You are on page 1of 3

tica

sobre Sociofilosofia por Algo Sobre conteudo@algosobre.com.br


Mais... Publicidade

Em filosofia, a rea que estuda os valores morais. Reflete sobre o bem e o mal, o que certo ou errado e procura responder, por exemplo, se os fins justificam os meios ou os meios justificam os fins. A partir de Scrates (470 a.C-399 a.C.), a filosofia passa a se ocupar de problemas relativos ao valor da vida, ou seja, das virtudes. O primeiro a organizar essas questes Aristteles. Em sua obra destacam-se os estudos da relao entre a tica individual e a social e entre a vida terica e a prtica. Ele tambm classifica as virtudes. A justia, a amizade e os valores morais derivam dos costumes e servem para promover a ordem poltica. A sabedoria e a prudncia esto vinculadas inteligncia ou razo. tica crist Na Idade Mdia predomina a tica crist, impregnada de valores religiosos e baseada no amor ao prximo, que incorpora as noes gregas de que a felicidade um objetivo do homem e a prtica do bem, um meio de atingi-la. Para os filsofos cristos, a natureza humana tem destino predeterminado e Deus o princpio da felicidade e da virtude. Os critrios de bem e mal esto vinculados f e esperana de vida aps a morte. tica iluminista Entre a Idade Mdia e a Moderna, o italiano Nicolau Maquiavel rompe com a moral crist, que impe os valores espirituais como superiores aos polticos. Defende a adoo de uma moral prpria em relao ao Estado. O que importa so os resultados, e no a ao poltica em si. Por isso, considera legtimo o uso da violncia contra os que se opem aos interesses estatais. Maquiavel influencia o ingls Thomas Hobbes (1588-1679) e o holands Benedito Spinoza (1632-1677), pensadores modernos extremamente realistas no que se refere tica. Nos sculos XVIII e XIX, o francs Jean-Jacques Rousseau e os alemes Immanuel Kant e Friedrich Hegel (1770-1831) so os principais filsofos a discutir a tica. Segundo Rousseau, o homem bom por natureza e seu esprito pode sofrer aprimoramento quase ilimitado. Para Kant, tica a obrigao de agir segundo regras universais, comuns a todos os seres humanos por ser derivadas da razo. O fundamento da moral dado pela prpria razo humana: a noo de dever. O reconhecimento dos outros homens, como fim em si e no como meio para alcanar algo, o principal motivador da conduta individual. Hegel divide a tica em subjetiva ou pessoal e objetiva ou social. A primeira uma conscincia de dever; a segunda, formada por costumes, leis e normas de uma sociedade. O Estado rene esses dois aspectos em uma "totalidade tica". Nietzsche critica a moral tradicional, derivada da religio judaico-crist, pelo fato de subjugar os instintos e as paixes razo. Essa a "moral dos escravos", que nega os valores vitais e promove a passividade e o conformismo, resultando no ressentimento. Em oposio a ela, prope a "transvalorao de todos os valores", que funda a "moral dos senhores", preconizando a capacidade de criao, de inveno, de potncia. O ser humano que assim consegue superar-se o super-homem, o que transpe os limites do humano.

tica contempornea A valorizao da autonomia do sujeito moral leva busca de valores subjetivos e ao reconhecimento do valor das paixes, o que acarreta o individualismo exacerbado e a anarquia dos valores. Resulta ainda na descoberta de vrias situaes particulares com suas respectivas morais: dos jovens, de grupos religiosos, de movimentos ecolgicos, de homossexuais, de feministas, e assim por diante. Essa diviso leva ao relativismo moral, que, sem fundamentos mais profundos e universais, baseia a ao sobre o interesse imediato. dentro dessa perspectiva que o filsofo ingls Bertrand Russell (1872-1970) afirma que a tica subjetiva, no contendo afirmaes verdadeiras ou falsas. Defende, porm, que o ser humano deve reprimir certos desejos e reforar outros se pretende atingir a felicidade ou o equilbrio. Como reao a essas posies, o novo iluminismo, representado por Jrgen Habermas (1929-), desenvolve a Teoria da Ao Comunicativa, dentro da qual fundamenta a tica discursiva, baseada em dilogo, por sujeitos capazes de se posicionar criticamente diante de normas. pelo uso de argumentos racionais que um grupo pode chegar ao consenso, solidariedade e cooperao.

Hegel x Kant I Enciclopdia das Cincias Filosficas, 40-46


(texto em construo) Muito embora Kant tenha sido responsvel por uma grande reviravolta no pensamento filosfico desde a apario da segunda edio da Crtica da Razo Pura, Hegel dir que uma das suas faltas graves ser ter permanecido preso ao entendimento. E, dentre outras coisas isso significar alegar que Kant reduz o conhecimento percepo de fenmenos os quais no se pode conhecer a essncia, ou seja, o em-si. Alm disso, Kant tambm acusado por Hegel, em virtude da construo do seu prprio pensamento, de ter cado vtima de uma identidade abstrata qual se reduz os universais. E, outra critica feita Kant por Hegel trata-se daquele ter maltratado os conceitos de Idia e Razo, reduzindo-os em virtude do contedo idealstico-subjetivo da Crtica da Razo pura simples determinaes do entendimento. Parte do contedo da crtica ao pensamento de Kant feita por Hegel ser feita nos pargrafos que se seguem. Todavia faz-se necessrio ressaltar que tal crtica no de todo negativa, trazendo argumentos a favor dos avanos propostos filosofia pelo pensamento

transcendental. Basta dizer que foi graas Kant que se passou a observar que o pensamento no governado pelo seu objeto, mas o contrrio. A tal assero d-se o nome de giro copernicano. Esta revoluo na maneira de se filosofar foi anunciada por Kant na introduo Crtica da Razo Pura, quando ele diz que a metafsica poderia tentar algo semelhante ao que conseguiu as cincias particulares em relao intuio dos objetos. Quer dizer, a intuio no deve ser regulada pela natureza dos objetos, pois assim seria impossvel se conhecer algo a priori sobre a ltima. E, para que se venha a conhecer a natureza dos objetos deve-se inverter o paradigma do pensamento e postular que o objeto deve ser regulado pela natureza da intuio.

Feito

comentrio

acima,

retomo

debate

da

crtica

hegeliana

ao

pensamento

kantiano. Inicialmente pode-se dizer que segundo Hegel, Kant ao ter sido diretamente influenciado pelo ceticismo de Hume faz da experincia o nico terreno dos conhecimentos. Havendo Kant, inclusive, de maneira bastante problemtica nos retirado a faculdade de conhecer a verdade sobre os objetos, pois o em-si nos seria inacessvel atravs da intuio sensvel. Restando-nos apenas o conhecimento dos fenmenos, que para ele teriam uma acepo distinta daquela que Hegel ir formular no livro da Doutrina da Essncia. Pois, segundo o mestre de Berlim, muito embora Kant tenha posto a distino entre conscincia ordinria e conscincia filosfica, este ainda ficaria no meio do caminho entre as duas, pois teria entendido o fenmeno apenas no seu sentido subjetivo, e para Hegel mesmo os fenmenos nas suas manifestaes comunicam a essncia dos objetos que se do ao nosso conhecimento. Visto que para ele a Coisa em-si, nos acessvel porque se a essncia aparecer, ela o que existe e o que existe o fenmeno. Mas, se para Kant o conhecimento da natureza dos objetos parte da nossa intuio e no dos objetos mesmos, pois a intuio no possui prerrogativas que nos levem ao conhecimento do em-si desses objetos, e, portanto somos apenas capazes de conhecer fenmenos atravs de formas fundamentais de percepo, ou seja, tempo e espao; restando-nos apenas conhecer os fenmenos atravs da experincia. Logo, ns enquanto finitos no podemos falar de conhecimento a priori ou anterior experincia. Pois, tal conhecimento anterior experincia, expresso atravs de juzos sintticos a priori, seria apenas alcanado pela razo. Pois segundo Hegel, interpretando Kant, esta teria por objeto o infinito e o incondicionado. Significando o eu abstrato do pensar, em contraposio ao entendimento que teria por objeto o finito e o condicionado, ou seja, aquilo que se pode conhecer pela experincia. E, qual seria para Hegel o maior problema com a razo enquanto eu abstrato do pensar? Ela ainda ser entendimento na medida em que separa finitude de infinitude, condicionado de incondicionado. E, conseqentemente reduz este ltimo a uma identidade abstrata consigo que exclui toda e qualquer diferena. Ora, no idealismo absoluto de Hegel a finitude, bem como a diferena no so outra coisa que momentos da infinitude e da identidade, respectivamente. Da porque Hegel nos diz que a Idia o que h de mais concreto, pois ela o conceito mais a sua efetivao. E, toda efetivao de algo carrega suprassumido consigo o seu oposto. E, por isso a identidade ser a identidade da identidade com a no identidade. Por ltimo, segundo Hegel, Kant ir permanecer no idealismo subjetivo. Ou seja, se ao que nos dado a conhecer so fenmenos e esses no encontram as suas essncias em si mesmos, mas num outro. Logo os fenmenos seriam apenas para-ns ao que se demonstra dessa maneira que assim todo conhecimento objetivo seria sempre e apenas um conhecimento subjetivo de algo.

You might also like