You are on page 1of 8

Interao Famlia Escola: A importncia da presena dos pais na vida escolar de seus filhos.

A relao famlia-escola um tema de extrema importncia no contexto de ensino-aprendizagem dos alunos. H a necessidade de a escola estar em perfeita sintonia com a famlia. Segundo Silva, 20xx, a escola uma instituio que complementa a famlia e juntas tornam-se lugares agradveis para a convivncia de nossos filhos e alunos. Segundo a autora, uma depende da outra na tentativa de alcanar o maior objetivo, qual seja, o melhor futuro para o filho e o educando e, automaticamente, para toda a sociedade.
Um ponto que faz a maior diferena nos resultados da educao nas escolas a proximidade dos pais no esforo dirio dos professores. Infelizmente, so poucas as escolas que podem se orgulhar de ter uma aproximao maior com os pais, ou de realizarem algumas aes nesse sentido. Entretanto, estas aes concretas, visando atrair para a escola, podem ser uma tima sada para formar melhor os alunos dentro dos padres de estudos esperados e no sentido de cidadania. (SILVA, 20XX)

Para se ter uma educao de qualidade necessrio se ter em mente que a famlia um componente primordial na vida escolar de todos os alunos. A interao entre famlia e escola de extrema importncia e nesse contexto que se forma os primeiros grupos sociais de uma criana.

A criana, quando no bem amparada pela famlia no sentido de educar, transmitir conhecimentos, valores, cultura e servir-lhe como exemplo, pode ser influenciada pelos seus grupos sociais. Muitas vezes mais fcil seguir ao seu grupo de amigos do que aos pais ou escola. Com isso, a criana pode acabar apegando-se ao que mais fcil e atraente para seguir naquele momento, juntando-se, por exemplo, ao grupo dos mais bagunceiros da escola, dos menos interessados em atividades escolares, e que sempre esto envolvidos com problemas de indisciplina. Como afirma Tiba, atualmente, o contato social muito precoce. Ainda sem completar a educao familiar, a criana j est na escola. O ambiente social invade o familiar no s pela escola, mas tambm pela televiso, internet, dentre outros . (ALVES, 2008)

Hoje em dia h inumeros fatores que influenciam no aprendizado da criana, com o mundo globalizado, toda criana tem acesso a todo tipo de informao, sendo assim os pais perdem um pouco de controle sobre a educao dos filhos.
Muitos pais culpam a escola pelo mau comportamento em casa, dando a entender que quem educa a escola. Na realidade, essa idia errnea e no deve prevalecer, pois cabe aos pais a formao do carter, da autoestima e da personalidade da criana. (TIBA, 2002 apud ALVES, 2008, p.19).

Neste contexto entende-se que na relao famlia escola cada um deve cumprir o seu papel, e no ficar acumulando responsabilidades para as partes envolvidas. necessrio que os pais e professores trabalhem juntos o desenvolvimento educacional da criana. A famlia e a escola devem ser instituies parceiras, pois elas carregam a funo de socializar, porm, esta tarefa seria diferentemente conduzida por cada uma. A funco da famlia adotar atitudes que favoream o sucesso do aluno. necessrio que a famlia converse com o aluno sobre assuntos relacionados escola, que seja uma famlia presente em todos os contextos da escola. Em conversa, os pais devem ressaltar desde a importncia da realizao das tarefas at a importncia dos estudos para uma vida profissional realizada. Diante disso, percebemos que de fundamental importncia a integrao dos pais no sistema educacional, pois so eles que podem incentivar o melhor aproveitamento educacional de seus filhos.
A escola comparvel a uma arena competitivo-conflitual, onde se encontram pelo menos duas geraes; mediar tais conflitos no tarefa fcil, nem tampouco incumbncia exclusiva da escola. (GOMES, 2005 apud SANTOS, 20xx, p. 4)

Assim percebe-se a exarcebada necessidade de conscincia dos pais em ser parceiros na vida escolar de seus filhos, garantindo uma maior eficincia nesse processo educacional. Segundo Oliveira, 2009, o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA, 1990), determina que direito dos pais ou responsveis ter cincia do

processo pedaggico, bem como participar da definio das propostas educacionais (Cap. IV, pargrafo nico); ou seja, a educao primeiro, dever da famlia, com a famlia que se inicia o processo de educar, processo esse, ampliado pela educao escolar com a obrigatoriedade do Estado.

Pode-se auferir que a educao um processo que comea em casa, com os pais, sendo a escola um complemento desa atividade, devendo ser monitorada constantemente pela famlia.
A escola, enquanto instituio formadora e democrtica, deve estar frente na discusso das mudanas que envolvem a pessoa humana, de modo a garantir a incluso social, pelo entendimento e mediao da diversidade de relaes humanas com as quais se convive. Da, mais uma razo para a escola se unir familia, pois somente juntas, num trabalho cooperativo e integrado, ambas podero minimizar as possveis consequncias de tantas mudanas no campo pessoal e que fatalmente, se no atendidas e conduzidas, tero influencias negativas no campo da aprendizagem, pois o aspecto cognitivo no se dissocia do scio-afetivo. (SANTOS, 20xx, p.13);

Percebe-se que a funo da famlia no s monitorar o processo educacional e sim, contribuir para que ele acontea de forma correta, devendo estar em parceria com a escola para que juntas proporcionem um bom desenvolvimento scio afetivo.

2. O dever de educar Segundo Oliveira, 2009, o dever de educar tem carter abrangente referindo-se as mais diversas esferas polticas e sociais (ao poder pblico: Federal, Estadual e Municipal, a famlia e a escola enquanto instituies sociais). Para cumprirem tal premissa as esferas mencionadas devem se nortear a partir do princpio constitucional descrito no Art. 205.
A educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. Um dos princpios que regem esta determinao prioriza a vinculao. Dado este contexto e esta determinao caber a cada um destes segmentos se responsabilizar pelo cumprimento do que foi conferido.

Comentrioooooooooo
A responsabilidade do educar implica numa tarefa poltica j que o preceito a ser cumprido a formao do cidado. Os Parmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos da educao a formao de alunos que compreendam a cidadania como participao social e poltica, assim como o exerccio de direitos e deveres polticos, civis e sociais, adotando no dia-dia, atitudes de solidariedade, cooperao e repdio s injustias, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito. Tal tarefa no fcil, ao contrrio rdua, devendo ser fruto de uma reflexo social, uma coresponsabilidade na qual os poderes pblicos e demais instituies sociais assumam a responsabilidade acerca das direes que tomaro a vida coletiva. (OLIVEIRA, 2009, p. 2);

Diante disso entende-se a complexidade do processo educacional, uma vez que sofre influncia de diversas variveis no controlveis, mostrando a importncia de envolvimento de todos os membros da sociedade para se garantir uma boa educao para as crianas.

3. O papel dos pais

O papel dos pais de grande relevncia na educao dos filhos, entende-se por educao o processo de construo e formao da criana como cidad. De acordo com o Art. 6 da LDB dever dos pais ou responsveis efetuar a matrcula dos menores a partir dos 7 anos de idade do Ensino Fundamental. Este dever no se limita apenas a esta atribuio, pois no Art. 1 o seu papel ganha uma maior dimenso mediante a este princpio:
A educao abrange os processos formativos que se desenvolve na vida familiar, na convivncia humana, no trabalho, nas instituies de ensino e pesquisa e nos movimentos sociais e organizaes da sociedade civil e nas manifestaes culturais e ainda, os pais tm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores . (OLIVEIRA,2009, p.3);

Sendo a educao influenciada diretamente pela vivncia social e pela cultura, h uma grande necessidade de ser assistida pelos pais com o objetivo de orientar e evitar a corrupo social, na tentativa de garantir um

bom desempenho de aprendizagem principalmente dos seus filhos menores que so alvos fceis na sociedade, uma vez que esto em processo de formao social de caratr.

A tarefa dos pais na educao dos seus filhos deve contemplar o carter pedaggico afim de que possam discutir, orientar e subsidiar no desenvolvimento e na formao dos mesmos. Aos pais cabe tambm a iniciativa de se posicionar dentro do contexto escolar para participarem de forma mais efetiva e consciente do processo educacional, visto que segundo o E. C. A. em seu pargrafo nico direito dos pais ou responsveis ter cincia do processo pedaggico, bem como participar da definio das propostas educacionais. (OLIVEIRA, 2009, p. 3); Comentrioooooooooooooooooo

Os pais precisam perder o sentimento de inferioridade como se colocam perante os professores, como profissionais da educao. Como os primeiros educadores naturais e como "os titulares da responsabilidade primria da educao", precisam adquirir confiana em si mesmos, tomar conscincia de seus direitos, buscar mais informaes sobre a educao de seus filhos e assumir a coresponsabilidade no confronto dos problemas, nas mudanas necessrias e no controle dos resultados do trabalho pedaggico da escola. Deste modo os pais entram na escola com a conscincia de serem titulares do direito de usufruir servios qualificados e do dever de se envolver na gesto na qualidade de cidados co-responsveis por um servio pblico essencial a seus filhos e sociedade como um todo. (OLIVEIRA, 2009, p.4); Comentrio

Pais e educadores esto buscando o melhor desempenho possvel da escola em sua tarefa educativa. Nesta tarefa de participao e compromisso, os pais tornam-se autnticos cidados da instituio escolar, participando das decises e controlando o cumprimento efetivo das normas estabelecidas. Deste modo, o momento de gesto da escola no se torna mera atividade burocrtica, mas a prtica das regras da democracia, corrigindo velhos autoritarismos. Aos pais, assim como aos estudantes, necessrio que a instituio escolar preveja modalidades de participao individuais e coletivas. Freqentemente os pais no tm conscincia de sua unidade e existncia enquanto grupo. Tanto pais como alunos so coletividades que precisam ser ouvidas e participar do processo educacional e decisrio da escola como grupos a escola tende a abrir espao apenas para a participao individual, ignorando esta segundo dimenso da comunidade escolar. (OLIVEIRA, 2009, p. 4);

Comentrioo

Os pais, podem exercer trs modalidades de presena na vida da escola: a) Presena individual: d-se quando os pais entram na escola como responsveis individuais do prprio filho, com exigncias, experincias e aspiraes nicas. uma presena necessria e indispensvel para a criana que, do contrrio, poderia perceber a famlia como ausente e indiferente a seu esforo e empenho. Em vista do carter insuficiente das solues coletivas, h necessidade de uma relao de ajuda personalizada, a fim de favorecer o melhor desempenho escolar do aluno. A integrao com ambiente e com as pessoas pode ser facilitada pelo apoio e mediao dos pais. O instrumento principal para esta ao os colquios entre pais e professores que, juntos buscaro a soluo do problema mais adequada para cada aluno.

b) Presena associativa: A complexa tarefa de ser pai e educador, dada sua importncia educacional e social, no pode ser gerida eficazmente de modo individualista. A forma associativa torna-se um instrumento facilitador do exerccio competente de seus direitos e aspiraes. De modo anlogo aos docentes e estudantes, os pais tm pleno direito de criar uma organizao e dispor de um sujeito coletivo de representao. No duplo papel de "responsveis com os docentes pela educao e fruidores com os estudantes de um servio"6 , os pais encontraro na associao o instrumento adequado para o exerccio de sua cidadania institucional, sem tutelas nem subservincias. Como acrescenta Richiedei (1994), atravs da participao em sua associao, os pais tomam conscincia de sua misso de pais e educadores, com os conseqentes direitos e deveres para com os filhos, a escola e a sociedade. O associativismo torna-se o meio informativo e formativo para viabilizar a participao adequada e responsvel.

c) Presena

institucional:

Atravs

da

participao

no

colegiado

deliberativo da escola e em outros conselhos ou assemblias, a

presena dos pais assume uma presena institucional. Nesta instncia de participao, a ateno e o empenho alargam-se a problemas gerais, pertinentes classe, escola, ao contexto local. O membro eleito deste conselho reveste-se da delegao de representar os pais nas deliberaes relativas a toda a comunidade educativa. Com estas caractersticas, os conselhos escolares podem tornar-se escolas de democracia para a escola, para os pais e para os alunos. A escola, como j vem ocorrendo em alguns pases da Unio Europia, na Austrlia, no Canad e nos Estados Unidos, passa a deixar de ser um aparelho ideolgico ou burocrtico do Estado e devolvida comunidade com crescentes espaos de autogoverno. Neste novo contexto, ampliam-se os direitos e deveres de cidadania dos pais em relao educao de seus filhos na instituio escolar. Ao se apresentar escola, acompanhado de seu filho, o pai pode ser visto em pelo menos trs papis distintos. Primeiro o educador do menor, primeiro tutor de seus direitos formativos, garantia de sua plena explicitao. Segundo tambm o fruidor de um servio obrigatrio oferecido pela autoridade do Estado. E por ltimo, entra com poderes de cidado.
Retirado da Revista Don Domnico OLIVEIRA, 2009, p. 5

Enfim, de extrema importncia os pais cumprirem devidamente a sua tarefa de presena no cotidiano da vida escolar de seus filhos, pois est postura promove o fortalecimento do relacionamento entre a escola e os pais, despertando o interesse e o entusiamo da criana na escola.

REFERNCIAS

SILVA, SONIA DAS GRAAS OLIVEIRA Disponivel 477589.html em http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/a-relacao-familiaescola-

ALVES,

RICARDO

DE

ANDRADE

Disponivel

em

http://www.artigos.com/components/com_mtree/attachment.php?link_id=5175&cf_id=24

Santos,

Eliane

Hartmann

dos.

Disponivel

em

www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/466-4.pdf

OLIVEIRA, rica Letcia Teles. A Participao da famlia na melhoria do desempenho escolar e qualidade educacional. Disponivel em

http://www.faculdadedondomenico.edu.br/revista_don/artigo4_ed2.pdf BRASIL. Decreto N 12.983, DE 15 de dezembro de 1978. Estabelece estatuto padro das Associaes de Pais e Mestres. BRASIL. Lei 8.069/90. Estatuto da Criana e do Adolescente. Braslia: Ministrio da Sade, 1991. BRASIL. Referencial Curricular Nacional Para a Educao Ministrio da Educao e do Desporto, Secretaria de Educao Fundamental Brasilia: MEC/SEF 1998.

You might also like