You are on page 1of 6

ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax

x 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

REFLEXO SOBRE CSNC- Cdigo do Sistema de Normalizao de Contabilstica


No UFCD CSNC- (Sistema de Normalizao de Contabilstica), foi leccionado o mdulo pelo formador Antnio Pimenta com durao de 50 horas, abordmos o CSNC este UFCD vai servir para adquirir alguns contedos na minha aprendizagem com a reflexo deste mdulo. Vimos alguns conceitos das Estruturas Gerais e sabemos que estas so um sistema coerente de objectivos e fundamentos inter-relacionados que se situam na vanguarda de um corpo de normas consistente, e que prescreve a natureza, funes e limites da contabilidade financeira e das demonstraes financeiras (FASB 1976),falmos do DEC.LEI 158/2009 em estas tm 28 normas,pelo qual abordmos cada uma e seus significados. Nas estruturas gerais sabemos que a estrutura conceptual um conjunto estruturado e hierarquizado de objectivos e conceitos inter-relacionados e a normalizao contabilstica deve ser feita com clareza e coerncia. Assim em sntese esta constitui um quadro de conceitos de referncia e alicerce elaborao das prprias normas, e a importncia destas estruturas e assim fizemos itinerrio lgico dedutivo. Na estrutura conceptual do SNC soubemos alguns prs e contras, os seus constrangimentos e informao relevante e fivel. Na sua tempestividade, vimos que a sua demora indevida no relato da informao pode resultar na perda relevncia, com a obteno de informao fivel no deve perder de vista a tempestividade da sua publicao. Vimos que existe o balanceamento entre o beneficio e o custo, tem que ser maior que o custo de preparao. Quanto mais relevncia houver menos fiabilidade existe e quanto menos relevncia mais fiabilidade existe, da temos o balanceamento (julgamento profissional).

ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

O activo valoriza positivamente o patrimnio e um recurso controlado pela entidade como resultado de acontecimentos passados e do qual se espera que fluem para a entidade do benefcios econmicos futuros. O passivo valoriza negativamente o patrimnio e uma obrigao presente da entidade proveniente de acontecimentos passados, da liquidao da qual se espera que resulte um exfluxo de recursos da entidade incorporando assim os benefcios econmicos. No capital prprio o interesse residual nos activos da entidade depois de deduzir todos os seus passivos. Assim sabemos que:

Valor contabilstico

Valor de mercado

Valor de liquidao

Nota: estes valores so, geralmente diferentes.

Sabemos que as empresas tm contabilidade e as organizaes que as empresas desenvolvem e executam actividades com vista a alcanar determinados resultados, O papel da contabilidade nas empresas muito importante como fonte de informao sobre a sua situao das empresas e dos seus negcios. um conjunto de tcnicas destinadas ao registo histrico da actividade das empresas ao registo histrico da actividade das empresas. Actualmente fornece informaes fundamentais para a sua previso da actividade futura da empresa. Permite tambm o controlo e anlise crtica da actividade da organizao.

ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

Tambm nas divisas da Contabilidade vimos vrios tipos dos quais na actividade interna, temos a contabilidade interna que tambm pode ser chamada de analtica, esta feita dentro da empresa temos como exemplo:

- Estado - Scios - Bancos - Fornecedores -Clientes E consiste na actividade desenvolvida dentro da prpria empresa, decorrente do relacionamento entre os vrios sectores da empresa, compete-lhe assim, apurar os resultados (lucros ou prejuzos) de cada bem produzido e a rendibilidade de cada departamento da empresa, determina os custos de produo, nos diferentes estdios do processo produtivo.

Na Contabilidade geral ou externa registada nas relaes externas da empresa, com os bancos, o estado, os fornecedores, os clientes, os scios, assim compete-lhe apurar os lucros ou prejuzos, bem como elaborar contas anuais. No patrimnio de uma empresa sabemos que um conjunto de bens, direitos e obrigaes e que uma entidade (individuo, empresa ou unidade econmica), que pode ser proprietria de dinheiro, bens materiais, de direitos e obrigaes, neste caso no patrimnio dividido em duas classes de elementos patrimoniais, assim temos o activo (engloba valores) e os crditos a receber, e o passivo (engloba as dividas a pagar aos credores.

Temos a seguinte frmula abordada:

ACTIVO= Bens+Direitos

PASSIVO = Obrigaes

ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

Valor do patrimnio = Situao lquida = Capital prpria Activo Passivo = Situao lquida Corresponde ao que se possui + o que se tem a receber, o que se deve.

Assim temos trs situaes lquidas a activa, que quando o valor do Passivo, a liquida Nula que quando o valor do Activo igual ao valor do Passivo, e por fim a situao lquida Passiva quando o valor do Activo inferior ao Valor do Passivo, neste caso a situao da empresa diz-se falncia tcnica. Abordamos tambm as contas, as suas caractersticas os seus tipos e vimos que existe vrias contas que so as seguintes:

- Contas do activo - que so representados pelos elementos patrimoniais activos. - Contas do Passivo - que representam os elementos patrimoniais passivos. - Contas da Situao lquida designam os capitais da empresa.

Estas contas so tambm numeradas.

Por fim falmos sobre o Inventrio que um dos elementos patrimoniais de um indivduo ou de uma organizao, tambm uma relao de elementos patrimoniais com a indicao do seu valor e decorre por norma anualmente, e as suas fases de elaborao, depois vimos o que era um Balano e os seus tipos. Abordmos tambm a movimentao das contas do activo, os dbitos e os crditos, falmos de algumas contas como exemplo a conta 12. Depois elaboramos os lanamentos no razo, e para verificar esse lanamentos, utilizamos o balancete de verificao, e fizemos alguns exerccios. Conclui que com este UFCD serviu para aprender sobre o que era estes conceitos e sero muitos importantes para a continuao de UFCD e da minha aprendizagem.

ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

UFCD-CSNC - 10/12/2010 Formador: Antnio pimenta Formando: Flvio Loureiro

ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

You might also like