You are on page 1of 9

Universidade Federal de Alfenas Campus Poos de Caldas Laboratrio de Fenmenos Trmicos

Grupo: Lus Otvio Simes Branquinho Matheus Ribeiro Augusto Rodrigo Arlindo Pereira Brandani Professor: Cassius Anderson Miquele de Melo

Data: 19/03/2010

Turma: B

Relatrio
Dilatao Trmica do lcool
Resumo do Relatrio Neste relatrio constam os valores medidos e calculados envolvendo a insero de um tubo de ensaio, com capilar e termmetro, contendo lcool, em um sistema de gua e gelo. Mediu-se a variao da temperatura de equilbrio do lquido no sistema e a temperatura aps o aquecimento pela mo, atravs do termmetro; como tambm a variao de altura do lcool no capilar, atravs de uma rgua, possibilitando a observao da dilatao trmica do lquido. As incertezas dos equipamentos foram verificadas e aplicadas para todas as medidas. Elaborou-se um grfico ajustado, pelo mtodo dos mnimos quadrados, com a variao da temperatura e a altura alcanada pelo lcool no capilar. Por fim, calculado o coeficiente de dilatao volumtrica do lcool, e feito algumas observaes sobre o experimento.

Introduo Terica Quando aumenta-se a temperatura de um corpo, tanto slido como lquido, o grau de agitao das partculas tambm aumenta. A distancia das molculas fica maior, resultando no acrscimo das dimenses desse corpo. Tal acrscimo observado chamado de dilatao trmica. Quando diminui-se a temperatura observa-se, normalmente, a diminuio das dimenses do corpo, devido a diminuio do grau de agitao das molculas, processo conhecido por contrao trmica. Existem trs tipos de dilatao trmica: linear, superficial e volumtrica. Na dilatao linear o corpo varia de tamanho em uma nica dimenso, pois quando o corpo submetido a variao de temperatura ocorre alterao desta dimenso . Trs fatores retratam o processo de dilatao linear: o comprimento inicial do corpo

(Lo), o coeficiente de dilatao () e a variao de temperatura sofrida por ele (T). O coeficiente de dilatao depende do material que o corpo feito, portanto cada corpo ter um determinado coeficiente de dilatao. A equao (1) descreve a variao de comprimento do corpo (L): (1) importante ressaltar que o coeficiente de dilatao linear de um corpo pode variar com a temperatura, como acontece com o cobre, e nem todos possuem valor positivo, existem substancias com o coeficiente negativo. Na dilatao superficial ocorre variao de rea, e na dilatao volumtrica a variao de volume. Para esses dois tipos de dilatao os parmetros so os mesmos da dilatao linear. Para dilatao superficial tem-se a seguinte equao (2): (2), onde S a variao de rea, o coeficiente de dilatao superficial, So a rea inicial e T a variao de temperatura. Para dilatao volumtrica tem-se a seguinte equao (3): (3), onde V a variao do volume, o coeficiente de dilatao volumtrico, Vo o volume inicial e T a variao de temperatura. Vale ressaltar que os trs coeficientes citados se relacionam para um mesmo material. Tem-se, portanto, a seguinte equao (4): /1= /2= /3 (4) Numa situao em que temos um lquido em um recipiente ocorre a dilatao aparente, tal dilatao constatada em virtude da grande diferena dos coeficientes de dilatao volumtrica do estado liquido e do estado slido. Visualmente a dilatao aparente o volume de lquido que transborda do recipiente aps a dilatao do lquido e do recipiente. A seguinte equao descreve esta espcie de dilatao: (5), onde diz respeito ao volume final do lquido. corresponde ao volume final do slido. diz respeito aos volumes iniciais, o coeficiente de dilatao volumtrica. Por fim, corresponde a variao de temperatura. O conceito de dilatao trmica tem grande importncia, por exemplo, na construo de viadutos, pontes e estradas de ferro, existindo a preocupao em deixar espaos livres entre as estruturas, chamados de junta de dilatao, apresentada na figura 1. Estas servem para prevenir trincas e rupturas causadas pela dilatao trmica dos materiais.

Figura 1[1]. Junta de dilatao no trilho de trem.

No caso das estradas de ferro, por exemplo, quando no respeitado tal espaamento, ocorre notvel deformao dos trilhos, apresentada na figura 2.

Figura2[1]

. Deformao na estrada de ferro.

Em viadutos e pontes, a ausncia das juntas de dilatao, faz com que a dilatao trmica que acontece em dias quentes ocasione comprometimento das estruturas.

Aparato Experimental Utilizado Foram utilizados para a realizao dos experimentos os seguintes materiais disponveis no Laboratrio de Fsica:

1 Rgua plstica transparente centimetrada de 30 cm e subdiviso de 1 mm;

1 Termmetro digital; 1 Tubo de ensaio; 1 Bquer 250 ml; 1 Capilar de vidro; 1 rolha de ltex; Gelo e gua (temperatura ambiente); lcool etlico; 1 Pina de madeira; 1 Caneta hidrogrfica;

Medidas Efetuadas Neste experimento, primeiramente foi adicionado gelo juntamente com um pouco de gua a temperatura ambiente no bquer, e mergulhou-se o tubo de ensaio para abaixar e estabilizar a temperatura do termmetro, assim obtendo T0 (temperatura inicial). Aps a medio de T0, retirou-se o tubo de ensaio do bquer e iniciou-se o processo de aquecimento do tubo de ensaio, atravs da mo de um dos integrantes do grupo, e aps algum tempo, observou-se em que h (altura) encontrava-se o lcool no capilar e qual Tf (temperatura final) marcava o termmetro naquele instante. A altura do capilar foi medida posicionando-se a rgua em posio vertical e ao lado de um pequeno risco efetuado com a caneta hidrogrfica no capilar no momento em que marcava Tf. Aps efetuada as medidas de altura e temperatura, coloca-se o tubo de ensaio novamente ao sistema gelo/gua, e repete-se todo o processo desde resfriamento, at medio de Tf. Foram efetuadas um total de 5(cinco) medidas, que esto registradas na tabela abaixo. Tabela 1: Dados das medidas obtidas na prtica Variao Temperatura inicial Temperatura final (C) (C) 1 8,40,1 14,40,1 2 8,40,1 16,40,1 3 9,00,1 170,1 4 9,30,1 15,50,1 5 10,10,1 11,10,1 Tabela 1: Dados relativos s medidas efetuadas no experimento. Altura do lcool (cm) 1,30,1 1,70,1 1,80,1 1,00,1 0,70,1

Na Tabela 1, foram tomados como incerteza os menores valores possveis na escala do instrumento de medida utilizado, para a rgua foi utilizado o valor de 0,1cm, enquanto para o termmetro digital estimou-se 0,1C. Estas incertezas foram inferidas aps a definio de que o mtodo utilizado sugere um erro inerente ao prprio processo de medida, a partir desta constatao e do erro sugerido usualmente para um aparelho metade da menor medida possvel ao aparelho em questo - definiu-se as incertezas que foram utilizadas nas mensuraes.

Resultados Obtidos e Constataes Atravs do mtodo dos mnimos quadrados foi realizado o ajuste de reta, o qual foi baseado nos valores de variao de temperatura no sistema e variao de altura de etanol no capilar de vidro. Segue a tabela de valores utilizados. Tabela 2: Variao de temperatura (C) Variao de Altura (cm) 6,0 1,3 8,0 1,7 8,0 1,8 6,2 1,0 1,0 0,7 Tabela 2: Variao de temperatura no sistema atrelada respectiva variao de altura do etanol no capilar de vidro. No grfico 1 esto representados os dados apresentados na Tabela 2. Grfico 1:

Grfico 1: Variao da altura de lcool no capilar de vidro pela variao de temperatura do sistema. Aps o ajuste de reta, construiu-se o grfico com os dados apresentados na Tabela 2, sendo tambm representados no grfico os erros correspondentes a cada ponto representado. Segue abaixo o referido grfico.

Grfico 2:

Grfico 2: Reta ajustada pelo mtodo dos mnimos quadrados de acordo com os dados apresentados na Tabela 2. Reta representada pelo Grfico 2: y = (0,140,02)x + (0,50,1). (6)

Numa situao ideal no existiria coeficiente linear para esta reta, pois para uma variao nula de temperatura no haveria dilatao volumtrica, consequentemente esta reta passaria pela origem. Enquanto para a situao real, na qual foi realizado o experimento, o ambiente e a manipulao humana restringem o aferimento dos dados, causando assim um desvio da idealidade, o qual representado pelo coeficiente linear da reta ajustada. No grfico 3 temos os resduos absolutos da variao de altura em relao ao ajuste de reta do grfico 2, no grfico 4 apresenta-se os resduos reduzidos.

Grfico 3:

Grfico 3: Resduos absolutos da variao de altura em relao ao ajuste de reta.

Grfico 4:

Grfico 4: Resduos reduzidos da variao de altura em relao ao ajuste de reta. O ajuste da reta, o grfico 2 e os grficos de resduos retratam as condies de realizao do experimento, os resultados so fruto de certos fatores, como: calibragem, montagem e manuseio(erro humano) dos aparelhos utilizados. A troca de energia do sistema com o ambiente (equilbrio trmico) influencia no experimento, pois a temperatura do aparato experimental sofreu acrscimo no decorrer do tempo, acrscimo

este causado pela mudana de fase do gelo e pelas trocas de calor entre o equipamento e o ambiente. Atravs dos dados e parmetros obtidos no foi possvel obter o valor do coeficiente de dilatao volumtrica do lcool, porm este coeficiente calculado pelas seguintes equaes: Y= ax + b, onde a o coeficiente angular da reta e b coeficiente linear. Acima esta representada a equao da reta ajustada pelo mtodo dos mnimos quadrados. Como h foi considerado a ordenada e T a abscissa temos: h= aT + b, onde T a variao de temperatura e h variao da altura. Equao da dilatao volumtrica: (8) Isolando-se a variao de temperatura (T) na equao (8) temos: (9) Substituindo-se (9) em (7), obtm-se o coeficiente de dilatao volumtrica do lcool: (10) , onde inicial do lcool. A partir desde e do coeficiente de dilatao do vidro, podemos obter a dilatao aparente do sistema: (11), onde do vidro (12), onde volume inicial do lcool (13) (14) Levando em conta que o vidro slido e o lcool um lquido temos: (15) Substituindo (N) na equao acima temos: (16) Entretanto para pequenas variaes de temperatura a dilatao do lcool de ordem consideravelmente maior do que a do vidro, sendo assim efetua-se clculos considerando apenas a expanso volumtrica do lcool. Esta constatao foi obtida a a variao do volume do lcool, o a variao do volume do vidro, o volume inicial o coeficiente de dilatao do lcool, o volume (7)

partir de estimaes realizadas com valores presentes na Tabela 2, em coeficientes de dilatao volumtrica conhecidos e em volumes iniciais estimados de acordo com o aparato experimental. Seguem os clculos efetuados: = 10 ml (volume inicial do recipiente de vidro); 10-6 C-1 [2](coeficiente de dilatao volumtrica do vidro); = 8 ml (volume inicial do lcool); -3 C-1[3](coeficiente de dilatao volumtrica do lcool); = 6C(variao de temperatura do sistema); =8x x 6 = 5,37x ml (variao de volume do lcool); = 10 x 10-6 x 6 =1,8x ml(variao de volume do vidro; 300; Como podemos observar a relao entre a variao do volume do vidro ( com o volume do lcool ( ) de aproximadamente de 1/300. Referncias Bibliogrficas [1] Figura 2.1; Figura 2.2 Disponvel em: <http://omnis.if.ufrj.br/~carlos/inic/luizfernando/monografiaLuizFernando.pdf> [2] http://physics.info/expansion/ [3] http://www.ac.wwu.edu/~vawter/physicsnet/topics/thermal/thermexpan.html [4] HALLIDAY, David. Fundamentos de Fsica 2- Gravitao, ondas e termodinmica. 8. Ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos Editora, 2009. 295 p; [5] NUSSENZVEIG, Herch Moyss. Curso de Fsica bsica vol. 2. 4 edio revisada. So Paulo: Edgard Blucher, 2002. )

You might also like