You are on page 1of 8

EXERCCIOS DE FSICA LISTA 1 PROF.

: MRCIO
1) (UFPE-2007) Um bloco desliza, com atrito, sobre um hemisfrio e para baixo. Qual das opes a seguir melhor representa todas as foras que atuam sobre o bloco?

2) (CFTMG-2006) A velocidade de um carro, ao passar por uma avenida de Belo Horizonte, varia com o tempo, de acordo com o seguinte grfico.

Em um ponto do trecho BC, o diagrama vetorial da velocidade (v), da acelerao (a) e da fora resultante (FR) sobre o automvel est corretamente representado em

3) (UNICAMP-2007) Sensores de dimenses muito pequenas tm sido acoplados a circuitos microeletrnicos. Um exemplo um medidor de acelerao que consiste de uma massa m presa a r uma micromola de constante elstica k. Quando o conjunto submetido a uma acelerao a , a

micromola se deforma, aplicando uma fora FEL na massa (ver diagrama a seguir). O grfico a seguir do diagrama mostra o mdulo da fora aplicada versus a deformao de uma micromola utilizada num medidor de acelerao.

a) Qual a constante elstica k da micromola? b) Qual a energia necessria para produzir uma compresso de 0,10 m na micromola? c) O medidor de acelerao foi dimensionado de forma que essa micromola sofra uma deformao de 0,50 m quando a massa tem uma acelerao de mdulo igual a 25 vezes o da acelerao da gravidade. Qual o valor da massa m ligada micromola? 4) (UFRJ-2008) Uma mola de constante elstica k e comprimento natural L est presa, por uma de suas extremidades, ao teto de um elevador e, pela outra extremidade, a um balde vazio de massa M que pende na vertical. Suponha que a mola seja ideal, isto , que tenha massa desprezvel e satisfaa lei de Hooke.

a) Calcule a elongao x0 da mola supondo que tanto o elevador quanto o balde estejam em repouso, situao ilustrada na figura 1, em funo de M, k e do mdulo g da acelerao da gravidade. b) Considere, agora, uma situao na qual o elevador se mova com acelerao constante para cima e o balde esteja em repouso relativamente ao elevador. Verifica-se que a elongao da mola maior do que a anterior por um valor d, como ilustra a figura 2. Calcule o mdulo da acelerao do balde em termos de k, M e d.

5) (CFTCE-2006) O cursor A pode deslizar livremente sobre o eixo horizontal, sem atrito. A mola presa ao cursor tem constante elstica 80 N/m e elongao nula quando o cursor est diretamente embaixo do suporte B. Determine a intensidade da fora P necessria para manter o equilbrio, quando c = 305 mm. Use:

2 = 1,41 e g = 10 m/s2.

6) (CFTCE-2004) A figura mostra uma mola, a cuja extremidade livre est presa a um ponteiro, colocada ao lado de uma escala graduada em centmetros. Trs diferentes pesos so pendurados na mola, como indicado na figura. Determine:

a) a indicao do ponteiro, se no for pendurado nenhum peso na mola. b) o valor do peso do corpo C.

7) (UFRRJ-2007) As figuras a seguir mostram trs instantes do movimento de uma bola que foi atirada para cima por um malabarista: I - quando a bola estava subindo; II - quando a bola estava no ponto mais alto de sua trajetria; III - quando a bola estava descendo.

Desprezando a resistncia do ar, marque a alternativa que melhor representa as foras que atuam na bola nesses trs instantes.

8) (UFRJ-2006) Um homem est puxando uma caixa sobre uma superfcie com velocidade constante, conforme indicado na figura 1. Escolha, dentre as opes a seguir, os vetores que poderiam representar as resultantes das foras que a superfcie exerce na caixa e no homem.

9) (UNIFESP-2005) A figura representa um caixote transportado por uma esteira horizontal. Ambos tm velocidade de mdulo v, constante, suficientemente pequeno para que a resistncia do ar sobre o caixote possa ser considerada desprezvel.

Pode-se afirmar que sobre esse caixote, na situao da figura, a) atuam quatro foras: o seu peso, a reao normal da esteira, a fora de atrito entre a esteira e o caixote e a fora motora que a esteira exerce sobre o caixote. b) atuam trs foras: o seu peso, a reao normal da esteira e a fora de atrito entre o caixote e a esteira, no sentido oposto ao do movimento. c) atuam trs foras: o seu peso, a reao normal da esteira e a fora de atrito entre o caixote e a esteira, no sentido do movimento. d) atuam duas foras: o seu peso e a reao normal da esteira. e) no atua fora nenhuma, pois ele tem movimento retilneo uniforme.

10) (UFC-2006) Analisando a disposio dos vetores BA, EA, CB, CD e DE, conforme figura a seguir, assinale a alternativa que contm a relao vetorial correta.

a) CB + CD + DE = BA + EA b) BA + EA + CB = DE + CD c) EA - DE + CB = BA + CD d) EA - CB + DE = BA - CD e) BA - DE - CB = EA + CD

11) (UNESP-2003) Um caminhoneiro efetuou duas entregas de mercadorias e, para isso, seguiu o itinerrio indicado pelos vetores deslocamentos d1 e d2 ilustrados na figura. Para a primeira entrega, ele deslocou-se 10 km e para a segunda entrega, percorreu uma distncia de 6 km. Ao final da segunda entrega, a distncia a que o caminhoneiro se encontra do ponto de partida :

a) 4 km b) 8 km c) 2

d) 8 3 km e) 16 km

19 km

r r r r r M e N so vetores de mdulos iguais ( M = N = M). O vetor M fixo e o r r r vetor N pode girar em torno do ponto O (veja figura) no plano formado por M e N . Sendo r r r r R = M + N , indique, entre os grficos a seguir, aquele que pode representar a variao de R r r como funo do ngulo entre M e N .
12) (UFC-2003)

13) (UFPB-2008) Considere os vetores A, B e F, nos diagramas numerados de I a IV.

Os diagramas que, corretamente, representam a relao vetorial F = A - B so apenas: a) I e III b) II e IV c) II e III d) III e IV e) I e IV

14) (UFPR-2006) Quatro bolas de futebol, com raios e massas iguais, foram lanadas verticalmente para cima, a partir do piso de um ginsio, em instantes diferentes. Aps um intervalo de tempo, quando as bolas ocupavam a mesma altura, elas foram fotografadas e tiveram seus vetores velocidade identificados conforme a figura a seguir:

Desprezando a resistncia do ar, considere as seguintes afirmativas: I. No instante indicado na figura, a fora sobre a bola b1 maior que a fora sobre a bola b3. II. possvel afirmar que b4 a bola que atingir a maior altura a partir do solo. III. Todas as bolas esto igualmente aceleradas para baixo. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa I verdadeira. b) Somente a afirmativa II verdadeira. c) Somente a afirmativa III verdadeira. d) Somente as afirmativas II e III so verdadeiras. e) Somente as afirmativas I e III so verdadeiras.

15) (UFPB-2006) Um cidado est procura de uma festa. Ele parte de uma praa, com a informao de que o endereo procurado estaria situado a 2 km ao norte. Aps chegar ao referido local, ele recebe nova informao de que deveria se deslocar 4 km para o leste. No encontrando ainda o endereo, o cidado pede informao a outra pessoa, que diz estar a festa acontecendo a 5 km ao sul daquele ponto. Seguindo essa dica, ele finalmente chega ao evento. Na situao descrita, o mdulo do vetor deslocamento do cidado, da praa at o destino final, : a) 11 km b) 7 km c) 5 km d) 4 km e) 3 km

16) (UNESP-1995) A escada rolante que liga a plataforma de uma estao subterrnea de metr ao nvel da rua move-se com velocidade constante de 0,80 m/s. a) Sabendo-se que a escada tem uma inclinao de 30 em relao horizontal, determine, com o auxlio da tabela adiante, a componente vertical de sua velocidade. b) Sabendo-se que o tempo necessrio para que um passageiro seja transportado pela escada, do nvel da plataforma ao nvel da rua, de 30 segundos, determine a que profundidade se encontra o nvel da plataforma em relao ao nvel da rua.

17) (UNESP-1992) Um homem, em p sobre uma plataforma que se move horizontalmente para a direita com velocidade constante v = 4,0 m/s, observa que, ao inclinar de 45 um tubo cilndrico oco, permite que uma gota de chuva, que cai verticalmente com velocidade c constante em relao ao solo, atravesse o tubo sem tocar em suas paredes. Determine a velocidade c da gota da chuva, em m/s.

18) (UNICAMP-2004) A elasticidade das hemcias, muito importante para o fluxo sangneo, determinada arrastando-se a hemcia com velocidade constante V atravs de um lquido. Ao ser arrastada, a fora de atrito causada pelo lquido deforma a hemcia, esticando-a, e o seu comprimento pode ser medido atravs de um microscpio (vide esquema). O grfico apresenta o comprimento L de uma hemcia para diversas velocidades de arraste V. O comprimento de repouso desta hemcia L0= 10 micra.

a) A fora de atrito dada por F(atrito) = - bV, com b sendo uma constante. Qual a dimenso de b e quais so as unidades no SI? -8 b) Sendo b = 1,0 x 10 em unidades do SI, encontre a fora de atrito quando o comprimento da hemcia de 11 micra. c) Supondo que a hemcia seja deformada elasticamente, encontre a constante de mola k, a partir do grfico.

RESPOSTAS 1) E 2) C 3) a) k = 1,0 N/m b) 5,0 10


-15

c) 2,0 10 kg

-9

4) a) x0 = Mg/k b) Nessa nova situao, o balde est acelerado, de modo que a fora resultante sobre ele satisfaz Segunda Lei de Newton k(x0 + d) - Mg = Ma, onde a o mdulo da acelerao do balde. Lembrando que kx0 = Mg (item a), temos kd = Ma, de onde a = kd/M. 5) P 7,05 N 6) Pela lei de Hooke a fora que atua sobre uma mola diretamente proporcional deformao desta mola, entendendo-se por deformao a diferena entre o comprimento apresentado pela mola sob esforo e o comprimento natural da mola (sem esforo). Assim: F = k(L - x) Para as trs figuras podemos escrever respectivamente: 110 = k(40 - x) 240 = k(60 - x) C = k(30 - x) Dividindo-se a segunda expresso pela primeira temos: 24/11 = (60 - x)/(40 - x) 960 - 24x = 660 - 11x x 23,08 cm Dividindo-se a terceira expresso pela segunda temos: C/240 = (30 - 23,08)/(60 - 23,08) C/240 = 6,92/36,92 C 45 N a) x 23,08 cm 7) A 8) C 9) D b) C 45N 10) D 11) C 17) 4 m/s
-12

12) B

13) B

14) D

15) C

16) a) 0,40 m/s


0 1 -1

b) 12 m b) 10 N

18) a) L .M .T e kg/s

c) 10 N/m

-6

You might also like