You are on page 1of 10

O AVANO DOS MEIOS DIGITAIS E A PRODUO DE INFORMAO Como as redes sociais esto transformando a comunicao, o jornalismo e a sociedade

Prof. Helosa Pereira Karina Perussi Pinceta

Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP) Resumo: As redes sociais mudaram e permanecem mudando o formato da comunicao. A mdia social elegeu Obama, deu voz ao consumidor, ps fim represso no Ir, est revolucionando o jornalismo, quebrando a imprensa e transformando a sociedade. H alguns anos, a comunicao de massa era de um para todos. O espectador dos meios de comunicao no mais passivo: hoje, todos produzem e recebem informaes atravs da maior rede de comunicao do planeta: a internet. Este artigo cientfico tem como objetivo mostrar os impactos causados pelas novas tecnologias e as mudanas que esto ocorrendo na sociedade e na comunicao, por meio das redes sociais.

Palavras Chave: redes sociais, comunicao, contedo, informao, mdias digitais, jornalismo.

Artigo Cientfico apresentado na concluso do curso Redes sociais e os novos paradigmas da comunicao no ciberespao. Docente do curso Redes sociais e os novos paradigmas da comunicao no ciberespao, da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo - PUC. Publicitria, Social Media, aluna do curso de extenso de Redes Sociais, ministrado por Helosa Pereira, na Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. E-mail: karina.perussi@addialeto.net

1.INTRODUO 1.1 Como as mdias sociais esto mudando a comunicao e o jornalismo


Com o advento dos meios digitais os desafios da comunicao tornaram-se cada vez mais complexos e tornando a informao cada vez mais acessvel. Com a mdia eletrnica, as informaes diferenciam-se dos meios tradicionais, como por exemplo, a impresso de um jornal: material pronto e acabado. A comunicao se transforma, logo, a sociedade se transforma: so indissolveis. Os impactos provocados pelas novas tecnologias transformam o modo de pensar e de se relacionar com o mundo do ser humano. E as redes sociais, por sua vez, ultrapassaram o objetivo exclusivo de relacionamento e passaram a ser fonte de pesquisa e notcias, tendo como atributos a interatividade e participao, possibilitando ao leitor no apenas o acesso informao, mas a capacidade de produzi-la. Com base nisso, tudo o que j est na rede provisrio - pode ser modificado, recriado ou complementado - diferentemente do jornal impresso.
No lugar de uma criao que resulta em um objeto pronto, com as novas tecnologias da informao, verificamos a emergncia do processo colaborativo entre grupos para criar um trabalho, performance, evento ou projeto. Dentro da lgica da criao colaborativa, opera um modo de trabalho baseado na coleta, na classificao e na associao dos trabalhos pr-existentes, dentro de um universo bastante variado. (MALINI, 2008, p. 3)

E eis um dos desafios da democratizao da informao: produzir contedo relevante para um pblico tambm criador de contedo. A internet e a mdia social passam a ser um espao de colaborao, baseada na interao e participao ativa de quem produz e recebe contedo. o leitor quem escolhe onde clicar e qual matria ler primeiro, afinal, dele depende a circulao das informaes, o que influencia totalmente o trabalho do jornalista. Este, por sua vez, tem o desafio de ordenar a narrativa de um modo que faa sentido e mantenha a ateno do leitor, agora, tambm produtor de contedo. O meio digital, ao contrrio da comunicao escrita que se encerra no ato da impresso, interativo: amplia as opes de leitura, possibilitando que o leitor ou

usurio assuma o papel de comando, reformulando textos e imagens. Estimular a imaginao, proporcionar starts sensoriais e recompensar a ateno do leitor com conscincia imaginativa capaz de entender o que ele deseja ler, ver o sentir talvez seja a grande caixa de pandora do sculo vigente. (FERRARI, p. 130).

A cultura colaborativa/participativa se acentua com as redes sociais e se diferencia da antiga passividade dos espectadores e leitores. Sem hierarquias ou mediaes, o internauta, produtor de contedo, dispe de todas as ferramentas necessrias: seu computador pessoal, a internet e milhares de usurios dispostos a ler o contedo. Logo, com essa democratizao das ferramentas de produo, a internet e as redes sociais consolidam-se como fonte de notcia e participao, e a cultura colaborativa em rede se acelera. O melhor exemplo disso o computador pessoal, que ps todas as coisas, desde as mquinas de impresso at os estdios de produo de filmes e de msicas, nas mos de todos (MALINI apud ANDERSON, 2006, p. 52).
A expresso cultura participativa contrasta com noes mais antigas sobre a passividade dos espectadores dos meios de comunicao. Em vez de falar sobre produtores e consumidores de mdia como ocupantes de papis separados, podemos agora consider-los como participantes interagindo de acordo com um novo conjunto de regras. (JENKINS, 2009, p. 28)

A frase acima, citada por Henry Jenkins, talvez marque o incio da revoluo das mdias atuais. Pode-se dizer que essa nova forma de consumir contedo e informao foi solidificada em 11 de setembro de 2001, quando um dos eventos mais marcantes da histria do mundo moderno acontecia: a queda do World Trade Center, smbolo financeiro dos Estados Unidos, localizado em Nova Iorque, aps o ataque terrorista que parou o mundo. O atentado foi um marco na comunicao e mostrou as potencialidades e a capacidade informativa da internet, permitindo avanos posteriores, como por exemplo, os blogs ou weblogs, que hoje so ferramentas de comunicao to populares.

2.O dia em que o Twitter derrubou a imprensa

O Twitter, rede social e microblog que permite aos usurios enviar e receber atualizaes pessoais de outros contatos em textos de at 140 caracteres, um grande exemplo de cultura colaborativa e narrativas hipertextuais. Criado em 2006 por Jack Dorsey, ganhou popularidade mundial e muito utilizado como fonte de informaes, manifestaes e produo de contedo. Tal rede vem revolucionando a comunicao e a maneira como os leitores/autores, empresas, instituies e organizaes produzem e disseminam contedo, conferindo ao jornalismo e circulao informacional um carter gil e dinmico.

A morte de Osama bin Laden, lder e fundador da al-Qaeda, organizao terrorista famosa pelos ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos, reforou o Twitter como fonte de notcia e participao. A primeira meno morte do terrorista veio da rede social, quebrando toda a imprensa e dando um dos furos mais importantes dos ltimos anos. A primeira pessoa a noticiar a morte de Osama, por meio de um tweet, foi Keith Urbahn, integrante do escritrio do ex-secretrio de Defesa norte-americano, Donald Rumsfeld, conforme Figura 1.

Figura 1: Os tweets de Keith Urbahn sobre a morte de Osama.

E antes dele, um paquistans de Abbotabad, Sohaib Athar, twittou em tempo real os ataques e investidas contra Osama bin Landen. Porm o consultor de tecnologia no sabia qual fato histrico narrava ao comentar em seu twitter, em tempo real, sobre os

barulhos constantes de helicptero no local, dando-se conta do que acontecia apenas depois do montante de tweets sobre o fato. O furo, em escala mundial, fez com que o Twitter batesse recorde e registrasse uma mdia de 3 mil tweets por segundo, com um pice de 5.106 publicaes por segundo. Veja o tuite na Figura 2.

Figura 2: Sohaib Athar narrava o acontecimento sem saber do que falava

Outro acontecimento bem recente (28 de junho) e que no deve passar despercebido, foi quando o programa Hoje em Dia, da Rede Record, divulgou em primeira mo e com exclusividade a morte do comediante Amir Khader. Eles se basearam em um tweet do colega pessoal do rapaz, David Brazil, conforme Figura 3. Depois de noticiada, os principais portais de notcias do pas, como G1, R7, Terra e Uol tambm postaram sobre o ocorrido. Horas depois o comediante disse que tudo no passava de uma mentira e que ele estava vivo. Hoje, caiu no microblog, fonte segura. Amin no morreu. Mas o jornalismo deve tomar cuidado.

Figura 3: Tweet de David Brazil afirmando morte de Amir Khader

3.A fora das redes sociais na poltica


Por um lado houve no Ir um protesto, via Twitter, contra a confirmao da reeleio de Mahmoud Ahmadinejad presidncia do pas. Por outro, Obama se elegia presidente dos Estados Unidos graas rede social. Dois exemplos de como o Twitter foi capaz de mudar o destino poltico desses dois pases. Aps o bloqueio do sistema de mensagens de celular e a censura de diversos sites, inclusive do Orkut e Facebook, o microblog passou a ser a principal ferramenta de comunicao dos iranianos para mostrar ao

mundo a represso s manifestaes de rua contrrias reeleio do presidente Mahmoud Ahmadinejad. A tag iranians, iranelection e tehran foram parar nos Trending Topics (tpicos mais comentados) do twitter. J na campanha de Obama, a rede social foi utilizada como meio para levantar dinheiro, organizar comcios e, claro, compartilhar informaes. A utilizao do Twitter pelos jovens na campanha de Obama foi fundamental para sua eleio e marcou o incio de uma militncia poltica apoiada em ferramentas virtuais de comunicao que aliam interatividade e rapidez na divulgao de dados. Obama ainda um dos mais seguidos dos Estados Unidos, perdendo apenas para a rede de notcias CNN (FERRARI, p. 47). O presidente Barack Obama j anunciou que usar novamente o Twitter em sua campanha de reeleio, em 2012.

4.Manifestaes e mobilizaes: redes sociais que transformam a sociedade


As redes sociais tambm se confirmam como palco de manifestao e mobilizao. Um exemplo recente disso foi a mobilizao da populao, por meio do Facebook, que impediu a derrubada de uma Paineira histrica em Porto Feliz. A tradicional rvore seria removida do local por conta da duplicao de um trecho da rodovia, no entanto a ao de um internauta, que postou uma foto da rvore repercutiu positivamente, o protesto chegou rapidamente s autoridades competentes da cidade e o prefeito decretou a proibio do corte da paineira centenria, que permanece em seu local de origem.

Outro exemplo recente de manifestao nas redes sociais foi o abaixo-assinado pela cassao de Jair Bolsonaro, deputado federal do PP-RJ. Por meio do Twitter e do Facebook, os internautas divulgaram o abaixo-assinado que pedia a cassao do poltico por quebra de decoro parlamentar e por violao de preceitos constitucionais. O motivo foi a declarao de Bolsonaro em uma entrevista ao programa CQC, onde afirmou que seus filhos no correm risco de namorar negras ou virar gays porque foram muito bem educados. Os usurios compartilharam, via Twitter, um documento on-line para demonstrar o repdio s declaraes do deputado. Com a repercusso, o Conselho de tica e Decoro Parlamentar abriu processo disciplinar para apurar o caso (por suposta prtica de racismo e homofobia).

Manifestaes como estas citadas acima, e como muitas outras como o Tuitao pela banda larga boa e barata mobilizao de internautas com o intuito de pressionar o governo a fazer sua parte na construo da democratizao da comunicao; ou ainda o Churrasco de gente diferenciada, que reuniu cerca de 600 pessoas num protesto contra mudana de estao de metr no bairro Higienpolis em So Paulo, entre outros casos, comprovam que as redes sociais/colaborativas no so apenas fontes de informao e produo de contedo, mas tambm corroboram e tm potencial para mobilizar e promover mudanas na sociedade, afinal, elas potencializam a comunicao e do fora a casos da vida real.
Algumas vezes, as redes colaborativas utilizam esse potencial na luta social, assumindo, desse modo, a caracterstica de espaos que atuam ativamente na promoo de mudanas, afetando at mesmo os processos produtivos, o poder e a cultura, constituindo-se como fontes potenciais de transformao da sociedade. (TEIXEIRA E BECKER. 2009, p. 46).

5.Antes, leitor passivo, agora, leitor ativo. E consumidor tambm


Ainda falando em comunicao, o desafio no s para o jornalismo, mas tambm para a publicidade. Afinal, as redes sociais tambm so muito utilizadas por empresas como estratgia de negcio. Esses sites colaborativos so usados no s para atualizar informaes quanto s vendas realizadas em diferentes regies como tambm para conhecer o nvel de satisfao do consumidor sobre seus produtos, por meio da interao com seus clientes. Por muito tempo o consumidor esteve calado ou reclamava dos produtos/servios aos rgos competentes e, sem resposta ou soluo, acabava por desistir de seus direitos. Mas com a chegada das empresas no Twitter a histria mudou: o consumidor reclama e, se no obtm respostas, a internet e as redes sociais se encarregam de espalhar rapidamente a imagem negativa da marca. Sendo assim, hoje vemos empresas mais atentas que, provavelmente, esto aprendendo a tratar melhor o consumidor.

Vamos ao caso da Brastemp. Um consumidor insatisfeito com o mau atendimento prestado pela empresa e cansado de esperar alguma posio da mesma, resolveu levar a Brastemp aos Trending Topics do Twitter, mas de forma negativa. Oswaldo L. Borelli fez um vdeo, postou no Youtube (rede social para compartilhamento de vdeos) e divulgou o caso em seu Twitter pedindo para que as pessoas passagem a mensagem adiante. O tute repercutiu e teve mais de 100 retweets (mensagens replicadas), fazendo com que o assunto fosse um dos mais comentados no Brasil dentro da rede social. Outro exemplo que nitidamente mostrou o poder que as mdias sociais conferem ao consumidor foi o caso da Renault. Daniely Argenton comprou um Mgane Sedan 2.0 que apresentou problemas logo nos primeiros dias. A garantia terminou, e o defeito continuou. Cansada de reclamar e sem obter retorno da Renault, Argenton criou um site denominado Meu carro falha, postou vdeos no youtube e criou no Twitter o perfil @MeuCarroFalha. O material teve que ser retirado da internet por ordem da 1 Vara Cvel de Concrdia, de Santa Catarina, mas at ento, o assunto j havia repercutido na rede. E somente aps o buzz negativo e a crise de reputao gerada na rede social que a Renault posicionou-se oficialmente, anunciando em seu perfil que entraria em contato pessoalmente com a cliente para solucionar o problema. Mas, a imagem negativa da marca j havia se disseminado at mesmo na televiso.

6.Concluso
As mdias sociais corroboram com a disseminao rpida de informao e ao mesmo tempo so desafio para os jornalistas, afinal, agora preciso produzir para quem tambm produz contedo. As redes colaborativas abrem espao para o internauta colaborar, participar, noticiar, modificar e criar contedo. Logo, cabe ao jornalista saber aproveitar o poder da mdia social como fonte e entend-las para, a partir da, elaborar a melhor estratgia de gerao de contedo para atingir seu pblico alvo. O leitor, por sua vez, j est mais atento ao que acontece no mundo e ao poder que tm as redes sociais, e sabem utilizar tais plataformas no apenas para relacionar-se, mas para disseminar informaes em tempo real, obter informaes rpidas e em maior nmero, expor opinies, organizar manifestos em prol sociedade, ao seu nicho, ou aos seus interesses pessoais. Com as mdias digitais a poltica tambm mudou e agora, alm de palco de discusses, so ferramentas utilizadas por polticos para angariar votos e dar fora s

campanhas eleitorais, como foi o caso de Barack Obama que utilizou e vai utilizar novamente o Twitter nas prximas eleies. Desta forma, o eleitor tambm passa a conhecer melhor seu candidato, recebe informaes sobre o mesmo e tem espao para expor suas opinies. Desafio no s para o jornalismo, mas tambm para a publicidade, as empresas, que cada vez mais devem marcar presena no ambiente digital, devem estar atentas ao feedback de seu produto e/ou servio, pois agora o consumidor ciente de seus direitos, tem voz ativa e potencial para disseminar a imagem de sua marca tanto de maneira positiva quanto negativa. E com a fora das mdias sociais, a tendncia tudo se espalhar rapidamente. Portanto cabe empresa responder com agilidade aos pedidos ou reclamaes do cliente, caso contrrio, pode ser tarde demais.

7.Referncias Bibliogrficas
FERRARI, Pollyana. A fora da mdia social. So Paulo: Factash Editora, 2010. JENKINS, Henry. Cultura da convergncia. So Paulo: Editora Aleph, 2009. UM PANORAMA DA PRODUO JORNALSTICA AUDIOVISUAL NO CIBERESPAO: AS EXPERIENCIAS DAS REDES COLABORATIVAS: Artigo em publicao peridica cientfica impressa. Porto Alegre, 2009. MODELOS DE COLABORAO NOS MEIOS SOCIAIS DA INTERNET: UMA ANLISE A PARTIR DOS PROTAIS DE JORNALISMO PARTICIPATIVO. Artigo apresentado no NP Tecnologias da Informao e da Comunicao. Natal, 2008. JORNALISTAS DA WEB. Discutindo redes sociais e jornalismo na Internet. Disponvel em: http://www.jornalistasdaweb.com.br/index.php?pag=displayConteudo&idConteudo=38 01, por Raquel Recuero. Acesso em 22 de jun. 2011. O GLOBO. Internautas organizam abaixo-assinado pela cassao de Jair Bolsonaro. Disponvel em: <http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/03/30/internautas-organizam-no-twitter-nofacebook-abaixo-assinado-pela-cassacao-de-jair-bolsonaro-924122395.asp> Acesso em 20 de jun. 2011. G1. Processo pede cassao de Jair Bolsonaro. Disponvel em: <http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/06/conselho-de-etica-abre-processo-quepede-cassacao-de-jair-bolsonaro.html> Acesso em 20 de jun. 2011. CARTA CAITAL. Tuitao pede banda larga boa e barata e critica mudanas no PNLB. Dsponvel em: <http://www.cartacapital.com.br/politica/tuitaco-pede-banda-larga-boae-barata-e-critica-mudancas-no-pnbl> Acesso em 20 de jun. 2011.

MDIA 8. Internet: fonte de notcia e de participao. Disponvel em: <http://www.blogmidia8.com/2011/05/internet-fonte-de-noticia-e-de.html> Acesso em 21 de jun. 2011. LTIMO SEGUNDO. Churrasco de gente diferenciada rene centenas de pessoas em SP. Disponvel em: <http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/06/conselho-de-eticaabre-processo-que-pede-cassacao-de-jair-bolsonaro.html> Acesso em 22 de jun. 2011. CLIKAKI. O poder da internet na poltica e na economia. Disponvel em: <http://clikaki.com.br/o-poder-da-internet-na-politica-e-na-economia/> Acesso em 26 de jun. 2011. ITU. Mobilizao nas mdias sociais evita corte de paineira centenria. Disponvel em: <http://www.itu.com.br/regiao/noticia/mobilizacao-nas-midias-sociais-evita-corte-depaineira-centenaria-20110606> Acesso em 27 de jun. 2011. VIRTA. O jornalismo colaborativo. Disponvel em: <http://www.virta.inf.br/blog/?p=2526> Acesso em 28 de jun. 2011. BAND. Aps matar Amin Khader, Record volta atrs. Disponvel em: <http://www.band.com.br/entretenimento/famosos/noticia/?id=100000441392> Acesso em 28 de jun. 2011. GIZMODO. Cliente cria site para reclamar da Renault, obrigada pela Justia a retirlo do ar. Disponvel em:< http://www.gizmodo.com.br/conteudo/cliente-cria-site-parareclamar-da-renault-e-obrigada-pela-justica-a-retira-lo-do-ar/> Acesso em 29 de jun. 2011.

You might also like