You are on page 1of 69

Como configurar envio de e-mails no Call Center?

Reviso: 17/06/2005

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

1. No ambiente Configurador, opo 'Usurio/Senhas/Senha de Usurio',


cadastrar um usurio. Exemplo: 'Usuario 001' 2. Ainda nesta opo, na pasta 'Outras Informaes', cadastrar um e-mail para o usurio criado. Ex: usuario001@microsiga.com.br 3. No ambiente Configurador, opo 'Ambiente/Cadastros/Parmetros', informar, no parmetro MV_RELSERV, o servidor de envio de e-mails. Exemplo: smtp. empresa.com.br 4. No ambiente Call Center, acessar com o usurio cadastrado. 5. Na rotina 'Cadastro de Posto de Vendas', configurar a opo 'Envia e-mail = Sim'. 6. Na rotina 'Cadastro de Aes', amarrar o responsvel (outro usurio que vai receber o e-mail). Ex: beltrano@microsiga.com.br 7. No 'Cadastro de Operadores', boto 'Configurao de e-mail', informar: Conta: (conta do usurio - no o e-mail). Exemplo: Usuario 001 Senha: Senha que utilizada para o e-mail cadastrado no ambiente Configurador ( fulano@microsiga.com.br) 8. Ao confirmar um atendimento no Telemarketing (somente o telemarketing envia e-mail), caso seja escolhido um reponsvel que tenha o e-mail cadastrado no ambiente Configurador ( beltrano@microsiga.com.br), o sistema enviar um e-mail para esse usurio, independente do status da operao. Grupos Relacionados Principal / F.A.Q. / Vendas - Clientes

Como gerar a agenda do operador via atend. TMK?


Reviso: 17/06/2005

Abrangncia Verso 6.09 Verso 7.10 Verso 8.11

Para gerar a agenda do operador viar atendimento Telemarketing, necessrio:

1. Acessar o ambiente Call Center, opo 'Atualizaes/Marketing/Listas de Contatos' e incluir uma lista de tarefa, preenchendo os seguintes campos: Entidade (cliente, por exemplo) Tipo Contato (voz, por exemplo) Rotina (todos) Operador: operador pr-cadastrado no sistema (pode ser o prprio Administrador).

Repare que, no Cadastro de Operadores, o campo 'Atendimento' (U7_TIPOATE) e 'Posto' (U7_POSTO) devem estar devidamente preenchidos, da seguinte forma: Atendimento: Ambos Posto: No posto selecionado, verifcar se no Cadastro de Postos, o campo 'Ligaes' (U0_BOUND) tambm est preenchido com 'Ambos'.

Configurao - Neste campo deve ser selecionada a configurao do TMK, previamente cadastrada na opo 'Atualizaes/Marketing/Config. TMK'. Telefone (residencial, por exemplo). Note que nos Cadastros de Clientes e Contatos, devem ter os campos de telefone devidamente preenchidos. importante que, no Cad. de Clientes tenha sido amarrado um contato associado ao(s) cliente(s). Campanha - Selecione a campanha previamente cadastrada. Script - Selecione o script previamente cadastrado.

Preenchidos os campos citados, ao confirmar e entrar em Atualizaes/Atendimento/Agenda do Operador, observe que a agenda do dia estar pronta.
Observao: Se alguma das amarraes no estiverem cadastradas, o sistema no conseguir confirmar a lista e ser apresentado um assistente com a informao: 'SEMDADOS - No existem registros para consulta'.

Como gerar registro na workarea (agenda)?


Reviso: 16/06/2005

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

Para gerar um registro na workarea (agenda) no cenrio de vendas, necessrio cadastrar uma estrutura de vendas para que seja possvel manipulao e agendamento da workarea.

Como imprimir a agenda de representantes no Call ?


Reviso: 16/06/2005

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

O Call Center disponibiliza o relatrio 'Agenda de Representantes' (FATR320), que tem como objetivo imprimir a agenda dos representantes cadastrados pelo ambiente Faturamento, de acordo com os dados da rea de trabalho (workarea). O relatrio apresenta, tambm, a agenda gerada pelo Call Center (tabela AD7- Agenda CRM).

Como reajustar tabelas de preos com planilhas?


Reviso: 17/06/2005

possvel reajustar uma ou mais tabelas de preos utilizando a planilha de formao de preos.

Para isso, necessrio configurar as linhas da planiha da seguinte maneira: Exemplo 1: Para configurar o reajuste para tabelas especficas, a linha de retorno deve conter o caracter '#' seguido do cdigo da tabela de preo.

Ttulo Preo Sugerido...#001 Preo Sugerido...#003

Valor 10,00 10,00

Frmula (a critrio do cliente) (a critrio do cliente)

Neste caso, a planilha somente retorna o reajuste para as tabelas de preos "001" e "003".

Exemplo 2: Para configurar o reajuste para todas as tabelas, a linha de retorno deve conter o caracter "@" precedendo o ttulo. Ttulo @PRECO SUGERIDO........ Valor 10,00 Frmula (a critrio do cliente)

Neste caso, a planilha retorna para todas as tabelas.

Como tratar a mensagem TMKABRETEF()?


Reviso: 17/06/2005

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

Essa mensagem apresentada na abertura do Call Center, quando o cliente efetua a migrao da verso 609 para 710. Isto ocorre, em virtude da mudana do nome desta funo, no campo 'X2_ROTINA' do arquivo SUA - Oramento Televendas, de 'TMKABRETEF()' para 'TMK273ABRETEF()' . Dessa forma, necessrio alterar o nome no X2_ROTINA para o nome correto.

Como tratada a validade da agenda operador?


Reviso: 17/06/2005

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

Para o controle da data de validade da agenda do operador, devem ser analisados os seguintes parmetros:

- Tipo Numrico - Define a quantidade de dias para a exibio das Listas de Telemarketing na Agenda do Operador. MV_TMKDTLC - Tipo Numrico - Define a quantidade de dias para a exibio das Listas de Telecobrana na Agenda do Operador. MV_TMKDTLV - Tipo Numrico - Define a quantidade de dias para a exibio das Listas de Televendas na Agenda do Operador. MV_TMKDPEN - Tipo Lgico - Define se os parmetros de validade das Listas de Contatos sero aplicados tambm para as Listas de Pendncias.

MV_TMKDTMK

Para a utilizao dos parmetros, o campo 'Rotina', na Lista de Contatos, deve ser diferente de 'Todos', ou seja, a rotina em que ser executada a lista de contatos deve ser informada com as seguintes opes:Televendas, Telemarketing ou Telecobrana.

Existem relatrios especficos p/ o Telecobrana?


Reviso: 17/06/2005

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

Para acompanhamento e controle do Telecobrana, esto disponveis os seguintes relatrios: Situao Cliente (TMKR737 - verso 7.10 / TMKR037 - verso 8.11) Apresenta a situao dos ttulos por cliente referente Telecobrana -> Detalha a situao dos ttulos aps as negociaes. Atendimentos (TMKR738 - verso 7.10 / TMKR038 - verso 8.11) Apresenta a relao de atendimento da Telecobranca: Resumo das Operaes da Telecobrana. Para utilizar esses relatrios, necessrio atualizar o rpo com os programas e inclui-los no menu do usurio, no ambiente Configurador. Os arquivos utilizados no menu, para ambos os relatrios so: SA1 / ACF / ACG / SU9.

Qual o proced. p/envio de tarefas no Call Center?


Reviso: 17/06/2005

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

O objetivo do envio de tarefas elaborar uma agenda futura para os vendedores. Para utilizar este recurso, necessrio:

1.

Acessar o ambiente Call Center, opo 'Atualizaes/Atendimento/Call Center/Chamadas Telemarketing', e preencher os campos indicados a seguir: Contato (UC_CODCONT) Mdia (UC_MIDIA) Ligao: Receptivo Status: Pendente Comunicao (UC_TIPO) Caso queira, pode ser preenchida a campanha para que se tenha um script associado, porm opcional. Retorno (UC_PENDENT) Importante! Este campo deve ser preenchido com a data em que deve ser realizado o retorno. Hora (UC_HRPEND) - Horrio em que deve ser feito o retorno Preencher todos os campos do SUD (Item do Telemarketing), at (inclusive) o campo 'Ao'. Clicar no cone 'Envio de Tarefas' e selecionar um vendedor a ser agendado. Escolher uma data de agenda no calendrio e descrever o assunto (AD7_TOPICO). Ex: Apresentar novo produto. Preencher, tambm, o campo 'Cliente' (AD7_CODCLI). Confirmar a agenda. Ao mudar a data-base do sistema para o dia agendado no calendrio e entrar na rotina Atualizaes/Atendimento/Agenda do Operador, a agenda elaborada ser apresentada na tela.

Como alterar o tipo de controle rastreabilidade?


Reviso: 29/06/2005

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

Como alterar o tipo de controle de rastreabilidade? Por exemplo, como trocar o tipo de rastreabilidade do produto de lote para sublote ou vice-versa? Para alterar o tipo de controle de rastreabilidade sem gerar problemas nos saldos dos produtos rastreados, antes de incluir qualquer movimentao, deve-se: 1. Efetuar o fechamento mensal do estoque; 2. No cadastro de produtos, alterar o campo 'Rastro' para o tipo desejado 'L=Lote' ou 'S=Sublote'. Isto impedir que movimentaes anteriores ao fechamento sejam alteradas, pois o parmetro 'MV_ULMES' ter sido alterado com a data do fechamento e todas as rotinas de movimentaes s permitiro atualizao no estoque com data posterior data gravada no contedo deste parmetro. Dica: No necessrio efetuar a manuteno de saldos dos sublotes dos produtos rastreados que antes eram controlados apenas por lote. Pois, o sistema grava automaticamente um nmero de sublote nas tabelas de dados exclusivas para o controle de rastreabilidade de lotes e sublotes, sendo elas: 'SB8 - Saldo por Lote/Sublote' e 'SC5 - Movimentaes de Lote/Sublote'.

Como ativar o controle de nmero de srie ?


Reviso: 27/06/2005

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

Para utilizar o controle de nmero de srie, deve-se antes ativar o controle de endereamento fsico dos produtos. Para isto, necessrio habilitar o parmetro 'MV_LOCALIZ' (ambiente Configurador) e, no cadastro de produtos, alterar o campo 'Controla Endereamento' para 'Sim' para o produto cujo o controle de nmero de srie deva ser ativado. Quando o controle de endereamento utilizado, todas as entradas de produto no estoque que possuem endereos fsicos devero passar pelo processo de Endereamento (rotina MATA265) ambiente Estoque/Custos. Durante a execuo da rotina 'Endereamento', o usurio poder atribuir os nmeros de srie aos produtos. Uma vez cadastrado, o nmero de srie ir acompanhar o produto em todas as movimentaes durante sua permanncia no estoque. Observaes: Produtos que utilizam controle de numerao serial somente podem ter movimentaes unitrias. Exemplo: Se for feita a venda de 100 unidades de um produto que utiliza o controle de nmero de srie, o pedido de venda dever conter 100 linhas com o mesmo produto. Como o controle de nmero de srie est associado ao controle de endereamento, tambm ser obrigatria a atribuio de um endereo fsico para o produto. Caso a empresa no queira utilizar este controle, pode criar um endereo virtual nico para todos os produtos. Este endereo poder ser automaticamente engatilhado em todas as rotinas que exigirem esta informao.

Como o MRP calcula as datas de Necessidade/OP?


Reviso: 10/11/2006

Abrangncia Verso 8.11 Verses Anteriores

Ao definir as datas de Necessidade e de Inicio de uma OP o MRP utiliza as seguintes regras: Regra A) A data da NECESSIDADE calculada pelo MRP ser SEMPRE definida como sendo o 1o dia do perodo em que ocorrer a necessidade REAL do produto (Ex.: Se o perodo do MRP for MENSAL a data da necessidade ser definida como o 1o dia do ms, se o perodo for SEMANAL a data da necessidade ser definida como o 1o dia da semana. No caso de perodos DIRIOS a data da necessidade calculada pelo MRP ser exatamente igual a data REAL de necessidade do produto). Ainda sobre esta regra aplicada a condio da pergunta do MRP 'Considera Sbados e Domingos?', que tem influncia caso a data de necessidade calculada pelo sistema seja um SBADO ou DOMINGO. Regra B) A data de inicio da produo da OP sempre definida pela (Data da Necessidade calculada pelo MRP, definida na 'Regra A') - (Prazo de Entrega), seguindo a condio definida pelo parmetro do SX6 'MV_CALCPRZ': MV_CALCPRZ = '0': Considera TODOS os dias da semana MV_CALCPRZ = '1': Considera os dias entre SEGUNDA-FEIRA e SBADO (NO considera os DOMINGOS) MV_CALCPRZ = '2': Considera os dias entre SEGUNDA-FEIRA e SEXTA-FEIRA (NO considera os SBADOS e DOMINGOS) Tendo em mente estas regras Veja a seguir por meio de exemplos prticos como o sistema calcula as datas de Necessidade e de inicio da OP no calculo do MRP: Obs.: A parametrizao e cadastros necessrios para a realizao dos testes esto descritos ao final deste tpico. Exemplo 1 (Perodo Semanal + MV_CALCPRZ = '1'): 1) Incluir uma 'Previso de Venda' de 20 unidades do PA para 27/03/06. Desta forma a necessidade do PA definida para 27/03/06 (SEGUNDA-FEIRA) 2) O inicio da OP do PA calculado para 23/03/06 (QUINTA-FEIRA), como resultado de 27/03/06 (que uma SEGUNDA-FEIRA, 1o dia do perodo semanal definido no MRP para necessidade do PA) - 4 dias (O B1_PE est parametrizado com 3, mas como o MV_CALCPRZ est parametrizado para desconsiderar DOMINGOS o sistema retrocede 4 dias) 3) O Inicio da OP do PI calculado para 17/03/06 (SEXTA-FEIRA do perodo anterior, antecipando em 1 semana a compra do PI), como resultado de 20/03/06 (que uma SEGUNDA-FEIRA, 1o dia do perodo semanal definido no MRP para a necessidade do PI) - 3 dias (O B1_PE est parametrizado com 2, mas como o MV_CALCPRZ est parametrizado para desconsiderar DOMINGOS o sistema retrocede 3 dias) Neste exemplo podemos ver que a configurao do parmetro MV_CALCPRZ pode causar confuso, pois a forma como ele est configurado ('1') conflitante

com a pergunta do MRP 'Considera Sbados e Domingos' (que neste exemplo est preenchida com 'Sim'). Isto faz com que o sistema considere s os dias entre 'SEGUNDA-FEIRA' e 'SBADO' como 'dias permitidos' para gerao de OPs (desconsiderando os DOMINGOS). Veja o mesmo exemplo, s que com o parmetro MV_CALCPRZ preenchido com '0' (ZERO), o que faz com que o sistema considere TODOS os dias da semana como 'dias permitidos' para a gerao de OPs, e compare os resultados: Exemplo 2 (Perodo Semanal + MV_CALCPRZ = '0'): 1) Incluir uma 'Previso de Venda' de 20 unidades do PA para 27/03/06. Desta forma a necessidade do PA definida para 27/03/06 (SEGUNDA-FEIRA) 2) O inicio da OP do PA calculado para 24/03/06 (SEXTA-FEIRA), como resultado de 27/03/06 (que uma SEGUNDA-FEIRA, 1o dia do perodo semanal definido no MRP para a necessidade do PA) - 3 dias (O B1_PE est parametrizado com 3, e como o MV_CALCPRZ est parametrizado considerar TODOS os dias da semana, somente este valor considerado no calculo) 3) O Inicio da OP do PI calculado para 18/03/06 (SBADO, ainda no perodo anterior a produo do PA), como resultado de 20/03/06 (que uma SEGUNDAFEIRA, 1o dia do perodo semanal definido no MRP para a necessidade do PI) - 2 dias (O B1_PE est parametrizado com 2, e como o MV_CALCPRZ est parametrizado considerar TODOS os dias da semana, somente este valor considerado no calculo). Observe que as datas calculadas agora so seqenciais, mas mesmo assim o MRP ir continuar a calcular o inicio da OP do PI em um perodo anterior ao perodo de produo do PA.

Dica: Se vc quiser fazer com que o sistema calcule o inicio da OP do PI na mesma semana da OP do PA deve alterar o perodo do MRP para DIRIO. Veja a seguir como o sistema se comporta com esta configurao: Exemplo 3 (Perodo Dirio + MV_CALCPRZ = '0'): 1) Incluir uma 'Previso de Venda' de 20 unidades do PA para 27/03/06. Desta forma a necessidade do PA definida para 27/03/06 (SEGUNDA-FEIRA) 2) O inicio da OP do PA calculado para 24/03/06 (SEXTA-FEIRA), como resultado de 27/03/06 (que o dia REAL da necessidade do PA) - 3 dias (O B1_PE est parametrizado com 3, e como o MV_CALCPRZ est parametrizado considerar TODOS os dias da semana, somente este valor considerado no calculo) 3) O Inicio da OP do PI calculado para 22/03/06 (QUINTA-FEIRA, ainda na mesma semana da produo do PA), como resultado de 24/03/06 (que o dia REAL da necessidade do PI) - 2 dias (O B1_PE est parametrizado com 2, e como o MV_CALCPRZ est parametrizado considerar TODOS os dias da semana, somente este valor considerado no calculo).

Parametrizao e cadastros necessrios para a realizao dos testes: =================================================== ================= Cadastros: ==========

Incluir 3 produtos, como a seguir: PA Prazo de Entrega (B1_PE) = 3 Tipo de Prazo = DIAS PI Prazo de Entrega (B1_PE) = 2 Tipo de Prazo = DIAS MP Prazo de Entrega (B1_PE) = 15 Tipo de Prazo = DIAS Cadastrar uma estrutura que utilize 1 PA -> 1 PI -> 1 MP Parmetros no configurador: =========================== MV_USAQTEM = S MV_QUEBROP = N MV_QUEBRSC = N MV_CALCPRZ = [alterado de acordo com o Exemplo] Parmetros do MRP: ================== PERODO SEMANAL CONSIDERA PEDIDOS DE VENDA EM CARTEIRA QUANTIDADE DE PERODOS = 30 Processamento do MRP? Pela Previso de venda Gerao das SCs? Por Necessidade Gerao das OPs Prod Interm.? Por Necessidade Seleo para Ger OP/SC? Separado Data Inic. PMP/Prv. Venda? 01/02/06 Data Fin. PMP/Prv. Venda? 31/12/06 Incrementa Num de OPs? Por Nmero De Armazm? BRANCO At Armazm? ZZZZZZ Tipo de OPs para gerao? Previstas Apaga OPs/SCs Prevista? SIM Considera Sbados e Domingos? SIM Considera OPs suspensas? NO Considera OPs Sacramentadas? NO Recalcula Nveis de estrutura? SIM Gera OPs aglutinadas? SIM Pedidos de Vendas Colocados? Subtrais da Previso Considera Saldo em Estoque? Saldo Atual Ao Atingir Estoque Mximo? Quantidade Original Qtd. Nossa em pode de 3? Ignora Qtd. Terc. Em nosso Poder? Ignora Saldo rejeitado pelo CQ? No subtrai De Documento PV/PMP? BRANCO At Documento PV/PMP? ZZZZZZZZ

Como so gravados dados de lotes e sublotes?


Reviso: 29/06/2005

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

Por que so gravados os nmeros de sublotes em algumas tabelas de dados do sistema, se o controle de rastreabilidade do estoque efetuado somente por nmero de lote? Porque existem algumas tabelas exclusivas para tratar o controle de rastreabilidade de lotes e sublotes, sendo elas: 'SB8 - Saldo por Lote/Sublote' e 'SC5 Movimentaes de Lote/Sublote'; por isso, sempre sero gravados os campos 'Lote' (??_LOTCTL) e 'Sublote' (??_NUMLOTE), independente do tipo de rastreabilidade do produto. Nas demais tabelas de dados utilizadas ('SD1', 'SD2', 'SD3', etc.), o sistema adota a seguinte regra: 1. Produtos com controle de rastreabilidade por lote, somente ser atualizado o campo 'Lote' (??_LOTCTL). 2. Produtos com controle de rastreabilidade por sublote, sero atualizados os campos 'Lote' (??_LOTCTL) e 'Sublote' (??_NUMLOTE).

O que significa o campo 'Tipo RE/DE' tabela SD3?


Reviso: 29/06/2005

Abrangncia Verso 6.09 Verso 7.10 Verso 8.11

O que sigfinica o contedo do campo 'Tipo RE/DE' (tipo de requisio/devoluo) apresentado na tabela 'SD3 - Movimentaes Internas'? O cdigo gravado no contedo deste campo identifica o tipo de movimentao interna registrada no estoque. Sendo que, representam: RE? = Requisio DE? = Devoluo Onde '?' pode ser: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 Operao Manual (custo mdio no estoque) Operao Automtica (custo mdio no estoque) Operao Automtica (apropriao interna) Operao Manual (Apropriao Interna) Transferncia (custo mdio no estoque por local fsico) Requisio para OP na NF (usa o custo do documento fiscal) Requisio Valorizada Transferncia Mltipla (desmontagem de produtos) Integrao com NF DE Produtos Importados (SIGAEIC at a verso Advanced Protheus 6.09)

Por que alterar os campos 'H7_ALOC' e 'H9_ALOC'?


Reviso: 29/06/2005

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

Por que necessrio alterar o tamanho dos campos 'H7_ALOC' (Calendrio Semanal) e 'H9_ALOC' (Calendrio Dirio), sempre que se altera o parmetro MV_PRECISA? Quando se executa a rotina Carga Mquina do ambiente Planejamento e Controle de Produo (SIGAPC), a tabela 'SH7' (Calendrio) grava os dados de uma semana inteira, porm, a tabela 'SH9' (Bloqueio e Excees) grava apenas os dados de um dia. O tamanho do campo H7_ALOC (Calendrio Semanal), portanto, 7 vezes o tamanho do campo H9_ALOC (Calendrio Dirio) que representa: 24 horas * 60 minutos = 1440 (1440 minutos/dia) na tabela 'SH7' 1440 * 7 / semana = 10.080 (10.080 minutos/semana) na tabela 'SH9' O valor em minutos dividido por 8, que a compresso binria conseguida (8 bits = 1 byte). Para a preciso de 1 minuto, a tabela SH7 corresponde a 10080 / 8 = 1260 e a tabela SH9 corresponde a 1440 / 8 = 180. Devemos dividir este valor pela frao mnima de tempo para obter o tamanho com frao mnima de tempo maior que 1 minuto: Tempo mnimo 1 5 10 15 30 60 'H9_ALOC' 1260/1 = 1260 1260/5 = 252 1260/10 = 126 1260/15 = 84 1260/30 = 42 1260/60 = 21

Quando se alterar o MV_PRECISA, a seguinte tabela de converso deve ser utilizada: Perodo Mnimo 1 minuto 5 minutos 10 minutos 15 minutos (padro) 30 minutos 60 minutos 'MV_PRECISA' 60 12 6 4 (padro) 2 1 Tamanho 'H7_ALOC' 1260(*) 252 126 84 (padro) 42 21 Tamanho 'H9_ALOC' 180 36 18 12 (padro) 6 3

(*) Para se utilizar a preciso igual a 1 minuto, deve-se alterar o tamanho do campo 'X3_TAMANHO' na tabela SX3 (dicionrio de dados) para '4'. Assim, possvel que este comporte o tamanho de '1260' a ser atribudo ao 'H7_ALOC'. Obs.: Quanto menor o parmetro MV_PRECISA (maior preciso), maior o tempo de processamento da rotina Carga Maquina.

Quais so as maneirais de enviar um produto ao CQ?


Reviso: 27/06/2005

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

Quais so as maneiras de enviar um produto ao Controle de Qualidade (CQ) nos ambientes de materiais? 1. Por critrio de nota mnima do produto x nota do fornecedor. Para se utilizar esse mtodo de envio de produtos ao CQ, deve-se: No cadastro de produtos, preencher o campo Nota Mnima (B1_NOTAMIN) atribuindo uma nota mnima para o produto entre 0 a 9. Esta nota utilizada como um critrio mnimo para que o produto possa ser comprado sem que seja necessrio passar pelo controle de qualidade. No cadastro de produto x fornecedor, preencher o campo Nota (A5_NOTA) com uma nota de avaliao do fornecedor para o produto entre 0 a 9. Esta a nota dada ao produto relacionado ao fornecedor. Este critrio atende casos onde o mesmo produto apresenta variao de qualidade de acordo com seu fornecedor. Sempre que a nota do cadastro de produto x fornecedor ('A5_NOTA') for menor que a nota mnima informada no cadastro de produto ('B1_NOTAMIN'), o produto ser enviado ao CQ. Exemplos: 1 - Fornecedor timo (A5_NOTA = 9) e o produto exige muita qualidade (B1_NOTAMIN = 9): Produto no enviado para o CQ. 2 - Fornecedor mdio (A5_NOTA = 5) e o produto exige muita qualidade (B1_NOTAMIN = 9): Produto enviado para o CQ. 3 - Fornecedor ruim (A5_NOTA = 2) e o produto exige pouca qualidade (B1_NOTAMIN = 2) Produto no enviado para o CQ. 2. Critrio de Skip-Lote Para utilizar este critrio, informe no campo Contr. Lote (A5_SKIPLOTE), do cadastro de amarrao produto x Fornecedor, a freqncia de inspeo do produto pelo Controle de Qualidade (CQ) para um determinado fornecedor, ou seja, o intervalo de vezes que o produto deve ser enviado ao CQ.

Exemplo: Se um produto adquirido do fornecedor A tiver que ser enviado ao CQ a cada 2 compras, o campo 'Contr. Lote' deve ser preenchido com 2. Caso este campo seja preenchido com 1, o produto ser enviado ao CQ todas as vezes em que for comprado e se for preenchido com '0' (zero), nunca ser enviado ao CQ, mediante este crterio. 3. Transferncia entre Armazns Utilizando as rotinas 'Transferncia Mod. I' ou 'Transferncia Mod. II' possivel transferir produtos ao armazm de controle de qualidade, este determinado pelo parmetro 'MV_CQ'. Ao efetuar a transferncia de produtos para o armazm do CQ, sero atualizadas todas as tabelas de dados e campos relacionadas ao CQ (SD7 Movimentaes de CQ e SD3 - Movimentaes Internas). 4. Produo Pode-se enviar o produto resultante de uma produo para o CQ. Para isto, no apontamento da produo, deve-se utilizar um tipo de movimentao que tenha o campo Envia p/ CQ? (F5_ENVCQPR) preenchido com Sim, no cadastro do produtos, o campo Produes CQ (B1_NUMCQPR) preenchido com o intervalo de produes deste produto para envio ao CQ. O preenchimento do campo Envia p/ CQ? (F5_ENVCQPR) segue o mesmo critrio do campo 'Contr. Lote' (A5_SKIPLOTE), por exemplo: se a cada 2 (duas) produes o produto tiver que ser enviado ao CQ, deve-se preencher o esse campo com 2. 5. Recebimento de Materias Na entrada do documento informar o armazm de CQ (determinado pelo parmetro 'MV_CQ'), assim, todos os itens do documento de entrada (SD1) sero enviados inicialmente ao controle de qualidade para a inspeo. Ao registrar a entrada do documento enviando os produtos diretamente para o armazm do CQ, sero atualizadas todas as tabelas de dados e campos relacionadas ao CQ (SD7 - Movimentaes de CQ e SD1 - Itens da Nota Fiscal de Entrada).

Qual o clculo efetuado no apontamento de perda?


Reviso: 28/06/2005

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

Qual o clculo efetuado no apontamento de perda de produo? Existem dois tipos de perdas consideradas no processo produtivo: 1. Perda Padro: Utilizada nos casos em que comumente ocorrem perdas de material durante o processo de produo. Para este tipo de perda possvel informar um ndice de perda padro no cadastro de estrutura do produto (SG1). Desta forma, na gerao das OPs (ordens de produo), os registros de empenho dos componentes do PA (produtos acabado) tero uma quantidade empenhada maior que a necessidade informada para produo, calculada conforme o percentual de perda definido no cadastro de estrutura. Depois de efetuadas as requisies dos materiais necessrios para o processo e realizada a produo, ao efetuar o apontamento de produo, j ser considerado o custo da perda, valorizando devidamente a OP (ordem de produo) e retirando a quantidade correta de insumos/matrias-primas do saldo em estoque. O ndice de perda informado na estrutura identifica qual a perda padro do componente (insumo/matria-prima) durante o processo de produo. Desta forma, para efetuar o clculo da necessidade do material de insumo ou de matria-prima, o sistema de considera a quantidade informada na OP (quantidade a ser produzida) mais o percentual indicado como perda padro. Observe o exemplo com a seguinte estrutura: PA1 - QTD BASE = 1 |-> MP1 QTD BASE = 1 / INDICE DE PERDA = 50% Neste exemplo, foi informado que para produzir 1 produto PA1 utilizado 1 produto MP1, mas, durante o processo de produo, 50% deste produto MP1 perdido. Assim, para produzir uma 1 unidade do produto PA1, o sistema empenha no estoque (reserva) 2 unidades do produto MP1. Verifique o porqu: QUANTIDADE QUANTIDADE QUANTIDADE QUANTIDADE EMPENHADA EMPENHADA EMPENHADA EMPENHADA = = = = (QTD BASE/(100-INDICE DE PERDA))*100 (1/(100-50))*100 (1/50)*100 2

O sistema empenha 2 unidades do MP1, porque est cadastrado que, durante o processo de produo, 50% deste total ser perdido.

2. Perda Ocasional:

A perda ocasional aquela inesperada, ou seja, a que se pode prever. Para registr-la, utilizada a rotina Apontamento de Perda, no ambiente Estoque/Custos, que permite informar os itens perdidos durante o processo produtivo, alm disso, so apontandos o motivo da perda e a possibilidade de reaproveitamento do material perdido (pode ser informado um cdigo de produto destino para o material perdido). Utilizando a tecla [F12], disponvel nesta rotina, pode-se configurar se o material perdido deve ser requisitado do estoque ou no. Outra maneira de informar as perdas ocasionais registrando o apontamento das perdas na prpria rotina de Produo. Para isto, deve-se informar: a quantidade produzida e a quantidade perdida do item. Exemplo: A OP 000001 foi cadastrada com a quantidade 1000 pcs do item A para produzir. No apontamento de produo foi informado: Qtd Produzida = 700 ps Qtd Perda = 300 pcs Ao efetuar a baixa dos insumos/matrias-primas utilizados nesta produo, o sistema considera todos os itens empenhados para a produo desta OP, efetiva as requisies empenhadas no estoque relacionadas a esta OP (sada insumos/matrias-primas de estoque) e registra a entrada de produto acabado (PA) no estoque (700 unidades).

Amarrei SC a uma tarefa, mais ela no foi na NFE.


Reviso: 29/08/2006

Abrangncia Verso 8.11

Amarrei a Solicitao de Compras a uma tarefa, mais ela no foi na NFE, por que?
A definio sobre este tratamento est no parmetro MV_PMSIPC, ele numrico e deve ter contedo 2 para que a amarrao da Solicitao de Compras ou do Pedido de Compras seja levada at a nota fiscal de entrada. Para saber como e quando utilizar este parmetro consulte o link relacionado Quando amarrar uma NFE a uma tarefa?

Quando amarrar uma NFE a uma tarefa?


Reviso: 29/08/2006

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

Quando amarrar uma NFE a uma tarefa?


Quando uma Nota fiscal de entrada amarrada a uma tarefa de um projeto, o sistema faz automaticamente uma requisio no estoque pela quantidade amarrada. Desta forma a mercadoria 'no' vai para o estoque e consumido pela tarefa do projeto, apropriando os custos no momento da confirmao da nota. No caso da nota estar amarrada com um pedido de compras previamente vinculado a uma tarefa (a travs dele mesmo ou da Solicitao de compras) o administrador pode escolher se esta amarrao ser levada at a nota fiscal ou no. Isto feito configurando o parametro MV_PMSIPC com conteudo 1 (numerico). Pois bem, quando amarrar a nota fiscal de entrada com uma tarefa de um projeto?. Temos duas situaes posssveis: 1-O material consumido imediatamente pela tarefa Neste caso devemos sempre fazer a amarrao dos itens da nota com a tarefa, desta forma o custo ser apropriado imediatamente. Veja como se comporta o estoque, e o custo realizado da tarefa neste caso: Solicitao de compras de 10 peas a um custo de R$ 100,00 Momento Movimento Empenho Saldo estoque Saldo disnponvel Custo apropriado SC 10 0 -10 0,00 1-Colocao SC e/ou PC PC 10 0 -10 0,00 NF 10 10 0 0,00 2-Entrada de NF Requisio (automatica) 0 0 0 100,00 2-O material requisitado posteriormente, na medida que ser consumido pela tarefa Neste caso no devemos fazer a amarrao dos itens da nota com a tarefa, desta forma o material ficar empenhado at a requisio manual do estoque e o custo ser apropriado na medida que o material requisitado. Veja como se comporta o estoque, e o custo realizado da tarefa neste caso: Solicitao de compras de 10 peas a um custo de R$ 100,00 , consumindo 3 peas em um primeiro momento e mais 7 em um segundo momento: Momento 1-Colocao SC e/ou PC 2-Entrada de NF Movimento SC PC NF Empenho 10 10 10 Saldo estoque 0 0 10 Saldo disnponvel -10 -10 0 Custo apropriado 0,00 0,00 0,00

3-Primeira requisio 4-Segunda requisio

Requisio 3 peas (informar seqencia de empenho) Requisio 7 peas (informar seqencia de empenho)

7 0

7 0

0 0

30,00 100,00

Alocao de recursos vs durao de tarefas


Reviso: 28/08/2006

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

Por que o campo de quantidade de horas do recurso fica diferente do campo de durao da tarefa? O campo de quantidade de horas do recurso representa CUSTO, ou seja, quanto daquele recurso ser consumido pela tarefa. Em alguns casos, a quantidade de horas que o recurso ir CONSUMIR na tarefa igual quantidade de horas de durao da tarefa. Isto acontece quando o recurso est alocado 100% do seu tempo na tarefa, e os calendrios do recurso e a tarefa coincidem. Veja os seguintes exemplos: Exemplo 1 Durao da tarefa: 40 horas (10 horas diarias) Calendrio da tarefa : 2da a 6ta, das 08:00 as 18:00 Hrs Calendrio do recurso: 2da a 6ta, das 08:00 as 18:00 Hrs

1ro cenrio de alocao: Alocao do recurso de 50 % Isto significa que o recurso vai trabalhar 50% do tempo dele na tarefa, como os calendrios coincidem ser a metade de durao da tarefa, ou seja 20 horas. 2do cenrio de alocao : Alocao do recurso de 100 % Isto significa que o recurso vai trabalhar 100% do tempo dele na tarefa, como os calendrios coincidem, sera o tempo total de durao da tarefa, ou seja 40 horas.

Exemplo 2
Durao da tarefa: 40 horas (10 horas diarias) Calendrio da tarefa : 2da a 6ta, das 08:00 as 18:00 Hrs Calendrio do recurso: 2da a 6ta, das 08:00 as 13:00 Hrs

1ro cenrio de alocao: Alocao do recurso de 50 %: Isto significa que o recurso vai trabalhar 50% do tempo dele na tarefa, como os calendrios no coincidem, o tempo consumido pelo recurso ser de 50% da interseco de ambos calendrios. No caso, s tem interseco entre as 08:00 e as 13:00 hrs, 50% do tempo do recurso refere-se metade do tempo que ele tem disponvel, ou seja, 2 horas e 30 minutos por dia. Como a tarefa dura 4 dias e o recurso ir trabalhar 2 horas e 30 minutos do seu dia, o consumo total ser de 10 horas 2do cenrio de alocao: Alocao do recurso de 100 %:

Isto significa que o recurso vai trabalhar 100% do tempo dele na tarefa, como os calendrios no coincidem, o tempo consumido pelo recurso ser de 100% da interseco de ambos calendrios. No caso, s tem interseco entre as 08:00 e as 13:00 hrs, 100% do tempo do recurso representam 5 horas. Como a tarefa dura 4 dias e o recurso ir trabalhar 5 horas do seu dia, o consumo total ser de 20 horas

Exemplo 3
Durao da tarefa: 40 horas (8 horas diarias, comeando uma 2da feira) Calendrio da tarefa : 2da a 6ta, das 10:00 as 18:00 Hrs Calendrio do recurso: 2da e 4ta, das 10:00 as 18:00 Hrs

1ro cenrio de alocao: Alocao do recurso de 50 %: Isto significa que o recurso vai trabalhar 50% do tempo dele na tarefa, como os calendrios no coincidem, o tempo consumido pelo recurso ser de 50% da interseco de ambos calendrios. No caso, s tem interseco entre as 10:00 e as 18:00 hrs, na 2da e na 4ta feira, 50% do tempo do recurso refere-se metade do tempo que ele tem disponvel, na interseo, ou seja, 4 horas na 2da e 4 horas na 4ta. Logo, o consumo total ser de 8 horas (4 na 2da e 4 na 4ta) 2do cenrio de alocao: Alocao do recurso de 100 %: Isto significa que o recurso vai trabalhar 100% do tempo dele na tarefa, como os calendrios no coincidem, o tempo consumido pelo recurso ser de 100% da interseco de ambos calendrios. No caso, s tem interseco entre as 10:00 e as 18:00 hrs, na 2da e na 4ta feira, ou seja, 8 horas na 2da e 8 horas na 4ta. Logo, o consumo total ser de 16 horas (8 na 2da e 8 na 4ta).

Como configurar eventos e quais so as opes?


Reviso: 29/08/2006

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

Como configurar eventos de tarefas e quais so as opes?


Os eventos (tambm chamados de eventos marco ou milestones) servem para sinalizar momentos importantes na vida de uma tarefa. Os eventos geram automaticamente aes no sistema e podem ser utilizados com varias finalidades: 1. 2. 3. 4. gerar um ttulo no contas a receber (provisrio e/ou definitivo); enviar e-mail avisando do acontecimento do evento; executar uma funo de usurio; liberar pedido de vendas.

1-Gerar um ttulo no contas a receber (provisrio e/ou definitivo) Para gerar um ttulo no contas a receber necessrio informar no evento o cliente, a loja, o prefixo, o nmero, a natureza, o valor, a moeda e uma condio de pagamento que servir para definir a data de vencimento (a condio deve retornar s uma parcela, e no caso de no ser informada a condio a data de vencimento ser a data do evento) e indicar que deve ser gerado um ttulo. No caso de informar que deve ser gerado um ttulo provisrio, este ser gerado na confirmao da tarefa, e ser subsituido pelo ttulo definitivo quando o evento acontecer. 2-Enviar e-mail avisando do acontecimento do evento Para enviar um e-mail avisando o acontecimento do evento, devem ser informados os e-mails para os destinatrios no campo AFP_EMAIL, separados por ponto e virgula. Os destinatrios recebero um e-mail como o seguinte:

Confirmacao do Evento
Projeto : Desc. Proj.: Tarefa : Desc.Tar: Evento : Percentual : EAD-FF EDAFF 2.01 ELABORACAO DO PROJETO LOGICO AVISO DE 50% 50%

Perc. Exec.:

100%

Data Prevista : 29/08/06 Data Prev. Calc : 01/02/06 28/08/06 Data Real : Observacoes: a tarefa: Projeto lgico finalizado e enviado para aceite. Observacoes: da confirmacao: Aguardando aceite.
3-Executar uma funo de usurio Para executar uma funo de usurio ela deve ser informada no campo AFP_USRFUN. Como ela ser chamada via EXECBLOCK, no precissa prefixar com 'U_' nem podem ser enviados parmetros. 4-Liberar pedidos de vendas Para liberar pedidos de vendas deve ser informado o nmero do pedido (AFP_CTV), ou o numero do pedido mais o item (AFP_ITCTV) e o percentual de liberao. Se informarmos o pedido, sero liberados todos os itens, se informarmos pedido mais item, ser liberado unicamente este pedido mais item. Os campos so excluintes.

Por que o PMS s considera a ltima confirmao?


Reviso: 29/08/2006

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

Por que o PMS s considera a ltima confirmao?


As confirmaes de tarefas no PMS so sempre absolutas, o que isto significa?, pois bem, elas no so cumulativas. Cada vez que for informada uma quantidade confirmada, dever ser informada a quantidade total, e no a quantidade produzida desde a ltima confirmao. Veja o seguinte exemplo: Tarefa Tubulao subterrnea Quantidade Confirmao 1 Confirmao 2 Confirmao 3 100 MT 10 MT 30 MT 50 MT

Na confirmao 3 estamos informando que j foram feitos 50 MT de tubulao e no que foram feitos 50 MT desde a confirmao 2.

Como usar o recurso de Workflow via Http/AdvplAsp


Reviso: 13/10/2004

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

Como usar o recurso de Workflow via HTTP / AdvplAsp ( Exemplo ). Para as empresas onde os protocolos IMAP e POP no estejam ativados, o Workflow atravs de envio e respostas via email no pode ser usado, pois imprescindvel que um destes protocolos de leitura da caixa postal esteja ativo( O protocolo MAPI no suportado pelo Protheus ). Caso o protocolo SMTP esteja ativo, pode-se usar o Workflow atravs da resposta via HTTP do Protheus, usando a tecnologia ADVPLASP. Um Email enviado via SMTP com um link no seu corpo. Este link aponta para um HTML visvel pelo HTTP do Protheus e gerado pelo Workflow automaticamente atravs de um processo padro. Este link ento abre este HTML dentro do Browser Internet Explorer para ser respondido. Exemplo de Cdigo : //Trecho de criao de um processo padro do Workflow, s que na informao cTo informo um usurio do protheus : oProcess:cTo := 'siga' : // fim do Trecho de criao do processo padro cMailID := oProcess:Start() processo //Inicio o Processo e guardo o ID do

oProcess:newtask('Link', '\workflow\wflink.htm') //Inicio uma nova Task com um HTML Simples oProcess:ohtml:valbyname('usuario', SA2->A2_NOME) oProcess:ohtml:valbyname('proc_link', 'http://127.0.0.1/messenger/emp' + cEmpAnt + '/siga/' + cMailId + '.htm' ) //Defino o Link onde foi gravado o HTML pelo Workflow,abaixo do diretrio do usurio definido em cTo do processo acima. oProcess:ohtml:valbyname('titulo', 'Cotao de Preos - Microsiga' ) oProcess:ohtml:valbyname('referencia', 'Cotao de Preos - Microsiga' ) oProcess:cto := email@dot.com oProcess:csubject := 'Cotao de Preos - Microsiga' oProcess:Start() Endif //Cdigo do HTML wfLink.htm <html> <head> <title>Untitled Document</title> <meta http-equiv='Content-Type' content='text/html; charset=iso-8859-1'>

</head> <body bgcolor='#FFFFFF' bgproperties='fixed' background='C:/mp8/workflow/fundo8.JPG'> <body> <form name='form1' method='post' action=''> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p>Sr. !usuario! </p> <p>Favor queira acessar o <a href='!proc_link!' title='!titulo!'>processo</a> de workflow referente !referencia!</p> </form> </body> </html>

Consulta de Processos por Usurio


Reviso: 16/09/2004

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

A Consulta de Processos Usurios do Workflow permite visualizar a situao dos processos por usurio do Protheus e no apenas a quantidade de processos por Usurio.

Debug de Retornos
Reviso: 11/11/2004

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

Para debugar retornos ( que por default so executados via job e com isto impossibilitados de serem debugados pelo IDE ), usar a seguinte funo : AP7 : WFRETURN( {cEmpresa, cFilial } , NIL ,.T. ) Protheus 8 : WFRETURN( {cEmpresa, cFilial } , .T. ) O parmetro .T. faz com que a funo de retorno seja executada no como um job mas sim como uma funo.

Emails Substitutos
Reviso: 16/09/2004

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

O Cadastro de Emails Substitutos serve para que o Workflow saiba que determinado usurio est ativo ou no. Caso no esteja ele envia o email para o seu substituto. A chave desta informao o email de cada usurio.

Envio dos Emails de Processos do Workflow


Reviso: 16/09/2004

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

- O mtodo Start() do processo faz o envio dos emails sem a necessidade de se usar a funo WFSendMail(), caso o parmetro MV_WFENVJA esteja setado para Sim. Caso contrrio necessrio agendar a funo WFSendMail() no Scheduler.

Finalizao de Processos
Reviso: 11/11/2004

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

Para poder finalizar um processo via programa, seguir os seguintes passos : 1. Ao criar o processo de workflow, grave o ID do processo em um campo especifico na tabela em que voc esta trabalhando. Ex: C1_WFID := oProcess:fProcessID + oProcess:fTaskID (este campo devera conter o tamanho de 7 posicoes do tipo caracter). 2. Para finalizar o processo , basta chamar a funo WFKillProcess( C1_WFID )

Funes de Retorno e Time-Out


Reviso: 15/09/2004

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

As funes de Retorno e TimeOut podem ou no ser definidas em um processo de Workflow. Dependendo do processo, pode-se utilizar uma delas , ambas ou nenhuma, caso o processo seja meramente informativo. Para as funes de retorno e timeout no necessrio iniciar o ambiente com o uso do comando Prepare Environment. Isto feito automaticamente pelo Workflow O primeiro parmetro das funes de retorno e timeout que o Workflow passa o objeto Process da classe TWFProcess(). O Workflow por default no possui nenhum recurso de se reiniciar um processo a partir de um ponto do fluxo.

Funes para uso no Workflow


Reviso: 27/10/2005

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

Sintaxe Funes para uso no Workflow ( ) --> Nil Retorno Tipo (NULO) Descrio Nil

Descrio

No existem processos de workflow nativos dentro do Protheus, sendo necessrio a construo de acordo com a necessidade. Um processo de Workflow poder ser iniciado a partir de uma destas opes: Pontos de entrada Item de menu de qualquer mdulo Job agendado atravs do scheduler manualmente atravs do remote. A opo mais utilizada o ponto de entrada. Se for realizado um pedido de compras por exemplo, automaticamente gerado uma aprovao para os itens do pedido e enviado para um aprovador. Qualquer ponto de Entrada do sistema pode ser utilizado. Em qualquer das opes escolhida para ser iniciado o processo, ser necessrio fazer uso do cdigo fonte advpl para determinar a forma como ir proceder a execuo do fluxo do processo. O Workflow se baseia na maior parte pelo uso de classes referenciadas aos objetos que torna a ponte de acesso ao uso de seus mtodos e propriedades. A principal classe do Workflow a TWFProcess. Veremos a seguir ( necessrio conhecimento de programao orientada a objetos ).

Classe TWFProcess
A classe TWFProcess responsvel pela criao e gerenciamento do processo. Como toda e qualquer classe, a TWFProcess dividida em

mtodos e propriedades. Veremos alguns dos principais mtodos e propriedades que iremos usar para criao de um processo.

Mtodos
:New(<cCodProc>,<cDescr>,<cProcID>) O mtodo New() responsavel pela criao e inicializao da classe WFProcess. Parmetros: 1. cCodProc: Este parmetro recebe o cdigo do processo usado em Cadastro de Processos 2. cDescr: Este parmetro recebe a descrio do processo que esta sendo criado no momento. Se no for informado, ser usado a descrio contida no cadastro de processo localizada atravs do parmetro anterior cCodProc. cProcID: Este parmetro recebe o ID do processo criado 3. anteriormente. Normalmente utilizado para reconstruir um processo anterior para dar seqncia ao mesmo. Exemplo: oP := TWFProcess():New('PEDCOM','Aprovacao do Pedido de Compras')

:NewTask(<cDescr>,<cArqHtml>,<lCopiar>) Este mtodo responsvel por criar a seqncia de tarefas a serem executadas e identificar qual html ser utilizado pelo processo. Parmetros: 1. 2. 3. cDescr: Este parmetro recebe a descrio da tarefa. cArqHtml: Este parmetro recebe o caminho e o nome do arquivo html que far uso no processo. lCopiar: Este parmetro do tipo lgico responsvel por copiar todos os campos utilizados em uma tarefa anterior para esta que esta sendo criado no momento.

Exemplo:

oP:NewTask('Criando Aprovacao', '\workflow\WFW120p.htm' )


:AttachFile(<cArquivo>) Este mtodo responsvel pela incluso de arquivo anexos mensagem. Os arquivos anexos devero estar abaixo do root path do Protheus. Parmetros: 1. cArquivo: Caminho e nome do arquivo a ser anexo a mensagem.

Exemplo:

oP:AttachFile(\Workflow\teste.txt)
:Start(<cHtmlCopiarPara>) -> cProcessKey Este mtodo responsvel por construir todo o processo, gravar os registros nas tabelas do Workflow e enviar a mensagem para os destinatrios. O valor de retorno uma chave composta pela

codificao ProcessID + TaskID e nmeros aleatrios no total de 17 algarismos em hexadecimal. Parmetros: 1. cHtmlCopiarPara: Caminho onde o Workflow devera realizar uma copia do html final.

Exemplo:

cID := oP:Start(\workflow\copia) if file( \workflow\copia\ + cID) conout(Arquivo copiado com sucesso.) endif
:Finish() Este mtodo responsvel por finalizar o Processo. Aps a finalizao, este no estar mais disponvel para execues do tipo retorno e timeout. Exemplo:

oP:Finish()
:Track(<cCodStatus>,<cDescr>,<cUsuario>) Este mtodo responsvel por incluir as descries dos passos seguidos pelo fluxo do processo e apresent-los na consulta da rastreabilidade. Parmetros: 1. 2. 3. cCodStatus: Codigo do status do processo. cDescr: Descrio do passo ocorrido. cUsuario: Nome do usurio a que se destinou a tarefa.

Exemplo: oP:Track(100200, AprovadorA) Enviando o pedido para aprovacao,

Propriedades
:cTo, :cCC e :cBCC Estas propriedades definem o endereo dos destinatrios. Poder ser informado mais que um destinatrio ao mesmo tempo. Basta incluir um ponto-e-vrgula ; entre eles. Se for informado uma palavra qualquer que no seja um endereo de e-mail vlido, o Workflow ir considera que se trata de um diretrio onde o html gerado devera ser gravado. Pode mesclar os tipos. Exemplo:

oP:cTo := aluno1@microsiga.com.br;aluno2@microsiga.com.br oP:cCC := aluno3@microsiga.com.br;Aluno oP:cBCC := aluno4@microsiga.com.br


:cSubject Esta propriedade define o assunto da mensagem. Exemplo:

oP:cSubject := Aprovado do pedido de compras no. 1028


:cBody Esta propriedade armazenar um texto que permanecera no corpo da mensagem. Caso seja utilizado, o html ir como anexo da mensagem. Exemplo:

oP:cBody := Testando...
:bReturn Esta propriedade contm o nome da funo que ser executada no momento em que o Workflow receber a mensagem de resposta de um dos destinatrios via e-mail ou servio http. Exemplo:

oP:bReturn := U_Retorno

:bTimeOut Esta propriedade recebe um array de timeouts contendo nomes das funes e tempo de espera. Caso os tempo seja alcanado, ser executado a funo mencionadas no 1 item do array. Poder especificar mais que 1 array de timeouts. { { <cFuncao>, <nDias>, <nHoras>, <nMinutos> }, { ... } } Exemplo:

oP:bTimeOut := { { TimeOut1, 0, 5, 30 } } ou oP:bTimeOut := { { TimeOut1, 0, 5, 30 }, { TimeOut2, 1, 10, 0 } }


:fProcessID

Esta propriedade fornece o nmero ID do processo.


Exemplo:

cProcID := oP:fProcessID

:fTaskID

Esta propriedade fornece o nmero ID da tarefa criada para um determinado processo, atravs do mtodo :NewTask().
Exemplo:

oP:NewTask( '100100', '\workflow\WFW120p.htm' ) cTaskID := oP:fTaskID

:oHTML

Esta propriedade responsvel pelo tratamento das palavras chaves no html mencionado no mtodo :NewTask(). Este objeto uma referencia da classe TWFHtml() e disponibiliza dois dos mtodos mais importantes: RetByName() e ValByName().

:oHTML:RetByName( <cNome da macro> )

Esta propriedade tem como objetivo obter o contedo da macro quando as resposta retornarem para o Workflow. Este mtodo somente dever ser usada na funo de retorno.
Exemplo:

cNome := oP:oHtml:RetByName( Nome ) Em uma tabela: aCodigo := oP:oHtml:RetByName( produto.Codigo )


:oHTML:ValByName(<cMacro>,<uConteudo>) Este mtodo por objetivo atribuir ou obter um valor uma macro existente no html. Este dever ser usado somente no momento em que estiver assinalando valores ao html ou na funo de timeouts. Na funo de timeouts o uso necessrio por motivo de no ter recebido nenhuma resposta. Parmetros: 1. 2. cMacro: Nome da macro (palavra chave) encontrada no html, identificada entre os smbolos % e !. uConteudo: Valor a ser atribuido macro.

Exemplo: Assinalando um valor:

oP:oHtml:ValByName( Nome, Aluno1 ) Usando na funo de timeout: cNome := oP:oHtml:ValByName( Nome ) Atribuindo um valor a uma tabela: AAdd( oP:oHtml:ValByName( produto.codigo ), SB1->SB1_COD )

HTMLs
Reviso: 15/09/2004

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

- Para usar imagens dentro do HTML de um processo do Workflow a imagem dever estar em uma localizao visvel estao que receber o email, como por exemplo uma URL ( http, ftp)
- A diferena entre usar como delimitador de campos no HTML a tag % ou a tag ! que a primeira para campos que podero ser modificados e a segunda para campos que no podem ser modificados pelo usurio

- Na propriedade Action do formulrio HTML dever existir a string mailto:%WFMailTo% para que seja possvel o cliente de email enviar a resposta para o Workflow - Para se colocar uma simples mensagem no corpo do email que ser enviado pelo Workflow, necessrio a construo de um HTML contendo esta mensagem. - O HTML poder ser criado em editores padres de HTML, como por exemplo o FrontPage, sem necessidade de se editar manualmente o cdigo gerado.
- A varivel que traz a informao do cdigo da empresa em que foi gerado o HTML WFEMPRESA

A varivel que traz a informao do ID do processo em que foi gerado o HTML WFMAILID

IDs do Workflow
Reviso: 16/09/2004

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

A gravao do cdigo do ID do Processo nas tabelas padres do sistema feita atravs da criao de campos novos nestas tabelas com a finalidade de guardar estes Ids, que so gravados atravs de programao. Atravs da gravao dos IDs dos processos nas tabelas padres envolvidas, ser possvel realizar a rastreabilidade.

Messenger
Reviso: 16/09/2004

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

Alguns pontos do Messenger : - Para se enviar uma mensagem do Workflow para o Messenger, basta deixar a propriedade cTo setada com o nome do usurio. - Permite o envio/recebimento de mensagens de texto bem como respostas de processos do Workflow - No necessrio o uso de nenhum servidor de email. - possvel enviar mensagens para grupos de usurios e no apenas para usurios escolhidos - Sempre utiliza o browser informado no parmetro MV_WFTIBRW. - O Workflow permite que um mesmo processo seja enviado tanto via email como via Messenger.

Processos de Retorno Simultneos


Reviso: 15/09/2004

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

O Nmero mximo de retornos a serem processados pelo Workflow depende dos recursos existentes no servidor, principalmente a memria existente, pois o mesmo ter que processar vrios jobs ao mesmo tempo. totalmente aconselhvel que se coloque um servidor Protheus exclusivo para o Workflow, pois o processamento dos retornos consome bastante recursos do servidor.

Processos e Status do Workflow e Rastreabilidade


Reviso: 16/09/2004

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

Processos e Status do Workflow so a base para a rastreabilidade dos processos de Workflow a serem implantados. Sem eles no possvel realizar a rastreabilidade. A Rastreabilidade executada atravs do comando WFRASTREAWF() que deve ser colocada em pontos estratgicos do programa em ADVPL. No cadastro de Status do Workflow os cdigos com valores menores que 1000 so de uso interno do Workflow. Acima disto so de controle do usurio. O arquivo que gera a rastreabilidade do Workflow o WF3. O Parmetro Tempo Mdio existente no cadastro de Status do Workflow mede o tempo mdio de execuo deste Status em todos os processos no qual o mesmo foi envolvido.

Propriedade aParams
Reviso: 14/10/2004

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

No objeto instanciado pela classe TWFProcess( geralmente chamado oProcess ) existe a propriedade aParams, que permite que um array multdimensional, com contedo definido pelo programador, seja gravado no processo, permitindo a manipulao deste array nas funes de retorno e timeout. Por exemplo : oProcess:aParams := {{'01','Marcelo'},{'02','Rafaela'}}

Protocolos de email Homologados e Contas de Email


Reviso: 06/02/2006

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

Os protocolos de emails homologados para o Workflow so SMTP, POP e IMAP( este somente para servidores Exchange ). O protocolo MAPI no homologado. O Workflow do Protheus no est homologado para nenhum WebMail de mercado. O Workflow somente trabalha com autenticao com o servidor SMTP. Os clientes de email homologados so :

OutLook Express 6.x OutLook 2000 OutLook XP Lotus Notes 5.x Lotus Notes 6.x ( necessrio testar antes pois h diferentes tipos de configuraes que influenciam nos retornos das respostas ).
desaconselhvel usar a mesma conta de email do Workflow para vrias empresas. Para ativar o uso do protocolo IMAP no Workflow necessrio fazer a ativao do mesmo na entrada [MAIL] do ini do server do Protheus :

Protocol=IMAP Folder=INBOX

Time-Out de Conexo com o servidor de Email


Reviso: 16/09/2004

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

- O Workflow sempre envia/recebe todas as mensagens, mesmo que no consiga se conectar ao servidor de email em determinado momento.

Uso de Java Script nos Processos de Workflow


Reviso: 16/09/2004

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

O uso de Java Script nos HTMLs dos processos do Workflow opcional, mas muito til para validaes de campos digitados. Aconselhamos o uso desta linguagem. Caso o Java Script do HTML no esteja funcionando, deve-se verificar a configurao de segurana do cliente de email.

Uso de Licenas pelo Workflow


Reviso: 11/11/2004

Abrangncia Verso 6.09 Verso 7.10 Verso 8.11

A seguinte regra vlida para o consumo de licenas do Protheus pelo Workflow : 1. O Scheduler do Workflow , que deve ser iniciado no start do server do Protheus, consome uma licena. 2. Cada Job agendado no Scheduler referente ao Workflow ( Retorno e TimeOut ) ao ser executado consumir uma licena. Em ambos casos acima, caso no haja licena disponvel , a execuo sempre acontecer. Ou seja, o Workflow nunca deixa de ser executado caso no haja licenas, mas se houver disponveis, ele as consumir quando necessrio.

Uso do Agendamento ( Scheduler )


Reviso: 15/09/2004

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

Os agendamentos do Workflow ( entre outros ) so realizados atravs do Scheduler do Protheus, na opo Processos Especiais. A funo agendada no pode ter interface nenhuma ( tela, aviso, etc) e podem iniciar um processo de Workflow sem a necessidade de um ponto de entrada( o que pode acontecer tambm ). Para que o Scheduler dos processos agendadados na opo Processos Especiais seja iniciado, necessrio colocar no .INI do server na chave ONSTART a chamada da funo WFONSTART. Alm disto necessrio a criao do arquivo SCHEDULER.WF, localizado no diretrio System ou Sigaadv. O uso do arquivo scheduler.wf necessrio para que o scheduler saiba a empresa/filial/environment em qual ser iniciado. Todos estes processos especiais, bem como os TimeOuts gerados pelo Workflow so gravados no arquivo do dicionrio SXM. O arquivo SXM no possui ndice pois possui um mecanismo de reaproveitamento de registros deletados que o deixam extremamente pequeno sempre.

A principal funo a ser agendada para tratamento dos Retornos do Workflow a WFReturn(empresa,filial ). A funo WFReturn() l os emails da caixa postal do Workflow bem como processa os retornos. Os parmetros de qualquer funo agendada no Scheduler de Processos Especiais do Configurador devem ser passados como itens de um array para a funo agendada. O Scheduler do Workflow quando iniciado consome uma licena do Protheus.

Caractersticas Tcnicas do SigaDW


Reviso: 16/09/2004

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

Caractersticas Tcnicas do SigaDW Totalmente Web ( configurao atravs do Wizard de Instalao do Protheus ). No um mdulo padro do Protheus. No utiliza a tecnologia ActiveX do Protheus Remote. Criao do Data Warehouse em bases relacionais homologadas pelo Protheus , de acordo com a demanda. Inicialmente pode gerar o DW em bases SQL Server,Oracle, DB2 e PostGres. Modelo de DW : Star Schema Acesso s bases de dados atravs do Top Connect ( somente Bancos homologados ) Utilizao de Java, Java Script, HTML, XML e AdvplAsp Possui recursos de Extrao, transformao e carga dos dados. um novo Produto, uma grande evoluo em relao ao SigaEIS Totalmente incorporado ao repositrio do Protheus No necessria a instalao de nenhum cliente nas estaes Permite a construo de DataMarts e Data Warehouses Duas interfaces distintas : uma para o Administrador e outra para o usurio final

Conceitos do SigaDW
Reviso: 16/09/2004

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

Dimenses : So as entidades envolvidas no Data Warehouse, como Clientes, Produtos, Vendedores, Perodo, etc. A Dimenso pode ser criada de forma que seus atributos tenham relacionamentos com diferentes campos de diferentes tabelas, no sendo necessariamente baseada em uma s tabela a estrutura da mesma. Atributos : So as propriedades/caractersticas de cada Dimenso e podem ser criados/modificados a qualquer momento. Podem ser criados atributos que no tenham nenhum relacionamento com um campo de uma tabela fsica. Chave Primria : Indica quais as chaves da Dimenso. obrigatrio a informao das chaves primrias de cada Dimenso para relacionamento com o cubo Indicadores : So os valores a serem analisados. Tabela Fato : A tabela Fato do SigaDW uma tabela que contm os campos chaves das Dimenses relacionadas e os indicadores Cubo: O Cubo a ligao entre os itens acima, formando um grande repositrio de dados normalizados. Um DW pode ter vrios cubos e cada cubo pode conter n Dimenses existentes, no necessariamente todas. Ainda no possvel linkar cubos. Star Schema : a metodologia de estrutura do SigaDW, baseada nas ligaes entre as Dimenses e Tabela Fato. No usado o mtodo Snow Flake. Grfico e Tabela CrossTab : So os dois meios de visualizao das consultas. Pode-se definir em uma consulta somente o Grfico ou somente a Tabela para visualizao MetaDados : Um MetaDados permite que se importe toda a informao do cubo para um outro Data Warehouse, independente das Fontes de Dados Conexes : Definem a conexo a ser usada para acesso s fontes de dados. Podem ser de 3 tipos : Top Connect : Permite acesso Bases acessadas pelo Top Connect. Protheus SX : Perminte acesso s bases referenciadas no SX2 Protheus Direto : Permite acesso tabelas DBFs no referenciadas no SX2.

Fonte de Dados : Indica de onde fisicamente sero extrados os dados das Dimenses e dos Indicadores. A informao da Fonte de Dados, seja para a Dimenso como para o Cubo pode ser realizada depois da criao dos mesmos, no sendo obrigatrio a informao no momento da criao. As Fontes de Dados, tanto das Dimenses como do Cubo , no tem que ser oriundas da mesma conexo. Podem haver fontes de dados usando tabelas Oracle para uma Dimenso e DBF para outra por exemplo.Para cada atributo definimos uma expresso SQL ou ADVPL para transformao ( caso necessrio ) do atributo.

Templates : Os templates so modelos de consultas prontas para uso, baseado nas melhores prticas e uso comum de mercado. Os Templates do SigaDW so arquivos Textos que seguem o padro XML. Precisam ser adquiridos parte.

Dicas
Reviso: 15/03/2005

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

SigaEIS x SigaDW

A Escolha do SigaDW em vez do SigaEIS deve se basear principalmente nos recursos de montagem do Data Warehouse , que permitem uma importao de grande volume de dados de forma rpida, alm da utilizao da Web, que necessita de uma infraestrutura para web. O Data Warehouse criado pelo SigaDW , alm de ser mais rpido na extrao dos dados, bem menor que o gerado pelo SigaEIS por seguir o modelo Star Schema DataMart

A diferena entre Data Warehouse e Data Mart que o Data Mart possui muito menos dados que um Data Warehouse, agilizando as consultas pois estas informaes existentes so setorizadas Filtros Os Filtros Obrigatrios no podem ser alterados pelo usurio final . No Filtro Modo Rpido, a expresso C.. filtra todos as strings que iniciam com a letra C independente do tamanho da string Agendamento

O Agendamento das importaes das Dimenses e dos Cubos feita atravs de uma interface existente dentro da Fonte de Dados de cada uma destas entidades. A importao agendada das Dimenses e dos cubos do SigaDW necessita que o Scheduler doWorkflow esteja ativo Expresses

Clusulas ADVPL so mais lentas de serem executadas comparando-se com Clusulas SQL , como por exemplo no Filtro. Quando nas expresses de filtros, alertas, etc se utilizam clusulas SQL, necessrio escrever a clusula baseada no Banco de dados utilizado, para conseguir a melhor performance possvel DW

altamente recomendvel que o Data Warehouse seja criado em um banco separado do Banco de Dados do Protheus Importao

A atualizao dos dados na importao por default apaga todos os registros do cubo e faz a incluso dos novos registros sendo importados, a no ser que seja informada uma condio de limpeza na importao dos dados. No caso o SigaDW somente apagar os dados que sejam verdadeiros para a condio de limpeza

Consultas

O SigaDW sempre traz para a estao os dados de forma paginada, evitando com isto que se sobrecarregue a estao com muita informao, o que deixaria as consultas lentas. O Tamanho da Pginao configurvel nas propriedades de cada usurio Indicadores Virtuais Indicadores Virtuais nunca so armazenados na tabela Fato Drill Downs No h limite de nmero de Drill Downs por Consulta no SigaDW Cookies O SigaDW precisa que o uso de Cookies esteja habilitado no Browser Http

O SigaDW pode ser disponibilizado na web utilizando o servidor http do Protheus ou em um IIS. Crystal Reports O SigaDW ainda no possui integrao com o Crystal Reports Perodos

mais indicado criar uma Dimenso para Perodos e associar uma Fonte de Dados em vez de usar a opo de Atualizao Automtica.

Imagens no aparecem
Reviso: 19/01/2006

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

Caso as imagens no apaream no SigaDW, siga os seguintes procedimentos : Pare o server do Protheus Atualize o site inteiro No mp8srv.ini ou ap7srv.ini, apague a linha que contm a palavra WEBHOSTOLD Inicie o server e acesse o SigaDW Se mesmo assim as imagens no aparecerem , h problemas de configurao do site no .ini do Protheus. Revise-o.

Instalao da Microsoft Virtual Machine (MVM)


Reviso: 28/03/2006

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

Para o correto funcionamento do SigaDW, necessrio que a Microsoft Virtual Machine esteja instalada na estao que ir executar o SigaDW. Este software est disponvel no ftp da Microsiga : ftp://ftp.microsiga.com.br/sigadw/MSJavx86.exe . Caso o Internet Explorer no tenha instalado a Microsoft Virtual Machine (MVM), necessrio para a execuo do SigaDW, verifiquem antes de instalar a MVM se existe alguma instalao da Java Virtual Machine (JVM). Se existir, desinstalem antes esta JVM e ento instalem a MVM. Aps a instalao da MVM, caso necessrio , reinstalem a JVM e desmarquem a mesma na pasta avanadas das opes do IE. Caso no seja feita a desinstalao da JVM , podem ocorrer erros de scripts

Modos Projeto e Consulta nas Dimenses e Cubos


Reviso: 16/09/2004

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

Tanto a Dimenso como o Cubo podem ter dois estados : Modo Projeto : Permite que seja realizadas modificaes na estrutura da Dimenso e do Cubo Modo Consulta : Libera a Dimenso para ser usada no Cubo e permite a importao tanto da Dimenso como do Cubo.

Requisitos para o SIGADW


Reviso: 12/04/2006

Abrangncia Verso 7.10 Verso 8.11

Requisitos para o SigaDW Para a implantao do SigaDW, so necessrios os seguintes requisitos : Protheus 7.10 ou superior Servidor Http do Protheus Ativado Banco de Dados Relacional , homologado para o Protheus Top Connect 4 ou superior Servidor exclusivo para o SigaDW com pelo menos 1 GB de memria RAM. Nas estaes browser IE 6.0 ou NetScape 7.0, com permisso para Java, Java script e Cookies. Licenas Protheus i ( Protheus 8 ) e Licenas Top Connect.

Informaes Diversas - SIGABSC


Reviso: 14/12/2004

Abrangncia Verso 8.11

Algumas Dicas : A implantao da metodologia deve ser Top Down, isto , inicia-se na gesto e vai descendo at o operacional. No h um nmero ideal de objetivos por perspectiva. Mas se baseia na frase ' O Mapa estratgico impresso deve caber em uma folha A4 '. O SigaBSC no uma ferramenta de consultas gerenciais. Para isto, deve-se usar o SigaDW. O SigaBSC no deve ser o nicio de implantao da metodologia, mas sim um meio para se colocar em prtica a mesma. Pode-se implantar um BSC sem uso de ferramenta, porm com o uso de uma ganha-se em produtividade e segurana nas informaes. O SigaBSC pode ler dados de uma base no Protheus atravs de Query's, desde que esta base possa ser acessada via Top Connect. A Metodologia sugere o uso das 4 perspectivas padres ( Financeira, Clientes, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento ), porm pode-se usar outras de acordo com a necessidade e objetivo da empresa. Porm aconselha-se a evitar estas mudanas. Apesar de no poder gravar suas informaes em bases codebase, o SigaBSC consegue acessar este tipo de ambiente para importao de valores para os indicadores, atravs da chamada de funes do RPO deste ambiente. Um dos principais objetivos do BSC o alinhamento estratgico dentro da organizao, eliminando os buracos entre o operacional e a alta direo. Todos devem participar da estratgia, no apenas a alta diretoria. No possvel fazer a ligao entre os indicadores, nem atribuir pesos para o mesmo. No possvel importar dados de planilhas Excel. Ainda no esto implementadas as integraes com o PMS e com o RH do Protheus, mas esto prevista, assim como o uso de indicadores de tendncia. As metas Individuais so medidas atravs das tarefas e iniciativas, porm deve-se ter em mente que este o ltimo passo a ser implementado visto a complexidade.

SigaBSC
Reviso: 14/12/2004

Abrangncia Verso 8.11

O SigaBSC uma ferramenta de auxlio ao planejamento estratgico de uma organizao. Esta software tem por objetivo traduzir a misso e estratgia da organizao em um conjunto compreensvel de Indicadores de desempenho, propiciando uma estrutura de mensurao estratgica eficiente baseada na metodologia do Balanced Scorecard definida e mantida pelos Doutores David P. Norton e Robert S. Kaplan. Isto significa acomodar de forma flexvel todos os elementos de um projeto de BSC : Viso da estratgia em 4 perspectivas (financeira, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento), alm de outras criadas pelo gestor. Identificao de objetivos estratgicos para cada perspectiva Associao de Indicadores com os objetivos estratgicos Linkagem dos objetivos em relaes de causa e efeito Associao de alvos aos Indicadores Listagem e acompanhamento de iniciativas estratgicas

SigaBSC - Caractersticas Tcnicas


Reviso: 14/12/2004

Abrangncia Verso 8.11

Caractersticas Tcnicas Totalmente desenvolvido em JAVA/AdvplASP/XML. Totalmente acessvel remotamente, via web ou Java Web Start. Atualizao agendada dos indicadores. Exige Banco de Dados Relacional com Top Connect Exige a instalao nas estaes da Java Virtual Machine Exige Licenas Protheus i e Top Connect por usurio. Roda em Ambientes Windows ( IE 6.0 ou superior ) e Linux ( Mozilla )

Programao IE e FireFox
Reviso: 20/07/2005

Abrangncia Verso 5.07 Verso 5.08 Verso 6.09 Verso 7.10 Verso 8.11

Ao criarmos uma pagina web devemos ter alguns cuidados para que essa pagina seja devidamente montada por todos os browsers. Essa problema comea com o variedade de browsers que temos (internet explorer, FireFox, Mozilla, Konqueror, Netscape, etc..) e as caractersticas que alguns possuem e outros no. O Objetivo desse documento mostrar a diferena de comportamento que existe dos componentes nos browsers(posicionamento, eventos e javaScript), programando da forma mais simples e como podemos minimizar ou simplesmente anular a diferena de comportamento dos componentes. O foco deste documento para os browsers Firefox e Internet Explorer Dica: Procure sempre verificar este documento sempre que houver dvidas de compatibilidade entre os browsers, pois o documento ser sempre atualizado de acordo com novas diferenas de programao que surgirem com novos projetos. Obs: importante verificar no site do fabricante do browser qual o comportamento que ele promete para determinado componente. Dica de site: http://www.mozilla.org/hacking/

1. COMPONENTES HTML
Uma dica importante caso tenha duvidas sobre algum componente HTML no mencionado, verifique no site http://www.htmlhelp.com/reference/html40/olist.html que possui uma Referncia HTML 4.0 do W3C. Obs:Cuidado ao criar componentes, principalmente com div e tabelas, sem contedo algum, sempre aconselhvel colocar um espao na forma &nbsp;
Dica: possvel ainda verificar o DOM(document element model) da pagina depois de construida, tanto no FireFox/Mozilla quanto no IE.

No Firefox/Mozilla j possui um programa que vem junto o browser e basta acessar atravs do menu em Tools -> DOM Inspector

3. CSS
Dica
hr {color: sienna} p {margin-left: 20px} body {background-image: url('images/back40.gif')}

No deixar espaos, entre o valor da propriedade e as unidades! Se usarmos marginleft: 20 px no lugar de margin-left: 20px, isto ir funcionar devidamente apenas no IE6 mas no ir funcionar corretamente no Mozzila ou Netscape.

You might also like