You are on page 1of 22

1

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITRIO DE SINOP INSTITUTO DE ADMINISTRAO, CINCIAS CONTBEIS E ECONMICAS, DEPARTAMENTO DE CINCIAS CONTBEIS

ANGELO NEY GONALO DE CAMPOS

PROJETO DE ESTGIO SUPERVISIONADO I

SINOP 2011

ANGELO NEY GONALO DE CAMPOS

PROJETO DE ESTGIO SUPERVISIONADO I

Projeto apresentado como requisito para obteno de nota parcial na Disciplina de Estgio Supervisionado I do Curso de Cincias Contbeis da Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT, Campus Universitrio de Sinop. Orientador(a): Prof. Heder Bassan Prof. Geraldo Alves Ferreira

SINOP 2011

SUMRIO 1 DADOS DE IDENTIFICAO ...................................................................................3 2 OBJETIVO.....................................................................................................................4 2.1 OBJETIVO GERAL....................................................................................................4 2.2 OBJETIVO ESPECFICO..........................................................................................4 3 JUSTIFICATIVA...........................................................................................................5 4 PROBLEMATIZAO.................................................................................................6 5 METODOLOGIA...........................................................................................................7 6 CONTABILIDADE .......................................................................................................8 7 INTRODUO A CONTABILIDADE COMERCIAL................................................9 7.1 CLASSIFICAES DAS SOCIEDADES.................................................................9 8 PLANO DE CONTAS...................................................................................................10 9 CONSTITUIO DE EMPRESAS..............................................................................10 10 DEMONSTRAES FINANCEIRAS.......................................................................11 10.1 BALANO PATRIMONIAL...................................................................................12 10.2 DEMONSTRAO DO RESULTADO DO EXERCCIO(DRE)..........................12 10.3 DEMONSTRAO DE LUCROS OU PREJUZOS ACUMULADOS (DMPL)..13 10.4 DEMONSTRAO DO FLUXO DE CAIXA (DFC).............................................14 10.5 DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO (DVA).....................................14 10.6 NOTAS EXPLICATIVAS........................................................................................15 11 FORMAS DE TRIBUTAO....................................................................................15 12 CONTABILIDADE INFORMATIZADA...................................................................17 13 CRONOGRAMA DO TRABALHO...........................................................................19 14 REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS.........................................................................21

1. DADOS DE IDENTIFICAO Ttulo: Estgio Supervisionado I Proponente: Angelo Ney Gonalo de Campos Orientador: Prof. Heder Bassan e Prof. Geraldo Alves Ferreira Disciplina: Estgio Supervisionado I Carga Horria: 150 Horas Instituio: UNEMAT Universidade do Estado de Mato Grosso Campus de Sinop Durao: Agosto Novembro de 2011.

2. OBJETIVOS 2.1 OBJETIVO GERAL


O Estgio Supervisionado uma disciplina que tem observao e, tambm, desenvolver suas habilidades tcnicas e potencialidades empreendedoras.

2.2 OBJETIVOS ESPECFICOS


O Estgio Supervisionado I busca atender aos seguintes objetivos especficos: Proporcionar oportunidades de desenvolvimento de habilidades e potencialidades dos acadmicos; Visualizar o mercado no cenrio contbil, de acordo com amostragem econmica/ financeira, estimulando ao estudante o poder de criar mudanas e perspectivas na organizao contbil; Propiciar ao acadmico a consolidao de conhecimentos e esprito empreendedor e integrador, para atuar como gestor nos mais diversos tipos de entidades, no vasto campo de atuao do profissional da Contabilidade; Propiciar ao acadmico o exerccio da cidadania, ou seja, a oportunidade de concretizar trabalhos na rea contbil relacionada com as causas maiores, ou seja, o bem estar da coletividade.

3. JUSTIFICATIVA
O estgio supervisionado um processo de aprendizagem que indispensvel a um profissional que deseja estar qualificado para enfrentar os novos desafios do mercado de trabalho e a realidade de uma carreira profissional da qual escolheu, atravs dessa simulao prtica ele poder mostrar seus conhecimentos tericos e tcnicas contbeis em uma empresa contbil.

4. PROBLEMATIZAO
O estgio supervisionado uma simulao prtica de como funciona uma empresa contbil, sendo assim ser que o acadmico ficar preparado para realizar operaes contbeis que so necessrias e obrigatrias na empresa?

5. METODOLOGIA
A execuo de todas as atividades programadas, algumas principais como: Passos para constituio de uma empresa, lanamentos contbeis, fechamentos no sistema, despesas mensais, entradas e sadas, ocorreram todas em laboratrio com acompanhamento dos professores responsveis pela disciplina, onde os acadmicos tero contato prtico direto em uma simulao real de como o ambiente contbil e suas principais atividades desenvolvidas.

6. CONTABILIDADE

As definies de Contabilidade, ao longo dos anos, sofreram alteraes, de acordo com a tica dos intelectuais que as apresentaram. Pretendendo manifestar o que entendiam ser a Contabilidade, de que ela tratava, o que poderia abranger, muitos escritores e mestres emitiram definies e conceitos. A comparao entre esses entendimentos referidos mostrou algumas divergncias de pontos de vista. Segundo LOPES DE S (2010), Contabilidade a cincia que estuda os fenmenos patrimoniais, preocupando-se com realidades, evidncias e comportamentos dos mesmos, em relao eficcia funcional das clulas sociais. Alguns apresentaram a Contabilidade sob ngulo emprico, observando o conhecimento apenas da tecnologia, da escriturao, mas outros entenderam o valor cientfico, enquanto outros mesclaram essas coisas de forma hbrida. Sua funo registrar, classificar, demonstrar, auditar e analisar todos os fenmenos que ocorrem no patrimnio das entidades, objetivando fornecer informaes, interpretaes e orientao sobre a composio e as variaes desse patrimnio, para a tomada de decises de seus administradores. Para atingir seus objetivos a Contabilidade se utiliza das seguintes tcnicas contbeis: Escriturao Contbil; Auditoria Contbil; Anlise de Balano; Demonstraes Contbeis.

No decorrer do curso de Cincias Contbeis temos acesso a Contabilidade e suas diversas divises, como a Contabilidade Comercial, Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial, Contabilidade Administrativa e vrias outras ramificaes.

10

7. INTRODUO A CONTABILIDADE COMERCIAL

A Contabilidade Comercial surgiu atravs das necessidades dos povos antigos, pois ambos tinham a necessidade da troca de mercadorias e bens que dispunham em suas propriedades. Com a troca de mercadorias surge ento a moeda para estipular o valor de compra dos comerciantes, e ai que a Contabilidade Comercial entra para fazer o acompanhamento da troca de mercadorias e com isso verificar o poder de compra e a real situao do comrcio. A Contabilidade Comercial exercida pelas pessoas que exploram atividades que objetivam o lucro. Iudcibus (2009) apud Hilrio Franco conceitua Contabilidade Comercial como: o ramo da Contabilidade aplicado ao estudo e ao controle do patrimnio das empresas comerciais, com o fim de oferecer informaes sobre sua composio e suas variaes, bem como sobre o resultado decorrente da atividade mercantil. Ela pode ser dividida em: Contabilidade Mercantil; Contabilidade Industrial e; Contabilidade de servios.

7.1 CLASSIFICAES DAS SOCIEDADES


Na Contabilidade Comercial aprendemos sobre as classificaes das sociedades, e para isso precisamos entender o conceito de sociedade. Segundo IUDCIBUS (2009), sociedade o contrato em que duas pessoas ou mais se obrigam a conjugar esforos ou recursos para a consecuo de um fim comum, ou celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens e servios, para exerccio de atividade econmica e a partilha, entre si, dos resultados. A antiga Sociedade Comercial hoje chamada Sociedade Empresria e tem seus instrumentos de constituio e alteraes registrados na Junta Comercial, enquanto as antigas Sociedades Civis so atualmente tratadas por Sociedades Simples e registradas em Cartrio.

11

Para classificarmos as sociedades no novo Cdigo Civil, devemos entender a diferena de empresrio e no empresrio. Considera-se empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens e servios. Por outro lado, considera-se no empresrio quem exerce profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, ainda que seja com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa. A primeira diviso que pode ser feita em relao as sociedades Personificada e Sociedade Personificada. Sociedade no

8. PLANO DE CONTAS

Segundo IUDCIBUS (2009), o conjunto de contas, previamente estabelecido, para orientar a execuo da contabilidade de uma empresa. O plano de contas estruturado de forma ordenada e leva em considerao algumas caractersticas fundamentais, tais como: tamanho da empresa, ramo de atividade que a empresa opera, sistema contbil, interesses dos usurios etc. Ser analisada cada caracterstica individualmente para, a seguir, tratar-se da codificao e estruturao de um Plano de Contas para empresa comercial.

9. CONSTITUIO DE EMPRESAS

A elaborao de um contrato com as principais regras que regero a sociedade a primeira etapa que deve ser desenvolvida na constituio de uma empresa. Algumas clusulas fundamentais do contrato que devem ser exaustivamente discutidas antes do registro da empresa so:

12

a) b) c) d) e) f)

O tipo de sociedade adotado; A declarao precisa do objeto social; O capital social, a participao e a responsabilidade de cada scio; Qualificao dos scios; Denominao da empresa e sede; Prazo de durao da sociedade;

Ao se constituir uma empresa ressalta-se a necessidade de alguns livros obrigatrios que contero registros referentes aos negcios da empresa, so eles: o livro Dirio e livro Razo. Os livros auxiliares que no so obrigatrios so: livro Caixa, de estoque, de obrigaes, de duplicatas a receber, de contas correntes. Na constituio da empresa os scios se renem para discutir as clusulas do contrato social, um dos itens debatidos a estipulao do capital social e a forma de integralizao deste capital, portanto os scios estipulam o valor total do capital e a parte que cabe a cada um dos scios. Segundo IUDCIBUS (2009), integralizar capital significa fornecer o capital comprometido empresa. Tal entrega ou realizao do capital, conforme disposto no contrato social, pode ser total ou parcial.

10. DEMONSTRAES FINANCEIRAS

No ambiente empresarial e dos negcios, as empresas realizam operaes das mais diversas no intuito de manter as operaes da organizao. Sabe-se que cabe contabilidade o registro de todas essas operaes e sua finalidade bsica informar. Para que a informao atinja o seu objetivo de auxiliar os usurios em sua tomada de deciso, as informaes prestadas pela contabilidade necessitam seguir pressupostos, normas e regras que permitam o entendimento, a comparao e a anlise crtica, afim de efetivamente servir de apoio a uma deciso mais acertada e minimizada em relao aos riscos.

13

Nessa perspectiva, a contabilidade se supre de demonstrativos, quadros e relatrios que procuram apresentar modelos sintticos de apresentao da situao da empresa e dos resultados por ela obtidos em um determinado perodo. Os demonstrativos que as empresas precisam apresentar so:

10.1 BALANO PATROMONIAL - BP


Conforme COELHO e LINS, (2010) Balano Patrimonial evidencia a composio dos bens, direitos e obrigaes da empresa em determinado perodo, normalmente de um ano, com data de fechamento e publicao, conforme normas brasileiras, em 31 de dezembro de cada ano. O balano patrimonial, alm de fornecer informaes sobre o conjunto de bens, direito e obrigaes de uma empresa, oferece tambm condies de se analisar a estrutura do endividamento da empresa, ou seja, quais so as principais fontes de seus recursos. Conforme o art. 178 da Lei n6404/76, no balano patrimonial, as contas sero classificadas segundo os elementos do patrimnio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e anlise da situao financeira da companhia. Segundo Fipecafi (2010, p.2) importante que as contas sejam classificadas no balano de forma ordenada e uniforme, para permitir aos usurios uma adequada anlise e interpretao da situao patrimonial e financeira. Visando atender a esse objetivo, a Lei n 6404/76, por meio dos arts. 178 a 182, definiu como deve ser a disposio de tais contas, seguindo, para o Ativo, a classificao em ordem decrescente de grau de liquidez e, para o Passivo, em ordem decrescente de prioridade de pagamento das exigibilidades.

10.2 DEMONSTRAO DO RESULTADO DO EXERCCIO - DRE


De acordo com COLEHO e LINS (2010), o objetivo da Demonstrao do Resultado do Exerccio apurar o lucro ou prejuzo auferido pela empresa. Essa informao relevante para qualquer empreendimento, visto que no se subsiste sem lucros.

14

Porm, alm das informaes sobre lucratividade, a DRE pode oferecer informaes sobre o processo operacional da empresa, e as informaes nela contidas, conciliadas com as informaes do Balano Patrimonial, podem nos oferecer dados sobre a rotatividade dos processos operacionais e dos prazos mdios de renovao dos estoques, dos pagamentos efetuados a fornecedores e dos recebimentos dos clientes. De acordo com o CPC 26, a Demonstrao do Resultado do Exerccio (DRE) a apresentao, em forma resumida, das operaes realizadas pela empresa, durante o exerccio social, demonstradas de forma a destacar o resultado lquido do perodo, incluindo o que se destacar o resultado lquido do perodo, incluindo o que se denomina de receitas e despesas realizadas.

10.3 DEMONSTRAO DOS LUCROS OU PREJUZOS ACUMULADOS -DLPA


Iniciamos a explicao da demonstrao do resultado de exerccio (DRE) falando da importncia da informao sobre o lucro apurado pela empresa. A ltima linha desse demonstrativo nos fornece a informao do lucro. A importncia do lucro ratificada pela existncia de outra demonstrao especfica para mostrar tambm como o lucro foi direcionado. Esse o objetivo da Demonstrao dos Lucros ou Prejuzos Acumulados (DLPA). De acordo com a legislao, mais precisamente em seu artigo 186, esse demonstrativo contbil discriminar: O saldo do incio do perodo, os ajustes de exerccios anteriores e a correo monetria do saldo inicial; As reverses de reservas e o lucro lquido do exerccio; As transferncias para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do perodo. A demonstrao de lucros ou prejuzos acumulados dever indicar o montante do dividendo por ao do capital social e poder ser includa na demonstrao das mutaes do patrimnio lquido, se elaborada e publicada pela companhia.

15

10.4 DEMONSTRAES DOS FLUXOS DE CAIXA - DFC


Segundo COELHO e LINS (2010), DFC seria o instrumento que permitiria demonstrar mais nitidamente a origem dos recursos e a aplicao de todo o dinheiro que transitou pelo caixa da empresa num determinado perodo. Conseqentemente, ao final, ter-se-ia o resultado de caixa ao final do exerccio, o que representaria o montante que a empresa dispunha para as atividades iniciais do exerccio seguinte. A DFC registra as alteraes ocorridas, durante o exerccio, no saldo de caixa e equivalentes de caixa. Para evidenci-las de forma sistematizada, tais alteraes devem ser segregadas em, no mnimo, trs fluxos: Das operaes; Dos financiamentos; e Dos investimentos. Segundo Fipecafi (2010, p. 567), o objetivo da DFC promover informaes relevantes sobre os pagamentos e recebimentos, em dinheiro, de uma empresa, ocorridos durante um determinado perodo, e com isso ajudar os usurios das demonstraes contbeis na anlise da capacidade da entidade de gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como suas necessidades para utilizar esses fluxos de caixa.

10.5 DEMONSTRAES DO VALOR ADICIONADO - DVA


Conforme COELHO e. LINS (2010) , DVA, por sua vez, registra o valor da riqueza gerada pela companhia e a sua distribuio entre os elementos que contriburam para a gerao dessa riqueza, tais como empregados, financiadores, acionistas, governo e outros, bem como a parcela da riqueza no distribuda. Segundo Fipecafi (2010, p. 583) a DVA tem por objetivo demonstrar o valor da riqueza econmica gerada pelas atividades da empresa como resultante de um esforo coletivo e sua distribuio entre os elementos que contriburam para sua criao. Desse modo, a DVA acaba por

16

prestar informaes a todos os agentes econmicos interessados na empresa, tais como empregados, clientes, fornecedores, financiadores e governo.

10.6 NOTAS EXPLICATIVAS


Embora sejam parte integrante dos demonstrativos contbeis, as notas explicativas no se caracterizam como uma demonstrao, sendo consideradas como um complemento na evidenciao das informaes constantes nos demonstrativos contbeis. De acordo com COELHO, Cludio Ulysses Ferreira. LINS, Luiz dos Santos, o objetivo bsico das notas explicativas explicar com detalhes os mtodos de clculo utilizados na composio dos valores, os critrios adotados, os eventuais modelos e frmulas utilizados e demais conceitos considerados e que facilitam o entendimento dos caminhos utilizados pela empresa na composio dos demonstrativos contbeis.

11. FORMAS DE TRIBUTAO


LUCRO REAL Lucro real a modalidade de apurao onde a empresa obrigada a apurar o seu imposto de renda e contribuio social atravs da elaborao do balano patrimonial. o tipo de tributao usada por grandes empresas e corporaes. A alquota do IRPJ de 15% sobre o lucro e a contribuio de 9% sobre o lucro apurado. A empresa nesta modalidade paga tambm o COFINS, com alquota de 7,60 podendo ser deduzido dos crditos, o PIS, cm alquota de 1,65 sobre o faturamento, ISS com alquotas que variam de 2 a 5 % de acordo com a estabelecida por cada municpio, e ainda o IPI, com alquotas que variam de 3.5 a 60% de acordo com a indstria e seus produtos. So obrigadas tributao pelo lucro real as pessoas jurdicas:

17

Cuja receita total no ano calendrio anterior, seja superior a R$ 48.000.000,00 ou ao limite proporcional de R$ 4.000.000,00 multiplicada pelo numero e meses, quando inferior a 12 meses (artigo 246 do RIR e artigo 46 da lei n 10.637). LUCRO PRESUMIDO O lucro presumido a modalidade de apurao onde se presume o lucro da empresa. O calculo desta modalidade mais simples, pois incide sobre o faturamento/vendas da empresa, enquanto o lucro real se apura atravs do balano. A alquota do IRPJ vai de 0.24 a 4.80 e a empresa desta modalidade paga ainda outros impostos como o COFINS, com alquota de 3.00%, PIS, com alquota de 0.65 %, e ISS, com alquotas que vo de 2.00 a 5.00% de acordo com o municpio. A opo pelo Lucro Presumido s poder ser feita pela pessoa jurdica que no se enquadrar em nenhum dos impedimentos enumerados no artigo 14, da Lei n9.718, de 1998. Em se tratando de Lucro Presumido, h a possibilidade de opo de tributao pelo regime de caixa. Salienta-se que esta opo abrange no s o Imposto de Renda, mas tambm a Contribuio Social sobre o Lucro Lquido e as contribuies para o PIS e a COFINS, conforme o que dispe a IN SRF n104, de 24/08/1998. A apurao dos tributos pelo regime de caixa que facultativa, poder ser adotada tanto pelas pessoas jurdicas que mantm s o livro caixa como pelas que mantm a escriturao contbil. As empresas que mantm s o livro caixa devero observar o seguinte: I. servio; II. Indicar, no livro caixa, em registro individual, a nota fiscal a que corresponde cada recebimento. LUCRO SIMPLES O simples a modalidade de apurao de imposto mais simplificada, onde os impostos existentes no lucro presumido e real so consolidados em um nico tipo de imposto, o simples. Emitir a nota fiscal quando da entrega do bem ou direito ou da concluso do

18

No so todos os tipos de pessoa jurdica que podem optar por esse regime j que a lei 9.317/96 restringe a opo, principalmente, a muitas empresas prestadoras de servios, sociedades annimas, banco, factorings, agencia de publicidades, entre outras. IMPOSTOS E TAXAS SOBRE VENDAS Os impostos ou taxas sobre vendas somente incidem se houver venda, quanto maior o nmero de vendas, maior ser a proporcionalidade de impostos cobrados. So considerados impostos sobre vendas: IPI (imposto sobre produtos industrializados): de competncia da unio a alquota varia de acordo com o produto, ou seja, quando o produto e de necessidade ( alimentos, vesturio) a alquota e baixa, quando o produto suprfluo (bebidas e cigarros), a alquota alta. ICMS (imposto sobre circulao de mercadorias e prestao de servios de transporte interestadual e intermunicipal e comunicao): de competncia dos estados e do distrito federal. IVVC (imposto sobre vendas e varejo de combustveis): tambm de competncia dos estados e do distrito federal. PIS/PASEP: programa de integrao social quando calculado pela aplicao de uma alquota sobre a soma das receitas que entram no lucro operacional, delas podendo ser excludos alguns valores, tais como : as vendas canceladas, as devolues de venda, entre outros. COFINS: contribuio para financiamento da seguridade social. PASEP: programa de formao do patrimnio pblico.

12. CONTABILIDADE INFORMATIZADA


A contabilidade veio evoluindo no decorrer dos anos, a cada nova lei, nova resoluo e devido a necessidade do mercado a contabilidade vem se informatizando, o processo manual de contabilidade foi substitudo pelo mecnico, logo pelo eletrnico. Desde o nascimento da contabilidade a escriturao e o preenchimento de livros eram feitos manualmente, a contagem de pedrinhas ate o preenchimento do livro razo, dirio, caixa, controle de duplicatas a receber, a pagar, entrada e sada de mercadorias, termos de ocorrncias,

19

inventrios de produtos e mercadorias, etc. esse processo foi perdendo espao com o surgimento das maquinas mecnicas, os profissionais no conseguiam manter-se informados, acompanhando as maquinas ento tiveram que se adaptar e ir em busca de novas maneiras de exercer a contabilidade. Segundo OLIVEIRA (2003) fazer um balancete ou um balano era muito trabalhoso e exigia rigoroso controle das anotaes. Essa foi uma fase difcil para os contadores. As mquinas mecnicas hoje j ultrapassadas e ate peas de museus temos como exemplo as mquinas de datilografias que eram usadas no auxilio da contabilidade, hoje j substitudas por microcomputadores. Hoje com a informatizao a escriturao feita eletronicamente, utilizando-se de grandes equipamentos e os microcomputadores como instrumento de trabalho, os livros registros foram substitudos por folhas soltas e continuas fichrios por pastas e hardwares, que tornam a vida dos contadores muito mais rpida e pratica, com a disseminao imediata das informaes necessrias para o exerccio da profisso. De acordo com OLIVEIRA (2003) a partir da dcada de 80 houve um enorme crescimento no uso da disseminao dos micros, juntamente com os sistemas informatizados ligados reas administrativa, comercial, contbil e financeira das empresas. Em virtude das novas exigncias do mercado, surgiram novas exigncias e transformaes por parte dos profissionais, e dentre elas o contador, antes eles eram mais tcnicos, hoje temos diversos softwares que fazem esse trabalho, devido ao avano da tecnologia, hoje exigido que o contador anlise, mais do que executem as atividades, e necessrio que tracem objetivos, estratgias, planejar e nortear as empresas, devido essas exigncias esse novo perfil exige aprimoramento constante , acompanhamento das informaes e das tecnologias, capacitao gerencial e administrativas acompanhando assim o rpido crescimento do comrcio, das tecnologias e das oportunidades oferecidas. Segundo OLIVEIRA (2003) A formao profissional do contador deve permitir que ele tenha uma viso gerencial ampla, por meio da qual ter condies de proceder a uma analise critica da posio econmica e financeira da empresa, podendo identificar facilmente as eventuais distores apresentadas em relatrios gerados pelos sistemas, determinando a seus auxiliares as correes necessrias.

20

13. CRONOGRAMA DO TRABALHO


ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CINCIA E TECNOLOGIA FUNDAO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO INSTITUTO DE ADMINISTRAO CINCIAS CONTBEIS E ECONMICAS CAMPUS UNIVERSITRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE CINCIAS CONTBEIS ESTGIO SUPERVISIONADO I

Programa de atividades da Disciplina Estgio Supervisionado I do perodo letivo de 2011/2.

CRONOGRAMA: Datas 05 de agosto Descrio atividade - Exposio do Programa de atividades da disciplina; - Esclarecimentos a respeito da metodologia utilizada pelos professores durante o semestre letivo; Explanao a respeito do projeto de Estgio

Supervisionado I e Plano de Negcios para abertura da empresa; - Parmetros a serem utilizados para o estgio 20 de agosto supervisionado I. - Protocolo Digital1: a) 1 via do projeto de estgio (escrito no programa

Microsoft Word 2003, ou superior);


b) 1 via do plano de negcios da empresa (em PDF ou 26 de agosto
1

DOC conforme programa utilizado); - Passos para constituio da empresa (providenciar

Arquivos no entregues no perodo matutino durante horrio de aula podero ser enviados por email no perodo vespertino ou noturno, correndo por conta e risco do acadmico o recebimento do referido arquivo ainda nesta data.

21

documentao necessria). - Registro da empresa CNPJ Inscrio Estadual e 09 de setembro JUCEMAT. - Operaes da empresa2:

b) criao das notas do imobilizado, despesas mensais, entradas mensais e sadas mensais (definio dos modelos); 01 de outubro c) elaborao das fichas de controle de estoque. - Entrega parcial da pasta do Estgio Supervisionado I contendo: projeto do estgio, plano de negcios, notas fiscais (todas), fichas de estoque por produto e documentao para registro da empresa; -Cadastro CONTBIL - Parametrizao do sistema; - Lanamentos contbeis: imobilizado, entradas, sadas (mdulo escrito fiscal) e despesas (mdulo contbil). 22 de outubro 05 de novembro - Lanamentos contbeis: folha de pagamento (mdulo folha) - Fechamentos no sistema; - Relatrios a serem impressos; e, 11 de novembro - Estrutura do relatrio final a ser entregue. - Entrega do relatrio final do Estgio Supervisionado I da empresa no sistema DOMNIO

Conforme previsto no Plano de Negcios

22

14. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

OLIVEIRA, Edson. Contabilidade Informatizada. Editora Atlas, So Paulo 2003. COELHO, Cludio Ulysses Ferreira. LINS Luiz dos Santos. Teoria da Contabilidade. Editora Atlas, So Paulo 2010. S, Antnio Lopes de. Teoria da Contabilidade. Editora Atlas, So Paulo 2010. IUDCIBUS, Srgio de. MARION, Jos Carlos. Contabilidade Comercial. Editora Atlas, So Paulo 2009. FRANCO, Hilrio. Contabilidade Geral. Editora Atlas, So Paulo 1997. OLIVEIRA, Lus Martins de. CHIEREGATO, Renato. JUNIOR, Jos Hernandez Perez. GOMES, Marliete Bezerra. Manual de Contabilidade Tributria. Editora Atlas, So Paulo, 2003 Acessado em 08/08/2011: http://www.artigonal.com/ciencias-artigos/contabilidade-comercial2113389.html

You might also like