You are on page 1of 6

VIII EVIDOSOL/V CILTEC-online Encontro Virtual de Documentao em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online. V. 1, N. 1, junho de 2011.

O USO DO CMS JOOMLA E SUAS FERRAMENTAS HIPERTEXTUAIS NA PRODUO DE SITES EDUCATIVOS E DE MATERIAL DIDTICO ONLINE Marcos Antonio Coelho (UENF) Daniella Costantini das Chagas Ribeiro (UENF) Fabiana Aguiar de Miranda (UENF) Jefferson Cabral Azevedo (UENF) Joyce Vieira Fettermann (UENF) Carlos Henrique de Souza Medeiros (UENF)

RESUMO: Sabe-se que a Internet hoje um meio de comunicao, onde facilmente recebe-se, envia-se e modifica-se as informaes. A atualizao dos contedos e os preos relativamente baixos dos provedores de acesso fazem com que cada vez mais, empresas, escolas e outras entidades e instituies tenham o seu espao na Web. No entanto, nem todo contedo atualizado com freqncia e so concebidos de modo a facilitar o acesso s informaes mais relevantes. Uma escola que produza e queira disponibilizar material com alguma regularidade ter necessidades que vo para alm de se construir um simples blog. Seria necessrio ento, criar redes de informaes, onde pudessem inserir, modificar e consultar informaes, promovendo assim a interao direta com os alunos e a sociedade em geral. O Sistema de Gerenciamento de Contedo Joomla, surge nessa perspectiva, como uma soluo para a gesto de contedos da web, para a criao de portais educativos. RAHMEL (2010) afirma que uma das principais caractersticas do Joomla a variedade de interfaces personalizadas fceis de serem usadas e seus suportes adicionais tais como, fruns, comunidades on-line, chats, artigos, vdeos e redes sociais. Tudo isso disponibilizado na forma de cdigo livre. A presente palestra tem como objetivo apresentar as ferramentas do CMS (Content Management System) Joomla, buscando garantir um espao de reflexo e ao, quando utilizada na educao por professores e alunos, como proposta de interao e publicao on-line de suas produes e contedos de aprendizagem.

Sistemas de Gesto de Contedos Web (CMS- Content Management System) De acordo com Rahmel(2010), com o surgimento da internet, para criar uma pgina na Web, por mais simples que ela fosse, era necessrio aprender a linguagem da web: HTML. Desde ento, houve uma evoluo nos modelos de publicao e disseminao da informao atravs de stios web. Carvalho (2006), em um olhar sobre os sites, ao longo de mais de uma dcada, identificou quatro fases que permitem verificar uma evoluo na construo de sites no s ao nvel do layout das pginas e da estruturao da informao, mas, tambm, integrao de ferramentas de comunicao e de edio colaborativa online.

http://gkosmos.com/evidosol/

VIII EVIDOSOL/V CILTEC-online Encontro Virtual de Documentao em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online. V. 1, N. 1, junho de 2011.

Ento, a primeira fase ficou designada pela autora como Fase da informao corrida, a segunda como multimdia, a terceira fase como a do design grfico e interatividade. Por fim, em meados da dcada de 90, entramos ento na quarta fase, que tem como prioridade a edio colaborativa online, os contedos diversificam os formatos utilizados, embora ainda predomine o texto. Esses contedos, no entanto, para serem publicados e compartilhados, requerem especial ateno s linguagens de programao que utilizam. O nvel de complexidade alto e s vezes inacessvel para alguns. Surge, ento, na dcada de 90, os sistemas de gesto de contedos, CMS (do ingls - Content Management System) que para Barcia (2008) uma plataforma que integra ferramentas que permite criar e publicar contedo em tempo real, onde os usurios utilizam uma interface intuitiva e dinmica, sem a necessidade de uma programao especfica. Segundo Bax & Pereira (2002),
Os CMS dispem de duas reas distintas: uma pblica para consulta de contedos (Frontend); uma restrita aos gestores da informao para insero/gesto de contedos e gesto da prpria estrutura (Backend). Alm disso, incluem um vasto conjunto de ferramentas que possibilitam, de uma forma estruturada e clere, a insero de diversos tipos de contedos (BAX & PEREIRA, 2002, p.1).

Vimos ento que a gesto de contedos um processo que permite coletar, preparar, qualificar e estruturar recursos de informao, de qualquer tipo ou formato, de modo a serem guardados, recuperados, publicados, atualizados e usados para outros fins. Sinteticamente, toda informao disponibilizada na internet em formas de textos, vdeos, sons, slides, etc. por qualquer tipo de usurio. O CMS JOOMLA e suas caractersticas hipertextuais Segundo a Comunidade Joomla Portuguesa, a designao Joomla para o software, a transcrio fontica para a palavra Swahili "Jumla", que significa "todos juntos" ou "sob a forma de um todo". Essa palavra de origem rabe, usualmente entendida como "Total" ou "soma", devido influncia dos comerciantes rabes.

http://gkosmos.com/evidosol/ 2

VIII EVIDOSOL/V CILTEC-online Encontro Virtual de Documentao em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online. V. 1, N. 1, junho de 2011.

Para Rahmel (2010), o Joomla uma das ferramentas CMS mais utilizadas, devido sua facilidade de uso, caractersticas profissionais e interface intuitiva, contribuindo para sua aceitao por instituies empresariais e educacionais. Enquanto para Lima & Ribeiro (2010), o Joomla hoje um dos CMS open source, desenvolvidos em PHP, mais populares. A ferramenta surgiu a partir do projeto Mambo, CMS desenvolvido pela Miro, companhia sediada em Melbourne na Austrlia. Problemas internos fizeram com que parte da equipe abandonasse o projeto e a partir da, em setembro de 2005, surge um novo gerenciador de contedo Joomla. Nesse contexto, Rahmel (2010) afirma que uma das principais caractersticas do Joomla so a variedade de interfaces personalizadas fceis de serem usadas e seus suportes adicionais tais como, fruns, comunidades on-line, chats, artigos, vdeos e redes sociais. Tudo isso disponibilizado gratuitamente e sem a necessidade de programao. Esses suportes, segundo Lvy (1993), quando parte de sistemas educativos e de documentao, podem ser chamados de hipermdia, como um subproduto do hipertexto, deixando claro que no exclui de forma alguma a dimenso audiovisual.
Tecnicamente, um hipertexto um conjunto de ns ligados por conexes. Os ns podem ser palavras, pginas, imagens, grficos ou partes de grficos, seqncias sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertextos. (...) Funcionalmente, um hipertexto um tipo de programa para a organizao de conhecimentos ou dados, a aquisio de informaes e a comunicao (LVY, 1993, p. 33).

Levando em conta a definio de hipertexto, alegando que as informaes podem ser classificadas em texto, imagens, vdeos e sons, nos reportaremos ao Joomla pra identificar essas particularidades no sistema de Gesto de Contedos. De acordo com Rahmel (2010), a facilidade de uso do Joomla equiparada somente s suas caractersticas profissionais embutidas. Alm do conjunto de caractersticas prprias do Joomla, a comunidade de usurio, disponibiliza extenses, componentes e plugins gratuitos para os utilizadores. Essa grande quantidade de extenses torna possvel gerenciar qualquer tipo de site, com qualquer tipo de contedo, seja ele informacional, comercial, educacional, redes sociais, salas de bate papo, leiles online, e outros.

http://gkosmos.com/evidosol/ 3

VIII EVIDOSOL/V CILTEC-online Encontro Virtual de Documentao em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online. V. 1, N. 1, junho de 2011.

Vimos ento, que o CMS Joomla, se mostra bastante completo em termos ferramentais na produo de contedos, mas que requer estudos mais detalhados de suas ferramentas, para sua utilizao em sites educacionais e produo de contedos de aprendizagem. O papel do professor na produo de materiais didticos online As evolues tecnologias contemporneas esto fortemente ligadas educao. Segundo Kenski (2003), impossvel educar sem a mediao tecnolgica. Essa pesquisadora, diz que as novas tecnologias de informao e comunicao j esto estabelecidas em quase todos os espaos sociais e culturais contemporneos. Entretanto, essa evoluo no produz por si mesma, habilidade necessria elaborao e sistematizao de novos conhecimentos De acordo com Moran (2000) todos estamos experimentando que a sociedade est mudando nas suas formas de organizar-se, de produzir bens, de comercializ-los, de divertir-se, de ensinar e de aprender. Esse autor afirma tambm que as formas de ensinar hoje no se justificam mais, pois se perde muito tempo e aprende-se pouco, o que nos desmotiva continuamente. Lvy (1999) sintetiza, ento, o novo papel do professor no contexto atual como sendo o animador da inteligncia coletiva dos grupos que esto a seu encargo. Afirma tambm que as atividades dos professores sero centradas no acompanhamento e na gesto das aprendizagens, por meio de incentivo s trocas de saberes, da mediao relacional e do acompanhamento dos percursos da aprendizagem. Assim, numa proposta metodolgica utilizando a internet, Moran (2000) sugere que o professor crie uma pgina pessoal na internet, como espao virtual de encontro e divulgao, um lugar de referncia para cada aluno. Afirma ainda que (...) essa pgina pode ampliar o alcance do professor, de divulgao de suas idias e propostas, contatos com pessoas fora da universidade e escola. Sem desprezar essa proposta e indo um pouco mais alm, sugere-se ento que se convertam as idias de dirio a que nos remete o blog, para informaes mais consistentes e selecionadas. Assim chegamos noo de portal. Segundo Souza (2008),

http://gkosmos.com/evidosol/ 4

VIII EVIDOSOL/V CILTEC-online Encontro Virtual de Documentao em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online. V. 1, N. 1, junho de 2011.

Os portais foram criados com o objetivo de fornecer aos usurios um suporte para sua navegao e reunir num mesmo site tudo que poderia ser importante como informao, e-mail, chat, notcias, mecanismos de busca, etc. Os usurios, desta forma, no precisariam recorrer a outras pginas e restringiriam sua busca quele espao (SOUZA 2008, p.116).

Souza (2008) aponta algumas ferramentas usadas para facilitar a cooperao, o aprendizado e a formao de comunidades de usurios, ambientes disponveis publicamente na Internet que so: Interao via e-mail, Listas de Discusso, Fruns e Newsgroups, Ambientes de Conversao Online, ou Chats, Ambientes de aprendizado baseados na Web, Portais da Web, Web Rings e Servidores de Compartilhamento de Arquivos. Nesse vis, a produo do material didtico exige um repensar pedaggico, incluindo a criao de estratgias didtico-pedaggicas, para uma efetiva aprendizagem em uma nova configurao, onde a mdia deve ser utilizada como apoio a um processo planejado presencialmente e executado virtualmente. Consideraes finais Vimos atravs deste estudo que ao longo do tempo os websites evoluram no nvel de layout das pginas, na estruturao da informao e integrao de ferramentas de comunicao e de edio colaborativa online. Esta evoluo forou as instituies a adotarem tticas de gesto da informo e dos contedos produzidos. Dessa necessidade, surgiam os Sistemas de Gesto de Contedos, que permitem qualquer usurio com previlgios administrativos gerir um website dinmico, criar e pulicar contedos em tempo real, atravs de uma interface intuitiva e dinmica. O CMS Joomla demonstra ser o mais completo em termos de fucionalidades e com maior nmero de componentes. Alm disso, possui uma variedade de interfaces personalizadas e com suportes adicionais para fruns, comunidades online, chats, artigos, vdeos e redes sociais. As principais caracteristicas do Joomla so as extenses, componentes e mdulos e outras funcinonalidades dependendo da necessidade da instituio que escolhe esses Sistemas de Gesto. Assim, os paradigmas atuais tendem a manter distantes professores e alunos. Mas o professor tem um papel de agente animador centrado no acompanhamento da gesto das aprendizagens atravs do incentivo s trocas de saberes e da mediao relacional. A construo de um portal educacional para
http://gkosmos.com/evidosol/ 5

VIII EVIDOSOL/V CILTEC-online Encontro Virtual de Documentao em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online. V. 1, N. 1, junho de 2011.

este fim, ampliaria o alcance do professor e, teoricamente, levaria a aula para fora do espao fsico da escola.

REFERNCIAS

BARCIA, L. M. Garcia. Dissertao de Mestrado. A utilizao da plataforma joomla! na escola. Universidade Catlica Portuguesa. 2008. BAX, M. P., & PEREIRA, J. C. Introduo Gesto de Contedos. 3o. Workshop Brasileiro de Inteligncia Competitiva e Gesto do Conhecimento. 2002, So Paulo. Anais. 1o. Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Gesto do Conhecimento. KENSKI, Vani M. Tecnologias do Ensino Presencial e a Distncia. Campinas, SP Papirus, 2003 (srie prtica pedaggica) LVY, Pierre. A Inteligncia coletiva: por uma antropologia do ciberespao. So Paulo: Loyola, 1998 LVY, Pierre. O que o virtual? Rio de Janeiro: E.d. 34, 1996 LVY, Pierre. Cibercultura. So Paulo, Ed. 34, 1999 LIMA, Ana Luisa Aires. RIBEIRO; Ricardo Roberto de. CMS: Disponibilidade, praticidade e economia, estudo comparativo Joomla, Drupal e WordPress. Disponvel em: http://www.fatecjp.com.br/revista/art-ed02-003.pdf. Consultado em 02 de novembro de 2010. MERCADO, Luiz Paulo Leopoldo. Formao continuada de professores e novas tecnologias. Macei:EDUFAL, 1999. RAHMEL, Dan. Dominando Joomla! Do iniciante ao profissional. Trad. 2 Ed. Rio de Janeiro: Alta Books Editora. 2010 SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de & GOMES, Maria Lucia Moreira. Educao e Ciberespao. / 1. ed. Braslia: Editora Usina de Letras, 2008.158p.

http://gkosmos.com/evidosol/ 6

You might also like