You are on page 1of 3

EXERCICIO DE ANTROPOLOGIA RESPOSTAS

1) A) Escola Francesa- Representaes coletivas. Solidariedade orgnica e mecnica. Formas primitivas de classificao ( totemismo) e teoria do conhecimento. Busca pelo fato social total ( biolgico, psicolgico, sociolgico ).A teoria e a reciprocidade como fundamento da vida social ( dar , receber, retribuir). Tericos: Emile Durkheim, Marcel Mauss, Henri Hubert. Caractersticas : Definio dos fenmenos sociais como objetos de investigao scios antropolgico. B) Escola Americana- variaes praticamente ilimitadas que aparecem quando se compara as sociedades entre si; conduzindo a partir da observao dos comportamentos individuais do que do funcionamento das instituies. Tericos: Franz Boas ( Os objetivos da etimologia- 1888;raa, lngua e cultura1940).Margareth Mead ( sexo e temperamento em Trs sociedades primitivas 1935), Ruth Benedict ( Padres de cultura 1934; O cristianismo e a espada 1946). Escola paradigma no perodo 9 sc. XX 30 anos ); Mtodo comparativo. Busca de leis no desenvolvimento das culturas. Relao entre cultura e personalidade. C) Escola Britnica uma antropologia antievolucionista, que se constitui desde Malinowski em posio a uma compreenso histrica do social; dedica-se a investigao do presente a partir de mtodos funcionais ( malinowski) e estruturais ( Radicliff- Brown )- uma sociedade deve ser estudada em si independentemente de seu passado, tal como se apresenta no momento, no qual a observamos. Antropologia antidifusionista, de campo e social. 2) A) Mtodo Histrico- investiga eventos do passado, afim de compreender os mtodos da vida do presente, que s podem ser explicados a partir da reconstruo da cultura e da observao das mudanas ocorridas ao longo do tempo.Nessa analise histrica, a cultura do homem desvendada.Ex : origem e mudana da sociedade xerente. B) Mtodo Estatstico Mtodo muito empregado tanto no campo biolgico verificando as variabilidades das populaes, quanto no campo cultural, levantando diversificaes dos aspectos culturais. Ex: grupos sanguneos, variedades de religies, diversificao de habilitaes. C) Mtodo etnogrfico refere-se a analise descritiva das sociedades humanas, principalmente das primitivas ou grafas e de pequena escala. Mesmo o estudo descritivo requer alguma generalizao e comparao, implcita ou explicita. Refere-se a aspectos culturais.Ex: estudos dos ndios e dos yanamami de Roraima. D) Mtodo comparativo ou Etnolgico- Mtodo amplamente utilizado tanto pelos antropolgicos fsicos, quanto pelos culturais. Permite verificar diferenas e

semelhanas apresentadas pelo material coletado. A antropologia fsica compara aspectos fsicos,populaes extintas, atravs dos fsseis ou grupos humanos existentes, analisando caractersticas anatmicas : cor da pele, do cabelo, dos olhos,ndice ceflico, textura dos cabelos, grossura dos lbios, etc.Ex: populaes indgenas, rurais e urbanas, instituies ( famlia, religio, poltica,economia) usos e costumes, linguagem, habitaes, meios de transportes. E) Mtodo Monogrfico ou Estudo de Caso- O etnogrfico estuda, em profundidade determinado caso ou grupo humano, sob todos os seus aspectos. Este mtodo permite a analise de instituies, de processos culturais e de todos os setores da cultura. Os grupos isolados esto exigir pesquisas antes que desapaream como cultura, pelos contatos ou pela dizimao. Ex: ndios Makuxi de Roraima. F) Mtodo genealgico- Mtodo da antropologia cultural que permite o estudo do parentesco com todas as suas implicaes sociais : estrutura familiar, relacionamento de marido e mulher, pais e filhos e demais parentes; informaes sobre cotidiano, a vida cerimonial ( nascimento , casamento, e morte). Atravs do levantamento genealgico, no apenas o pesquisador ter confirmao dos dados j observados, mas tambm novas observaes podero vir a luz. G) Mtodo Funcionalista Refere -se ao estudo das culturas sob ponto de vista da funo. Ressalta a funcionalidade de cada unidade da cultura. No contexto cultural global uma caracterstica da abordagem funcional descobrir as conexes existentes em uma cultura e saber como funcionam. Ex: averigua as funes de usos e costumes de determinada cultura que levam a uma identidade cultural. 3) A) Evolucionismo Social Refere-se as teorias antropolgicas de desenvolvimento social segundo as quais se acredita que as sociedades tem inicio num estado primitivo e gradualmente tornam-se mais civilizados com o passar do tempo. Nesse contexto, o primitivo associado com comportamento animalistico; enquanto civilizao associada com cultura europia do sculo XIX. B) Funcionalismo Cultura como totalidade. Interesses pelas instituies e suas funes para manuteno da totalidade cultural. nfase na sincronia e Diacronia. C) Culturalismo nfase na construo de padres culturais, ou estilos de cultura. D) Estruturalismo Princpios de organizao da mente humana, pares de oposio e cdigos binrios. Reciprocidade. E) Antropologia Interpretativa:

F) Antropologia Ps- Moderna ou Critica: Cultura como processo polissmico, Etnografia como representao polifnica da polissemia cultural. Antropologia como experimentao/arte da critica cultural. 4) A) Determinismo Geogrfico Influencia em que as condies naturais exerciam sobre a humanidade, sustentando a tese de que o meio natural seria uma entidade definidora de fisiologia e psicologia humana (o homem seria muito marcado pela natureza que o cerca). B) Determinismo Biolgico - Algumas caractersticas culturais de povos so influenciadas pelos comportamentos genticos, sabendo-se que existe a cultura individual e a coletiva. J outras caractersticas so influenciadas ou pelo desenvolvimento tecnolgico, como uso do raciocnio, ou por alguns comportamentos psicolgicos. C) Aculturao Trata-se de quando duas culturas distintas ou parecidas so absorvidas uma pela outra formando uma, nova cultura diferente. Alm disso, pode ser tambm a absoro de uma cultura pela outra, onde essa nova cultura ter aspectos da cultura inicial absorvida. D) Relativismo Cultural uma ideologia poltica social que defende a validade e a riqueza de qualquer sistema cultural e nega qualquer valorizao moral e tica das mesmas, defende que o bem e o mal, o certo e o errado, e outras categorias de valores so relativos a cada cultura. 5) V V V F F F V V F F F 6) E) Lewis Morgan, Malinowski e Claude Lvi- Strauss; 7) ( ) ( a) ( ) ( b) ( d) 8 A) B) C) D) E) F) Frazer; Radcliff; E. Durkheim; Levi- Strauss; Fraz Boas; ?

You might also like