You are on page 1of 24

1

Tema 1 Mtodos de apoio deciso


Teoria matemtica das eleies
Eleies..03
Eleio/Formas de eleio/ Voto/ voto branco/ voto nulo/ boletins de voto/ corpo eleitoral/ a forma de sufrgio

Mtodos de votao.05 Maioria simples/ maioria absoluta/ maioria a duas voltas/eliminaes sucessivas/ contagem de borda/ confrontos sucessivos/ votao por votao

Teoria da partilha equilibrada


Mtodos...07 Partilha justa ou equilibrada/ licitaes secretas/algoritmo de ajuste da partilha/ representao proporcional/ hondt/ sainte- lagu/ Hamilton/ jefferson/ adams/ Webster/ huntington-hill/ algoritmo da partilha no caso continuo (tu cortas eu escolho/ nico a escolher/ nico a dividir/ selfridage- conway/ brams-taylor para mais de 3 pessoas)

Tema 2- Estatstica
Estatstica.......16 Estatstica/ populao/ amostra/ recenseamento ou censo/ sondagem/ estatstica descritiva/ estatstica indutiva ou inferncia estatstica/ variveis qualitativas/ variveis quantitativas/variveis discretas/ variveis continuas/ amostragem aleatria ou casual/ amostragem aleatria simples/ amostragem aleatria determinista ou dirigida/ amostragem aleatria claustres/ amostragem no aleatria convencional/ amostragem no aleatria internacional/ frequncia absoluta/ frequncia relativa/ amplitude de classe/ marca ou centro de classe Grfico.19 Diagrama de barras ou distribuio de frequncias/ histograma/ grfico de caule e folhas Medidas de localizao.....20 Mediana/ quartis/ extremo e quartis/ mdia/ moda/ classe modal/ classe mediana Medidas de disperso...21 Varincia/ amplitude amostral/ amplitude inter-quartil Medidas bidimensionais..21 Diagrama de pontos/ coeficiente de correlao

Tema 3 Modelos Financeiros


Iva/ juros/ inflao..23

todo processo pelo qual um grupo designa um de seus integrantes para ocupar um cargo por meio devotao. Na democracia representativa, o processo que consiste na escolha de determinados indivduos para exercerem o poder soberano, concedido pelo povo atravs do voto, devendo estes, assim, exercerem o papel de representantes da nao. A eleio pode se processar com o voto de toda a comunidade ou de apenas uma parcela da comunidade, os chamados eleitores.

Eleio directa
aquela em que os candidatos a exercer mandatos polticos so eleitos directamente pelo povo. Este o modelo utilizado na democracia representativa.

Eleio indirecta
aquela em que os candidatos a exercer mandatos polticos no so eleitos directamente pelo povo, mas por um colgio eleitoral, composto por delegados escolhidos pelo povo, para que, em nome deste, elejam seus governantes. Manifestao de vontade ou preferncia que fazem os participantes de uma eleio ou assembleia; votao: o direito de voto. dado quando o eleitor no especifica na cdula o candidato a ser votado ou, no caso da urna electrnica brasileira, quando se aperta a tecla "branco", ao invs do nmero do candidato, e o voto assim confirmado. usado para designar quando numa eleio, o eleitor comparece ao local da votao, mas insere um nmero que no corresponde a nenhuma das opes de voto ou, especificamente para votos em cdulas de papel, faz uma marcao que no possibilite a identificao do voto

Ilustrao 2 - Boletim de preferncias Ilustrao 1 - boletim de voto

Tm direito de voto todos os cidados com mais de 18 anos. Uma condio fundamental do exerccio do direito ao voto a inscrio no recenseamento. Este dev4 ser feito na Junta de Freguesia respectiva. O exerccio do direito de voto nico, pessoal, directo, presencial, secreto e universal.

mtodo de deciso eleitoral em que o candidato vencedor aquele que recebe a preferncia do maior nmero de votantes.

Crticas:
Todos os votantes so tratados igualmente, isto , se quaisquer dois votantes trocassem de boletins j preenchidos antes de os entregarem, o resultado da eleio seria o mesmo. Ambas as alternativas so tratadas da mesma forma, isto , se se fizesse nova eleio e cada votam-te votasse o contrrio, ento o resultado da eleio seria contrrio tambm. Ao fazer uma nova eleio se um nico votante mudasse de opinio, deixando de votar na alternativa, perdedora para votar na alternativa ganhadora, mantendo-se todos os outeiros votos, ento o resultado da nova eleio seria o mesmo. se numa votao, o candidato vencedor obtiver mais de 50% dos votos, diz-se que um vencedor por maioria absoluta. contam-se as primeiras preferncias de cada votante. Numa primeira ronda, se existe um candidato (ou alternativa) com maioria absoluta, ele declarado vencedor. Caso contrrio, so escolhidos para uma segunda volta, os dois candidatos (ou alternativas) com maior nmero de primeiras preferncias. O vencedor ser aquele que obtiver, na segunda volta, maior nmero de primeiras preferncias. um procedimento no qual se chega a um vencedor de uma eleio atravs da eliminao sucessiva das alternativas s quais so atribudos menor nmero de primeiros lugares nos boletins de preferncias. Disputam-se tantas rondas quantas as necessrias para se eliminar todas as alternativas excepto as duas que iro disputar a ronda final. Se na ronda final as duas alternativas em disputa tiverem o mesmo nmero de primeiros lugares, declara-se empate e tero que estar deferidos critrios que permitem encontrar o vencedor. 5

Crticas:
No satisfaz um dos critrios considerado desejvel numa eleio o critrio de monotonia segundo o qual, numa nova eleio, na qual as nicas mudanas de voto so a favor do candidato vencedor da eleio anterior, deve manter-se vencedor da eleio original. cada candidato ou alternativa obtm 1 ponto por cada ltimo lugar na lista de preferncias, 2 pontos por cada penltimo lugar, e assim sucessivamente, at N pontos por cada primeiro lugar (sendo N o nmero de candidatos/ alternativas). O candidato ou alternativa com maior nmero de pontos declarado vencedor, o candidato ou alternativa com o maior nmero de pontos seguinte declarado segundo e assim por diante, at se obter a classificao de todos os candidatos ou alternativas. Um mtodo de votao diz-se satisfazer o Critrio da Independncia das Alternativas Irrelevantes se: Declarado o vencedor de uma eleio, ele se mantiver em qualquer recontagem de votos provocada pela eliminao de um ou mais candidatos perdedores. Em duas eleies entre os mesmos candidatos, com os mesmos eleitores, a ordem final relativa desses candidatos ou alternativas no se altera sem que haja alterao da ordem relativa em pelo menos um boletim de voto.

confrontos sucessivos entre duas alternativas ou candidatos em votao. Depois de definida a agenda de votao, isto , a ordem pela qual as alternativas vo a confronto, so consideradas as duas primeiras. De entre essas eliminada a que for preferida por menos votantes. A alternativa vencedora deste primeiro confronto vai defrontar a seguinte da mesma forma. O processo continua at ao confronto final, cujo vencedor ser o vencedor da votao.

Candidatos A B

A V P

B V P

Vencedor de condorcet

Perdedor de Condorcet

cada votante selecciona todos os candidatos que merecem a sua aprovao para o lugar a que se propem, sem ordem de preferncia. Claro que se pode continuar a votar num s candidato (se se considerar que o nico apto para as funes a desempenhar), mas pode-se votar em tantos candidatos quantos se quiser. O vencedor ser o candidato que receber mais votos. Vantagens: Maior flexibilidade Favorece a eleio do candidato mais forte Reduz as campanhas negativas Possibilita a expresso da verdadeira grandeza das minorias A adio ou remoo de candidatos ou alternativas no altera o total de pontos ou votos dos outros candidatos ou alternativas. 7

consiste em dividir um conjunto de S itens em N propores para que cada uma das N partes envolvidas recebe o que considera ser uma parte justa de S. Uma parte justa qualquer parte que, na opinio da pessoa que a recebe, vale pelo menos dos itens a serem divididos.

Cada interveniente atribui um valor aos itens a dividir. , determinada uma parte justa para cada participante, somando as suas licitaes e o dinheiro do conjunto a ser dividido, caso exista, e dividindo o total pelo nmero de participantes. Cada item dado ao participante que lhe fez a licitao mais alta. A cada participante, depois de descontado o valor que atribui ao, ou aos, itens j atribudos, dada a quantia que falta para a sua parte justa (definida no passo 2). Se esta quantia for negativa, o participante ter que pagar essa diferena. A quantia restante, resultante das compensaes ou reembolsos da etapa anterior, dividida igualmente entre os intervenientes.

Este procedimento envolve dois participantes B e T, que querem dividir entre si um conjunto de itens l1, l2, Cada participante distribui 100 pontos pelos itens de forma a reflectir as suas preferncias. Cada item atribudo ao participante que lhe deu mais pontos. Os itens avaliados pelo mesmo nmero de pontos por B e T so distribudos no final quele que tiver um maior total de pontos nos itens j atribudos. Contabilizam-se os pontos recebidos por cada um. Transferem-se bens daquele que ficou com mais pontos para o outro. Suponhamos que T fica com mais pontos do que B. A ordem pela qual a transferncia feita determinada colocando-se por ordem crescente os seguintes quocientes Em que l1 diz respeito aos itens j atribudos a T. De seguida procede-se transferncia do item a que corresponde o menor quociente e totalizam-se de novo os pontos de cada um. Se: a. Os pontos forem iguais o processo termina; b. A pontuao de T se mantiver maior do que a de B, passa-se ao item seguinte; c. A pontuao de B j ultrapassar a de T s se transfere uma parte do item de forma a igualar a pontuao, ou estabelece-se um acordo relativamente a esse item em particular.
,

Este mtodo um procedimento sistematizado usado na resoluo de um problema de partilha. um conjunto de passos que, seguidos apropriadamente produzem uma partilha em que todos os intervenientes consideram que recebem uma parte justa dos bens em diviso.

Determina-se o quociente eleitoral, que define o nmero de votos que cada deputado pode representar.

De seguida determina-se a quota padro ou a quota exacta de cada partido (que determina a quantidade de deputados a que cada partido ter direito)

Constri-se uma tabela similar tabela abaixo apresentada


Partido Poltico BE CDS/PP PCP-PEV
I

N de votos

Quota padro

Quota inferior

Quota superior

Quota inferior corresponde a um arredondamento s unidades por defeito enquanto a quota superior ao arredondamento s unidades por excesso da quota padro

3. A cada partido atribudo um nmero de deputados corresponde respectiva quota inferior. 4. Se o nmero de deputados distribudos perfizer o total de deputados, o processo est terminado. Caso contrrio vai-se atribuindo, mais um deputado sucessivamente por ordem decrescente das partes decimais da quota padro at perfazer o total.

0 n de votos apurados por cada lista dividido, sucessivamente por 1, 2, 3, 4, etc, sendo os quocientes alinhados pela ordem decrescente da sua grandeza numa srie de tantos termos quantos os mandatos atribudos ao circulo eleitoral respectivo, os mandatos pertencem s listas a que correspondem os termos da srie estabelecida pela regra anterior, recebendo cada uma das listas tantos mandatos quantos os seus termos na srie; no caso de restar um s mandato para distribuir e de os termos seguintes da srie serem iguais e de listas diferentes, o mandato cabe lista que tiver obtido menor n de votos.

este mtodo muito parecido com o de Hondt com a diferena em que os divisores so mpares, 1, 3, 5, 7,

1 - Apura-se em separado, o nmero de votos recebidos por cada lista Em cada crculo eleitor. 2 - Calcular o divisor padro. 3 - Calcular a quota padro de cada lista. 4- Atribuir a cada lista um nmero de lugares igual parte inteira da quota padro/ que se chama quota mnima. 5 - Atribuir os lugares sobrantes, um a um, s listas com quota com Maior parte decimal.

10

1 - Apura-se em separado, o nmero de votos recebidos por cada lista Em cada crculo eleitoral. 2 - Calcular o divisor padro. 3 - Calcular a quota padro de cada lista. 4- Atribuir a cada lista um nmero de lugares igual parte inteira da Quota padro, que se chama quota mnima. 5- Se a soma das quotas mnimas for igual ao nmero de lugares a eleger, a eleio est terminada; caso contrrio, procura-se, por Tentativa e erro, um divisor modificado, de modo que a soma das partes Inteiras das quotas modificadas seja igual ao nmero de lugares a serem Distribudos.

1 - Apura-se em separado, o nmero de votos recebidos por cada listem Cada crculo eleitoral. 2 - Calcular o divisor padro. 3 - Calcular a quota padro de cada lista. 4- Atribuir a cada lista um nmero de lugares igual parte inteira da Quota padro mais um, que se chama quota mxima. 5 - Se a soma das quotas mximas for igual ao nmero de lugares a Eleger, a eleio est terminada; caso contrrio, procura-se, por Tentativa e erro, um divisor modificado, de modo que a soma das partes Inteiras das quotas modificadas seja igual ao nmero de lugares a serem Distribudos.

1 - Apura-se em separado, o nmero de votos recebidos por cada lista Em cada crculo eleitoral. 2 - Calcular o divisor padro, 3 - Calcular a quota padro de cada lista. 4- Atribuir a cada lista um nmero de lugares igual quota padro Arredondada de modo convencional. 5 - Se a soma das quotas for igual ao nmero de lugares a eleger, a Eleio est terminada; caso contrrio, procura-se, por tentativa e erro, Um divisor modificado, de modo que a soma das quotas modificadas seja Igual ao nmero de lugares a serem distribudos.

11

1 - Apura-se em separado, o nmero de votos recebidos por cada lista Em cada crculo eleitoral. 2 - Calcular o divisor padro. 3 - Calcular a quota padro de cada lista. 4- Aplica-se a regra de Huntington-Hill: 1. Se a quota um nmero inteiro, atribui-se lista essa quota Z. 2.Se a quota um nmero no inteiro, calcula-se ll= Sendo L o maior inteiro contido na quota. 3. Se H menor do que a quota, atribui-se a quota mxima; se H maior que a quota, atribui-se a quota mnima. 5 - Se a soma das quotas permitir atribuir o nmero de mandatos a Eleger, a eleio est terminada; caso contrrio, procura-se, por Tentativa e erro, um divisor modificado, at que seja possvel atribuir o Nmero exacto de mandatos.

DIVISOR PADRO = ^TOTALdeELEITORES N de LUGARES a DISTRIBUIR QUOTA PADRO = ^de ELETTORE Spor LISTA DIVISOR PADRO

A corta o que acha ser justo para ambos e B escolhe

1. Selecciona-se um dos participantes para ser aquele que escolhe. A 2. Sorteia-se quem que vai ser 1 a cortar. B 3. B corta o objecto (ex. pizza) em duas partes que pensa serem iguais. 12

4. C escolhe uma das partes. A outra fica para B.

5. Cada um corta a sua parte em 3 pedaos que considera iguais.


B

6. A escolhe um dos 3 pedaos do B e um dos 3 pedaos de C.

7. Os pedaos restantes ficam para aqueles que j os possuem.

1. Os participantes escolhem que vai dividir o objecto (torta) em 3 partes iguais. A

13

2. Os outros dois secretamente indicam todas as partes que consideram aceitveis no sentido de valerem pelo menos Da torta. 3. 1 Caso se o B e o C escolhem os pedaos aceitveis de modo a que cada um possa ficar com um diferente, feita a distribuio pelos dois e A fica com a ltima parte que resta. 2 Caso se ambos escolhem o mesmo pedao como nico aceitvel, o A fica com um dos pedaos que no esto em conflito. Juntam- se os dois pedaos restantes e B com C dividem entre si o restante pelo processo Tu cortas / eu escolho.

Considerando que as pessoas so A,B e C, o processo assim: 1. A ou um dos intervenientes escolhidos aleatoriamente, corta o objecto (quinche) em 3 pedaos que considera terem igual valor.

2. Entrega os pedaos a B

3. B apara no mximo 2 dos 3 pedaos (poder no aparar nenhum), de modo a que para ele no exista uma por poo mais valiosa do que as outras.

14

4. Coloca as aparas de lado e entrega as 3 partes (uma das quais pode ter sido aparada) a C. 5. C escolhe um dos 3 pedaos. B escolhe a seguir com a condio de ter que escolher o pedao aparado no passo 3 se ele no tiver sido escolhido por C. A recebe o pedao restante.

Com 4 ou mais pessoas a ideia pedir primeira que corte o objecto S em mais peas do que intervenientes. Para simplificar apresentamos aqui o procedimento para 4 pessoas A, B, C, D. 1. A corta S (bolo) em 5 partes que ele considera terem o mesmo valor e entrega a B.

2. B apara no mximo 2 dos 5 pedaos para que para ele no existam 2 pedaos mais valiosos do que os outros. Colocando as aparas de lado, B entrega os 5 pedaos dos quais um ou 2 podem ter sido aparados - a C.

3. C apara no mximo 1 dos 5 pedaos que lhe foram dados para que para ele no exista um mais valioso do que os outros. Claro que este passo engloba a possibilidade de ser aparado um pedao que ainda no o tivera sido. C junta as aparas s j existentes e entrega os 5 pedaos a D, 4. D escolhe um dos 5 pedaos. 5. C escolhe a seguir um de entre os 4 pedaos restantes, com a condio de escolher o pedao por ele aparado no passo 3, caso esteja ainda disponvel. 6. B escolhe de seguida o seu pedao de entre os 3 restantes, com a condio de escolher o pedao que tivera sido aparado por ele no passo 2, se este ainda se encontrar disponvel. 7. A escolhe um pedao de entre os 2 restantes. 15

Cincia que estuda grficos. objectivo da Estatstica extrair informao dos dados para obter uma melhor compreenso das situaes que representam. Vantagem: Reduzir muita informao em um n mais fcil. Coleco de unidades individuais, que podem ser pessoas ou resultados experimentais, com uma ou mais caractersticas comuns, que se pretendem estudar. Conjunto de dados ou observaes, recolhidos a partir de um subconjunto da populao, que se estuda com o objectivo de tirar concluses para a populao de onde foi recolhida. Vantagens: As amostras funcionam como dados, por isso sem eles era impossvel chegar a uma concluso; Quando no possvel usar toda a populao usa-se a amostra para facilitar, o que a torna importante; estudo cientfico de um universo de pessoas, instituies ou objectos fsicos com o propsito de adquirir conhecimentos, observando todos os seus elementos, e fazer juzos quantitativos acerca de caractersticas importantes desse universo. estudo cientfico de uma parte de uma populao com o objectivo de estudar atitudes, hbitos e preferncias da populao relativamente a acontecimentos, circunstncias e assuntos de interesse comum. recolha, organizao e tratamento adequado de dados de um determinado conjunto escolhido, pondo em evidncia a informao neles contida e extraindo concluses sobre o conjunto observado. conhecidas as propriedades do conjunto observado, 16

obtidas da estatstica descritiva, procura-se inferir concluses para todo o universo em estudo, quantificando o erro cometido nessa inferncia.

17

2Esquema da estatstica

quando seus valores so expressos por atributos: sexo (masculino feminino), cor da pele (branca, preta, amarela, vermelha, parda) etc.; quando seus valores so expressos em nmeros (salrios dos operrios, idade dos alunos de uma escola etc.). - uma varivel que s pode assumir valores pertencentes a um conjunto enumervel. Uma varivel quantitativa que pode assumir, teoricamente, qualquer valor entre dois limites. possvel calcular, a probabilidade de observar cada indivduo da populao na amostra.

Amostragem aleatria

s i m p l e s : Cada elemento da

amostra retirado aleatoriamente de toda a populao (com ou sem reposio). Assim, cada possvel amostra tem a mesma probabilidade de ser recolhida.

Amostragem determinstica (ou


no possvel calcular essa probabilidade.

dirigida)

A m o s t r a g e m p o r c l u s t e r s : dividir a populao em seces


(ou clusters); seleccionar aleatoriamente alguns desses clusters; escolher todos os membros dos clusters seleccionados.

A m o s t r a g e m e s t r a t i f i c a d a : subdividir a populao em,


pelo menos, dois subgrupos distintos que partilham alguma caracterstica e, em seguida, recolher uma amostra de cada um dos subgrupos (ou estratos).

18

A m o s t r a g e n s p o r C o n v e n i n c i a os elementos so
seleccionados porque esto no local onde os dados esto a ser recolhidos. Por exemplo, se quiser uma amostra deste tipo, dos alunos de uma escola, pode colocar-se na entrada da mesma escola e inquirir os primeiros 50 a chegarem ao local.

A m o s t r a g e m i n t e r n a c i o n a l os elementos so
seleccionadas porque se acredita que podero fornecer informaes importantes. Por exemplo, numa amostra de uma escola pode-se pensar que os alunos do 12 ano daro informaes mais completas. - de um acontecimento o n de vezes que esse acontecimento se repete - de um acontecimento o quociente da frequncia absoluta desse acontecimento pelo n. total de elementos em estudo. Quando a varivel estatstica toma, ou pode tonar, uma grande diversidade de valores, o intervalo de valores possveis subdividido em intervalos de menor amplitude, que devem:

Ser disjuntos Incluir todos os valores possveis da varivel em causa.


A estes intervalos damos o nome de dizemos que os dados so e

a diferena entre o extremo superior e o extremo inferior de cada classe.

ponto mdio de cada classe. Para o intervalo [a,b[a marca de classe

Representao grfica que consiste em marcar num sistema de eixos coordenados, no eixo dos xx o valor das classes e nesses pontos barras verticais de altura igual frequncia absoluta ou frequncia relativa.

19

3
A linha a tracejado, que une os extremos das barras, chama-se Polgono de Frequncias

ara a representao grfica de dados contnuos, usase um diagrama de reas ou histograma, formado por uma sucesso de rectngulos adjacentes, tendo cada um por base um intervalo de classe e por rea a frequncia relativa (ou a frequncia absoluta). Deste modo a rea total ser igual a 1 (resp. igual a n, a dimenso da amostra).

um tipo de representao que se pode considerar entre a tabela e o grfico, uma vez que so apresentados os verdadeiros valores da amostra, mas numa apresentao sugestiva, que faz lembrar um histograma.

Consiste em escrever do lado esquerdo de uma linha vertical o dgito (ou dgitos) da classe de maior grandeza, seguidos dos restantes.

20

o percentil correspondente pecentagem de 50%, o que significa que divide a amostra em duas partes com o mesmo nmero de elementos.
O 1 quartil (ou quartil inferior) o percentil,

correspondente percentagem de 25%, o que significa que 25% dos elementos da amostra so menores ou iguais a ele, e os restantes so maiores O 3 quartil (ou quartil percentagem de 75%. ou iguais. superior) o percentil correspondente

A mdia amostral ou simplesmente mdia, que se representa por uma medida de localizao do centro da amostra, e obtm-se a partir da seguinte expresso:

Onde x1, x2,..., xn representam os elementos da amostra e n a sua dimenso.


o valor que surge com mais frequncia se os dados so discretos, ou, o intervalo de classe com maior frequncia se os dados so contnuos. numa distribuio com os dados agrupados em classes, define-se classe modal como sendo aquela que apresenta o maior efectivo, isto , a maior frequncia absoluta. 21 numa distribuio com os dados agrupados em classes, define-se classe mediana como sendo aquela que contm o valor baixo do qual se encontra 50%n dos dados.

Define-se a varincia, e representa-se por s2, como sendo a medida que se obtm somando os quadrados dos desvios das observaes da amostra, relativamente sua mdia, e dividindo pelo nmero de observaes da amostra menos um:

Uma medida de disperso que se utiliza por vezes, a amplitude amostral r, definida como sendo a diferena entre a maior e a menor das observaes:
r = xn:n - x1:n Q3/4 - Q1/4 1.3 x desvio padro

amplitude inter-quartil

uma representao grfica para os dados bivariados, em que cada par de dados (xi,yi) representado por um ponto de coordenadas (xi,yi), num sistema de eixos coordenados.
-

O valor de r est contido no intervalo [-1,1] Quanto maior for o mdulo de r, maior ser, o grau de associao linear existente entre os x'se os y's. O facto de r > 0, significa que a relao entre os x's e os y's do mesmo sentido, isto , a valores grandes de x correspondem, de um modo geral, valores grandes de y e vice-versa. Quando r < 0, a relao entre os x e os y de sentido contrrio, o que significa que a valores grandes de x, correspondem, de um modo geral, valores pequenos de y e vice-versa.

22

Imposto sobre o Valor Acrescentado, um imposto aplicado na Unio Europeia que incide sobre a despesa ou consumo e tributa o "valor acrescentado" das transaes efectuadas pelo contribuinte. Taxas de IVA e Taxas de descontos Preo final= preo base + Taxa de IVA Preo com desconto= preo base- taxa de desconto x preo base = preo base x (1- taxa de desconto) Preo final= preo base preo base x taxa de IVA= preo base X 1.12

23

Juro a remunerao cobrada pelo emprstimo de dinheiro. expresso como um percentual sobre o valor emprestado (taxa de juro) e pode ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos. O juro pode ser compreendido como uma espcie de "aluguel sobre o dinheiro". A taxa seria uma compensao paga pelo tomador do emprstimo para ter o direito de usar o dinheiro at o dia do pagamento. O credor, por outro lado, recebe uma compensao por no poder usar esse dinheiro at o dia do pagamento e por correr o risco de no receber o dinheiro de volta (risco de inadimplncia). Juro simples - O juro simples, ou seja, o juro relativo a um determinado perodo de tempo, corresponde ao capital a multiplicar pelo valor da taxa de juro nesse mesmo perodo. O juro simples tambm definido como "juro corrido". Juro composto - este regime caracteriza-se pelo facto de o juro produzido em cada perodo de tempo, se adicionar ao valor do capital no incio desse perodo, para produzir novos juros. Taxa de juro -

Em que:

tn = taxa de juro nominal tr = taxa de juro real = taxa de inflao

Em economia, inflao a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porm, popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preos. Inflao o oposto de deflao. ndices de preos dentro de uma faixa entre 2 a 4,5% ao ano uma

situao chamada de estabilidade de preos. Inflao "zero" no o que se deseja, pois pode estar denunciando a ocorrncia de uma estagnao da economia, momento em que a renda e, consequentemente, a demanda, esto muito baixas, significando alto desemprego e crise. A palavra inflao utilizada para significar um aumento no suprimento de dinheiro e a expanso monetria, o que s vezes visto como a causa do aumento de preos; alguns economistas (como os da Escola austraca) preferem este significado, em vez de definir inflao pelo aumento de preos 24

You might also like