncia, enfermarias, ambulatrios, postos de vacinao e outros estabelecimentos destinados aos cuidados da sade humana Contato permanente com animais em hospitais, servios de emergncia, enfermarias, ambulatrios e postos de vacinao Contato habitual com animais destinados ao preparo de soro, vacinas e outros produtos, em laboratrios Contato direto e habitual com animais em hospitais, ambulatrios, postos de vacinao e outros estabelecimentos destinados ao atendimento e tratamento de animais Trabalho tcnico habitual em laboratrios de anlise clnica e histopatologia Atividade habitual de exumao de corpos em cemitrios Trabalho habitual em estbulos e cavalarias Contato habitual com resduos de animais deteriorados

Adicional 20%

20%

20% 20% 20% 10%

10%

10% 10% 10%

10% 10% 10% 10%

Anexo II Atividades no caracterizadoras para efeito de pagamento de adicionais ocupacionais: I aquelas do exerccio de suas atribuies, em que o servidor fique exposto aos agentes nocivos sade apenas em carter espordico ou ocasional; II situaes ocorridas longe do local de trabalho ou em que o servidor deixe de exercer o tipo de trabalho que deu origem ao pagamento do adicional; III Aquelas em que o servidor ocupe funo de chefia ou direo, com atribuio de comando administrativo; IV Aquelas em que o servidor somente mantenha contato com pacientes em rea de convivncia e circulao, ainda que o servidor permanea nesses locais; V Aquelas que so realizadas em local imprprio, em virtude do gerenciamento inadequado ou problemas organizacionais de outra ordem; VI Aquelas consideradas como atividades-meio ou de suporte, em que no h obrigatoriedade e habitualidade do contato; e VII Aquelas em que o servidor manuseia objetos que no se enquadram como veiculadores de secrees do paciente, ainda que sejam pronturios, receitas, vidros de remdio, recipientes fechados para exame de laboratrio e documentos em geral.

Anexo III CARACTERIZAO DE INSALUBRIDADE/PERICULOSIDADE Local de exerccio do trabalho Tipo de trabalho realizado Tipo de risco Agente nocivo sade (motivo) Tolerncia conhecida/tempo Medio efetuada/tempo Grau de risco Adicional a ser concedido Medidas corretivas Profissional responsvel pelo laudo

You might also like