You are on page 1of 11

Cotidiano profissional do assistente social: exigncias profissionais, identidade e autonomia relativa nas ONGs

Professional quotidian of the social worker: professional exigencies, identity and partial autonomy in the NGOs

JANANA LOPES DO NASCIMENTO DUARTE

RESUMO A reestruturao do capital determinou um conjunto de mudanas no padro de respostas questo social, desencadeando um processo expansivo de precarizao, mercantilizao e refilantropizao do atendimento de necessidades sociais, a partir da transferncia de responsabilidades do Estado para o mbito do mercado e do terceiro setor. Neste sentido, as ONGs se expandem como espao scioocupacional relevante para o Assistente Social, materializando limites, desafios e possibilidades objetivas de trabalho. O objetivo deste artigo elucidar algumas indicaes de anlise sobre o cotidiano da atuao profissional do Assistente Social em ONGs, com foco no debate sobre as exigncias profissionais, a identidade e a autonomia nestas organizaes. Nas consideraes finais, destacam-se alguns aspectos fundamentais para alimentar aes crticas, inovadoras e ousadas, em sintonia com o Projeto tico-PolticoProfissional do Servio Social, tais como: qualificao terico-metodolgica, direcionamento tico-poltico do trabalho profissional, rompimento com as unilateralidades presentes no cotidiano e o domnio do instrumental tcnico-operativo. Palavras-chave Questo Social. ONG. Servio Social. ABSTRACT The capitals restructuration has determined a entirety of changes in the pattern of responses to the social question, causing a enlarged process of precarization, mercantilization and re-philanthropistation of the social necessities attending, from the transfer of States responsibilities to the market ambit and to the third sector. In this way, the NGOs have been expanded how a relevant socio-occupational place to the Social Worker, materializing limits, challenges and real possibilities of work. The objective of this article is to make clear some analysis indications about the quotidian of the Social Workers professional exigencies, the identity and the autonomy in these organizations. In the final considerations, fundamental aspects are in relief to increase critical, new and courageous actions in sintony with the Social Works Ethic-Politic Professional Project, as: theoric-methodological qualification, ethic-politic direction of the professional work, broking with the unilateralities presented in the quotidian and control of the technical-operative instrumental. Keywords Social Question. NGOs. Social Work.

O presente texto resultado da reviso e atualizao de parte das reflexes sobre o tema contidas na dissertao de mestrado (2007), cujo ttulo se encontra nas referncias bibliogrficas. Assistente Social (UFPE) e Mestre em Servio Social (UFRN), Professora Assistente do Departamento de Servio Social da Universidade de Braslia. Braslia DF/Brasil. E-mail: janaduarte@unb.br Submetido em: maro/2010. Aprovado em: junho/2010.

Textos & Contextos (Porto Alegre), v. 9, n. 1, p. 66 - 76, jan./jun. 2010 |

Cotidiano profissional do assistente social: exigncias profissionais, identidade e autonomia relativa nas ONGs 67

conjuntura mundial de crise do capital,1 ps-1970, conduzida pelo projeto neoliberal, redimensiona-se a partir de um conjunto de modificaes ocorridas nas sociedades capitalistas, as quais resultam da necessidade do capital de reestruturar-se nas esferas da produo e da reproduo social. Com o objetivo central de garantir os padres de acumulao e manuteno da hegemonia, com adeso e consentimento da classe trabalhadora, o capital reorganiza relaes e funes sociais para o Estado, a sociedade civil e o mercado, redefinindo as dimenses polticas, econmicas, culturais e ideolgicas da vida social. Por ser uma das profisses que intervm no processo de reproduo social, no terreno de disputas entre capital e trabalho, intervindo diretamente na vida dos sujeitos, o Servio Social vivencia no cotidiano profissional alteraes significativas que diversificam e complexificam os espaos scioocupacionais, imprimindo novos contornos s condies objetivas de trabalho e s demandas e requisies profissionais, com incidncias sobre a identidade e a autonomia. Nas ltimas dcadas, as ONGs, em decorrncia das mudanas no padro de respostas questo social, da sua insero na lgica da privatizao das polticas sociais e das contradies da sociedade civil, adensam-se e se apresentam como lcus importante de atuao para o Assistente Social, materializando limites, desafios e possibilidades objetivas de trabalho. Nesse sentido, situamos o objetivo geral deste artigo: elucidar algumas indicaes de anlise sobre o cotidiano da atuao profissional do Assistente Social em ONGs, com foco no debate sobre as exigncias profissionais, a identidade e a autonomia nestas organizaes. Dessa forma, o texto se subdivide em dois momentos: (1) um primeiro que problematiza o enfrentamento atual das expresses da questo social e a funo estratgica das ONGs neste contexto; e (2) um segundo que situa particularidades do exerccio profissional do Assistente Social, com destaque para as exigncias profissionais (im)postas nestas organizaes, tendncias quanto identidade e algumas consideraes sobre autonomia. importante considerar que a luta contra o conservadorismo no Servio Social, a viabilidade do projeto tico-poltico e a garantia de uma direo social coerente com o projeto societrio das classes subalternas se expressam em um processo travado na singularidade do exerccio profissional, entendida em relao dialtica e contraditria com a dimenso da totalidade histrica. Assim, acreditamos na relevncia deste debate, uma vez que as iniciativas de anlise do exerccio profissional so primordiais para contribuir com o processo de superao do cotidiano (carregado pela aparncia dos fenmenos) e para elucidar limites e possibilidades de interveno profissional, fortalecendo o Servio Social e estimulando o surgimento de novos questionamentos e reflexes.

Enfrentamento da questo social e funo estratgica das ONGs


A integrao do Brasil ao capitalismo mundializado ocorre no incio da dcada de 1990, sob o comando do capital financeiro e do projeto neoliberal, responsveis pela redefinio de estratgias de acumulao e pela contrarreforma do Estado (BEHRING, 2003). A partir de uma escolha polticoeconmica, o Estado brasileiro inicia um processo de ajuste econmico e retrao de polticas sociais, com forte apelo participao da sociedade civil, neutralizando conquistas histricas da classe trabalhadora no campo dos direitos sociais.
Orquestrada pela ofensiva neoliberal, a ao sociorreguladora do Estado se retrai, pulverizando os meios de atendimento s necessidades sociais dos trabalhadores entre organizaes privadas mercantis e no mercantis, limitando sua responsabilidade social segurana pblica, fiscalidade e ao atendimento, atravs da assistncia social, queles absolutamente impossibilitados de vender sua fora de trabalho (MOTA, 2009, p. 59). Textos & Contextos (Porto Alegre), v. 9, n. 1, p. 66 - 76, jan./jun. 2010 |

Janana Lopes do Nascimento Duarte 68

A contrarreforma do Estado estabelece um processo contnuo de desmantelamento da seguridade social (BOSCHETTI, 2004, p. 116), a partir da desresponsabilizao e desfinanciamento da proteo social no Brasil, inaugurando um novo quadro de respostas s expresses da questo social: A precarizao, principalmente da assistncia social, poltica social no lucrativa para o capital, com focalizao associada seletividade; e A privatizao, a partir de dois grandes veculos: a) o mercado, com destaque para as polticas de sade, previdncia e educao, pois no projeto neoliberal necessrio transformar o social em espao mercantil para o financiamento da acumulao capitalista em tempos de crise; e b) o terceiro setor e as suas organizaes, assumindo a responsabilidade pelas respostas s manifestaes da questo social, em detrimento do Estado.

De acordo com Netto (2001, p. 48), o presente contexto societrio instaura expresses sciohumanas diferenciadas e mais complexas, correspondentes intensificao da explorao do trabalho, o que se revela, na prtica, no agravamento das expresses imediatas da questo social e na ampliao das desigualdades de classe, com intensa vulnerabilidade social, poltica, econmica e cultural da classe trabalhadora. Por isso, o atendimento da questo social passa a evidenciar uma alterao desvantajosa para a classe trabalhadora: o Estado se retira, realizando o mnimo, e as organizaes sociais e organizaes da sociedade civil de interesse pblico ganham fora na prestao de servios sociais. Esta lgica refora a proposta de um Estado gerente (MOTA; MARANHO; SITCOVSKY, 2008, p. 183) que repassa para as mos privadas (terceiro setor e empresas privadas) a responsabilidade pela execuo dos programas e projetos sociais, assumindo as polticas de amparo pobreza, de forma seletiva e fragmentria. neste contexto de mercantilizao e refilantropizao que o terceiro setor ganha flego, fundamentado na ideologia da solidariedade e na proposta de aliana entre as classes sociais. A partir de uma anlise crtica e dialtica, o terceiro setor pode ser compreendido como um fenmeno funcional ao processo de reestruturao do capital e que est inserido nas contradies da sociedade capitalista contempornea, representando interesses da classe dominante e, portanto, caracterizando-se como estratgia de consenso e hegemonia, uma vez que se caracteriza como um um novo padro para a funo social de dar respostas s expresses da questo social (MONTAO, 2003, p. 22), em que a comunidade/sociedade se responsabiliza pela questo social gerada pelas contradies entre as classes. Destacamos a tendncia atual de estabelecer identidade entre o terceiro setor e a sociedade civil. Para Iamamoto (2007, p. 204), dentro de um processo de despolitizao crescente, a sociedade civil tende a ser interpretada como um conjunto de organizaes distintas e complementares, destituda dos conflitos e tenses de classe, onde prevalecem os laos de solidariedade.
3 2

A ideia de uma sociedade civil como sinnimo do terceiro setor, sendo esvaziada de interesses de classe, compromete o entendimento e a anlise da conjuntura de crise e reestruturao do capital, o desvendamento do estgio atual de destruio de direitos sociais e a crtica ao processo de transferncia de responsabilidades com a questo social para a esfera privada. Esta sobreposio tem uma funcionalidade poltica e ideolgica com o contexto de reordenamento capitalista: canaliza o projeto poltico de enfraquecimento do Estado social e disfara o carter de classe de muitos conflitos sociais (IAMAMOTO, 2007, p. 205). O conflito, os interesses divergentes, a heterogeneidade que perpassam a sociedade civil/burguesa, composta por classes que divergem social, poltica e economicamente, faces que perpassam o terceiro setor, so encobertos pelo discurso atraente da solidariedade, do voluntariado em defesa explcita do capitalismo mundializado.
Textos & Contextos (Porto Alegre), v. 9, n. 1, p. 66 - 76, jan./jun. 2010 |

Cotidiano profissional do assistente social: exigncias profissionais, identidade e autonomia relativa nas ONGs 69

Podemos inferir que a funcionalidade do terceiro setor se desdobra em duas dimenses: (a) na contribuio com o processo de redimensionamento do Estado, minimizando a interveno deste no enfrentamento das expresses da questo social; e (b) na promoo de um clima de aliana e igualdade entre as classes sociais, dimenso esta que obscurece o conflito e fragiliza a luta e a resistncia dos trabalhadores. Nessa conjuntura, as ONGs encontram-se como expresses do terceiro setor e inseridas na sua lgica e contraditoriedade. Tais organizaes destacam-se como respostas privadas s expresses da questo social, por fora das instituies estatais, contribuindo com o mito da eficcia privada em detrimento do pblico estatal. Em funo de estudos anteriores (DUARTE, 2002), a partir de 1990, as ONGs alteram sua funo na sociedade, determinadas pelo neoliberalismo, j que so chamadas a intervir diretamente nas respostas questo social, modificando a relao at ento consolidada com os movimentos sociais. O discurso neoliberal de ineficincia do Estado e de participao da sociedade civil organizada constitui a justificativa dominante para o deslocamento das responsabilidades com o social do Estado para o terceiro setor e para as ONGs, uma de suas expresses mais evidentes. Dilui-se um movimento de positividade e investimento em relao s ONGs em detrimento dos movimentos sociais e da garantia de polticas sociais pblicas.4 As parcerias constituem o mecanismo pelo qual as ONGs implementam sua interveno na questo social, bem como o Estado viabiliza sua proposta de reduo com o social por meio da publicizao.5 H um sentido poltico e ideolgico na constituio das chamadas parcerias: sedimentar as mudanas necessrias ordem do capital e amortecer os rebatimentos sociais. Na anlise de Sitcovsky (2009, p. 177):
A funo das parcerias responde pela necessidade de encobrir o deslocamento do atendimento s requisies da classe trabalhadora para a esfera do mercado e da sociedade civil. Assim como tm a funo de negar uma aceitao da populao, atravs da construo de consensos que possibilitem o rearranjo das esferas da produo e reproduo social de um capitalismo em crise.

Iamamoto (2009) nos chama a ateno para as particularidades em relao abrangncia e aos interesses que circundam os projetos gestados e implementados por instituies privadas, como as ONGs e as instituies pblicas.
Os projetos levados a efeito por organizaes privadas apresentam uma caracterstica central que os diferenciam: no se movem pelo interesse pblico e sim pelo interesse privado de certos grupos e segmentos sociais, reforando a seletividade no atendimento, segundo critrios estabelecidos pelos mantenedores. Portanto, ainda que o trabalho concreto do assistente social seja idntico no seu contedo til e formas de processamento , o sentido e os resultados sociais desses trabalhos so inteiramente distintos, visto que presididos por lgicas diferentes: a do direito privado e do direito pblico, alterando-se, pois, o significado social do trabalho tcnico-profissional e seu nvel de abrangncia (IAMAMOTO, 2009, p. 366).

Alm da alterao no significado social e na abrangncia da sua atuao, nas ONGs os Assistentes Sociais tambm sentem na pele um outro conjunto de modificaes resultantes do processo de reestruturao capitalista: as tendncias desastrosas do mundo do trabalho. No podendo ser diferente nestas organizaes, os Assistentes Sociais vivenciam intensamente as tendncias de precarizao e explorao do trabalho (DUARTE, 2007), por meio de situaes de instabilidade e insegurana, polivalncia, terceirizaes (no s nas ONGs, mas tambm em outros espaos do terceiro setor), bem
Textos & Contextos (Porto Alegre), v. 9, n. 1, p. 66 - 76, jan./jun. 2010 |

Janana Lopes do Nascimento Duarte 70

como novas demandas e competncias profissionais se impem, articuladas s exigncias do capital mundializado. no contexto contraditrio das ONGs que os Assistentes Sociais concretizam sua atuao no trato questo social, portanto, no emaranhado das mudanas societrias do nosso tempo; mudanas estas que incidem sobre o cotidiano das instituies e sobre os projetos profissionais, exigindo novas habilidades e competncias. Assim, particularidades e tendncias para o Servio Social emergem no espao das ONGs, inspirando novos desafios para a materializao do Projeto tico-Poltico e Profissional.

Particularidades e tendncias do servio social nas ONGs6 Exigncias institucionais (im)postas


O solo histrico presente atribui novos contornos ao exerccio profissional nas ONGs, intensificando exigncias profissionais, tais como: qualificao, competncia, criatividade, dinamismo e flexibilidade, palavras carregadas de utilidade e significado em uma conjuntura de crise mundial do capital. A exigncia do domnio de conhecimentos emerge como caracterstica essencial deste processo nas ONGs, sendo valorizados a informao sobre a rea particular de atuao, o estudo social sobre o pblico-alvo, no esquecendo a preponderncia das questes administrativo-financeiras, o que justifica a requisio crescente de profissionais para a gesto e a coordenao institucionais. Nesse conjunto tambm se inserem exigncias direcionadas para a leitura e anlise dos oramentos pblicos, para a identificao de alvos e metas, bem como para os recursos disponveis, visando captao de recursos e ao planejamento e execuo de aes e projetos. Portanto, a nfase est na rea de atuao, bem como na gerncia e coordenao da instituio ONG e dos seus projetos sociais, o que poderia ser explicado a partir da tendncia crescente, em tais espaos scio-ocupacionais, da atribuio assessoria e consultoria, principalmente para os profissionais mais experientes. Tal exigncia vem ganhando espao e gerando um grupo de profissionais extremamente habilitado em ONGs, com conhecimentos especficos sobre projetos sociais, captao de recursos, prestao de contas e administrao de pessoal. Outra exigncia para o Assistente Social, articulada com a discusso anterior, a elaborao e avaliao de programas e projetos sociais, somadas ao planejamento, gesto e monitoramento das aes e servios, principalmente em equipes multiprofissionais. A partir de 1990, as ONGs tm como condio de existncia e funcionamento a execuo de projetos sociais que se mantm com verba e apoio financeiro de agncias de cooperao internacional, do Estado ou de outras organizaes. A capacidade de negociao outra exigncia essencial nesta dinmica com os financiadores, alm das requisies no campo da pesquisa e da realizao de diagnsticos socioeconmicos locais (municpios). desnecessrio discutir o peso dos critrios e das imposies dos financiadores em relao liberao de recursos para definir o permetro dos projetos, objetivando sua implementao junto aos usurios (sujeitos individuais e/ou coletivos). Portanto, a exigncia da elaborao e avaliao de programas e projetos se coloca como estratgica nestes espaos ocupacionais. Analisando as exigncias enfatizadas, dentre tantas outras, para o Assistente Social nas ONGs, verificamos que estas, bem como a realidade institucional, encontram-se inscritas e marcadas pela totalidade scio-histrica contempornea; isso porque
[...] a forma e a natureza das relaes sociais determinam as tendncias das prticas sociais ao priorizar necessidades que, no mbito da experincia profissional, assumem o estatuto de objetos de interveno, materializando as exigncias do mercado de trabalho e o lugar da profisso na diviso sociotcnica do trabalho (MOTA; AMARAL, 1998, p. 42). Textos & Contextos (Porto Alegre), v. 9, n. 1, p. 66 - 76, jan./jun. 2010 |

Cotidiano profissional do assistente social: exigncias profissionais, identidade e autonomia relativa nas ONGs 71

Assim, as exigncias atuais para o profissional de Servio Social no esto desarticuladas das necessidades do capital de maior explorao da classe trabalhadora, em funo da ampliao da produtividade e, portanto, estas exigncias profissionais tm sintonia com a conjuntura de alteraes no mundo do trabalho e de intensa privatizao e mercantilizao da satisfao de necessidades sociais. importante considerar que as requisies, exigncias, demandas e os espaos scio-ocupacionais que as mediatizam no esgotam as possibilidades da interveno profissional (ABREU, 2002, p. 190), mas oferecem pistas essenciais sobre as contradies que perpassam o exerccio profissional do Assistente Social, em face dos interesses de classes em conflito. A intensificao da explorao em busca do aumento de produtividade expe os trabalhadores s situaes de polivalncia, ao acmulo de atividades e funes (concentrao de atribuies), aos servios terceirizados (assessorias e consultorias) e incessante atualizao de conhecimentos e informaes, a fim de atender novas e velhas demandas institucionais. Isso pertinente para a categoria profissional do Servio Social nos variados espaos scio-ocupacionais, inclusive nas ONGs. Exige-se, tambm, no campo das ONGs, um trabalhador plenamente adaptado e dinmico reorganizao da produo e da reproduo social sob a gide do capital. nesse debate que se concentra a importncia de articular as exigncias nas ONGs e as mediaes que vinculam o cotidiano profissional ao processo de reestruturao do capital, pois s assim ser possvel vislumbrar possibilidades de interveno em concomitncia com os princpios e os valores do projeto tico-poltico-profissional.

Tendncias quanto identidade profissional7


oportuno resgatar que no processo de renovao da profisso do Servio Social no Brasil e na Amrica Latina, conhecido como Movimento de Reconceituao (dcadas de 60 e 70 do sculo XX), as bases do tradicionalismo e do conservadorismo so questionadas e o Servio Social inserido, como profisso, no mago da reproduo das relaes sociais capitalistas. A partir deste contexto, o Servio Social reconstri sua identidade profissional, na contramo da identidade atribuda8 (MARTINELLI, 2001) socialmente, lanando um olhar mais crtico sobre o seu papel na sociedade capitalista, o que culmina com o projeto tico-poltico-profissional. Entretanto, no estgio atual do capitalismo, de crise e reestruturao do capital, a identidade profissional, pautada em valores e princpios do projeto ticopoltico-profissional do Servio Social, vem sendo ameaada no cotidiano profissional, particularmente no espao scio-ocupacional das ONGs, no qual alguns aspectos do cotidiano profissional do o tom desta ameaa real. Um aspecto a considerar, de modo geral, a identificao, nas ONGs, de certa confuso entre cargo e profisso,9 principalmente em decorrncia da nomenclatura utilizada nestes espaos, tais como: educadora social, assessora, coordenadora, de tcnico social, assistente de coordenao, dentre outras. Tal considerao relevante para o Assistente Social, uma vez que sua conscincia enquanto profissional qualifica seu trabalho, delimita suas atribuies e competncias; por outro lado, o cargo se constitui como mera denominao que pouco explica sobre a sua atuao profissional. O segundo aspecto relevante no debate que, na dinmica atual do mercado de trabalho, configura-se a tendncia do empregador de no respeitar as profisses regulamentadas e, neste sentido, no reconhecer a profisso e o seu conjunto de especificidades, mas admitir uma gama de habilidades e competncias atreladas a uma condio extrema de adaptabilidade e produtividade do trabalhador. Tais elementos so valorizados pelo capital como estratgias para o aumento da produtividade e das taxas de lucro, bem como para a fragilizao e controle da classe trabalhadora; isto porque, alm de garantir a maior explorao, diminui a capacidade de organizao e resistncia ao processo de reestruturao. Na realidade, um trabalhador que no se reconhece como um profissional com formao especfica torna-se

Textos & Contextos (Porto Alegre), v. 9, n. 1, p. 66 - 76, jan./jun. 2010 |

Janana Lopes do Nascimento Duarte 72

mais vulnervel aos ditames do empregador, pois se desarticula das discusses e das lutas da categoria profissional. Esse contexto que abala a identidade materializa-se na tendncia contempornea de desregulamentao e desprofissionalizao no mercado de trabalho, til e funcional lgica de reordenamento do capital. No tocante ao Servio Social, a tendncia de desprofissionalizao impe-se no espao das ONGs e coloca-se como um desafio ao reconhecimento e identidade profissional. Isso porque, segundo Assis (2004), a desprofissionalizao se desdobra na no identificao com a profisso; no afastamento das discusses que perpassam a qualificao profissional especfica do Servio Social; na fragmentao e perda do poder de luta da profisso; na no diferenciao de funcionalidades para as profisses sociais; dentre outras questes. um movimento perverso que dilui a luta e o reconhecimento profissional em tempos de perda de direitos sociais e de hegemonia do capital, momento scio-histrico contrarrevolucionrio.10 Outro ponto importante que a desprofissionalizao promove uma ausncia de reflexo mais ampla das atribuies assumidas frente s legislaes da profisso, assim como possibilita certo distanciamento de documentos legais especficos do Servio Social, como, por exemplo, a Lei de Regulamentao da Profisso de Servio Social n 8.662/1993 , as resolues editadas pelos CRESS e pelo CFESS, dentre outros. Por isso, Iamamoto (2002, p. 40) esclarece:
No a funo atribuda pelo empregador que define a qualificao profissional, as competncias e atribuies que lhe so inerentes. A profissionalizao depende da formao universitria que atribui o grau de Assistente Social e do conselho profissional que dispe de poder legal para autorizar e fiscalizar o exerccio, a partir das atribuies e competncias identificadas historicamente e reguladas por lei.

A consolidao da atuao profissional em equipes multiprofissionais em ONGs, no qual o Assistente Social partilha atividades com profissionais de diversas especialidades (psiclogo, socilogo, cientista poltico, agrnomo, pedagogo, historiador, advogado, dentre outros), pode contribuir para a diluio de particularidades profissionais, principalmente quando este profissional se distancia das discusses e reflexes prprias do Servio Social. Iamamoto (2002) contribui com o debate afirmando que necessrio desmistificar, especialmente neste espao scio-ocupacional chamado ONG, que a equipe, ao desenvolver aes coordenadas, cria uma identidade entre os participantes, a qual conduz diluio de suas particularidades profissionais, pois:
So as diferenas de especializaes que permitem atribuir unidade equipe, enriquecendo-a e, ao mesmo tempo, preservando aquelas diferenas. Em outros termos, a equipe condensa uma unidade de diversidades. Neste contexto, o Assistente Social, mesmo realizando atividades partilhadas com outros profissionais, dispe de ngulos particulares de observao na interpretao dos mesmos processos sociais e uma competncia tambm distinta para o encaminhamento das aes [...] Cada um dos especialistas, em decorrncia de sua formao e das situaes com que se defronta na sua histria social e profissional, desenvolve sensibilidade e capacitao terico-metodolgica para identificar nexos e relaes presentes nas expresses da questo social com as quais trabalham e distintas competncias e habilidades para desempenhar as aes propostas (IAMAMOTO, 2002, p. 41).

incondicional a necessidade de resgate das legislaes da profisso, bem como um debate e anlise crtica sobre o exerccio profissional em ONGs, ambos pautados no projeto tico-polticoprofissional (atentando para as dimenses terico-metodolgicas, tico-polticas e tcnico-operativas do Servio Social), a fim de aproximar os Assistentes Sociais das mudanas societrias e das discusses
Textos & Contextos (Porto Alegre), v. 9, n. 1, p. 66 - 76, jan./jun. 2010 |

Cotidiano profissional do assistente social: exigncias profissionais, identidade e autonomia relativa nas ONGs 73

contemporneas da profisso, desmistificar o trabalho desprofissionalizante em tais organizaes e retomar a dimenso da identidade profissional em sua plenitude crtica.

Consideraes sobre a autonomia profissional


A autonomia profissional constitui um dos desafios contemporneos postos ao Assistente Social, embora esta questo seja garantida como um dos seus direitos no Artigo 2, alnea h, do Cdigo de tica de 1993: *...+ ampla autonomia no exerccio da profisso, no sendo obrigado a prestar servios profissionais incompatveis com as suas atribuies, cargos ou funes (CFESS, 2003, p. 13). Por outro lado, imprescindvel ultrapassar o aspecto legal e considerar a autonomia no sentido de formular respostas profissionais crticas, coletivas, articuladas necessariamente s necessidades da classe trabalhadora e pautadas no projeto tico-poltico-profissional do Servio Social. No se podem negar as possibilidades de autonomia profissional, mas necessrio considerar as condies objetivas em que esta se realiza. De acordo com Mota e Amaral (1998, p. 42),
No se pode omitir, na trajetria de uma profisso, a existncia de uma relativa autonomia terica, poltica, tica e tcnica que exercitada pelo profissional sob determinadas condies objetivas ao atuar sobre uma dada realidade, problematizando-a com o aporte dos conhecimentos sistematizados e dos princpios que formaram a sua identidade ocupacional.

Para Iamamoto (2009, p. 352), no podemos esquecer que existe uma interferncia direta dos empregadores na definio do trabalho profissional, uma vez que a relao estabelecida entre o profissional e o objeto de interveno depende do prvio recorte das polticas definidas pelos empregadores, que estabelecem demandas e prioridades a serem atendidas. No universo das ONGs subjacente, especialmente para os Assistentes Sociais, a tendncia dos profissionais identificarem a possibilidade de autonomia com o tipo de relaes estabelecidas nestas organizaes, ou seja, relaes consideradas mais horizontalizadas e democrticas, gerando o mito da participao igualitria entre os sujeitos da instituio. Um elemento importante para a anlise desta tendncia o messianismo (IAMAMOTO, 2009), presente no cotidiano profissional, que ainda confunde e dificulta a anlise crtica, subestimando os determinantes histrico-estruturais objetivos que atravessam o exerccio de uma profisso (idem, p. 349), particularmente no mundo das ONGs, no qual a militncia por vezes se confunde com a profissionalizao. Outro aspecto a considerar seria a chamada confiana, uma vez que, depositada pela instituio no trabalhador para a realizao das suas atividades profissionais, seria um carto de acesso para a conquista da autonomia profissional. fundamental salientar que a confiana conquistada, na ONG, a partir de um processo contnuo de competncia e qualidade do trabalho executado, atendendo aos interesses da instituio, ou seja, so critrios objetivos e concretos que definem tal confiana institucional, no apresentando relao direta com a questo da autonomia. Na realidade, os princpios, os objetivos, os recursos disponveis, os interesses e projetos institucionais impem um conjunto de limites que tambm atravessam a questo da autonomia profissional. Nessa direo, Assis (2004, p. 124, grifos nossos) contribui com o debate e afirma que a liberdade de execuo dada desde que sejam seguidos os princpios ideolgicos da instituio, o que caracteriza uma autonomia relativa, ou seja, em funo de determinadas condies objetivas de trabalho. Na direo da defesa e expanso da autonomia relativa,11 e da sua anlise crtica por parte dos Assistentes Sociais que trabalham em ONGs, resgatamos a contribuio da autora Iamamoto (2009, p. 353):
Textos & Contextos (Porto Alegre), v. 9, n. 1, p. 66 - 76, jan./jun. 2010 |

Janana Lopes do Nascimento Duarte 74 [...] fundamental o respaldo coletivo da categoria para a definio de um perfil da profisso: valores que a orientam, competncias terico-metodolgicas e operativas e prerrogativas legais necessrias sua implementao, entre outras dimenses, que materializam um projeto profissional associado s foras sociais comprometidas com a democratizao da vida em sociedade. Este respaldo poltico-profissional mostra-se, no cotidiano, como uma importante estratgia de alargamento da relativa autonomia do assistente social, contra a alienao do trabalho assalariado.

Expandir os lastros da autonomia profissional significa considerar as condies objetivas de trabalho, a competncia terica crtica e a direo tica e poltica da atuao profissional, pautados num conjunto de valores e princpios do projeto tico-poltico-profissional do Servio Social.

Consideraes finais
Enveredar pela reflexo crtica da atuao profissional do Assistente Social em um determinado espao scio-ocupacional um grande desafio que exige a cuidadosa apropriao das singularidades e particularidades, bem como a anlise da sua insero no contexto das profundas transformaes societrias em curso. Este artigo no tinha a pretenso de elucidar toda a complexidade que perpassa o universo das ONGs e a atuao profissional do Assistente Social, mas to somente contribuir, a partir de algumas consideraes, com o debate sobre exigncias profissionais, identidade e autonomia, sempre articulado totalidade histrica. Na conjuntura de crise mundial do capitalismo, o processo expansivo de privatizao e precarizao do atendimento de necessidades sociais o solo frtil no qual os Assistentes Sociais atuam, principalmente no mbito das ONGs, que se fortalecem e se legitimam neste campo, contribuindo para o processo de manuteno da hegemonia poltica, econmica e social do capital. Tal contexto condio central para aumento das taxas de lucro, com retirada do Estado da rbita direta da questo social, e para a transformao dos espaos pblicos de garantia de direitos em lcus do mercado e da filantropia. no emaranhado de contradies e possibilidades que se gestam as condies objetivas de trabalho do Assistente Social nas ONGs: a atuao est impregnada dos sabores e dissabores, conflitos, interesses e lgica do terceiro setor e das suas confusas relaes na conjuntura de reestruturao. oportuno destacar que as particularidades e tendncias quanto a exigncias profissionais, identidade e autonomia so tecidas pelas transformaes contemporneas de mbito mundial e pelas especificidades do espao scio-ocupacional das ONGs. As exigncias profissionais se consolidam pautadas nos padres de produtividade e qualidade do processo de reestruturao capitalista, a fim de manter essas organizaes alinhadas com os interesses hegemnicos da classe dominante. No campo da identidade e da autonomia profissionais, a ideologia da instituio, norteada pela lgica da sociedade civil homognea, envolve e confunde o profissional de Servio Social, que, muitas vezes, sintoniza seu projeto de profisso com o objetivo/projeto institucional e, assim, compromete o reconhecimento mais crtico da identidade e as possibilidades da autonomia relativa. O cotidiano portador de imediatismo e alienao rico de determinaes que precisam ser desveladas, em articulao com os processos sciohistricos contemporneos. Por isso, no estar atento s contradies e aos limites (im)postos pela conjuntura de reestruturao do capital tende a legitimar o projeto hegemnico neoliberal. Inmeros so os desafios, mas a luta constante e rdua. O caminho para nutrir aes e concretizar alternativas inovadoras e ousadas diante das exigncias (im)postas, da afirmao da nossa identidade profissional e da busca da ampliao da autonomia relativa nos espaos scio-ocupacionais, particularmente nas ONGs, perpassa fundamentalmente, dentre outros aspectos, pelo(a): Qualificao terico-metodolgica, fundada na teoria social crtica e dialtica que nos permita, por aproximaes sucessivas, compreender a dinmica societria e atribuir
Textos & Contextos (Porto Alegre), v. 9, n. 1, p. 66 - 76, jan./jun. 2010 |

Cotidiano profissional do assistente social: exigncias profissionais, identidade e autonomia relativa nas ONGs 75

transparncia s brumas ideolgicas que encobrem os processos sociais (IAMAMOTO, 2009, p. 344), bem como elucidar as condies de vida e as necessidades sociais dos usurios, a fim de ultrapassar demandas institucionais; Direcionamento tico-poltico do trabalho profissional, com afirmao de princpios e valores do Projeto tico-Poltico, do conhecimento e domnio das legislaes e produes contemporneas do Servio Social e da articulao e organizao poltica dos Assistentes Sociais, nos mais diversos espaos de luta na sociedade; Rompimento com as unilateralidades presentes no cotidiano do trabalho do Assistente Social com vieses ora fatalistas, ora messinicos (IAMAMOTO, 2009, p. 349). central na agenda do Assistente Social a anlise profunda do cotidiano profissional, por meio de estudos e pesquisas acadmicas, com o objetivo de decifrar situaes e limites; Domnio do instrumental tcnico-operativo, luz da instrumentalidade do Servio Social, a fim de potencializar aes profissionais, principalmente aquelas direcionadas para a organizao dos sujeitos coletivos e para o fortalecimento dos direitos sociais.

Em tempos to difceis para os trabalhadores, necessrio lutar bravamente, guiados pelo slido projeto tico-poltico-profissional do Servio Social, impulsionando o fortalecimento de um projeto societrio contra-hegemnico comprometido com os interesses e necessidades das classes subalternas. Faamos nossas as palavras de Elis Regina na cano Nada ser como antes amanh, carregada de esperana, possibilidades e resistncia: *...+ sei que nada ser como est, amanh ou depois de amanh. Resistindo na boca da noite um gosto de sol. Gosto de sol que nos move na direo da construo coletiva de uma sociabilidade para alm do capital.

Referncias
ABREU, Marina Maciel. Servio Social e a organizao da cultura: perfis pedaggicos da prtica profissional. So Paulo: Cortez, 2002. ASSIS, Rivnia Lcia Moura de. Terceiro Setor e Servio Social: (des)construo do projeto tico-poltico-profissional. Dissertao (Mestrado em Servio Social) Universidade Federal da Paraba, Joo Pessoa, 2004. BEHRING, Elaine Rossetti. Brasil em contra-reforma: desestruturao do Estado e perda de direitos. So Paulo: Cortez, 2003. BOSCHETTI, Ivanete. Seguridade Social e projeto tico-poltico do Servio Social: que direitos para qual cidadania? Revista Servio Social e Sociedade, So Paulo, Cortez, n. 79, p. 108-132, 2004. CONSELHO FEDERAL DE SERVIO SOCIAL (CFESS). Cdigo de tica profissional. In: COLETNEA de Leis. 4. ed. Natal: CRESS 14. Regio, 2003, p. 9-28. DUARTE, Janana Lopes do Nascimento. O Servio Social e nas organizaes no governamentais: tendncias e particularidades. Dissertao (mestrado) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007. _____. ONGs e polticas sociais pblicas: um espao em discusso a partir da Reforma do Estado no Brasil na dcada de 90. Monografia de concluso de curso de especializao. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002. _____. A funcionalidade do terceiro setor e das ONGs no capitalismo contemporneo: o debate sobre sociedade civil e funo social. Revista Libertas, Juiz de fora, v. 2, n. 2, p. 52-76, jul. 2008 (ISSN1980-8518). Disponvel em: <http://www.ufjf.br/revistalibertas/files/2010/01/artigo03_5.pdf>. FERNANDES, Rubem Csar. Privado porm pblico: o Terceiro Setor na Amrica Latina. Rio de Janeiro: Relume-Dumar, 1994. IAMAMOTO, Marilda Vilela. Projeto profissional, espaos ocupacionais e trabalho do assistente social na atualidade. In: CONSELHO FEDERAL DE SERVIO SOCIAL. Atribuies privativas do(a) Assistente Social. Braslia, DF: CFESS, 2002. p. 13-50. _____. Capital fetiche, questo social e Servio Social. In: Servio Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questo social. So Paulo: Cortez, 2007. p. 195-208. ______. Os espaos scio-ocupacionais do assistente social. In: Servio Social: direitos sociais e competncias profissionais. Unidade IV: O significado do trabalho do Assistente Social nos distintos espaos scio-ocupacionais. CFESS/ABEPSS: Braslia, 2009. p. 341-375. MARTINELLI, Maria Lcia. Servio Social: identidade e alienao. 7. ed. So Paulo: Cortez, 2001. MONTAO, Carlos. Terceiro Setor e Questo Social: crtica ao padro emergente de interveno social. 2. ed. So Paulo: Cortez, 2003.

Textos & Contextos (Porto Alegre), v. 9, n. 1, p. 66 - 76, jan./jun. 2010 |

Janana Lopes do Nascimento Duarte 76


MOTA, Ana Elizabete; AMARAL, ngela Santana do. Reestruturao do capital, fragmentao do trabalho e servio social. In: MOTA, Ana Elizabete (Org.). A nova fbrica de consensos. So Paulo: Cortez, 1998. p. 23-44. MOTA, Ana Elizabete. Crise contempornea e as transformaes na produo capitalista. In: Servio Social: direitos sociais e competncias profissionais. Unidade I: O significado scio-histrico das transformaes da sociedade contempornea. CFESS/ABEPSS: Braslia, 2009. p. 51-67. MOTA, Ana Elizabete; MARANHO, Csar Henrique; SITCOVSKY, Marcelo. As tendncias da poltica de Assistncia Social, o SUAS e a formao profissional. In: MOTA, A. E. (org.). O Mito da Assistncia Social: ensaios sobre Estado, Poltica e Sociedade. 3 ed. So Paulo: Cortez, 2009, p.180-198. NETTO, Jos Paulo. Cinco notas a propsito da questo social. Temporalis, Braslia, DF, ano 2, n. 3. p. 41-49, 2001. SITCOVSKY, Marcelo. Particularidades da expanso da assistncia social no Brasil. In: MOTA, A. E. (Org.). O mito da assistncia social: ensaios sobre estado, poltica e sociedade. 3. ed. So Paulo: Cortez, 2009. p. 147-179.

Longe de serem naturais, as crises revelam as contradies do modo de produo capitalista, entre elas, a sua contradio fundamental, a produo socializada e a apropriao privada da riqueza *...+ (MOTA, 2009, p. 54). 2 H autores, sendo Rubem Csar Fernandes (1994) um dos mais significativos, que defendem de forma conservadora e acrtica o chamado terceiro setor, considerando-o como a chave para a resoluo dos problemas sociais para alm do Estado e do mercado, livre de interesses e conflitos de classes. 3 oportuno ressaltar que compreendemos sociedade civil como uma arena de conflitos, espao da organizao dos interesses de classe (capital e trabalho), tendo em vista a luta pela hegemonia de determinado projeto societrio. 4 Maiores reflexes sobre a alterao da funo social das ONGs no perodo ps-1990 foram publicadas em Duarte, 2008, cuja referncia completa encontra-se na bibliografia deste artigo. 5 Partilhamos da concepo de Montao (2003) de que a publicizao a denominao ideolgica dada transferncia de questes pblicas da responsabilidade estatal para o chamado terceiro setor (incluindo-se as ONGs) e ao repasse de recursos pblicos para mbito privado, a partir da contrarreforma do Estado. 6 As reflexes contidas neste item tm relao direta com estudos realizados anteriormente (DUARTE, 2007) e com as nossas experincias profissionais realizadas nas ONGs da Regio Metropolitana do Recife/PE. 7 Compreendemos que a identidade profissional deve ser pensada diante do movimento contraditrio do real e pautada, sobretudo, no acmulo construdo pela profisso e as suas entidades representativas (ABEPSS, conjunto CFESS/CRESS, ENESSO) ao longo da sua trajetria scio-histrica. 8 A autora Martinelli (2001) analisa a identidade atribuda pelo capitalismo profisso e tomada como referencial persistente da prtica do Servio Social. Num verdadeiro fetichismo, a identidade atribuda que fixada como identidade da profisso, abrindo amplos espaos para a produo de um percurso alienado, alienante e alienador da prtica profissional (Idem, p. 18). 9 Compreendemos cargo como nomenclatura utilizada nas diversas instituies, particularmente nas ONGs, que denomina o posto assumido, limitando e confundindo o campo de atuao profissional do Servio Social. A compreenso de profisso, especificamente de Servio Social, mais abrangente e carrega um conjunto de atribuies privativas, competncias, valores e princpios tico-polticos pautados em um projeto de profisso que nos garante uma gama de possibilidades de interveno. 10 Contrarrevolucionrio, no sentido da classe trabalhadora encontrar-se fragmentada e fragilizada pelas alteraes na rbita do trabalho, sendo mais difcil a articulao e a luta em torno de um projeto societrio para alm do capitalismo vigente. 11 Vale destacar que na sociedade capitalista a autonomia ser sempre relativa. Entretanto, suas margens e possibilidades esto postas no cotidiano profissional e na tenso entre as demandas do capital e do trabalho.

Textos & Contextos (Porto Alegre), v. 9, n. 1, p. 66 - 76, jan./jun. 2010 |

You might also like