You are on page 1of 4

1

QUE DEVO FAZER PARA IMPACTAR A VIDA DE OUTROS Atos 17.6b

I SABER EM QUEM SE CR

1. Quem no sabe em quem crer no pode impactar ningum. No estou falando daqueles que crem em algum ou alguma coisa; estou falando dos que dizem que cr, mas ficam tomados de dvida diante dos que lhe questionam a prpria f. 2. Disse Paulo: Eu sei em quem tenho crido. Saber em quem se cr: este o primeiro passo para impactar outros. 3. O carcereiro de Filipos precisou para crer para ser salvo, e consequentemente, proporcionar que a salvao chegasse aos seus (Atos 16.27-34). 4. O alto oficial de Candace, etope, teve que declarar primeiro a sua crena para depois ser batizado. No qualquer crena, mas a crena Naquele que foi o motivo do dilogo, a partir do profeta Isaas (At 8.36-37). 5. Caracterstica notvel em quem cr foi demonstrada pelo novo crente e novo batizado: Foi seguindo o seu caminho, cheio de jbilo (v.39b). 6. Quem sabe em quem cr professa a sua f com alegria, porque, no pode ser triste o corao que ama a Cristo. E ainda, a alegria est no corao de quem j conhece a Jesus. 7. Se voc pretende impactar pessoas que esto ao seu redor, saiba em Quem voc cr e, viva a vida crist com alegria.

II TER DISPOSIO PARA TESTEMUNHAR 1. Testemunhar nem sempre falar; testemunhar pode ser s viver o que se cr. A nossa vida crist pode chamar a ateno dos outros sobre ns; surge da uma possibilidade. 2. Disposio pode ser vista em dois sentidos: disposio como nimo, entusiasmo e boa vontade. Mas tambm podemos considerar a disposio em relao ao nosso tempo. Quando de tempo eu quero deixar disposio para testemunhar? 3. Pode acontecer de sermos empurrados para a disposio, seja de nimo ou de tempo. No sei em qual situao estavam os crentes de Jerusalm, s sei que eles foram empurrados para testemunhar, e fizeram isso com nimo e disposio (Atos 8.1, 4-8). 4. No sei o que est acontecendo com alguns de ns: falta tempo ou nimo? Faltando tempo ou nimo, isso pode ser resolvido com algumas injees de horas com Deus e de organizao. O problema quando falta de vida; a, s nascendo de novo da gua e do Esprito. 5. Talvez precisemos entender que testemunhar no opo, e sim obrigao daqueles que foram chamados para serem crentes. Jesus disse aos discpulos que eles seriam testemunhas: ser testemunha fazia parte do chamado de cada um deles. Jesus disse aos discpulos: Indo, faam discpulos em todas as naes. O Mestre no perguntou se eles estavam dispostos ou se queriam ir ou no; eles deveriam ir aos novos campos (Mt. 28.19).

6. Assim, todo crente pode testemunhar indo a novos campos ou ficando nos campos onde j esto instalados (no acomodados!): vizinhos, famlia, colegas de trabalho e escola. 7. Se voc pretende impactar os que esto ao seu redor, crie situaes para testemunhar.

III VIVER NA TERRA O QUE ESPERAMOS PARA O CU

1. Soa esquisita a expresso viver na terra o que esperamos para o cu. Talvez no seja to esquisito assim. Um telogo diz que vivemos o j, mas ainda no. 2. verdade que no cu teremos corpos glorificados; tudo que sofremos aqui neste mundo, em termos de tentao e sofrimentos fsicos, no ser nem mera lembrana. 3. Mesmo no sendo possvel viver aqui o que ser l, Paulo diz que possvel vivermos a vida daqui, na expectativa da que de l (Col 3.1-4). Ele diz tambm que haver uma mudana naqueles que pautaram a vida daqui pela de l (v.4). 4. Diante da proposta paulina, entendemos que se quisermos impactar a vida dos outros, no podemos viver a vida daqui com os conceitos s desta vida. O cenrio da vida daqui de luta e provao. Por isso Paulo mesmo diz: Fazei morrer a vossa natureza terrena (v.5). 5. Se quisermos impactar. O problema que nem sempre queremos impactar os outros; ou no mnimo, no temos esta preocupao e no encaramos como obrigao.

6. Mas, no tem como, no h escapatria: de alguma forma os outros sero impactados por ns. Alguns sero impactados de forma muito negativa; e nos acusaro dizendo: Eu hein! Ser crente desse jeito?. E no adianta dizermos: O que pensam de mim no interessa!. Pior que interessa sim; Deus nos chamou para uma vida de testemunho. 7. O nosso testemunho definido pela vida que almejamos no ainda no, no cu que ainda no chegou e nele ainda no chegamos (Jo 14.3; 1 Ts 4.17).

CONCLUSO

Se ns pretendemos impactar pessoas que esto ao nosso redor, precisamos saber em Quem cremos. Se ns pretendemos impactar pessoas que esto ao nosso redor, precisamos viver a vida crist com alegria. Se ns pretendemos impactar pessoas que esto ao nosso redor, precisamos viver aqui como se l estivssemos

Pr. Eli da Rocha Silva 09/10/2011 I B Jd. Helena - Itaquera

You might also like