You are on page 1of 7

Curas Efetuadas por Jesus

Therezinha Oliveira Antes de abordarmos exemplos de curas feitas por Jesus, recordemos explicaes da Doutrina Esprita sobre enfermidades e curas.

Ao dos espritos sobre os fluidos e seu reflexo sobre o corpo fsico


Pelo pensamento e a vontade, os espritos agem sobre os fluidos, que ficam impregnados das qualidades (boas ou ms) dos pensamentos e sentimentos que os fazem vibrar (quer encarnado ou no o esprito que sobre eles atua). A atividade do esprito influi sobre os fluidos do seu perisprito. Quando intensa e reiterada, se reflete no corpo, de modo benfico ou malfico, segundo a natureza dos pensamentos e sentimentos. Basicamente, das leses ou perturbaes vibratrias do perisprito que se originam as doenas orgnicas ou psquicas, bem como as deficincias funcionais sem causa aparente. A etiologia das doenas est, pois, nos distrbios espirituais, da anual ou das anteriores existncias. Jesus afirma essa relao esprito-corpo nas enfermidades, ao dizer, quando curava algum: "Os teus pecados esto perdoados". Obs: Existem tambm enfermidades causadas por influncia de espritos; sua cura ser estudada na aula que falar sobre desobsesso no Evangelho.

Cura por ao fludica


Encarnados ou no, os espritos tm no seu prprio perisprito um reservat6rio de fluidos (bons ou maus) e podem endere-los a outros seres. Os fluidos bons podem servir como agente teraputico, para reparao perispiritual ou de reflexos no corpo. O poder curativo depender:

da pureza da substncia fludica inoculada; da energia da vontade (para emisso mais abundante e maior fora de penetrao dos fluidos).

" muito comum a faculdade de curar pela influncia fludica e pode desenvolver-se por meio do exerccio; mas, a de curar instantaneamente, pela imposio das mos, essa mais rara e o seu grau mximo se deve considerar excepcional" (item 34, cap. XIV, "A Gnese", de A-K-). Jesus a muitos curou por ao fludica ("ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou as nossas doenas", Mt. 8:16/ 17) e recomendava aos discpulos que assim agissem: "Curai os enfermos" (Mt. 10:8).

Condies para a cura - a importncia da f


A recepo e assimilao dos fluidos depender das condies no paciente e no ambiente (problemas crmicos e outras circunstncias) que favoream ou no a permuta e assimilao fludica. "Com relao corrente fludica" o curador age como uma bomba calcante e o enfermo "como uma' bomba aspirante", esclarece Kardec ("A Gnese", XV, item li), acrescentando: "Algumas vezes, necessria a simultaneidade das aes; doutras, basta uma s". A f, portanto, no uma virtude mstica mas uma fora atrativa. Quando o enfermo no tem essa f, "ope corrente fludica uma fora repulsiva, ou pelo menos uma fora de inrcia, que paralisa a ao". Podemos entender, agora, porque Jesus, ao curar algum, dizia: "Se tiveres f" ou "A tua f te salvou". Algumas curas que Jesus fez por ao fludica

Apenas pelo olhar e pela palavra


Nestes casos, Jesus transmite magnetismo pelo olhar e motiva psicologicamente a pessoa pela palavra, alm dos fluidos que emana e com sua vontade potente dirige para o enfermo, embora sem toc-lo ou usar qualquer outro recurso material. 1 ) Ao paraltico, no tanque de Betesda, indaga (Jo. 5 :1/9): - Queres ser curado? Ante a resposta afirmativa, ordena: - Levanta-te, toma o teu leito e anda. Imediatamente o homem se viu curado e, tomando o leito, ps-se a andar. 2) Age de modo semelhante com o paraltico de Cafarnaum (Mt. 9:2/8, Mc. 2:1/12 e Lc. 5:17/26). - Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa. E, levantando-se, partiu para sua casa.

Pelo toque ou imposio das mos


1) "...todos os que tinham enfermos de diferentes molstias (lc 4:40) lhos traziam; e ele os curava, impondo as mos sobre cada um".

2) Aproximou-se dele um leproso, rogando-lhe de joelhos: - Senhor, se queres, podes tomar-me limpo. (Mc. 1:40/45) Jesus, profundamente compadecido, estendeu a mo, tocou-o, e disse-lhe: - Quero, fica limpo1 (Mt. 8: IR.) No mesmo instante lhe desapareceu a lepra, e ficou limpo. 3) Em Jeric, Jesus passava acompanhado por uma multido. Um cego estava margem do caminho. Ouvindo que era Jesus quem passava, ps-se a segui-lo clamando para que o curasse. (Mc. 10:46/52, Lc. 18:35/43 e Mt. 20:29/34.) Jesus parou e mandou cham-lo. - Que queres que eu te faa? - Mestre, que eu tome a ver. - Vai; a tua f te salvou. E imediatamente o cego tomou a ver, e seguia Jesus estrada afora. (Mateus diz que eram 2 cegos e que Jesus lhes tocou os olhos). 4) Quando iam prender Jesus no Horto das Oliveiras, Pedro sacou da espada que trazia e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. Mas Jesus acudiu, dizendo: Deixai, basta. E, tocando-lhe a orelha (ao servo ferido), o curou. (Mt. 26:47/56, Mc. 14:43/50, Lc. 22:47/53 e Jo. 18:2/11.) Outros exemplos: Jesus abenoa as criancinhas impondo-lhe as mos. (Mc.10: 13/16.) Jesus cura a sogra de Pedro, de febre muito alta: "tomou-a pela mo", e "repreendeu a febre". (Mt. 8:14/15, Mc. 1:29/31 e Lc. 4:38/39.) Cura de um hidrpico: "E tomando-o o curou e o despediu". (Lc. 14:1/6.) Cura de dois cegos: "Ento, lhes tocou os olhos, dizendo: Faa-se conforme a vossa f. E abriram-se-lhes os olhos". (Mt. 9:27/31.)

Com saliva
1) Ento lhe trouxeram um surdo e gago e lhe suplicaram que impusesse a mo sobre ele. (Mc. 7:32/37.) Jesus, tirando-o da multido, parte, ps-lhe os dedos nos ouvidos e lhe tocou a lngua com saliva; depois, erguendo os olhos ao cu, suspirou e disse: Efat, que quer dizer: Abre-te.

Abriram-se-lhe os ouvidos e logo se lhe soltou o empecilho da lngua, e falava desembaraadamente. 2) Ento chegaram a Betsaida; e lhe trouxeram um cego, rogando-lhe que o tocasse. (Mc. 8:22/26.) Jesus, tomando-o pela mo, levou-o para fora da aldeia e, aplicando-lhe saliva aos olhos e impondo-lhe as mos, perguntou-lhe: - Vs alguma coisa? Este, recobrando a vista, respondeu: - Vejo os homens, porque como rvores os vejo, andando. Ento, novamente lhe ps as mos nos olhos, e ele, passando a ver claramente, ficou restabelecido; e tudo distinguia de modo perfeito. Destaquemos nestas duas passagens: usou o toque, a saliva (propriedades medicinais?), a orao e a palavra; retirou o enfermo para longe da multido, porque poderia prejudicar a realizao do fenmeno pela mentalizao inferior.

Com saliva e com terra


1) Encontrando um cego de nascena, Jesus "cuspiu na terra, e tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego, dizendo-lhe: - "Vai, lava-te no tanque de Silo (que quer dizer Enviado). "Ele foi, lavou-se, e voltou vendo". (Jo. 9:1/12.) Se esta passagem est fiel ao acontecido, tentemos uma anlise: Por que usou terra? Talvez tivesse propriedades medicinais? Ou serviria para remover algo aderido ao globo ocular? Por que usou saliva? Talvez por ser preciso fazer uma pasta para colocar nos olhos do cego e ali no devia haver gua (j que depois o cego precisou ir lavar-se no tanque de Silo). Por que ir lavar os olhos depois? Talvez a gua do tanque tambm fosse medicinal, complementando o processo curador. Ou porque, aps curar, a lama deveria ser retirada e nada melhor do que a gua para isso.

Curas distncia
Jesus trabalhava assessorado por uma equipe espiritual.

Em certos casos, havendo vibraes e fluidos favorveis dos participantes, era possvel aos bons espritos, a mando de Jesus, se dirigirem at onde o enfermo se encontrava e l cur-lo. Tambm podia ocorrer comunicao com espritos que l j se encontrassem, para realizarem a cura com o apoio dos fluidos e vibraes oferecidos. Assim se explicam as curas seguintes, em que os enfermos, distncia, ficaram curados no mesmo momento em que Jesus assegurava isso. l) Cura do criado de um centurio romano, em Cafarnaum. (Mt. 8;5/13.) O enfermo ficara em casa, o centurio foi at Jesus pedir a cura. "Ento, disse Jesus ao centurio: Vai-te e seja feito conforme a tua f. E naquela mesma hora o servo foi curado". 2) Em Can, um oficial do rei pede a Jesus a cura do filho que ficara em Cafarnaum, enfermo. (Jo. 4:46/54.) "Rogou-lhe o oficial: Senhor, desce, antes que meu filho morra." "Vai, disse-lhe Jesus; teu filho vive." "O homem creu na palavra de Jesus e partiu" (para Cafarnaum) vindo a saber, depois, que o filho ficara bom exatamente na hora em que Jesus afirmara a sua cura.

Por lhe tocarem as vestes


"... punham os enfermos nas praas, rogando-lhe que os deixasse tocar ao menos na orla da sua veste; e quantos a tocavam saam curados". (Mc. 6:55/56.) No era o fato de lhe tocarem as vestes que os curava e, sim, o de entrarem em contacto com sua aura ou campo de irradiao fludica. E "todos " se curavam? Os que ofereciam condies para tanto. o que fica evidente no caso a seguir: 1) Cura de uma mulher hemorrossa. (Mt. 9:19/23 e Lc. 8:42/48.) H 12 anos tinha ela um fluxo sangneo e j se havia tratado com vrios mdicos, sem alcanar a cura e gastando tudo quanto possua. Tendo ouvido a fama de Jesus, a mulher veio por trs dele, por entre a multido, tocoulhe a veste, porque dizia: - Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada. E logo se lhe estancou a hemorragia e sentiu no corpo estar curada. Jesus perguntou: - Quem me tocou? Todos negavam que tivessem feito isso e os apstolos, ento, argumentaram com Jesus:

- Mestre, as multides te apertam e te oprimem (ou seja, muitos estavam tocando em Jesus). Mas Jesus insistiu: - Algum me tocou, porque senti que de mim saiu poder (ou virtude, fora) (percebera que algum atrara seus fluidos). E olhava ao redor para ver quem o tocara. Ento a mulher, vendo que no podia ocultar-se, cnscia do que nela se operara, trmula se aproximou, prostrou-se diante de Jesus e declarou-lhe o que fizera e por qu. Jesus lhe disse: - Filha, a tua f te salvou; vai-te em paz, e fica livre do teu mal.

Por que Jesus no curava a todos


A doena uma teraputica da alma, dentro do mecanismo da evoluo humana. a filtragem, no corpo, dos efeitos prejudiciais dos desequilbrios espirituais. Funciona, tambm, como processo que induz reflexo e disciplina das atitudes. Enquanto no produziu seus efeitos benficos, no deve ser suprimida. De todos os enfermos que o procuravam, Jesus curou somente aqueles em quem os efeitos purificadores da enfermidade j haviam atingido seu objetivo reequilibrante, ou aqueles que j apresentavam condies para receberem esse auxlio no corpo fsico. "Curai os enfermos", mandou ele aos seus discpulos, mas completou: "anunciai-lhes: A vs outros est prximo o reino de Deus" (Lc. 10-9). No queria que apenas curassem corpos mas que orientassem os enfermos para o entendimento e cumprimento das leis de Deus, porque a verdadeira cura a do esprito e esta no se d apenas pela supresso dos sintomas da doena fsica, a qual to-somente uma conseqncia.

Ante a possibilidade de enfermar


Para evitar as enfermidades, cuidemos no s do corpo mas do esprito, cultivando bons pensamentos e sentimentos, praticando o bem e no o mal. Se, apesar de nossos cuidados, a enfermidade nos vier: a. Encaremo-la como um alerta/advertncia ou, ainda, como conseqncia do passado, a exigir um reajuste para voltarmos ao equilbrio espiritual. b. No compliquemos mais a situao com tristeza e desnimo, revolta e agressividade. c. Busquemos na Medicina e nos recursos espirituais o alvio possvel e, quem sabe, at mesmo a cura.

d. Procuremos nos conscientizar quanto ao que possa ter causado a enfermidade e modifiquemos para melhor o nosso comportamento, a fim de evitar o prosseguimento do mal e sua instalao mais profunda! e. Apliquemo-nos no bom emprego de nossas possibilidades de ao (apesar das limitaes que a enfermidade nos cause), a fim de compensar o desequilbrio j causado, manter o equilbrio nas reas no comprometidas e adquirir merecimento para sermos socorridos espiritualmente.

Se no formos curados
"Se, porm, malgrado os nossos esforos no o conseguirmos" (ficar curados), devemos "suportar com resignao os nossos passageiros males". ( "O Evangelho Segundo o Espiritismo", cap. XXVIII, V, item 77), pois "leses e chagas, frustraes e defeitos em nossa forma externa so remdios da alma que ns mesmos pedimos farmcia de Deus ". (Emmanuel, em "Seara dos Mdiuns", cap. "Orao e Cura").

Quando curados, sejamos gratos


Jesus havia curado um grupo de 10 leprosos. Apenas um retomou para agradecer. O Mestre indagou: - No foram dez os limpos? Onde esto os outros nove? (Lc. 17:17.) Jesus no fazia questo do agradecimento pessoal. Mas quis ensinar: A cura sempre representa uma concesso da misericrdia divina, que permitiu recebssemos de outrem recursos para nos refazermos e sairmos da situao dolorosa e prejudicial em que estvamos. Quem curado precisa reconhecer isso e ser grato pela colaborao prestada por quem se fez intermedirio dessa bno. No ser grato pela cura revela que a pessoa no entendeu quanto lhe foi concedido e, provavelmente, no saber valorizar nem conservar a bno recebida. A falta de gratido ante a cura fsica revela que a pessoa ainda no alcanou a cura mais importante e definitiva: a do esprito.

Para no haver recada


Encontrando no Templo o paraltico que havia curado no Tanque em Betesda, Jesus lhe diz: - Olha que j ests curado; no peques mais para que no te suceda alguma coisa pior. (Jo. 5:14.) De fato, restabelecido o equilbrio fludico, preciso que a pessoa o mantenha pelos bons pensamentos, sentimentos e atos. Seno, poder gerar novas leses orgnicas ou predisposio para enfermidades. Estudos espritas do Evangelho - EME Editora

You might also like