You are on page 1of 2

COMO ELABORAR O ARTIGO CIENTFICO

Nome do autor1 Nome do orientador2 RESUMO O resumo deve ser elaborado com um pargrafo com no mximo 250 palavras (ou 15 linhas) sem recuo. No resumo devem constar de forma resumida o problema de pesquisa, os objetivos, a metodologia da pesquisa e os resultados alcanados. Palavras-Chave: so palavras (compostas ou no) que servem para indexar o artigo (trs palavras). INTRODUO A introduo tem por objetivo situar o leitor, ou seja, oferece uma viso geral sobre o estudo realizado, descrevendo a delimitao do tema, os objetivos, a justificativa e a metodologia utilizada pelo autor. DESENVOLVIMENTO O desenvolvimento do artigo divide-se em: (a) fundamentao terica e (b) apresentao dos resultados. Na fundamentao terica o autor far uma abordagem das principais teorias sobre o assunto, e que daro sustentao aos dados coletados. Na apresentao dos resultados, o autor dever descrever de forma detalhada, como elaborou a coletada de dados, o contexto pesquisado e os resultados encontrados Assim, este item poder ser dividido em sees e subsees conforme NBR 6024. CONCLUSO A concluso a parte final do artigo. O autor apresentar suas concluses a respeito dos resultados encontrados, bem como, poder apresentar recomendaes e sugestes para trabalhos futuros. REFERNCIAS O autor dever apresentar as referncias utilizadas na elaborao do trabalho de acordo com a NBR 6023/2002 da ABNT.

1 2

Graduado em... . Graduado em... - (orientador).

NORMAS DE APRESENTAO GRFICA DO ARTIGO PAPEL, FORMATO E IMPRESSO


De acordo com as normas da ABNT NBR 14724 o texto deve ser digitado utilizando fonte Time New Romam ou Arial, tamanho 12, respeitando as normas de apresentao das citaes, em papel branco, de boa qualidade, em formato A4 (210 x 297mm), impresso na cor preta, com excees das ilustraes quando houver. Ter no mnimo 8 e no mximo 12 pginas.

MARGENS
Superior: 3,0 cm da borda superior da folha. Esquerda: 3,0 cm da borda superior da folha. Direita: 2,0 cm da borda direita da folha. Inferior: 2,0 cm da borda inferior da folha. PAGINAO A numerao da pgina deve ser colocada no canto superior direito da pgina, com algarismo arbico e tamanho de fonte menor. A primeira pgina do artigo no leva nmero.

ESPAAMENTO
O espaamento entre as linhas simples, deixando uma linha em branco entre os pargrafos. OBSERVAO: Alm das normas bsicas especificadas acima, o aluno dever consultar o caderno de estudos da disciplina de Metodologia do Trabalho Cientfico. APRESENTAO ORAL PRESENCIAL Para apresentao oral do seu trabalho de concluso do curso o aluno dever apresentar os seguintes itens: - Tema - Delimitao do tema - Objetivos - Justificativa - Metodologia - Resultados de Pesquisa - Principais obras utilizadas na elaborao do trabalho. O aluno ter 15 minutos para apresentao e 10 minutos para responder questionamentos do avaliador (se houver); Poder fazer uso de cartaz, retroprojetor e equipamento de multimdia, porm, os recursos que sero utilizados so de responsabilidade do aluno.

You might also like