You are on page 1of 5

Pro-Posies, v. 18, n. 1 (52) - jan./abr.

2007

O Ritmo, a Msica e a Educao


[DALCROZE, mile Jaques. Sua: Edition Ftisch, 1965. 179 p.] Jos Rafael Madureira*

mile Henri Jaques nasceu na terra da msica, Viena, em 1865, sob a regncia da Lua. Seus pais eram suos e retornaram ao pas de origem no ano de 1875. Dalcroze foi um nome criado e adotado profissionalmente por mile Jaques que esteve sempre envolvido pela msica, arte que reunia os interesses mais caros de sua modesta famlia burguesa. Suas andanas foram muitas e delas ele retirou o flego para compor um brilhante pensamento sobre a formao musical da criana e a educao da sociedade. Ele foi jornalista; ator (clown); professor de harmonia, solfejo e histria da msica (no Conservatrio de Genebra); regente de orquestra (na Arglia); compositor; diretor teatral (mise en scne); e, no se pode negar, coregrafo. Nesta obra, intitulada originalmente Le Rythme, la Musique et lducation e publicada pela primeira vez em 19201, Dalcroze apresenta os fundamentos estticos e filosficos de seu sistema de educao musical denominado Rtmica. Tal mtodo contrapunha-se arritmia da sociedade, cujos indivduos caminhavam em descompasso com a prpria organicidade. A Rtmica tinha como propsito integrar os ortodoxos estudos da msica (solfejo, mtrica, intervalos, durao, contraponto, harmonia) com a expresso do corpo, experimentado em sua inteireza. Dalcroze revela um nostlgico desejo de recuperar o sentido clssico da msica: 2.
* 1. 2. Professor de Dana, Ritmo e Expresso e doutorando em Educao (Unicamp). rafadanse@hotmail.com A edio de 1965, utilizada na feitura desta resenha, foi publicada em colaborao com o Instituto Jaques-Dalcroze de Genebra, durante a comemorao do centenrio de nascimento do autor. mousik: msica; subentendida como arte, (tchne), e cincia, (epistme); instruo em geral; destreza; conhecimento; estudo; aplicaoo do esprito; todas as artes e habilidades presididas por Apolo e pelas Musas; um dos trs pilares da educao do homem completo, juntamente com a gramtica e a ginstica, respectivamente (grmmata) e (gymnastik).

269

Pro-Posies, v. 18, n. 1 (52) - jan./abr. 2007

O Ritmo, a Msica e a Educao apresenta-se como uma reunio dos clebres textos escritos por Jaques-Dalcroze entre os anos de 1898 e 1919. Trata-se de uma obra de referncia traduzida em diversos idiomas3 e dividida em treze pequenos e iluminados textos: 1. Os Estudos Musicais e a Educao do Ouvido (1898) 2. Um Ensaio de Reforma do Ensino Musical nas Escolas (1905) 3. A Iniciao ao Ritmo (1907) 4. A Msica e a Criana (1912) 5. A Rtmica, o Solfejo e a Improvisao (1914) 6. A Rtmica e a Composio Musical (1915) 7. A Escola, a Msica e a Alegria (1915) 8. O Ritmo e a Imaginao Criadora (1916) 9. A Rtmica e o Gesto no Drama Musical e diante da Crtica (1910-1916) 10. Como recuperar a Dana? (1912) 11. A Rtmica e a Plstica Animada (1919) 12. O Danarino e a Msica (1918) 13. O Ritmo, a Mtrica e o Temperamento (1919) Ali esto lanadas suas primeiras idias sobre a natureza do ritmo, bem como as anormalidades deste, causadas por um afastamento dos modos mais orgnicos de produo socioeconmica. A Rtmica, ainda que tenha sido inicialmente descrita como ginstica rtmica e tenha influenciado amplamente os sistemas ginsticos europeus (LANGLADE, 1982) e, conseqentemente, a Educao Fsica, no de modo algum uma ginstica higinica ou esportiva, mas uma justa educao rtmico-musical do corpo, uma fora propulsora do estado de arte inerente a toda criatura humana: Toda criana nasce artista, isso significa que ela ama sonhar, imaginar e criar. (DALCROZE apud DUTOIT-CARLIER, 1965, p. 339). Paira sobre a obra O Ritmo, a Msica e a Educao o sentimento de um homem que se debruou por toda a vida na realizao de um ambicioso propsito: harmonizar a sociedade atravs da educao potico-musical da criana:
! Certamente chegar o dia em que o ensino da msica componha organicamente a vida ntima da escola (DALCROZE, 1912, p. 56). Mais do que nunca a humanidade ter necessidade, nestes momentos de reconstruo social, da reeducao do indivduo (DALCROZE, 1919, p. 7).
3. Ingls: Rhythm, Music and Education (Londres, 1921 e Nova Iorque, 1921); alemo: Rhythmus, Musik und Erziehung (Basilia, 1921); e italiano: Ritmo, musica, educazione (Milo, 1925).

270

Pro-Posies, v. 18, n. 1 (52) - jan./abr. 2007

O progresso de uma sociedade depende da educao oferecida s suas crianas (DALCROZE, 1905, p. 14). Se a criana, ao freqentar a escola, toma gosto pelo canto e pela boa msica, ela ir conserv-lo durante toda a vida (DALCROZE, 1912, p. 55). Um cidado completo deve ser, ao sair da escola, capaz no apenas de viver normalmente, mas, sobretudo, de sentir com emoo a vida (DALCROZE, 1915, p. 95).

Jaques-Dalcroze no nega o seu fascnio pelos modos cientficos oitocentistas, mas tampouco substitui o trabalho de formao musical dedicada aos jovens pelos laboratrios de fisiologia e medicina. Com certa agilidade, Dalcroze alterna minuciosas prescries pedaggicas com inflamados manifestos romnticos contra o Estado, passando ainda do carter mais cientfico para a extrema informalidade, dirigindo-se famlia e s mes. Importantes princpios da Rtmica encontram-se diludos nos diversos textos que esta obra rene: O ritmo o alicerce de toda arte (DALCROZE, 1907, p. 40), Trata-se de uma educao para o ritmo e atravs do ritmo (DALCROZE, 1898, p. 12); a linguagem musical, tecida de matria incorprea, traduzida em matria sublunar, o corpo. As mtricas, as modulaes, as dinmicas de intensidade e as nuances aggicas tornar-se-iam gestos, formas de caminhar, dissociaes entre movimentos dos braos e das pernas (polirritmia). A denominada Plstica Animada (Plastique Anime) realiza-se como operao hermenutica, uma transcriao da msica em dana; o solfejo, tradicionalmente responsvel pela educao auditiva e pela justa produo vocal do som (intervalos), metamorfoseiase em solfejo corporal, estruturando um dos fundamentos mais importantes da Rtmica, cujo propsito se baseia no ajuste (afinao) das tenses corporais:
Uma educao potica combinada em grande medida com o exerccio corporal poderia, sozinha, apaziguar nosso sistema nervoso completamente comprometido. Se a educao for unicamente esportiva, ela ultrapassar seu objetivo e criar geraes inteiras desprovidas de sensibilidade. importante que a educao faa caminhar lado a lado o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento fsico, e parece-me que a Rtmica deve ter, neste sentido duplo, uma influncia muito benfica (DALCROZE, 1965, p. 95). Pois o importante, nunca ser demasiado repetir, que a criana aprenda a sentir a msica, acolhendo-a e integrando-a ao corpo e alma... aprendendo a escutar no apenas com os ouvidos, mas mais ainda com a inteireza do seu ser (DALCROZE, 1912, p. 48).

271

Pro-Posies, v. 18, n. 1 (52) - jan./abr. 2007

Mesmo pautando-se nos cnones da msica erudita (Bach, Mozart, Beethoven, Chopin, Gluck, Brahms, Liszt), Jaques-Dalcroze reage ardentemente contra a especializao da msica, que se reflete precisamente no ensino e na formao dos jovens musicistas:
Pois se existem pianistas de primeira ordem que so ao mesmo tempo msicos perfeitos, existem tambm aqueles que no amam em absoluto a arte de msica, ou amam somente a msica composta e interpretada por eles mesmos; existem ainda outros que apreciam apenas as acrobacias de um concerto, incapazes de distinguir estilos ou formas e que no se interessam nem se emocionam com as obras mais comoventes (DALCROZE, 1912, p. 51).

Dalcroze reconstitui o jogo e o prazer intrinsecamente presentes no fazer musical, desejando, antes de mais nada, que seus alunos amassem a msica, fazendo dos estudos musicais uma alegria, no mais uma tortura (DALCROZE, 1906, p. 44). A obra de Jaques-Dalcroze, que ultrapassa um sculo, permanece vigorosa e ainda pouco conhecida no Brasil. Praticamente no se leva em considerao que ele, sua maneira, deu continuidade aos preceitos esquecidos ou distorcidos de seu predecessor, tambm msico, Franois Delsarte (ROPA, 1988; FRANCO, 1997). Juntamente com a Esttica Aplicada de Delsarte, a Rtmica manifesta-se como resistncia contra a mecanizao dos modos de expresso e educao do corpo. O conjunto dos escritos de Jaques-Dalcroze e, sobretudo, a obra aqui analisada, influenciaram toda uma gerao de artistas e pedagogos do corpo que, por sua vez, desenvolveram prticas expressivas de educao fsica, ginstica, dana e teatro. Estes dois ltimos foram especialmente influenciados pelas idias de Dalcroze, assimiladas durante a grande refundao das artes dramticas no incio do sculo XX. Dalcroze foi inicialmente incompreendido pela alta sociedade sua, tendo sido obrigado a partir para a Alemanha (Hellerau), na esperana de reformar as bases filosficas e estticas da arte, lanando-se na vanguarda artstica de seu tempo (BEACHAM, 1990). No exlio, Dalcroze pde estreitar os laos de amizade com o cengrafo francs Adolphe Appia (1862-1928), responsvel pelo derradeiro impulso que concretizou seus devaneios poticos e a quem Dalcroze dedica O Ritmo, a Msica e a Educao. Jaques-Dalcroze faleceu em Genebra no ano de 1950, aps 55 anos de intensa atividade profissional como artista e pedagogo, deixando-nos esta maravilhosa obra, dentre tantas outras; centenas de peas musicais; e a certeza sempre presente do devir ldico (ludus) e potico da educao.

272

Pro-Posies, v. 18, n. 1 (52) - jan./abr. 2007

Referncias bibliogrficas
BEACHAM, Richard. Appia, Jaques-Dalcroze e Hellerau: poesia in movimento. in ROPA, Eugenia Casini (org.). Alle Origine della Danza Moderna. Bolonha: Il Mulino, 1990, 335 p. DUTOIT-CARLIER, Claire-Lise. Jaques Dalcroze: crateur de la Rythmique In MARTIN, Frank et al. mile Jaques-Dalcroze: LHomme, Le Compositeur, Le Crateur de la Rythmique. Suia: La Baconnire, 1965, 595 p. FRANCO, Susanne. Emile Jaques-Dalcroze. In CARANDINI, Silvia e VACCARINO, Elisa. La Generazione Danzante: LArte del Movimento in Europa nel primo Novecento. Roma: Di Giacomo Editore, 1997, 512 p. LANGLADE, Alberto e LANGLADE, Nelly Rey de. Teoria General de la Gimnasia. 2. ed. Buenos Aires: Editorial Stadium, 1982, 526 p. ROPA, Eugenia Casini. La Danza e LAgitprop: I Teatri-non-teatrali nella Cultura Tedesca del primo Novecento. Bolonha: Il Mulino, 1988, 223 p.

273

You might also like