You are on page 1of 4

Qual a anatomia da mama, tipos de mamilos e a fisiologia da lactao?

? As mamas so formadas por um conjunto de glndulas, que tem como funo principal a produo de leite. Desenvolve-se no embrio na regio anterior do trax, entre a segunda e sexta costela, na chamada linha do leite, que se estende da axila regio inguinal, onde podem persistir formando as chamadas mamas acessrias na idade adulta. constituda por um conjunto de 15 a 20 unidades funcionais conhecidas como lobos mamrios, representados por 20 ductos terminais que se exteriorizam pelo mamilo. Apresentam a forma cnica ou pendular, variando de acordo com as caractersticas biolgicas corporais e com a idade da pessoa. Parede Torcica Msculos peitorais Lobo mamrio Mamilo Arola Ductos lactferos Tecido adiposo Pele

A mama, alm do tecido glandular, composta por gordura, tecido conjuntivo, vasos sanguneos, vasos linfticos e fibras nervosas. O principal suprimento sanguneo vem das artrias mamrias internas (60%) e da mamria externa ou torcica lateral (30%). O restante do suprimento derivado de pequenos ramos das artrias intercostais, artria toracodorsal, subescapular e toracoacromial. A drenagem linftica da mama ocorre preferencialmente para a axila (97%), e o restante drena para a cadeia mamria interna (3%). As duas 2 hormonas mais importantes so: A prolactina (produzida na glndula pituitria anterior) que estimula a secreo de leite nos alvolos, em resposta estimulao da arola e do mamilo por parte do beb. Quando o mamilo estimulado a prolactina libertada e inicia-se a produo de leite. Quanto mais o beb estimula a mama, mais leite produzido. Se existe restrio amamentao, porque o beb no vai mama, ou porque retirado antes de terminar uma mamada espontaneamente, a produo pode no ser estimulada adequadamente. A ocitocina (produzida na glndula pituitria posterior), libertada por surtos durante a amamentao, e provoca a descida do leite atravs dos ductos at ao mamilo (o reflexo da descida ou ejeco). Quando o beb mama, ao tocar com a boca no mamilo e na arola envia mensagens nervosas para a glndula pituitria que liberta a ocitocina na corrente sangunea. Isto provoca a contraco das clulas mioepiteliais dos alvolos e a ejeco do leite, que vai provocar um aumento do dimetro dos ductos lactforos e e o movimento do leite para o mamilo. Entre as ejeces de leite, o dimetro dos ductos retorna ao seu valor pr ejeco, sugerindo que a acumulao de leite no se faz nos grandes ductos (canais) mas nos pequenos canalculos.

De incio este reflexo no condicionado, com resposta a um estmulo fsico mas, mais tarde torna-se condicionado, e apenas o choro, a viso ou pensamento do beb pode ser suficiente para provocar o fluxo de leite. Se a me se encontra deprimida, cansada ou com falta de confiana na amamentao o reflexo da ocitocina pode ser inibido, embora esta inibio temporria e parcial possa ser revertida. A ocitocina a responsvel pelo desconforto sentido por algumas mulheres durante as primeiras semanas, e que normal. Sinais e sensaes de um reflexo de ocitocina activo:

sensao de presso, formigueiro, picada nos seios imediatamente antes ou durante uma mamada pingar de leite dos seios quando pensa no beb ou o ouve chorar gotejar de leite do outro seio, quando o beb est a mamar leite a escorrer dos seios se o beb larga o seio durante a mamada dores pela contraco do tero, com pequena perda de sangue eventual, durante as mamadas na primeira semana suces profundas e lentas, seguidas de deglutio. Mostrando que o leite est fluindo para a boca do beb.

Controlo local O sucesso do aleitamento materno depende da remoo de leite da mama. H um controlo local, que inibe a produo de leite para esta no ser exagerada. Permite um equilbrio desejvel entre a oferta e a procura. Controlo local de produo de leite:

Se a a mama fica cheia de leite, a produo pra. A capacidade de produo das mamas diferente e independente, e o ritmo a que o leite produzido varivel. Quanto mais leite tirado mais leite produzido. Normalmente o beb no "esvazia" completamente a mama, porque as clulas produzem constantemente leite. Por outro lado, se o beb no mama bem a mama no recebe o estmulo adequado e no produz o leite suficiente. A diferente capacidade de armazenamento de leite de cada mulher ajuda a explicar a diferente frequncia de mamadas de cada recm nascido. Quando o beb mama, as terminaes nervosas presentes no mamilo geram impulsos que so levados at a hipfise, glndula situada no crebro, que em sua regio anterior ir produzir a prolactina, sendo liberada na corrente sangunea seguir aos alvolos ativando suas clulas secretoras de leite. Segundo SCHMITZ e cols. (1995) um dos fatores que pode dificultar a amamentao o tipo de mamilo que a me apresenta. Caso o mamilo seja plano ou invertido pode dificultar a suco. Entre os tipos de mamilos, os autores apresentam os mamilos protuso, semiprotuso, invertido e plano: Mamilo plano Situa-se no mesmo nvel da arola, pouco elstico, dificultando a pega e suco. Neste caso a prega faz-se manualmente. Mamilo protuso mamilo normal, elstico de fcil pega e suco, ideal para amamentar. Mamilo semiprotuso mamilo pouco menos protuso, tambm elstico de fcil pega e suco, ideal para amamentar. Mamilo invertido Inverso total do mamilo, ocasionando seu desaparecimento. de difcil pega e suco, exigindo da mulher muita pacincia.

Comente sobre os dez passos para o sucesso do aleitamento. Dar somente leite materno at os seis meses, sem oferecer gua, chs ou qualquer outro alimento. A partir dos seis meses, oferecer de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno at os dois anos de idade ou mais. A partir dos seis meses, dar alimentos complementares trs vezes ao dia se a criana receber leite materno e cinco vezes ao dia se estiver desmamada. A alimentao complementar deve ser oferecida sem rigidez de horrios, respeitando-se sempre a vontade da criana. A alimentao complementar deve ser espessa desde o incio e oferecida de colher; comear com consistncia pastosa (papas /purs), e gradativamente aumentar a sua consistncia at chegar alimentao da famlia. Oferecer criana diferentes alimentos ao dia. Uma alimentao variada uma alimentao colorida. Estimular o consumo dirio de frutas, verduras e legumes nas refeies. Evitar acar, caf, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderao. Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir o seu armazenamento e conservao adequados. Estimular a criana doente e convalescente a se alimentar, oferecendo sua alimentao habitual e seus alimentos preferidos,respeitando a sua aceitao.

Quais as vantagens do aleitamento materno sobre o aleitamento artificial? So inmeras as vantagens da amamentao, especialmente nos primeiros meses de vida. Em primeiro lugar, ela garante, em muitos casos, a sobrevivncia das crianas, e, particularmente, daquelas em condies desfavorveis e / ou que nascem com baixo peso. Quanto mais a criana mamar no peito, mais protegida estar. Estudo realizado em Porto Alegre e Pelotas, no Rio Grande do Sul, mostrou que as crianas menores de um ano no amamentadas tiveram um risco quatorze vezes maior de morrer por diarria e quase quatro vezes maior de morrer por doena respiratria, quando comparadas com crianas da mesma idade alimentadas exclusivamente ao seio. O efeito protetor do leite materno tem incio logo aps o nascimento. A mortalidade por enterocolite necrotizante, por exemplo, onze vezes menor em recm-nascidos pr-termo recebendo leite materno exclusivo e 3,5 vezes menor naqueles com alimentao mista, quando comparados com recm-nascidos recebendo frmulas lcteas. O leite humano, em virtude das suas propriedades antiinfecciosas, protege as crianas contra diferentes infeces desde os primeiros dias de vida. A incidncia de infeces neonatais, por exemplo, foi reduzida em maternidades de pases em desenvolvimento que passaram a promover o aleitamento materno. H evidncias de que o leite humano, alm de diminuir o nmero de episdios de diarria, encurta o perodo da doena quando ela ocorre e reduz o risco de desidratao. O leite materno protege a criana contra infeces respiratrias e parece diminuir a gravidade dos episdios das mesmas. Em Pelotas / RS, a ocorrncia de internaes hospitalares por pneumonia no primeiro ano de vida foi dezessete vezes maior para as crianas no amamentadas, quando comparadas com crianas que recebiam como nica alimentao o leite materno. Nos primeiros trs meses, esse risco chegou a ser 61 vezes maior para as crianas no amamentadas. O aleitamento materno tambm protege contra otite mdia aguda. Alm de um menor risco para contrair esta doena, as crianas amamentadas apresentam uma menor durao da otite mdia secretria. Outras infeces, alm das j citadas, tambm esto associadas com as prticas alimentares de crianas menores de um ano. As crianas no amamentadas mostraram um risco 2,5 vezes maior de morrer, no primeiro ano de vida, por infeco que no a diarria ou doena respiratria, quando comparadas com as amamentadas exclusivamente. Crianas menores de trs meses alimentadas com leite no humano mostraram um risco maior de hospitalizao por infeco bacteriana, quando comparadas com crianas amamentadas. Alm da presena dos fatores de proteo contra infeces no leite materno, a amamentao evita os riscos de contaminao no preparo de alimentos lcteos e de diluies inadequadas leites muito diludos ou concentrados , que interferem no crescimento das crianas (refletido no ganho de peso insuficiente ou de sobrepeso, respectivamente).

Outra importante vantagem do aleitamento materno o custo. A amamentao uma fonte de economia para a famlia, especialmente nos pases em desenvolvimento, onde grande parte da populao pertence aos nveis socioeconmicos mais baixos. A alimentao artificial consome grande parte da renda familiar, sendo que tais recursos poderiam ser utilizados para comprar outros alimentos e suprir as demais necessidades da famlia. Alimentar uma criana, nos seis primeiros meses de vida, com leite artificial consome cerca de 13% do salrio-mnimo e quase 1/3, se o leite for do tipo modificado. Existem muitas outras vantagens da amamentao, tanto para a me quanto para a criana, entre as quais uma possvel proteo contra a sndrome da morte sbita, o diabete mlito insulino-dependente, a doena de Crohn, a colite ulcerativa, o linfoma, as doenas alrgicas, o cncer de mama e o de ovrio na mulher que amamenta, alm de otimizar o desenvolvimento neurolgico da criana e promover o vnculo afetivo entre me e filho. O leite materno fundamental para a sade das crianas nos seis primeiros meses de vida, por ser um alimento completo, fornecendo inclusive gua, com fatores de proteo contra infeces comuns da infncia, isento de contaminao e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criana. Alm do mais, o ato de amamentar importante para as relaes afetivas entre me e filho. J foi demonstrado que a complementao do leite materno com gua ou chs nos primeiros seis meses de vida desnecessria, inclusive em dias secos e quentes. Recm-nascidos normais nascem suficientemente hidratados para no necessitar de lquidos, alm do leite materno, apesar da pouca ingesto de colostro nos dois ou trs primeiros dias de vida. A amamentao exclusiva tem sido recomendada por oferecer maior proteo contra infeces. O efeito protetor do leite materno contra diarrias, como foi citado anteriormente, pode diminuir consideravelmente quando a criana recebe, alm do leite da me, qualquer outro alimento, incluindo gua ou ch. Portanto, o aleitamento materno exclusivo sem complementao com gua ou chs deve ser enfatizado nos primeiros meses de vida, considerando, entre outros fatores, que uma parcela significativa da populao brasileira vive em condies precrias e a diarria ainda importante causa de mortalidade infantil. Sob o ponto de vista nutricional, a complementao precoce desvantajosa para a nutrio da criana, alm de reduzir a durao do aleitamento materno e prejudicar a absoro de nutrientes importantes existentes no leite materno, como o ferro e o zinco. A complementao com outros alimentos e lquidos no nutritivos diminui o volume total do leite materno ingerido, independente do nmero de mamadas. Como os alimentos oferecidos s crianas pequenas, nos primeiros anos de vida, no so nutricionalmente to adequados quanto o leite materno, outro fator que deve ser considerado na amamentao no exclusiva o uso de mamadeiras para ofertar lquidos criana. Essa prtica pode ser prejudicial, uma vez que a mamadeira uma importante fonte de contaminao, alm de reduzir o tempo de suco das mamas, interferindo na amamentao sob livre demanda, alterar a dinmica oral e retardar o estabelecimento da lactao. A tcnica de suco da mama e da mamadeira / chupeta so distintas. Os movimentos da boca e da lngua necessrios para a suco da mama so diferentes daqueles utilizados para sugar a mamadeira, confundindo o beb. De fato, recm-nascidos, expostos mamadeira, podem apresentar dificuldade em sugar o peito. Alguns bebs amamentados, aps exposio mamadeira, choram, ficam inquietos, pegam e largam o peito por dificuldades na suco, o que pode diminuir a autoconfiana de suas mes, por acreditarem que os bebs no gostam de seu leite, que rejeitam o peito, entre outros. Vrios estudos relatam associao entre o uso da mamadeira e desmame precoce. Outro risco conhecido da alimentao artificial a diluio inadequada do leite, muitas vezes por falta de recursos das mes, na tentativa de fazer com que o leite dure mais. Fmulas / leites fluidos muito diludos ou muito concentrados so prejudiciais para a criana por influir no ganho de peso para menos ou para mais, respectivamente. A amamentao exclusiva importante tambm na diminuio da fertilidade aps o parto. Sabe-se que a ausncia de menstruao devido lactao depende da freqncia e da durao das mamada. Em comunidades onde as mulheres amamentam por menos tempo e comeam a complementar a dieta da criana mais cedo, o perodo em que a mulher fica sem menstruar depois do parto menor. Existe consenso de que a mulher que amamenta, at os seis meses aps o parto e cuja apresenta proteo contra nova gravidez. O espaamento entre os nascimentos conferido pelo aleitamento materno importante para a sade da criana, especialmente nas populaes menos privilegiadas. A mortalidade em crianas que nasceram at dois anos aps o nascimento de um irmo ou cujas mes engravidaram antes que completassem dois anos, em 39 pases em desenvolvimento, consideravelmente maior do que a encontrada entre as crianas que tm uma diferena de dois ou mais anos com o irmo mais prximo. Quais os aspectos relacionados composio do leite de vaca e o leite materno?

Quais os motivos do choro no RN O choro a nica forma de o pequeno comunicar o que deseja, especialmente nos primeiros meses de vida. a forma de ele se expressar antes que seja capaz de dizer as primeiras palavras. No recm-nascido, considerado um ato reflexo. Com o tempo, ele se modifica. O beb comea a reconhecer o ambiente em que vive e isso vai alterando seu comportamento, explica a pediatra Devani Pires, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A partir do terceiro ms, a criana passa a entender que, ao precisar de algo, basta abrir o berreiro. A, nessa fase, o choro passa a ser voluntrio.

Fome: gemidos semelhantes a um apelo que no cessam com carinhos somente quando estiver satisfeito. Dor: grito agudo seguido de um pequeno intervalo. Fralda suja ou roupa desconfortvel: choro fraquinho e estridente. Clica: choro agudo e intenso, normalmente leva a criana a esticar e encolher as perninhas, tremer o queixo e fazer cara de dor. Frio ou calor: um choro copioso de desconforto. Excesso de estmulo ou irritao: um choro meloso que ocorre ao fim de um dia movimentado. Sono: criana agitada e com choro nervoso. Emocional: choro geralmente acompanhado de soluos, como se o pequeno estivesse meio "engasgado" de raiva ou brabeza. Elimine cada opo at chegar em uma que acalme seu beb. Se o choro persistir, o beb pode estar com febre ou com alguma dor. No oferea remdios sem orientao mdica. Procure o pediatra do seu filho e com ele descubra o que o pequeno tem. 0 a 3 meses um perodo que a criana tem muitas clicas. Para evit-las, faa massagens na barriga do seu beb e mexa suas perninhas (bicicleta) de duas a trs vezes ao dia e no somente nos perodos e clicas. 3 a 6 meses continue somente com leite materno, alm de satisfazer a necessidade de suco de seu beb, no sobrecarregar o seu rim e intestino com nutrientes pesados contidos em outros tipos de alimentos, evitando assim desconfortos. 6 a 12 meses Criana no sabe o que manha ou birra at os 12 meses. Por isso, se a criana chorar, atenda e verifique as causas do choro. Quais os cuidados com as mamas que a enfermagem pode orientar em relao mastite, no perodo gravdico-puerperal?

Mastite Puerperal: Causada pela obstruo dos ductos mamrios no perodo da amamentao. Pode causar reas dolorosas nas mamas ou nos mamilos causando febre. Amamentar a maneira mais eficaz de remover a obstruo e aliviar os sintomas, e no prejudicial ao beb. A presena das rachaduras nos mamilos causadas pela amamentao aumenta a probabilidade da infeco. Em alguns casos a febre pode tornar-se severa, requerendo tratamento antibitico. Em dez por cento dos casos os abcessos necessitam ser drenados cirurgicamente. Massagem e aquecimento local antes da amamentao so indicados pelo favorecimento na abertura dos ductos. Qual a legislao que protege a amamentao? Legislao: artigos 35, n 1 i), 47, 48 e 65 da Lei 7/2009 de 12.02 Contedo: direito da me que amamenta o filho a ser dispensada do trabalho para o efeito e durante o tempo que durar a amamentao. Nota 1: No caso de no haver amamentao e desde que ambos os progenitores exeram actividade profissional, qualquer deles ou ambos, consoante deciso conjunta, tm direito a dispensa para aleitao, at o filho perfazer um ano. A dispensa diria para amamentao ou aleitao gozada em dois perodos distintos, com a durao mxima de uma hora cada, salvo se outro regime for acordado com o empregador. No caso de nascimentos mltiplos, a dispensa diria acrescida de mais trinta minutos por cada gmeo alm do primeiro. Se qualquer dos progenitores trabalhar a tempo parcial, a dispensa diria para amamentao ou aleitao reduzida na proporo do respectivo perodo normal de trabalho, no podendo ser inferior a trinta minutos. Neste caso, a dispensa diria gozada em perodo no superior a uma hora e, sendo caso disso, num segundo perodo com a durao remanescente, salvo se outro regime for acordado com o empregador. Condies: No caso de dispensa para amamentao, a trabalhadora comunica ao empregador com uma antecedncia de dez dias relativamente ao incio da dispensa. Se a amamentao se prolongar para l de um ano, deve apresentar atestado mdico. No caso de dispensa para aleitao, o progenitor deve comunicar ao empregador com uma antecedncia de dez dias relativamente ao incio da dispensa, apresenta ainda declarao conjunta, declara qual o perodo de dispensa gozado pelo outro progenitor (se for caso disso) e junta prova de que o outro progenitor exerce actividade profissional (e caso seja trabalhador por conta de outrem, prova de que informou o respectivo empregador da deciso conjunta). Efeitos: a dispensa para amamentao ou aleitao, no determina a perda de quaisquer direitos e considerada como prestao efetiva de trabalho (artigo 65, n 2).

You might also like