You are on page 1of 5

O OITAVO PO

SEGUNDA MULTIPLICAO - MARCOS 8:1-9


1

Pouco tempo depois, ajuntou-se outra vez uma grande multido. Como eles no tinham nada para comer, Jesus chamou os discpulos e disse: 2 Estou com pena dessa gente porque j faz trs dias que eles esto comigo e no tm nada para comer. 3 Se eu os mandar para casa com fome, eles vo cair de fraqueza pelo caminho, pois alguns vieram de longe. 4 Os discpulos perguntaram: Como vamos encontrar, neste lugar deserto, comida que d para toda essa gente? 5 Quantos pes vocs tm? perguntou Jesus. Sete! responderam eles. 6 A Jesus mandou o povo sentar-se no cho. Depois pegou os sete pes e deu graas a Deus. Ento os partiu e os entregou aos discpulos, e eles os distriburam ao povo. 7 Eles tinham tambm alguns peixinhos. Jesus deu graas a Deus por eles e mandou que os discpulos os distribussem. 8 Todos comeram e ficaram satisfeitos; e os discpulos ainda encheram sete cestos com os pedaos que sobraram. 9 As pessoas que comeram eram mais ou menos quatro mil. Jesus mandou o povo embora,

PRIMEIRA MULTIPLICAO - Joo 6:1-13 1 Depois disso, Jesus atravessou o lago da Galilia, que tambm chamado de Tiberades. 2 Uma grande multido o seguia porque eles tinham visto os milagres que Jesus tinha feito, curando os doentes. 3 Ele subiu um monte e sentou-se ali com os seus discpulos. 4 A Pscoa, a festa principal dos judeus, estava perto. 5 Jesus olhou em volta de si e viu que uma grande multido estava chegando perto dele. Ento disse a Filipe: Onde vamos comprar comida para toda esta gente? 6 Ele sabia muito bem o que ia fazer, mas disse isso para ver qual seria a resposta de Filipe. 7 Filipe respondeu assim: Para cada pessoa poder receber um pouco de po, ns precisaramos gastar mais de duzentas moedas de prata . 8 Ento um dos discpulos, Andr, irmo de Simo Pedro, disse: 9 Est aqui um menino que tem cinco pes de cevada e dois peixinhos. Mas o que isso para tanta gente? 10 Jesus disse: Digam a todos que se sentem no cho. Ento todos se sentaram. (Havia muita grama naquele lugar.) Estavam ali quase cinco mil homens. 11 Em seguida Jesus pegou os pes, deu
1

graas a Deus e os repartiu com todos; e fez o mesmo com os peixes. E todos comeram vontade. 12 Quando j estavam satisfeitos, ele disse aos discpulos: Recolham os pedaos que sobraram a fim de que no se perca nada. 13 Eles ajuntaram os pedaos e encheram doze cestos com o que sobrou dos cinco pes.

Primeiro milagre dos pes Mc 6.30-44 / Jo 6.1-13 Regio da Galilia Maioria Judeus nico Deus; conheciam a lei (Palavra) Pes eram de um jovem

Segundo milagre dos pes Mc 8.1-9 Regio de Decpolis Gentios (maioria) e Judeus Vrios deuses, se prostituam, blasfemavam, bebiam, matavam. Pes eram dos discpulos

5.000 homens 12.000 (+ mulheres e 4.000 homens 10.000 (+ crianas) mulheres e crianas) Sobras: 12 cestos Sobras: 7 cestos

FARISEUS PEDEM UM MILAGRE - Marcos 8:10-13 10 e, logo depois, subiu no barco com os seus discpulos, e foi para a regio de Dalmanuta. 11 Alguns fariseus chegaram e comearam a falar com Jesus. Eles queriam conseguir alguma prova contra ele e por isso pediram que ele fizesse um milagre para mostrar que o seu poder vinha mesmo de Deus. 12 Jesus deu um grande suspiro e disse: Por que as pessoas de hoje pedem um milagre? Eu afirmo a vocs que isto verdade: nenhum milagre ser feito para estas pessoas. 13 Ento Jesus foi embora. Ele subiu no barco e voltou para o lado leste do lago.

ELES GUARDARAM UM PO - Marcos 8:14-21 14 Os discpulos haviam esquecido de levar po e s tinham um po no barco.
2

15 Jesus chamou a ateno deles, dizendo: Fiquem alertas e tomem cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes! 16 A os discpulos comearam a dizer uns aos outros: Ele est dizendo isso porque no temos po. 17 Jesus ouviu o que eles estavam dizendo e perguntou: Por que vocs esto discutindo por no terem po? Vocs no sabem e no entendem o que eu disse? Por que so to duros para entender as coisas? 18 Vocs tm olhos e no enxergam? Tm ouvidos e no escutam? No lembram 19 dos cinco pes que eu parti para cinco mil pessoas? Quantos cestos cheios de pedaos vocs recolheram? Eles responderam: Doze. 20 Jesus perguntou outra vez: E, quando eu parti os sete pes para quatro mil pessoas, quantos cestos cheios de pedaos vocs recolheram? Eles responderam: Sete. 21 Ento Jesus perguntou: Ser que vocs ainda no entendem? Milagrosamente aquelas pessoas j estavam sendo alimentadas, porque estavam h trs dias ouvindo a pregao de Jesus. O Senhor teve compaixo daquelas vidas. No queria que ningum desfalecesse. Quando eles alimentaram a multido de cinco mil homens, os DOZE CESTOS que sobraram ficaram para alimento dos discpulos. Era a sua recompensa! Deus os tinha recompensado grandemente por causa da sua f. Porm nesta multiplicao, onde haviam menos pessoas, apenas 4 mil, os discpulos no entregaram tudo o que possuam. Eles esconderam algo. O que Cristo quis dizer foi exatamente o seguinte: Meus filhos, no sejam contaminados com a mesquinhs que o mundo lhes ensina. Cuidado com esse padro de pensamento! (fermento dos fariseus) Se vocs tem oito pes, e eu vos peo tudo o que vocs tem, entreguem!! Eu vou lhes recompensar e retribuir o que vocs fizeram!! Lembram quando parti CINCO pes para alimentar cinco mil? Quantos cestos vocs receberam de recompensa por isso? DOZE CESTOS. Mas agora que vocs no entregaram tudo o que tinham, quantos pes me deram para alimentar apenas quatro mil pessoas? SETE PES! E quantos cestos vocs receberam? Apenas SETE CESTOS tambm. Poderiam receber at 24 CESTOS CHEIOS de pes, se tivessem me dado todos os oito pes. Receberam apenas PARTE da bno!

O que representa na sua vida O OITAVO PO? DEUS TEM O MELHOR - Salmos 112.1-9
1

Aleluia! Feliz aquele que teme a Deus, o Senhor, que tem prazer em obedecer aos seus mandamentos! Os filhos desse homem sero poderosos na Terra Prometida, e os seus descendentes sero abenoados. (descendncia abenoada e poderosa)
3 2

Na sua casa h muita riqueza, e ele sempre bem-sucedido. (prosperidade)

A luz brilha na escurido para aqueles que so corretos, para aqueles que so bondosos, misericordiosos e honestos. (caminho claro; revelao) Feliz aquele que tem pena dos outros (se compadece) e empresta generosamente (desprendimento) e que dirige os seus negcios com honestidade!
6 5

Quem correto nunca fracassar (jamais se abalar) e ser lembrado para sempre. (memria eterna) Ele no tem medo de receber ms notcias; a sua f forte, pois ele confia no Senhor. (f, confiana no Senhor, dependncia de Deus)
8 7

Ele no fica preocupado, nem tem medo; (no ansioso) ele tem certeza de que os seus inimigos sero derrotados. (certeza da vitria)
9

Ele d generosamente aos pobres, e a sua bondade dura para sempre. Ele poderoso e respeitado. (honra) Bem aventurado o homem que teme ao Senhor, que em Seus mandamentos tem prazer. Deus no gosta de coisas mal feitas, bagunadas, de qualquer jeito. Ele diz que preciso ter prazer. O que prazer? alegria, satisfao, bem-estar. Ento, preciso ter alegria nas coisas do Senhor, gostar de fazer as coisas para Ele, sentir-se bem diante d'Ele, com Ele, nas coisas d'Ele. ter alegria de conversar com Ele, ter prazer em ler a Sua Palavra, ouvir com ateno o que Ele tem a nos dizer, obedecer a Ele sem mau humor, sem aborrecimento.

Salmo 37:4 diz: Deleita-te tambm no SENHOR, e Ele te conceder os desejos do teu corao.

gape, 12 Janeiro (quarta-feira) Pr Jlio Mouro

You might also like