You are on page 1of 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS FACULDADE DE DIREITO DIREITO EMPRESARIAL III PROFESSORA: LILIANA BITTENCOURT ALUNO: JOO PAULO MACHADO

GODOY TURMA: 7 PERODO MATUTINO

CLASSIFICAO DOS CRIMES FALIMENTARES

GOINIA, 29 DE JUNHO DE 2011

CRIMES FALIMENTARES Viso Geral A Lei n 11.101/2005 traz 11 (onze) crimes falimentares, dispostos no Captulo VII, Seo I, da Lei, Dos crimes em espcie. Todos eles possuem como condio objetiva de punibilidade uma sentena anterior que tenha decretado a falncia e recuperao judicial ou extrajudicial de alguma empresa ou empresrio, conforme artigo 180 da Lei. A prescrio destes crimes, aps o advento da nova Lei de Falncias e Recuperao Judicial, se rege pelas disposies do Cdigo Penal, conforme artigo 182 da Lei, o que vale dizer que o prazo prescricional calculado de acordo com a pena mxima prevista em abstrato para estes crimes, e no uma prescrio executria de 2 (dois) anos, como era anteriormente, com o Decreto-Lei 7.661/1945 Lei de Concordatas e Falncia. Houve a abolio de alguns crimes da antiga lei, bem como a tipificao de novos crimes, e a juno de crimes da antiga lei. Pela regra de direito intertemporal, as condutas comissivas ou omissivas dadas aps o advento da Lei n11.101 estaro sob a regncia dela; as condutas que tenham iniciado durante o perodo da lei anterior cujas conseqncias tenha se dado tambm sob a gide da lei anterior, estaro sob a incidncia dela (porque, alis, j resolvidos). No caso de condutas tpicas praticadas durante a regncia da lei antiga, e que ainda no tenha finalizado a persecuo e execuo penal, utiliza-se a regra geral do Direito Penal que a de que a lei nova retroagir quando for mais benfica ao ru (Constituio Federal, artigo 5, inciso XL). A natureza jurdica destes crimes motivo de discusso doutrinria, e giram em torno de crimes contra a f pblica e/ou contra o patrimnio. Em relao aos crimes falimentares incide o princpio da unicidade, ou unidade, que diz que mesmo que vrias condutas criminosas sejam atribudas a um mesmo agente, ele ser punido apenas pela mais grave, no se aplicando a soluo de concurso de crimes do Cdigo Penal. Este instituto era disposto na lei antiga, mas no h sua previso da nova lei e, por isso, h discusso doutrinria e jurisprudencial sobre o assunto, sendo majoritria a posio de que tal princpio existe e ainda tem validade. O princpio da unicidade s se aplica em concurso de crimes falimentares, no se aplicando em concurso de crime falimentar e outro no-falimentar. Para finalizar esta viso geral sobre o assunto, nos crimes falimentares praticados em concurso os tribunais tem desculpado o acusador de atribuir cada uma das condutas individualizadas dos scios ou administradores, limitando-se a expor genericamente os crimes praticados por eles. Embora isso seja relativizar o texto do artigo 41 do Cdigo de Processo Penal, que traa os requisitos da denncia e impe a necessidade de se delinear as condutas de cada um dos acusados, assim que os tribunais e o prprio STJ vem entendendo.

Os crimes falimentares 1) Fraude a credores


Art. 168. Praticar, antes ou depois da sentena que decretar a falncia, conceder a recuperao judicial ou homologar a recuperao extrajudicial, ato fraudulento de que resulte ou possa resultar prejuzo aos credores, com o fim de obter ou assegurar vantagem indevida para si ou para outrem. Pena recluso, de 3 (trs) a 6 (seis) anos, e multa.

Este crime corresponde ao crime definido no artigo 187 da antiga Lei, s que a nova aumentou sua pena. Os crimes falimentares podem surgir antes ou depois da declarao judicial da falncia. importante frisar que, mesmo nos crimes antefalimentares, a sentena declaratria de falncia condio objetiva de punibilidade. Sobre o crime em questo: crime prprio (s pode ser cometido pelo devedor ou, no caso de sociedade, pelos scios, administradores, diretores, gerentes e o administrador judicial). Sujeito passivo: so os credores. crime comissivo. Por ter a expresso resulte ou possa resultar prejuzo, crime formal, no se exigindo o resultado, apenas a constatao de prtica de ato fraudulento. crime de forma livre, podendo ser praticado por qualquer meio eleito pelo agente, por causa da expresso ato fraudulento, leia-se: qualquer ato fraudulento. Pode ser cometido antes ou depois da falncia. Crime de perigo concreto Unissubjetivo (uma pessoa s pode pratic-lo, ou mais de uma) Uni ou plurissubsistente (pode ser composto de um ou mais atos). Por ser crime formal, no cabvel, via de regra, a tentativa.

O artigo prev causas de diminuio e aumento da pena. 2) Violao de sigilo empresarial


Art. 169. Violar, explorar ou divulgar, sem justa causa, sigilo empresarial ou dados confidenciais sobre operaes ou servios, contribuindo para a conduo do devedor a estado de inviabilidade econmica ou financeira. Pena recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

O bem jurdico tutelado a inviabilidade do sigilo empresarial. Sujeito ativo: qualquer pessoa. Trata-se de crime comum. Sujeito passivo: devedor.

Elemento subjetivo do tipo: o dolo. Crime formal, no necessitando de resultado. Trata-se de crime formal, portanto, no admite-se, via de regra, tentativa. Crime de forma livre, podendo ser cometido por qualquer meio. Crime de ao mltipla ou de contedo variado: violar, explorar, divulgar. Praticado antes da sentena que decreta a falncia ou a recuperao. Unissubjetivo: praticado por uma ou por mais de uma pessoa. Unissubsistente ou plurissubsistente: um ou mais de um ato pode compor a conduta.

3) Divulgao de Informaes falsas


Art. 170. Divulgar ou propalar, por qualquer meio, informao falsa sobre devedor em recuperao judicial, com o fim de lev-lo falncia ou de obter vantagem: Pena recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

Bem jurdico protegido: credibilidade da empresa ou empresrio. Sujeito ativo: qualquer pessoa. Trata-se de crime comum. Sujeito passivo: devedor em recuperao judicial. Elemento subjetivo do tipo: dolo. Crime formal: no necessita do resultado. Por isso, no admite, regra geral, a tentativa. Crime de forma livre Crime comissivo Praticado durante a recuperao judicial, antes da sentena de decretao da falncia. Unissubjetivo Crime de ao mltipla ou contedo variado: divulgar, propalar.

4) Induo a erro
Art. 171. Sonegar ou omitir informaes ou prestar informaes falsas no processo de falncia, de recuperao judicial ou de recuperao extrajudicial, com o fim de induzir a erro o juiz, o Ministrio Pblico, os credores, a assemblia-geral de credores, o Comit ou o administrador judicial: Pena recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

Crime comum; qualquer um que sonegue ou omita ou preste falsas informaes pode ser sujeito ativo. Sujeito passivo: a administrao da justia, os credores. Crime formal

No cabe tentativa, a princpio (por ser formal). Crime de forma livre Omissivo (para o omitir) ou comissivo (para o sonegar e o prestar). Praticado durante a recuperao judicial, extrajudicial ou falncia. Unissubjetivo Unissubsistente Crime de ao mltipla ou contedo variado

5) Favorecimento de credores
Art. 172. Praticar, antes ou depois da sentena que decretar a falncia, conceder a recuperao judicial ou homologar plano de recuperao extrajudicial, ato de disposio ou onerao patrimonial ou gerador de obrigao, destinado a favorecer um ou mais credores em prejuzo dos demais: Pena recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.

Crime prprio: s pode ser praticado por pessoas que possam praticar este ato de disposio ou onerao patrimonial, neste caso, o empresrio, administradores, o administrador judicial, etc. Sujeito passivo: credores Elemento subjetivo do tipo: dolo Crime formal. No admite tentativa, a princpio. Crime de forma livre Pode ocorrer antes ou depois da falncia Unissubjetivo Unissubsistente Crime de ao mltipla ou de contedo variado

6) Desvio, ocultao ou apropriao de bens


Art. 173. Apropriar-se, desviar ou ocultar bens pertencentes ao devedor sob recuperao judicial ou massa falida, inclusive por meio da aquisio por interposta pessoa: Pena recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

Crime comum Sujeito passivo: credores prejudicados Elemento subjetivo do tipo: dolo. Crime formal No admite tentativa. De forma livre Comissivo Ps-falimentar

Unissubjetivo Unissubsistente Crime de ao mltipla ou de contedo variado

7) Aquisio, recebimento ou uso ilegal de bens


Art. 174. Adquirir, receber, usar, ilicitamente, bem que sabe pertencer massa falida ou influir para que terceiro, de boa-f, o adquira, receba ou use: Pena recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

Crime comum Sujeito passivo: credores Elemento subjetivo do tipo: dolo Crime material: s se consuma se houver prejuzo aos credores (usar ilicitamente) Admite tentativa De forma livre Comissivo Ps-falimentar Unissubjetivo Unissubsistente

8) Habilitao ilegal de crdito


Art. 175. Apresentar, em falncia, recuperao judicial ou recuperao extrajudicial, relao de crditos, habilitao de crditos ou reclamao falsas, ou juntar a elas ttulo falso ou simulado: Pena recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

Crime prprio: praticado pelo devedor, pelo administrador judicial ou pelo credor (so os que podem apresentar relao de crditos, habilitao de crditos ou reclamao falsas) Sujeito passivo: credores Elemento subjetivo do tipo: dolo Crime formal No admite tentativa De forma livre Comissivo Ps-falimentar Unissubjetivo Unissubsistente

9) Exerccio ilegal de atividade


Art. 176. Exercer atividade para a qual foi inabilitado ou incapacitado por deciso judicial, nos termos desta Lei:

Pena recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.

Crime prprio: s pode ser sujeito ativo aquele inabilitado ou incapacitado por deciso judicial para o exerccio de atividade empresarial. Sujeito passivo: administrao da justia Tipo subjetivo: dolo Crime de mera conduta No cabe tentativa De forma livre Comissivo Ps-falimentar Unissubjetivo Plurissubsistente

10) Violao de impedimento


Art. 177. Adquirir o juiz, o representante do Ministrio Pblico, o administrador judicial, o gestor judicial, o perito, o avaliador, o escrivo, o oficial de justia ou o leiloeiro, por si ou por interposta pessoa, bens de massa falida ou de devedor em recuperao judicial, ou, em relao a estes, entrar em alguma especulao de lucro, quando tenham atuado nos respectivos processos: Pena recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

Crime prprio: juiz, representante do ministrio Pblico... (todas as elencadas no tipo) Sujeito passivo: administrao da justia Elemento subjetivo do tipo: dolo Crime material: consumao ocorre com a aquisio, ou com a especulao de lucro mencionadas no tipo. Cabvel a tentativa De forma livre Comissivo Ps-falimentar Unissubjetivo Unissubsistente

11) Omisso de documentos contbeis obrigatrios


Art. 178. Deixar de elaborar, escriturar ou autenticar, antes ou depois da sentena que decretar a falncia, conceder a recuperao judicial ou homologar o plano de recuperao extrajudicial, os documentos de escriturao contbil obrigatrios: Pena deteno, de 1 (um) a 2 (dois) anos, e multa, se o fato no constitui crime mais grave.

Crime prprio: devedor Sujeito passivo: administrao da justia e credores

Elemento subjetivo do tipo: dolo Crime de mera conduta No cabe tentativa Omissivo prprio Antefalimentar ou ps-falimentar Unissubjetivo Unissubsistente Norma penal em branco: exige complementao

Bibliografia GUERRA, rica e LITRENTO, Maria Cristina Frascari, Nova Lei de Falncias Lei 11.101 de 9/2/2005 comentada. Editora LZN. Campinas, 2005. http://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=1426 (acessado em 29/06/11) http://professorgecivaldo.blogspot.com/2008/12/crimesfalimentares.html (acessado em 29/06/11) http://www.conteudojuridico.com.br/monografia-tcc-tese,crimesfalimentares-na-lei-1110105,20567.html (acessado em 29/06/11)

You might also like