You are on page 1of 3

RESENHA

OLIVEIRA, J. Valente de. Entrevistas.

O autor faz algumas observaes a respeito das preliminares de uma entrevista psicolgica como a identificao das tarefas a serem efetuadas, assim como das ferramentas utilizadas, as interaes entre as pessoas e os sistemas, o recolhimento das ferramentas usadas para manipular informaes e uma observao ativa e participativa. As entrevistas podem ser informais e no estruturadas; semi-estruturadas, com questionrios com respostas abertas ou altamente estruturadas, com questionrios de respostas fechadas. As reunies de trabalho resolvem conflitos ou testam hipteses. As tcnicas altamente estruturadas contm questionrios, entrevistas e recolhimento de amostras; nas tcnicas no estruturadas so usados entrevistas, gravao de vdeo e informaes sobre acidentes crticos. As informaes colhidas so incompletas, com contradies e ambiguidades e qualitativas. A entrevista constitui, segundo Hawryszkiewyvz, uma das principais ferramentas para obter informaes com um objetivo especfico, que utiliza o padro pergunta-resposta, seus utilizadores so uma das fontes mais importantes de informao sobre um sistema. As entrevistas so muito teis para obter opinies que pode revelar problemas crticos escondidos; para compreender a cultura da organizao; para elicitar objetivos e procedimentos ou processos informais. Numa entrevista com uma pessoa, no razovel esperar obter todas as informaes que procura, necessrio comear com um modelo geral de entrevista que vai sendo detalhado medida que se vo fazendo as entrevistas, conquistando a confiana do entrevistado sem perder o controle da entrevista, mostrando interesse pelos problemas e descrevendo como podero ser abordados de forma sistemtica e, mostrando tambm que, o objetivo ajudar a resolver os problemas. Existem algumas fases a serem seguidas durante o planejamento de uma entrevista, a primeira delas a leitura da documentao interna da Organizao, a segunda o estabelecimento de objetivos para a entrevista, depois a deciso sobre quem entrevistar, a seguir vem a preparao do entrevistado e por ltimo decidir sobre o tipo de questes e sua sequncia lgica.

Quanto ao tipo de questes podem ser: questes de resposta aberta (requerem uma opinio do entrevistado) e tem como vantagens a facilidade de resposta ao entrevistado permitindo que o mesmo seja mais espontneo, proporcionando uma riqueza maior de detalhes, tornando a entrevista mais interessante para o entrevistador e mais relaxante para entrevistador e entrevistado, como desvantagens podem ser citadas a possibilidade de perder o controle da entrevista, as respostas podem ter detalhes irrelevantes sugerindo que o entrevistador no est preparado ou que a entrevista no tem objetivos; questes de resposta fechada (requerem uma resposta direta e limitada) suas vantagens so: o pouco tempo utilizado, a facilidade em comparar entrevistas, a objetividade, a facilidade em controlar a entrevista e a obteno de fatos relevantes, suas desvantagens so: a no permisso para obter grandes detalhes, podem levar perda de ideias importantes e se tornar massadoras e desmotivantes; tambm as sondas (surgem na sequncia de uma resposta anterior sem o detalhe necessrio). Existe uma sequncia lgica ou estruturas das questes a serem abordadas. A estrutura em pirmide segue a sequncia de questes de respostas fechadas seguidas de questes de respostas abertas til para entrevistados que no esto em condies de disponibilizar informao. A estrutura em funil composta de questes de resposta aberta seguidas de questes de resposta fechada, til quando o entrevistado est emocionalmente ligado ao tpico da entrevista e precisa de libertar suas emoes. A estrutura em diamante composta de questes de resposta fechada seguidas de questes de resposta aberta seguidas de questes de resposta fechada novamente til para manter o interesse do entrevistado. Fazem parte da conduo de uma entrevista as preliminares composta por: introduo, definio de objetivos e definio das condies; corpo: aprofundamento de aspectos de interesse, definio de novas reas de interesse e; concluso: resumo e validao dos aspectos abordados, informaes finais e agradecimentos. Em outras palavras, iniciar chegue mais cedo; cumprimente o entrevistado; lembre ao entrevistado seu nome, descreva brevemente e mais uma vez: porque est ali e porque o escolheu para entrevistar; quanto tempo ir demorar; os passos a seguir e o que ser obtido; logo ao se sentar, tire o gravador ou bloco de notas e informe o entrevistado o que ir fazer com os dados recolhidos. Para finalizar resuma e obtenha a confirmao daquilo que recolheu, informe o entrevistado acerca dos

passos seguintes, prepare as reunies ou entrevistas seguintes, agradea ao entrevistado e cumprimente o entrevistado. Por ltimo vem a elaborao de relatrio que deve captar o essencial da entrevista e deve ser escrito imediatamente aps a entrevista. O relatrio ajuda a planear a prxima entrevista e deve ser confirmado na prxima entrevista. Em relao ao entrevistador, este deve estar vestido adequadamente, suas respostas e reaes iniciais devem estar orientadas por suas percepes iniciais, importante ter um bom conhecimento da cultura e da organizao, antes da entrevista. As entrevistas tm algumas desvantagens como a no avaliao das relaes do indivduo com seu grupo, os entrevistados podem distorcer as respostas, algumas ideias pr-concebidas do entrevistador podem distorcer anlise dos resultados. Os questionrios podem ser usados como alternativas a entrevistas, dependendo do objetivo, so teis para obteno de informao quantitativos e opinies relativamente simples. O texto expe informaes acerca de entrevista psicolgica quando realizada dentro de Organizaes, sugere passos a serem seguidos durante a mesma e apresenta os pontos positivos e negativos que uma entrevista tem. possvel o aprendizado para aqueles que necessitam conhecer a respeito do tema proposto de forma clara e objetiva.

Vviam Cristina Santana Barbosa Tcnicas de Entrevista 3o Perodo - Psicologia - Noturno

You might also like