You are on page 1of 2

Substncia e Categorias em Aristteles - Brasil Escola

Pgina 1 de 2

Substncia e Categorias em Aristteles

Aristteles - na substncia que atuam as famosas quatro causas

O ser se diz de vrias maneiras.... Com essa frase, Aristteles funda uma nova maneira discursiva de se alcanar a verdade das coisas. No mais o dilogo, como em Plato, mas a partir do instrumento do pensar. Em primeiro lugar, preciso definir o conceito de substncia para Aristteles. Segundo o pensador, o suporte ou substrato pelo qual a matria se constitui em algo seguindo uma forma. na substncia que atuam as famosas quatro causas. O filsofo divide a substncia em duas: A substncia primeira refere-se aos seres particulares, individuais, realmente existentes, na qual podemos ter sensaes (referncia imediata). Nessa substncia esto contidas tanto a essncia quanto os acidentes (p.ex.: Scrates). J a substncia segunda refere-se aos universais abstrados dos indivduos (por isso so referncias mediadas pelo pensamento, pelo raciocnio). Sua existncia depende dos indivduos, que so classificados em gneros e espcies. A substncia sempre sujeito, isto , aquilo do que se fala, do que se atribui. A definio de essncia se refere quela que guarda uma identidade consigo mesma, uma unidade interna sem a qual no h determinao e tudo misturado, indistinguvel. So as caractersticas prprias dos seres (p.ex.: a essncia de homem ser animal, racional, mamfero, bpede, etc.). O acidente, por sua vez, aquilo que no necessrio em um ser, sem o qual o ser no deixa de ser o que , seja pela ausncia ou pela presena (ex.: homem negro, branco, alto, baixo, gordo, magro, rico, pobre). So atribuies que se referem ao indivduo, mas no o definem. No entanto, para se atribuir algo a um sujeito, preciso que haja predicados ou categorias que dizem o ser de vrios modos. Aristteles considera a existncia de nove categorias com as quais se diz sobre o ser. So elas:

1. Qualidade; 2. Quantidade; 3. Relao;

http://www.brasilescola.com/imprimir/119309/

04/08/2011

Substncia e Categorias em Aristteles - Brasil Escola

Pgina 2 de 2

4. 5. 6. 7. 8. 9.

Lugar; Posio; Tempo; Posse; Ao e Paixo.

As categorias so termos de proposies que declaramos sobre as coisas. Elas indicam que algo , faz, ou ainda, est. So apreendidas diretamente, sem necessidade de demonstrao. No so conhecimentos, j que estes derivam de um conjunto de proposies declarativas do qual extrada uma concluso. o famoso silogismo. As categorias possuem as seguintes propriedades:

Extenso: conjunto de coisas determinadas por uma categoria; Compreenso: conjunto de caractersticas que uma categoria designa.
Temos que quanto maior a extenso de uma categoria ou termo, menor ser suacompreenso e vice-versa. Scrates apenas um indivduo (menor extenso e maior compreenso); j Homem um conjunto (maior extenso e menor compreenso). Essa distino permite classificar as categorias em:

Gnero: extenso maior, compreenso menor. Ex.: animal. Espcie: extenso mdia e compreenso mdia. Ex.: homem. Indivduo: extenso menor e compreenso maior. Ex.: Scrates.
Desse modo, Aristteles pde construir sua lgica como instrumento do correto pensar atravs de silogismos. Por Joo Francisco P. Cabral Colaborador Brasil Escola Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlndia - UFU Mestrando em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Filosofia - Brasil Escola

URL: http://www.brasilescola.com/filosofia/substancia-categorias-aristoteles.htm

http://www.brasilescola.com/imprimir/119309/

04/08/2011

You might also like