You are on page 1of 2

O uso de drogas um fenmeno bastante antigo na histria da humanidade e constitui um grave problema de sade pblica, com srias conseqncias

s pessoais e sociais no futuro dos jovens. Sabe-se que, ao passar para a adolescncia, o jovem experimenta uma mudana tanto fisiolgica quanto psicolgica. Ao lado das modificaes em seu corpo, tambm surgem transformaes nas suas percepes em relao a si prprias e aos outros. Ele passa, ento, por um perodo de maior fragilidade egica. O resultado uma volta narcsica para o seu mundo interno, com questionamentos sobre os pais, as instituies e a sociedade. Esta volta narcsica provoca uma srie de ansiedades naturais do perodo, como as da identidade pessoal, as depressivas, pela perda da identidade infantil, e at paranides, devido luta interna que passa a travar em busca desse novo conhecimento. A adolescncia um momento de mudana na vida do individuo, em que no aceita orientaes e intervenes, pois esta testando a possibilidade de ser adulto, de ter poder e controle sobre si mesmo. Concomitantemente, existe um momento de diferenciao em que naturalmente afasta-se da famlia e adere a grupos de iguais. Se esse determinado grupo estiver experimentalmente, usando drogas, o pressiona e faz com que adquira o hbito. Ao entrar em contato com drogas nesse perodo de maior vulnerabilidade, expe-se a diversos riscos de desenvolvimento fsico e psquico. Habitualmente supomos que o maior ndice de uso de drogas seja a herona, a cocana e as drogas mais fortes, de fato so as mais danosas a sade, porem as que pouco se utilizam entre os adolescentes se comparadas ao lcool, fumo e maconha. O fumo, em longo prazo, responsvel por maior nmero de doenas e perda de anos de vida do que todas as demais drogas somadas. O lcool encontra-se implicado em mais da metade das mortes de jovens em acidentes automobilsticos. A maconha interfere na memria e na aprendizagem. Os adolescentes fumam por presso dos iguais, por curiosidade, por imitao, como manifestao de independncia, rebelio, ou com a inteno de fazer uma figura importante. As empresas produtoras de cigarros, na busca de fumantes substitutos, conhecem as motivaes e estimulam o uso atravs de modelos juvenis atraentes em aes e paisagens excitantes. Consomem lcool porque todo mundo bebe, eu gosto, divertido, ajuda-me a relaxar, tira-me a timidez, estou mal, serve- me para escapar do sofrimento, por que no, alm do mais nem bebo tanto. Os adolescentes que experimentam drogas do razes similares s descritas para o fumo e para o lcool: presso dos companheiros, uso por parte dos familiares, estresse, aborrecimento, rebelio, ansiedade, depresso e reduo da autoestima. O uso do fumo e do lcool em geral precede experimentao com drogas.

Apesar do bombardeio de informaes a respeito do perigo do fumo, do lcool e das drogas, nenhum adolescente fica imune influncia social e ao fcil acesso. Isto especialmente efetivo no caso de os pais fumarem ou beberem em excesso ou usarem drogas.

You might also like