You are on page 1of 7

ESCOLA TCNICA ESTADUAL RAPOSO TAVARES

ANLISE DE CTIONS DO GRUPO II A (Hg+2, Bi+3, Cu+2 e Cd+2)

SO PAULO 2011

ESCOLA TCNICA ESTADUAL RAPOSO TAVARES

TCNICO DE QUMICA 2- MDULO NOTURNO NOMES: Ana Carolina Adinolfi N-: 02. Andr Fancio Beatriz Rodrigues Marcelo Maldonado Raul Alves 04. 06. 14. 17.

INTRODUO

Ctions do Grupo II Os ctions de metais do grupo II apresentam como caracterstica importante, o fato de seus sulfetos serem insolveis em cidos minerais diludos, ao contrrio dos sulfetos do grupo III que so solveis neste meio. Esta diferena de comportamento usada para separar os ons deste grupo dos ons dos outros grupos. Os ctions do grupo II so divididos em dois subgrupos: a) Grupo II A ou subgrupo do cobre: Bi3+, Pb2+, Hg2+, Cu2+, Cd2+. b) Grupo II B ou subgrupo do arsnio: As3+, As5+, Sb3+, Sb5+, Sn2+ e Sn4+. Os sulfetos do subgrupo do cobre so insolveis numa soluo de hidrxido de sdio, enquanto os sulfetos do subgrupo do arsnio so solveis. Esta diferena de comportamento usada para separar os ctions do grupo do cobre dos ctions do grupo do arsnio.

EXPERIMENTO VI Anlise de ctions do grupo II A (Hg+2, Bi+3, Cu+2 e Cd+2)

OBJETIVO Precipitar os ctions Bi+3 e Cu+2 a partir de reaes com sais e bases e identific-los atravs da colorao caracterstica dos precipitados formados.

EQUIPAMENTOS E VIDRARIAS Tubos de ensaio Pisseta com gua destilada Pipeta graduada Esptula Pipeta de Pasteur Centrfuga

REAGENTES NaOH 4 mol/L Soluo de Bi(NO3)3 K4[Fe(CN)6] 0,2 mol/L KI 0,2 mol/L CuSO4 0,2 mol/L SrCl2

PROCEDIMENTO a) Bi+3 1- parte: Adicione pequena quantidade de cloreto de estrncio slido a um tubo de ensaio, acrescente gua e soluo de hidrxido de sdio 4 molar, gota a gota, at dissoluo do precipitado formado. Ao se adicionar a esse tubo de ensaio 10 gotas de soluo de ons Bi+3 [Bi(NO3)3] observa-se a formao de um precipitado branco de bismuto metlico. Reaes envolvidas: SrCl2 + 2NaOH Sr(OH)2 + NaCl Solvel Sr(OH)2 + Bi(NO3)3 Sr(NO3)2 + Bi + 2OH Precipitado branco 2- parte: Adicionar 10 gotas de Bi(NO3)3 a um tubo de ensaio e adicionar, gota a gota, soluo de KI 0,2 molar at no formar mais precipitado. Retirar o sobrenadante e tentar precipitar mais BiI3 adicionando mais KI ao tubo de ensaio. Observar a cor da soluo resultante. Reao envolvida: Bi(NO3)3 + KI BiI3 + KNO3 Precipitado de colorao ____________ b) Cu2+ Adicionar 10 gotas de CuSO4 0,2 molar e gotas de soluo de ferrocianeto de potssio 0,2 molar at no formar mais precipitado. Ao precipitado formado na reao com o ferrocianeto de potssio acrescentar hidrxido de sdio gota a gota. Observar o que ocorre. Reaes envolvidas: K4[Fe(CN)6] + CuSO4 K2SO4 + Cu4[Fe(CN)6]

Cu4[Fe(CN)6] + NaOH CuOH + Na4[Fe(CN)6] Colorao marrom-avermelhada Colorao azul

RESULTADOS E DISCUSSES Na primeira parte do experimento a conseguimos identificar a formao do precipitado de Bi+3 por sua caracterstica colorao branca. J na segunda parte desse experimento foi possvel identificar a formao de precipitado de bismuto pela colorao _____________ caracterstica do iodeto de bismuto. No experimento b foi possvel identificar a precipitao do cobre II por sua caracterstica colorao azul. Portanto conseguimos identificar esses ctions a partir de suas caractersticas coloraes e atravs do conhecimento das reaes ocorridas durante os experimentos realizados. Entretanto para a identificao correta ou mais comum dos ctions do grupo II A, o qual compreende os seguintes ctions: Hg+2, Bi+3, Cu+2 e Cd+2, seria necessrio utilizar sulfeto de hidrognio, sendo que a precipitao desses ctions poderia ser feita borbulhando-se gs sulfdrico na soluo ou atravs da adio de tioacetamida (CH3CSNH2) que por sofrer hidrlise fornece cido sulfdrico. Entretanto como em nosso laboratrio no h capelas em funcionamento e nem mesmo o reagente tioacetamida (substncia cancergena), no pudemos realizar essa prtica com os reagentes propostos, o que fez com que utilizssemos para a precipitao e identificao desses ctions outros reagentes, como NaOH e KI.

CONCLUSO No procedimento realizado utilizamos NaOH e KI para que os ctions da famlia IIA pudessem precipitar e serem respectivamente analisados, mas como segue no procedimento original, deveramos usar o sulfeto de hidrognio e o tiocetamida, porm no houve nenhuma interferncia no resultado final. Na maioria dos procedimentos usamos cidos para precipitao dos ctions. Diferentemente da famlia IIIA os ctions aqui analisados no so solveis em meio de cidos minerais, por este motivo foi-se usada uma soluo bsica (NaOH 4M). A grande importncia na qumica analtica qualitativa a observao na mudana fsica e cromtica de nossos analtos que por ventura puderam ser observados: no primeiro momento Bi3+ (branco); Cu2+ (azul); e no segunda prtica envolvendo o iodeto de bismuto___________. Por motivo de algum erro aleatrio nosso grupo no conseguiu chegar ao resultado final desconhecendo, portanto, a colorao do precipitado de iodeto de bismuto.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS http://pessoal.utfpr.edu.br/jcrazevedo/arquivos/pratica5_grupo2ab.pdf 03/10/2011 16h45min http://pt.scribd.com/doc/37112392/Analise-Qualitativa-Cations-Grupo-II 03/10/2011 17h13min

You might also like