You are on page 1of 8

INSTITUTO SAVONITTI DE ENSINO SUPERIOR FACULDADE SAVONITTI

DISCENTE: RAFAEL HENRIQUE DE LARA FRANCO TONHOLI PROF. MS. LUIZ ANTONIO MONT ALEGRE FILHO

A DVIDA PBLICA E A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

Araraquara 2010

1 INTRODUO

O desperdcio do dinheiro pblico e a irregularidade na gesto poltica e na sua prestao de contas associada falta de transparncia dos oramentos pblicos e do uso dos recursos demonstram que a Administrao Federal, Estadual e Municipal apresenta muitas falhas no domnio fiscal. A no responsabilizao do mau gerenciamento do dinheiro pblico por parte do administrador pode ser a causa deste problemtico cenrio (RODRIGUES & ALVES, 2001, p. 64). A Lei Complementar n 101, de 04 de maio de 2000, foi criada para trazer a harmonia entre receitas e despesas e a inrcia da dvida pblica, impondo um severo controle ao gasto pblico e ao administrador que o faz, por isso a denominao de Lei de Responsabilidade Fiscal (MANHANI, 2004, p. 01). Para Baleeiro (1996, p. 65), dvida pblica "o conjunto dos dispndios do Estado, ou de outra pessoa de direito pblico, para o funcionamento dos servios pblicos". A despesa pblica tratada no captulo VII da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Rafael Henrique de Lara Franco Tonholi - R.A.140 5 Perodo Faculdade Savonitti

2 A DVIDA E O INDIVIDADEMENTO 2.1 DEFINIES BSICAS A LRF nos incisos de seu artigo 29 traz as seguintes definies:

1) Dvida Pblica Consolidada ou Fundada: montante, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras de todos os entes (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios), assumidas em virtude de lei, contratos, convnios, ou tratados e da realizao de operaes de crditos, para amortizao em perodo superior a um ano e aquelas de prazo inferior a um ano, cujas receitas tenham constado do oramento;

2) Dvida Pblica Mobiliria: dvida pblica em ttulos emitidos pelas trs esferas de governo, inclusive, no mbito federal, os do Banco Central do Brasil;

3) Operao de Crditos: compromisso financeiro assumido em razo de mtuo, abertura de crdito, emisso e aceite de ttulo, aquisio financiada de bens, recebimento antecipado da venda a termo de bens e servios, arrendamento mercantil e outros derivativos financeiros, bem como a assuno, reconhecimento ou confisso de dvida pelos Municpios;

4) Concesso de Garantia: compromisso de adimplncia de obrigao financeira ou contratual assumida;

5) Refinamento da Dvida Mobiliria: emisso de ttulos para pagamento do valor principal acrescido da atualizao monetria.

2.2 Os Limites da Dvida Pblica e as Operaes de Crdito

Antes da promulgao da LRF, os limites de endividamento eram averiguados quando a Administrao visava efetivar operao de crdito. A LRF alterou isso estabelecendo que, para fins de verificao do atendimento do limite, a apurao do montante da dvida consolidada dever ser efetuada ao final de cada
Rafael Henrique de Lara Franco Tonholi - R.A.140 5 Perodo Faculdade Savonitti

quadrimestre, mesmo que a entidade no esteja pleiteando operao de crdito. O artigo 63, em seu inciso I traz a exceo a esta regra para os municpios com menos de 50 mil habitantes, que podero apurar os limites ao final do semestre (RODRIGUES & ALVES, 2001, p. 66). Os precatrios judiciais no pagos durante a execuo oramentria passam a integrar a dvida consolidada da Unio para efeito de aplicao dos limites de endividamento e sanes correspondentes ao descumprimento (PORTELLA, 2008, p. 2).

2.3 A Reconduo da Dvida aos Limites

A seo III da LRF estipula que se a dvida consolidada de qualquer ente da Federao ultrapassar os respectivos limites ao final dos primeiros quatro meses dever ser reconduzida at o final dos trs quadrimestres subseqentes. Determinando tambm, que no primeiro destes, a reduo dever alcanar 25% do excesso. O ente no poder contratar emprstimos e financiamento, inclusive operao de crdito por antecipao de receita enquanto haver o excesso, tendo ainda que obter resultado primrio necessrio reconduo da dvida ao limite. Se o prazo para reconduo da dvida ao limite vencer, o ente no poder receber transferncias voluntrias da Unio ou do Estado enquanto perdurar o excedente (RODRIGUES & ALVES, 2001, p. 66-7).

2.4 As Operaes de Crdito

2.4.1 As Contrataes

No art 32, caput est inserido o seguinte texto: O Ministrio da Fazenda verificar o cumprimento dos limites e condies relativos realizao de operaes de crdito de cada ente da Federao, inclusive das empresas por eles controladas, direta ou indiretamente. Alm do Senado Federal, atribuda ao Ministrio da Fazenda a obrigao de verificar o cumprimento dos limites estabelecidos para as operaes de crdito.
Rafael Henrique de Lara Franco Tonholi - R.A.140 5 Perodo Faculdade Savonitti

Essa regulamentao severa visa fazer com que as operaes de crdito somente se concretizem se beneficiarem coletividade. considerada nula a operao de credito realizada com infrao do disposto da LRF. A declarao de nulidade se dar pelo cancelamento da operao, a conseqente devoluo do principal, vedados os pagamento de juros e demais encargos financeiros (PORTELLA, 2008, p. 2). 2.4.2 As Vedaes

Rodrigues & Alves (2001, p. 67) entendem que para evitar que se cubra o dficit corrente com operao de crdito, ou que se pague dvida antiga com dvida nova, a LRF, dos artigos 34 a 37, veda vrios tipos de operao de crditos limitando as fontes de financiamento governamental. A vedao recurso para estabelecimento de equilbrio fiscal.

2.4.3 As Operaes de Crdito por Antecipao de Receita Oramentria

A Antecipao de Receita Oramentria ARO destina-se a atender insuficincia de caixa durante o exerccio financeiro e cumprir as exigncias das contrataes de crditos, alm das seguintes: 1) o pedido s ser realizado a partir do dia 10 de janeiro de cada ano; 2) o pagamento do principal e encargos da ARO dever ser liquidado at o dia 10 de dezembro de cada ano; 3) no haver nenhum outro encargo que no seja a taxa de juros da operao, obrigatoriamente pr-fixada ou indexada taxa bsica financeira ou outra que vier a substitu-la; 4) estaro proibidas autorizaes enquanto existir saldo devedor de AROs anteriores e no ltimo mandato do Presidente, Governador ou Prefeito.

2.4.4 A Garantia e a Contragarantia

O artigo 40 da LC 101/2000 dispe sobre a garantia e a contragarantia. Portella (2008, p. 3) diz tratar-se de autorizao para entes concederem garantias em operaes de crdito, e que para a realizao dessas garantias, devem ser
Rafael Henrique de Lara Franco Tonholi - R.A.140 5 Perodo Faculdade Savonitti

observados os seguintes requisitos de validade: 1. Observncia dos limites e condies relativos s operaes de crdito em geral; 2. Verificao dos limites e condies definidos pelo Senado Federal; 3.Oferecimento de contragarantia; 4. Observncia das exigncias para as transferncias voluntrias, no caso de operaes externas, se a garantia for dada Unio. O art 40, 1 exige que a garantia esteja condicionada ao oferecimento de contragarantia, em valor igual ou acima da garantia concedida, e adimplncia da entidade que a pleiteie, no que se refere s suas obrigaes perante o garantidor, observados o seguinte: 1. No se exige contragarantia de rgos e entidades do prprio ente; 2 a contragarantia exigida pela Unio a Estado ou a Municpio, ou pelos Estados aos Municpios, poder ser a vinculao de receitas tributrias diretamente arrecadadas e derivadas de transferncias constitucionais, com outorga de poderes ao garantidor para ret-las e aplicar o valor na liquidao da dvida.

2.4.5 Os Restos a Pagar

O art. 42 da LRF determina que os Poderes ou rgos (referidos no art. 20), nos ltimos quadrimestres, no podero contrair obrigaes de despesas sem a necessria disposio prvia de recursos financeiros que garantam o cumprimento da obrigao (RODRIGUES & ALVES, 2001, p. 69). Na determinao da disponibilidade de caixa, sero considerados os encargos e despesas compromissadas a pagar at o final do exerccio.

Rafael Henrique de Lara Franco Tonholi - R.A.140 5 Perodo Faculdade Savonitti

3 CONSIDERAES FINAIS

A Lei de Responsabilidade Fiscal, ao estabelecer as normas da nova prtica de gesto governamental, estipulando regras, prazos e limites de gastos, visa moralizar a atuao de todos os administradores pblicos. Alm deste aspecto moralizador, a lei complementar oferece uma srie de instrumentos que permitiro atuar dentro do que a legalidade dispe, ou seja, obedecer aos princpios da responsabilidade fiscal. Em relao dvida pblica, a LRF abordou-a de uma forma que a torna mais evidente, visando maior transparncia e melhor gesto do dinheiro pblico.

Rafael Henrique de Lara Franco Tonholi - R.A.140 5 Perodo Faculdade Savonitti

4 BIBLIOGRAFIA BALEEIRO, Aliomar. Uma introduo cincia das finanas. 14. ed. rev. atual. por Flvio Bauer Novelli. Rio de Janeiro: Forense, 1996.

BRASIL. Lei Complementar n. 101, de 4 de maio de 2000. Estabelece normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal e d outras providncias. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 5 mai. 2000. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/Leis/LCP/Lcp101.htm>. Acesso em: 28 fev. 2010.

MANHANI, Danilo Antonio. Despesa pblica na lei de responsabilidade fiscal. Jus Navigandi, Teresina, ano 9, n. 542, 31 dez. 2004. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=6144>. Acesso em: 28 fev. 2010. PORTELLA, Simone de S. Consideraes sobre a dvida pblica na lei de responsabilidade fiscal. Revista Jus Vigilantibus, Campos dos Goytacazes. ISSN 1983-46, abr. 2008. Disponvel em: <http://jusvi.com/artigos/32545>. Acesso em: 28 fev. 2010. RODRIGUES, Nilza; ALVES, Rita de Cssia Almeida. A dvida pblica segundo a lei de responsabilidade fiscal Lei Complementar n 101/2000. Revista Lato & Sensu,Belm, v. 2, n. 4, dez. 2001.

Rafael Henrique de Lara Franco Tonholi - R.A.140 5 Perodo Faculdade Savonitti

You might also like