You are on page 1of 32

INSTITUTO SUMAR DE EDUCAO SUPERIOR-ISES FACULDADE SUMAR

PROJETO PROFISSIONAL INTERDICIPLINAR

TEMA: SATISFAO NO TRABALHO E NA EMPRESA PESQUISA: AS MELHORES EMPRESAS PARA SE TRABALHAR NO BRASIL

Beth Mara Leandro Alves Xavier de Toledo RA: 1020168 Priscila Talita

Professor: Adilson

So Paulo 2011

Introduo

As melhores Empresas para trabalhar


O conjunto de benefcios oferecidos pelas grandes empresas a seus funcionrios vem se transformando em um pacote generoso, e at inovador de comodidades. Segundo a (GPTW) Great Pleace To Work os benefcios oferecidos pelas empresas eleitas incluem verbas extras para estudos, flexibilidade para trabalhar em casa e internet domestica, h tambm sesso de massagem, salo de jogos, eventos esportivos valendo bnus salarial. A principal razo para essas empresas se esmerarem cada vez mais para atrair e reter os melhores talentos o crescimento econmico constante dos ltimos anos e a ecassez de qualificao no Brasil. A atual situao do pas ajudou as empresas de todos os setores a colher resultados recordes, com isso elas passaram a investir em aes para segurar seus melhores profissionais. As transformaes econmicas do pas na ultima dcada tambm mudaram o mercado de trabalho, gerando uma nova relao com os empregadores. Hoje so os trabalhadores que selecionam as empresas para trabalhrar. A pesquisa avalia a qualidade das Companhias a partir de notas dadas pelos funcionrios de mais de 700 empresas. Nos 15 anos de pesquisa pode-se evidenciar algumas constantes, as empresas do extrema ateno aos processos de recrutamento e seleo, o que compreensvel se querem manter uma cultura forte e homognea, estabelecendo o desenvolvimento profissional quanto a criao de oportunidades que so mais freqentes. Apesar da tendncia geral de oferecer mais benefcios aos funcionrios e retribuir os resultados obtidos, as estratgias de cada empresa no fornecem uma receita pronta.

Pesquisa de como escolher as Melhores Empresas para se trabalhar no Brasil, pela equipe Voc S/A

Como Funciona a Pesquisa


O Guia a maior pesquisa de clima organizacional do pas. Tamanho projeto leva tempo. As inscries (totalmente gratuitas) abrem no incio de fevereiro e o resultado final ou seja a lista das 150 divulgada apenas em setembro. No meio do caminho, h bastante trabalho e muitas descobertas. Confira todas as etapas da pesquisa, que, em 2010 contou com 541 empresas inscritas.

1. As inscries, gratuitas, comeam em 1 de fevereiro e vo at o dia 31 de maro de 2011. Para participar da pesquisa, a empresa precisa dar Ok no Termo de Compromisso(documento em que constam as regras do processo).

2. De acordo com a data de inscrio da empresa, funcionrios escolhidos aleatoriamente recebem um prazo para responder ao questionrio de 81 questes relativas ao ambiente de trabalho. Ao mesmo tempo, o responsvel pelo RH preenche outro questionrio, no qual declara suas prticas de gesto de pessoas. Toda empresa deve enviar tambm um Book de Evidncias, relatando suas prticas.

3. Os questionrios so processados pela Editora Abril. A partir da, so definidas as empresas pr-classificadas, aquelas que atingem um mnimo de respostas de acordo com o nmero de funcionrios, e a nota de corte da pesquisa do ano.

4. Entre os meses de junho e julho, a equipe da VOC S/A vai a todas as empresas pr-classificadas. Os jornalistas checam as instalaes da companhia, entrevistam profissionais de RH e fazem reunies com representantes dos nveis operacional e gerencial.

5. Em meados de julho, os jornalistas da VOC S/A e a equipe da Fundao Instituto de Administrao (FIA) comparam os dados da pesquisa com a percepo das visitas. Nessa reunio, so definidas as 150 melhores empresas do ano.

6. At o final de agosto, o material editorial do Guia preparado: mais de 200 pginas de reportagens sobre as melhores. A produo , em mdia, de 45 textos por semana.

7. Em setembro, hora de comemorar. A festa, que premia as melhores empresas e os destaques em gesto de pessoas no ano, rene os principais executivos das companhias em um evento em So Paulo. Tradicionalmente, o Guia publica a lista das 150 melhores empresas para trabalhar, alm do ranking das 10 melhores. Alm dessas listas, o anurio traz empresas que se destacam nas seguintes categorias:

CIDADANIA EMPRESARIAL ESTRATGIA E GESTO CARREIRA DESENVOLVIMENTO LIDERANA SADE

Pelo quinto ano consecutivo, o Guia ir conceder o prmio DESAFIO DE RH para a empresa que est passando por um momento de grande complexidade na gesto de pessoas. Alm de avaliar o momento da empresa, para entregar esse prmio, o Guia seleciona as maiores e melhores em nmero e qualificao de funcionrios, locais de trabalho e faturamento. So avaliadas notas do IFT e IQGP. Em 2010, o Desafio de RH foi concedido ao Banco Bradesco.

Os Pesos do Guia
A nota final da empresa composta de trs ndices: a percepo do funcionrio, que resulta no ndice de Qualidade do Ambiente de Trabalho (IQAT); as prticas da empresa, representadas pelo ndice de Qualidade na Gesto de Pessoas (IQGP); e a nota dada pelo jornalista aps a visita. A primeira vale 70%; a segunda, 20% (sendo 10% referente ao questionrio respondido pela empresa e os outros 10% avaliao das evidncias enviadas pelas organizaes); e a terceira, 10%.

As Etapas do Processo
Conhea os detalhes das principais etapas do processo:

Etapa 1

O QUESTIONRIO DOS FUNCIONRIOS


O Questionrio do Funcionrio foi criado para medir o grau de satisfao dos colaboradores em relao empresa em que trabalham. Ele representa a parte subjetiva

da pesquisa porque as respostas para as perguntas se baseiam na percepo que as pessoas tm sobre a organizao que as emprega, o trabalho em si, os chefes e os colegas. Esse questionrio gera o ndice de Qualidade do Ambiente de Trabalho (IQAT), que tem o maior peso na composio da nota final da empresa (70%). H um sorteio feito por um dispositivo de seleo randmica, que estar disponvel aps a inscrio da empresa, para definir os funcionrios que respondero a esse questionrio. O Questionrio dos Funcionrios traz questes que cobrem as quatro categorias abaixo:

IDENTIDADE como os funcionrios veem a empresa, o negcio em que ela atua e

sua estratgia. Tem a ver com "vestir a camisa", com o orgulho que a pessoa sente em trabalhar naquela organizao

SATISFAO/MOTIVAO o objetivo medir como os funcionrios se sentem

em relao ao que fazem, ao que recebem, aos processos de gesto adotados pela empresa e ao ambiente de trabalho.

LIDERANA avaliao da capacidade da chefia de inspirar, orientar e ser imparcial

com seus subordinados.

APRENDIZADO/DESENVOLVIMENTO

como

os

funcionrios

avaliam

as

oportunidades de aprendizado oferecidas pela empresa e o que ela efetivamente faz para promover seu desenvolvimento profissional.

Etapa 2

O QUESTIONRIO DA EMPRESA
As etapas 1 e 2 ocorrem simultaneamente, porque o prazo para a devoluo dos dois questionrios, o dos funcionrios e o da empresa, o mesmo. O Questionrio da Empresa, junto com o Book de Evidncias, que veremos mais a frente, gera o ndice de Qualidade na Gesto de Pessoas (IQGP), que tem peso de 20% na composio da nota final. A primeira parte do Questionrio da Empresa inclui informaes gerais sobre a empresa (total de funcionrios, misso, valores e grau de instruo dos funcionrios, entre outros dados). A segunda parte do questionrio entra na avaliao da empresa em si e inclui quatro categorias, que verificam no s as polticas e prticas de RH adotadas, mas tambm

incluem questes para medir a consistncia, a sustentabilidade e a abrangncia dessas aes. Vamos supor, por exemplo, que a empresa declara que adota uma poltica de recolocao para empregados demitidos. Ns vamos querer saber tambm h quanto tempo, em mdia, isso acontece e se qualquer funcionrio, seja qual for o cargo, tem direito a esse benefcios. A abrangncia e o tempo tm impacto na nota da empresa. Isso vai valer para todas as quatro categorias do Questionrio da Empresa, que esto listadas no quadro abaixo:

ESTRATGIA E GESTO avalia no s como a empresa aplica e mantm sua

estratgia, mas o quanto ela comunica, consulta e envolve seus funcionrios nas questes referentes a esse assunto. Essa categoria tem peso de 20% na nota final do Questionrio da Empresa.

LIDERANA essa categoria tem peso de 20% no Questionrio da Empresa. As

questes avaliam se a empresa tem mecanismos para identificao e formao de lderes, alm da formalizao da responsabilidade do gestor na gesto do clima organizacional.

POLTICAS E PRTICAS essa categoria tem o maior peso na composio da nota

final (40%) e avalia a empresa em quatro aspectos: remunerao e benefcios; carreira, sade e desenvolvimento.

CIDADANIA EMPRESARIAL - impacto das aes, programas de voluntariado,

questes relacionadas tica, maneira como a empresa lida com as pessoas com deficincia tudo isso avaliado nessa categoria, que tambm tem 20% de peso na composio da nota final deste questionrio.

Etapa 3

VISITAS S EMPRESAS PR-CLASSIFICADAS


As 220 empresas que tiverem um nmero mnimo de questionrios respondidos pelos funcionrios (esse nmero, chamado de amostra mnima, varia de acordo com o total de empregados) e que obtiverem as 220 maiores notas esto pr-classificadas. Uma prcondio, alm da entrega do book de evidncias, que a empresa no tenha zerado em nenhuma das categorias do questionrio da empresa.

Feito isso, as 220 pr-classificadas sero visitadas pelos jornalistas da VOC S/A. Essa visita vale 10% na composio da nota final da empresa e eliminatria, caso sejam detectados fatos que contrariem os dados obtidos no questionrio dos funcionrios e da empresa. Alm disso, na etapa que antecede a escolha das 150 melhores empresas, quando as notas das pr-classificadas esto muito prximas e variam pontos decimais, a visita dos jornalistas utilizada como fator de desempate e leva em conta aspectos qualitativos e comparativos. A visita um dos grandes diferenciais da pesquisa VOC S/A EXAME AS MELHORES EMPRESAS PARA VOC TRABALHAR. Os jornalistas viajam por todo o pas para falar com os funcionrios do nvel operacional e gerencial. uma forma de identificar na prtica e olho no olho o que os questionrios revelam em nmeros, alm de conhecer in loco onde e como trabalham esses profissionais.

Etapa 4

REUNIO DE CONSENSO ENTRE A FIA E A VOC S/A


Na ltima etapa do processo, as equipes da VOC S/A e da FIA fazem uma reunio para classificar as melhores empresas para trabalhar no pas. Em 2010, 541 empresas se inscreveram no Guia e 225 foram pr-classificadas e receberam a visita dos jornalistas da VOC S/A. Todas as informaes sobre o progresso da empresa na pesquisa esto em uma pgina exclusiva que fica no

sitehttp://melhoresempresas2011.abril.com.br/homedaempresa. Para acessar essa pgina, a empresa deve utilizar o login e a senha criados por ela no ato da inscrio.

Pr-requisitos para participar da pesquisa


ter 100 funcionrios no momento da inscrio; operar no mercado brasileiro e/ou internacional h cinco anos ou mais; responder ao questionrio destinado empresa;

distribuir

os

questionrios

destinados

aos

funcionrios

da

maneira

recomendada neste hotsite (clique aqui para saber como conduzir a pesquisa junto aos funcionrios se a opo for internet ou carto de leitura ptica).

Como conduzir a pesquisa com os funcionrios

O objetivo do questionrio respondido pelos funcionrios saber por que eles consideram a empresa um bom lugar para trabalhar.

A empresa no pode:

influenciar ou constranger os funcionrios para que eles respondam pesquisa; reunir os funcionrios para que eles respondam ao questionrio coletivamente; oferecer prmios de qualquer espcie para que os funcionrios respondam ao questionrios;

insinuar que haver punies caso a empresa no se classifique no Guia. entregar o carto de leitura ptica com rasuras recolher e/ou controlar a devoluo dos cartes de leitura ptica

Denncias de irregularidades sero apuradas pelas equipes da revista VOC S/A e da FIA e, se confirmadas, podem implicar a desclassificao da empresa.

Como preencher o questionrio da empresa


Este questionrio tem por objetivo verificar as prticas adotadas pela empresa para gerir as pessoas e no que elas se diferenciam em relao ao mercado. Por isso, alguns cuidados devem ser observados na hora de preencher o questionrio:

as informaes devem ser verdicas e passveis de comprovao a qualquer momento. Tambm podero ser utilizadas na publicao do Guia VOC S/A EXAME As Melhores Empresas para Voc Trabalhar, edio 2011 (Salvo quando mencionado o contrrio) ATENO: Informaes que no so verdicas, uma vez constatada a falta de veracidade pela nossa equipe, podem acarretar reduo da nota do IQGP ou at a desclassificao da empresa.

as polticas informadas devem se referir ao ano fiscal de 2010 e ao que efetivamente praticado, e no ao que ainda est em vias de ser aprovado;

as polticas e prticas devem corresponder exclusivamente empresa que est participando da pesquisa. Se a empresa de um determinado grupo se inscrever isoladamente, no poder apresentar como sua poltica de recursos humanos as prticas do grupo como um todo, a no ser que as aplique integralmente.

Prazos
Empresas que optarem por conduzir a pesquisa junto aos funcionrios pela internet tm 50 dias para enviar todo o material. Se a opo for o carto de leitura ptica, o prazo de 40 dias. Esse prazo comea a contar a partir da data de postagem do material (senhas de acesso ou cartes de leitura ptica). A data ser avisada por e-mail pela equipe do Guia. Concordo com os termos

Pesquisa com os funcionrios


Como coordenar a distribuio das senhas:

As senhas de acesso assim que a inscrio efetivada, a equipe da VOC S/A providencia, em no mximo 10 (dez) dias, o envio de lotes de envelopes lacrados com as senhas de acesso pesquisa, pelos Correios. Essas senhas devero ser distribudas juntamente com uma carta do presidente ou de um diretor da empresa, convidando o funcionrio a participar da pesquisa e informando o prazo para que ele responda o questionrio. Ateno: as senhas so pessoais e intransferveis e perdem automaticamente a validade quando o funcionrio envia suas respostas online para o sistema da Editora Abril.

A seleo dos respondentes Os funcionrios so selecionados de maneira aleatria, de acordo com amostragem definida pela FIA. A nica exceo so as empresas com at 300 funcionrios, que devem distribuir as senhas para todos eles. As demais devem utilizar o sistema de seleo randmica, que fica disponvel aps a inscrio ser efetivada. Resumindo:

Empresas com at 300 funcionrios: todos os funcionrios devem receber a senha e responder o questionrio.

Empresas com 301 ou mais funcionrios: Preparar duas listas em Excel em ordem alfabtica e numrica: uma com os nomes dos funcionrios homens e outra com os das mulheres.

As 10 Melhores Empresas para se trabalhar no Brasil pela revista POCA. 1.Google


A revista POCA e a consultoria Great Place to Work (GPTW) elegeram pela segunda vez consecutiva o Google como a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil. O Google ficou em primeiro lugar neste ano na lista das 100 Melhores Empresas para Trabalhar. Os resultados da pesquisa foram apresentados em uma cerimnia de premiao, na noite desta segunda-feira (15), no Credicard Hall, em So Paulo. O Google famoso pelo ambiente descontrado. Seu escritrio tem mesa de bilhar, videogames e comida grtis. Mas o presidente da empresa no Brasil, Fabio Coelho, diz que as vantagens vo alm disso. Jogar bilhar o menor dos atrativos. Quem vem para o Google busca desafios, diz. Temos metas e resultados medidos diariamente e projetos revisados trimestralmente. O funcionrio sabe seu compromisso com a empresa e administra o prprio tempo.

Redes para dormir, patinetes para ir de uma rea para outra e lanches e chocolates de graa. Esses so alguns mimos que os funcionrios do Google tm disposio

Google uma empresa multinacional de servios online e software dos Estados Unidos. Google hospeda e desenvolve uma srie de servios e produtos baseados na internet e gera lucro principalmente atravs da publicidade pelo Ad Words(servio da Google que consiste em anncios em forma de links encontrados, principalmente, nos sites de busca

relacionados s palavras-chave que o internauta est procurando no motor de busca da pgina. Sendo um modo de adquirir publicidade altamente segmentada).

Imagens

A empresa que criou o maior site de buscas da internet oferece servios como o Google Translate e o Google Earth, e dona do Gmail, doOrkut e do YouTube, repetiu o feito do ano passado e conquistou o ttulo de melhor empresa para trabalhar de 2011. Por trs de suas duas vitrias seguidas na pesquisa feita pela consultoria Great Place to Work

est a aprovao de funcionrios com excelente nvel de formao acadmica. Os googlers, como eles so chamados internamente, vm quase exclusivamente de faculdades de primeira linha, falam obrigatoriamente mais de um idioma, so apaixonados por tecnologia, vivem a maior parte do dia conectados internet e tm idade mdia de 26 anos. So legtimos representantes da Gerao Y, formada por profissionais naturalmente irrequietos, que querem crescer rapidamente na carreira e ter a devida contrapartida financeira da parte de seu empregador. Para manter os funcionrios satisfeitos e proteg-los do assdio da concorrncia, o Google decidiu fugir do modelo tradicional de gesto de pessoas e oferecer mordomias surpreendentes. Quem visita a sede da empresa So Paulo percebe j na recepo que no est numa empresa comum. O ambiente informal e descontrado. Os funcionrios ganham US$ 100 para decorar a baia de acordo com o seu gosto pessoal. Alguns trabalham de bermuda e chinelos. Eles podem ir de uma rea para outra pilotando patinetes pelos corredores, jogar pingue-pongue numa sala de recreao ou at mesmo dormir em redes durante o expediente. O Google no quer que ningum fique distante mais do que 50 metros de uma fonte de alimentos. Instalou geladeiras com sucos e refrigerantes, mquinas de caf tipo exportao e recipientes cheios de barras de chocolate e bombons. tudo gratuito e sem limite de consumo. O Google parece uma Torre de Babel. possvel ouvir googlers conversando em vrios idiomas. Isso acontece porque os funcionrios falam o tempo todo com colegas de outros escritrios no exterior. H tambm vrios estrangeiros trabalhando por l, assim como existem brasileiros atuando em outros pases. As chances de carreira internacional so grandes. As vagas abertas nos pases em que o Google est presente so anunciadas internamente e qualquer um que tiver os pr-requisitos para a vaga pode concorrer. No faltam candidatos de olho nessas oportunidades. Para manter a equipe bem informada, o Google tem canais estratgicos para se comunicar com os funcionrios. Como uma legtima empresa da era digital, aboliu as revistas ou jornais impressos. A intranet a principal ferramenta de comunicao. Os googlers encontram nela informaes importantes como cursos on-line, processos de recursos humanos que devem ser seguidos, as regras para concesso de bolsas de estudos e quais as opes de carreira que eles tm disposio. Duas telas de 32 polegadas, por sua vez, mantm o pessoal atualizado sobre o que acontece no mundo e

traz a relao de aniversariantes do ms e das feiras de negcios que esto acontecendo. O jornal eletrnico Internalnews enviado a todos por e-mail e trata de estruturaes internas e do desenvolvimento de novos produtos. Como a empresa tem 248 funcionrios, possvel reuni-los com frequncia no auditrio da empresa para mant-los informados sobre os negcios, os projetos que cada rea est tocando e dar boas-vindas aos nooglers, os novos funcionrios contratados. s quintas-feiras acontece o encontro batizado de All Hands, que conta com a participao de toda a equipe e do presidente. No final, os empregados podem fazer perguntas para os executivos. Os googlers so avaliados trimestralmente pelos seus chefes, recebem feedback sobre o seu desempenho e ficam sabendo o que devem fazer para melhorar a performance. Dinheiro no bolso e mordomias Como os googlers estudaram nas melhores faculdades do pas e tm formao diferenciada, o Google optou por uma poltica agressiva de remunerao para mant-los estimulados. A empresa no tem o tradicional programa de participao nos resultados, mas oferece vrias premiaes por bom desempenho individual e pelos resultados alcanados. O programa de bnus, por exemplo, varia de acordo com cada rea. Para o pessoal de vendas, ele pago trimestralmente. Alm desse modelo, h dois outros tipos de bnus. O primeiro o Spot bnus: o gerente que tem na equipe um googler com desempenho acima da mdia deve informar a diretoria e a rea de recursos humanos. Em seguida feita uma avaliao de sua indicao. Se os executivos aprovarem, o funcionrio recebe um prmio que varia de R$ 550 a R$ 28 mil. A outra premiao o Peer bnus. Nesse caso, um empregado pode indicar um colega que vem se empenhado para o sucesso de um determinado projeto. O valor do bnus de R$ 200. Todos os googlers podem participar do plano de aes da empresa. Logo na contratao eles j recebem um lote de aes, que so liberadas para a venda na proporo de 25% ao ano. Aqueles que se destacam recebem novos lotes anuais se o gerente aprovar essa premiao especial. J o Great Manager Award um prmio mundial destinado especificamente aos chefes que demonstram ser bons gestores de pessoas. O valor varia a cada ano. H reconhecimento financeiro tambm para aqueles que participam de atividades sociais. Os fundadores do Google tambm concedem

prmios em dinheiro para aqueles que contribuem decisivamente para o sucesso dos negcios. O pacote de benefcios do Google recheado e considerado pela empresa um fator de atrao e reteno de talentos: O plano de sade totalmente subsidiado e prev reembolso de at R$ 374,00 por consulta. permitida a incluso de parceiro do mesmo sexo como dependente; O plano odontolgico tambm no tem custo algum para o googler;

Todos tm seguro de vida em grupo e participam do plano de previdncia privada;

Cada googler pode gastar at R$ 16 mil reais em educao por ano desde que o curso escolhido tenha relao com a funo exercida ou com a sua rea; Funcionrios com filhos tm direito a um reembolso de 600 reais nos primeiros 90 dias de vida do beb para serem gastos com a alimentao da famlia; O Google reembolsa as despesas com academia de ginstica (R$ 180 por ms), aulas de Yoga na empresa (R$ 136) e sesses de pilates (R$ 140);

Todo funcionrio recebe um notebook para trabalhar e tem uma verba mensal de R$ 112,00 para pagar a mensalidade do provedor de internet de sua casa; Funcionrios que completam 30 anos podem fazer check up em laboratrios de ponta e repetir os exames aos 35, 38 e 40 anos;

O horrio de trabalho flexvel e aqueles que desejarem podem entrar mais tarde ou sair mais cedo para cuidar de assuntos pessoais.

O que os funcionrios mais valorizam:


Desenvolvimento profissional 66% Qualidade de vida 17% Estabilidade 0% Remunerao e benefcios 17%

A contratao de funcionrios

Sempre que surge uma vaga, a rea de recursos humanos do Google avalia se existe algum na equipe que possa assumi-la. Quando no h ningum preparado para a posio, os googlers so convidados a apresentar amigos ou familiares, pois a empresa acredita que isso possibilita uma margem maior de acerto na busca pelo profissional. Se o candidato for efetivado, o funcionrio que fez a indicao ganha um prmio no valor de R$ 5 mil. Somente depois de feitas essas tentativas que a empresa parte para a busca de talentos do mercado. Os candidatos so avaliados por um comit de contratao, que toma a deciso de forma colegiada. Os funcionrios podem opiniar tambm na hora da contratao de novos colegas. Eles so treinados para entrevistar os colegas e avaliar se o perfil adequado Em seguida feito um dossi com as competncias do candidato. O documento encaminhado para o comit global nos Estados Unidos, que faz uma nova avaliao. Um novo dossi elaborado para a direo da empresa. So os diretores e os fundadores do Google que decidem se o candidato deve ou no ser contratado. O Google recebe todos os anos milhares de currculos de candidatos a emprego. Apesar da grande carga de trabalho e da presso por resultados, o Google mantm uma equipe satisfeita e que a grande responsvel pelo bicampeonato na pesquisa feita pelo GPTW. Nem mesmo a substituio de Alexandre Dias por Fbio Coelho na presidncia, em fevereiro deste ano, abalou o nimo dos funcionrios. Geralmente quando o principal executivo de uma empresa trocado por outro, os empregados ficam apreensivos em relao ao futuro e s mudanas que podem surgir. As mdias finais dos questionrios costumam cair. No foi o que aconteceu com o Google, que continua sendo considerado o emprego dos sonhos por muitos jovens no Brasil e no mundo.

Google, o emprego dos seus sonhos - saiba por qu.

Google: 22 mil funcionrios ao redor do mundo O Google tem mostrado saber aproveitar as oportunidades oferecidas pela internet. Mesmo em meio a uma recesso mundial, a multinacional fechou o segundo trimestre deste ano com crescimento de 19%, alcanando lucro de US$ 1,48 bilho. Entre seus trunfos, est seu quadro de funcionrios altamente qualificado, tratado de maneira nada ortodoxa.

J imaginou uma empresa que deixa voc levar seu cachorro para trabalhar, fornece uma mesa de sinuca para jogos durante o expediente e lhe d uma verba para decorar sua mesa e espao de trabalho da maneira que quiser? E que ainda reserva uma sextafeira por trimestre para os funcionrios sarem juntos para se divertir? Bem-vindo ao Google. Os benefcios existem para que os funcionrios se sintam cuidados e em casa. Aqui, o seu chefe no vai brigar por voc estar jogando durante o expediente, mas sim por no t-lo chamado, brinca Deli Matsuo, diretor de RH da empresa para Amrica Latina. Com tantas mentes brilhantes, preciso ter menos regras.

SAIBA MAIS E o Google trabalha exatamente para que essas mentes permaneam brilhantes. Todo funcionrio recebe uma verba de educao para gastar como quiser, seja em cursos de lnguas, em MBAs ou cursos de ps-graduao.

A liberdade dos empregados levada a srio na empresa. Cada funcionrio pode gastar 20% do seu tempo, o equivalente a um dia por semana, para se dedicar a projetos pessoais. No ficamos olhando se o profissional chega s 9h ou s 11h. No precisamos, pois contratamos pessoas comprometidas, diz Matsuo.

Outra preocupao da companhia oferecer as mesmas vantagens a todos os funcionrios -- independentemente do cargo. A rede de benefcios vale para todos. O presidente da companhia tem exatamente o mesmo plano de sade que qualquer outro empregado dentro do Google, assim como todos recebem participao nos lucros e aes da empresa. No Google, todos pe a mo na massa. Se o presidente da empresa quiser um caf ou precisar de uma fotocpia, ele mesmo vai levantar e pegar, afirma.

As polticas de benefcio tm se mostrado eficientes. Nos quatro anos em que a empresa est presente no Brasil, apenas 3% de sua fora de trabalho foi renovada, sendo que 2,5% pediram demisso para fazer mestrado ou doutorado.

Se o Google investe pesado na satisfao dos funcionrios, a companhia tambm exigente ao cobrar resultados. Ao lado de mximas como "Voc pode ser srio sem um terno" e " possvel ganhar dinheiro sem ser mau", a companhia coloca "timo no bom o bastante".

O Google mantm um comit responsvel por avaliar o desempenho de cada profissional. com base nas notas que so tomadas decises relacionadas a aumentos, promoes e bnus.

Os 12 mandamentos

O processo de gesto utilizado pelo Google pode surpreender muitos executivos de recursos humanos por sua filosofia pouco comum. Ele estruturado com base em 12

princpios:

1. Conhea profundamente sua equipe antes de fazer mudanas 2. Procure o consenso ao invs de impor decises 3. Tome decises claras e assuma a responsabilidade por suas aes 4. Voc trabalha para sua equipe e no o contrrio 5. Coloque a mo na massa 6. Compartilhe as informaes com a equipe 7. Resultados tm maior impacto do que politicagem 8. Arrisque-se. O fracasso pode trazer grande aprendizado 9. Construa um bom relacionamento com seu time, para trabalhar bem em equipe 10. Encoraje a criatividade de seus funcionrios 11. Independentemente da hierarquia, mantenha os canais de comunicao interna abertos 12. Crie um bom ambiente de trabalho

Processo de seleo

Com 22 mil funcionrios no mundo, 200 deles no Brasil, o Google tambm no segue as prticas mais comuns ao fazer a seleo de seus funcionrios. Tudo comea no recrutamento. Procuramos os melhores. O CEO da empresa, assim como os fundadores Larry Page e Sergey Brin, participam de 100% das contrataes no Google. Olhamos tudo. Se o profissional se engajou em alguma iniciativa social, se pratica esportes, quais foram as notas que tirou ao longo da vida, a experincia em sua rea de atuao etc, fala Matsuo.

Larry Page e Sergey Brin, os fundadores do Google No de se estranhar que para preencher uma vaga o Google possa demorar at um ano. O sucesso no processo de seleo baixssimo: menos de 1% dos profissionais analisados so contratados. Interessado em trabalhar no Google? Procuramos pessoas curiosas, com vontade de aprender, que se sentem atradas pelas coisas mais difceis. tambm essencial saber trabalhar em grupo. Eliminamos os candidatos muito individualistas. Existem pessoas que so inteligentes e bacanas, outras que so inteligentes e babacas, diz o diretor de RH.

Outro critrio levado em conta a diversidade das reas de formao dos funcionrios. Para compor as equipes, so selecionados profissionais de todas as reas. Na seo de anlise de dados, trabalham, por exemplo, matemticos, fsicos, socilogos e antroplogos.

A boa notcia para os interessados que h vagas abertas para contratao no Brasil em todos os setores da empresa. A m que elas no esto conseguindo ser preenchidas por falta de mo-de-obra considerada qualificada. Quer tentar?

Em 1996, os estudantes da Universidade de Stanford Larry Page e Sergey Brin criam um mecanismo de pesquisa chamado "BackRub", que usava links para determinar a importncia de pginas da web. Em 1998 eles j haviam formalizado seu trabalho, criando a empresa conhecida hoje como Google Nada foi muito convencional na trajetria da Google. Larry Page e Sergey Brin, fundadores da Google, se conheceram em um curso de graduao de cincia da computao da universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Ambos compartilhavam idias sobre um dos grandes desafios da computao: a obteno de dados relevantes em grandes quantidades de informaes. Em outras palavras: a busca. Decidem, ento, criar um produto a partir de um projeto de doutorado. Este projeto ancestral do Google, chamado de Backrub, surgiu devido frustrao dos seus criadores com os sites de busca da poca e teve por objetivo construir um site de busca mais avanado, rpido e com maior qualidade de ligaes. Continuando seus trabalhos, o Backrub evoluiu, agregou mais links e se transformou em Google. O produto j existia, a idia era boa, mas no havia verba suficiente. Foi nessa poca que Larry e Sergey ouviram muitos nos e conselhos para desistirem do projeto. Um presidente de um grande portal chegou a dizer que seus usurios no se interessavam por buscas. Vale salientar, que na poca do surgimento da Google, a internet tinha pouqussimos anos de vida. Encorajados por David Filo, fundador do portal Yahoo!, Page e Brin no desistiram de seus objetivos. A velocidade, a competncia e a veia de inovao que os jovens imprimiram nesse projeto no poderiam ser desprezadas.

Estavam endividados devido aos gastos com a companhia e precisavam de um investidor. Tiveram que deixar de lado suas formaes tecnolgicas e ir atrs de um plano de negcios e de algum que resolvesse bancar os custos iniciais de desenvolvimento da ferramenta. Em 1998 Andy Bechtolsheim, um dos fundadores da Sun Microsystems, decidiu dar o pontap inicial e um cheque de US$ 100 mil. Cheque este, que Sergey e Larry tiveram problemas para descontar, uma vez que a Google Inc. ainda no existia oficialmente, preto no branco. Pois os dois correram atrs at da famlia e conseguiram juntar um total de US$ 1 milho como investimento inicial para a empresa. A combinao de simplicidade e clareza foi trabalhada desde a concepo do Google, mas ao mesmo tempo, possu o mais complexo dos mecanismos de busca j inventados para a web. Com o crescimento da empresa se formava uma cultura gerencial nica. A Google queria se distanciar das tradicionais corporaes capitalistas conhecidas por hierarquias rgidas e por atropelarem padres ticos na busca de lucro, com mandamentos como Voc pode ser srio sem usar terno e Voc pode fazer dinheiro sem fazer o mal. No incio do sculo 21 o Google j era o maior portal de buscas da web ao atingir o surpreendente nmero de um bilho de sites em seu ndice.

Seguindo a tendncia de personalizao, pioneirismo e facilidades para seus usurios, combinado com o incentivo aos prprios funcionrios para pesquisa de novos produtos, alm de um apetite voraz para comprar empresas em todo o mundo, a Google j oferece mais de cem aplicativos e servios on-line, dos mais complicados aos mais simples. Levante a mo quem nunca usou pelo menos um dos mais conhecidos: Google Search, Gmail, Google Maps, Picasa, Google Earth, Google Vdeo, Youtube, Orkut, Blogger, Google Desktop, Google News e uma enorme lista que segue. O grande segredo da empresa est em responder, quase que em sua totalidade, aos anseios de novidades dos internautas, alm de possuir uma conta bancria invejvel para incorporar qualquer empresa que tenha inventado algo que possa dar certo na internet. Apesar da pouca idade, a Google superou e tem amedrontado a Microsoft sua principal concorrente em todos os produtos e servios de internet que lanaram nos ltimos dez anos. E continua assim: a Google lana um produto, meses ou anos depois a Microsoft lana um semelhante. O aumento do poder da Google Inc. vem despertando a preocupao de crticos do mundo todo. Alguns no sabem o que ela far de posse de tantas informaes e mesmo com os hbitos de navegao, pesquisa, trabalho e lazer de boa parte da populao mundial. Alm do medo do poder financeiro da Google, existe o medo do poder da informao. H quem diga que com tanto poder seria possvel at mesmo mudar os fatos da histria. Especulaes da compra da DoubleClick, empresa de publicidade online, apontam dados assustadores: a Google seria dona de dois teros de toda a publicidade que circula pela internet no mundo. Se aliarmos a isso o fato de que tambm a empresa que

controla a maior quantidade de informaes sobre pessoas na rede, chegamos num coeficiente de risco: o fim da privacidade em detrimento da venda de tais informaes. At ento tudo apenas especulao. Decididos a criar um produto que facilitasse suas prprias vidas, Page e Brin, hoje com 34 anos e uma conta bancria de mais de US$ 11 bilhes cada, so donos de um imprio de fora incalculvel e com as maiores perspectivas de crescimento do mundo moderno.

Empresa:

Google

Site: www.google.com Contato: atravs do Ramo de atividade: softwares e servios Funcionrios: entre 17.000 a Faturamento: US$ 16.59 bilhes http://nexapg.wordpress.com
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common

na

site internet 22.000

2.Caterpillar

A Caterpillar instalou-se no Brasil em 1954, no Bairro da Lapa, com um armazm para comercializao, produo e estocagem de peas. Em 1955, adquiriu uma rea de 164.000 m no bairro de Santo Amaro, zona sul da cidade de So Paulo, onde construiu sua primeira fbrica no Brasil e ali, em 1960, comeou a fabricar seus equipamentos. A primeira mquina produzida foi a Motoniveladora 12E. Em 1973, adquiriu uma rea de quatro milhes de metros quadrados em Piracicaba, onde instalou sua segunda fbrica, inaugurada em 1976. Como parte do plano estratgico da Corporao de simplificar processos e reduzir custos, para aumentar a competitividade de seus produtos no mundo, a Caterpillar Brasil se modernizou e consolidou em 1993 suas operaes administrativas e industriais na unidade de Piracicaba. A empresa conta hoje com uma estrutura fabril moderna, organizada e flexvel, que proporciona tecnologia e qualidade e alta velocidade para atender s necessidades dos clientes. Sua rea construda de 214 mil de metros quadrados e rea total, de 3,8 milhes de metros quadrados, abriga tambm uma rea de demonstrao e treinamento para revendedores e tambm o CEC - Clube dos Empregados da Caterpillar.

Em setembro de 2010, a Caterpillar fez um novo investimento, ao adquirir uma nova fbrica em Campo Largo (PR), que conta com um terreno de um milho de metros quadros. Aps ser remodelada, a unidade ter 50.000 metros quadrados de rea construda e ser responsvel pela produo retroescavadeiras e carregadeiras de pequeno porte.

Lder absoluta de mercado em seus segmentos de atuao, a Caterpillar vem investindo ao longo dos seus 57 anos de Brasil em alta tecnologia, adotando os mais modernos conceitos de excelncia para flexibilizar suas operaes, produzir cada vez melhor e oferecer produtos e servios da mais alta qualidade. Esses investimentos permitiram-lhe desenvolver forte perfil exportador. A empresa est entre as 30 maiores exportadoras brasileiras. Sua linha de produtos composta de 35 de modelos de classe mundial entre escavadeiras hidrulicas, compactadores, carregadeiras de rodas, motoniveladoras, retroescavadeiras e tratores de esteiras, alm de ferramentas e acessrios especiais para seus equipamentos. Em outubro de 2001, ingressou no mercado de energia, com a produo de grupos geradores de 36a 750 kVA. A empresa tem o compromisso de oferecer as melhores solues para seus clientes, constantemente adequadas s suas necessidades de mudanas, fundadas em operaes de classe mundial, socialmente responsveis, e em pessoas capacitadas, criativas e promotoras da qualidade em seu ambiente de trabalho. A seus de 5.700 empregados oferece um plano de remunerao total abrangente. A empresa acredita que investir no constante aperfeioamento de seus recursos humanos e em alta tecnologia a melhor maneira para manter um ambiente organizacional saudvel e motivador e, com isso, exceder as expectativas de seus clientes e satisfazer seus acionistas. O respeito ao meio ambiente pode ser comprovado em sua fbrica de Piracicaba, onde est instalada uma eficiente estao de tratamento de efluentes industriais e sanitrios. Boa parte da gua consumida reciclada e a parte descartada devolvida ao Rio Piracicaba completamente limpa. A empresa eliminou de seu processo produtivo, das peas e dos componentes, as substncias nocivas sade e atmosfera, como o cromato de chumbo da tinta, o cdmio e o amianto das peas e substncias clorofluorcarbonadas, que prejudicam a camada de oznio. Investiu na suspenso das tubulaes e tanques de leos para evitar possveis contaminaes do solo e do lenol fretico. Tem obtido bons resultados na reciclagem de leos, papis, metais e plsticos. H muitos anos, coprocessa seus resduos industriais slidos (lama industrial e borra de tinta) em fornos de cimento. No ano passado, inaugurou um prdio novo, denominado Prdio C, que

incorpora tecnologias sustentveis de iluminao, sistema de reuso de gua de chuva, aquecimento solar e ventilao natural. A Caterpillar reutiliza cerca de 60% da gua que consome para fins sanitrios e recicla 97% dos resduos slidos gerados. Alm de promover aos empregados e seus familiares um programa consistente voltado qualidade de vida, a empresa conta com um forte programa de responsabilidade social para promover a sustentabilidade da comunidade local. Entre os diversos projetos que participa, destacam-se a criao da Agenda 21 de Piracicaba e o Projeto Pequeno Cidado, que, em parceria com o Sesi-Piracicaba cuida de 100 adolescentes entre 10 e 14 anos da regio mais pobre do municpio. Em sua parceria com a Apae, mantm na fbrica aprendizes que desenvolvem terapia ocupacional na empresa. , tambm, uma grande apoiadora da cultura local. Um exemplo dessa ao a instalao da Biblioteca Mquina do Saber no Terminal Central de nibus de Piracicaba, em parceria com o Instituto Brasil Leitor e a Prefeitura do Municpio. A Caterpillar tambm incentivadora da Fundao Floresta Tropical (FFT) na busca de alternativas para a preservao da Floresta Amaznica e da The Nature Conservancy (TNC) para proteger e recuperar as grandes nascentes de gua doce existentes. A empresa desenvolve modelos sustentveis para a preservao de gua, florestas e energia e qualidade de vida. Para difundir os conceitos de sustentabilidade, conta atualmente com dois projetos educacionais: o LixoUtil, que destaca a importncia da reciglagem e de solues sustentveis para a reduo do lixo urbano , e o Planeta H2O, criado para alertar sobre a escassez da gua. O resultado desse empenho traduzido nas certificaes de excelncia obtidas pela Caterpillar Brasil ao longo de sua jornada: ISO 9002 (1994), MRP II Classe A (1999) Excelncia Operacional (2000), ISO 14001(2001) e ISO 9001:2000 (2003). Sua jornada de excelncia foi reconhecida com a conquista do Prmio Nacional da Qualidade/1999. A empresa dispe do mais moderno parque industrial de seu setor, fazendo parte de uma elite que conquistou e mantm a certificao de Excelncia Operacional, fato que lhe assegura grande competitividade e divisas para seus produtos ao redor do mundo. H sete anos consecutivos eleita como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil e Amrica Latina.

Atualmente eleita a segunda melhor empresa para tralhar no Brasil.


Caterpillar Passa dicas para quem quer se tornar uma das melhores empresas para se trabalhar . Baseado nos dados, listamos os 9 passos para chegar l so as atitudes que as melhores companhias fazem realmente muito bem: Contratar, Inspirar, Falar, Escutar, Agradecer, Desenvolver, Preocupar-se, Celebrar e Compartilhar. Desde 2004, a Caterpillar eleita umas das melhores empresas para se trabalhar no Brasil pelas pesquisas realizadas pelo Guia Great Place to Work h sete anos. E h quatro anos consecutivos est entre as 10 melhores empresas para trabalhar no Brasil. A remunerao total da Caterpillar est acima da mdia do mercado e composta de salrio fixo, um plano de incentivo e pacote de benefcios. Todos os funcionrios so elegveis para o plano de participao nos resultados. E os prmios variam de acordo com o cargo.

Faturamento: R$ 4 bilhes Trabalhadores : 5520 ( 56% homens e 44% mulheres) Cargo de chefia: 311 (63% homens e 37% mulheres)

Faixa etria:
Acima de 45 anos 15% Entre 35 e 44 anos 21% Abaixo de 25 anos 25% Entre 26 e 34 anos 39%

Escolaridade
2 grau ou menos 63% Universitrio incompleto 14% Universitrio completo 16% Ps-graduao 7%

A empresa oferece
Possibilidades de horrio flexvel Bolsa de estudos Academia/prticas esportivas Aposentadoria privada Oportunidades de formao

Movimentao: (admitidos 35%) (demitidos 6%) (promovidos 6%)

O que os funcionrios mais valorizam?


Desenvolvimento profissional 43% Qualidade de vida 43% Remunerao e benefcios 11% Estabilidade 3%

Palavra do presidente Luiz Carlos Call, idade 59 anos, 3 anos no comando e 43 anos na empresa.
Nossas pessoas se sentem donas do negcio e tm uma grande vontade de inovar. Executam suas atividades com paixo e esto preoculpadas em encantar nossos clientes e passar segurana a nossos acionistas

O compromisso social da Caterpillar no Brasil comeou em 1954, com um Armazm de Peas em So Paulo. A empresa expandiu suas atividades e atualmente sua sede Piracicaba (SP). Lder do mercado de seu setor, emprega 5.700 pessoas em sua unidade de fabricao em Piracicaba, com outras milhares de pessoas em sua extensa famlia de fornecedores e revendedores. Sua busca por um futuro sustentvel abrangente e envolve aes para seus funcionrios, comunidades e o meio ambiente. A empresa sente-se orgulhosa em dizer que seus produtos possibilitam o progresso e melhoram a qualidade de vida nos quatro cantos do mundo. Todas as suas aes so norteadas pelo Cdigo Mundial de Conduta nos Negcios que envolve quatro princpios comportamentais Integridade, Excelncia,

Comprometimento e Trabalho em Equipe. A Caterpillar Brasil se considera como uma organizao que aprende. Um modernssimo Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos, com 3.300 m2, o corao da rede de aprendizado. A empresa investe em treinamento e desenvolvimento, com programas voltados especificamente s necessidades individuais dos empregados, desde programas tcnicos bsicos at educao avanada em nvel de graduao. Sade preventiva outro ponto forte da Caterpillar. Seus benefcios mdicos incluem o programa Viva Bem, que agrega os ambulatrios, os programas de promoo da sade, as campanhas educativas, as anlises de casos complexos e, em especial, o Programa de Monitoramento de Doenas Crnicas e a Vila Sade, centro de promoo da sade. A gesto abrangente do programa Viva Bem permite, por exemplo, identificar as doenas que mais afetam os funcionrios da empresa. E cabe Vila Sade, localizada em Piracicaba, o tratamento e monitoramento dos pacientes de risco, funcionrios e familiares, portadores de patologias crnicas. Como estmulo ao tratamento desses pacientes, a Caterpillar distribui os medicamentos

gratuitamente, e oferece os servios de seu Call Center com uma equipe de profissionais especializados. Esta equipe acompanha detidamente os participantes: agenda as consultas, os exames mdicos, controla a regularidade da medicao, a boa alimentao dos doentes etc. A Vila Sade tambm se destaca na prestao de

atendimento especializado sade da mulher e da criana, que requerem acompanhamento mdico peridico. O Programa de Reabilitao de Recuperao de Dependentes Qumicos tambm um importante elemento do programa de sade. Aplicado desde 1978, os funcionrios recebem tratamento e h apoio psicolgico para suas famlias. A empresa tem tambm um amplo programa de segurana para os empregados, voltado preveno de acidentes e reduo de riscos. A Caterpillar Brasil j conquistou por quatro vezes o "Chairman Safety Award", um prmio anual promovido pela Corporao Caterpillar, que visa destacar a excelncia na segurana. No ano 2000, a empresa foi reconhecida pelo Governo Brasileiro com o Prmio de Valorizao do Trabalho e, desde 2004 eleita uma das "Melhores Empresas para se Trabalhar" no Brasil e na Amrica Latina pelo Instituto Great Place to Work. H quatro anos consecutivos est entre as 10 melhores empresas para trabalhar no Brasil em ambas as pesquisas. Em suas atividades para a comunidade, os funcionrios da empresa tm sido os catalisadores para um abrangente projeto de planejamento estratgico para a comunidade na cidade de Piracicaba, que resultou na criao da Agenda 21 de Piracicaba. Outra iniciativa da Caterpillar Brasil, desenvolvida em parceria com a Associao de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Piracicaba, um programa que representa uma oportunidade de interao social para pessoas com deficincias mentais leves. Dezessete aprendizes da APAE executam atividades em reas operacionais e no escritrio, o que para eles resulta em importante terapia ocupacional e em uma genuna sensao de valor pessoal. Alm desses programas comunitrios, os funcionrios participam ativamente em muitos outros programas voluntrios de doaes. Um dos programas mais importantes a Campanha da Natal " Seja o Papai Noel de uma Criana Carente". Os empregados "adotam" uma criana carente e preparam sacolas com brinquedos, roupas, sapatos, biscoitos e itens de higiene. Para cada sacola doada por um empregado, a empresa colabora com mais uma. Cerca de cinco mil crianas so presenteadas anualmente. Por meio do programa "Campanha do Quilo", cerca de 30 toneladas de alimentos so

anualmente distribudas para instituies carentes. H empresa tambm participa com seus funcionrios de campanhas pontuais, como as das enchentes, do agalho, de remdios, entre outras. Para promover a conscientizao ambiental a empresa conta desenvou o projeto educacional "Lixotil", uma instalao itinerante, ldica e interativa, que visa sensibilizar jovens e adultos para o problema do lixo e apresentar-lhes as vrias maneiras de que se dispe para seu aproveitamento econmico. Em cerca de 300 metros quadrados, os visitantes podem percorrer o caminho do lixo, conhecer a diferena entre lixo e aterro sanitrio, o tempo de decomposio de diversos materiais na natureza, a reciclagem do plstico, vidro, alumnio e papel, o problema dos resduos txicos e vrios outros temas. Outra ao educacional a instalao videogrfica Planeta H2O, que aborda os problemas e a possvel escassez da gua potvel no mundo, buscando suscitar discusses sobre este tema crucial: gua suporte cientfico da The Nature Conservancy (TNC) e imagens cedidas pela NASA. Em janeiro 2005, a Caterpillar Inc. anunciou uma das maiores doaes j feitas pela iniciativa privada a uma causa ambiental. Doze milhes de dlares foram entregues The Nature Conservancy (TNC), uma das mais importantes ONGs ambientais do mundo, para a preservao de grandes bacias hidrogrficas do planeta. A doao ao projeto visa a preservao das bacias dos rios Mississipi, nos Estados Unidos, Yang Tse, na China, e Paran e Paraguai, no Pantanal Mato-Grossense. Apesar desse esforo conjunto entre Caterpillar e TNC, a empresa sabe que necessrio alertar populao sobre o problema real que a humanidade enfrenta. Com um forte programa de Responsabilidade Social, a Caterpillar tem demonstrado aos diversos segmentos formadores de opinio a importncia da educao, do voluntariado e da incluso social na formao de massa crtica para modificaes de conceitos e criao de novos valores. Com essas aes, a Caterpillar conquistou o reconhecimento de seus funcionrios, clientes, governo, revendedores e da comunidade em geral por seus esforos, que exigem mais do que entusiasmo e motivao. Requerem um novo posicionamento empresarial voltado para a questo da cidadania
http://brasil.cat.com

You might also like