You are on page 1of 3

Externato Maria Auxiliadora Ficha de Trabalho | Estudo Acompanhado

Definio e tarefas envolvidas em cada palavra-chave


1. L o texto que se segue De acordo com os historiadores e arquelogos o domnio da produo do fogo foi um dos principais avanos da humanidade. Na poca anterior descoberta da produo do fogo, os seres humanos tinham que esperar um raio cair numa rvore ou iniciar um incndio numa floresta. O homem ficava totalmente a depender do acaso para conseguir o fogo. Com o desenvolvimento da inteligncia, atravs da observao, o homem conseguiu produzir o fogo. Este processo ocorria de duas formas: 1) batendo uma pedra na outra e produzindo fasca que atingia palha; 2) friccionando gravetos secos numa madeira at produzir a fasca, atingindo a palha. Com a produo do fogo, o homem pr-histrico garantiu um grande avano, pois podia iluminar a caverna, cozinhar a carne, espantar os animais selvagens e garantir o aquecimento nas pocas de frio. Histria7, Porto Editora

Como Analisar?
1.1 Analisa o texto e indica por que razo o autor refere que o domnio da produo do fogo foi um dos principais avanos da humanidade.
O autor do texto refere que a produo do fogo foi um avano muito importante para a humanidade porque com o domnio do fogo, os homens pr-histricos viram a sua vida facilitada uma vez que puderam comear a cozinhar, noite j tinham iluminao, com o fogo espantavam os animais selvagens como os ursos e aqueciam-se.

Como Avaliar?
1.2 Avalia a importncia do domnio do fogo. O domnio do fogo foi extremamente importante pois a partir desta inveno os prhistricos tinham a vida mais facilitada pois podiam proteger-se dos animais, cozinhar a carne, aquecerem-se nas noites frias, entre outras vantagens. Deixaram de conhecer o fogo atravs de fenmenos naturais, como os raios, mas antes aprenderam a produzir e assim, podiam faz-lo sempre que quisessem.

Como Averiguar?
1.3 Averigua de que modo o fogo era conhecido, antes dos pr-histricos aprender a produzi-lo. Os pr-histricos tinham que esperar um raio cair numa rvore ou iniciar um incndio numa floresta.

Como Enumerar?
1.4 Enumera como se podia produzir fogo no perodo da pr-histria. O fogo podia produzir-se de duas formas: 1 batendo uma pedra na outra 2 friccionando gravetos secos em madeira

Externato Maria Auxiliadora Ficha de Trabalho | Estudo Acompanhado

Como Esquematizar?
1.5 Realiza um esquema das vantagens do fogo, segundo a informao do texto.

Iluminar

Aquecer

Vantagens do fogo

Cozinhar

Espantar os animais ferozes

Como Explicar?
1.6 Explicas as vantagens do uso do fogo. O uso do fogo trouxe muitas vantagens s comunidades pr-histricas uma vez que eles permitiram passar a cozinhar, iluminar, aquecer e espantar os animais ferozes pois at o descobrirem, a sua vida era bastante mais dificultada.

Como Ilustrar?
1.7 Ilustra com um desenho uma das formas de produzir o fogo na Pr-histria.

Como Comentar?
1.8 Comenta a frase O homem ficava totalmente a depender do acaso para conseguir o fogo. A frase acima significa que antes do domnio do fogo, o homem pr-histrico s o via quando, por acaso, aconteciam fenmenos naturais como atravs de raios ou incndios que ocorriam com a temperatura mais elevada.

Como Definir?
1.9 Define Arquelogo. O arquelogo estuda as culturas e sociedades antigas atravs da anlise dos seus
vestgios materiais.

Externato Maria Auxiliadora Ficha de Trabalho | Estudo Acompanhado

Como Justificar?
1.10 Justifica a importncia do domnio do fogo. O domnio do fogo permitiu cozinhar, iluminar, aquecer e espantar os animais ferozes.
2. L o texto que se segue

O mgico e o castelo
Eu sou um mgico e moro num castelo encantado. S as crianas que conhecem o meu segredo... Quando um homem passa pelo meu castelo, o que v uma casa como as outras: com portas, janelas, telhado vermelho, varanda de ferro... S as crianas que vm o castelo encantado. Com torres de acar e chocolate. Pontes que sobem e descem, puxadas ou empurradas por anezinhos barrigudos vestidos de verde. Os trincos das portas, vocs pensam que so de metal? - Nada disso. So de marmelada e doce de ma!

Como Interpretar?
Para interpretares este texto, responde: Onde vive o mgico?_________________________________________________________________________ Quem conhece o seu segredo?_________________________________________________________________ De que so feitas as torres do castelo encantado?___________________________________________________ E os trincos das portas?_______________________________________________________________________

Como Comparar?
1.9 Compara a casa dos teus pais com a casa dos teus avs. A casa dos meus pais tem dois andares, enquanto que a casa dos meus avs s tem um piso. No andar de cima da casa dos meus pais ficam os quartos de dormir, uma casa de banho e uma sala. No piso inferior existe uma cozinha, uma sala e um escritrio, alm da casa de banho. J na casa dos meus avs, o rs do cho tem uma sala, dois quartos, uma casa de banho e uma cozinha. Apesar da casa dos meus pais ser maior, a casa dos meus avs possui um jardim grande e muito bonito onde adoro brincar.

Como Descrever?
1.11 Descreve as tuas caractersticas fsicas. Eu sou alta, morena, tenho cabelos compridos de cor castanho e tenho olhos verdes.

You might also like