You are on page 1of 3

Roteiro de estudo Transporte atraves da Membrana 1. Qual a composio da membrana plasmtica? 2. De que modo substancias hidrossoluveis atravessam a membrana?

3. Sabendo que a mm plasmatica semipermeavel, explique: a. mecanismos de transporte passivo: difusao e difusao faciliatda b. mecanismos de tranporte ativo: primario e secundario. Exemplifique o transporte ativo primario c. O que co-transporte e contra-transporte 4. O que endocitose e exocitose? Como ocorrem essas atividades? Organelas 1. Descreva as organelas e explique suas funes 2. Como formada a protena pela celula: informao (DNA);transcricao (RNA) e traduo (ribossomos) Potencial de membrana e potencial de ao: 1. Explique, em funo da permeabilidade da membrana, por que o potencial da membrana em repouso negativo? 2. Quando o neuronio estimulado ocorre o potencial de ao, que nada mais , que a alterao da permeabilidade da membrana, ocorrendo a despolarizao. Explique quais essas alteraes e o que ocorre com a passagem dos ons sodio e potassio. 3. Como ocorre a comunicao entre 2 neurnios- sinapse. Explique. Contraoes Musculares 1. Quais os tipos musculares encontrados no organismo e onde se localizam? 2. Descreva as diferenas entre os musculos 3. O musculo esqueletico ativado quando ocorre um estimulo nervoso parassimpatico e liberao de acetilcolina no receptor nicotinico na membrana sarcoplasmatica. O que ocorre aps esse estmulo relacionado a contrao propriamente dita 4. O musculo liso necessitade Ca extracelular para a contracao. Essa afirmativa esta correta? Explique. 5. O que rigor mortis? Explique Sistema Nervosa Autonomo

1. O sistema nervoso parassimpatico esta envolvido com o armazenamento de energia. E


nutrientes? Explique o que ocorre no organismo 2. Qual a diferena entre o sistema nervoso somtico e o visceral. Explique. 3. Como podem ser classificados o sistema simptico e parassimptico quanto a sua diviso anatmica? 4. O que so gnglios? 5. Explique por que o sistema simptico chamado de sistema de luta ou fuga. Justifique sua resposta exemplificando uma situao. 6. Quais os principais neurotransmissores e receptores do sistema nervoso autnomo nas fibras pr e ps ganglionares.

Sistema Digestorio 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Como ocorre a ativacao do sistema digestorio (atraves do sistema nervoso) Como ocorre a degluticao? Qual a funcao do esofago Quais os padroes de motilidade do ID Quais os padroes de motilidade do IG Explique o reflexo da defecao Quando ocorre o vomito? Explique esse reflexo Uma pessoa ingeriu um alimento rico em carboidrato. Quais os locais do TGI que ocorre a digestao desse nutriente (secreo de enzimas) 9. Quais as enzimas relacionadas a digestao de proteinas e onde so secretadas? 10. Ocorre digestao no IG? Por que? 11. Qual a importancia do IG na digestao Sistema Renal 1. Quais as estruturas que compoem o sistema urinario? 2.Quais as funoes do rim? 3. Qual a unidade funcional dos rins? 4.Descreve a estrutura do nefron. 5. Que fatores estao envolvidos na excreao? ( lembrar que o rim filtra um volume diario de sangue de 180 L e produz apenas um volume de 1.5 L de urina. 6.Como ocorre o processo de filtraao do sangue no nefron: Quais sao os pressoes que favorecem e desfavorecem a filtraao? Que moleculos sao ou nao filtrados , o que interfere esse filtraao? 7.Em que local ocorre a reabsorbao de glicose? Qual o mecanismo?Porque o individuo diabetico apresenta Glicosuria? Quais os processos absortivos que ocorrem ao longo da ala? 8.Quais hormonios atuam na absorao de agua e sodio nas poroes finais do nefron? De que forma que elas agem? Sistema Cardiovascular 1. Descreva a anatomia cardiaca (cavidade, valvulas e vasos) 2. Como ocorre a contrao do musculo cardiaco? H necessidade de Ca? De onde? 3. Descreva a circulao pulmonar e sistemica 4. O corao um orgao autoexcitavel. Qual o sistema de conducao cardiaco. 5. Por que o atrio se contrai antes do ventriculo ( baseado no sistema de conducao) 6. O que debito cardiaco? O DC depende da frequencia cardiaca? Explique 7. Faa um traado eletrocardiografico. O que representa a onda P e o complexo QRS? 8. Qual o centro no sistema nervoso central responsavel pelo sistema cardiovascular? 9. Como ocorre a regulao de presso a curto prazo (barorreceptores) 10. Como ocorre a regulacao da pressao a longo prazo ( hormonios: renina, AII e aldosterona; ADH)

Sistema Endocrino

1. 2. 3. 4.

Quais as funes dos hormnios ? Explique Qual a definio de hormnio? Qual a importncia dos hormnios hipofisrios na secreo hormonal? Quais os hormnios secretados por sistemas especficos? Classifiqueos quanto a sua natureza qumica. 5. Explique o que feedback e exemplifique.
6. Faa uma tabela com as glandulas endocrinas, secreo dos hormonios e funo

You might also like