You are on page 1of 3

DEUS RISCA OU NO RISCA NOMES DO LIVRO DA VIDA?

O_o

Por Srgio Pessoa xD Apocalipse 3.5, diz Jesus: O vencedor ser assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei/riscarei o seu nome do Livro da Vida. A galera quando faz uma leitura dinmica no texto, geralmente tira 2 concluses:
1. O nome do vencedor nunca ser riscado. 2. Quem no vencer, Deus ir riscar o nome.

Vamos analisar o texto no seu devido contexto e depois procurar sistematicamente alguns textos bblicos que so relacionados ao livro da vida e textos que so relacionados a outros livros. Quem tem entendimento sobre o assunto sabe que, quando falamos de riscar o nome no livro da vida,iniciamos outro assunto; perda de Salvao. Vamos primeiro falar sobre a primeira concluso que tiramos do texto, o vencer. Logo aps analise da primeira concluso verificaremos a segunda. E por fim vamos, usando a coerncia bblica, ver quando Foi escrito o livro da vida. O nome do vencedor no ser riscado. Galera, sistematicamente analisando, ns vamos achar textos bblicos que provam, que todo aquele que crer em Deus, vence o mundo. Vamos ver alguns.
F Dom de Deus(Ef 2.8), Ele d aos escolhidos(Rm 8.29-33), Jesus iniciou a f(HB) A f nos ajuda a vencer o mundo: I Joo 5.4 e essa f nos faz vencer at mesmo o maligno( I Joo 2.13) Jesus Comeou a Boa obra em nossa vida e vai conclu-la. Ele o bom pastor e cuida das suas ovelhas e no deixa ningum arrebat-las. Nada pode nos separar do Amor dEle por ns. O Espirito Santo intercede por ns. Cristo O filho de Deus que tambm Deus, intercede por ns a direita de Deus Pai.

Quem no vencer, Deus ir riscar o nome. Como diz o povo aqui do Amazonas Ulhaj, serentom verdade? Puts, esse tipo de teologia que diz que podemos perder a Salvao to irritante ao trabalho de Cristo na cruz, talvez essas pessoas que pensam assim, devem achar que Cristo disse: Bom galerinha do mundo, eu j fiz minha parte agora se virem para se salvarem!. Tipo, Agora com voc lutando e se vacilar mano, t perdido porque minha parte eu fiz. T-T. Mas vamos l, ver esse pedao do texto: e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida. Alguns argumentam que nesse texto Jesus quis dizer que o no vencedor ter seu nome riscado no livro da vida, e no somente esse texto, temos outros que dizem que o nome das pessoas podem ser riscados. Primeiro analisando o contexto de Ap 3.5. Para quem foi escrita a carta? No contexto de Ap 3.5 a carta foi escrita para as 7 igrejas da sia.(Ap 1.11) As cartas tem uma estrutura padro, tem elogios ( Ap 3.8), repreende a( Ap 2.4), faz ameaa os desobedientes (Ap 3.16), fez promessa aos fiis( 3.12) e sempre termina com: quem tem ouvidos oua o que o Esprito diz.

A questo , onde Ap 3.5 se encaixa ? No hall das promessas (3.12). Cristo estava fazendo uma promessa, e no, como muitos dizem, ameaando. Cristo fala no contexto, sobre pessoas que tens nome de que vives, e ests mortos(Ap 3.1), porm tambm havia pessoas que no se contaminaram, nem sujaram suas vestes, e para estas pessoas que Cristo faz a promessa, de no riscar o nome. Se estas pessoas no esto contaminadas porque Cristo operou o querer e o efetuar na vida delas. Interpretar essa promessa como ameaa incoerente. Os irmos que estavam recebendo a promessa, ao mesmo tempo estava recebendo conforto pois, estavam passando por lutas. ERA UM CONFORTO E NO UMA AMEAA. Agora que o contexto t explicado, vamos analisar sistematicamente, outros textos bblicos que falam sobre livros, e que muitas vezes pessoas usam esses textos para defenderem a perda da Salvao e o nome riscado. H vrios tipos de livros que a bblia fala: Ap 22.12 = O livro das recompensas. Deuteronmio 29.20 = O livro dos viventes debaixo do cu. Lucas 10.20 = O livro da vida, O REGISTRO DOS CIDADOS DO CU. No livro da Recompensa, temos: IICo 5.10 = todos recebem. I Co = 3.10-15 = esse livro fala de galardo.

No livro dos viventes temos:


Sl 69.28 = fala sobre riscar o nome no livro dos viventes. Sl 139.16 = livros que registra os nossos dias. Textos que falam do Livro da vida( Os livro que Ap 3.5 se refere): Daniel 12.1 = fala da galera que for achada no livro da vida. Lucas 10.20 = Fala que devemos nos alegrar pq(desculpa pelo interntes, to meio com sono aqui..rs) nosso nome t escrito no livro da vida. Filipenses 4.3 =nomes no livro da vida. Hebreus 12.23 = Deus no est escrevendo nossos nomes no livro dEle. (ele j escreveu =B ) Ap 3.5 = Ele no apaga o nome dos salvos. Ap 20.15 = Os carinhas que no forem achados no livro da vida vo para o inferno. T-T Ap 17.8 = O nome da galera salva j est escrito no livro da vida desde a fundao do mundo.

Esses so os tipos de Livro que a bblia fala, porm eu deixei um para ser comentado melhor. xodo 32.33, sibohr, que esse o favorito da galera que defende a perda da salvao e o risco no nome. xodo 32.33 fala simplesmente do livros dos vivos, um registro daqueles que esto vivos(Sl 69. 82). Era uma ameaa fsica e terrestre e no, referente ao livro da vida.

O livro da vida foi escrito, desde a fundao do mundo. Um certo blogueiro um dia escreveu que nomes de pessoas so escritos quando elas aceitam a Jesus, isso todos os dias. Ele tirou essa concluso por causa da expresso desde a fundao do mundo,(Ap 17.8). porm no precipitada a concluso. Na hermenutica voc aprende certos textos, comparando com outros textos/ termos no grego. Vamos analisar no grego "desde a fundao do mundo" no grego "apo kataboles kosmou". Esse termo usado em outros textos bblicos que mostram um ato feito no passado e j concludo. (Mt 13:35; 25:34; Lc 11:50; Hb 4:3; 9:26; Ap 13:8) Exemplos de textos com o mesmo termo que provam que a expresso desde a fundao do mundo significa algo j foi concludo:
Jesus disse que o reino dos benditos do Pai estava "preparado desde a fundao do mundo" (Mt 25:34) no pretendia que os discpulos entendessem que o reino era preparado para cada um deles quando se convertiam, mas que tudo j estava preparado quando esse mundo foi trazido existncia. (Cloves) O mesmo pode ser dito das obras "concludas desde a fundao do mundo" (Hb 4:3), obras estas necessrias ao descanso dos santos. Deus no toma providncias para o destino dos salvos no momento em que crem, mas desde a fundao do mundo tudo est pronto. (Cloves) A morte de Cristo como proviso para a salvao, que embora se diga que "foi morto desde a fundao do mundo" (Ap 13:8) no singifica que Ele sofreu "muitas vezes desde a fundao do mundo" mas uma nica "vez por todas" (Hb 9:26). (Cloves)

Concluindo a parada Se Jesus j escreveu os nomes no livro da vida antes da fundao do mundo, grande sinal de que Ele nunca vai riscar, pois se riscasse, era melhor no ter escrito no ? Para os arminanos eu jogo o armumento: Se voc acredita no livre arbtrio, ento reconhea que Deus onisciente e sabe quem vai crer ou quem no vai crer. Se voc calvinista, voc j sabe que uma vez escolhido, nunca mais ser perdido (8) deu at rima..rs Abrao galera, e comentem se acharem legal, ou critiquem se no estiver correto o artigo.

Srgio Pessa =D

You might also like