You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAP LICENCIATURA EM LETRAS LLE 25 GRAZIELA MORAES DA COSTA

RESUMO: SEMNTICA E PRAGMTICA EDUARDO GUIMARES

Macap 2011

GRAZIELA MORAES DA COSTA

RESUMO: SEMNTICA E PRAGMTICA EDUARDO GUIMARES

Resumo apresentado Universidade do Estado do Amap, como requisito avaliativo parcial na disciplina Semntica e Pragmtica, sob a orientao do prof. Ms. Flvio Brito.

Macap 2011

GUIMARES, E. Semntica e Pragmtica. IN: GUIMARES, E. ; ZOPPI FONTANA, M. (orgs). A palavra e a frase. Campinas SP: Pontes, 2006.

O estudo da semntica e pragmtica so os estudos das significaes e comunicao lingusticas. Ao decorrer do sculo XIX ganhou status de cincia das significaes que se ocupava da mudana de sentido das palavras. J no sculo XX os estudos de significao tomam novos caminhos, e que atualmente so aplicados aos estudos lingusticos: a semntica formal, a semntica da enunciao e a pragmtica. Dentro dessas trs posies h cinco modos que se imbricam entre estas. O primeiro modo a significao como relao de elementos lingusticos, de posio estruturalista onde a lngua atravs de sua estrutura, no qual as palavras relacionam-se por mesmo campo de sentidos na lngua. O segundo modo a significao como relao de elementos lingusticos e o mundo, de posio referencialista, pois a significao da frase e seus elementos com as situaes no mundo, s quais as frases se relacionam. Depende do conceito de verdade algo no mundo ou estado de uma coisa onde a sentena pode ser compreendida. O terceiro modo a significao quando uma pessoa comunica outra quando fala, e sua inteno no ato da fala. O quarto modo a significao relao daquele que fala com a lngua, no uso da lngua que se modifica e traz marcas de como significaro quando enunciadas. O quinto modo a significao das frases (funcionamento da lngua) mediante condies histricas dadas, levando em considerao a posio social de quem fala, que tem conhecimento de causa sobre o que diz na comunicao. Esses modos permitem nos verificar a semntica formal de posio referencialista que prima pelo conceito de verdade, uma linguagem com o mundo. A semntica da enunciao de posio estruturalista, a lngua e suas condies sciohistricas, a lngua colocada em ao pelo falante. E a pragmtica que na inteno de quem fala a outro. O conhecimento dos conceitos de significao lingustica permite estudar as relaes de sentido nas frases. Na homonmia que em uma frase, destrinchando- a

em duas, h o mesmo significante e significados diferentes, se observada de outro prisma podemos considera-la ambgua, uma vez que pode ter mais sentidos. Outro ato de fala parfrase que pode ser vista em frases ditas nas mesmas condies, por isso terem sentidos semelhantes. H tambm a polissemia que a abundncia de sentidos relacionados com a histria da frase. Ajudando nosso estudo semntico- pragmtico preciso diferenciar enunciado de sentena. O enunciado um elemento lingustico dito por algum efetivamente em condies especficas. A sentena uma frase instrucional e aberta que tem sentidos diferentes, e no depende da situao em que foi dita por algum. Feito isso podemos estabelecer a unidade de analise da semntica formal a sentena, a semntica da enunciao e a pragmtica, o enunciado. Nesse sentido podemos depreender que a lngua tem seu funcionamento autnomo e independe de quem falou por ter caractersticas que constitui sua gama de sentidos. Alm disso, vemos que a relao lngua e sujeito (e sua relao com destinatrio) constitui na enunciao a situao que possibilita o contexto de sentido da lngua. Nesse meio preciso entender que o acontecimento se caracteriza pelo funcionamento da lngua num dizer especfico. E a situao o conjunto das pessoas e das coisas arroladas com o dizer. Enquanto aos aspectos do sentido, a referncia parte do sentido do enunciado. uma relao num acontecimento de enunciao especfico e algo no mundo. Outro aspecto a determinao em que um se liga ao outro, de modo que um enunciado o centro e o outro mostra uma caraterstica dele. H os atos de fala que se realizam mediante condies especficas, necessrias ao ato mesmo que no tenha sido dito. Austin considera tais condies como condies de felicidade, j Searle como regras para que o ato acontea. Por outro lado o pressuposto compreende algo que dito com algo que no diretamente dito. A negao tambm importante por tipo de semntica ou pragmtica. H trs tipos de negao: a descritiva que informa a oposio de algo dito sem a negao.

A polmica que no faz inverso e contm duas enunciaes. E, a metalingustica uma negao direta de outro locutor, por algo j negativo. Enfim, outras unidades de sentido de grande significncia o texto essas sequncias que enviam a um lugar de enunciao do acontecimento gerada por um autor, com incio e fim. Dentro desse panorama, na semntica e pragmtica nota-se que o sentido de uma palavra, ou sentena ganha notoriedade de sentido, quando funcionam num texto.

You might also like