You are on page 1of 6

EDP Distribuio

ET 304-B BETES, MOLDES E ARMADURAS

ANEXO I I I ESPECIFICAO TCNICA N. 304-B BETES, MOLDES E ARMADURAS

ECT ANEXO 01 (edio Dezembro 2006)

1/6

EDP Distribuio

ET 304-B BETES, MOLDES E ARMADURAS

1.

BETES

Disposies Gerais Os tipos, qualidade, classes, designao, fabrico e a aplicao dos betes far-se- em conformidade com a NP ENV 206 e o "Regulamento de Estruturas de Beto Armado e Pr-esforado"- REBAP, (Decreto-Lei n. 349 - C/83 de 30 de Julho). O estudo e fixao das composies dos betes sero da inteira responsabilidade da entidade executante que, todavia, se obriga a submet-las apreciao da EDP - Distribuio antes da sua utilizao na obra e sujeitar-se aos ensaios oficiais solicitados. Os betes para beto armado sero da classe C 20/25, no sendo a dosagem de cimento inferior a 300 kg de cimento por metro cbico de beto. A EDP Distribuio exige "beto pronto" com os respectivos ensaios e termo de garantia, podendo exigir extraco de carotes, para ensaio em laboratrio a acordar com a EDP Distribuio. Os encargos com os ensaios devero ser previstos nos preos unitrios do beto. As superfcies de terreno sobre as quais vo assentar elementos de beto armado, depois de regularizadas e compactadas, sero sempre protegidas por uma camada de espessura mnima de 5 cm de beto de limpeza com a dosagem de 180 kg de cimento por metro cbico de beto, ainda que tal no esteja explicitado nos desenhos do projecto. A tolerncia admissvel para a execuo dos macios de beto de 5 mm, tanto relativamente a cotas altimtricas como planimtricas, quer entre nveis do mesmo grupo de macios. Entenda-se por "grupo de macios" aqueles que, dentro da mesma rea limitada por lancil, so executados com o mesmo desenho base e, portanto, so iguais. Caso exista algum macio com uma diferena de cotas superior estipulada, o macio ser totalmente demolido, no sendo admissveis reparaes no mesmo. No admissvel a utilizao de argamassa em estruturas de beto, nem para execuo de reparaes nem para o acabamento final da pea em causa. O acabamento das estruturas de beto armado ser executado na altura da betonagem, no se admitindo que ele seja efectuado nem com argamassa nem com beto em 2 fase, salvo nos casos em que isso seja solicitado em projecto. As eventuais reparaes a efectuar em estruturas de beto sero todas sujeitas previamente aprovao da EDP Distribuio. Caso a reparao seja executada sem o seu conhecimento a EDP Distribuio considerar, como nica hiptese, a demolio da estrutura em causa (ou parte da mesma). As reparaes das estruturas em beto sero sempre efectuadas recorrendo utilizao de resinas "Epoxi", sendo o processo de reparao definido conforme os casos e executado em conformidade com as especificaes do fabricante. Quando se considere uma reparao de grande vulto a mesma dever ser efectuada por uma firma especializada, que ser previamente sujeita aprovao da EDP Distribuio.

ECT ANEXO 01 (edio Dezembro 2006)

2/6

EDP Distribuio

ET 304-B BETES, MOLDES E ARMADURAS

Componentes dos betes Ligantes Os ligantes a empregar so escolhidos em funo do tipo e classe de beto e argamassa a fabricar, respeitando a ENV 206 e a legislao em vigor sobre o seu fornecimento e recepo e as especificaes estabelecidas nestas ETC. Os ligantes a empregar no fabrico do beto para beto armado obedecero, para alm do descrito no pargrafo anterior, ao mencionado para o efeito no regulamento de Estruturas de Beto Armado e Pr-esforado, bem como s NP e Especificaes do LNEC, aplicveis. Os locais para o armazenamento de ligantes e aditivos, devem ser submetidos aprovao da EDP Distribuio.

Inertes Os materiais inertes para o fabrico de beto e argamassas, obedecero s especificaes respectivas do ENV 206 e s NP e especificaes do LNEC aplicveis. As origens, caractersticas e armazenamento dos inertes devem ser submetidas aprovao da EDP Distribuio. gua As caractersticas fsicas e qumicas da gua de amassadura devem obedecer rigorosamente ao prescrito na ENV 206 como a todas as normas portuguesas (NP) e Especificaes publicadas pelo LNEC sobre a matria. O estaleiro dever ser dotado, se necessrio, a instalao de abastecimento de gua com o equipamento capaz de garantir a sua qualidade para a confeco do beto, do ponto de vista fsico e qumico, segundo os parmetros e exigncia regulamentares. Aditivos O emprego de aditivos de qualquer natureza e fim, endurecedor, acelerador ou retardador de presa, plastificante ou as substncias a misturar na gua de amassadura com fins determinados e previstos na ENV 206, ser objecto de estudo criterioso e aplicao cuidada. Dever ser submetido aprovao da EDP Distribuio, os tipos de aditivos que se pretende usar, assim como apresentadas as especificaes do fornecedor sob as quais se reger a aplicao dos produtos. Ensaios O Adjudicatrio obriga-se a realizar os ensaios de recepo e os tendentes avaliao de qualidade dos componentes do beto atrs referenciados, sempre que a EDP Distribuio o exigir. Betonagem e cura O beto ser compactado por vibradores mecnicos de tipo autorizado pela EDP Distribuio, e ser trabalhado volta das armaduras e doutras peas embebidas e nos cantos dos moldes. A EDP Distribuio poder autorizar outro mtodo de vibrao sempre que julgado conveniente.

ECT ANEXO 01 (edio Dezembro 2006)

3/6

EDP Distribuio

ET 304-B BETES, MOLDES E ARMADURAS

Os vibradores mecnicos sero de imerso, excepto quando outro tipo seja autorizado pela EDP Distribuio e tero a potncia necessria para a realizao do trabalho. O nmero e a potncia dos vibradores ser tal que assegure a vibrao em todo o volume de beto e sero aplicados em pontos uniformemente espaados e a uma distncia tal, que os seus cones de influncia se sobreponham e que toda a massa de beto se torne uniformemente plstica. A cura do beto deve processar-se em condies que favoream a presa e o endurecimento do beto, para o que se devero observar as disposies do ENV 206 e o prescrito nos pargrafos seguintes destas ETC. Dever ser submetida aprovao da EDP Distribuio, os processos que se pretende usar na proteco do beto, durante o perodo de cura. Em nenhum caso dever qualquer produto de cura ser aplicado sem a aprovao prvia da EDP Distribuio. Quando exigido pela EDP Distribuio, sero adoptadas medidas de proteco contra a perda de gua por evaporao, ou congelamento da mesma, durante a cura do beto. Juntas de betonagem A forma, a posio e a preparao das juntas seguiro as disposies da ENV 206 e as condies estabelecidas nos pargrafos seguintes e as eventualmente estabelecidas nos elementos de projecto. A forma, posio e preparao das juntas sero objecto de aprovao da EDP Distribuio. Nos elementos onde o beto no possa ser colocado continuamente, devem ser criadas juntas de betonagem conforme indicado nos elementos de projecto ou nos locais aprovados pela EDP Distribuio. O espao de tempo que deve decorrer antes da betonagem das juntas de contraco deve ser aprovado pela EDP Distribuio. Outros mtodos alternativos de construo de paredes de grande comprimento devem ser aprovados pela EDP Distribuio. A EDP Distribuio poder determinar a aplicao de resinas "EPOXI" quando o entender necessrio para garantir a aderncia. Critrios de medio Os volumes de beto indicados nas Medies, referem-se s quantidades medidas nos elementos de projecto, para a generalidade das estruturas. So considerados outros elementos, nomeadamente macios, canais de cabos e caixas, nos postos exteriores, que so medidos unidade, ao metro cbico ou ao metro linear, conforme os casos e no particularizando os valores componentes. 2. MOLDES

Disposies Gerais Os moldes e as respectivas estruturas de montagem devero garantir a perfeita reproduo das formas e dimenses representadas no projecto de execuo e estar de acordo com as disposies da ENV 206.

ECT ANEXO 01 (edio Dezembro 2006)

4/6

EDP Distribuio

ET 304-B BETES, MOLDES E ARMADURAS

Os moldes sero sempre estanques e indeformveis e apresentaro as faces interiores perfeitamente lisas, limpas e hmidas, de modo a assegurar superfcies de beto bem desempenadas, contnuas e sem rebarbas ou ressaltos. Dever ser submetido previamente aprovao da EDP Distribuio o tipo e o sistema de montagem dos moldes que tencione empregar. No ser permitido o uso de amarraes com verguinha em paramentos vistos e/ou em posterior contacto com a gua. Nestes casos, os dispositivos de fixao no interior do beto sero concebidos de maneira a que no apaream elementos de fixao na superfcie aps a descofragem. Sero usados os seguintes tipos de moldes, planos ou curvos, podendo no entanto os elementos de projecto estabelecer outros: a) Moldes grosseiros destinados a superfcies no vistas, podendo ser formados por madeiras no aplainadas, mas estanques. b) Moldes normais destinados a superfcies de beto a serem revestidas posteriormente com outros materiais, ou a serem utilizadas sem qualquer tratamento, caso dos canais para cabos e macios, por exemplo. Podero ser de madeira ou metlicos e executados de tal forma que os paramentos de beto apaream bem desempenados. c) Moldes para beto vista - destinados a superfcies de beto que ficaro vista, ou sempre que indicados nos elementos de projecto ou pela EDP - Distribuio. Os moldes podero ser de madeira ou metlicos e sero executados de tal forma que os paramentos de beto apaream bem desempenados e lisos. Os moldes deste tipo devem ser previstos de tal modo que as suas juntas sejam na mesma pea de uma s direco, devendo as tbuas ou os painis ser bem apertados uns contra os outros, topo a topo, de modo a impedir que as marcas destas juntas sejam salientes. Os moldes devem ser colocados em obra de tal modo que permitam a execuo das betonagens nas condies previstas nos regulamentos e nas especificaes. Ser permitido o uso mltiplo dos moldes, excepto os de beto vista, tomando-se em ateno a necessidade de uma limpeza, remoo de pregos e das reparaes julgadas convenientes antes da sua nova utilizao. Antes do incio das betonagens, as superfcies interiores dos moldes devem ser bem limpas, molhadas, e pintadas com um produto que permita a fcil desmoldagem. O produto referido deve ser cuidadosamente aplicado de modo a no interferir na futura ligao entre o beto e as armaduras e os elementos metlicos embebidos no beto, nem a eventual pintura da superfcie. As amarraes das cofragens devem ser submetidas aprovao da EDP Distribuio. Nas estruturas de beto em contacto com a gua devero ser previstas amarraes especiais. A desmoldagem dever ser executada conforme as disposies do ENV 206 e as condies estabelecidas nos pargrafos seguintes. Os prazos mnimos de desmoldagem, contados aps o fim da betonagem, devem seguir o especificado no REBAP. A desmoldagem de qualquer pea no deve ser executada sem a autorizao da EDP Distribuio. As superfcies de beto devem ser limpas e os orifcios resultantes dos dispositivos de amarrao sero obturados logo aps a desmoldagem.

ECT ANEXO 01 (edio Dezembro 2006)

5/6

EDP Distribuio

ET 304-B BETES, MOLDES E ARMADURAS

Critrios de medio As reas constantes das Medies foram calculadas a partir dos desenhos do projecto. Admitiu-se que as sapatas do edifcio de comando podero ser betonadas contra o terreno, pelo que no foram considerados moldes para as mesmas. De resto, para todos os restantes elementos de obra enterrados relativos ao edifcio, nomeadamente, lintis e canais de cabos, no se admitiu a betonagem contra o terreno, tendo-se considerado os respectivos moldes, dispensando-se contudo os moldes na superfcie inferior. 3. ARMADURAS

Disposies Gerais Os aos para armaduras a aplicar na obra seguiro rigorosamente as condies estipuladas no REBAP, bem como o prescrito nestas ECT Os aos para armaduras dos diferentes tipos sero armazenados convenientemente, de modo a evitar o seu contacto com o solo. As armaduras sero moldadas de acordo com o descrito no REBAP e com os elementos de projecto. As armaduras sero bem amarradas umas s outras com arame recozido por forma a garantir suficiente rigidez do conjunto para evitar deformaes por choque ou vibrao. As sobreposies e os comprimentos de amarrao seguiro as regras estipuladas no REBAP, a no ser que sejam impostos outros procedimentos nos elementos de projecto. No ser permitida a dobragem dos vares a quente. As armaduras devem ser colocadas em obra de acordo com os elementos de projecto que sero rigorosamente seguidos, tais como instrues que a EDP Distribuio pretenda dar. As armaduras sero bem amarradas, apoiadas em pequenos blocos de argamassa e colocadas com os ganchos voltados para o interior do beto, por forma a garantir os recobrimentos especificados nos elementos de projecto, sendo nos casos omissos adoptados os seguintes valores mnimos: em elementos acima do solo, 3 cm; em elementos enterrados ou expostos aco da gua, 5 cm. As betonagens s podero ser iniciadas aps a verificao das armaduras por parte da EDP Distribuio, e sero particularmente cuidadas, de modo a que as suas diferentes operaes no interfiram com o posicionamento das mesmas.

ECT ANEXO 01 (edio Dezembro 2006)

6/6

You might also like