You are on page 1of 2

A guerra do fogo Alecio Paulo Alves Dias Jnior*

No filme francs, A Guerra do Fogo, de 1981, dirigido por Jean-Jacques Annaud. Mostra um perodo pr-histrico, focando dois grupos primitivos. O primeiro muito pouco evoludo: os componentes no possuem linguagem definida, to pouco alguma forma de escrita. No utilizam ferramentas para o cultivo agrcola. J o segundo grupo, tem uma sociedade mais tecnolgica, pois dominam o objeto principal do longa: o fogo; so sedentrios, ou seja, e dominam uma linguagem erudita. Definindo assim, que, cada grupo retratado tem suas prprias normas, leis e crenas a serem cumpridas. O fogo visto pela primeira tribo como algo sobrenatural; mstico. tanto que durante uma batalha com outra tribo rival, o fogo apagado. Como no dominam essa tecnologia, so obrigados a partir numa jornada em sua busca. A deciso da disposio do grupo que ir partir fica a encargo do membro mais velho do cl, que alias, pode-se notar que todas as decises so feitas por este. Como no havia escrita, ou leis fixas, todos os costumes e tradies so transmitidos oralmente, ou seja, uma forma do direito arcaico. Durante a viagem, o grupo se depara com outro da mesma subespcie, este porm com hbitos diferentes: canibalismo e como tambm no dominam a tecnologia do fogo, conservam consigo uma chama. Justamente, aps um conflito com essa tribo, h um encontro entre as duas principais tribos do filme. Nesse ponto, nota-se claramente a diferenciao entre os cls: na tribo avanada, os sedentrios, a funes sociais so divididas entre os componentes, como por exemplo: existiam os guerreiros, o sbio, as reprodutoras, os cultivadores e etc. Aparentemente, a primeira tribo fica muito conturbada com o contato, afinal, nenhum dos membros conheciam, a risada, o sexo (na inteno de procriar), o uso de plantas com fins medicinais e o mais importante: a forma de produzir o fogo.

* Aluno do 1 semestre do curso de Direito da Unyahna, sob a orientao do Professor de Histria do Direito, Ubiracy.

Enfim, aps o interpretao do longa metragem, pode-se observar que a medida que a sociedade, por mais primitiva que seja, evolui tecnologicamente, o conceito de regras e condutas, ou seja o direito arcaico, evolui

concomitantemente. Uma vez que a organizao social torna-se complexa, as formas de comunicao se ampliam de forma a acompanhar tal evoluo, afim de poder dar melhor entendimento dos papeis sociais, das leis aplicadas, dos costumes, das regras. Claro que essas mudanas no acorrem de imediato, pois so passados de gerao para gerao, isso mostrado perfeitamente na pelcula, na ultima cena, em que os personagens principais formam uma famlia a partir do momento em que a mulher se torna gestante. E no muito diferente daquela poca, os costumes contemporneos, as leis, so modificadas a medida que a sociedade em questo evolui. Ou seja, tudo uma questo de desenvolvimento humano.

You might also like