You are on page 1of 111

NDICE

OPES DO PLANO

ALMADA +
OPES DO PLANO E ORAMENTO

2010
INTRODUO CAPTULO 1 Opes do Plano
Viso Almada Mais e Eixos de Desenvolvimento . Linhas de Orientao Gerais ...
Eixo 1 . Eixo 2 . Eixo 3 . Eixo 4 . Eixo 5 . Eixo 6 . Eixo 7 .

9 13
13 19 23 26 29 35 38

Mapa das Grandes Opes do Plano 41 Mapa do Plano de Actividades Municipal ... 51 Mapa do Plano Plurianual de Investimentos ... 55

CAPTULO 2 Oramento .
Mapa de Resumo do Oramento .
Mapa da Receita .

63 69 71 75 79 93 95

Mapa de Despesa por Classificao Econmica Mapa de Despesa por Classificao Orgnica/Econmica . Mapa de Transferncias para as Juntas de Freguesia ... Mapa de Emprstimos ...

INTRODUO

OPES DO PLANO

A presente proposta de Opes do Plano e Oramento para 2010 marca o incio do novo ciclo autrquico que resultou da expresso da vontade popular nas eleies do passado dia 11 de Outubro.

Este o dcimo mandato autrquico desde que em 1976 a Constituio da Repblica Portuguesa instituiu o Poder Local Democrtico como um dos pilares fundamentais do regime democrtico sado da Revoluo de Abril.

Trs dcadas e meia so passadas sobre o arranque do nosso Pas de uma situao de grande atraso e depresso para o actual patamar de desenvolvimento que o posiciona entre as Naes desenvolvidas, pese embora os muitos e graves problemas que continuam a afectar a vida dos portugueses.

Em Almada, a transformao alcanada nestas trs dcadas e meia, acompanhando o processo de desenvolvimento encetado a partir da instaurao da Democracia e da Liberdade por todo o Pas, coloca-nos hoje na linha da frente dos Concelhos mais desenvolvidos de Portugal.

Ao longo de 35 anos, com Viso Estratgica, renovada dcada aps dcada, Almada cresceu e transformou-se. Planeou, construiu, realizou. Renovou-se e criou novas centralidades. Tem vida prpria. uma centralidade motora do desenvolvimento da Regio de Lisboa.

Almada, com os slidos alicerces que foi capaz de construir, com uma forte identidade cultural e o seu potencial humano, com um territrio atractivo pelas suas singularidades histria, natureza e localizao , inicia no actual mandato autrquico uma nova Dcada de Desenvolvimento Sustentvel Solidrio e Eco-eficiente.

Uma Viso Estratgica que ambicionando antes de tudo o desenvolvimento e o progresso de Almada e uma vida cada vez melhor para todos os Almadenses, aglutinadora da grande maioria dos conceitos colocados reflexo nas eleies autrquicas de Outubro pelas diferentes sensibilidades polticas, sobre os quais se pronunciaram os Almadenses.

INTRODUO

OPES DO PLANO

Por isso, a presente proposta de Opes do Plano e Oramento, que d incio ao novo ciclo de gesto autrquica, para alm de incorporar, como devido, todos os compromissos assumidos pela fora poltica vencedora, incorpora tambm a grande maioria das ideias das outras foras polticas, considerados que foram os respectivos contributos no mbito do processo de elaborao, tendo em vista o desenvolvimento e progresso da nossa terra comum.

Pese embora o tempo limitado para a elaborao dos documentos agora apresentados, foram os mesmos construdos com grande ponderao, considerando todos os compromissos e contributos, com redobrada exigncia e rigor, por forma a assegurar com toda a normalidade o arranque do exerccio/2010 no quadro do novo ciclo autrquico.

As Opes do Plano decorrem da Viso Almada Mais Sustentvel, Solidria e Ecoeficiente, apresentando-se em sete Eixos de Desenvolvimento e respectivas Linhas de Orientao (LO), num total de cento e trinta e quatro, que constituem o enquadramento da actividade a desenvolver pelo Municpio atravs dos competentes servios municipais, dando lugar em cada ano s respectivas actividades, projectos e aces.

Gostaria de destacar que os contributos recebidos para a elaborao dos presentes documentos se encontram genericamente reflectidos nas Linhas de Orientao (LO) abrangendo os sete Eixos de Desenvolvimento.

As Grandes Opes do Plano para 2010 asseguram o desenvolvimento de toda a actividade regular assumida pelo Municpio, ao nvel das suas mltiplas componentes,

designadamente, educativas, culturais, associativas, sociais, desportivas e ambientais com destaque para a Aco Social Escolar, os Refeitrios Escolares e Aco Social.

Garantem o funcionamento de todas as redes de equipamentos municipais, asseguram a concluso de investimentos transitados e em curso, o prosseguimento de outros de natureza plurianual de que so exemplo os projectos aprovados no mbito do Quadro de Referncia Estratgico Nacional (QREN) , e contemplam os novos compromissos para o mandato, com a inscrio dos respectivos projectos e aces a iniciar e desenvolver.

INTRODUO

OPES DO PLANO

A proposta de Plano e Oramento para 2010 elaborada de acordo com as regras do POCAL assegura a cobertura integral das actividades do Municpio e perspectiva, desde j, o alargamento do horizonte de interveno municipal a novas metas e objectivos de desenvolvimento.

A realidade do nosso Municpio, sendo positiva, e reflectindo uma solidez construda ao longo dos vrios exerccios e mandatos, atravs de uma gesto empreendedora, de grande exigncia e rigor, encontra-se no entanto bastante condicionada, pelos estrangulamentos ao financiamento municipal introduzidos pela actual Lei das Finanas Locais que vem afectando todos os Municpios portugueses.

Os trs anos passados sobre a aplicao do novo regime de financiamento dos municpios, vieram confirmar que as preocupaes expressas pela ANMP e pelos Municpios, em devido tempo, tinham razo de ser.

Globalmente, o novo regime de financiamento das autarquias locais veio conduzir a uma diminuio do peso da participao dos Municpios nos impostos do Estado, conforme se encontra demonstrado no documento da ANMP, Linhas Gerais de Actuao para o Mandato 2009/2013, cujo Congresso ir debater e propor a reviso da Lei.

As receitas para investimento municipal, oriundas do Oramento de Estado, so insignificantes, afectando e restringindo a capacidade de resposta s necessidades das populaes por quem mais perto delas se encontra e melhor as conhecem, os Municpios.

No caso de Almada as receitas para investimento oriundas do Oramento de Estado em 2009 situaram-se em apenas 2,5 milhes de euros.

O presente oramento para 2010, prevendo cautela aquele mesmo valor, apresenta uma dotao oramental para investimento no montante de 27,5 milhes de euros, ou seja, 11 vezes superior transferncia do Oramento de Estado, contando sobretudo com o resultado de um controlo aturado da despesa corrente, a utilizao do emprstimo autorizado face capacidade de endividamento disponvel, e alguns Fundos Comunitrios derivados de candidaturas submetidas com xito a vrios concursos QREN.

INTRODUO

OPES DO PLANO

com base nesta gesto de rigor que se apresenta a proposta de Opes do Plano e Oramento para 2010, a qual integra mltiplas medidas, que tm em vista a melhoria contnua da qualidade de vida dos Almadenses e o desenvolvimento do Concelho.

De forma muito resumida, eis algumas dessas medidas: Apoio alimentar nas escolas do ensino pr-escolar e do 1 ciclo do ensino bsico a todas as crianas que frequentam estes nveis de ensino pblico no Concelho. Conservao e manuteno do parque habitacional camarrio, com a concretizao do Plano Plurianual de Conservao e outras intervenes de fundo no interior dos edifcios, da responsabilidade municipal. Descentralizao de competncias para as Juntas de Freguesia acompanhadas dos respectivos meios financeiros. Programa de grandes reparaes no parque escolar do 1 ciclo, alargamento da rede do pr-escolar, construo da 2 fase da Escola Bsica do 1 Ciclo/Jardim de Infncia Louro Artur na Marisol, e da nova Escola Bsica do 1 Ciclo/Jardim de Infncia na Charneca de Caparica. Programa de reabilitao urbana a desenvolver no quadro da nova legislao sobre esta matria publicada no passado ms de Outubro. Programa de requalificao urbana, com investimento significativo em 2010, em execuo das candidaturas apresentadas com xito ao POLIS XXI Regenerao Urbana (QREN), envolvendo um nmero elevado de parceiros institucionais, pblicos e privados. Apoio ao comrcio tradicional, atravs das suas estruturas representativas para a concretizao do Programa MODCOM, projectos no domnio da Formao Profissional e do estabelecimento de um Directrio Comercial, Promoo e Dinamizao Scio-Cultural, Animao Urbana, entre outros. Incentivo ao investimento no Concelho com particular destaque para o domnio das indstrias de base tecnolgica, com iseno da taxa de urbanizao em 100%. Incentivo para novos empreendimentos tursticos e outras indstrias, com a reduo em 80% do valor da taxa de urbanizao. Iseno da Derrama para todas as empresas do Concelho com volume de negcios at 150 mil euros em 2009, como medida de descriminao positiva

INTRODUO

OPES DO PLANO

para um tecido empresarial que representa 70% do universo de empresas do Concelho.

A terminar algumas notas sobre os trabalhadores municipais. O bem estar no trabalho, a qualidade dos recursos disponveis, a melhoria progressiva das condies de trabalho de todos os trabalhadores da autarquia, apresenta-se de primeira importncia e prioridade na gesto municipal a desenvolver.

A par do Plano Plurianual de Formao em todas as reas de actividade profissional, esto considerados integralmente os apoios sociais em prtica no Municpio, na sade, nos refeitrios, no apoio social e familiar, nos seguros e acidentes pessoais.

No presente Plano e Oramento, ao nvel da dotao financeira, encontra-se assegurada a aplicao da Opo Gestionria a todos os trabalhadores que, em 2010, renam as condies para a respectiva progresso.

Na Cmara Municipal, em 2010, prosseguir a poltica de recrutamento na modalidade de contrato por tempo indeterminado para todas as necessidades de carcter permanente. Como medida gestionria de carcter transitrio, para assegurar a normalidade do servio pblico, em situaes especficas e excepcionais, recorrer-se- modalidade de contrato a termo resolutivo, conforme e nos termos da respectiva legislao.

Por fim, e porque estamos a iniciar um novo ciclo na gesto autrquica, dirijo a todos os eleitos locais, os votos de um frutuoso mandato, e que o mesmo se reflicta sobretudo em mais progresso e desenvolvimento para o nosso Concelho e numa qualidade de vida ainda melhor para as populaes que em todos ns depositaram a sua confiana.

A Presidente da Cmara Municipal de Almada

Maria Emlia Guerreiro Neto de Sousa

Pgina propositadamente em branco

Almada Mais Sustentvel, Solidria e Eco-eficiente


Viso Almada + Eixos de Desenvolvimento
1 . Renovao U rbana e Desenvol vimento Scio-Econmi co
Dese nvolve r Alm a da M ais co mo ter rit rio m u ltifun cion al, verd ad eira me nte atr act iv p ara a vid a c ont em por ne a, d o A r co o Ribe irinh o S ul a o A tl ntic o, da s r eas ur ban as c ons olida das a o in ter ior do conc elho , po ten ciada pe lo se u p atr im nio n atu ral e pa isag stico , pela sua am pla ofer ta de s ervio s so ciais ,d e e du ca o, cu ltur a, d esp ort o e lazer , q ue in cen tiva a dive rsific a o e a mo de rniza o das estr utu ras eco nm ica s e pr od utivas in d stria , tur ism o, co m rcio e se rvio s e qu e p rom ove a cria o de e m pre go, a q ualid ade de vida e o be m e star soc ial pa ra tod os. O F utu ro A lm ad a M ais pa ssa pela pr om o o de tr s eixo s te rrit oria is de exce lnc ia: - A Cidad e F luvia l e ixo t err itor ial d a Ci ncia e Te cno log ia, d a Cr iativida de e d a In ova o n a rea ur ban a c ons olida da com o s eu p lo unive rsit rio e o s pr ojec tos Cida de Ab er ta, a p oen te, e Cidad e d a gu a , a n asc ent e; - A Cidad e O ce nica eixo te rrito ria l do Tur ism o e do Laze r, dos Desp ort os d e On das , e da O bse rva o Mar inh a, da Tr afar ia Cos ta d a Cap ar ica; - A Cidad e d os V a les eixo ter rito rial d o E co -T uris mo e De spo rtos de Natu reza , E ven tos e A co nte cim ent os de Nvel Reg iona l, Cen tro de Cin cia, n a Ch arn eca da Cap aric a - S obr eda .

Linha s d e Ori en ta o G er ai s

1.1 | 1.2 | 1.3 | 1.4 | 1.5 | 1. 6 | 1. 7 | 1. 8 | 1. 9 | 1. 10 1.11 | 1.12 | 1.13 | 1. 14 | 1.15 | 1.16 | 1.17 | 1. 18 1.19 | 1.20

Almada Mais S ustent vel, S olidria e Eco- eficiente


Um Concel ho d e n vel supe ri or da rea Metro poli ta na de Li sb oa, com uma forte i dentid ade cul tural e te rri to ri al, a tractivo pel as suas sin gula ri dade s - hi st ri a, na ture za e local izao -, efici ente na rela o d os seu s valo res ambi entai s co m o progresso scio -econmi co . Um Concel ho q ue investe n o seu po ten cial humano , n os se us tale ntos e n a cria ti vidad e, que fomenta a criao de emp re go qu ali fi ca do, que apoi a e promo ve o associativi smo , o d ilo go mul ti cultural e a aco soli dria , qu e d o contribu to local pa ra sal va guarda da integ ri dade do Pla neta. Um Concel ho d inmi co, compe ti ti vo, mo derno, pr sp ero e un iversal.

2. A mbiente, Biodi versidade e Energi a


De sen volver A lm ad a M ais com o c once lho de gra nde qu alida de am bie nta l e pa isag stica , cuja iden tida de ter rito rial r epo usa s obr e o estu r io do Te jo e a s ua d im ens o oc en ica, q ue con solid a a estr utu ra e col gica mu nicip al, qu e sa lvagu ar da as f un es b iofs icas d o te rrit rio , qu e u tiliza d e fo rm a e ficien te o s re cur sos n atu rai s, qu e r edu z os imp act es am bie nta is e e ne rg ticos d os a m bien tes co nst ru dos, cam inh and o pr og ress ivam ent e pa ra um con celh o ne utr o e m c arb ono . De sen volver A lm ad a M ais com o c om unid ade que m ant m u m a re la o sa ud vel c om o a mb ient e qu e a rod eia , qu e e lege a e du ca o e a se nsib iliza o am bie nta l c om o pila res fun da me nta isp ar a fo rm ar e e levar a c ons cin cia cvica do s cid ad os.

2.1 | 2.2 | 2.3 | 2.4 | 2.5 | 2.6 | 2.7 | 2.8 | 2.9 | 2.10 2.11 | 2. 12 | 2. 13 | 2.14 | 2.15 | 2. 16 | 2. 17 | 2.18 2.19 | 2. 20

3. Mobil idade Urbana, A cessibil idades e E spao Pbl ico


Dese nvolver A lm ad a M ais com o c onc elho sup ort ado num sis tem a de tra nsp ort es m ult imo da l e inte rliga do, que pr opo rcio na a ace ssib ilidad e s opo rtu nida de s de em pre go e s m ltip las fun e s do ter rit rio, que pr ivilegia a mo bilid ade de b aixo imp acte , com pr iorid ade pa ra os m od os d e tr ans por te c olec tivos e os m o dos d e d eslo ca o su aves , e g ar ante pa dr es de mo bilida de q uot idian a m ais e ficie ntes e sus ten tveis . Dese nvolver A lm ad a M ais com o lu ga r de es pa os p blico s qu alifica do s, atr activo s e mu ltifu ncion ais, q ue p rivileg iam a esca la hu ma na, reto m am a ide ia d e ru a e de ba irro e p ro mo vem soc iabilid ad es ur ban as c resc ent es, s mb olo e spa cial d a dem oc rac ia e da igu ald ade .

3.1 | 3.2 | 3.3 | 3.4 | 3.5 | 3. 6 | 3. 7 | 3. 8 | 3. 9 | 3. 10 3.11 | 3.12 | 3.13 | 3. 14 | 3.15 | 3.16 | 3.17

4 . Educao, Formao , C onheci mento e Juventude


Des envo lver A lma da Ma is c om o p lo d e co nhe cim ent o, co mp et nca se cr iativida de, do tad a de sist em as de edu ca o e de fo rm a o ao long o d a vida , d e u m sis tem a d e en sino un iv rsit rio e d e in vestig a o a plica da, que ge ram op or tunid ad es p ara e a ju vent ude , fo rm am tale nto s, fa v rec em o enve lhecim e nto activo , din am izam o e mp re end edo rism o e a cr ia o de em p reg o o em m ltip las r eas da act iv ad e ec on mic a, e e m que a p ro du o d e r ique za o resu ltad o d o en con tro cria tivo d o s eu id po ten cial h um ano .

4. 1 | 4. 2 | 4. 3 | 4. 4 | 4. 5 | 4.6 | 4.7 | 4.8 | 4.9 | 4.10 4. 11 | 4.12 | 4.13 | 4.14 | 4. 15 | 4.16 | 4.17 | 4.18 4. 19 5.1 | 5.2 | 5.3 | 5.4 | 5.5 | 5. 6 | 5. 7 | 5. 8 | 5. 9 | 5. 10 5.11 | 5.12 | 5.13 | 5. 14 | 5.15 | 5.16 | 5.17 | 5. 18 5.19 | 5.20 | 5.21 | 5. 22 | 5.23 | 5.24 | 5.25 | 5. 26 5.27 | 5. 28 6.1 | 6.2 | 6.3 | 6.4 | 6.5 | 6. 6 | 6. 7 | 6. 8 | 6. 9 | 6. 10 6.11 | 6.12 | 6.13 | 6. 14 | 6.15 | 6.16 | 6.17 | 6. 18

5. C ultura, D esporto, Soli dari edade e Segurana


De sen volver A lm ada M ais com o e spa o de cu ltur a, int egr a o e solid arie dad e, f rt il no inter cm bi o ger acio na l, soc ial e c ultur al, p rom ot ora da ac o so lid ria, com am pla s res pos tas so ciais a os gru pos m ais vulne r v is, qu e a poia a a co e c riativa dos ag ent es lo cais, f om ent a as activid ade s ar tst icas e pola riza as in d stria s cult ura is. De sen volver A lm ada M ais com o Co nce lho d e e stilos d e vid a s aud veis , co m o por tun idad es d e d esp orto e cultu ra p ar a t odo s, ince ntiva dor a d o a sso ciativism o, h ist rico a gen te e re cur so f und am en tal da ed ifica o d e u ma ter ra mu lticult ura l, t err itr io de seg ur ana e b em est ar p ara to do s.

6. I nform ao, Parti ci pao e Governana


De sen volver A lm ad a M ais com o te rr itrio de pa rticip a o e de plen o e nvolvim en to c vico, com um a g ove rna na eficie nte e p r x a dos ritm os e ne cess idad es q uotid ian as do s cid ad os, f acilita do ra d o a mp lo ac esso in for ma o - co nte do s e im s abe res -, p rom ot ora de um a cu ltur a p artic ipat iva e s olid ria , ince ntiva dor a d o d ilog o s ocia l n os p roc esso s de pe nsa me nto s obr e a cida de, recu rso s fu nda me nta is e difica o de um a ter ra con str ud a po r to dos e m edid a de tod os.

7. M oderni zao e Valoriz ao do Servio Pbl ico


De sen volver A lm ada M ais com o e spa o pr ivilegia do de um a a co gove rna tiva qu e a firm a o P ode r L oca l Dem ocr tic o no c onte xto lo cal, r eg iona l e g lob al, q ue o rie nta a in ter v n o lo cal p ar a a pro cur a e ficien te d os r ecu rso s nat ura is, p ara a b oa e e e ficaz g est o p b lica e par a a sol idez t cnic a do s pr oce ssos decis rio s, pila re s pa ra a co nstr u o de um co nce lho s uste nt v l, so lidr io e eco -ef icien te. e

7.1 | 7.2 | 7.3 | 7.4 | 7.5 | 7. 6 | 7. 7 | 7. 8 | 7. 9 | 7. 10 7. 11 | 7.12 | 7.13

Pgina propositadamente em branco

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
VISO ALMADA MAIS E EIXOS DE DESENVOLVIMENTO

1. Viso Almada Mais e Eixos de Desenvolvimento


As Opes do Plano para 2010 decorrem da Viso Almada Mais Sustentvel, Solidria e Eco-Eficiente, apresentando-se em sete Eixos de Desenvolvimento a seguir enunciados com as respectivas Linhas de Orientao Gerais, as quais do lugar em cada ano a Linhas de Orientao especficas, e respectivas actividades, projectos e aces.

Viso Almada +
Sustentvel, Solidria e Eco-Eficiente
Um Concelho de nvel superior da rea Metropolitana de Lisboa, com uma forte identidade cultural e territorial, atractivo pelas suas singularidades - histria, natureza e localizao -, eficiente na relao dos seus valores ambientais com o progresso scioeconmico. Um Concelho que investe no seu potencial humano, nos seus talentos e na criatividade, que fomenta a criao de emprego qualificado, que apoia e promove o associativismo, o dilogo multicultural e a aco solidria, que d o contributo local para salvaguarda da integridade do Planeta. Um Concelho dinmico, competitivo, moderno, prspero e universal.

O Desenvolvimento Mais Sustentvel, Solidrio e Eco-Eficiente assenta em sete grandes eixos:

Eixos de Desenvolvimento 1. Renovao Urbana e Desenvolvimento Scio-Econmico


Desenvolver Almada Mais como territrio multifuncional, verdadeiramente atractivo para a vida contempornea, do Arco Ribeirinho Sul ao Atlntico, das reas urbanas consolidadas ao interior do concelho, potenciada pelo seu patrimnio natural e paisagstico, pela sua ampla oferta de servios sociais, de educao, cultura, desporto e lazer, que incentiva a diversificao e a modernizao das estruturas econmicas e produtivas indstria, turismo, comrcio e servios e que promove a criao de emprego, a qualidade de vida e o bem estar social para todos.

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
VISO ALMADA MAIS E EIXOS DE DESENVOLVIMENTO

O Futuro Almada Mais passa pela promoo de trs eixos territoriais de excelncia: A Cidade Fluvial eixo territorial da Cincia e Tecnologia, da Criatividade e da Inovao na rea urbana consolidada com o seu plo universitrio e os projectos Cidade Aberta, a poente, e Cidade da gua, a nascente; A Cidade Ocenica eixo territorial do Turismo e do Lazer, dos Desportos de Ondas, e da Observao Marinha, da Trafaria Costa da Caparica; A Cidade dos Vales eixo territorial do Eco-Turismo e Desportos de Natureza, Eventos e Acontecimentos de Nvel Regional, Centro de Cincia, na Charneca da Caparica - Sobreda.

2. Ambiente, Biodiversidade e Energia


Desenvolver Almada Mais como concelho de grande qualidade ambiental e paisagstica, cuja identidade territorial repousa sobre o esturio do Tejo e a sua dimenso ocenica, que consolida a estrutura ecolgica municipal, que salvaguarda as funes biofsicas do territrio, que utiliza de forma eficiente os recursos naturais, que reduz os impactes ambientais e energticos dos ambientes construdos, caminhando progressivamente para um concelho neutro em carbono. Desenvolver Almada Mais como comunidade que mantm uma relao saudvel com o ambiente que a rodeia, que elege a educao e a sensibilizao ambiental como pilares fundamentais para formar e elevar a conscincia cvica dos cidados.

3. Mobilidade Urbana, Acessibilidades e Espao Pblico


Desenvolver Almada Mais como concelho suportado num sistema de transportes multimodal e interligado, que proporciona a acessibilidade s oportunidades de emprego e s mltiplas funes do territrio, que privilegia a mobilidade de baixo impacte, com prioridade para os modos de transporte colectivos e os modos de deslocao suaves, e garante padres de mobilidade quotidiana mais eficientes e sustentveis.

10

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
VISO ALMADA MAIS E EIXOS DE DESENVOLVIMENTO

Desenvolver Almada Mais como lugar de espaos pblicos qualificados, atractivos e multifuncionais, que privilegiam a escala humana, retomam a ideia de rua e de bairro e promovem sociabilidades urbanas crescentes, smbolo espacial da democracia e da igualdade.

4. Educao, Formao, Conhecimento e Juventude


Desenvolver Almada Mais como plo de conhecimento, competncias e criatividade, dotada de sistemas de educao e de formao ao longo da vida, de um sistema de ensino universitrio e de investigao aplicada, que geram oportunidades para a juventude, formam talentos, favorecem o envelhecimento activo, dinamizam o empreendedorismo e a criao de emprego em mltiplas reas da actividade econmica, e em que a produo de riqueza o resultado do encontro criativo do seu potencial humano.

5. Cultura, Desporto, Solidariedade e Segurana


Desenvolver Almada Mais como espao de cultura, integrao e solidariedade, frtil no intercmbio geracional, social e cultural, promotora da aco solidria, com amplas respostas sociais aos grupos mais vulnerveis, que apoia a aco criativa dos agentes locais, fomenta as actividades artsticas e polariza as indstrias culturais. Desenvolver Almada Mais como Concelho de estilos de vida saudveis, com oportunidades de desporto e cultura para todos, incentivadora do associativismo, histrico agente e recurso fundamental da edificao de uma terra multicultural, territrio de segurana e bem estar para todos.

6. Informao, Participao e Governana


Desenvolver Almada Mais como territrio de participao e de pleno envolvimento cvico, com uma governana eficiente e prxima dos ritmos e necessidades quotidianas dos cidados,

11

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
VISO ALMADA MAIS E EIXOS DE DESENVOLVIMENTO

facilitadora do amplo acesso informao - contedos e saberes -, promotora de uma cultura participativa e solidria, incentivadora do dilogo social nos processos de pensamento sobre a cidade, recursos fundamentais edificao de uma terra construda por todos e medida de todos.

7. Modernizao e Valorizao do Servio Pblico


Desenvolver Almada Mais como espao privilegiado de uma aco governativa que afirma o Poder Local Democrtico no contexto local, regional e global, que orienta a interveno local para a procura eficiente dos recursos naturais, para a boa e eficaz gesto pblica e para a solidez tcnica dos processos decisrios, pilares para a construo de um concelho sustentvel, solidrio e eco-eficiente.

12

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
VISO ALMADA MAIS E EIXOS DE DESENVOLVIMENTO

2. Linhas de Orientao Gerais


As Linhas de Orientao Gerais que agora se traam para um novo ciclo de quatro anos, constituem-se como orientao estratgica para os diferentes servios municipais, dando lugar em cada ano do ciclo autrquico a orientaes operacionais especficas para a actividade e interveno de cada servio.

Eixo 1
Renovao Urbana e Desenvolvimento Scio-econmico

1.1
Concluir o processo de reviso do Plano Director Municipal com base na mais ampla participao da comunidade e actores pblicos e privados, no quadro dos Objectivos Estratgicos de Desenvolvimento a fixar para o Concelho, da avaliao ambiental estratgica e dos instrumentos de planeamento de ordem superior. Assumir um modelo de planeamento e ordenamento territorial que integre a Estrutura Ecolgica Municipal, salvaguardando corredores e ligaes ecolgicas, e que assegure a transformao de zonas em situao de tendencial abandono, dando-lhes novos usos ambientalmente equilibrados.

1.2
Concluir e iniciar a gesto dos seguintes instrumentos gesto territorial: Plano de Pormenor de Cacilhas a partir da Viso Estratgica, fixada que est a localizao do interface multimodal; Plano de Pormenor do Almaraz e Plano de Pormenor do Ginjal, a partir do Estudo de Enquadramento Estratgico do Almaraz/Ginjal e da respectiva Viso Estratgica e Projectos-Motor; Santurio a Cristo-Rei/Seminrio de So Paulo e zona ribeirinha adjacente, a partir do respectivo Estudo de Enquadramento Estratgico; Cinco Planos de Pormenor da Costa da Trafaria, com base no respectivo Estudo de Enquadramento Estratgico aprovado e dos respectivos Projectos ncora; Almada Poente/Cidade Aberta, em articulao com o Instituto da Habitao e Reabilitao Urbana, a partir do Estudo Estratgico, j concludo e aprovado, e

13

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
LINHAS DE ORIENTAO GERAIS

respectiva Viso Estratgica e projectos-ncora associados (a Cidade ERASMUS, o Projecto ALMA Centro de Estudos e Documentao, entre outros); Estudo Urbanstico para o Rato / Laranjeiras e Plano de Pormenor do Chegadinho, tendo em vista a requalificao/renovao destes bairros.

1.3
Concluir o Estudo de Caracterizao e elaborar o Plano de Pormenor para a Fonte da Telha, em colaborao com o Ministrio do Ambiente e Ordenamento do Territrio, nos termos da candidatura aprovada no mbito do QREN, e subsequentemente pugnar pela sua requalificao e valorizao ambiental prevista no Plano de Aco para o Litoral 2007-2013.

1.4
Garantir o mximo apoio tcnico s associaes de proprietrios, incrementando e dinamizando os processos de reconverso de reas Urbanas de Gnese Ilegal (AUGI), no quadro de uma poltica baseada no princpio da equidade e justia social no tratamento dos cidados do Concelho, j traduzida em numerosos processos, e relevantes resultados no territrio concelhio.

1.5
Incrementar a Reabilitao Urbana essencialmente nos ncleos histricos, no mbito do Decreto-Lei 307/09 de 23 de Outubro, incentivando e apoiando os proprietrios. Dinamizar a Campanha de Sensibilizao para a Reabilitao Urbana Habitar Conservar, com vista conservao peridica obrigatria do parque habitacional privado nos termos do Regime Jurdico da Urbanizao e da Edificao.

1.6
Realizar e dinamizar o Prmio Municipal de Arquitectura "Cidade de Almada", tendo em vista a qualidade projectual e construtiva dos edifcios e dos espaos pblicos e da reabilitao do patrimnio edificado, promovendo o empenhamento de todos os actores do processo de construo da cidade e assegurando a visibilidade e reconhecimento pblico das boas prticas que se pretende ver multiplicadas.

1.7
Assegurar a gesto do Plano de Urbanizao Almada Nascente, Cidade da gua e contribuir activamente para a sua execuo, integrando a futura Sociedade Executora Local do Projecto do Arco Ribeirinho Sul.

1.8

14

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
LINHAS DE ORIENTAO GERAIS

Contribuir e intervir para o cumprimento integral do Plano de Desenvolvimento Estratgico do POLIS/Costa da Caparica, no que se refere aos investimentos directos e aos investimentos complementares.

1.9
Concretizar o Plano Estratgico de Valorizao e Desenvolvimento do Turismo em parceria com os agentes tursticos, constituindo e dinamizando a Plataforma de Actores e promovendo a elaborao e a execuo partilhada do respectivo Plano Plurianual de Aco.

1.10
Promover e dinamizar, com base em estudos de natureza estratgica realizados ou a realizar, os trs eixos territoriais de excelncia, a Cidade Fluvial, na rea urbana consolidada, a Cidade Ocenica, da Trafaria Costa da Caparica e a Cidade dos Vales, na Charneca da Caparica - Sobreda.

1.11
Afirmar Almada como concelho polinucleado, consolidando e dinamizando a criao de novos Centros Cvicos e espaos para actividades econmicas geradoras de emprego e de vida social, designadamente o Centro Cvico e Tercirio na Cova da Piedade e o Centro Multiusos e de Conhecimento O Planetsio, na Cidade dos Vales (Charneca/Sobreda).

1.12
Garantir o apoio promoo do Comrcio Tradicional em geral e ao Programa Estratgico para a Promoo do Centro da Cidade, concretizando e/ou cooperando com a Associao de Comerciante e os comerciantes na concretizao de projectos, nomeadamente de Dinamizao Scio-Cultural, Animao Urbana, Directrio Comercial, Feira de Objectos Inovadores, Interactividade a Cu Aberto, entre outros. Manter a iseno da derrama para as pequenas empresas.

1.13
Desenvolver um programa de valorizao e promoo da Rede de Mercados Municipais, para melhorar a sua atractividade e competitividade. Assegurar o desenvolvimento do novo Mercado Municipal da Costa associado ao programa POLIS, nas fases de projecto, construo e instalao.

1.14
Contribuir para reforar o Plo Tecnolgico e de Empresas de Inovao, Madan Parque, potenciando o crescimento das reas profissionais ligadas ao ensino superior, investigao e s novas tecnologias.

15

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
LINHAS DE ORIENTAO GERAIS

1.15
Incentivar a fixao de novas empresas e actividades no Concelho, designadamente atravs da iseno em 100% da taxa de urbanizao para empresas de base tecnolgica e da iseno em 80% da taxa de urbanizao para novos empreendimentos tursticos e novas indstrias.

1.16
Potenciar a actividade das Agncias de Desenvolvimento, nomeadamente ao nvel da formao profissional e do apoio criao de micro-empresas.

1.17
Pugnar pela qualificao e valorizao da actividade piscatria tradicional sedeada no Concelho.

1.18
Desenvolver os projectos integrados no Programa POLIS XXI Projectos de Regenerao Urbana do Quadro de Referncia Estratgica Nacional (QREN) de acordo com as respectivas candidaturas: Projecto Almada Laboratrio de Ideias, que integra os sub-projectos Miradouros Virtuais, Interactividade a Cu Aberto, Territrios Criativos e Revitalizao Urbana, Feira de Objectos Inovadores e Inovar para Potenciar, em parceria com a FCT/ NL, Madan Parque de Cincia, Nova Almada Velha; Projecto Revitalizao de Almada Velha de Novo Centro, que integra os subprojectos Centro de Interpretao de Almada Velha, Ncleo Museolgico sobre a Actividade Filarmnica, Instalao da Universidade Snior de Almada, Quarteiro das Artes, Dinamizao Scio-Cultural de Almada Velha, Instalao do Gabinete de Apoio Criao de Empresas e Captao de Investimento (GACECI), Promoo de Almada Velha e Dinamizao do Comrcio Tradicional (Promoo e Formao), Escola de Msica, Biblioteca e Centro de Dana de Almada, Renovao da Unidade Educativa do Castelo, Requalificao e Restauro do Retbulo da Igreja da Misericrdia, Instalao do Carrilho de 4 oitavas na Torre do Seminrio de So Paulo, Qualificao da Rua Capito Leito, em parceria com a AIRFA - Academia Almadense, Seminrio de S. Paulo, AIPICA - Associao das Iniciativas Populares para a Infncia do Concelho de Almada, Santa Casa da Misericrdia Almada, Nova Almada Velha Agncia de Desenvolvimento Local; Concretizar o Projecto Revitalizao da Frente Ribeirinha, que integra os subprojectos Requalificao da Rua Cndido dos Reis, Reabilitao do Museu Naval, Tratamento do Passeio Ribeirinho de Cacilhas ao Olho de Boi, Programa de Animao do Passeio Ribeirinho, Apoio Prtica da Actividade Nutica, Consolidao da Escarpa Ribeirinha, Instalao de um Ncleo de Indstrias 16

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
LINHAS DE ORIENTAO GERAIS

Criativas, em parceria com a ACOME - Associao Cultural o Mundo do Espectculo, Clube Nutico de Almada, Piajio Associao Cultural, Teatro Extremo; Projecto Almada Poente Regenerao para uma Nova Centralidade, que integra os sub-projectos Piscina Municipal, Biblioteca Municipal, Apoio Fixao de Actividade Econmicas, Reabilitao dos Espaos Exteriores do Bairro Amarelo, Construo do Parque Urbano do Fris, e Reabilitao do Parque Filipa Dgua, Tratamento dos Espaos Exteriores do Parque Filipa Dgua, Renovao das Instalaes do Clube Recreativo Unio Raposense, Relocalizao do Centro de Apoio Porta Amiga (AMI), Criao de Espaos Multiusos para Apoio Comunidade, Projecto de Dinamizao Cultural e Recreativa do Bairro, Projecto Mos na Bola do Caparica Atltico Clube, em parceria com a AIPICA - Associao das Iniciativas Populares para a Infncia do Concelho de Almada, AMI - Associao Mdica Internacional, IHRU - Instituto da Habitao e Reabilitao Urbana, CRUR - Clube Recreativo Unio Raposense, Junta Freguesia Caparica, Santa Casa da Misericrdia Almada. Projecto Forte da Trafaria Centro Tcnico e Cientfico de Artes Culinrias e EnoGastronomia, com a Requalificao e Reconverso do Forte da Trafaria e a Instalao do Centro Tcnico e Cientfico em Artes Culinrias e Eno-Gastronomia, em parceria com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (em apreciao). Projecto Almada Poente Equipamentos para a Coeso Socio-Territorial que integra os sub-projectos Unidade de Cuidados Continuados, Casa Municipal de Juventude Centro de Empreendedorismo Juvenil, Qualificao dos Equipamentos de Apoio Comunitrio do Bairro Branco, Reabilitao de Espaos Exteriores do Bairro Rosa e Bairro Branco, Construo do Jardim da Bela Vista, Dinamizao ScioCultural e Recreativa do Bairro do Matadouro, um bairro com vida melhor, em parceria com a Associao de Moradores do Bairro do Matadouro, Centro Paroquial de Cristo-Rei, Santa Casa da Misericrdia, Junta de Freguesia do Pragal e Fbrica da Igreja Paroquial de So Francisco Xavier da Caparica (em apreciao).

1.19
Assegurar a elaborao de novos dossiers de candidatura aos Fundos Comunitrios do Quadro de Referncia Estratgico Nacional (QREN) e a outros programas europeus de co-financiamento.

1.20
Interceder junto do Governo, tendo em vista: A reconverso e valorizao Ambiental da Fonte da Telha de acordo com o Plano de Aco para o Litoral 2007-2013 do Ministrio do Ambiente;

17

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
LINHAS DE ORIENTAO GERAIS

A recuperao e reutilizao numa perspectiva de desenvolvimento do turismo, do Castelo de Almada, Olho de Boi, Lazareto, Forte de Alpenas e Torre Velha; A recusa da transformao da Trafaria em terminal de contentores da APL; O futuro dos Silos da Trafaria equacionando-o no quadro dos projectos ncora do Estudo de Enquadramento Estratgico da Costa da Trafaria; A considerao da rea compreendida entre a Costa da Trafaria e a Fonte da Telha como rea de potencial interesse nacional, atendendo aos Estudos Estratgicos e Projectos ncora desenvolvidos para este territrio.

18

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
LINHAS DE ORIENTAO GERAIS

Eixo 2
Ambiente, Biodiversidade e Energia

2.1
Desenvolver o processo Agenda Local 21 de Almada (Almada 21), luz das mais recentes estratgias nacionais e internacionais no domnio da sustentabilidade, monitorizando o conjunto de indicadores que lhe esto associados, contemplando novos descritores relevantes para a qualidade de vida em meio urbano e a sua incluso no Barmetro Ambiental de Almada.

2.2
Desenvolver a componente de mitigao da Estratgia Local para as Alteraes Climticas de Almada (ELAC), no quadro do Pacto dos Autarcas subscrito pelo Municpio de Almada e das metas de reduo a preconizadas. Garantir a manuteno do Observatrio Local das Emisses de Gases com Efeito de Estufa a partir da matriz energtica, para definio de medidas de reduo das emisses.

2.3
Desenvolver a componente de adaptao da Estratgia Local para as Alteraes Climticas atravs da avaliao de vulnerabilidades do territrio, e da elaborao de Mapas de Risco a integrar em instrumentos de planeamento urbanstico.

2.4
Prosseguir a inventariao das comunidades biolgicas de Almada, atravs da realizao de estudos de biodiversidade, caracterizao da fauna e flora e da avaliao da qualidade ambiental por biomonitores, dando especial nfase monitorizao da qualidade ecolgica da frente ribeirinha e atlntica e desenvolvendo o projecto BioMonit (Monitorizao Ecolgica do Esturio do Tejo na Frente Ribeirinha Sul).

2.5
Desenvolver um Plano de Aco Local para a Biodiversidade, que diagnostique os condicionantes diversidade biolgica em Almada, bem como as estratgias locais para a sua promoo, privilegiando o estabelecimento de parcerias com redes internacionais e actores locais, assim como com entidades nacionais com responsabilidades ambientais neste domnio.

19

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
LINHAS DE ORIENTAO GERAIS

2.6
Diligenciar a criao de um viveiro de plantas dunares como fonte de material biolgico para apoio a iniciativas de renaturalizao de dunas costeiras litorais e preveno da eroso costeira.

2.7
Fomentar as funes agrcolas do territrio, desenvolvendo uma proposta de Rede de Parques Agrcolas Urbanos a partir da Estrutura Ecolgica Municipal, que incentive prticas agrcolas ambientalmente sustentveis e revalorize o espao rural.

2.8
Desenvolver o projecto Quinta Biolgica de Almada, a partir de estudos j concludos de capacidade produtiva dos solos. Equipamento que dever aliar a vocao de explorao agrcola com a de demonstrao de tecnologias de utilizao racional de energia e de energias renovveis. Utilizar critrios de eficincia energtica e ambiental (classe A++) e avaliar a possibilidade de instalao de sistemas de micro-gerao na concepo da Casa da Quinta e respectivas dependncias agrcolas, que devero constituir a Casa da Energia.

2.9
Prosseguir a ampliao e gesto da Rede de Parques e Jardins Municipais, privilegiando a plantao de espcies nativas, com menores exigncias de manuteno e maior potencial de promoo da biodiversidade, e assegurando de forma criteriosa a instalao e renovao dos equipamentos e mobilirio urbano. Promover e diligenciar a concretizao, nomeadamente, do Jardim Urbano do Monte de Caparica, Parque Jardim Urbano da Trafaria, Parque Jardim Urbano do Pragal, Jardim da Bela Vista, Parque Urbano do Fris.

2.10
Conceber o Sistema Integrado de Parques Verdes no eixo territorial da Cidade dos Vales, vocacionado para Desportos de Natureza e Eco-Turismo, assente na Estrutura Ecolgica Municipal e conectado por corredores verdes e linhas de gua, com valncias pedonais e ciclveis, que constitua uma reserva gentica do potencial ecolgico de Almada.

2.11
Manter, qualificar e ampliar os espaos verdes de enquadramento, de recreio e lazer, assegurando padres de conservao de boa qualidade e solues ambientalmente sustentveis.

20

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
LINHAS DE ORIENTAO GERAIS

Reforar o nmero de rvores e reas verdes com a plantao de espcies autctones, adaptadas s condies edafo-climticas e com menores exigncias de manuteno, promovendo sempre que possvel a formao de corredores verdes integrados no espao urbano.

2.12
Implementar o Plano de Recolha de RSU e Limpeza Pblica, aperfeioando e adequando os sistemas de limpeza, atravs do reforo e modernizao dos equipamentos operacionais e da optimizao de modelos de gesto que respondam com eficincia e eficcia ao objectivo de manuteno da qualidade do espao pblico.

2.13
Desenvolver uma Rede Municipal de Olees, para recolha e encaminhamento de leos alimentares, tendo em vista a sua valorizao energtica e transformao em biocombustveis.

2.14
Operacionalizar a Estratgia Local de Educao e Sensibilizao para a Sustentabilidade, atravs da realizao de aces, projectos e campanhas, que motivem e mobilizem a comunidade para temas como a salvaguarda do patrimnio natural, o consumo sustentvel, a eficincia energtica, o uso de energias renovveis, a reciclagem de resduos, a mobilidade sustentvel, a agricultura urbana, as alteraes climticas e outros indicadores de sustentabilidade.

2.15
Alargar e dinamizar os recursos locais de educao para a sustentabilidade junto da comunidade educativa e da populao em geral, enquanto plos de divulgao, informao, interpretao, formao e participao. Desenvolver o conceito Planetsio, um recurso educativo no domnio das alteraes climticas a instalar num edifcio carbono zero, demonstrativo das melhores tecnologias de eficincia energtica e de aproveitamento de energias renovveis.

2.16
Diligenciar a classificao do Centro de Monitorizao e de Interpretao Ambiental, CMIA, como Centro Azul previsto no Programa Bandeira Azul da Europa, orientado para a monitorizao, interpretao e conhecimento do litoral do Concelho de Almada.

2.17
Desencadear e diligenciar o processo de obteno da classificao de Geo-Monumento para o corte geolgico situado junto ao monumento ao Cristo-Rei, inscrito na Carta

21

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
LINHAS DE ORIENTAO GERAIS

Geolgica de Almada, e identificar os critrios nacionais e internacionais com vista classificao da Arriba Fssil Atlntica.

2.18
Dar continuidade ao Projecto Agenda 21 da Criana Queres ajudar a mudar o mundo? Comea por Almada, nas vertentes A Mensagem e Em Aco, assegurando o desenvolvimento anual de materiais resultantes do trabalho desenvolvido pelas escolas participantes nos Fruns da Criana. Alargar o projecto populao juvenil.

2.19
Assegurar a realizao de processos de avaliao de impacte ambiental e de avaliao ambiental estratgica de projectos e de planos municipais de ordenamento do territrio.

2.20
Afirmar a Agncia Municipal de Energia de Almada, AGENEAL, como Frum Local da Energia, para reflexo das questes energticas e alteraes climticas e procura de solues inovadoras para a promoo da eficincia energtica e mitigao das emisses de gases com efeito de estufa, valorizando aces como o Programa Almada Solar e os edifcios carbono zero ou de baixo carbono.

22

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
LINHAS DE ORIENTAO GERAIS

Eixo 3
Mobilidade Urbana, Acessibilidades e Espao Pblico

3.1
Avaliar e aprofundar o Plano de Mobilidade Acessibilidades 21, e alarg-lo a todo o Concelho, para garantir deslocaes urbanas mais eficientes e sustentveis, incidindo prioritariamente na segurana e fluidez da circulao, gesto do estacionamento e articulao entre os diferentes modos de transporte. Contribuir para a elaborao do Plano Metropolitano de Deslocaes Urbanas, no mbito da participao do Municpio na Autoridade Metropolitana de Transportes.

3.2
Introduzir em Almada Centro a carreira de transporte urbano flexvel FLEXIBUS, a partir de estudos tcnicos de procura e explorao, que ir garantir ligaes rpidas, confortveis e dedicadas a servios bsicos, parques de estacionamento, interfaces de transporte pblico ou Rede do Metro Sul do Tejo.

3.3
Desenvolver a Rede de Estacionamento, alargando a oferta de parques de estacionamento de uso pblico, adoptando nos parques municipais regulamentos e tarifrios adequados sua funo e integrando um sistema de eco-parking que promova os veculos elctricos e hbridos.

3.4
Manter um acompanhamento prximo do funcionamento do MST, contribuindo de forma pr-activa para adequar os nveis de servio s necessidades dos cidados. Pugnar pela extenso do Metro Sul do Tejo Costa da Caparica (1 fase - a curto prazo) e a Almada Nascente Cidade da gua, no mbito do projecto do Arco Ribeirinho Sul.

3.5
Fomentar a utilizao quotidiana da bicicleta e de outros modos suaves atravs da concretizao faseada da Rede Ciclvel de Almada, da pedonalizao de zonas urbanas, garantindo deslocaes seguras, eficazes e confortveis, e da realizao de aces de promoo da bicicleta, que restituam a sua imagem atraente e moderna.

3.6
Assegurar a conservao sistemtica da rede viria municipal, da rede ciclvel e dos espaos pblicos e a regularizao dos eixos prioritrios de circulao em reas de 23

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
LINHAS DE ORIENTAO GERAIS

reconverso, bem como um programa plurianual de qualificao de pavimentos e sinalizao de vias em todo o concelho.

3.7
Acompanhar a concretizao do IC32 e da ER 377-2 e desenvolver o projecto para o eixo secundrio de ligao do Giramar a Vale Figueira.

3.8
Assegurar a concretizao da via de ligao do Alto do ndio ao IC32, nos termos de protocolo em vigor com particulares, e pugnar pela execuo das vias Bantica/Porto Brando e Porto Brando/Costas de Co, conforme protocolo estabelecido com a APL.

3.9
Contribuir para a execuo das vias perifricas da Aroeira pelos proprietrios, nos termos dos respectivos protocolos, por aplicao directa em obra da respectiva taxa de comparticipao nas infra-estruturas e pela elaborao dos respectivos projectos.

3.10
Dinamizar a interveno da Comisso Municipal de Trnsito e Transportes, a fim de contribuir para a segurana e fluidez da circulao e estacionamento, incrementar a transferncia modal para o transporte pblico, contribuir para a sua qualificao, e promover a reduo da intensidade carbnica nas deslocaes urbanas.

3.11
Dinamizar a criao da Casa da Mobilidade de Almada, a desenvolver em articulao com operadores de transportes e outros parceiros locais, como plo integrador das valncias de gesto, monitorizao, informao e centro avanado de mediao da mobilidade urbana em Almada.

3.12
Desenvolver um Plano Municipal de Mobilidade Elctrica, no quadro da participao do Municpio de Almada na Rede Piloto de Mobilidade Elctrica MOBI-E, para definio e implantao de uma rede concelhia de Pontos de Recarga para Veculos Elctricos.

3.13
Prosseguir com o projecto transversal de valorizao da imagem urbana e do concelho, nas suas diferentes dimenses, envolvendo e sensibilizando a populao, instituies e entidades locais para a qualificao do espao pblico. Assegurar a concretizao do programa bianual de pinturas de muros, bancos, pilaretes e corrimos, em cooperao com as Juntas de Freguesia.

24

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
LINHAS DE ORIENTAO GERAIS

3.14
Desenvolver um programa de qualificao dos espaos pblicos exteriores do Concelho, potenciando a sua atractividade. Concretizar designadamente os seguintes projectos de requalificao: Rua Cndido dos Reis, Rua Capito Leito, Rua Alfredo Cunha, Rua dos Trabalhadores Rurais, espao envolvente Escola da Alembrana. Assegurar as condies para a reconverso em via urbana da ex-Estrada Nacional 377 na Charneca, com a entrada em funcionamento do IC-32.

3.15
Manter e divulgar o patrimnio de Arte Pblica do Concelho, participando na Rede Temtica PAUDO (Public Art and Urban Design Observatory) e consolidando o Observatrio de Design Urbano e o projecto "Museu Europeu Virtual de Arte Pblica". Concretizar o Busto do Dr. Louro na Costa da Caparica, os Monumentos Multiculturalidade, ao Professor Educador, e Resistncia ao Fascismo, no mbito do programa concelhio de qualificao dos espaos pblicos.

3.16
Desenvolver o Projecto Municipal de Sinaltica, para promover a legibilidade e usufruto da cidade.

3.17
Interceder junto do Governo, tendo em vista: A criao de ns de distribuio na A2, entre Almada e Fogueteiro e a sua ligao ao IC 32; A ligao rodoviria Bantica/Porto Brando e Costas de Co; A nova estao ferroviria em Vale Flores; A extenso do Metro Sul do Tejo Costa da Caparica, o estacionamento e transporte Fonte da Telha, e o Comboio de Praia, no mbito do POLIS; O novo terminal fluvial da Trafaria articulando-se com o IC 32, e com a futura extenso do Metro Sul do Tejo Trafaria; A extenso do Metro Sul do Tejo Trafaria e a Almada Nascente Cidade da gua e pela futura expanso Charneca de Caparica.

25

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
LINHAS DE ORIENTAO GERAIS

Eixo 4
Educao, Formao, Conhecimento e Juventude

4.1
Prosseguir o programa municipal de aco social escolar, dirigido s famlias e alunos carenciados, do 1 ciclo e do pr-escolar, garantindo o fornecimento dirio de refeies, o apoio na compra de manuais escolares e dando uma especial ateno interveno educativa integrada em zonas socialmente mais desfavorecidas.

4.2
Manter um sistema de transportes escolares abrangendo todo o Concelho e o funcionamento de um transporte adaptado para alunos com problemas de mobilidade, contribuindo para o acesso de todos escolaridade bsica.

4.3
Proceder avaliao e reviso da Carta Educativa Municipal, monitorizando as necessidades e projectando o investimento no parque escolar a curto, mdio e longo prazo, no sentido de garantir a escola a tempo inteiro em todo o Concelho. Dar especial ateno ao alargamento da oferta pr-escolar e s zonas com maior crescimento demogrfico, assegurando a construo, nomeadamente, da 2 fase da EB1/JI Louro Artur, de uma nova EB1/JI na Charneca da Caparica, e de Jardins de Infncia nas EB1 do Feij n. 1, Laranjeiro n. 2 e n. 3 e Cata-ventos de Paz.

4.4
Prosseguir com o programa de recuperao, beneficiao e refuncionalizao do parque escolar, ajustando, gradualmente, os antigos edifcios escolares s exigncias das actuais prticas educativas.

4.5
Desenvolver o Plano de Aco Cultural, incentivando a inovao pedaggica e favorecendo a ligao da escola comunidade, contribuindo para uma aco educativa territorializada que tenha em conta, os valores, as tradies, as realidades sociais e ambientais e que fomente a educao para a cidadania.

4.6
Dinamizar e assegurar programas de apoio s famlias na educao pr-escolar, e de enriquecimento curricular no 1 ciclo, promovendo o tempo escolar prolongado.

26

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
LINHAS DE ORIENTAO GERAIS

4.7
Assegurar a instalao da Universidade Snior de Almada em parceria com a Associao de Professores do Concelho de Almada. Apoiar e desenvolver planos de formao e de educao ao longo da vida visando incentivar a escolaridade prolongada e qualificante.

4.8
Prosseguir e aprofundar a ligao e colaborao entre a aco governativa local e a actividade educativa, formativa e de investigao das Escolas e Faculdades que constituem o Plo de Ensino Universitrio e Politcnico, com vista ao desenvolvimento de Almada como Cidade do Conhecimento. Neste quadro lanar o Prmio de Investigao Cidade de Almada e incentivar a mobilidade dos estudantes europeus afirmando Almada como Cidade Erasmus.

4.9
Desenvolver o projecto Comunidade de Conhecimento e Inovao, Cidades Inteligentes, em ligao com Instituies Acadmicas, de Investigao e Empresariais.

4.10
Contribuir para a criao, em parceria, do Centro Tcnico e Cientfico de Artes Culinrias e Enogastronomia. Manter e alargar os Ncleos de Formao da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril j existentes.

4.11
Aprofundar processos de trabalho articulado entre a gesto municipal do sistema educativo e a aco dos agentes e experincias educativas locais. Garantir o funcionamento regular do Conselho Municipal de Educao, e promover a criao do Observatrio Local de Educao.

4.12
Consolidar Almada Cidade Educadora como Concelho de amplas e diversificadas ofertas educativas, formais, informais e de segunda oportunidade, promotora de uma cultura de escolaridade prolongada e qualificante.

4.13
Aprofundar e alargar os programas e as actividades das Casas Municipais da Juventude, enquanto centros de encontro, de criatividade, de formao e de animao para a populao juvenil, visando a criao de oportunidades para a juventude nomeadamente nos domnios da actividade desportiva, da educao e formao, da criao e fruio cultural, e do empreendedorismo.

27

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
LINHAS DE ORIENTAO GERAIS

4.14
Alargar a Rede de infra-estruturas juvenis com uma nova Casa Municipal de Juventude e Centro de Empreendedorismo Juvenil em Almada Poente, e com equipamentos ldicos e desportivos nomeadamente Skates Parques.

4.15
Incentivar a criao e a produo artstica e cultural dos jovens e dos grupos juvenis, atravs dos vrios dispositivos municipais bem como iniciativas empresariais de jovens, em articulao com entidades educativas, associativas ou empresariais.

4.16
Incentivar a aco juvenil orientada para a excelncia no campo da Educao, Cultura, Desporto, Solidariedade, distinguindo e promovendo competncias designadamente atravs da promoo do concurso Jovens Talentos.

4.17
Incentivar a interveno cvica e criativa dos jovens na vida da cidade e na qualificao do espao pblico, em articulao com as escolas e organizaes juvenis, apoiando projectos de natureza social e artstica, nomeadamente, no domnio do voluntariado Bombeiro por um Dia, e da arte urbana informal Concursos de Graffiti.

4.18
Incentivar a fixao de populao jovem nas zonas histricas, dinamizando polticas de habitao no mbito da reabilitao urbana (Decreto-Lei n 307/2009, de 23 de Outubro).

4.19
Intervir junto do Governo, tendo em vista: - A construo da Escola Bsica 2, 3 e da Escola Secundria na Charneca da Caparica; - A construo de Pavilho na Escola Francisco Simes, no Laranjeiro e de instalaes desportivas cobertas na Escola Conceio e Silva na Cova da Piedade; - A qualificao das instalaes das Escolas Bsicas Conceio e Silva e dos Segundo e Terceiro Ciclos do Ensino Bsico na Trafaria.

28

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
LINHAS DE ORIENTAO GERAIS

Eixo 5
Cultura, Desporto, Solidariedade e Segurana

5.1
Preservar o patrimnio material e imaterial do concelho, continuando o trabalho de estudo, salvaguarda, recuperao, e divulgao, designadamente do patrimnio natural, paisagstico, edificado, arqueolgico, documental e cultural.

5.2
Alargar a rede de equipamentos municipais de cultura, levando a cabo o projecto e a construo da nova Biblioteca no Parque do Fris/Caparica, do Ncleo Museolgico da Msica e do Centro de Interpretao de Almada Velha e a nova Galeria de Arte na Costa da Caparica. Acompanhar no mbito do Programa Polis, o processo de reconverso do Mercado da Costa em equipamento cultural e a Biblioteca BM2 ao nvel do projecto.

5.3
Assegurar o funcionamento e a oferta cultural regular nos Teatros e na rede de equipamentos culturais em geral, nomeadamente na Rede Museolgica Municipal atravs da organizao de exposies e actividades complementares para os vrios pblicos alvo, em particular para a comunidade educativa.

5.4
Promover e incentivar a aco dos criadores nas vrias reas de expresso artstica designadamente nos campos da literatura, do jornalismo e da msica, com os Prmios Literrios, Cidade de Almada, Poesia e Fico, Maria Rosa Colao, Prmio de Jornalismo, Festival Cantar Abril e Concurso de Msica Moderna.

5.5
Consolidar Almada como Centro de Eventos Culturais de nvel nacional e internacional, promovendo a realizao de grandes eventos nas reas do Teatro, da Dana e da Msica.

5.6
Promover Almada como territrio da cultura e da criatividade, mantendo um apoio regular e sistemtico aos projectos de criao e de produo, nas diferentes reas artsticas e culturais.

29

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
LINHAS DE ORIENTAO GERAIS

Levar a cabo o projecto e a construo do Quarteiro das Artes, dinamizar a criao do Ncleo de Indstrias Criativas na zona ribeirinha, da Escola de Msica e Centro de Dana na Academia Almadense, bem como a introduo do carrilho de 4 oitavas no Seminrio de Almada.

5.7
Manter o apoio cultura popular e tradicional e s actividades de animao urbana. Assegurar, nomeadamente, a dinamizao scio-cultural e recreativa de Almada Centro, a promoo do Programa de Animao do Passeio Ribeirinho, e contribuir para a dinamizao cultural e recreativa da Cidade Aberta (Almada Poente). Desenvolver programas festivos nas datas com significado colectivo e comunitrio, designadamente, as Festas dos Santos Populares, o Carnaval, o Natal e o Ano Novo.

5.8
Alargar a Rede de Infra-estruturas Desportivas Municipais, levando a cabo o projecto e a construo da Piscina no Parque do Fris/Caparica e diligenciando em parceria com a Administrao Central, a instalao do Centro de Alto Rendimento do Surf. Acompanhar, no mbito do Programa Polis, o processo do novo Complexo de Desportos do Grupo Desportivo dos Pescadores.

5.9
Assegurar as condies de funcionamento do Estdio Municipal Jos Martins Vieira e dos Pavilhes Desportivos Municipais no quadro dos acordos de Gesto em vigor, por forma a alargar as ofertas para a actividade desportiva de cariz associativo, nas diversas modalidades.

5.10
Assegurar, com exigncias de qualidade, os servios desportivos municipais, mantendo uma ampla oferta dirigida a um pblico-alvo alargado e aumentando o acesso s prticas desportivas e do exerccio fsico.

5.11
Apoiar e promover o amplo acesso s prticas desportivas e actividade fsica regular, atravs do desenvolvimento de programas de estmulo s prticas desportivas e do exerccio fsico como instrumento de promoo da sade.

30

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
LINHAS DE ORIENTAO GERAIS

Incentivar o acesso s prticas desportivas e actividade fsica das crianas e jovens, atravs de actividades especficas, em particular do Programa Municipal das Escolinhas do Desporto, envolvendo os Clubes e Associaes locais.

5.12
Apoiar o movimento associativo desportivo nos programas de expanso, beneficiao e modernizao das suas instalaes e nos seus projectos de fomento e desenvolvimento desportivo. Assegurar, em articulao com os clubes e agentes desportivos locais ou nacionais, a realizao de eventos e acontecimentos desportivos de relevncia local ou nacional.

5.13
Potenciar o desporto e a actividade fsica, como um meio privilegiado de desenvolvimento e incluso social das populaes com necessidades especficas, nomeadamente, os cidados idosos e as pessoas portadoras de deficincias, desenvolvendo programas e actividades adaptadas.

5.14
Assegurar a implementao do Plano de Desenvolvimento Social do Concelho de Almada, enquanto instrumento estratgico de combate pobreza e excluso social e da promoo da igualdade de oportunidades entre cidados. Dar especial ateno, no quadro dos projectos estruturantes da PDS, s famlias com dificuldades, formao e integrao de jovens na vida activa, a programas de ocupao formativa dos tempos livres dos jovens e apoio aos imigrantes.

5.15
Aprofundar as metodologias de trabalho integrado entre os agentes sociais dinamizando, no quadro do Conselho Local de Aco Social de Almada (CLASA), o funcionamento das Comisses Sociais de Freguesia, promovendo em todo o territrio concelhio um modelo de interveno social articulado ajustado s realidades e necessidades locais. Participar na qualidade de entidade promotora e de parceiro na implementao do Contrato Local de Desenvolvimento para o Laranjeiro/Feij.

5.16
Desenvolver no Ano Europeu da Luta Contra a Pobreza e a Excluso Social - 2010, projectos de parceria no mbito da Rede Social, nomeadamente um programa de

31

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
LINHAS DE ORIENTAO GERAIS

sensibilizao da opinio pblica e de formao especfica para agentes da interveno local.

5.17
Apoiar, no quadro de aco do Conselho Local de Aco Social de Almada (CLASA) a implementao de um programa local integrado na Estratgia Nacional para as Pessoas Sem-Abrigo, em articulao com as instituies que operam nesta rea de interveno.

5.18
Aprofundar o apoio aos cidados imigrantes, atravs de projectos das suas associaes e em articulao com os organismos que operam nesta rea, e contribuir para o funcionamento dos Centros Locais de Apoio a Imigrantes, no mbito da Rede Social.

5.19
Apoiar a construo de Creches, Lares para a 3 idade e Residncias para Cidados Deficientes, empenhando-se o Municpio, complementarmente Administrao Central, no alargamento da rede de infra-estruturas de apoio social, designadamente no mbito do Programa PARES, assegurando nomeadamente a concretizao de todos os acordos j celebrados.

5.20
Contribuir para o desenvolvimento da Rede Concelhia de Centros de Cuidados Continuados de Sade e do Centro de Reabilitao Cardaca, apoiando os projectos da iniciativa das instituies locais.

5.21
Dinamizar, enquanto parceiros, o funcionamento dos Grupos Concelhios da Deficincia e dos Idosos, no sentido de promover a articulao da rede de respostas j existentes, a dinamizao de novas respostas a estas populaes vulnerveis e suas famlias, e contribuir para o seu bem-estar social. Dinamizar, enquanto parceiros, o funcionamento do Grupo Concelhio de Interveno na rea da Toxicodependncia, promovendo a articulao dos servios e instituies locais com vista ampliao das respostas localmente disponveis. Participar no Ncleo Local de Insero colaborando e contribuindo para a aplicao das medidas do rendimento social de insero no concelho.

32

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
LINHAS DE ORIENTAO GERAIS

5.22
Manter e aprofundar as relaes internacionais no mbito das Geminaes, dos Acordos e Pactos internacionais em diferentes reas designadamente, nas reas da solidariedade, da educao, da cultura e do desporto.

5.23
Apoiar as Instituies Sociais e Associaes culturais complementarmente Administrao Central, prosseguindo o programa de construo, requalificao e refuncionalizao dos recursos fsicos e materiais, da iniciativa das respectivas organizaes.

5.24
Concretizar o Plano Plurianual de conservao do Parque Habitacional do Municpio, a conservao regular da responsabilidade do senhorio (Cmara) e assegurar a qualificao das reas urbanas envolventes. Dinamizar o funcionamento da mesa Interinstitucional de Dilogo e Cooperao, tendo em vista a gesto integrada do parque de habitao social. Prosseguir o Programa Especial de Realojamento, designadamente, em execuo do contrato celebrado com o Movimento Cooperativo.

5.25
Assegurar o funcionamento do Conselho Municipal de Segurana dos Cidados de Almada e garantir a actualizao regular do Observatrio de Segurana.

5.26
Manter o apoio s Corporaes de Bombeiros Voluntrios do Concelho, tendo em vista a preveno do risco, o socorro, a segurana de pessoas e bens, e o bem-estar das populaes.

5.27
Consolidar e desenvolver o Servio Municipal de Proteco Civil no quadro das competncias municipais, nomeadamente ao nvel dos recursos e dos Planos de Preveno e de Emergncia.

5.28
Interceder junto do Governo tendo em vista: a. Construo da Sede Social da Sociedade Filarmnica Unio Artstica Piedense; b. Construo do Centro de Arqueologia de Almada;

33

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
LINHAS DE ORIENTAO GERAIS

c. Construo da Sede e Pavilho do Centro de Cultura e Desporto do Pragal; d. Construo de Equipamento da Associao Amigos do Atletismo da Charneca da Caparica; e. A construo do novo Centro de Sade da Cova da Piedade; f. Construo do novo Centro de Sade da Costa da Caparica;

g. Construo do novo Centro de Sade de Cacilhas; h. Construo de novo Centro de Sade no Feij (para resolver o problema do Laranjeiro); i. A criao de novas instalaes para o Centro de Atendimento a Toxicodependentes; j. Construo do Centro de Cuidados Continuados da Liga dos Amigos do Hospital Garcia de Orta; k. Construo do Centro de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericrdia de Almada; l. Construo do Centro de Cuidados Continuados da Cooperativa Almadense de Solidariedade; m. A criao do Centro de Actividades Ocupacionais do GIRA - Grupo de Interveno e Reabilitao Activa; n. Construo do Centro Infantil da Costa da Caparica; l. Construo do Centro de Acolhimento para crianas em situao de risco; m. Centro de Apoio a Pessoas com Paralisia Cerebral da Associao de Paralisia Cerebral de Almada-Seixal; n. Construo do Posto da Guarda Nacional Republicana no Monte de Caparica/PIA.

34

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
LINHAS DE ORIENTAO GERAIS

Eixo 6
Informao, Participao e Governana

6.1
Aprofundar a poltica municipal no sentido da construo da Sociedade da Informao, do Conhecimento e da Participao, consolidando o exerccio pleno da liberdade, da tolerncia, da responsabilidade social e da cidadania, numa democracia consolidada.

6.2
Garantir uma ampla rede de servios, ferramentas e instrumentos de acesso informao, aprofundando designadamente o Projecto Almada Cidade Digital.

6.3
Prosseguir a utilizao das Tecnologias de Informao e Comunicao, proporcionando o amplo acesso s novas tecnologias, nas escolas e nos espaos municipais criados para o efeito.

6.4
Reforar o projecto Almada Informa, dotando-o de novos recursos tecnolgicos e desenvolvendo os vrios stios municipais com novos contedos e servios, que assegurem uma crescente e progressiva interactividade com os Cidados e o acesso permanente informao local e global.

6.5
Prosseguir a produo, edio e ampla divulgao de peridicos municipais generalistas e especficos, nas reas da Cultura, da Educao, da Juventude e do Ambiente, enquanto meios de comunicao ao servio de uma sociedade local informada e participativa.

6.6
Prosseguir a poltica de edio de publicaes temticas de interesse local para conhecimento da histria e realidade do Concelho, e outras publicaes especializadas de interesse para populao em geral e em especial para a comunidade educativa.

6.7
Publicar e divulgar informao, estudos e resultados de trabalhos e projectos versando os valores naturais do concelho, os indicadores ambientais, a promoo de

35

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
LINHAS DE ORIENTAO GERAIS

comportamentos mais sustentveis e os desafios e prticas de cidadania, de cariz eminentemente local, em diferentes suportes e meios comunicacionais.

6.8
Potenciar o projecto Almada Palavra Aberta, aprofundando e diversificando os mecanismos de participao, promovendo o reforo do envolvimento dos cidados, das entidades e das instituies locais na resoluo dos problemas do concelho e no processo de construo e avaliao da Estratgia Local de Desenvolvimento.

6.9
Fomentar a participao dos jovens na vida local designadamente atravs da sua interveno no mbito da Agenda Local 21 de Almada.

6.10
Operacionalizar e alargar o mbito dos Fruns 21 temticos, incluindo o Frum 21 da Criana (Parlamento dos Pequenos Deputados), o Frum Local da Energia e sesses pblicas, promovendo a participao activa e informada da comunidade e contribuindo para uma formao consentnea com os valores ambientais e sociais.

6.11
Prosseguir a consolidao de uma rede de recursos locais sustentveis que respondam no plano cultural, desportivo, da aco social e ambiental, entre outros, reforando a participao associativa dos cidados ao nvel da implementao de projectos relevantes para o Concelho.

6.12
Prosseguir a aco de mediao de conflitos de consumo e o desenvolvimento de aces educativas e formativas para o consumo informado e consciente, no mbito da poltica local de defesa dos consumidores.

6.13
Aprofundar a promoo do Concelho e das suas actividades, valorizando em especial as oportunidades de investimento, com destaque para o Plo Tecnolgico e de Empresas de Inovao, as reas de I&D e do Turismo.

6.14
Prosseguir o trabalho articulado entre a Cmara e as Juntas de Freguesia, aprofundando a reflexo/avaliao sobre descentralizao e cooperao, e sobre a interveno autrquica e do governo no Concelho.

36

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
LINHAS DE ORIENTAO GERAIS

6.15
Desenvolver um modelo de trabalho de permanente cooperao com Universidades e Escolas Superiores Politcnicas, Institutos Cientficos e Centros de Investigao, Associaes Empresariais, Juntas de Freguesia, Agentes Tursticos e Instituies Sociais do Concelho, tendo em vista a concretizao de projectos de transformao territorial e a promoo de aces integradas para o desenvolvimento local.

6.16
Aprofundar os modelos de trabalho em parceria com as Agncias de Desenvolvimento Local NovAlmadaVelha, ArribaTejo, Ageneal, e com o Madan Parque, enquanto espaos interinstitucionais privilegiados de cooperao e fomento do desenvolvimento local.

6.17
Concretizar as medidas preconizadas no mbito do Plano Estratgico de Valorizao e Desenvolvimento Turstico, assegurar a constituio da Plataforma de Actores no mbito da ArribaTejo Agncia de Desenvolvimento Local e concretizar um Plano Integrado de Aco plurianual.

6.18
Proceder elaborao de um regulamento de concesso de subsdios ao movimento associativo, bem como promover a elaborao d um relatrio anual de acompanhamento e avaliao da utilizao dos subsdios concedidos.

37

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
LINHAS DE ORIENTAO GERAIS

Eixo 7
Modernizao e Valorizao do Servio Pblico

7.1
Promover a participao activa do Municpio em redes, campanhas e parcerias nacionais e internacionais nos domnios do ambiente, sade (Cidades Saudveis), energia, mobilidade, cultura e educao, prosseguindo a capacitao tcnica, o apoio financeiro, a inovao e a afirmao de Almada no contexto local, regional e global.

7.2
Aprofundar e alargar a modernizao administrativa tendo em vista a melhoria contnua dos servios municipais, a sua eficincia, o reforo da sua eficcia, a agilizao processual, e a promoo da qualidade da prestao de servios aos cidados, apostando na elevao sistemtica dos padres de qualidade.

7.3
Qualificar e modernizar o atendimento municipal, atravs do Atendimento Municipal Multicanal, assente quer no conceito de Balco nico, quer de balces especializados e contact center, quer de servios on-line com pontos de Internet nas Freguesias, de forma a elevar os nveis de eficincia, celeridade e qualidade do servio pblico municipal. Prosseguir as diligncias em curso junto da Administrao Central para a instalao da Loja do Cidado em Almada, em parceria com o Municpio.

7.4
Avaliar, rever e alargar os regulamentos e normativos, tendo em vista a melhoria contnua dos servios prestados, quer ao nvel desburocratizao processual), quer dos resultados. das prticas (agilizao e

7.5
Promover o mais amplo conhecimento do conjunto de princpios e valores consignados na Carta tica da Administrao Pblica, e assegurar a implementao, controlo e monitorizao do Plano de Preveno de Riscos.

7.6
Promover a eco-eficincia dos processos e actividades municipais atravs da aplicao do sistema de gesto ambiental EMAS (Sistema Comunitrio de Ecogesto e Auditoria) e da dinamizao de ciclos de melhoria contnua, generalizando a utilizao do EMAS,

38

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
LINHAS DE ORIENTAO GERAIS

Sistema Comunitrio de Eco-Gesto e Auditoria: Guia para Autoridades Locais, e as eco-compras de bens e servios.

7.7
Prosseguir com a concretizao de medidas de eficincia energtica e de aproveitamento de energias renovveis no parque de equipamentos e edifcios municipais, instalando sistemas de microgerao de electricidade (solar fotovoltaco ou elico) e promovendo a utilizao do Fundo Climtico de Almada Almada, Carbono Menos criado pela Cmara Municipal para compensar e internalizar as suas emisses.

7.8
Optimizar a gesto e funcionamento da frota municipal, promovendo a sua renovao segundo critrios de eficincia energtica e ambiental e desenvolvendo modelos de gesto e funcionamento eficazes e eficientes, suportados na utilizao de tecnologias de informao e de comunicaes mveis e de localizao.

7.9
Assegurar as melhores condies de trabalho dos funcionrios municipais, nomeadamente ao nvel das instalaes e dos meios materiais do vesturio e dos equipamentos de proteco individual.

7.10
Prosseguir e desenvolver o programa plurianual de formao, enquanto instrumento de valorizao das competncias profissionais, da motivao dos trabalhadores e das equipas, e da prestao de servios pblicos de qualidade.

7.11
Prosseguir o apoio social aos trabalhadores da autarquia e suas famlias nomeadamente ao nvel da sade e dos equipamentos de infncia e refeitrios, e no mbito de programas de apoio especficos.

7.12
Manter e aprofundar a aco na rea da sade ocupacional e o programa de sade, segurana e bem-estar no trabalho. Assegurar o regular funcionamento, e o plano plurianual de aco, da Comisso de Sade, Segurana e Bem-Estar no Trabalho da Cmara Municipal de Almada/Servios Municipalizados.

7.13
Manter e aprofundar o dilogo no relacionamento regular com as organizaes representativas dos trabalhadores.

39

Pgina propositadamente em branco

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
MAPA DAS GRANDES OPES DO PLANO

41

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
MAPA DAS GRANDES OPES DO PLANO

42

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
MAPA DAS GRANDES OPES DO PLANO

43

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
MAPA DAS GRANDES OPES DO PLANO

44

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
MAPA DAS GRANDES OPES DO PLANO

45

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
MAPA DAS GRANDES OPES DO PLANO

46

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
MAPA DAS GRANDES OPES DO PLANO

47

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
MAPA DAS GRANDES OPES DO PLANO

48

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
MAPA DAS GRANDES OPES DO PLANO

49

Pgina propositadamente em branco

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
MAPA DO PLANO DE ACTIVIDADES MUNICIPAL

51

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
MAPA DO PLANO DE ACTIVIDADES MUNICIPAL

52

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
MAPA DO PLANO DE ACTIVIDADES MUNICIPAL

53

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
MAPA DO PLANO DE ACTIVIDADES MUNICIPAL

54

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
MAPA DO PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS

55

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
MAPA DO PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS

56

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
MAPA DO PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS

57

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
MAPA DO PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS

58

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
MAPA DO PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS

59

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
MAPA DO PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS

60

CAPTULO 1

OPES DO PLANO
MAPA DO PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS

61

Pgina propositadamente em branco

CAPTULO 2

ORAMENTO
INTRODUO

O presente Oramento Municipal assegura um continuado investimento no desenvolvimento econmico e social do Concelho e na melhoria contnua das condies de vida das suas populaes, e est suportado numa continuada gesto de rigor. Numa conjuntura econmica em depresso, o Municpio de Almada assenta o seu Oramento numa situao financeira estvel que advm de uma rigorosa gesto e controlo dos encargos fixos de funcionamento, propondo-se continuar o esforo de investimento na construo e lanamento de novas obras que permitam um efeito de alavanca na actividade econmica do Concelho. O Plano Plurianual de Investimento inclui os projectos e aces a desenvolver no mbito dos respectivos objectivos, prevendo para 2010 um investimento da ordem dos 27,4 milhes de euros.

ORAMENTO O Oramento Municipal consolidado apresenta um valor global de 123.055.273 sendo 92.885.983 correspondentes ao Oramento da Cmara Municipal e 30.169.290 ao dos Servios Municipalizados de gua e Saneamento. A estimativa de despesa e de receita para o prximo ano econmico apresentada no Quadro I, resumida segundo os dois grandes agrupamentos da classificao econmica: Despesa Corrente e Receita Corrente; Despesa de Capital e Receita de Capital.

Quadro 1 Receita e Despesa Prevista para 2010

Unidade Monetria: Euros

CORRENTES RECEITAS DESPESAS SALDO 73.606.347 61.731.811 11.874.536

CAPITAL 19.279.636 31.154.172 -11.874.536

TOTAL 92.885.983 92.885.983

63

CAPTULO 2

ORAMENTO
INTRODUO
Figura 1 Estrutura do Oramento da Receita e Despesa para 2010

As figuras seguintes ilustram a estrutura dos dois grandes agregados econmicos: Receita e Despesa:

Figura 2 Estrutura da Receita 2010

Figura 3 Estrutura da Despesa - 2010

Conforme se pode verificar o esforo de conteno das Despesas Correntes aponta para uma poupana corrente, na ordem dos 13,9 milhes de euros os quais so canalizados para investimento.

64

CAPTULO 2

ORAMENTO
INTRODUO

PREVISO DA RECEITA: A Receita prevista para 2010 ascende a cerca de 92,9 milhes de euros.

Figura 4 Distribuio das Receitas por Rubricas 2010

Na previso da receita considerou-se: a regra previsional do POCAL (mdia dos ltimos 24 meses); a receita do Imposto Municipal sobre Imveis (IMI) e Imposto Municipal sobre Transaces de Imveis (IMT), corrigida face tendncia real verificada e conforme informao disponvel da DGCI; o remanescente dos Contratos e Protocolos assinados com parceiros, designadamente Ministrio da Educao e Ministrio da Cultura para financiamento de investimento parte dele j realizado pelo Municpio e em dvida; a receita de financiamentos provenientes do Quadro de Referncia Estratgico Nacional (QREN) para projectos j aprovados: 3.074.283, em 2010; o emprstimo no montante de 8 milhes de euros contratualizado em 2009 conforme autorizao da Assembleia Municipal e respectivo visto do Tribunal de Contas. Regista-se a solidez financeira do Municpio, patente na utilizao data de apenas 26% da capacidade de endividamento lquido de que o Municpio dispe.

65

CAPTULO 2

ORAMENTO
INTRODUO

Ao nvel das Transferncias do Oramento de Estado consideraram-se os valores do Oramento de Estado de 2009, sem qualquer aumento, considerando que o Oramento de Estado para 2010 ainda no foi apresentado.

PREVISO DA DESPESA: A Despesa prevista para 2010 ascende a cerca de 92,9 milhes de euros.
Figura 5 Distribuio das Despesas por Rubricas 2010

Na previso das Despesas contemplam-se as seguintes situaes: encargos com Pessoal resultantes nomeadamente, da execuo do Mapa de Pessoal, da concluso da macro estrutura, e das progresses por aplicao da opo gestionria; actualizao de valores com rubricas de encargos fixos (valores reais) e a considerao de compromissos previstos com a actividade dos novos equipamentos municipais (escolas bsicas, piscinas, biblioteca, etc.); encargos resultantes da descentralizao de competncias da Administrao Central para os municpios, nomeadamente ao nvel da Aco Social Escolar: Apoio Alimentar, Alargamento do Horrio Pr-Escolar e Actividades de Enriquecimento Curricular; o valor de investimentos, nomeadamente os que transitam em curso e j comprometidos do plano plurianual de 2009; as transferncias para as Juntas de Freguesias no mbito dos protocolos de descentralizao de competncias; os valores de despesas financeiras resultantes do servio da divida de emprstimos e contratos-leasing. 66

CAPTULO 2

ORAMENTO
INTRODUO

GRANDES OPES DO PLANO (PPI E PAM): No Quadro seguinte podemos verificar que so as funes sociais as que mais pesam na estrutura das despesas:
Quadro 2 Estrutura Funcional das GOP 2010 Unidade Monetria: Euros

PPI Funes Gerais Funes Sociais Funes Econmicas TOTAL 2.770.713,61 18.174.838,56 6.485.702,03 27.431.254,20

PAM 6.005.680,67 6.841.231,04 228.918,96 13.075.830,67

TOTAL 8.776.394,28 25.016.069,60 6.714.620,99 40.507.084,87

% 22% 62% 16%

Da estrutura do Plano Plurianual de Investimentos que prev uma execuo de 27.431.254 so de realar os Projectos com candidaturas submetidas e aprovadas com financiamento do QREN/FEDER como: Modernizao Administrativa: Autenticao Electrnica, Reengenharia de Processos e Atendimento Municipal Multicanal; Estudo de Diagnstico e Plano de Pormenor da Fonte da Telha; Almada Poente Regenerao para uma Nova Centralidade: Construo de Piscina Coberta, Construo de Biblioteca Municipal e Reabilitao de Espaos Exteriores do Bairro Amarelo; Revitalizao de Almada Velha Ginjal: Requalificao da Rua Cndido dos Reis, Tratamento do Passeio Ribeirinho de Cacilhas ao Olho de Boi, Reabilitao do Museu Naval de Almada e Consolidao da Escarpa Ribeirinha; Almada Velha - de Novo Centro: Eixo de Desenvolvimento Scio-Cultural e Recreativo; Biclatejo Partilha de Bicicletas; BioMONIT Tejo: Monitorizao Ecolgica do Esturio do Tejo na Frente Ribeirinha Sul: Almada Laboratrio de Ideias: Interactividade a Cu Aberto e Miradouros Virtuais. E ainda os projectos com Candidaturas submetidas a financiamentos e a aguardar deciso como: Almada 2 Poente Equipamentos para a Coeso Scio Territorial; Centro Tcnico e Cientfico em Artes Culinrias e Enogastronomia; Flexibus a Sul do Tejo: BicLink: Passagem Area Universidade-Almada;

67

CAPTULO 2

ORAMENTO
INTRODUO

Saliente-se ainda a construo de um conjunto de Jardins de Infncia nas EB1: Feij (1), Laranjeiro (2) e Cataventos de Paz (1), integrados nas candidaturas municipais aprovadas no mbito do Programa de Expanso do Pr Escolar do Ministrio da Educao. As Grandes Opes do Plano para 2010, correspondem ao inicio de um novo ciclo que, certamente, catapultar o concelho de Almada para novos patamares de desenvolvimento, de que as suas populaes e os seus agentes econmicos e sociais sero os principais beneficirios.

68

CAPTULO 2

ORAMENTO
MAPA RESUMO DO ORAMENTO

69

CAPTULO 2

ORAMENTO
MAPA RESUMO DO ORAMENTO

70

CAPTULO 2

ORAMENTO
MAPA RESUMO DO ORAMENTO

71

CAPTULO 2

ORAMENTO
MAPA RESUMO DO ORAMENTO

72

CAPTULO 2

ORAMENTO
MAPA DA RECEITA

73

Pgina propositadamente em branco

CAPTULO 2

ORAMENTO
MAPA DA DESPESA POR CLASSIFICAO ECONMICA

75

CAPTULO 2

ORAMENTO
MAPA DA DESPESA POR CLASSIFICAO ECONMICA

76

CAPTULO 2

ORAMENTO
MAPA DA DESPESA POR CLASSIFICAO ECONMICA

77

CAPTULO 2

ORAMENTO
MAPA DA DESPESA POR CLASSIFICAO ECONMICA

78

CAPTULO 2

ORAMENTO
MAPA DA DESPESA POR CLASSIFICAO ORGNICA/ECONMICA

79

CAPTULO 2

ORAMENTO
MAPA DA DESPESA POR CLASSIFICAO ORGNICA/ECONMICA

80

CAPTULO 2

ORAMENTO
MAPA DA DESPESA POR CLASSIFICAO ORGNICA/ECONMICA

81

CAPTULO 2

ORAMENTO
MAPA DA DESPESA POR CLASSIFICAO ORGNICA/ECONMICA

82

CAPTULO 2

ORAMENTO
MAPA DA DESPESA POR CLASSIFICAO ORGNICA/ECONMICA

83

CAPTULO 2

ORAMENTO
MAPA DA DESPESA POR CLASSIFICAO ORGNICA/ECONMICA

84

CAPTULO 2

ORAMENTO
MAPA DA DESPESA POR CLASSIFICAO ORGNICA/ECONMICA

85

CAPTULO 2

ORAMENTO
MAPA DA DESPESA POR CLASSIFICAO ORGNICA/ECONMICA

86

CAPTULO 2

ORAMENTO
MAPA DA DESPESA POR CLASSIFICAO ORGNICA/ECONMICA

87

CAPTULO 2

ORAMENTO
MAPA DA DESPESA POR CLASSIFICAO ORGNICA/ECONMICA

88

CAPTULO 2

ORAMENTO
MAPA DA DESPESA POR CLASSIFICAO ORGNICA/ECONMICA

89

CAPTULO 2

ORAMENTO
MAPA DA DESPESA POR CLASSIFICAO ORGNICA/ECONMICA

90

CAPTULO 2

ORAMENTO
MAPA DA DESPESA POR CLASSIFICAO ORGNICA/ECONMICA

91

Pgina propositadamente em branco

CAPTULO 2

ORAMENTO
MAPA DE TRANSFERNCIAS PARA AS JUNTAS DE FREGUESIA

93

Pgina propositadamente em branco

CAPTULO 2

ORAMENTO
MAPA DE EMPRSTIMOS

95

You might also like