You are on page 1of 4

ANLISE DAS FORAS EM FRESAMENTO HSC ANALYSIS OF FORCES IN HSC MILLING

Eli Jorge da Cruz Junior, Leonardo Yuiti Tanaka Komatsu, Aldo Marcel Yoshida Rigatti, Alessandro Roger Rodrigues Campus de Ilha Solteira Faculdade de Engenharia Engenharia Mecnica
eli.jcruz@yahoo.com.br. Palavras chaves: fresamento; foras; HSC Keywords milling; forces; HSC

1. INTRODUO A tecnologia de usinagem em altas velocidades de corte (High-Speed Cutting - HSC) vem sendo desenvolvida principalmente para as operaes de fresamento. Esta operao atende duas reas da manufatura: as operaes de desbaste e acabamento de materiais no ferrosos, visando altas taxas de remoo de material e o semi-acabamento e acabamento de materiais ferrosos, visando a qualidade do acabamento superficial. Para o primeiro caso, os principais campos de aplicao so os setores aeronutico, aeroespacial e automobilstico. A segunda opo tem sua principal utilizao nos fabricantes de moldes e matrizes, envolvendo aqui a indstria automobilstica, eletrodomsticos e bens de consumo (Schtzer,1999). A definio de alta velocidade de corte controversa. O renomado Institut fr Produktionsmanagement, Technologie und Werkzeugmaschinen (PTW) da Alemanha, tendo por base mais de duas dcadas de pesquisa sobre o tema, define usinagem com alta velocidade como a usinagem realizada com velocidades de corte que excedem as convencionais de um fator de cinco a dez vezes. Alguns pesquisadores afirmam que recorrer somente velocidade de corte tradicional para definir alta velocidade de corte insuficiente. Assim, o termo alta velocidade de corte depende do tipo de material usinado e do tipo de operao executada. A fora total que atua sobre a aresta de corte durante a usinagem chamada fora de usinagem. Suas componentes, de acordo com a norma DIN 6584 de 1963, so as foras ativa e passiva, que so perpendiculares ao plano de trabalho. A fora passiva a projeo da fora de usinagem no plano de trabalho, onde os movimentos de usinagem so realizados. A fora de usinagem dividida em fora de corte, fora de avano, fora de apoio e fora efetiva de corte. A fora de usinagem depende de uma srie de fatores como: material da pea, rea da seco de corte, espessura de corte, geometria da ferramenta, ngulo de posio, estado de afiao da ferramenta lubrificao e velocidade de corte. A presso especfica de corte tem uma relao direta com os resultados da usinagem (Salmon, 1992). Valores altos geram elevadas taxas de transferncia de calor e grandes tenses residuais na pea, que podem convergir para uma pobre integridade superficial do produto, enquanto valores baixos resultam em menos danos pea, indicando qualidade e eficincia da ferramenta de corte (Ersoy, 2004). A presso especfica de corte ks considerada um bom ndice de usinabilidade dos materiais e permite compreender todo o processo de corte (Polini e Turchetta, 2004). A presso especfica de corte definida como a razo entre a fora de corte e a rea da seo de corte (Machado e Silva, 1999). Sua unidade dada em energia por unidade de volume ou fora por rea. Segundo Ferraresi (1970), o aumento do avano causa uma diminuio no grau de recalque, acarretando em reduo na presso especfica de corte.

09423

2. FUNDAMENTAO TERICA E OBJETIVOS 2.1 Fundamentao Terica O monitoramento da fora de usinagem ou de suas componentes a base para o projeto de uma mquina-ferramenta e a determinao da preciso e das condies de corte, para certas condies de trabalho (deformao da ferramenta, mquina e pea). As foras de usinagem tambm so importantes para a explicao de mecanismos de desgaste e podem servir como um critrio para a determinao da usinabilidade de um material de pea. 2.2 Objetivos Este trabalho tem como objetivo analisar as foras de usinagem e calcular a presso especfica de corte no fresamento, sob duas diferentes condies de usinagem. 3. MATERIAIS E METODOLOGIA 3.1 MATERIAIS Os materiais, ferramentas e mquinas empregadas neste trabalho foram: Ao COS AR 60 (COSIPA S/A) Centro de usinagem vertical CNC Romi Discovery 560 Dinammetro Piezeltrico Kistler modelo 9257BA de 3 componentes Insertos Sandvik Coromant modelo R390-11 T3 08M-PM 4220 (Classe P20) Suporte dos insertos de 25 mm (cdigo R390-025A25-11L) Software LabVIEW Software Matlab 3.2 METODOLOGIA Os ensaios de usinagem foram realizados em um centro de usinagem e para aquisio dos dados das foras foram usados um dinammetro piezeltrico e o software LabVIEW. A montagem pode ser conferida na figura 01.

Dispositivo de fixao

Alojamento do corpo de prova Mesa do Centro de Usinagem

Dinammetro Grampo

Fig. 01: Montagem experimental para medio da presso especfica de corte em fresamento Todos os ensaios foram realizados em fresamento de topo concordante, conforme as condies de corte apresentadas a seguir na tabela 01.

09424

Tab. 01: Condies de corte.


Condies de corte C1 C2 Velocidade de corte [m/min] 589 589 Profundidade de corte [mm] 3 3 Avano por dente [mm/z] 0,05 0,2

Os corpos de prova foram pr-usinados nas dimenses de 10x24x25 mm. No total foram fabricados 4 corpos de prova, 2 para cada condio de usinagem e em cada corpo de prova foi usinado 3 larguras de usinagem de 2 mm. A composio qumica do ao COS AR 60 dada pela tabela 02. Tab. 02: Composio qumica do ao COSAR 60.
C 0,15 Mn 1,49 P 0,027 S 0,009 Si 0,27 Al 0,046 Cu 0,005 Cr 0,276 Ni 0,008 Nb 0,048 V 0,044 Ti 0,016 Ceq 0,40

A presso especfica de corte foi calculada atravs da equao 01, usando o mtodo da integrao 1/3 de Simpson. Fx e Fy so as componentes vetoriais do corte, vc a velocidade de corte, tc o tempo de corte e Vcav o volume de cavaco removido.

ks =

vc Vcav

(F
tc 0

+ Fy

dt

Eq. (01)

Para o clculo da equao 01, foi elaborada uma rotina computacional no programa Matlab, que l os dados de fora, corrige os rudos, analisa o comportamentos dos sinais de fora nas 3 direes e processa o valor da presso especfica de corte. 4. RESULTADOS E DISCUSSES A figura 02 apresenta os valores mdios das foras de usinagem mximas e RMS, obtidos para as duas diferentes condies de corte.
350
Mxima RMS

Fora de Usinagem [N]

300 250 200 150 100 50 0


C1

303,3

164,1 111,7 53,5

C2

Condies de Usinagem

Fig. 02: Foras Mximas e RMS dos sinais de fresamento. A mdia das foras de usinagem mximas apresentaram desvios de 6,6 % e 17,5 % para as condies C1 e C2, respectivamente. J as foras de usinagem RMS apresentaram desvios de 1,9 % e 3,9 % para as condies C1 e C2, respectivamente. Analisando os valores, tem-se um aumento de 46,9% nas foras de usinagem mximas e de 52,1% nas foras RMS. Na figura 03 tm-se os valores mdios da presso especfica de corte para as duas condies de corte com seus respectivos desvios.

09425

Presso Especfica de Corte ks [N/mm]

5 4 3 2 1 0 C1 C2

Fig. 02: Presso especifica de corte

Analisado os valores, observa-se uma reduo de 34,6% na presso especfica de corte com a mudana da condio de corte de C1 para C2. A reduo da presso especfica de corte pode ser explicada com base na relao entre potncia de corte e taxa de remoo de material. O aumento do avano acarreta em um acrscimo na taxa de remoo de material maior do que na potncia de corte, reduzindo assim a presso especfica de corte. 5. CONCLUSES A anlise dos resultados permite delinear as seguintes concluses: O acrscimo do avano causou um aumento nas foras de usinagem. Este aumento causado pela maior da taxa de remoo de cavaco, resultando assim em maiores foras. O aumento do avano por dente tambm apresenta uma grande contribuio na reduo na presso especfica de corte. O aumento do avano causa uma reduo no tempo de usinagem, reduzindo custos e aumentando produtividade. A diminuio na presso especfica de corte melhora a integridade superficial da pea o que acarreta melhorias no seu desempenho em servio. Com a reduo da presso especfica de corte diminui-se a energia consumida pela mquina-ferramenta, minimizando custos. Referncias Bibliogrficas ERSOY, A., ATICI, U. Performance characteristics of circular diamond saws in cutting of different type of rocks. Diamond and Related Materials, v. 13, p. 22-37, 2004. FERRARESI, D. Fundamento da usinagem dos metais. 9. ed. So Paulo: Edgard Blcher, 1977. 751p. FLOM, D.G., KOMANDURI, R. High Speed Machining, In: DAVIS, J. R. (Ed.). Metals Handbook: Machining, 9. ed., Ohio: ASM, vol. 16, pp. 597-606, 1989. MACHADO, A. R.; SILVA, M. B. Usinagem dos metais. 4.ed. Uberlnda-MG: Editora da Universidade Federal de Uberlndia, 1999. 224p. SALMON, S.C, Fundamentals of grinding. In:__. Modern griding process tecnology. 1 ed. EUA: McGraw-Hill, 1992. P. 89-101. SCHTZER, K., SOUZA, A. F., DIONISIO, C. C. C., Introduo do processo HSC na indstria brasileira, Mquinas e Metais, So Paulo, v. 407, p. 32-45, 1999.b

09426

You might also like