You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA CENTRO DE CINCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA DISCIPLINA: TEORIAS E SISTEMAS EM PSICOLOGIA I ALUNO:

AMANDA PEREIRA FRAZAO

1) O que significa Gestalt e quais so os fatos antecedentes a este sistema? A Gestalt surgiu na Alemanha em 1910. A tendncia dos gestaltistas para definirem a Psicologia como o estudo da experincia imediata do organismo total. Do nfase na percepo, estuda processos cognitivos, pensamento, memria, etc. Afirma que as partes nunca podem proporcionar uma real compreenso do todo, pois o todo diferente da soma das partes. Dentre os antecedentes do movimento gesltaltista temos Wundt que foi um antecedente num sentido mais direto; o seu princpio de sntese criadora foi um dos primeiros conceitos a implicar um certo conhecimento da diferena entre os todos e a soma de suas partes. Franz Brentano, acreditava que a psicologia devia se concentrar no processo ou ato de sentir e no na sensao como um elemento. Ele utilizou a introspeco, mas a sua introspeco inclinava-se mais para uma variedade ingnua de fenomenologia. Considerou que a introspeco de Wundt era artificial e forada. Assim, antecipou-se ao mtodo introspecionista da Gestalt e conferiu respeitabilidade expresso direta e ingnua da experincia. Carl Stumpf foi um outro precursor da psicologia da Gestalt, mas num sentido algo estranho. Pois foi seus alunos que tiveram influncia direta. De acordo com Hartmann, o prprio Stumpf negaria qualquer influncia sistemtica direta de sua parte sobre o novo movimento. Ernst Mach insistiu em afirmar que as sensaes formam a base de toda a cincia. Entretanto, em sua especificao da natureza das sensaes, ele foi levado a postular a existncia de dois tipos inteiramente novos de sensao: a sensao de forma espacial, como num crculo ou qualquer outro tipo de forma geomtrica, e a sensao de forma temporal, como no caso de uma melodia. Christian Von Ehrenfels elaborou as noes psicolgicas de Mach sobre os novos elementos numa teoria a que chamou Gestaltqualitat. Em sua anlise dos novos elementos das sensaes, ele deparou-se com o problema de apurar se tais elementos eram realmente novos. 2) O que o fenmeno phi e qual o autor que o estudou?

O autor que estudou o fenmeno phi foi Werthermer, ele trabalhava com duas ranhuras, numa vertical e a outra inclinada uns 20 ou 39 graus em relao vertical. Quando a luz era projetado primeiro atravs de uma ranhura e, depois, atravs da outra, a fenda iluminada parecia deslocar-se de uma posio para a outra, se o tempo entre a apresentao das duas luzes de mantivesse dentro de limites adequados. Werthermer calculou os limites de tempo em que o movimento era percebido. O intervalo timo situava-se em torno de 60 milissegundos. Se o intervalo entre as apresentaes excedesse cerca de 200 milissegundos, a luz era vista, sucessivamente, primeiro numa posio e depois na outra. Se o intervalo fosse demasiado curto, 30 milissegundos ou menos, as duas luzes pareciam estar continuamente acesas. Da ele deu a esse tipo de movimento o nome de fenmeno phi. Era um fenmeno que no podia resultar da soma de estimulaes individuas, pois que um elementarista no poderia argumentar, certamente, que a adio de uma segunda estimulao estacionria a uma primeira estimulao estacionria, resultaria, por soma, numa sensao de movimento. 3) Explique e exemplifique cada um dos princpios da Gestalt. Os mais conhecidos enunciados empricos formulados pelos psiclogos da Gestalt so os princpios da organizao da percepo, propostos por Wertheimer (1923). Dentre os princpios da organizao temos: a proximidade, similaridade, direo, disposio objetiva, destino comum e pragnanz. Na proximidade os elementos prximos no tempo ou no espao tendem a ser percebidos juntos. Na similaridade, sendo as outras condies iguais, os elementos semelhantes tendem a ser vistos como pertencentes mesma estrutura. Na direo tendemos a ver as figuras de maneira tal que a direo continue de um modo fluido. A disposio objetiva quando vemos um certo tipo de organizao, continuamos a v-lo, mesmo quando os fatores de estmulo que levaram percepo original esto agora ausentes. No destino comum, os elementos deslocados, de maneira semelhante, de um grupo maior tendem eles prprios, por sua vez, a ser agrupados. Na pragnanz, as figuras so vistas de um modo to bom quanto possvel, sob as condies de estmulo. A boa figura uma figura estvel. 4) Aponte as contribuies da Gestalt para o estudo da Psicologia. Produziu um nmero considervel de experimentos, os resultados eram qualitativos e exploratrios, tem identidade prpria, defesa da experincia consciente, verso moderna da fenomenologia e teve grande influncia na Psicologia Humanista e Cognitivista contemporneas. O movimento da Gestalt contribui quanto ao que se refere percepo, a aprendizagem, o pensamento, a personalidade, a psicologia social e a motivao. Os seus maiores princpios no foram absorvidos pelo principal pensamento psicolgico, porm a psicologia da Gestalt deixou sua marca permanente na psicologia.

Referncia: Marx, M. H. & Hillix, W.A. (2007). Sistemas e teorias em Psicologia. So Paulo: Cultrix, 16.ed., cap. 8. http://artigos.psicologado.com/abordagens/humanismo/gestalt-criticas-e-contribuicoes

You might also like