You are on page 1of 15

:: Canais Psicopedagogia Home Contato Encontre um especialista Cadastre seu consultrio Venda de produtos Sobre a Psicopedagogia

Breve Histrico

Artigos: Simaia Sampaio

Artigos: colaboradores

Regulamentao Cdigo de tica da Pp Conhea as provas operatrias

Termos e significados

Temas para monografia

Distrbios

Entrevistas

Dica de livros

Vdeos (dislexia, TDAH...)

Biografias

Florais de Bach na psi

Trava lnguas

Brincadeiras antigas e cantigas

Sites de pesquisa :: Respnsvel pelo site

Simaia Sampaio

Psicopedagoga clnica

Marcao de consulta

Dvidas sobre procedimentos no diagnstico e no tratamento s sero tiradas sob superviso e no por e-mail, nem aqui. Ver superviso.

Dvidas comuns

Responsvel: Simaia Sampaio

Oi, estou iniciando ps graduao em psicopedagogia, e tenho uma dvida, pq um aluno (da 3a serie)entre as cores azul, vermelho e amarelo, reconhece somente a cor azul?

Para responder a esta pergunta seria necessrio uma investigao, um diagnstico. Sugiro que ele seja encaminhado a um ortoptista. Se suspeitar de questes neurolgicas, indicar neurologista

J sou formada em Psicopedagogia clnica, mas me disseram que eu s poderia abrir um consultrio junto com uma psicloga, isto verdade?

No. Com a formao de Psicopedagoga clnica, voc poder alugar sua sala e abrir seu consultrio e atuar como Psicopedagoga. O que voc no pode fazer aplicar provas

exclusivas de Psiclogas pois estaria invadindo uma rea que no sua mesmo que algum te ensine como aplic-las voc no poder faz-lo.

Estou terminando o curso de psicologia e gostaria de saber se posso abrir uma clnica de Psicopedagogia e atuar como tal, mas enquanto psicloga. Posteriormente ou concomitantemente estarei fazendo a ps em Psicopedagogia. Gostaria de saber tambm se correto oferecer reforo escolar na mesma clnica.

Voc s poder atuar como psicopedagoga depois que terminar a ps-graduao em Psicopedagogia clnica e receber seu certificado. A funo de psicopedagogo no de fazer reforo escolar. Se por acaso sua clnica oferecer este tipo de servio a indicao que ele seja dado por algum que se proponha a dar o reforo escolar somente. Se por acaso for um psicopedagogo no indicado realizar o tratamento e ao mesmo tempo dar reforo.

Sou psicopedagoga clnica. Gostaria de saber quais os fins da superviso psicopedaggica e, quanto tempo de superviso necessrio para poder clinicar com mais segurana?

A superviso para dar suporte ao psicopedagogo na sua atuao. Se voc est fazendo um diagnstico e no se sente segura, poder fazer uma superviso no incio e outra no final antes da devoluo. Durante o tratamento com a criana o supervisor ir te orientar, trocar idias sobre o tratamento, mas sempre ouvindo a sua opinio como psicopedagoga e ajudando voc nas suas concluses. O supervisor no para dar respostas prontas para te auxiliar e mostrar algumas possibilidades de interveno. No existe um tempo para comear a clinicar com segurana, at mesmo porque esta segurana vir com a prtica. Voc j pode fazer uma superviso para saber como agir na primeira entrevista, o que deve fazer. Quando surgir um cliente voc faz a superviso para este diagnstico.

Para se tornar associado titular da ABPp tambm necessrio ter feito, no mnimo, 5 anos de superviso.

Fao psicopedagogia, com habilitao intitucional, gostaria de saber onde posso atuar e como; esse curso de um ano. A organizadora do curso props que depois desse um ano poderei fazer em seis meses outra ps-graduao em Ed. Especial! possvel isso?

Com a formao institucional voc poder trabalhar em escolas, ongs, empresas, mas no poder clinicar. Se desejar clinicar ter que fazer uma especializao em psicopedagogia clnica. Sobre a informao de educao especial ser feita em pouco tempo no tenho conhecimento. Voc dever se informar com a coordenao do curso.

Tenho visitado seu site com freqncia, mas ainda no tirei esta duvida: fiz uma ps-graduao em Psicopedagogia e quero comear a clinicar. Existe alguma anuidade? Com a ps posso clinicar? Na oportunidade, apresento meus parabns pelo site de sua responsabilidade.

Quando voc se associar ABPp dever contribuir com uma semestralidade a ser paga na ABPp seo do seu estado. Voc poder clinicar com a ps em Psicopedagogia clnica ou clnica com institucional, mas se for somente institucional no. Obrigada pelo reconhecimento.

Gostaria de saber se vocs oferecem o curso Psicopedagogia Clnica a distncia?

No, o site apenas informativo.

Sou psicopedagoga institucional. Gostaria muito de ter a habilitao para clnica. O que devo fazer? Devo fazer outro curso, ou posso fazer apenas a complementao?

necessrio fazer outro curso com abordagem clnica. Mas verifique junto ps em que ir cursar se existe alguma complementao que a habilite.

Sou Ps-Graduada em psicopedagogia Clnica e Escolar e gostaria de me associar, pois pretendo montar um consultrio assim que tirar todas as minhas dvidas. Como fao?

Procure a ABPp do seu estado para associao. Se deseja montar um consultrio importante que faa uma superviso para ir tirando suas dvidas e mesmo quando estiver atendendo deve continuar com a superviso alis mais do que nunca. Veja se tem algum psicopedagogo na sua cidade que possa fazer superviso

Moro em So Paulo e estou procurando indicaes para realizao de anlise para saber o grau de minha dislexia. Vocs poderiam indicar locais devidamente qualificados para tal anlise em So Paulo?

Em So Paulo voc poder procurar a Associao Brasileira de Dislexia. http://www.dislexia.org.br/

Oi Simaia, ainda vou defender minha tese de concluso do curso posso alugar uma sala para clinicar antes mesmo de receber meu diploma , ou tenho que esperar esta burocracia toda, s recebo o diploma depois que eu defender, aproximadamente dois meses depois... Posso ir a procura de alugar minha sala num consultrio ou devo esperar chegar o documento ? Devo deix-lo exposto em um quadro para que as pessoas visualizem ou no o meu diploma de ps graduada em psicopedagogia ?

Voc no precisa pendurar nenhum diploma na parede, isto no se usa. Se algum pedir voc mostra a documentao que dever estar numa pasta no armrio do seu consultrio. Quanto a atuar, voc poder solicitar um certificado de concluso junto coordenao enquanto sai seu diploma.

No se esquea de j se afiliar Abpp (Associao Brasileira de Psicopedagogia), voc no precisa estar formada. Estudante pode se inscrever. Voc j adquire o nmero de scia e pode utiliz-lo no carto de visita.

Tenho lido muito sobre diversos temas e gostaria que me indicasse um livro de Jorge Visca ou outro autor sobre provas operatrias. Se tiver disponibilidade pode enviar outras bibliografias,ficarei grata.

No meu livro Manual Prtico do Diagnstico Psicopedaggico Clnico, Editora WAK, descrevo a prtica da Entrevista Inicial, EOCA, Anamnese, Informa Psicopedaggico, aplicao das provas operatrias em forma de perguntas j pronto para levar para a sesso com anlise baseado em Jorge Visca, aplicao das tcnicas projetivas, as consignas e avaliao baseado em Visca.

Os livros de Jorge Visca sobre provas operatrias podero ser encontrados em algumas livrarias.

Voc poder encontrar informaes sobre as provas operatrias tambm no livro de Maria Lcia Weiss (Psicopedagogia clnica) e no livro de Jean-Marie Dolle (Essas crianas que no aprendem). D uma olhada na sesso dica de livros.

Com a formao institucional eu posso assinar avaliaes do aluno? Sei que no posso aplicar alguns testes por no ter a formao em Psicologia.

Voc pode atuar como psicopedagoga institucional, mas no indicado clinicar dentro da escola, ou seja, no poder aplicar as provas operatrias, projetivas com intuito de fazer um diagnstico clnico. Se a criana est apresentando dificuldades dever ser encaminhada para o psicopedagogo clnico.

Verifiquei no curso de psicopedagogia que fiz e no consta na certificao psicopedagogia clnica, a certificao fala da formao institucional, porm gostaria muito de complementar a formao com a parte clnica. E realmente estou muito identificada com o processo da psicopedagogia clnica. Tenho estudado muito sobre o assunto. Como posso complementar o estudo? Posso atuar junto as minhas colegas?

Seu trabalho tem me auxiliado muito. Obrigada!

Tenho recebido muitos e-mails de pessoas que s descobrem que no esto habilitas para psicopedagogia clnica quando terminam o curso. Verifique junto a sua instituio para tirar esta dvida. Verifique no contrato inicial se eles mencionam que s institucional. Obrigada pelo reconhecimento.

Eu visitei o seu site e me interessei muito, fao psicopedagogia e gostaria de comprar um livro que falasse sobre a psicopedagogia: o que ? como se d o trabalho na clnica, o tratamento psicopedaggico... eu gostaria de livro com uma leitura gostosa, que eu tivesse essas informaes (pode ser em livros separados, no precisa ser tudo em um livro s), mas percebo que livros na rea da psicopedagogia no so muito fceis.

Existem diversos livros de psicopedagogia que podem te dar uma viso bastante ampla do que a psicopedagogia e como o trabalho na clnica.

Posso te indicar alguns:

- Psicopedagogia clnica de Maria Lcia Weiss

- Diagnstico psicopedaggico de Sara Pan

- Inteligncia Aprisionada - Alcia Fernandez

- Todos os livros de Ndia Bossa: Avaliao psicopedaggica de 0 a 6 anos, Avaliao psicopedaggicaoutro de 7 a 11 anos e Avaliao psicopedaggica do adolescente, outro: dificuldades de aprendizagem. Todos esto no meu site

na sesso dica de livros e l tem muitos livros que falam do trabalho psicopedaggico.

O que E.O.C.A.?

A sigla E.O.C.A. significa Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem e deve ser realizada no incio do diagnstico, antes da aplicao das provas. De acordo com Visca, o que nos interessa observar na EOCA so ...seus conhecimentos, atitudes, destrezas, mecanismos de defesa, ansiedades, reas de expresso da conduta, nveis de operatividade, mobilidade horizontal e vertical etc (1987, p. 73). da EOCA que o psicopedagogo extrair o 1 Sistema de hipteses e definir sua linha de pesquisa. Logo aps so selecionadas as provas piagetianas

para o diagnstico operatrio, as provas projetivas psicopedaggicas e outros instrumentos de pesquisa complementares.

O que anamnese?

Anamnese uma entrevista que fazemos com os pais ou responsveis do sujeito que est sendo diagnosticado. A depender da linha de trabalho realiza-se no incio ou no final do diagnstico.

De que forma o psicopedagogo pode atuar na empresa?

A empresa poder contratar o psicopedagogo para ajudar seus funcionrios a superarem as dificuldades de relacionamento no grupo, ajudar a empresa a superar as fragmentaes de setores e trabalhar de forma interdisciplinar. Atravs de intervenes o psicopedagogo auxiliar o grupo observando sua movimentao, como funcionam, como lidam com suas frustraes, como reagem ao erro etc. Antes de tudo deve dar ateno a queixa da empresa e observar seu histrico para assim fazer as intervenes cabveis. Para cada empresa um trabalho diferente, porque nenhum grupo igual.

As escolas psicolgicas (Freud, Piaget, Vygotski, entre outros) podem contribuir para a psicopedagogia?

Sem dvida. As escolas de psicologia do suporte indispensvel para a psicopedagogia, entre elas a psicologia gentica de Jean Piaget de onde tiramos as provas operatrias que aplicamos no diagnstico, a psicologia social de Pichon Rivire que nos orienta a cerca do processo grupal e sua dinmica, a Psicanlise de Freud que tambm nos d suporte. Trabalhamos com a Epistemologia Convergente uma linha terica criada por Jorge Visca que orienta o trabalho psicopedaggico que se baseia nas trs teorias: Psicologia Gentica de Piaget, Psicanlise de Freud, e Psicologia Social de Pichn. Outros tericos tambm nos ajudam a entender como se d o processo de aprendizagem e desenvolvimento, como Vygotski, Wallon etc.

Meu filho foi encaminhado (pelo neurologista) aos servios de psicologia, psicopedagogia e fonoaudiologia. Eu no sei exatamente qual a formao acadmica de um psicopedagogo, ou seja, se uma especializao do psiclogo ou do pedagogo (ou de ambos). Ser q vc pode esclarecer minha dvida?

A especializao em Psicopedagogia pode ser feita tanto por um pedagogo como por um psiclogo ou outro profissional de rea afim como fonoaudilogo por exemplo.

O Psicopedagogo ir trabalhar com as dificuldades de aprendizagem. Primeiramente ele ir fazer um diagnstico que varia de 8 a 10 sesses. Se ao final do diagnstico o psicopedagogo verificar que ele precisa de um tratamento psicopedaggico, ele far o encaminhamento para um psicopedagogo fazer o tratamento que pode ser ele mesmo ou outro psicopedagogo. Poder encaminhar tambm para um psiclogo e/ou fonoaudilogo. S atravs do diagnstico que podemos verificar de que acompanhamento ele precisar.

Sou estudante de psicopedagogia clnica e j como trabalho me foi pedido para fazer um diagnstico sobre uma determinada pessoa, s que eu no tenho nenhum roteiro e nem exemplos de como fazer esse diagnstico. Pode me ajudar?

Voc poder usar o livro de Jorge Visca: El diagnostico operatorio en la practica psicopedagogica. Como ele difcil de ser encontrado em livrarias pea a algum professor ou coordenador de seu curso, eles devem ter, mas no deixe de adquirir porque ele explica minunciosamente como aplicar as provas operatrias, diz quando uma criana ou no conservadora etc. Outro livro Clnica Psicopedaggica: Epistemologia Convergente, Editora Artes mdicas, do mesmo autor.

Para as provas projetivas voc poder usar o livro Tcnicas Proyetivas, tambm de Visca.Tem o livro de Maria Lcia Weiss: Psicopedagogia Clnica: uma viso diagnstica dos problemas de aprendizagem que tambm excelente. O de Sara Pan: Diagnstico e tratamento dos problemas de aprendizagem, Artes Mdica tambm excelente sobre diagnstico e tratamento.

Quais as maiores dificuldades enfrentadas no incio desta profisso?

No incio da profisso tudo parece ser mais difcil, mas medida que voc vai praticando e adquirindo experincia as coisas vo ficando mais fceis. Entretanto cada caso um caso e o estudo deve ser permanente e contnuo. Abaixo relaciono algumas dificuldades que podero ser encontradas:

- A princpio, um local para se trabalhar. Se abrir um consultrio tem as despesas com local, telefone, luz, material, etc.

- At voc ser conhecido e conseguir cliente tambm um obstculo a ser superado. Voc deve investir bastante na divulgao do seu trabalho em locais como escolas, clnicas de reas como fonoaudiologia que possam encaminhar clientes, consultrios de pediatria. Fazer folders, cartes de visita fundamental.

- Os pais reclamam tambm do valor das sesses, muitos chegam a desistir. Como a psicopedagogia no coberta pelos planos de sade, em algumas situaes precisamos negociar o valor da sesso.

- Dvidas na hora de aplicar as provas operatrias um problema que pode ter consequncias no resultado do diagnstico. Portanto, necessrio estar muito segura durante sua aplicao.

- Fazer a devoluo, algo delicado para um psicopedagogo inexperiente. O psicopedagogo deve estar muito seguro do seu diagnstico e pass-lo com muita tranquilidade, voc ter que contar com uma superviso.

- Outras dificuldades podero ser encontradas, mas nada que no possa ser superado se o psicopedagogo tiver muita dedicao

No sei se para fazer clinica e institucional vale o mesmo curso ou preciso fazer um em cada rea , de quantas horas em mdia o curso e se logo que concluido j posso atuar?

A maioria dos cursos oferecem psicopedagogia clnica e institucional num mesmo curso, mas outros oferecem apenas um, voc dever verificar isso antes de se matricular.

Alguns cursos so uma semana por ms, outros um final de semana por ms, e variam de um ano e meio a dois anos com o estgio.

Assim que tiver concludo o curso voc j pode trabalhar em seu consultrio como psicopedagoga clnica ou em escolas ou empresas como psicopedagoga institucional, porm, neste ltimo caso, certamente lhe exigiro experincia.

Para montar seu consultrio basta alugar uma sala e mont-lo de acordo com as necessidades que a psicopedagogia exige: uma mesa, cadeira para voc e duas do outro lado da mesa, almofadas em um canto da sala (se desejar), armrio para guardar os materiais, banheiro interno, uma anti-sala, ar condicionado ou ventilador de teto e o que mais achar importante, no precisa ser nada grande, mas tambm no pode ser um cubculo. interessante que voc tire seu carto de autnoma junto prefeitura.

You might also like